Jornais de todo mundo repercutem com fotos dramáticas a revolta na Venezuela

Jornais de todo o mundo repercutiram a crise civil e militar da Venezuela, usando fotografias impactantes nas suas capas.

A repressão da Guarda Nacional Bolivariana e dos jagunços paramilitares armados pelo governo narco-comunista de Nicolás Maduro, ontem e hoje, alimentaram fotos dramáticas para os diários.

Ao lado, capas do The New York Times, dos ingleses The Times e Independent, e do espanhol El País.

Os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica ainda não saíram dos quartéis, enquanto Maduro refugia-se no seu bunker, o Palácio Miraflores, sob a mira do presidente da Assembleia Nacional e legítimo presidente da República, Juan Guaidó. Guaidó promoveu, hoje, novas e gigantescas manifestações e comícios em Caracas.

Passadas 48 horas do levante de ontem de manhã, ainda é impossível dizer o que vai suceder, mas aparentemente o governo agoniza gravemente e não parece ter força militar e política suficientes para esmagar a revolta.

Braceletes azuis marcam a chegada da onda azul na Venezuela

A marca das atuais jornadas de lutas democráticas na Venezuela são os braceletes azuis, colocados em fita no antebraço dos manifestantes, como na foto ao lado.

É a onda azul que já desembarcou de outras formas em Países como Brasil, Argentina, Chile, Peru e Equador, entre outros, mas cujo ponto mais forte foi a eleição de Trump nos Estados Unidos e de Macron na França.

Na Venezuela, os braceletes azuis foram manchados de sangue, ontem e hoje, em função da repressão da guarda nacional bolivariana e dos jagunços que o tirano Nicolás Maduro conseguiu botar nas ruas.

Abaixo, mais notícias desde Caracas.

Dezenas de feridos e presos marcam jornada de protestos na Venezuela. Jornalistas são atacados a tiros em Caracas.

Pelo menos 130 manifestantes foram feridos e dezenas de outros resultaram presos durante as jornadas de protestos realizadas hoje em Caracas.

Nas imediações da Base de Altamira, bairro La Carlota, guardas bolivarianos atacaram e feriram jornalistas.

Juan Guaidó comanda enormes manifestações na zona central de Caracas.

Até este momento, passadas 48 horas dos protestos que iniciaram ontem, as forças militares não entraram em ação, mas apenas as policiais.

Acompanhe no vídeo a seguir as transmissões ao vivo do que sucede na Venezuela neste momento:

Esta é a música que cantam hoje os patriotas que lutam por derrubar Maduro na Venezuela

O editor recebeu tudo desde Caracas, via WhatsApp, esta tardinha.

Da mesma forma que na Revolução Francesa (A Marselhesa), na derrubada de Dilma (Chora Petista Bolivariano - clique aqui para ver e ouvir) e na Revolução dos Cravos, Portugal (Grândola, Vila Morena), a música e a letra (Sairemos amanhã) das atuais jornadas azuis da Venezuela, marcam a mudança.

Veja e ouça:

Centrais sindicais dividem-se sobre greve geral de junho

As dez centrais sindicais que se uniram hoje para comemorar o Dia do Trabalho em SP, estão divididas em relação à convocatória para greve geral no dia 14 de junho.

O líder sindical pelêgo Ricardo Patah, UGT, disse que é contra.

Ele não é o único.

Sem sanduíches de mortadela, a greve política será um rotundo fracasso.

Artigo, Marcelo Aiquel - A "piada" dos hipócritas

- O autor é advogado, RS.

Cada vez mais desesperados, os hipócritas continuam na sua saga de perseguição ao governo do Presidente Bolsonaro.

Aliás, é bom frisar, democraticamente eleito.
         
Não vou repetir (pela undécima vez) a definição de hipócrita. Até porque, quem age assim sabe perfeitamente que é um (apesar de creditar este seu comportamento à uma tal de ideologia política).
         
Depois de criarem milhares de “fake news” para tentar desestabilizar o Governo (reitero: eleito legitimamente) agora – para defender e “justificar” o mau-caratismo do seu guru – partem para reproduzir velhas anedotas (como se isso “disfarçasse” o mau comportamento do fanatismo irracional... ops, cometi um pleonasmo).
     
CLIQUE AQUI para ler mais.

Governo americano diz que negociou saída de Maduro com os generais Padrino, Moreno e Dala

Elliott Abrams, encarregado especial de Estados Unidos para a crise da a crise Venezuela, assegurou esta tarde que os altos funcionários de Nicolás Maduro que estavam negociando com a oposição uma saída de seu chefe, desligaram os telefones.

É o que conta a agência de notícias EFE.

"Encontrei-me com muitos delwes e agora desligaram seus celulares", contou Abrams para os jornalistas da EFE.

O governo americano afirmou que três figuras-chaves do chavismo negociaram a saída de Maduro, no caso os generais Vladimir Padrino, Maikel Moreno e Ivan Dala. Eles negociaram com a oposição para romper com Maduro e apoiar Guaidó. Padrino é o ministro da Defesa das Forças Armadas Nacionais.

Elliott Abrams disse que agora Maduro sabe que não pode contar com ninguém.

Até o momento, Maduro não anunciou expurgo algum na cúpula militar.

Mourão fica quieto no seu canto

O general Hamilton Mourão aquietou-se no seu canto.

Opinião do editor - Cais Mauá x Ford: Eduardo Leite poderá repetir Olívio Dutra ?

O governo Eduardo Leite poderá repetir o desastre que assolou o RS por ocasião da decisão atrasada do governador Olívio Dutra, quando irrefletidamente mandou a Ford embora do Estado.

Ainda há tempo para que o governador use sua proverbial capacidade de diálogo para colocar nos eixos aquilo que ele acha que não está nos eixos.

Existem gaúchos de enorme bom senso do outro lado do balcão, do lado do Cais Mauá, como é o caso do presidente do Conselho, Telmo Flor, e do advogado do grupo Claudio Lamacchia.

É isto.

O governador está se deixando emprenhar por burocratas entravadores, empreendedores ambiciosos e políticos ligados à vanguarda do atraso.

Paulinho da Força confessou, hoje: "Não queremos reforma que garanta a reeleição de Bolsonaro"

O deputado Paulinho da Força, Solidariedade, confessou, hoje, porque seu grupo, que é dos deputados do Centrão, criam tantos embaraços para aprovar a reforma da previdência:

- Não queremos uma reforma que garanta a reeleição de Bolsonaro.

O Centrão não quer saber do Brasil.

O que Paulinho e seus companheiros querem é apenas cargos, verbas, embaraçar o atual governo e cortar o passo de Bolsonaro.

É simples assim.

Juan Guaidó reaparece em comício e avisa: "Vamos com tudo. Não tem volta !"

Manifestantes contrários ao regime do presidente Nicolás Maduro voltaram a entrar em confronto, nesta quarta-feira, 1º, com forças de segurança da Venezuela. Os oficiais usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar opositores reunidos no bairro de El Paraíso, na zona oeste da capital Caracas.

Foto de El Nacional, esta tarde.

Alguns manifestantes pediram aos agentes que parassem de atirar na população e muitos permaneceram no local apesar das ações dos policiais.
Em meio aos protestos, o líder opositor e autoproclamado presidente interino Juan Guaidó discursou aos seus apoiadores. O venezuelano voltou a dizer que o processo de revolução contra Maduro “é irreversível”.

“Ficou claro que o usurpador perdeu”, disse, na região de Marqués, noroeste da capital. “Estamos no caminho certo. Não há volta. Vamos com tudo”, disse.

A esquerda brasileira colocou-se de novo ao lado do governo narco-comunista de Maduro

Mônica Leal e Valter Nagelstein rompem com o MBL e com o Novo

A presidente da Câmara de Porto Alegre, Mônica Leal, PP, entrou em rota de colisão com o MBL e com o Novo.

O caso aconteceu durante a votação do projeto que aumentou o IPTU.

Também o vereador Valter Nagelstein brigou com o MBL e com o Novo.

O que ele disse ao editor:

- Eles são o Psol da direita e se acham os donos únicos da verdade.

Sine de Porto Alegre tem 413 vagas para pessoas com deficiência na quinta-feira


Nesta quinta-feira, das 8h30 às 14h, o Sine Municipal realiza mais uma edição do Dia D. Em oferta 413 vagas especiais para pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS. Do total, 184 são de 29 empresas que farão as entrevistas no próprio Sine. O destaque é para técnico de enfermagem com 50 vagas abertas. As demais 229 vagas, também para PCDs, são para retirada de cartas de encaminhamento para entrevistas nas empresas. Há limite de cartas por vaga.

Os interessados devem comparecer à agência do Sine, localizada na avenida Sepúlveda, esquina com Avenida Mauá, Centro Histórico, com carteira de trabalho, comprovante de residência e laudo da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Celebrando a Semana do Trabalhador, a primeira parte da manhã trará workshops com dicas sobre moda e imagem para a entrevista de emprego e podem participa  todos os interessados. Em seguida, os candidatos serão atendidos e encaminhados para as oportunidades oferecidas. As 10h, serão oferecidos cursos e atividades relacionados à beleza e estética do público presente. A equipe do Sine fará também o atendimento para vagas gerais.

CLIQUE AQUI para conhecer a programação e também as vagas oferecidas.

A última palavra sobre ação militar na Venezuela é de Bolsonaro, sim. Saiba, aqui, por que razão.

A declaração de ontem do presidente Jair Bolsonaro, segundo a qual a última palavra a respeito da invasão da Venezuela por parte de tropas brasileiras é dele, Bolsonaro, acabou gerando outra discussão bizantina.

Estão de um lado o amigo-inimigo do presidente, o manhoso presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o Nhonho, aliado novamente do lulopetismo e da mídia desfavorecida pelos cortes de verbas públicas publicitárias.

O que disse Nhonho e seus aliados:

- Isto tem que passar pelo Congresso.

O presidente nunca disse que uma declaração de guerra ou algo semelhante não teria que passar pelo Congresso, mas é evidente que a prerrogativa da proposta é dele.

A última palavra sobre propor ou não propor guerra é dele, Bolsonaro, gostem ou não gostem Nhonho e seus aliados lulopetistas e da mídia tradicional ou amestrada pelo lulopetismo.

Artigo, Astor Wartchow - Sentença penal condenatória

- O autor é advogado, RS.

Ao lado, jornalistas Pimenta Neves e Sandra Gomide. Ele matou-a a tiros e ficou anos e anos fora da cadeia.

Ainda que não divulgado, consta que o Supremo Tribunal Federal (STF) delibera – já faz alguns dias - em “plenário virtual” sobre sentença penal condenatória, cumprimento antecipado da pena e presunção de inocência.
      
Face os desdobramentos da Operação Lava-Jato, principalmente, que levou a condenação e prisão ilustres e influentes figuras políticas e empresariais, o tema tem se mantido polêmico. Aliás, está mais do que na hora de acabar com esta discussão. Seja qual for a decisão!
      
Em 2016, o STF reafirmou a validade da execução e cumprimento da pena a partir de decisão em 2º grau. Entre 2009 e 2016, vigorou o entendimento de que enquanto tramitassem quaisquer recursos isto impedia o início da execução da pena. Ou seja, garantia a liberdade do sentenciado.
      
Um caso que simbolizou o absurdo que a legislação patrocinava até então foi o assassinato (em agosto de 2000) da jornalista Sandra Gomide pelo também jornalista Pimenta Neves, seu inconformado ex-namorado.

CLIQUE AQUI para ler mais.
    

Bolsonaro e ministro da Defesa falam sobre a crise da Venezuela

Governo federal confirma para Caxias o novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha

O Aeroporto Regional da Serra Gaúcha vai mesmo sair na Vila Olivia, Caxias do Sul, conforme anunciou a Secretaria Nacional da Aviação Civil, SAC, do ministério da Infraestrutura.

O prefeito Daniel Guerra já foi comunicado e está preparado para auxiliar o andamento das medidas preparatórias, como o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente, que terá que passar pelo governo estadual.

A área do aeroporto é de 445 hectares, divididos em 10 propriedades, cujas desapropriações custarão R$ 17,9 milhões.

O aeroporto custará R$ 100 milhões e atenderá 53 municípios. A pista terá 1.930 metros de extensão.

Artigo, Alexandre Garcia, Correio do Povo - Demodracia da minoria


A médica do posto de saúde não conseguia ouvir a paciente por causa da gritaria na escola pública ao lado. Acompanhada da diretora do posto, foi ver o que acontecia. Os alunos da escola, vestidos de menina, e as alunas vestidas de menino, gritavam palavras de ordem sobre não terem nascido com seu próprio sexo. A médica, que já havia posto no mundo mais crianças que as da escola, espantada, começou a fotografar a cena. A diretora da escola chegou furiosa e lhe arrancou o celular das mãos, exigindo que apagasse as fotos.

Se a diretora da escola não soubesse que estava fazendo algo errado, estimularia as fotos que retratavam uma didática curricular. Mas certamente ela sabia que estava, sim, fazendo uma pregação ideológica destinada a destruir a personalidade das crianças, sem que os pais soubessem.

CLIQUE AQUI para ler mais.

STF transforma em presencial a sessão virtual que julga habeas sobre prisões em segunda instância

Depois que a deputada Carla Zambelli, PSL, denunciou o julgamento virtual de um habeas corpus coletivo que pode acabar com as prisões em segunda instância e libertar Lula, a 2a. Turma do STF decidiu transformar em presencial o formato da sessão.

O habeas contesta súmula do TRF4, que manda prender condenados em segunda instância.

A súmula obedece jurisprudência formada pelo STF, que autoriza a prisões por parte dos tribunais de segunda instância.

O presidente da 2a. Turma é Ricardo Lewandowski e ele terá que agendar data para a sessão pública.

Augusto Heleno diz que Maduro comprou o apoio de 2 mil generais

O general Augusto Heleno, ministro do GSI (Serviço Secreto) disse hoje ao jornal O Globo:

- Maduro tem o apoio de 2 mil generais que foram comprados.

A cúpula militar da Venezuela, comprometida com o regime, será defenestrada com a mudança de mando.

No Brasil, isto aconteceu em 1930 e 1964.

Não é nada incomum.

O ministro reafirmou que não há hipótese de intervenção militar brasileira na Venezuela.

Bolsonaro falará as 20h sobre o Dia do Trabalho

O presidente Bolsonaro poderá fazer pronunciamento em cadeia de rádio e TV para falar sobre o Dia do Trabalho.

Será as 20h.

Saiba por que fracassou o acordo de Trump e Maduro para acabar com a ditadura na Venezuela

O jornalista David Alandete conta, hoje, no diário espanhol ABC, de que modo o governo Trump negociou a saída de Nicolás Maduro, sua família e principais auxiliares, especialmente os chefes militares mais comprometidos com o governo narco-comunista da Venezuela, mas como tudo fracassou durante esta quarta-feira.

Leia tudo (o texto está em espanhol, mas use o Translator, caso você não entenda):

Al filo de las seis de la mañana del martes 30 de abril, hora de Caracas y Washington, el plan estaba listo. Estados Unidos, principal impulsor del cambio de régimen en Venezuela, había acordado de forma indirecta con Nicolás Maduro su huida a Cuba, el éxito definitivo de sus sanciones diplomáticas y, sobre todo, económicas. Juan Guaidó podría, como presidente encargado, asumir plenamente el poder y convocar elecciones. El opositor Leopoldo López quedaría en libertad.

El presidente, Donald Trump estaba al tanto. El principal muñidor era su consejero de Seguridad Nacional, John Bolton, que había estado en contacto con altos funcionarios y generales del régimen que habían aceptado apoyar a Guaidó cuando llegara la hora de la verdad. Informado también de los planes, antes el alba el influyente senador republicano Marco Rubio dijo en Twitter: «la libertad nunca es fácil pero siempre vale la pena».

CLIQUE AQUI para ler tudo. Vale a pena.

TRF4 fulmina reclamação do PT contra juiza federal Gabriela Hardt

O desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, TRF4, Porto Alegre, fulminou pedido ilegal dos advogados do PT e afastou reclamação contra a juíza Gabriela Hardt, tudo por homologar o acordo do Ministério Público Federal com a Petrobras para criar uma fundação da Lava Jato com dinheiro da estatal.

O TRF4 considerou que se trata de matéria jurisdicional, o que foge das atribuições da Corregedoria da Justiça Federal da 4ª Região.

Na decisão, o corregedor diz que não pode avaliar a conduta da juíza Gabriela Hardt, que substituiu Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba. A ação foi aberta a pedido do Conselho Nacional de Justiça, atendendo requerimento protocolado por deputados do Partido dos Trabalhadores, que apontaram como ilegal a conduta da magistrada

Saiba em quem os venezuelanos votariam nas eleições presidenciais pós-Maduro

O influente blog Dólar Today, de Venezuela, faz enquete para saber em quem os eleitores votariam na eleição presidencial pós-Maduro. Eis os resultados:

Ao lado, López (à direita) com Guaidó, ontem.

Lorenzo Mendoza (43%, 828,689 Votos)
Leopoldo López (21%, 405,585 Votos)
Maria Corina Machado (18%, 350,529 Votos)
Henry Ramos Allup (8%, 152,198 Votos)
Henrique Capriles (6%, 118,245 Votos)
Henry Falcon (4%, 64,904 Votos)
Participantes: 1,920,032

O preferido, Lorenzo Mendoza, 50 anos, o homem mais rico da Venezuela, virou alvo de Nicolas Maduro e seu governo. Herdeiro e presidente do maior grupo privado do país, sua fortuna pessoal é avaliada em US$ 2,7 bilhões pela revista Forbes. É casado, pai de sete filhos e esportista. O governo acusa Lorenzo Mendoza de "traição à pátria", "associação criminosa" e "usurpação de função pública.

O segundo colocado, Leopoldo López, asilado desde ontem na embaixada da Espanha, esteve preso até a madrugada desta quarta, quando foi libertado por militares rebeldes.

Cais Mauá não acatará cancelamento da concessão

Os empreendedores do Cais Mauá, Porto Alegre, não irão acatar o cancelamento do contrato de concessão, reagindo a decisão que será tomada pelo governador Eduardo Leite.

O advogado principal dos empreendedores é o ex-presidente nacional da OAB, Claudio Lamacchia.

Bolsonaro não acatará lista tríplice para nomear novo chefe da PGR

O presidente Jair Bolsonaro não obedecerá a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República para escolher o substituto de Raquel Dodge na PGR.

Há tradição, mas não há lei prevendo isto.

A tendência do presidente é escolher o chefe da Lava Jato, Dallagnol.

Ontem, o subprocurador Geraçl da República, Nicolao Dino, irmão do governador comunista do Maranhão, Flávio Dino, desistiu da disputa.

Dica de viagem - Começa hoje o Festival de Balonismo de Torres

É o maior evento do gênero da América Latina.

Torres é a mais bela praia do RS.

A única bela.


O 31º Festival Internacional de Balonismo de Torres, no Litoral Norte, terá voo de abertura programado para as 16h30min. 

Com uma programação que se estende até domingo, a competição contará com mais de 60 balões e pilotos do Brasil e do Exterior. Os voos competitivos ocorrerão sempre às 7h e às 16h.

Estima-se a presença de 300 mil visitantes.

Governo brasileiro concede asilo a 25 militares venezuelanos

O governo brasileiro anunciou que decidiu conceder asilo a 25 militares venezuelanos que se abrigaram na sua embaixada de Caracas.

Serão atendidos todos os militares e civis que buscarem asilo na embaixada.

Além disto, o governo liberou mais R$ 245 milhões, ontem, para abrigar milhares de venezuelanos que fogem do governo narco-comunista de Nicolás Maduro e se refugiam em Roraima.

Acompanhe a crise da Venezuela, aqui, ao vivo, com transmissão direta de TV da VPI

Este canal venezuelano, VPI, transmite tudo ao vivo. Trata-se de uma emissora que opera profissionalmente com transmissões pela internet.

Existem momentos de problemas na transmissão, mas a VPI é o que há de melhor na cobertura ao vivo, portanto on line. Os jornalistas da VPi estão espalhados pelas principais cidades do País.

O governo narco-comunista de Nicolás Maduro consegue interferir nas transmissões, mas só consegue êxito em momentos esparsos.

 

Juan Guaidó convoca a população para sair às ruas e depor Maduro neste 1o de Maio

O presidente eleito pela Assembleia Nacional, Juan Guaidó, que não se asilou e nem foi preso, desmentindo informações oficiais, convocou novas manifestações para esta quarta-feira, todas destinadas a depor o governo narco-comunista de Nicolás Maduro.

Ao lado, convocatória de Guaidó.

O texto convoca a população para concentração em Caracas.

A situação política e militar na Venezuela permanece imutável, com militares rebeldes apoiando Guaidó nas ruas e com a quase totalidade das forças aquarteladas.

Novo IPTU de Porto Alegre será aplicado ao longo de seis anos para 50% dos imóveis, diz Marchezan Júnior


O novo Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) começa a valer a partir de 2020 para os imóveis que passarem por revisão, redução ou isenção dos valores. A informação é do prefeito Nelson Marchezan Júnior e foi feita ontem, poucas horas depois da aprovação do novo IPTU pela Câmara.

O acréscimo nos valores do IPTU para 50% dos imóveis da Capital será escalonado em seis anos, a pedido da base governista na Câmara de Vereadores. 

As isenções (para 19% dos imóveis) e as reduções (para 31%) valem imediatamente a partir de janeiro do ano que vem. 

Câmara abriu processo para cassar o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier

A Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, Grande Porto Alegre, abriu, ontem, processo para a cassação do prefeito do município Miki Breier (PSB) e do vice Maurício Medeiros (MDB).

A partir de agora, a Câmara terá 90 dias para decidir.

O mais curioso é que o  pedido foi protocolado por Lucas Matheus Hanisch, advogado contratado pelo próprio PSB, mas do Estado. O PSB declarou apoio a Breier, que foi deputado estadual.

Novo IPTU dará R$ 238 milhões anuais adicionais para a prefeitura de Porto Alegre

A arrecadação do IPTU aumentará a receita de Porto Alegre, ano que vem, em R$ 238 milhões.

É o valor de uma folha.

O valor vai a quase R$ 1 bilhão durante os quatro anos de mandato do novo prefeito que será eleito no ano que vem.

Os dados foram admitidos pela secretaria municipal da Fazenda.

O novo IPTU foi aprovado na madrugada de ontem pela Câmara de Porto Alegre, que acatou projeto que altera a planta de valores da cidade e também as atuais alíquotas que incidem sobre ela.

Feriado será dia de tempo bom no RS

Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

O sol aparece com nuvens no Estado neste início de feriado.

O tempo durante o dia, no entanto, será instável. Choverá em pontos do leste e da Metade Norte.

A temperatura será agradável durante todo o feriado.

Porto Alegre terá um dia de sol e nuvens, com períodos de nublado, e qualquer instabilidade, se ocorrer, será breve e fraca. As temperaturas variarão entre 18°C e 25°C.

Ufrgs e outras universidades federais perdem 30¨% das verbas públicas. Reitorias lulopetistas serão expurgadas.

Ufrgs e outras federais do RS também terão que se enquadrar. Próximo passo é expurgar atuais reitorias lulopetistas.

O MEC não quer gastar dinheiro do povo com este tipo de bandalheira.

Depois de anunciar cortes de 30% nos repasses de verbas públicas para as Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), a medida foi estendido. 

A pasta da Educação anunciou, nesta terça-feira, que o corte será para todas as universidades públicas.

O MEC acha que as universidades públicas gastam dinheiro excedente para garantir a realização de cursos de conteúdo político ideológico lulopetista, festas onde alunos fazem festas depravadas e eventos de caráter claramente partidário, portando demonstrando gordura que pode ser queimada
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/