Em Florianópolis, governadores pedem que recursos do pré-sal sejam repassados ainda neste ano

RS acha que vai levar R$ 500 milhões.

No quinto encontro Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), neste sábado (19/10), os sete governadores que compareceram reforçaram a necessidade de que os recursos da cessão onerosa do pré-sal sejam distribuídos aos Estados e municípios ainda neste ano. Essa foi uma das conclusões da Carta de Florianópolis, assinada pelos sete chefes de Executivo ao final do evento.

O governador Eduardo Leite foi um dos sete governadores que estiveram presentes no Costão do Santinho Resort, na capital catarinense. Foi a primeira vez que todos os sete chefes de Executivo compareceram ao evento, que já ocorreu em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. O próximo será em Foz do Iguaçu, no Paraná, em janeiro de 2020.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - Artigo, Blog do Pyr - Intuição versus Dados: confie no lado humano


O designer Mattew Strong criou uma fórmula teórica em que compara e mede os custos e impacto de confiarmos mais ou menos em dados e/ou na intuição em nossas decisões. Resultado: na dúvida, aposte na intuição.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O texto está em inglês.

Santiago do Chile vive seu primeiro dia sob estado de emergência

O governo do Chile decretou na noite desta sexta-feira estado de emergência em Santiago, na tentativa de conter a escalada nos protestos, iniciados contra o aumento no preço do metrô e que mergulharam a capital no caos. Santiago vive, hoje, seu primeiro dia sob estado de emergência.

A Deutsche Welle informa que o decreto dá aum militar apontado pelo presidente Sebastián Piñera a responsabilidade pela segurança na cidade e estabelece restrições às liberdades de movimento e reunião durante 15 dias.

A radicalização dos protestos contra o aumento do preço do bilhete do metrô de Santiago provocou, na sexta-feira um dia de caos, com incêndios em vários pontos da cidade, saques e destruição.
A polícia não conseguiu conter os motins.

CLIQUE AQUI para conhecer muito mais detalhes.

Ciro Gomes fustiga Lula: "Lula parece que não aprendeu nada"

Em Santa Catarina para a convenção estadual do PDT, que ocorre neste sábado em Florianópolis, Ciro Gomes, vice-presidente nacional da sigla, falou com exclusividade ao NSC Total. A entrevista ocorreu em Balneário Camboriú, na sexta-feira à noite.

Na entrevista, falou sobre Bolsonaro, Sérgio Moro, sobre o PT e sobre Lula (a quem se referiu dizendo que "parece não ter aprendido nada"). A conversa inicia-se lembrando que, esta semana, o ex-presidente, em entrevista ao portal Uol, disse que gostaria de ser a “Fernanda Montenegro” de Ciro Gomes, em referência ao filme Central do Brasil – “Vi a Fernanda Montenegro tentando ajudar aquele menino nervoso, rebelde. Lembrei do Ciro (...) Gostaria que o Ciro permitisse que eu fosse a Fernanda Montenegro dele”, afirmou o ex-presidente.

Entrevista: Ciro Gomes
O senhor aceitaria que o ex-presidente Lula fosse sua Fernanda Montenegro?
O Lula não está nada bem. É claro que se deve ter bom humor, mas o Lula não está nada bem. O personagem da Fernanda Montenegro, para quem viu o filme Central do Brasil, é de uma pessoa muito desonesta, que recebe dinheiro de pessoas pobres e analfabetas para escrever cartas por elas. Joga as cartas fora e guarda o dinheiro. A criança, ela começa a negociar para vender os órgãos. É um ato falho (de Lula) que não quero comentar, porque não é feliz a metáfora.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Reserve para grupos com descontos especiais para 2a., 3a. ou 4a. feiras, Bier Markt, Porto Alegre

Para segunda, terça e quarta-feiras da semana que vem, preços especiais para grupos com reserva antecipada. Celular e WhatsApp com os proprietários: (51) 99388.2401. Ligue agora.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras).Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países.
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Segurança completa de verdade.
Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt

Hermes Magnus, o homem que desencadeou a Lava Jato, adverte: "Joice poderá causar muito estrago !"

O homem que foi o primeiro brasileiro a perceber os mal feitos depois desvendados pela Lava Jato, Hermes Magnus, agora refugiado no exterior (os bandidos políticos denunciados querem matá-lo), disse ao editor que a deputada federal Joyce Hasselmann poderá causar muitos estrago ao governo Bolsonaro:

- Ela é inteligentíssima, bem articulada, corajosa e capaz de tudo.

E avisou:

- Um agente do mal.

Hermes Magnus acaba de obter vitória judicial importante em ação que moveu contra Joice, que o tratou como delator no livro que escreveu sobre Sérgio Moro, quando, na verdade, foi ele o autor das denúncias que deram origem à Lava Jato.


Governador de Minas, Novo, quer aliança formal do Partido com o governo Bolsonaro

O governador de Minas, Romeu Zema, quer que o Novo alinhe-se com o governo Bolsonaro e acerte aliança formal com ele.

O Novo tem votado com o governo no Congresso, mas João Amoêdo, o dono do Novo, não quer saber de aliança explícita e prefere permanecer na condição de independência.

O novo admite, apenas, apoio crítico.

Bolsonaro diz que estes são oito dos Judas do PSL

Falta Luciano Bivar.

Ao lado, oito deputados federais do PSL resolveram fazer selfie depois da convenção nacional do PSL, sexta-feira, que alterou os estatutos para fortalecer a ala que se opõe ao presidente Bolsonaro.

Além de Joyce, com a mão no peito, percebe-se o delegado Valdir, ao centro, de gravata listrada, e bem ao fundo, à esquerda, o deputado Francischini.

Segundo Bolsonaro, são todos traidores.

O grupo é linchado politicamente pelas redes sociais bolsonaristas.

Não há perdão para ninguém.

É isto.

Bibo Nunes ataca candidatura de Ruy Irigaray para a prefeitura de Porto Alegre

Nas redes sociais, o deputado Bibo Nunes é apresentado como um dos heróis de Bolsonaro.

O deputado federal Bibo Nunes, PSL, disse esta tarde ao editor que não apoiará a candidatura do deputado estadual Ruy Irigtaray, também PSL, para a prefeitura de Porto Alegre.

O que ele falou:

- Ruy conseguiu 3%, portanto em último lugar, e isto será o máximo que ele conseguirá.

Bibo Nunes avisou que Ruy Irigaray não tomou o lado de Bolsonaro na disputa interna com Luciano Bivar.

É isto.

Artigo, Marcelo Tognozzi, Poder360 - Este petróleo não é nosso


As ONGs ecológicas tratam a contaminação do nosso litoral pelo petróleo vazado Deus sabe lá de onde como o caviar do samba de Zeca Pagodinho: “Nunca vi nem ouvi, eu só ouço falar”. Eu chefiava a Assessoria Parlamentar do Ministério das Minas e Energia quando 1 acidente com 1 duto da Petrobras se rompeu e inundou de óleo a Baía da Guanabara, no dia 18 de janeiro de 2000. Foi uma gritaria geral. Ecologistas, parlamentares da oposição (PT, PC do B, Psol, PV) mais Marina Silva, Greenpeace, associações de pescadores, sindicatos –uma loucura, negociações intermináveis, cobranças da imprensa, protestos.

O óleo vazado em 2000 não deve chegar nem a 10% da contaminação que desembarcou no nosso litoral nos últimos dias. Este vazamento tem potencial para ser mais devastador do que aquele ocorrido no Golfo do México numa plataforma da British Petroleum em 2010, porque é literalmente incontrolável: ninguém sabe de onde veio o óleo, qual o tamanho da mancha, quem são os responsáveis e como puni-los. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Veja nova série, "Modern Love", no Prime Video

A Amazon Prime Video divulgou o primeiro trailer de Modern Love, série antológica que acompanhará diversas histórias de amor nos dias atuais com elenco que inclui Anne Hathaway, Tina Fey, John Slattery, Andrew Scott e mais. Veja acima. Baseado na coluna semanal do New York Times e no podcast homônimo, o seriado acompanha em oito episódios de 30 minutos diferentes histórias de amor. O Prime Video é da Amazon. No Brasil, o serviço de streaming, tipo Netflix, custa R$ 9,90 mensais.

Ana Affonso e Paulo Pimenta disputam presidência do PT do RS

O PT do RS elegerá, amanhã, seu novo presidente.

A disputa principal está entre a ex-deputada Ana Affonso, cunhada do prefeito de São Leopoldo, Ary Vannazi, ex-presidente do pT, e o deputrado Paulo Pimenta.

Dica do editor - As 17h, tem concerto grátis apenas para crianças, Porto Alegre

As 17h tem Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, apenas para crianças, no teatro do Bourbon Country, Porto Alegre. É grátis. A promoção é do grupo Zaffari, dona da rede de supermercados do mesmo nome e também dos shopping centers Bourbon.

Artigo, Cristiano Lisboa Martins, Zero Hora - Faltam mais políticas públicas para proteção dos idosos

O envelhecimento populacional é um fenômeno global. Segundo o IBGE, já ultrapassa 30 milhões o número de pessoas acima dos 60 anos de idade no Brasil. A expectativa é que, a partir de 2039, o Brasil tenha mais pessoas idosas do que crianças na sua configuração populacional.

Entretanto, a sociedade e o poder público brasileiros não estão preparados para enfrentar o envelhecimento da população. 

O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social. O Estatuto do Idoso, não obstante represente um moderno microssistema legislativo e, embora recentemente tenha albergado prioridade absoluta aos maiores de 80 anos, não é suficiente para garantir a implementação dos direitos fundamentais desse segmento populacional.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ruy Irigaray e Bibo Nunes entram em rota de colisão

O deputado estadual Ruy Irigaray, que também é secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo, está em rota de colisão com o deputado federal Bibo Nunes.

Irigaray, que é pré-candidato do PSL a prefeito de Porto Alegre, acha que Bibo Nunes ajudou a meter fogo no circo.

O deputado estadual defende um acordo entre Luciano Bivar e Jair Bolsonaro.

Bolsonaro viajará para o exterior, hoje, devendo permanecer 10 dias longe do País.

Saiba o que fará Bolsonaro na viagem de 10 dias que iniciará hoje. Ele visitará Ásia e Oriente Médio.

CLIQUE em cima da imagem ao lado para ampliar e ler melhor. Trata-se de um infográfico que didaticamente explica todo o roteiro de viagem. É trabalho excelente do site Poder360.

O presidente Jair Bolsonaro embarca neste sábado para sua mais longa viagem internacional, com destino à Ásia e ao Oriente Médio.

O presidente se ausentará por 10 dias, acompanhado por uma comitiva que inclui 6 ministros e 5 congressistas. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ficou de fora do tour devido à votação em 2º turno da reforma da Previdência no Senado.

O presidente viaja às 22h deste sábado, a partir da Base Aérea de Brasília. 

Primeiro, chega a Lisboa (Portugal) às 11h de domingo. Depois, parte para Nursultan (Cazaquistão), onde deve chegar às 1h15 de 2ª feira. De lá, parte para Tóquio (Japão), cidade na qual deve desembarcar já na 3ª feira.

Os primeiros compromissos oficiais do presidente serão no Japão, onde cumprirá, de cara, estes compromissos:

22.out, às 13h – Cerimônia de entronização do Imperador;
22.out, às 19h20 – Banquete imperial da cerimônia de entronização;
23.out, às 18h – Jantar oferecido pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, aos representantes estrangeiros.
Bolsonaro será o 2º presidente brasileiro a comparecer a uma cerimônia de entronização. O ex-presidente Fernando Collor de Mello assistiu à cerimônia do imperador Akihito, em novembro de 1990.

Dica do editor - Chefs de todo o Brasil vão cozinhar em Porto Alegre, 25 a 27 de outubro

Entre os dias 25 e 27, a Casa Destemperados apresentará pela terceira vez em Porto Alegre o eventro "Chefs e Produtores de todas as regiões do Brasil", com entrada gratuita. São comidas do Brasil.

CLIQUE AQUI para obter muito mais informações.

Juiz gaúcho Mário Augusto de Lacerda foi nomeado por Bolsonaro para o CNJ

O presidente Bolsonaro nomeou o juiz gaúcho Mário Augusto Figueiredo de Lacerda para o Conselho Nacional de Justiça. A posse ocorrerá no dia 5 de novembro.

Joice, furiosa, insulta Eduardo Bolsonaro pelas redes sociais

Ao lado, montagem que Joice usa no Instagram para atacar Eduardo.

A deputada Joice Hasselmann respondeu, hoje, via Instagram, as críticas que lhe fez, ontem, o deputado Eduardo Bolsonaro.

Hasselmann está enfurecida e usa a metralhadora giratória até mesmo contra seus eleitores, que agora chama de robôs e assalariados.

Eis um trecho do recado que ela mandou para Eduardo:

- E olha, não adianta correr para debaixo da saia da mamãe ou do papai, nem acionar os robôs e espalhar fakes com a tropa do mal. Eu NÃO TENHO MEDO DE VOCÊS! Enfrentei Lula, Dilma e toda a corja. Tenho o couro duro. Cresça e apareça”.

Dica do editor - Ministro do Meio Ambiente falará nesta segunda na LideRS, Porto Alegre

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, falará nesta segunda-feira na Lide RS, no Porto Alegre Country Club, Porto Alegre.

Informes: liders@liders.com.br

Juiz federal, manda CNMP suspender perseguição contra Dallagnol

O juiz Friedmann Anderson Wendpap, da 1.ª Vara Federal de Curitiba, determinou a suspensão de um processo administrativo do Conselho Nacional de Ministério Público contra o procurador Deltan Dallagnol - envolvendo o episódio em que, em entrevista à rádio CBN, afirmou que três ministros do Supremo formavam "uma panelinha" e passavam para a sociedade uma mensagem de "leniência com a corrupção".

A decisão foi dada no âmbito de uma ação ajuizada pelo chefe da Lava Jato em Curitiba

PSDB faz a corte e se aproxima de Joice Hasselman

Ao lado, Joice afaga docemente o presidente do Senado, no caso o senador David Alcolumbre.

O deputado Alexandre Frota, que foi expulso do PSL e foi para o PSDB, convidou Joice Hasselman para filiar-se ao seu  novo Partido.

Joice disse que na segunda-feira irá ao Roda Viva, TV Cultura, emissora estatal do governo do PSDB de SP.

A deputada quer ser prefeita de SP e tem tentando aproximação com o governador João Doria.

É isto.

Justiça manda MST cair fora de área da Fepagro que invadiu em Taquari, RS

A juíza Mariana Machado Pacheco determinou, nesta sexta-feira,  que integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deixem área da Fepagro invadida em Taquari, RS. A propriedade do governo do Estado, foi invadida e ocupada pela violência na madrugada de quinta-feira.

As terras são usadas para o plantio de culturas com fins de pesquisa.

Um mandado de intimação será expedido e os ocupantes serão informados de que devem deixar o local. Se a área não for desocupada em cinco dias, a Brigada Militar será chamada para fazer valer de forma forçada a decisão judicial.

Ouça as ameaças do líder do PSL ao presidente Bolsonaro

Bolsonaro decide processar o líder do PSL na Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro mandou a Advocacia Geral da União ajuizar ações cível e criminal contra o líder do PSL na Câmara, delegado Waldir.

Nas quinta e sexta-feiras, o deputado ofendeu e ameaçou o presidente:

1) Chamou-o repetidas vezes de "vagabundo".
2) Ameaçou "implodir" o seu governo, revelando áudios e informações sobre "malfeitos".

O deputado, que é de Goiás, usou explicações mentirosas para justificar o que disse:

— Se eu sou fiel a ele desde 2011. Se ele pessoalmente, junto com o líder do governo (deputado) Vitor Hugo (PSL-GO) e o senador (governador) Ronaldo Caiado (DEM) trabalham para me derrubar do diretório de Goiás. E assim está fazendo com outros parlamentares no país todo. Isso não é traição? Isso não é vagabundagem? Então eu não retiro nada do que eu falei.

Sábado será dia de céu azul, sol claro e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 21 graus

Este sábado será de sol e nuvens no Rio Grande do Sul, o sábado será de sol entre nuvens, mas não está descartada períodos de maior nebulosidade para áreas isoladas.

Em Porto Alegre, o dia começou com poucas nuvens. Há sol claro e o céu azul domina o ambiente. 

A temperatura deve ser amenas, menos quente do que na sexta-feira. Na Capital, a mínima foi de 15ºC e a máxima irá a 23ºC.

Gilmar Mendes rende-se ao lobby dos jornais e suspende MP de Bolsonaro

A publicação de atos oficiais na internet é gratuita, ao contrário da publicação em jornais.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, atendeu ao lobby dos jornais e tomou outra decisão flagrantemente ilegal e intempestiva, ontem, ao decidir suspender a Medida Provisória (MP) 896, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que facultou o governo federal, estados e municípios de publicarem editais de licitações, leilões e concursos em jornais. Com a medida, as publicações poderiam ser feitas no site dos órgãos na internet. 

A decisão liminar do ministro foi tomada em ação protocolada pela Rede e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e suspendeu os efeitos da medida provisória até o julgamento definitivo do caso pelo plenário da Corte. Para Mendes, o texto da MP não preenche o requisito legal de urgência e poderia prejudicar a transparência na divulgação de licitações.

Não existe mais transparência do que a disponibilização permanente de informações na internet.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/