Justiça e MP arbitrários do Japão confinam Carlos Ghosn na prisão

Um tribunal japonês prorrogou por 10 dias a prisão do ex-presidente do Conselho de Administração da Nissan, Carlos Ghosn, que tem enfrentado novas acusações de ter empurrado para a empresa US$ 16,6 milhões  de perdas em investimentos pessoais.

Ghosn foi preso novamente na sexta-feira sob suspeitas de que teria feito manobras por volta de outubro de 2008 para colocar suas perdas pessoais sob responsabilidade da Nissan.

O Ministério Público e a Justiça do Japão possuem práticas diabólicas quando querem imputar alguém.

Se não houver interferência política dos governos aos quais Ghosn deve até filiação como natural, casos do Brasil, França e Líbano, ele não será solto facilmente.

Chanceler de Bolsonaro desconvida presidente da Nicarágua

CLIQUE AQUI para ler "O despudor de Ortega", editorial do Estadão deste domingo, no qual é demonstrado o dispudorado lado ditatorial de Ortega.

O chanceler do próximo governo, Eduardo Araújo, usou as redes sociais, neste domingo, para anunciar que o presidente Daniel Ortega, Nicarágua, está desconvidado para a posse de Bolsonaro, dia 1o.,

O novo governo também desconvidou os presidentes de Cuba e da Venezuela.

Eduardo Araújo, na sua postagem, alegou que Daniel Ortega viola os direitos humanos e a democracia, atacando a oposição com violência, tal como fazem os ditadores de Cuba e da Venezuela.

Artigo, Marta Sfredo, Zero Hora - Sistema S não precisa de facada, mas reagiria bem a bisturi

Neste artigo que escreveu para o jornal Zero Hora deste domingo, a jornalista Marta Sfredo conta que Paulo Guedes usou expressão infeliz, que remeteu à violência sofrida pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Leia o texto integral:

À fala infeliz de Guedes se seguiram projeções de que um número entre 160 e 300 escolas poderiam ser fechadas com o corte de 30% nas verbas

(...)

 A expressão “caixa-preta”, aplicada a suas contas, deve-se em parte à publicação de relatório do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) publicado em 2012. “Ao longo dos seus 70 anos o Sistema S vem, sistematicamente, malversando o dinheiro público”, afirmava. Na época, as acusações eram falta de informação sobre o destino dos recursos e arrecadação direta nas empresas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Liberação da maconha fez explodir a violência no Uuruguai. Número de homicídios aumentou 66% no primeiro semestre.

O secretário gaúcho da Segurança Pública, Cesar Schirmer, que da mesma forma que seu companheiro de MDB, o ministro Osmar Terra, é totalmente contra a descriminalização da maconha, aponta para o exemplo atual do Uruguai, que depois que liberou a venda e o consumo da droga viu explodir a criminalidade no País.

A descriminalização foi obra e graça do líder comunista e ex-tupamaro José Mujica, quando foi presidente.

Segundo dados do próprio governo uruguaio, o número de homicídios cresceu 66% no primeiro semestre, contra igual período de 2017. Também avançaram as invasões a domicílios e assaltos a mão armada.

O mercado negro da droga despencou 25%, mas quem ficou, agora disputa as fatias com muito mais violência.

PRF já usa drones em seis estradas federais, inclusive BRs 101 e 116

A Polícia Rodoviária Federal pasou a usar drones para fiscalizar algumas das rodovias fedearis de maior movimento nestas festas de fim de ano.
A ênfase do monitoramento ocorre nas BRs 116, 101, 381, 040 e 364.

A ordem é atenção nas estradas, respeito às sinalizações, uso de cintos de segurança, silêncio no celular e faróis ligados.

Covardes companheiros esfaqueiam e matam três mulheres gaúchas neste final de semana

Três cidadãs gaúchas foram brutalmente esfaqueadas e assassinadas, neste final de semana, por covardes companheiros:

- Cachoeirinha: o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Brigada Militar foi mobilizado durante a tarde de sábado na ocorrência envolvendo um homem que matou a mulher e ameaçou suicidar-se dentro da residência no bairro Morada do Bosque
- Em Horizontina, uma jovem foi também esfaqueada e morta dentro da residência na rua Cascata, no bairro Cohab. O companheiro dela morreu depois que o Gol que conduzia chocou-se contra uma árvore no km 28 da ERS 305. Ele se matou.
- Glorinha: uma mulher foi esfaqueada dentro de casa na rua Otacílio Soares, no bairro Capão Grande, na tarde de sexta-feira. Ela foi atacada pelo companheiro, que fugiu.

A Polícia está perplexa com a sucessão de ocorrências.

Secretário de Inovação de Leite é pró-reitor de inovação da Ufrgs

O governador eleito Eduardo Leite foi buscar na academia, no caso na academia gaúcha, na Ufrgs, o nome para comandar a novíssima secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia.

Trata-se do professor Luis da Cunha Lamb. Ele é um dos integrantes do Pacto pela Inovação, que reúne os parques tecnológicos de Ufrgs, Unisinos e PUC.

Luís Lamb é pró-reitor de inovação da Ufrgs.

Ele avisou ao governador que não se afastará completamente da academia, já que pretende continuar suas pesquisas e a orientação dos doutorandos com os quais se comprometeu. Fará isto durante a noite e nos fins de semana.

Bolsonaro aprofeita o descanso para lavar roupa na Marambaia

A assessoria do presidente eleito divulgou neste domingo fotos nas quais ele aparece lavando roupa durante os dias de descanso que passará na Restinga da Marambaia, reserva da Marinha no Rio de Janeiro.

Bolsonaro aparece lavando roupa e pendurando as peças no varal. 

O presidente eleito chegou à reserva no sábado. 

Ele deverá passar o Natal com a família no local e pretende se isolar para descansar.

A previsão, segundo assessores, é que Bolsonaro volte ao Rio de Janeiro na quinta-feira (27/12). O presidente eleito só deve retornar a Brasília no próximo dia 28, ficando para a posse, marcada para o dia 1º de janeiro.

Congresso decreta o impeachment da cúpula do CNJ do Peru

O Congresso do Peru aprovou nesta sexta-feira, por unanimidade, a destituição dos integrantes do Conselho Nacional da Magistratura (CNM). Os sete conselheiros do órgão estão envolvidos em um escândalo de corrupção envolvendo os mais altos níveis do judiciário peruano revelado após a divulgação das suas conversas telefônicas. O CNM tem funções similares ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Brasil. Os afetados são Hebert Marcelo Cubas, Baltazar Morales, Maritza Aragón, Orlando Velásquez, Ivan Noguera, Guido Águila e Julio Gutiérrez Pebe.

Conhecida a votação, Vizcarra afirmou que "a remoção dos membros do CNM "é um passo fundamental para reformar o sistema judicial". Em sua conta no Twitter, o presidente saudou a decisão do Congresso. "Agora vamos seguir trabalhando para devolver a todos os peruanos a confiança em suas instituições", disse.

Neste sábado, o presidente do país, Martín Vizcarra, juramentou o novo ministro da Justiça, Vicente Zeballos, em substituição a Heresi, também destituído e envolvido no escândalo. 

Lulopetistas vão cantar do lado de fora da prisão de Curitiba: "Feliz Natal, presidente Lula !"

Lula vai passar o Natal sozinho e sem ceia no Natal.

É o que diz o blog O Antagonista, referindo-se a rigorosas instruções da Polícia Federal.

É pouco provável.

Do lado de fora da carceragem, os lulopetistas ensaiam cantar "Feliz Natal, presidente Lula".

Não estará presente a ex-presidente Dilma Roussef, que embarcou em primeira classe para Nova Iorque.

Onyx, o repórter provocador e o coice da mula de Brizola

O ministro Onyx Lorenzoni disse neste domingo para a jornalista Carolina Bahia o seguinte sobre o incidente que teve com um jornalista que o confrontou no caso do senador Flávio Bolsonaro:

- Eu errei. Devia ter paciência.

Não devia, não.

O repórter foi agressivo, mal educado e grosseiro, porque confrou Onyx com severidade exagerada, ao exigir:

- Tu tem que me dizer quem é que colocou o dinheiro na conta da mulher dele.

"Tu", no caso, é o ministro, enquanto que a "mulher dele" é nada mais e nada menos do que a esposa do presidente eleito Jair Bolsonaro. "Tu"é pronome pessoal muito usado no RS, mas mesmo no RS ele não é empregado de forma desrespeitosa. E "mulher dele", dependendo do tom, é qualificativo altamente depreciativo.

Onyx, pelo menos, salvou a resposta, ao dizer que estivesse sozinho teria "dado uma bocha" (um soco).

Era o que devia ter feito na frente de todo mundo.

Foi o que fez Brizola no dia 26 de dezembro de 1963, quando esmurrou o jornalista David Nasser em pleno Aeroporto do Rio. Depois do caso, Nasser escreveu um artigo na revista O Cruzeiro, falando no "coice da mula".

CLIQUE AQUI para entender o caso de Brizola.

Veja e ouça Pedro Luccas e Vinicius interpretando "O coice da mula"

Flávio Tavares já está em casa. Ele passou cinco dias internado no Hospital São Francisco.

Depois de cinco dias internado no Hospital São Francisco, que integra o complexo hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, o jornalista Flávio Tavares, Zero Hora, foi liberado para passar o Natal em casa.

Flávio foi atendido pelos médicos Fernando Lucchese e Paulo Leães, ambos especializados em cirurgias cardíacas complexas, mais o neurocirurgião Nelson Ferreira.

Nos mesmos dias de internação, Flávio Tavares teve a companhia de outros dois jornalistas: Ibsen Pinheiro, já liberado também, e Walter Galvani.

Novo prefeito do Alegrete é do MDB

O novo prefeito do Alegrete, RS, é o advogado Márcio, MDB.

Ele substitui Cleni Paz, PP, que morreu esta madrugada e é velada neste momento na prefeitura da ciudade.

Gab, o Facebook da direita, tem no Brasil o segundo maior público do mundo

Levantamento inédito mostra que às vésperas das eleições presidenciais, os brasileiros se tornaram segunda maior nacionalidade na plataforma Gab.

Enquanto no Twitter e no Facebook são cada vez mais excluídos posts de representantes do pensamento liberal e conservador, isto não acontece no Gab, que é conhecido como uma plataforma que privilegia a direita.

Esta manhã, o próprio presidente Bolsonaro reclamou dos cortes de numero significativo de seguidores seus que usam o Facebook e o Twitter.

Isto tem acontecido com cada vez maior frequência.

Sobe a cada momento o número de mortos encontrados depois do tsunami na Indonésia

Os dados de mortos em função do tsunami na Indonésia mudam a cada momento.

Neste momento, 10h51min, Veja fala em 222 mortos e 843 feridos.

Veja vídeo do jornal britânico The Guardian

Até a mãe, Olinda Bolsonaro, 89 anos, irá à posse de Bolsonaro

Tem 140 nomes a  lista pessoal de convidados do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para a cerimônia de posse, em 1º de janeiro. A família de Bolsonaro comparecerá em peso. A mãe, Olinda Bolsonaro, de 89 anos (foto ao lado), Renato, único irmão do presidente eleito, filhos, noras, cunhados, netos e sobrinhos.

No total, somente para a cerimônia de posse no Congresso Nacional, serão distribuídos 2 mil convites. Para a recepção no Itamaraty, são previstos outros mil convidados. 

A expectativa é de que 60 delegações estrangeiras prestigiem a posse. As presenças já confirmadas são de presidentes de países vizinhos, como Maurício Macri (Argentina), Sebastián Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), Iván Duque Márquez (Colômbia) e Marín Vizcarra (Peru). Também vão desembarcar em Brasília, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeu, além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa

Saiba tudo sobre cada um dos 22 ministros de Bolsonaro

A repórter Mahila Ames de Lara, do site Poder360, publica esta manhã uma completa radiografia dos ministros escolhidos por Jair Bolsonaro.

Vale a pena ler, estudar e arquivar para consultas.

São 22 ministros, dos quais  7 ministros militares. Entre os 15 restantes, 6 são formados em Direito.
Além disso, a equipe também conta com engenheiros, economistas e profissionais da área de saúde. Apenas um deles têm ensino superior incompleto –o futuro ministro Marcelo Álvaro Antonio, do Turismo, não completou a graduação em Engenharia Civil pela UniBH.

Nenhum dos ministros tem só o ensino fundamental ou é analfabeto.

CLIQUE AQUI para ler tudo sobre os novos ministros.

Janaína Paschoal quer que Bolsonaro desconvide Daniel Ortega, Nicaragua

O presidente eleito Jair Bolsonaro pediu ao Itamaraty para desconvidar os presidentes da Venezuela e de Cuba.

Ele não quer ditadores na sua posse.

A lista poderá ser engordada com o nome de Daniel Ortega, presidente da Nicaragua.

A lembrança do nome de Ortega foi feita pela deputada estadual paulista Janaína Paschoal. Janaína, que é jurista, alega que o nicaraguense não passa de um ditador comunista.

Canoas vai aderir à PPP das Águas da Grande Porto Alegre. Investimentos irão a R$ 9,4 bilhões.

O último dos municípios da Grande Porto Alegre que faltavam aderir à PPP das Águas, iniciativa da Corsan, anunciará sua adesão a qualquer momento.

O edital de consulta pública foi lançado em setembro do ano passado. O ato deu início oficialmente ao processo de contratação do projeto de universalização do esgotamento sanitário de nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.


As cidades beneficiadas são: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão. 

O projeto prevê obras e a operação do esgoto pelo parceiro com recursos privados com um contrato de 35 anos, no valor total de R$ 9,4 bilhões. Em 11 anos, a empresa contratada deve investir R$ 1,8 bilhão. A meta é universalizar 87,3% do tratamento de esgoto.  

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre a PPP.

Não abra links que você não conhece

A Polícia Federal adverte que mensagens pelas redes sociais, com ênfase no Whats App, neste final de ano, tentam iludir os destinatários a abrir links e com isto devassar seus dados pessoais para promover chantagens.

O golpe mais comum é o que manda abrir link para verificar fotos antigas do destinatário, tudo para "recordar melhor das festas de Natal".

Recomendado - Vem aí o livro póstumo de Luís Milman, "A ideologia da destruição". Reserve seu exemplar.

Milman morreu há três meses. Além de jornalista, ele foi professor da Faculdade de Jornalismo, UFRGS. 

O discurso fúnebre da cerimônia do seu sepultamento, foi feito pelo advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa.

Já está no prelo o livro póstumo do jornalista Luis Milman, "A ideologia da destruição".

O editor escreveu o prefácio.

A edição é da Farol 3 Editores, Porto Alegre.

O livro terá noite de autógrafos no início de março.

- Encomendas podem ser feitas pelo seguinte e-mail:

polibioadolfobraga@gmail.com 

Na entrega do livro, ocorrerá o pagamento, R$ 65,00 por exemplar.

Cuba abre caminho para a volta do capitalismo, mas mantém ditadura comunista

Novo texto constitucional foi aprovado por unanimidade em uma sessão ordinária da Assembleia Nacional. A Cuba de hoje é cada vez mais uma economia mista. Mais de 591.000 cubanos trabalham por "conta própria", o que representa 13% da força de trabalho.

O Parlamento cubano aprovou neste sábado o projeto consensual de uma nova Constituição, que reconhece o papel do mercado e da propriedade privada, sem renunciar ao comunismo como meta, e que será submetido a referendo em fevereiro.

O texto restitui o comunismo como meta da sociedade cubana - o mesmo tinha sido eliminado no projeto inicial -, e o PCC como "força política" dirigente, que "orienta os esforços comuns na construção do socialismo e no avanço para a sociedade comunista". Esta restituição irritou a oposição, que começou a convocar a "um maciço e sonoro NÃO" para "fazer fracassar" a nova Constituição.

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes sobre a nova Constituição, inclusive a respeito do casamento, dos milionários e das eleições. 

Bolsonaro protesta contra exclusão de páginas da direita no Twitter

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) saiu em defesa neste sábado de páginas de extrema-direita que foram excluídas pelo Facebook. Bolsonaro classificou a medida como "censura".

Seguidores do presidente questionaram o fato dele ter bloqueado o jornalista Leandro Demori, editor do The Intercept, de sua conta no Twitter.

Maioria dos brasileiros já acredita em melhora da economia, diz Datafolha

Depois da destruição econômica produzida pela presidente Dilma Rousseff, o brasileiro está mais otimista com a economia, que se recuperou por obra do governo temer.

Segundo pesquisa Datafolha deste domingo, eis como os brasileiros encaram o futuro da economia brasileira:

- 65% acreditam que a economia deve melhorar nos próximos meses, contra 23% da pesquisa anterior, realizada em agosto de 2028
- 9% acham que a economia brasileira vai piorar (contra 31%, em agosto)
- 6% acham que suas finanças pessoais melhorarão, contra 14% da pesquisa anterior.

Sérgio Cabral poderá fazer delação premiada

Condenado a 197 anos de cadeia, o ex-governador Sérgio Cabral começou a negociar delação premiada.

Morreu a prefeita do Alegrete, Cleni Paz, 61 anos

Cleni Paz, prefeita do Alegrete, RS, morreu nesta madrugada.

Ela enfrentou severo câncer.

No sábado, foi internada na Santa Casa, mas não resistiu.

O enterro foi agendado para esta tarde.

Gari não está autorizado a pedir gratificação em Porto Alegre. Denuncie pelo 156.

A prefeitura de Porto Alegre avisou ontem, sábado, que seus servidores, mesmo os do Dmlu, não estão autorizados a pedir gratificações de Natal.

Denúncias pelo 156.

Neste sábado, pessoas com o uniforme dos garis, constrangeram moradores da Hípica.

Domingo e Natal serão dias de sol e temperatura amena no RS


Porto Alegre, 8h30min, 22 graus

Este domingo será dia de sol no Rio Grande do Sul.

Nuvens esparsas devem ser esperadas no Estado. Porto Alegre apresenta este tipo de cenário, neste momento, 8h30min. 

A MetSul prevê também dias de sol nos dois dias de Natal, segunda e terça-feira.

O sábado foi de sol no  Estado após uma semana de instabilidade. 

Já são 10 as mortes no trânsito, tudo em função das festas natalinas do RS

O balanço das mortes no trânsito por força das festas natalinas já soma o número 10.

Neste ritmo, o RS registrará número de mortos parecido ao do tsunami de ontem na Indonésia, que foi de 43, e que assombra o mundo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/