Em análise que faz hoje na sua newsletter diária, o economista e ex-secretário da Fazenda e do Banerj, Cesar Maia, avisa que a última pesquisa do Ibope de avaliação de Dilma
mostrou que nem todos os excessos publicitários conseguiram segurá-la. A
pesquisa que vale é de avaliação de Dilma, pois intenção de voto mede coisas
desiguais em função do conhecimento nacional dos pré-candidatos. Leia toda a análise:
1. O Ibope avaliou Dilma com três perguntas. A clássica
avaliação ótimo, bom, regular, ruim e péssimo e as disjuntivas aprova/desaprova
e confia/não confia. Nos 3 casos as avaliações Ruim+Péssimo, Desaprova e Não
Confia cresceram.
2. Quando as avaliações de Dilma desabaram após as
manifestações nas ruas em junho, estas, com todo o aparato a disposição
–máquina, publicitário, imprensa, promoções, lançamento de programas, viagens,
acompanhamento semanal e às vezes diário em pesquisas...- não foi suficiente
para a recuperação sustentável de sua imagem.
3. Houve um refluxo de pouco abaixo de 35% para algo
acima. O teto das avaliações Ótimo+Bom tem estado em 38%. No início, apelou
para um plebiscito, querendo jogar o desgaste para o Congresso. Criou o
programa do mobiliário para a casa própria. Depois incluiu computadores.
Polemizou com a importação de médicos. Sancionou a lei da autonomia dos
taxistas. Tudo com comemorações para as câmeras da mídia. Formou rede nacional
de TV e Rádio 4 vezes desde junho, a última tentando justificar o leilão do
pré-sal, numa curiosa matemática onde 40% se transformam em 85%.
4. Dilma e seus publicitários adotaram a máxima de Dick
Morris (publicitário da reeleição de Clinton): “Todo dia é dia de
eleição”. Diariamente cria algum fato para pontear nos noticiários
noturnos das TVs. Aumentou o número de entrevistas em rádio. Treinou um sorriso
mais simpático e abriu sua porta aos políticos, querendo suavizar sua imagem de
durona.
5. Uma avalanche de instrumentos no campo da propaganda
latu sensu. Um verdadeiro doping de iniciativas de forma a impulsionar sua
imagem e os índices de avaliação positiva. Mas depois do refluxo de uns 5
pontos, estacionou nas avaliações positivas e piorou nas negativas. Ou seja:
toda essa massificação para melhorar sua imagem bateu no teto.
6. Isso ocupando 90% do campo de jogo.
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