Presidente do Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Aécio Neves.OAB protesta e insinua conchavo.

A decisão foi informada nesta sexta pelo presidente do conselho, João Alberto Souza (PMDB); Rede e PSOL pediram cassação de Aécio após delações da JBS. Ele alegou que não há provas de nada.

Na mesma horam, o senador Lasier Martins anunciou que pedirá reconsideração ao plenário da CCJ.

Esta noite, o presidente da OAB, Claudio Lamachia, protestou e insinuou que houve conchavo. O presidente da CCJ é do PMDB, Partido que teria conchavado com o PSDB em troca de apoio a Temer.

Richa e chefes militares prestigiaram posse de Thompson Flores no comando do TRF4

Da esquerda para a direita, Etchegoyen, Thompson Flores, Beto Richa, Lasier Martins e general Mourão.

Causou enorme surpresa a ausência dos governadores Raimundo Colombo e José Sartori na posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 4a. Região, TRF4, o desembargador Thompson Flores, esta tarde, em Porto Alegre;

Dos três governadores do Sul, áreas de atuação do TRF4, apenas Beto Richa, Paraná,  esteve presente.

O editor do site DefesaNet, Nelson During, anotou a presença de muitos chefes militares, entre eles Sérgio Echegoyen, ministro do Gabinete de de Segurança Institucional do governo Temer, além do general Mourão, representante do comandante do Exército.

During passou as informações e a foto para o editor.

OAB tira nota para apoiar polícia gaúcha no caso do assassinato do escrivão Rodrigo Wilsen da Silva

A OAB do RS tirou esta tarde uma nota que não é muito comum para os padrões da entidade, lamentando o assassinato do policial gaúcho Rodrigo Wilsen da Silva, o que ocorreu esta manhã em Gravataí, ao longo de um confronto com traficantes de drogas. O policial levou um tiro na cabeça e foi levado por colegas para o Hospital Dom João Becker, em Gravataí, mas não resistiu. A mulher dele, Raquel Biscaglia, também agente da polícia (na foto acima), estava na mesma operação e presenciou a morte do marido.

Na nota, os advogados lembram que os policiais trabalham em condições adversas, com salários parcelados e falta de equipamentos.

O policial, escrivão, era conhecido pelos colegas como corajoso, acima da média e muito dedicado.

O homem apontado como autor do disparo, Maicon de Mello Rosa, tinha diversas passagens pela polícia, inclusive com indiciamento por homicídio e roubos. Também havia um pedido de prisão preventiva contra ele, por parte da 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, pelo envolvimento em um roubo há cinco dias. 

Oi vai iniciar na segunda-feira programa para acordo com credores

A Oi, em recuperação judicial, vai iniciar a partir da próxima segunda-feira um programa para acordo com credores das empresas do grupo, constantes na relação do administrador judicial da empresa publicada em 29 de maio. Segundo comunicado, o programa para acordo prevê para o credor (cujo crédito for inferior ou igual a R$ 50 mil) a antecipação de 90% do valor objeto do programa.

A antecipação será feita mediante a aceitação do acordo pelo credor no prazo e nas condições previstos no programa. Ainda segundo a tele, os 10% do crédito remanescente serão recebidos após homologação do plano de recuperação judicial da companhia.

A Oi também destaca que mais informações sobre o programa poderão ser obtidas a partir de segunda-feira, por meio de plataforma digital (www.recjud.com.br).

Rogério Galloro poderá ser o novo chefe da Polícia Federal

Rogério Galloro, o segundo de Leandro Daiello, poderá ser o novo chefe da Polícia Federal.

Adão Paiani fala esta noite sobre reforma trabalhista na Faculdade São Judas Tadeu

Adão Paiani, advogado da Consultoria Jurídica do DEM no Congresso.

O advogado gaúcho Adão Paiani, que semanalmente faz a ponte aérea Porto Alegre-São Paulo, advogando sobretudo para o DEM junto ao TSE e ao STF, falará eta noite, 19h30min, na Jornada Acadêmica do Curso de Direito. Ele falará sobre a Reforma Trabalhista.

Como debatedores, estarão na Jornada o juiz do Trabalho e diretor da Anamatra, Luiz Antonio Colussi, e Diogo Chamun, presidente do Sescon do RS.

Adão Paiani, que trabalha na Consultoria Jurídica da bancada federal do DEM, dirá como encaminha-se a reforma na Câmara e no Senado.

Artigo, Fernão Lara Mesquitra, Estadão - O maldito vira-casaca!

Vingado “o golpe”, estropiado o PSDB, tarde demais para o Brasil, o dr. Janot se anuncia disposto a conceder que existe sim diferença entre “caixa 2” para financiamento de campanhas e o comércio de leis e de acesso aos cofres do BNDES e das “brases” para cúmplices no crime públicos e privados se locupletarem, seja de dinheiro, seja de poder ilimitado pela compra da desmoralização da política.


Estes que, ainda que descuidando de examinar a origem, tomaram contribuições privadas apenas para financiar campanhas por mandatos com início e fim – como tomaram todos quantos disputaram eleições nestes 32 anos – eram maioria no Congresso Nacional conforme estava prestes a ficar provado com a aprovação das duas reformas mandadas por Temer. Uma arranharia de leve o desfrute ilegal-legalizado dos dinheiros públicos pelo “marajalato” de que a corporação do Judiciário ocupa o topo. A outra tiraria de cena, junto com o trabalhismo de achaque, o imposto sindical com que, já lá vão 74 anos, Getulio Vargas garantiu que no Brasil, em se plantando democracia representativa, não dá.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Esta é a tropa de choque de Michel Temer, segundo O Antagonista

Os 'líderes' das articulações em favor do presidente na Câmara dos Deputados, segundo o blog O Antagonista, são:

Fausto Pinato, Carlos Marun, Baleia Rossi, André Moura, Darcísio Perondi e Beto Mansur.

O deputado Darcisio Perondi, PMDB, é o único gaúcho da lista. Ele acompanha Temer nesta visita a Moscou e Oslo.

Perícia da fita Joesley-Temer será concluída hoje

A Polícia Federal prometeu que concluirá hoje a perícia da fita que contém a gravação da conversa entre Joesley Batista e Michel Temer.

Isto significa que a PF poderá concluir o inquérito aberto contra Temer a pedido da PGR e autorização do STF.

Artigo, Carlos Alberto Gianotti, Zero Hora - Decorar a tabuada? nem pensar !

-  Professor de física aposentado e editor.

Quem não conhece tabuada não pode desenvolver medianos conhecimentos matemáticos.

Como pega bem, numa reunião social de pessoas ditas cultas, alguém, lá pelas tantas, entre um e outro gole de espumante, lascar de cor e com cuidada entonação gutural alguns versos, digamos, de Fernando Pessoa ou Drummond. Os convivas aplaudirão o declamador que conhece versos de cor.

Reza uma já não tão moderna pedagogia romântica (Goethe, perguntado, disse que o romantismo "é a doença"), que as crianças escolarizadas não devem aprender a tabuada de cor, dominá-la de cor. Estranho, pois, como aquele recitador do convescote, sabemos de cor versos de poemas que admiramos ou mesmo de músicas inteiras; mas não saberemos a tabuada de cor, porque pedagogicamente inadequado, de efeitos cognitivos traumatizantes. De cor, vale notar, vem de coração: "De coração".

CLIQUE AQUI para ler tudo

PP fará 30 encontros regionais para discutir 2018 no RS

O PP do RS começou, hoje, por Santa Masria, os 30 seminários regionais que realizará até outubro para debater as eleições do ano que vem.

Amanhã, os progressistas, inclusive a senadora Ana Amélia, estarão em Livramento.

O PP vai discutir nomes e alianças.

O melhor nome do Partido para o Piratini, o de Ana Amélia, foi descartado para a vaga, porque a senadora já avisou que só aceitará um encargo: a disputa pela sua própria vaga no Senado.

Artigo, Reinaldo Azevedo, UOL - STF pode virar capacho do Ministério Público.

Ao lado, Reinaldo Azevedo.

STF, por obra de 6 ministros, pode virar capacho do MPF. O PT tem de ser grato a Barroso e Fachin.

Os votos de Alexandre de Moraes, de Dias Tóffoli e de Lewandowski não acatam a total soberania do acordo em todas as fases do processo e sob quaisquer condições. Mendes certamente seguirá essa trilha. E é possível que Marco Aurélio também não tome o acordo como uma carta maior do que a Magna Carta

Jamais faria como Rodrigo Janot, que, quando quer ser truculento, brada: “Chega de hipocrisia!”, à maneira de um fascistoide de esquerda ou de direita tentando se impor pelo berro. Direi de outro modo, com o meu querido Eça de Queiroz. Vou tirar “o manto diáfano da fantasia” que cobre “a nudez crua da verdade”. Por ser diáfano, algo se deixa ver na transparência; por ser manto, nem tudo pode ser visto. E é dessa segunda parte que vou tratar aqui.


Saibam todos a quantos a informação possa interessar...

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

TRF4, Porto Alegre, terá novo presidente a partir de hoje

Responsável por analisar os recursos de condenados por Sergio Moro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, ganha novo presidente nesta sexta-feira. Trata-se do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz.

Pânico a bordo de avião da FAB. Gilmar Mendes estava entre os passageiros.

Houve pânico a bordo. Há poucos meses, um avião com o ministro Teori Zavascki a bordo, caiu no Rio.

O avião em que estava o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do TSE, Gilmar Mendes, em viagem ao Pará, sofreu uma pane na noite de ontem e precisou voltar para Brasília. A aeronave era da Força Aérea Brasileira (FAB), que informou ter retornaram à capital por "precaução".

O  avião saiu de Brasília às 18h45min.

A Força Aérea informou, ainda, que "em nenhum momento a segurança dos passageiros foi comprometida" e que o pouso de volta à Brasília aconteceu às 19h45min. O ministro viajava à Belém para visitar o Tribunal Região Eleitoral (TRE) do Pará, segundo informou o TSE. A previsão era que Gilmar voltasse na tarde desta sexta-feira à Brasília, mas, após o problema na aeronave, a visita foi cancelada.

Inflação oficial despenca para 0,16% em junho

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou 0,16% em junho, abaixo da taxa de 0,24% de maio. É o índice mais baixo para a prévia de junho desde 2006, quando o IPCA-15 chegou a -0,15%.


De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, pelo IBGE,  com a prévia de junho, a inflação oficial acumula taxa de 3,52% em 12 meses. 

A taxa acumulada em 12 meses é a menor desde junho de 2007 (3,44%).

Vereadores de Porto Alegre aumentam os próprios salários e passam a receber R$ 13,5 mil

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na quinta-feira, proposta própria de aumento nos salários dos vereadores: a remuneração passará de R$ 12.984 para R$ 13.513. O acréscimo de R$ 529 corresponde à reposição da inflação, de 4,08%. 

Líderes de apenas três partidos não assinaram a resolução: PSOL, PR e Novo. Não é necessária a aprovação em plenário.

Em maio, a Câmara de Vereadores já havia barrado um projeto do prefeito Nelson Marchezan que desobrigava o reajuste da inflação para os mais de 20 mil servidores públicos municipais. 

Crise faz Multisom desativar 30 das 130 lojas da rede

Ao lado, Francisco Noveletto, o dono da Multisonm .

Ontem a noite o senador Lasier Martins, PSD, disse ao Jornal da Band TV que de alguma forma terá que sair a reforma trabalhista. Ele avisou que a legislação atrasada engessa as atividades das empresas, circunstância que se agrava com o cenário econômico de contração, mas também em função das mudanças velozes de paradigmas em atividades da indústria, comércio e agro.

O editor conversou esta manhã com Lasier Martins:

Senador, o senhor falou que um a rede gaúcha de varejo fechou 30 das 130 lojas que tem, usando isto como exemplo das dificuldades das empresas. Que rede é esta ?
Não posso revelar a fonte, porque não quero trair a confiança dela.

Eu respeito isto, mas não dá para falar nem em off ?
Não posso. Peço que respeites minha posição.

O editor respeitou a posição do senador, mas foi atrás da informação, porque se trata de um caso que não pode ter passado batido, dada a relevância da rede.

Aí vai o nome que o editor desencavou:

- Multisom.

CNMP investigará ganhos de Deltan Dallagnol com palestras de R$ 30 mil a R$ 40 mil

O jornal Valor de hoje voltou a repercutir a decisão da CNMP, que decidiu alfinetar o chefe da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, que costuma receber entre R$ 30 mil a R$ 40 mil por palestra que profere:

- A Corregedoria Nacional do Ministério Público instaurou na quarta-feira um procedimento para investigar a comercialização de palestras por parte do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.


O procurador defende-se deste e de outros ataques, conforme postagem acima do seu Twitter.

Bolsonaro, 61%, livra vantagem na enquete deste blog

Jair Bolsonaro vai liderando com folga a enquete disponibilizada nesta página sobre os candidatos outsiders que mais chances teriam nas eleições presidenciais do ano que vem.

Vá ali e vote.

Os resultados até esta manhã:

Jair Bolsonaro, 61%
Joaquim Barbosa, 6%
João Doria, 26%
Nenhum deles, 5%

STJ levanta censura sobre Falha de S.Paulo

4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça autorizou na quarta-feira a veiculação do site Falha de S.Paulo – uma paródia do jornal Folha de S.Paulo. Por quatro votos a um, o colegiado entendeu que a proibição, pedida pela Folha, era uma tentativa de censura e fere à irreverência do direito ao entretenimento. O site estava fora do ar desde que o processo começou, em 2010.

O julgamento estava parado desde o dia 21 de fevereiro, por pedido de vista do ministro Raul Araújo.

A Folha também alegou no processo que a Lei de Direitos Autorais proíbe as paródias que “sejam verdadeiras reproduções da obra originária” e que lhes causem “descrédito”. Em seu voto, Salomão rejeitou a tese, pela “considerável carga subjetiva” do termo “descrédito”, diante da proteção à paródia pela liberdade de expressão. “A ironia e a crítica são a essência da paródia e quando a lei prevê e protege esse tipo de manifestação e expressão está protegendo a irreverência do conteúdo apresentado.”

Contrato de concessão do Salgado Filho será assinado no mês que vem em Porto Alegre

A Anac confirmou hoje que o contrato de concessão do Aeroporto Salgado Filho será assinado no mês que vem.

A alemã Fraport tomará o controle da Infraero a partir de agosto, mas conviverá com seu pessoal até o final do ano.

A Fraport comprometeu-se a estabelecer como prioridade a extensão atual da pista principal, que permitirá pousos e decolagens de aviões de grande porte, o que significará a retenção de cargas pesadas que atualmente vão para Curitiba e Campinas.

Leilões dos shoppings de Gravataí e Lajeado fracassam em São Paulo

O leilão de ontem dos shopping centers de Gravataí e Lajeado, ambos do M. Grupo, resultaram infrutíferos.

Não foram apresentados lances em São Paulo.

Os leilões visaram oferecer 100% do controle do shopping de Gravataí e 30% do shopping de Lajeado.

Jovens de Porto Alegre podem fazer testes gratuitos de HIV neste final de semana.

O público na faixa dos 15 aos 29 anos poderá realizar testes de HIV na unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem neste final de semana. Com segurança e privacidade, o resultado sai em apenas 30 minutos. Em caso de chuva, as ações serão canceladas.

O objetivo do projeto é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. 

Agendas:

- Sábado, 24, das 10h às 16h, na Praça  Salomão Pires da Ilha da Pintada.
- Domingo, 25, das 14h30 às 18h30, no Monumento ao Expedicionário (rua José Bonifácio).

Permissiva, Porto Alegre é a campeã brasileira de gente que morre contaminada por Aids.

A permissividade social, a desestruturação familiar e a falta de prevenção via políticas públicas e ações privadas em Porto Alegre, atingiram níveis inaceitáveis, o que potencializa a precariedade no atendimento. Porto Alegre é campeã também em outros vícios degradantes.

Não foi surpresa o resumo da ópera apresentado ontem durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre:

- Porto Alegre é a capital com maior número de óbitos como consequência do vírus HIV no país. A média nacional de detecção é de 19,7 pessoas a cada 100 mil habitantes, mas, na capital do Rio Grande do Sul a taxa é de 94,2 pessoas. O Estado, na mesma tendência, é o segundo, no país, em taxa de identificação de pessoas com Aids, atrás apenas do Amazonas. 

O vereador Aldacir Oliboni, PT, acha que "o principal problema é vinculado à falta ou à precariedade das políticas públicas de prevenção ou tratamento", mas se sabe que isto não é verdade.

Flávia Negretti chega à Deal para comandar a operação da filial RS

A Deal – empresa provedora de serviços especializados em Tecnologia da Informação, Consultoria, Integração de Sistemas e Inovação – anuncia a contratação de Flávia Negretti para o cargo de gerente regional da filial da companhia no Rio Grande do Sul, inaugurada há um ano, no Parque Tecnológico do Tecnosinos, em São Leopoldo (RS). A meta é fortalecer a marca da Deal no mercado  com, seus serviço, como soluções mobile, plataformas de BI, portais e Fábrica de Software.

Flávia Negretti atua no mercado gaúcho desde 2000, tendo experiência em empresas de médio e grande portes, tanto internacionais e nacional, como Dell, FH Consultoria SAP e YKP. 

Sobre o Deal Group
Fundada em 2004, a Deal é uma empresa totalmente nacional provedora de serviços especializados em Tecnologia da Informação, Consultoria, Integração de Sistemas e Inovação.


JBS reafirma que pagou propinas de US$ 150 milhões para Lula e Dilma. Valor foi depositado nos EUA.

A troika está unida para sempre.

Lula reclamou da reportagem do Jornal Nacional, ONTEM,  sobre os 150 milhões de dólares em propinas que Joesley Batista pagou ao PT no esquema do BNDES.

A Globo teve acesso ao depoimento de Joesley Batista aos investigadores da Bullish que a JBS depositou nos Estados Unidos 150 milhões de dólares em propinas em nome de Lula e Dilma Rousseff. Ele confirmou também que o dinheiro foi inteiramente pago no Brasil, durante a campanha de Dilma Rousseff.

A JBS disse que o esquema iniciou em 2005, quando Guido Mantega era presidente do banco.
Ele disse também que sem a pressão e o acompanhamento de Guido Mantega, a JBS não teria conseguido o empréstimo necessário para a compra da Swift.

EUA proíbem importações de carne in natura do Brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a suspensão de todas as importações de carne bovina in natura do Brasil. A suspensão ficará em vigor até que o Ministério da Agricultura do Brasil adote medidas que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) considere satisfatórias.


Desde março, o Serviço de Segurança Alimentar e Inspeção (FSIS) do USDA inspecionou 100% da carne in natura vinda do Brasil, e rejeitou 11% desses produtos. O número é bem maior do que a taxa média de rejeição de 1% para a carne importada de outros países, disse o USDA.

STF abre novo inquérito contra Aécio, desta vez por lavagem de dinheiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio decidiu nesta quinta-feira abrir um novo inquérito relacionado ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) pelo crime de lavagem de dinheiro. O pedido de abertura foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), após o parlamentar já ter sido denunciado por corrupção.


O novo inquérito deve apurar suposto recebimento pelo senador afastado de mais de R$ 60 milhões em propina, por meio de notas fiscais frias da JBS.

Criminosos metem fogo em ônibus da Trevo, Porto Alegre

Mesmo na manhã de hoje, 10h15min depois, a população do bairro Restinga, Porto Alegre, continua sem entender as razões do crime que resultou no ônibus da Trevo, na noite desta quinta-feira, na zona Sul de Porto Alegre. Os bombeiros conseguiram extinguir as chamas, mas a perda foi total.

O que se sabe é que o ato foi criminoso.

O incêndio foi registrado na avenida Economista Nilo Wullff, próximo ao Centro de Comunidade Restinga (Cecores). Por conta do sinistro, os ônibus da linha Restinga deixaram de circular até o Centro. 

Saiba por que o TRF4, Porto Alegre, aumentou a pena de Almada, Engevix

Almada é o segundo da esquerda para a direita, no sentido relógio.

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em julgamento realizado na quarta-feira, aumentou a pena do ex-vice-presidente da Construtora Engevix Gerson de Mello Almada em 15 anos. De 19 anos estipulados em primeira pelo juiz Sérgio Moro, a pena passou para 34 anos e 20 dias de reclusão.

O motivo do aumento se encontra na interpretação feita pela 8ª Turma de que os crimes de corrupção praticados devem ser julgados como concurso material e não como continuidade delitiva, entendimento utilizado pelo juiz de primeira instância. No concurso material, os crimes de mesma natureza deixam de ser considerados como um só e passam a ser somados.

Os desembargadores federais João Pedro Gebran Neto, relator do processo, e Leandro Paulsen, revisor, divergiram, tendo prevalecido o voto do segundo, que foi acompanhado pelo desembargador Victor Luiz dos Santos Laus. Eles consideraram a prática de quatro crimes de corrupção ativa, 31 crimes de lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Sexta-feira será de sol claro, céu azul e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 13 graus

É de sol e céu claro esta sexta-feira no RS.

A MetSul espera marcas amenas na parte da manhã e temperatura muito agradável no período da tarde. As máximas superarão a marca de 25ºC em alguns pontos do Estado.


O tempo agradável deve se manter ao longo do fim de semana. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/