Petrobras, descapitalizada, planeja vender a Transpetro

Para se capitalizar, a Petrobras decidiu colocar em seu programa de desinvestimento para este ano a venda de participação na Transpetro, subsidiária de transportes da estatal.

Ainda não está definido sobre como será a venda de participação na empresa, que poderá ser dividida: a parte do transporte de petróleo e derivados por navios e a operação dos gasodutos e oleodutos. Também não se sabe, ainda, o valor da transação.

Movimento semelhante foi feito com a Gaspetro, em 2015, para a venda de 49% do seu capital, mas referente apenas à parte na qual a Petrobras tinha participação nas distribuidoras de gás estaduais. Alcançou R$ 1,9 bilhão.

A mãe defendeu o governo Dilma na TV e a filha pegou meio milhão pela Lei Rouanet

Luiza Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, ganhou notoriedade em 2014, quando travou uma forte discussão com o jornalista Diogo Mainardi, no programa Manhattan Connection, ao defender com unhas e dentes o governo Dilma.

Talvez seja apenas uma casualidade, mas sua filha Ana Luiza (foto), que recentemente decidiu fechar as portas de seu sofisticado restaurante em São Paulo, foi contemplada com R$ 512 mil via Lei Rouanet para a publicação de um livro de receitas.

Cruzeiro marítimo de Sartori no Caribe pode não ser apenas para descanso

Pode não ser mera coincidência o fato de seis deputados estaduais, todos integrantes da base aliada do governo do Estado, estarem se preparando para embarcar em um cruzeiro no Caribe, no mesmo navio em que também estará o governador José Ivo Sartori.

Uma fonte do Piratini ouvida pelo editor, esta tarde, confidenciou que Sartori planeja mexer no secretariado e o distanciamento do país, na companhia de alguns de seus principais conselheiros políticos, seria providencial para evitar pressões políticas.

Há controvérsia.

Corrupção e crise política desestimulam investidores a apostarem no Brasil, diz Davos

O maior obstáculo para se fazer negócios no Brasil é o fracasso da governabilidade do país. É o que alerta o Fórum Econômico Mundial que, nesta sexta, divulgou um informe sobre os maiores riscos globais para o ano, apontando, sobre o Brasil, a crise política e a corrupção. O cenário foi desenhado por 60% de 13 mil empresários consultados pela entidade.

No restante do mundo, a questão da falência da administração pública aparece apenas como o quarto maior risco e é citado como problema por apenas 27% dos entrevistados. Neste caso, os maiores riscos globais, segundo Davos, seriam a imigração e mudanças climáticas em 2016.

Governo brasileiro falseia informações para atrair investidores estrangeiros

Na página do Tesouro Nacional (que pode ser acessada clicando-se aqui), há um link exaltando as vantagens de se investir no Tesouro Direto, incluindo um vídeo explicando a rentabilidade e a modalidade. A intenção é atrair investidores estrangeiros ao Brasil.

O problema é que nem todas as informações na página estão corretas. Diz o site que “O Brasil possui excelente reputação como emissor, pois seus títulos domésticos são considerados grau de investimento pelas três maiores agências de classificação de risco internacionais: Fitch, Moody´s e S&P”.

Só que a Standard & Poor’s, em setembro, e a Ficth, em dezembro, retiraram o grau de investimento do Brasil. Só a Moody’s mantém o grau, e ainda assim colocou a nota do Brasil em revisão, para possível rebaixamento.

O PT está por trás da nova onda de vandalismo em São Paulo, diz Cunha

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse hoje que está convencido de que o PT está por trás das aparições de black blocs nas manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo.

Para ele, a intenção seria desestimular a classe média a comparecer em eventuais manifestações que venham a acontecer em março, quando o impeachment de Dilma Rousseff for discutido na Câmara.

Juízes e procuradores repudiam o manifesto dos advogados

A Associação Nacional dos Procuradores da República contestou o manifesto dos advogados dos réus da Lava Jato e disse que as decisões tomadas têm base legal: “É um direito espernear. Mas as decisões são baseadas em provas robustas. As delações são um ponto de partida das investigações. Para se conseguir uma condenação, todas precisam ser ratificadas. Não se trata de decisões de um juiz isolado. É a jurisprudência reiterada de vários tribunais, inclusive da Suprema Corte”, afirmou o diretor de Comunicação da entidade, Alan Mansur.

Também houve reação da Associação dos Magistrados Brasileiros que, na voz de seu presidente, João Ricardo dos Santos Costa, criminalizou a carta do Kakay: “Faltou sinceridade, idoneidade nessa carta. É assinada por profissionais que têm interesse nas causas. É lamentável esse ataque ao Judiciário. Essa carta é uma manobra para pressionar o Judiciário e repudiamos esse tipo de procedimento. A sociedade tem que encarar esse manifesto como algo que não é de interesse público, mas de interesse privado".

RS inaugura Sala de Monitoramento de Aedes Aegypty

O governo gaúcho inaugurou uma Sala de Monitoramento de Aedes aegypti. Falta inaugurar uma Sala de Monitoramento do Governo.

Advogados de réus da Lava Jato forjam assinatura do ex-ministro do STJ, Gilson Dipp

Um grupo de 105 advogados  liderado por Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, lançou hoje na imprensa um manifesto em repúdio ao que chamou de “abusos” da Operação Lava Jato.

O documento cita “vazamento seletivo" de informações sigilosas e afirma que as prisões vêm sendo usadas para forçar acordos de delação premiada.

Um dos nomes que subscrevem o manifesto é  do advogado e ministro aposentado do STJ, o gaúcho Gilson Dipp (foto), que garantiu ao jornal O Globo que não tem conhecimento do documento: "Não sei por que meu nome está aí. Não assinei nada disso."

Regina Fortunati pode perder o mandato

O PDT pode sonhar em ter de volta a cadeira na Assembleia Legislativa pertencente à deputada Regina Becker Fortunati. Isto porque a Procuradoria Regional Eleitoral do RS está analisando se, ao trocar os trabalhistas pela Rede Sustentabilidade, Regina violou a nova legislação eleitoral.

Regina mudou de sigla em dezembro, valendo-se da lei que vigia até três meses antes, que entendia como justa causa para a troca, entre outras três possibilidades, a criação de um novo partido. Mas a minirreforma, aprovada em outubro, eliminou essa opção, aceitando apenas se for feita nos seis meses anteriores ao pleito eleitoral, além de desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação político-pessoal.

Ela não se enquadra em nenhum desses casos.

Brum desconversa, mas deverá assumir secretaria no governo Sartori

A experiência deste editor na área da política lhe diz que quando um político nega algo que possa lhe comprometer de alguma forma, a verdade é exatamente o contrário. E por isso segue apostando algumas de suas fichas em que o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), deverá assumir cargo de relevância no governo Sartori nas próximas semanas.

Pode ser a Casa Civil, no lugar de Márcio Biolchi, ou a Segurança Pública, em substituição a Wantuir Jacini, apesar da restrição de recursos a que a Pasta está submetida, no que resulta os gaúchos estarem vivendo como em uma espécie de Faixa de Gaza tupiniquim.

Secretário diz que sem dinheiro não dá para ter segurança

No dia em que o secretário da Segurança Pública afirma que sem dinheiro não consegue executar o seu planejamento, entidades de classe que representam policiais militares afirmam que parte do efetivo que está no litoral na Operação Golfinho não recebeu diárias que deveriam ser pagas no dia 9 deste mês.

Conforme a Assessoria de Imprensa da Brigada Militar, houve erro no lançamento e o pagamento será efetuado no dia 18. Contudo, não foi divulgado o número de matrículas afetadas.

O secretário tem razão: sem dinheiro não é possível ter segurança.

Só no Brasil a gasolina sobe

Do Twitter do deputado federal Osmar Terra vem a reflexão sobre a economia brasileira. De quatro países analisados na América do Sul, apenas no Brasil o preço da gasolina subiu no comparativo com o ano passado.

Capital sob rodizio de energia elétrica

Parece que a Capital está sob rodízio de energia elétrica promovido pela CEEE. Por ineficiência ou por alta do consumo? O certo é que na segunda e terça-feira foi a zona Sul de Porto Alegre que passou por horas de ausência de abastecimento, justificado, conforme a estatal, por uma pane em uma  subestação. Hoje, bairros como Boa Vista, Mon't Serrat e Auxiliadora registram desabastecimento.

A falta de energia elétrica nesta época do ano, em diferentes bairros, em períodos alternados, não é novidade. Desabastecimentos frequentes e em rodízio são registrados há muitos anos em Porto Alegre.

Depois da Europa, queda da China reflete na Bovespa

Devido ao novo tombo dos pregões chineses e também à baixa do preço do petróleo, a Bovespa registra queda no Brasil. O índice é superior a 2%.

Em Xangai, a bolsa encerrou com queda de 3,55% e Shenzhen também variou negativamente a 3,40% no fechamento.

A base de Sartori é tão aliada que tira férias com o governador

O governador do Estado é José Paulo Cairolli, ao menos até o dia 29 deste mês. Ele assumiu hoje, depois que o governador José Ivo Sartori lhe repassou o cargo para viajar em férias com a família.

Aliás, Sartori e a primeira dama Maria Helena, que se desligou do secretariado e retornou para a Assembleia Legislativa para poder tirar férias, terão a companhia de parlamentares e do secretário da Agricultura em um cruzeiro pelo Caribe.

Ernani Polo, o prefeito de Gravataí Marco Alba, e os deputados Alexandre Postal, Gabriel Souza, Álvaro Boesio, Silvana Covatti, Gilberto Capoani e Gilmar Sossella serão companheiros em viagem que vai da Flórida, nos Estados Unidos a Cozumel, no México.

TJ anuncia horário de verão

A Justiça do Estado tem horário de verão até fevereiro. Os Foros do 1º Grau e os serviços do Tribunal de Justiça iniciam expediente nas segundas-feiras, do meio dia às 19h. Já nas sextas-feiras, o turno inicia às 8h e segue até às 15h.

Em fevereiro, devido ao Carnaval, no dia 10 o horário será das 12h às 19h.

Secretário de Tarso afirma que não tem responsabilidade por déficit da folha do Executivo hoje

Ex-secretário da Fazenda Odir Tonollier diz que “não me cabe nesta altura do campeonato dar opinião, essa responsabilidade é de quem está sentado naquela cadeirinha”. Ele se referiu a questionamento feito  a respeito de onde  o governo Tarso Genro tiraria dinheiro para pagar os aumentos concedidos aos servidores públicos se estivesse no governo.  “Demos o aumento que precisávamos dar à Segurança Pública na época”, se justificou Tonollier.

Esta semana, secretário de José Ivo Sartori, Carlos Búrigo, desabafou e disse que o governo anterior foi irresponsável com relação às finanças.

Pior taxa de desemprego no país desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil bate o recorde da série medida desde 2012 pelo IBGE: 9% entre agosto e outubro. Conforme o instituto, no mesmo período do ano passado o índice chegou a 6,6%.

Na fila, em busca por um novo emprego estão 9,1 milhões  de pessoas. Isso significa um aumento significativo de 38,3% em relação ao ano passado, quando 2,5 milhões de pessoas a mais passaram a procurar emprego.

Londres, via WhatsApp: Bolsa de Xangai registra nova e espetacular queda.

A bolsa de Xangai fechou novamente em forte queda, dessa vez de 3,55%.

Tóquio e Hong Kong acompanharam a queda.

As bolsas Européias também trabalham com forte desvalorização nesse momento, acompanhando o movimento das bolsas Asiaticas.

O terremoto chinês acontece, pelo vazamento das informações de que o governo comunista tente desvalorizar o Yuan, visando incrementar as suas exportações.


O mercado igualmente percebe que a queda do preço do petróleo indica redução da atividade econômica local.

Petróleo despenca 3,4% em Londres.

O preço do barril do petróleo tipo Brent, U$  29,83, teve queda de 3,4 %.


É o segundo dia de queda consecutiva.

Festa da Uva sem uva?

Presidente da Festa da Uva revela que a distribuição gratuita da estrela do evento poderá ser prejudicada pela perda da safra e elevação do preço da uva. O tema foi tratado em reunião na quinta-feira. Conforme Edson Nespolo a cota de cada visitante poderá fica a dois cachos. Na quinta-feira houve reunião sobre o tema. A maior preocupação é a quebra da safra, que ficou entre 30% e 40% e o preço da uva a ser pago ao produtor. Nespolo disse que orçaram a festa deste ano com um valor médio de R$ 1,70, mas que o preço poderá chegar a R$ 2,20.

Caxias do Sul vai ter que recorrer a outros municípios, afirmou o presidente Nespolo. Os prefeitos e secretários de Agricultura já foram contatados.

Previsão do tempo: dia escaldante no Rio Grande do Sul

Hoje o dia será quente, com uma tarde escaldante no Estado. O céu vai estar claro, mas na metade Norte o predomínio será de nuvens esparsas. Com uma atmosfera mais seca e com a força que ganha o ar quente, a temperatura vai subir e a tarde será muito quente, chegando a marcas acima dos 35°C em várias cidades. No Noroeste, pode marcar 40°C. Na Capital a variação prevista fica entre 20°C e 36°C.

Especialistas criticam abordagem que matou engenheiro em Porto Alegre

A conduta do soldado que disparou três vezes contra o veículo conduzido pelo engenheiro Vilmar Mattiello, 58 anos, na madrugada desta quinta-feira, é criticada por especialistas em segurança pública consultados pelo jornal Zero Hora. 

O caso provocou comoção e críticas generalizadas à área da segurança pública do governo Sartori.

Leia a reportagem assinada pelo repórter Juliano Rodrigues:

Segundo a Brigada Militar, Mattiello teria se recusado a parar em abordagem na Avenida Wenceslau Escobar, na Zona Sul. O engenheiro foi morto com um tiro no tórax. O consultor em segurança José Vicente da Silva diz que o PM errou ao atirar contra o veículo.

Engenheiro é baleado por policial e morre após se recusar a parar em abordagem na zona sul da Capital  

Independente das condições, não se atira em carro que está em fuga. As pessoas dizem: "ah, então deixa fugir?". Sim. É preferível deixar fugir do que atirar e matar um inocente. O policial que está do lado de fora não tem como saber por que o veículo está em fuga. Pode ter um inocente dentro, uma pessoa sequestrada — afirma Vicente.


O consultor, que também é coronel e já comandou batalhões da Polícia Militar, conta que, anos atrás, um soldado e um cabo que estavam sob suas ordens envolveram-se em situação parecida.

CLIQUE AQUI para ler mais. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/