PT veta alianças com PSDB, DEM e "extrema direita" em eleições municipais

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) vetou, em nota divulgada na madrugada deste sábado, qualquer possibilidade de realizar alianças com PSDB, DEM e a "extrema direita" nas eleições municipais deste ano.

Segundo a nota, o PT  "definiu que a politica de alianças do partido para as eleições municipais exclui os partidos que sustentam a política ultraneoliberal do governo Bolsonaro (DEM e PSDB) e veta composições com os partidos de extrema-direita.

O PT definiu como centro estratégico eleitoral “a construção de alianças com PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP", diz o comunicado publicado no site oficial da sigla.

- No RS, nem Psol e muito menos PCdoB querem realizar aliança com o PT sendo cabeça de chapa nas eleições para prefeito de Porto Alegre. *Na foto os aliados nem tão aliados: Lupi, Gleise, Freixo e Manu.

Poste de Lula chama Bolsonaro e Guedes de parasitas


O ex-prefeito de São Paulo e ex-poste de Lula, Fernando Haddad, candidato derrotado do PT nas últimas eleições presidenciais, rebateu na tarde deste sábado declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O petista também criticou a afirmação feita ontem por Guedes sobre os servidores públicos, comparando-os a parasitas. "Um cara que vem do mercado financeiro, que só lucrou em cima de especulação a vida inteira, nunca pregou um parafuso, vai chamar alguém de parasita? Parasita é ele."

E ?

Chuva forte atinge Porto Alegre com alagamentos em vários bairros

O calor e o abafamento registrados em Porto Alegre nos últimos dias deram lugar a uma forte chuva, que começou a cair no fim da tarde deste sábado e causou alagamentos em vias de diversos bairros da capital.

No bairro Santana, próximo ao Centro, a tempestade alagou ruas em pouco tempo. Na esquina das ruas Gomes Jardim e Domingos Crescêncio, carros tiveram dificuldade para trafegar. O motorista de um deles chegou a perder o controle ao ser surpreendido pela inundação.

Na zona Sul, o vento com temporal chegou no final da tarde e foram verificadas chuva de pedra por alguns instantes. A avenida Juca Batista ficou alagada em diversos trechos.

Juventude do PP do RS faz acampamento para debates políticos em Torres

Está acontecendo neste momento em Torres o Acampamento da Juventude do PP, contando com a presença do senador Luis Carlos Heinze, deputado Pedro Westphalen, deputado Frederico Antunes e deputado Issur Koch, além de prefeitos, vices e vereadores de todo o Estado, como o prefeito Carlos (Torres), vereadores que vieram de todos as cidades, como são os casos de Tapera e Maçambará.

Dallagnol abre ação cível contra o vil caluniador Zé de Abreu

O procurador Deltan Dallagnol fez o que todo mundo já deveria ter feito: enfiar o ator Zé de Abreu no banco dos réus, como vil caluniador que é.

Ao lado, card que circula nas redes sociais.

Dallagnol abriu ação cível com pedido de reparação financeira, tudo para punir na parte do corpo que mais dói: o bolso. 

Disse o procurador:

- Ao chamar o Autor de bandido, canalha, bandido sem caráter, vagabundo, verme, bandido da pior espécie, rato, idiota, imbecil, além ainda de associá-lo como membro de um orgcrim (organização criminosa) e dizer canalha, vai para a cadeia, é evidente que o réu (José de Abreu) não exerceu qualquer direito de expressão ou de crítica, mas partiu para deliberado ataque à honra e dignidade do autor, provando ser pessoa que não convive com opiniões diversas, que desrespeita a vida alheia e debocha dos estatutos legais e institucionais do Brasil.

Zé de Abreu, esta semana, avisou. que vai embora do Brasil, buscando abrigo na Nova Zeândia. Ele não quis ir para Cuba e nem para a Venezuela.

Dica do editor - Conheça as atrações deste ano do Theatro São Pedro, Porto Alegre

A seguir, vão todas as atrações da temporada 2020 do Theatro São Pedro, Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para examinar.

Recomendado - Neste calor forte de verão, vá esta noite ao Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Moinhos Shopping, Porto Alegre, abre loja da alemã Zeiss Vision

Com sede na Alemanha, a Zeiss Vision, que inaugurou sua primeira filial no Brasil em 1928, conta com centros de produção na Europa, América do Norte, América Central e Ásia. A marca possui pontos de venda em mais de 100 países.

O Moinhos Shopping, Porto Alegre, já conta com uma unidade da Zeiss Vision Center, fabricante internacional de lentes ópticas de alta qualidade, em seu mix de lojas. 

Em um espaço de 50m², a unidade do Moinhos traz, além dos mais diversos lançamentos, peças exclusivas no Estado, como a coleção Architekt Kollektion, produzida a partir de titânio e com peças soldadas à laser, o que elimina os pontos de quebra. A Zeiss Vision Center apresenta modelos de armações, de óculos de grau e de óculos solares exclusivos com lentes fabricadas com a mais alta tecnologia, e comercializa suas lentes com marcas reconhecidas como Ray- Ban, Prada e Dolce & Gabbana.

Dica do editor - Aprenda a fazer e ofereça aos amigos a deliciosa receita dos anéis de Lula, versão empanados

No Youtube, ao lado da filha em sua cozinha, onde grava e divulga vídeos com sugestões de receitas caseiras em pratos simples e outros mais elaborados, esse chef brasileiro ensina a cozinhar com descontração. 

Para ensinar os truques do anel de Lula empanado, porque Lula sempre tem muitos anéis interligados, ele produziu um breve vídeo explicativo.

CLIQUE AQUI e assista, aprenda e faça você mesmo.

Primeiro foram os incêndios, depois enchentes e agora um ciclone ameaça causar mais destruição na Austrália

Está prevista a chegada  de um ciclone tropical atingido a parte Ocidental do país, com ventos ferozes e maré potencialmente perigosa para navegação.

Uma parte da costa Leste, atingida por um incêndio florestal recente, recebeu alertas de enchente devido a chuvas torrenciais. 

O severo ciclone Damien, nome que remete ao conhecido personagem de filme de horror, deveria chegar à costa de Port Hedland, maior porto de minério de ferro do mundo, ainda na tarde tarde deste sábado. Moradores de algumas áreas costeiras foram alertados a procurar abrigo. Após meses de incêndios que destruíram milhões de hectares de terra, o país foi atingido nas últimas semanas pelo clima selvagem que provocou fortes chuvas, tempestades de granizo e ondas de calor.

Em Nova Gales do Sul, estado da costa leste onde vive quase um terço da população, áreas foram encharcadas pelas chuvas mais fortes em quase 20 anos.

Conferência Internacional do arroz começa amanhã em Pelotas

Virão cientistas renomados internacionalmente, pesquisadores, produtores, gestores de empresas do agronegócio voltadas ao setor, dirigentes de entidades que congregam produtores.

A partir deste domingo, até quarta-feira, a sede da Embrapa no município da região Sul do estado vai receber o evento sobre arroz e clima temperado.

É um dos maiores e mais importantes encontros mundiais para a troca de experiências na área da orizicultura.

São esperados 200 participantes de dez países. A abertura oficial da colheita do arroz será realizada na sequência em duas etapas, dias 12 e 14, na Estação Experimental Terras Baixas. Ano passado, o Rio Grande do Sul  colheu 7,242 milhões de toneladas, em 964,53 mil hectares, com produtividade média de 7.508 quilos por hectare.

Atirador solitário causa pânico na Tailândia, polícia está posicionada no local onde o homem se escondeu

Informação recente. 

Dezenas de clientes em pânico foram retirados às pressas de um centro comercial na Tailândia. A polícia controla o local. No mínimo, 20 pessoas foram mortas e o número pode aumentar em breve, porque outras 31 restaram feridas, algumas com bastante gravidade.

Na ponta do lápis, combustível seria 44% mais barato com impostos zerados


A proposta do presidente Jair Bolsonaro em zerar os tributos sobre combustíveis teria potencial de reduzir o preço da gasolina, por exemplo, em até 44%.

O diesel cairia até 24%.

Maior parte do que se arrecada em combustíveis vai para os estados. E boa parte da arrecadação dos cofres estaduais é proveniente dessa fonte. No caso da União, 2% derivam do que se arrecada a partir do que sai nas bombas dos postos. 

Em média, 29% do valor do litro da gasolina corresponde ao ICMS. Outros 15%, repassados à União  por meio das cobranças de PIS/Pasep, Cofins e Cide. O diesel tem 15% de ICMS e 9% de tributação federal. Para definir o preço dos combustíveis, a Petrobras considera as cotações do petróleo e variações cambiais. 

Combate a fraudes produz resultados visíveis, em 2019 houve economia de 961 milhões


A economia gerada por operações especiais antifraude mais do que dobrou.

Segundo balanço do Ministério da Economia, deixaram de escoar pelos ralos da corrupção um total de R$ 961 milhões. O índice é 107,1% a mais do que os R$ 464 milhões registrados em 2018.

O cálculo considera o dinheiro do contribuinte, os valores que governo deixou de pagar com a desarticulação dos esquemas criminosos. No período houve 45 operações especiais e 21 ações de flagrante, com aperfeiçoamento de métodos investigativos e maior coordenação entre os órgãos da força-tarefa. A pasta também cita o fortalecimento da estrutura de inteligência, que passou a difundir o conhecimento dos esquemas de fraude

As operações resultaram no cumprimento de 551 mandados judiciais. Desse total, 415 foram de busca e apreensão, 127 de prisão e nove de afastamento das funções públicas. Além disso, 42 pessoas foram presas nas ações de flagrante.

São os números.

Polêmica sobre a terceirização do Capitólio tem novo episódio hoje


Daqui a alguns minutos, começa na Praça Daltro Filho, Centro Histórico de Porto Alegre, um ato contra a prefeitura que deseja transferir a operacionalização do espaço a um parceiro privado.

O centro cultural, localizado no prédio que abrigou durante décadas o tradicional cinema que levava o mesmo nome, esteve fechado e reabriu, mas ainda enfrenta dificuldade para se manter como opção viável no cenário cultural da cidade.

O que está em jogo no projeto de terceirização da Cinemateca Capitólio é a proposta para contratualizar a gestão do equipamento com a iniciativa privada, como já acontece em outros espaços tradicionais da cidade, o Auditório Araújo Viana um exemplo notório e bem-sucedido.

De uma lado a prefeitura, no outro o pessoal do meio audiovisual gaúcho, artistas, cineastas e produtores, trabalhadores da indústria do setor que, em todo o país, apesar de objeto de críticas e desconfiança permanentes, gera empregos e renda, porque também trabalham com comerciais de tevê e produções para a iniciativa privada, vídeos institucionais para grandes empresas.

A classe artística nacional, e do cinema particularmente, tem sido avaliada de forma tensa e ranzinza, generalizada, como se todos fossem agentes comunistas infiltrados, prontos para dar o bote. Absurdo pensar dessa forma, porque também existem diretores a atores de direita, músicos e até escritores, Regina Duarte e seus apoiadores declarados comprovam. Até o Nelson Rodrigues, coitado, reconhecidamente de direita a vida inteira, apesar do filho preso no governo militar, vem sendo confundido porque esteve incluído no recente e polêmico index proibitório de livros em Rondônia.

Por esse tipo de equívoco, pensamento sem amplitude, o Brasil viveu as eras Lula e Dilma. Muita calma nessa hora.

Municípios gaúchos da Zona da Produção definem prioridades para o ano


A diretoria da entidade que congrega os prefeitos da região, que inclui 43 cidades, destacou a necessidades de melhoria na pavimentação de trechos em vias que dão acesso a oito cidades, onde a situação está precária e existe maior urgência.

Outra demanda é a carência de obras para ampliar a estrutura de distribuição de energia elétrica e atender a demanda de novos empreendimentos. 

Dentre as pautas específicas está a recuperação estrutural de 67 quilômetros da BR 386, entre Iraí e Boa Vista das Missões, cruzando por Frederico Westphalen e Piratini. Os prefeitos devem ir a Brasília levar as demandas, que já foram encaminhadas ao Piratini.

Operações da Nike no Brasil são transferidas por 900 milhões de reais


A Centauro anunciou a compra da Nike no país, mas o operação ainda depende de aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A rede assume o capital de giro e também os estoques, mas a transação não inclui um outro ativo importantes, que são os rentáveis direitos sobre propriedade intelectual.

Eles poderão distribuir os produtos de vestuário, calçados, acessórios e equipamentos por dez anos, incluindo a operação do canal de venda eletrônico para o varejo. Por cinco anos, a Centauro terá o controle das lojas físicas, que poderá abrir e explorar em toda parte, dentro do território nacional.

Ano passado,  eles perderam a disputa pela compra da Netshoes, arrematada pelo Magazine Luiza por 445 milhões de reais.

Indústria ferroviária também espera melhores resultados em 2020

As ferrovias, antigamente consideradas símbolo de eficiência no transporte de cargas e passageiros, ajudando a alavancar o desenvolvimento de cidades Brasil afora, hoje agonizam estabilizadas.

Para 2020, é grande a expectativa da associação brasileira que congrega os fabricantes. Eles não são muitos, já tiveram maior importância em volume de arrecadação de impostos e geração de emprego, exportavam com mais assiduidade.

Nos últimos dez anos, a indústria ferroviária vinha enfrentando uma crise sem perspectivas de reversão. Após a aprovação pelo Tribuna de Contas da União, que liberou a renovação antecipada da malha paulista, a indústria especializada espera novos pedidos para vagões e locomotivas, que podem custar até 10,3 milhões de reais cada uma, conforme a configuração. Já os vagões têm o preço médio de 40 mil por unidade.

Primeiro estrangeiro a morrer na China vítima do coronavíru é americano


Confirmado hoje. É de nacionalidade norte-americana a pessoa que faleceu devido ao novo coronavírus em Wuhan, cidade chinesa onde começou o surto. 

É o primeiro óbito confirmado de estrangeiro na China. A China tinha elevado hoje para 722 mortos e mais de 34 mil infectados o número de vítimas. 

A primeira pessoa a morrer por causa do novo coronavírus fora do país foi um cidadão chinês nas Filipinas. O primeiro latino-americano infectado é um argentino a bordo de navio em quarentena.

EUA melhoram condições para visto a estrangeiros que investirem no País

A agência de imigração do governo norte-americano anunciou, em 29 de janeiro, uma alteração no visto EB-5, que dá direito a residência permanente a estrangeiros que investirem no país. A mudança será na fila de análise dos processos de investimento no visto, o que dará prioridade a pedidos de brasileiros a partir de 31 de março.
Anteriormente, os processos de todas as nacionalidades eram analisados em uma fila geral pela ordem de entrada, com prazo de resposta de 35 a 40 meses para brasileiros. 
A partir de atora, uma fila única para cada País será criada e o prazo deve cair muito.

Dica do editor - Vem aí o maior congresso de educação e tecnologia da América Latina

Bett Educar , maior evento de educação e tecnologia da América Latina vem aí com seu congresso anjual. Empresas, startups e a comunidade educacional discutirão o futuro da educação e inovação.

CLIQUE AQUI para saber tudo.

Incômoda herança da Copa em Porto Alegre, novela da trincheira Ceará terá último capítulo em março


É uma triste história que vem sendo recontada faz alguns anos. 

Chegou a ter momentos dramáticos, não tão absurdos como a descoberta de enorme rocha no caminho de outra obra do mesmo porte, a trincheira da Anita Garibaldi, porque alguém decidiu licitar sem a devida prospecção.

E outras coisas, atropelos, improvisos antes do desfecho, colocaram ex-secretários municipais e prefeitos em situação difícil, saia justa.

Houve enorme transtorno. Moradores da região e comerciantes diretamente afetados por um roteiro que teve falhas e foi executado em prazo muito superior ao estimado inicialmente. Foram investidos 392 milhões de reais, 10,2 milhões a mais do que o custo licitado em 2012.

Agora, a construtora Compasul tem até o dia 4 de março para concluir as obras na trincheira da avenida Ceará, zona Norte da Capital. 

Mortes na China chegam a mais de 700, crescem as novas incidências também


O número de óbitos causados pelo surto do novo coronavírus no país asiático aumentou hoje para 722. Ontem houve o registro de 3.143 novas infeções, após vários dias em que o número de casos vinha caindo.

O médico chinês que deu o primeiro alerta também morreu, e bem rápido, após ter contraído pneumonia na semana passada.

As autoridades de saúde estão tratando 6.1 mil pacientes em estado grave e deram alta a mais de duas mil pessoas que contraíram a pneumonia provocada pelo surto, detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, província central de Hubei. O vírus se espalha rápido, mas a taxa de mortalidade é considerada baixa. Os números que surgem do continente chinês impressionam, mas a taxa populacional do país também é imensa, as grandes aglomerações facilitam o contágio.

Porto Alegre gasta 400 mil no sistema contra enchentes, prefeitura estuda alternativas para a contenção das águas


Muitas pessoas nem sabem porque eles existem, e qual a finalidade, mas as comportas e portões que protegem a Capital contra eventuais inundações do Guaíba, a exemplo da grande cheia que houve em 1941, começaram a ser reformados. 

Neste fim de semana se iniciam os serviços na avenida Castelo Branco, próximo ao shopping DC Navegantes. A via ficará bloqueada.

Desde o ano passado, a pedido da prefeitura, está ocorrendo um estudo sobre o muro da avenida Mauá. Um grupo de trabalho será nomeado na próxima semana e terá dez dias para apresentar alternativas viáveis, técnica e economicamente, para que o sistema tenha a segurança garantida.

O muro foi construído no início dos anos 70, possui 2,6 mil de extensão e a parte visível acima do solo, em concreto armado, três metros de altura. 

CLIQUE AQUI e veja onde ficam as comportas e equipamentos.

Se o céu não estiver encoberto domingo à noite, superlua estará visível novamente


Acontece todas as vezes em que o satélite natural encontra-se no ponto mais próximo da Terra, justamente na fase mais luminosa, a Lua cheia.

A distância média entre ambos é de cerca de 384 mil quilômetros. 

Por tratar-se de órbita oval, pode variar de 400 mil quilômetros, quando mais distante, até cerca de 360 mil nos períodos de maior proximidade.

A Lua não gira em torno do planeta em formato de circunferência, porém numa órbita meio achatada. Ela precisa estar no ponto mais próximo à Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia, para que aconteça o fenômeno. Embora não seja a maior lua prevista para 2020, como a "Superlua de Neve"que ocorreu em fevereiro do ano passado, a ocorrência deste fim de semana será a quarta mais cheia e mais brilhante.

Brigadianos auxiliam parturiente na Fronteira Oeste, bebê nasceu saudável e passa bem


Uma guarnição da Brigada Militar foi despachada para atender chamada de  emergência em Uruguaiana. 

Ao chegar no endereço, a soldado Dichete e o soldado Rios prestaram socorro à gestante em trabalho de parto. A mãe Luciana Teodoro e o recém-nascido, que será batizado David, foram conduzidos ao hospital.

Com 13 anos de serviços na polícia militar, é a primeira vez que a soldado Lidiane da Rosa Dichete se depara com a situação inusitada, mas não incomum. Não existe número estatístico contabilizado com exatidão, mas a Brigada tem mais de cem anos e, ao longo desse tempo, é possível que já tenha intercedido e auxiliado diretamente no nascimento de centenas de gaúchos.

Os dois policiais planejam, nos próximos dias, visitar a família e ainda acompanhar o desenvolvimento da criança.

Servidores públicos dizem que não são parasitas

A Confederação Nacional dos Servidores Públicos tirou nota para dizer que os funcionários públicos não são parasitas.

Ela e mais entidades da área protestaram contra declarações do ministro Paulo Guedes na FGV, ontem, em SP.

O ministro tirou nota, mais tarde, tentando explicar-se, mas sem convicção.

De olho na vaga ao Senado, Tarso Genro propõe autocrítica ao PT

O ex-governador e ex-ministro Tarso Genro voltou a propor autocrítica ao PT.

O PT até admite críticas, mas não aceita fazer autocrítica pelos malfeitos desvendados pelo Mensalão e pela Lava Jato.

Tarso Genro tem 72 anos e falou para o UOL.

Ele quer ser candidato ao Senado em 2022.

E até defende aliança sem o PT na cabeça, tanto para presidente quanto para governador.

Kassab,dono do PSD, poderá fazer delação premiada. Ele é réu em ação da Lava Jato.

Gilberto Kassag, ex-prefeito de SP, ex-ministro de Dilma e secretáriolicenciado do governador João Doria, que não tem coragem de demiti-lo, poderá concordar em fazer delação premiada perante o MPF, tudo no âmbito de uma ação de enriquecimento ilícito, já que é acusado de ter recebido propinas de R$ 21,2 milhões da Odebrecht, tudo durante sua administração como ex-ministro das Cidades, governo Dilma, PT.

Kassab é dono do PSD.

Há duas semanas, esteve em Porto Alegre para se reunir com o deputado federal Danrlei de Deus, presidente do seu Partido no Estado.

Villa e Constantino batem boca na Jovem Pan. E Villa ameaça ir embora.

Os comentaristas Rodrigo Constantino e Marco Antônio Villa tiveram uma briga feia, nesta sexta-feira, ao vivo, pela rádio Jovem Pan.

Os dois já vêm se estranhando há tempos, mas a discussão, em termos agressivos, chegou ao ponto de Villa afirmar que se recusa a continuar no ar com Constantino.Ambos surgiram para o universo midiático como críticos radicais dos governos do PT, assim como a eleição de Bolsonaro. Villa entrou em rota de colisão com o bolsonarismo, apesar de continuar a ser um crítico contumaz da esquerda e dos governos do PT. Saiu de maneira espetaculosa da Pan meses atrás e voltou recentemente. Constantino tornou-se comentarista na Jovem Pan. 

O que disse Villa:

- Me recuso a continuar. Eu não vou continuar dialogando com esse elemento, porque não é possível ter diálogo. É necessário com todo mundo, não com uma pessoa como você. A questão que se coloca é que nós temos um jornal e temos que ter respeito por quem nos acompanha.

Villa poderá repetir o que fez Juremir Machado, que se demitiu sem se demitir da Rádio Guaíba, abandonando apenas o programa do jornalista Rogério Mendelski.

Base Aérea de Anápolis a postos para receber os repatriados

Chegada dos 34 brasileiros está prevista para a meia-noite deste sábado. Repatriados e os familiares resgatados em Wuhan, na China, ainda deverão permanecer em quarentena. 

Por 18 dias, eles ficarão no hotel de trânsito da Força Aérea, preparado e adaptado para esse fim.

A previsão é de que na madrugada de sábado para domingo, em torno de meia-noite, ou pouco mais, eles estejam pousando em Anápolis. Todas as providências já foram tomadas.

No início da noite de sexta-feira as duas aeronaves decolaram em solo chinês para um voo de quatro escalas técnicas. Reabastecimentos em Ürumqi, ainda na China, Varsóvia, na Polônia, Las Palmas, Espanha, e já no Brasil em Fortaleza. Em Varsóvia, devem desembarcar quatro cidadãos poloneses, um indiano e uma chinesa. O presidente Jair Bolsonaro autorizou a carona para esses cidadãos, solicitada por seus países de origem.

Começa domingo a cobrança de pedágio nas BRs 101 e 386

Com pagamento em ambos os sentidos, no valor da tarifa estipulado em R$ 4,40 para automóveis e a metade para motos, se iniciam amanhã as cobranças de tarifa nas duas rodovias.

Ao todo, são cinco novas praças de pedágio erguidas pela CCR ViaSul. 

Quatro estão entre os município de Canoas e Carazinho e outra em Três Cachoeiras.

Nas cancelas, pagamento apenas em dinheiro. Para operar o serviço foram contratadas 200 pessoas. Em agosto deste ano, está previsto a mudança do local no pedágio da freeway em Gravataí, com uma nove estrutura no KM 60 e 24 cabines projetadas, incluindo as automáticas a quem possuir o chip que libera o acesso. O prazo de concessão das rodovias é 30 anos.

Sábado com previsão de temperaturas elevadas em todo o estado

Porto Alegre, 8h30min, 28º.

Depois de uma madrugada extremamente abafada, o dia amanheceu ensolarado e já com a temperatura alta. 

Previsão de sol em todo o território gaúcho a maior parte do dia. A partir do final da tarde, espera-se uma frente fria que pode provocar chuva isolada em todo o território. 

Domingo, as áreas de instabilidade se intensificam.

Piratini move ação temerária para extrapolar valores de descontos previdenciários na Brigada

A ação movida pelo governo estadujal é temerária e será fulminada pelo STF, porque não tem base jurídica alguma e é politicamente insustentável.

O governo do Estado protocolou, na noite desta sexta-feira, pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa aplicar a legislação estadual no que diz respeito às alíquotas previdenciárias dos militares. Em sua argumentação, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) afirma que a limitação das alíquotas por lei federal viola o pacto federativo e a autonomia dos Estados, reduzindo as receitas decorrentes das contribuições dos militares e causando desequilíbrio no sistema previdenciário estadual. Na ação são questionadas as normativas federais que suspendem a eficácia de regramentos previstos nas legislações estaduais e regulam a aplicação das alíquotas previdenciárias para os militares ativos cuja contribuição anterior era superior a 9,5%, impondo severas sanções aos Estados que descumprirem tais regras. Serviços essenciais à população seriam colocados em risco caso o Estado fosse punido pelo descumprimento das regras.Recentemente, foram aprovados na Assembleia Legislativa projetos que alteram pontos das carreiras do funcionalismo e as alíquotas dos servidores civis, que passou a ser progressiva de 7,5% a 22%. Dessa forma, é requerido que o Estado possa aplicar a Lei Complementar Estadual nº 13.757/11, que fixa em 14% a alíquota previdenciária incidente sobre a remuneração dos militares, ou em legislação estadual superveniente que venha a tratar do tema.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/