A hora de falar

É ensurdecedor o silêncio obsequioso a que se dedicam desde sexta-feira as principais lideranças políica, sociais e culturais gaúchas diante do escândalo produzido pela inédita, criminosa, anti-ética e imoral gravação de diálogos privados por parte do vice-governador Paulo Feijó.

. Chegou a hora de falar.

. A gravação traiçoeira, como os grampos, os dossiês e as calúnias, são armas incivilizadas, ilegais e intoleráveis de ação política. Não fazem parte das tradições políticas do RS, conspurcam e reduzem a um velhacouto as melhores práticas de convivência civilizada e destemida que formaram as bases da vida gaúcha, onde os contrários sempre se enfrentaram de frente e nunca aceitaram o ataque pelas costas.

. Neste domingo, no RS, políticos e jornalistas já não tinham mais certeza a respeito da privacidade no uso dos seus telefones. Isto é só o prenúncio do fascismo guasca que Feijó incentivou e que o PT trata de aproveitar para reforçar suas práticas golpistas, bem expressa na consigna autoritária do "Fora Yeda", quando jamais cunhou a bandeira "Fora Lula", mesmo nos piores momentos do Mensalão.

. Muitos gaúchos e brasileiros que acompanham o que acontece aqui, começaram a falar e a entender o que está em jogo no Estado.

A seguir, a manifestação de um gaúcho que vê tudo isto de longe, do Rio:

"Políbio, nessa hora em que todos se escondem como avestruzes, se quiseres, podes publicar observação minha. Espero estar ajudando a ti e a outros, que procuram não consagrar a caça às bruxas, a qualquer custo, e de qualquer jeito. Do Rio de Janeiro acompanho, estarrecido, as notícias sobre a política do Rio Grande. Afora a gravidade dos assuntos, chama a atenção a ação detetivesca, realizada à socapa,com métodos estranhos às nossas melhores tradições políticas. Após o flerte com o atraso quase albanês que enxotou investimentos, que todos os Santos de nossas Missões protejamo Rio Grande dos exotismos e dos métodos da extrema direita. Um abraço, Gustavo Grisa - economista"

Renuncia, Feijó !

Ao sofrer a dura censura que sofreu neste domingo e sujeito ao processo de expulsão já iniciado pelo seu próprio Partido, o Dem, não resta outra alternativa ao vice-governador Paulo Afonso Feijó senão a renúncia.

. Ele foi longe demais.

Mexidas no governo Yeda irão além da substituição dos secretários demitidos

Nesta segunda-feira a governadora Yeda Crusius não anunciará mudanças no seu governo, mas decidirá as mudanças que fará. O anúncio das novidades sairá na terça-feira.

. Os Partidos da base aliada passaram o domingo em consultas internas e troca de informações e análises entre si.

. Yeda Crusius promoverá alterações que vão muito além da substituição de Delson Martini na secretaria Geral, Cesar Busatto na Casa Civil e Marcelo Cavalcante na representação de Brasília.

. Márcio Biolchi, do PMDB; Daniel Andrade e Aod Cunha, secretários de Logística e da Fazenda; o deputdo Claudio Diaz, são os nomes que já começaram a frequentar na bolsa de apostas para Secretaria Geral e Casa Civil.

. O PSDB reuniu-se neste domingo e agendou café da manhã para segunda.

. A idéia inicial de Yeda é colocar Daniel Andrade e Aod Cunha nas vagas de Delson Martini e Cesar Busatto, porque teme trazer o deputado Claudio Diaz e com isto abrir espaço para o suplente, Matteo Chiarelli, do Dem, justamente o Partido que acaba de produzir a maior crise política do seu governo. Caso o Dem gaúcho assuma as posições do Dem nacional e também critique e puna Paulo Feijó, revisando além disto sua posição na Assembléia, o caminho estará aberto para Matteo e para Diaz, como até mesmo para um acordo eleitoral com Onyx em Porto Alegre. Caso contrário, nada feito.

Dem nacional desautoriza e pode expulsar Paulo Feijó

O líder do Dem na Câmara Federal, Rodrigo Maia (foto), disse esta noite que o Partido desautoriza a movimentação do vice-governador Paulo Feijó no entrevero que armou no RS contra a governadora Yeda Crusius. O Partido reunirá a sua Executiva nesta quarta-feira e poderá examinar a proposta de expulsão de Feijó. A gota d'água foi a gravação feita de um diálogo privado com o chefe da Casa Civil, Cesar Busatto, que foi considerada anti-ética e imoral. O Dem considera que a crise gaúcha põe em risco sua aliança tradicional com o PSDB, que começou no governo FHC e prossegue nas eleições municipais deste ano, onde troca de apoios já acontecem em várias Capitais.


. Heráclito Fortes, senador do Dem, disse que vai pedir a expulsão do Dem. Eis o que ele falou neste domingo:


- Vou propor a expulsão dele do partido porque crime não se combate com crime. Se ele tinha informação de algum erro, que tomasse providências legais para combatê-lo e corrigir o problema. Se denunciamos grampo, escuta ilegal, dossiê, não podemos concordar com isto — disse Heráclito.


. José Carlos Aleluia seguiu o mesmo diapasão sobre o uso criminoso do grampo por parte de Paulo Feijó:


— O que está acontecendo em setores da administração do Rio Grande do Sul não é bom, mas não se combate nenhum tipo de irregularidade nem se constrói um partido com base no grampo, na traição e na delação


. As decisões do Dem já foram passadas ao presidente do Dem do RS, deputado Onyx Lorenzoni. Lorenzoni deverá se submeter ou sequer terá a presença de qualquer representante nacional do Partido no lançamento da sua candidatura a prefeito, terça-feira, em Porto Alegre.

PT do RS arma estratégia golpista para derrubar Yeda.

Depois dos escândalos do Mensalão e de todas as roubalheiras realizadas por líderes do PT e seus aliados, o Partido e seus braços onguistas e sindicalistas foram obrigados a recuar envergonhados, mas a crise política instaurada no RS está funcionando como adrenalina nas veias de todos eles, inflada no Estado pelo apoio que está recebendo do Dem. O golpismo fascista, típico do aparelho dominado pela selvageria neotrotskista, voltou a se assanhar no Estado.

. Na sexta-feira a noite, o PT e seus aliados já deram uma pequena demonstração do que pretendem fazer daqui por diante, aproveitando a crise para reforçar suas posições golpistas, mas também políticas e eleitorais, sobretudo em Porto Alegre. Neste final de semana, o Partido costurou a estratégia golpista que resolveu implementar para botar suas tropas de choque na rua, tentando estabelecer um terceiro turno no RS. No governo passado, o atual ministro Tarso Genro tentou manobra golpista do mesmo tipo, cunhando a palavra de ordem “Fora FHC”, mas foi repelido pelo conjunto da sociedade e até pelo seu Partido, porque o golpismo foi denunciado a tempo. Nem uma só palavra o apparatchik petista dedica ao mais recente escândalo da venda cabulosa da Varig, com intermediação do compadre de Lula, o advogado Roberto Teixeira, como também não há referência sobre a montagem do dossiê contra FHC dentro da Casa Civil. As palavras de ordem não farão referência a Rogério Buratti, Jeanne Mary Córner, Zé Dirceu, Delúbio Soares, Marcos Valério, Duda Mendonça e toda a constelação de líderes petistas que foram denunciados como quadrilheiros ao STF.


CLIQUE AQUI para examinar de que modo o PT e seus aparelhos vão operar a partir de segunda-feira (o material está disponível no site do Partido).

Correio do Povo terá, segunda-feira, nova pesquisa sobre eleições em Porto Alegre

O jornal Correio do Povo e o Instituto Methodus publicam na segunda-feira a segunda pesquisa eleitoral à Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Algumas das simulações realizadas nesta pesquisa apontam cenários diferentes da primeira pesquisa publicada no dia 12.

. Neste domingo, PMDB, PTB e PDT iriam encontrar-se para bater o martelo em torno de Fogaça, alinhavando os últimos acertos, mas a crise política do governo Yeda impediu a reunião. Os três Partidos já parecem estar convencidos de que o acerto terá que ser feito pelos cardeais dos três Partidos, ou seja, Simon, Zambiasi e Vieira da Cunha.

O novo comandante da Brigada, coronel Paulo Mendes, será anunciado nesta segunda-feira

Está decidido. Só resta o anúncio oficial, que deve ocorrer nesta segunda-feira.

. O novo comandante geral da Brigada Militar será o subcomandante-geral da coorporação, coronel Paulo Roberto Mendes. Em seu lugar, deve assumir o coronel Reuvaldo Vasconcelos Ferreira, que foi subcomandante da BM no governo Rigotto e é considerado o par perfeito para Mendes, que seu estilo trabalhador, disciplinador e correto. O coronel Vasconcelos é ligado ao PMDB.

. Mendes é uma escolha pessoal da governadora, que conta com a aceitação de todos os Partidos. O coronel, claro, não tem o apoio do MST, o que não deixa de ser mais um ponto a seu favor.

. O coronel Paulo Mendes é apreciado pela tropa, sobretudo pelo seu jeito simples. Não costuma andar com a farda cheia de estrelas a que teria direito como comandante, mas costuma optar pela roupa da tropa. Aliás, usa a mesma roupa da tropa e está sempre na linha de frente dos combates, na rua.

. A lista de substituições começa bem com o coronel Mendes no topo.

Crise políica gaúcha transforma-se em ringtones bem humorados

Os gaúchos, historicamente sisudos, estão mostrando bom-humor diante da crise política e ética agudizada esta semana no Rio Grande do Sul, em função do grampo do vice-governador Paulo Afonso Feijó sobre o chefe da Casa Civil, Cézar Busatto. O caso virou piadas em programas de rádio de todo o RS.

. Os locutores das rádios da capital e do interior gravam uns as conversas com os outros e depois colocam no ar.

. A confissão de Feijó de que tem o costume de gravar seus interlocutores no Palacinho, já lhe garantiu a alcunha de "Juruna dos Pampas", registrada aqui nesta página pela primeira vez. A parte séria da prática é que o vice-governador confessa que não confia nos gaúchos, chegando ao ponto de gravar as conversas privadas que tem com seus convidados. Na melhor leitura, trata-se de uma deselegância e falta de educação tremenda, inédita no RS, sem contar o crime e a resvalada ética e moral .

. Na internet, foi criado um blog (http://www.novacorja.org), que transforma algumas declarações de depoentes na CPI do Detran em ringtones. Os mais acessados ringtones (toques para celular) são os seguintes:

1) "Fala, liderança!" © by José Otávio Germano
2) "Eu não posso tratar isso por telefone." © by Vaz Netto
3) "Se é guerra, é guerra." (Vaz Netto e Antônio Dorneu Maciel citando Delson Martini)

4) "Posso falar por telefone?" (Dario Trevisan, ex-presidente Coperves-UFSM e Fatec, e Silvestre Selhorst, diretor-técnico da FATEC).
5) Musiquinha do PABX de Silvestre Selhorst, diretor-técnico da FATEC e seu jeito de dar "alô" para Dario Trevisan. In$uperável a chinelagem.

Germano diz que PT o persegue. PP reúne-se hoje para examinar a crise no governo Yeda.

O deputado federal José Otávio Germano fez um desabafo emocionado, em Bento Gonçalves, na manhã deste sábado, durante o 2º Congresso Estadual Progressista.

. Germano se disse vítima de perseguição política do PT. Reiterou que não deve nada, pelo próprio entendimento da Polícia Federal e do Ministério Público, que não indiciaram. O parlamentar disse que não aguenta mais a tentativa desesperada e irresponsável da oposição em ligar o seu nome aos desvios de recursos cometidos no Detran-RS.

. Aos seus colegas de partido, desafiou: "Se alguém tem alguma dúvida do que estou dizendo, sobre a minha conduta pessoal, que me pergunte aqui e agora". Evidentemente, ninguém fez isso. As suas palavras de indignação, porém, não encontraram eco na platéia. O deputado não contou com muito apoio ao seu discurso.Ele foi ouvido atentamente, mas em poucos momentos o interrompeu com aplausos, mesmo assim, tímidos e constrangidos, puxados por assessores seus.

. O congresso progressista, que tinha como objetivo debater as teses do partido e reafirmar a ideologia progressista, acabou dominado pela crise no governo gaúcho, a partir do grampo particular feito pelo "Juruna dos Pampas", o vice-governador Paulo Afonso Feijó, em uma conversa com o chefe da Casa Civil, Cézar Busatto. Este foi o assunto em pauta durante praticamente todo o encontro.

. O presidente estadual da legenda, deputado estadual Jerônimo Goergen, tentou a todo momento tirar uma posição mais forte do partido, mas foi desautorizado por correligionários mais experientes, que pediam calma na análise dos acontecimentos. O secretário de Relações Institucionais e ex-presidente por 12 anos do PP, Celso Bernardi, foi um dos que, publicamente, pediu cautela ao jovem presidente progressista.

. A executiva do partido reúne-se hoje à tardinha, na sede do partido, em Porto Alegre, para discutir a posição do PP frente à nova crise instalada no Piratini.

Sinais de que Biolchi poderá ser o novo chefe da Casa Civil

Desde o início do governo Yeda, tem sido comum a presença, ao seu lado, do ex-secretário de Comunicação e atual porta-voz, Paulo Fona, à sua esquerda, e do chefe da Casa Civil, à sua direita. No ano passado, era Luiz Fernando Záchia quem compunha o quadro com a governadora. Este ano, Cézar Busatto é quem ficava sempre ao seu lado direito, sobretudo nas manifestações à imprensa.

. Ontem, na coletiva no Palácio Piratini, quem ocupou o posto foi o líder do governo, Márcio Biolchi, do PMDB. Confira a foto publicada na nota que você encontrará mais abaixo. Será um indício de que Biolchi será o novo chefe da Casa Civil do governo Yeda ? Se depender do senador Pedro Simon, seu padrinho político, sim. Biolchi, como Zacchia, é do PMDB, maior Partido da base aliada, e revela bom desempenho como líder do governo. A governadora tem elogiado, internamente, a prudência e a calma do mais jovem deputado gaúcho em lidar com seus colegas na Assembléia Legislativa.

Conaprole adia vinda para o RS. Empresários temem reflexos da crise política.

A vinda da Conaprole ao Rio Grande do Sul, previamente agendada para esta segunda-feira (9), foi adiada devido à crise política instalada no governo gaúcho.

. A conhecida empresa uruguaia, produtora do melhor doce de leite do mundo, vem buscar informações sobre o RS, visando a instalação de uma planta industrial aqui. A reunião na Sedai deve ocorrer no final desta semana ou na próxima, depois que baixar a poeira da crise.

. O mesmo temor dos uruguaios é compartilhado pelos empresários gaúchos. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre, avalia que pode haver prejuízos às negociações de novos investimentos no Estado com a troca de secretários, sobretudo na Casa Civil, que centraliza o comando da política governamental. Tigre tem dúvidas se as negociações já iniciadas precisam ser retomadas.

. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), Vilson Noer, vai mais longe, temendo o recuo de projetos com novos investimentos no Estado, até a situação se normalizar. O empresário acha que a crise política gera insegurança entre os investidores, com foco a médio e longo prazo.

Nota do editor - A troca de secretários não interfere na mudança de política do governo. Quem define o rumo é a governadora. Os secretários são executores de um projeto maior. Mudam, sim, os interlocutores, mas a memória dos encontros e das negociações já realizadas permanecem.

Planalto teme "potencial explosivo" do escândalo da venda da Varig

O jornal O Estado de S. Paulo deste domingo informa que a crise política aberta com as denúncias da ex-diretora da Anac, Denise Abreu, envolvendo tráfico de influência do compadre de Lula, o advogado Roberto Teixeira, e prevaricação, no caso da ministra Dilma Roussef, tudo em relação à venda apressada da Varig, tem potencial mais explosivo do que a denúncia sobre a confecção do dossiê contra o ex-presidente FHC.

. Denise Abreu foi apoiada por outros dois ex-diretores e por um dos compradores da Varig Log, que confirmaram que a venda foi apressada, saiu apesar das restriçoes da Anac e produziram ganhos milionários para a Gol e para o Fundo Martin Platterson, que compraram Varig e Varig Log por uma pechincha.

LEIA a reportagem, clicando no link abaixo:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080606/not_imp184809,0.php

Previna-se: ao falar com Feijó, use a linguagem dos sinais.

Se você é político ou empresário e for convidado para conversar ou tiver que conversar com o vice-governador Paulo Feijó, aprenda, antes, a linguagem dos sinais, porque você corre o risco de estar sendo gravado.

. Ao lado, o alfabeto completo da linguagem dos sinais (clique na ilustração para ampliar).




Conheça o caro cabeleireiro de Lula e o alpinismo social do PT

Um dos sinais exteriores mais expressivos da ascenção social (alpinismo social) das principais lideranças do PT do RS e do Brasil está por certo no tom e maciez das suas novas peles, mas sobretudo nas roupas impecáveis e de grife que passaram a vestir e na qualidade dos cosméticos que usam e nos modernos e caros cortes de cabelo. Quando os petistas não estavam no governo ou no parlamento - ou aboletados em empregos de consultoria e relações institucionais - essas preocupações todas eram um prejuízo burguês de gente rica que não tinha onde enfiar o dinheiro, o que os fazia lutar pela emergência dos mais pobres, até porque eles mesmos eram pobres de verdade.

. Compare as fotos de hoje e de dez anos atrás de Lula, Delúbio, Jeanne Mary Corner, Helena Bonumá, Maria do Rosário e Olívio Dutra. As mudanças são assombrosas.

. A seguir, na Veja, um rápido perfil do cabeleireiro preferido de Lula e dona Marisa, o paulsita Wanderley Nunes, que não cobra menos de R$ 400,00 por um corte de cabelo. Há apenas duas semanas, quando ameaçava entrar no ar a nova novela das 8 da Globo, a atriz Claudia Raia (Gisele Bundchen é cliente de carterinha da moça) pediu hora para cortar o cabelo, mas Nunes foi inflexível:

- Não mesmo. Tenho que ir a Brasília cortar o cabelo do Lula e da Marisa.

. Na nova república lulo-petista é assim, se lhe agrada.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem de Veja.

CNBB emite nota exigindo mais ética na política do RS

A CNBB/Regional Sul 3 emitiu nota neste domingo sobre a crise política no RS. A nota reclama por mais ética e pede que os eleitores gaúchos saibam escolher bem em outubro. Trata-se de um texto oportuníssimo emitido pelos bispos, que finalmente parece terem saído da casca.

. A nota não faz referência alguma aos desvios éticos percebidos diariamente na política nacional, sequer aos escândalos do dossiê montado na Casa Civil contra o ex-presidente FHC e ao mais recente episódio da trampa da venda da Varig para a Gol.

LEIA a íntegra:

Igreja Católica cobra ética na política do Estado.

Os Bispos gaúchos emitiram nota oficial neste domingosobre o atual momento político do Rio Grande do Sul. Otexto também foi aprovado pelos coordenadores de pastorale dirigentes de organizações católicas estãoreunidos com os bispos, em Porto Alegre, na 5ªAssembléia Regional da Ação Evangelizadora, queencerra ao meio-dia na Casa de Retiros Vila Betânia -Rua da Gruta, 220; Bairro Glória - na Zona Sul daCapital.O texto afirma que a corrupção existente no aparelhoestatal assume proporções desmedidas e destruidoras."Configura-se entre nós um costume de desvios éticosque envolvem especialmente os políticos". A IgrejaCatólica afirma que não basta a purificação dasatitudes dos políticos, mas é preciso apontar a origemda corrupção, que está na ganância e no podereconômico, responsabilizando os corruptos e corruptores. A nota oficial lamenta que em meio a esse cenário deapropriação indébita de recursos públicos existe umamá aplicação das verbas destinadas a investimentos naspolíticas públicas da área social. Os bispos edirigentes da Igreja esperam que os poderes constituídosna área do direito exerçam seu papel defiscalização, controle e definição de medidaspunitivas e reparadoras de tais fatos, que ferem acredibilidade da gestão pública.O documento refere-se ainda ao ano eleitoral. A igrejaafirma que neste ano de eleições é preciso dar um votoconsciente para vereadores e prefeitos, comprometidos com ahonestidade e transparência na gestão pública aserviço do bem comum, que em primeiro lugar é o bem dospobres. DIRETRIZES - A assembléia da Igreja no Rio Grande do Sulaprovou as diretrizes da ação evangelizadora no Estadopara os próximos quatro anos. Em comunhão com asdiretrizes nacionais, foram apontadas três prioridades:Cuidado com a vida, Formação das lideranças e dosfiéis em todas as dimensões e Evangelização da juventude.

O Sul diz que Yeda fez faxina; ZH digital ouve Busatto

O jornal O Sul deste domingo trouxe uma manchete pesadíssima para esclarecer as demissões produzidas neste sábado pela governadora Yeda Crusius. Foi um manchetão em duas linhas, seguido das fotos dos quatro membros do primeiro escalão demitidos sábado: "Yeda faz faxina no governo".

. Zero Hora, o principal diário gaúcho, saiu no sábado, as 16h, e por isto não apanhou o que ocorreu. Ao contrário de O Sul, que roda sua edição dominical no domingo mesmo, ZH faz isto no próprio sábado de manhã. A versão digital, contudo, apanhou tudo o que aconteceu durante o sábado (leia notas a seguir, de produção desta página). Aliás, a versão digital abre com um inédito painel a la Portinari, dramatizando a crise política de maneira invulgar. Sua principal nota é uma entrevista bastante consistente e esclarecedora com o ex-chefe da Casa Civil, Cesar Busatto. Ele anuncia que segunda-feira irá à CPI do Detran para depor como convidado.

. Vale a pena ler a entrevista de César Busatto. Faça isto clicando no endereço a seguir:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Política&newsID=a1953361.xml

Brasileiros compram VarigLog sem gastar um Real

Os três sócios brasileiros que aparecem como controladores da VarigLog, com 80% do capital votante, não desembolsaram um real para comprar a empresa. A parte deles foi comprada com dinheiro emprestado, numa operação financeira costurada pelo sócio estrangeiro, o fundo de investimentos americano Matlin Patterson.

. Segundo a Justiça paulista, a formação da sociedade entre estrangeiros e brasileiros para comprar a empresa, entre 2005 e 2006, foi arquitetada para burlar a legislação brasileira, que proíbe estrangeiros de serem donos de mais de 20% do capital votante de uma companhia aérea.

. O sócio do fundo, Lap Chan, nascido na China e criado no Brasil, contou ao Estado, há três meses, que ele mesmo procurou um banco para emprestar o dinheiro aos brasileiros para que eles comprassem a VarigLog. Marco Antônio Audi, Marcos Haftel e Luiz Eduardo Gallo receberam um empréstimo de US$ 1 milhão cada um. ?Consegui um empréstimo para eles no banco JP Morgan?, contou Lap.

. A garantia dada ao empréstimo foram ações da Volo Brasil - empresa criada pelos brasileiros para comprar a VarigLog. Uma vez formado o grupo, foi travada uma feroz batalha jurídica e política para aprovar a composição acionária na Anac. Segundo a ex-diretora da agência, Denise Abreu, o jogo de pressões envolveu o escritório do advogado Roberto Teixeira e a Casa Civil. A aprovação permitiu que a VarigLog pudesse comprar a Varig.

. Audi, dono de uma empresa de helicópteros, nega ser ?laranja? e diz que há tempos sonhava em comprar a Varig. Quando a Varig entrou em colapso, pediu ajuda ao amigo e consultor Marcos Mantovani para buscar um sócio capitalista para comprar a empresa. Mantovani é acusado de participar do esquema de desvio de verbas do BNDES, que envolve o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/