Bolsonaro virá nesta quinta ao RS

O presidente Jair Bolsonaro virá nesta quinta-feira a Porto Alegre. Ele participará da mudança de chefia no Comando Militar do Sul.

O vice-presidente Hamilton Mourão também virá ao RS.

Morreu Sérgio Marocco, ex-prefeito de Capivari do Sul e atual vice-prefeito de Tapes

Morreu o vice-prefeito de Tapes, RS, Sérgio Marocco, 84 anos.

Marocco morreu de câncer.

Ele também foi prefeito de Capivari do Sul por duas vezes e chegou a dirigir o Irga no governo Alceu Collares.

Os amigos de Lula no STF continuam protegendo-o da cadeia

Governo atende solicitação do Novo e quer grupo para discutir duodécimos

Riesgo e Ostermann.

O governador Eduardo Leite começou a manifestar disposição em discutir a alteração nos repasses dos duodécimos a órgãos e poderes do Estado. Em reunião nesta semana, Leite sugeriu a criação de um grupo de trabalho de parlamentares e representantes do Poder Executivo para debater o tema, diante da iminiente queda na arrecadação do governo gaúcho. A proposição veio em resposta aos questionamentos dos deputados Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo, do Partido Novo.

Conforme Ostermann, a crise fiscal do Estado é um problema estrutural, que perdura há muitos anos e não surgiu com a pandemia do Coronavírus. "A atual regra de repasse dos duodécimos é injusta e concentra todo o ônus nas costas do Poder Executivo. Enquanto os servidores do Executivo recebem parcelado há mais de 50 meses, integrantes dos demais Poderes e Órgãos, além de receber em média os maiores salários, estão com seus vencimentos intocados, vivendo uma realidade paralela", pontuou o líder da Bancada do Novo.

Em reunião nesta semana, o governador Eduardo Leite ressaltou que está negociando detalhes sobre a redução dos valores repassados e disse “não ter constrangimentos” para discutir o tratamento diferenciado que hoje é destinado ao Judiciário, MP, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e Defensoria Pública.

Em apenas um dia, Brasil registrou 474 novas mortes por vírus chinês

Em novo recorde, o Brasil teve 474 mortes notificadas por vírus chinês nas últimas 24 horas — totalizando 5.017 vítimas fatais da doença.

Os infectados chegam a 71.886 no país.

O recorde anterior foi em 23 de abril, quando o ministério da Saúde recebeu 407 notificações, elevando, na ocasião, para 3.313 o número de mortos.

Os números são maiores que os divulgados nesta segunda-feira, quando foram registradas 338 mortes e 4.613 casos confirmados.

Em dia de recorde de mortes registradas, o ministério da Saúde cancelou a entrevista coletiva para detalhar os números e as ações adotadas para conter o novo coronavírus.

Banco UBS projeta PIB 10,1% menor no Brasil

O banco UBS, ao contrário do Bank of America, que hoje previu queda de 2% no PIB do Brasil, projeta queda astronômica de 10,1%.

Dica do editor - Veja, esta noite, "Hotel Mumbai", na Netflix

No ano em que completou 10 anos dos atentados de 26 de novembro de 2008 em Bombaim, na Índia, o cineasta Anthony Maras lançou o filme que reconta os momentos de terror vivenciado pela população indiana, em especial do Hotel Taj Mahal. A ficção baseada em fatos é estrelada por Dev Patel (Quem quer ser um Milionário), Armie Hammer (Me chama pelo seu nome), Nazanin Boniadi (Homeland), Anupam Kher, Jason Isaacs (Saga Harry Potter), Tilda Cobham-Hervey, Suhail Nayyar e Natasha Liu Bordizzo (O Tigre e o Dragão). Os atentados terroristas orquestrados pelo grupo islâmico Lashkar-e-Taiba executou ataques em dois hotéis de luxo, um restaurante, um centro cultural judaico e a principal estação ferroviária da cidade, resultando na morte de 166 pessoas e mais de 300 feridos. Na Netflix.

Weinmann, Porto Alegre, usa drive-thru para testar vírus chinês

O Weinmann acaba de colocar em rotina o teste molecular do tipo RT-PCR para diagnóstico do vírus chinês, tudo por meio da modalidade de drive-thru, que permite às pessoas fazerem o exame sem sair do carro. O serviço está disponível em duas de suas unidades em Porto Alegre (RS), localizadas na Zona Sul e na Avenida Nilo Peçanha. 

Para realizar o exame é necessário fazer o agendamento, ter indicação clínica e estar com o pedido médico.

O teste molecular do tipo RT-PCR é feito a partir de uma amostra de secreção respiratória, que permite a detecção direta do material genético do vírus. O exame é indicado para a verificação da infecção aguda sintomática, e para pessoas que possuam sintomas da COVID-19 com duração entre 3 e 7 dias. O teste deve ser feito mediante agendamento pelo telefone (51) 3314-3838, e custa R$ 470,00 para clientes e R$ 282,00 para profissionais da saúde. O resultado fica pronto em 72 horas.

O teste pelo método RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction) é considerado o padrão-ouro no diagnóstico

CLIQUE AQUI para conhecer muito mais detalhes sobre a operação e o gênero do teste.

Veja quando Bolsonaro cutuca Guedes

O presidente Jair Bolsonaro cutucou o ministro Paulo Guedes quando o ministro falou sobre “sacrifício dos servidores públicos” nesta segunda-feira.;  Assista ao momento em vídeo (Bolsonaro cutuca Guedes aos 43 segundos):

Recomendado - Peça, agora, entrega de hamburgers, pizzas e cervejas artesanais Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

PEÇA AGORA (das 17h até as 22h). Entrega na sua casa.
10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero.

CLIQUE AQUI
 para examinar o cardápio de hamburguers e a lista de cervejas artesanais e bebidas.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender exclusivamente por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento. Agora, também pizzas.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

Petrobrás insiste na venda das ações que possui na gaúcha BSBios

Apesar da pandemia, a Petrobrás não desistiu de vender a totalidade das ações que tem na gaúcha BSBios, grupo que tem duas unidades de produção de biodiesel no Brasil, uma no RS, Passo Fundo, e outra no Paraná, Marialva.

Segundo nota da estatal, teve início a fase vinculante do processo de venda.

Dica do editor - Conheça este dispositivo que facilita a higienização das mãos, sem tocar nele

Este dispositivo que a catarinense Têxtil Oeste desenvolveu para facilitar a higienização das mãos é muito simples e prático. Ele permite que o aplicador possa ser acionado por pedal. É simples assim.

CLIQUE AQUI para conhecer e obter mais informações.

56% do povo brasileiro acham que Lula não deve ter o direito de disputar a presidência da República

O Instituto Paraná Pesquisas também quis saber se nas próximas eleições o ex-presidiário Lula da Silva deve ter o direito de se candidatar. Eis as respostas:

Não, 56%
Sim, 40,3%
Não sabe ou não quis responder, 3,7%

Maioria dos brasileiros, 51,9%, não quer saber de impeachment para Bolsonaro

51,9% dos brasileiros não querem nem ouvir falar no impeachment do presidente Jair Bolsonaro, segundo resultado da pesquisa de opinião pública que acaba de ser divulgada pelo Instituto Paraná.

A pergunta foli a seguinte:

- O senhor é a favor ou contra o impeachment, ou seja, o afastamento do presidente Jair Bolsonaro ?

Eis as respostas:

A favor, 42,9%
Contra, 51,9%
Não sabe ou não respondeu, 5,2%


Eduardo Leite prorroga suspensão de todas as aulas da rede estadual. Escolas permanecerão fechadas durante o mês de maio.

O governador Eduardo Leite acaba de anunciar que estão suspensas todas as aulas da rede estadual durante o mês de maio.

Este gráfico mostra que a pandemia começa a despencar nos próximos dias (fim de semana) no Brasil

O editor foi atrás dos gráficos que o deputado federal, ex-secretário estadual gaúcho da Saúde por duas vezes e ex-ministro Osmar Terra, mostrou no comentário que o editor postou esta manhã no seu blog.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir a fala de Terra.

Além dos argumentos que vem usando para informar e provar que o vírus chinês tem começo, meio e fim, como os demais que já apareceram,tipo H1N1, o deputado mostrou gráficos recentes da Universidade de Singapura, que deixam claro que a pandemia está em curso próximo de queda no Brasil, coisa para os próximos dias, e estará debelada totalmente (97%) no final de maio.

No link a seguir, a universidade disponibiliza gráficos sobre o curso da pandemia em dezenas de Países.

Vale a pena examinar.

CLIQUE AQUI para ver.


Bibo Nunes ataca Celso de Mello: "Ele perdeu as condições próprias de magistrado ao atacar Bolsonaro"

Em mensagem de WhatsApp ao editor, o deputado federal Bibo Nunes atacou o ministro Celso de Mello.

O ministro mandou a PGR abrir inquérito para apurar denúncias de Moro contra Bolsonaro.

E usou palavras duras contra o presidente.

"Ele perdeu as condições próprias de magistrado", denunciou Bibo Nunes.

O deputado não usa meias palavras quando não gosta de alguma coisa.

E sempre vai diretamente na jugular.

É o caso.

Bank of America aposta em PIB apenas 2% menor este ano

O Bank of America acaba de mudar suas projeções para o crescimento do PIB do Brasil.

O banco aposta, agora, em menos 2%.

O Bank of America está sendo otimista.

Dica do editor - Saiba por que a quarentena traz sentimentos de tristeza e luto pela nossa vida anterior

Com a mesma velocidade que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, tivemos que modificar nosso dia a dia para cumprir com o isolamento social. Diante da ameaça do contágio, da instabilidade financeira e da privação da liberdade, para muitos de nós restou uma intensa sensação de perda, que está diretamente ligada com o processo de luto.

CLIQUE AQUI para saber tudo.

Depois de Doria e FHC, guerra da RBS contra Bolsonaro prosseguiu com ex-procurador Santos Lima

Depois de franquear os microfones da Rádio Gaúcha para ataques de João Doria e FHC ao presidente Bolsonaro, esta manhã, a RBS resolveu abrir espaço também para o ex-procurador da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima.

Santos Lima seguiu a mesma linha de João Doria e FHC.

E quer o impeachment do presidente ou seu impedimento pelo STF.

Nenhum deles vai levar nada.

Polícia de Porto Alegre sai para as ruas e prende homens que agridem suas mulheres dentro de casa

O crescimento do número de violências domésticas contra mulheres cresceu muito em Porto Alegre e por isto a Polícia intensificou suas ações contra os agressores.

Esta manhã, foram realizados cinco mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Foram presos três indivíduos. Todos já possuem diversos antecedentes.

As mulheres que forem agredidas ou ameaçadas devem ligar para 180.

Em Porto Alegre, existem instituições que abrigam mulheres agredidas.

É sempre o caso de procurar a Delegacia da Mulher.

CLIQUE AQUI para examinar o texto da Lei Maria da Penha.
Em Porto Alegre, seguem fechados todos os seis principais shopping centers continuam totalmente fechados para o público, à exceção de supermercados, agências bancárias e lotéricas, além de farmácias e clínicas de saúde.

O País tem hoje 58 shopping centers abertos e 519 que permanecem fechados devido à pandemia do coronavírus. Mais cinco empreendimentos foram reabertos desde a última sexta-feira, 24, segundo balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes.

Mesmo com queda no faturamento, 49% dos empreendedores pretendem manter o seu negócio

Dado é da pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae RS entre os dias 19 e 25 de abril.

Ao lado, André Godoy, Sebrae do RS.

A terceira edição da pesquisa Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizada pelo Sebrae RS entre os dias 19 e 25 de abril, trouxe um dado alentador em meio a um cenário ainda muito negativo:

- Mesmo com queda no faturamento, 49% dos empreendedores afirmam que irão manter o seu negócio,  um aumento de 11 pontos percentuais em relação à segunda pesquisa (de 12 a 18 de abril), em que o índice chegava a 38%.

“Os dados mostram que os empresários estão buscando manter, reposicionar ou até mesmo reduzir o tamanho dos seus negócios, não mais aparecendo como opção o encerramento das atividades, fato que, em meio a um cenário ainda bastante negativo, é um sinal alentador em relação às suas expectativas”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

CLIQUE AQUI para conhecer muito mais detalhes. Examine todos os números com atenção

Oi aposta no seu serviço de internet por fibra ótica e chega a 1 milhão de clientes

A operadora Oi ultrapassou neste mês a marca de 1 milhão de clientes no país do seu serviço Oi Fibra, a sua internet por fibra ótica de alta velocidade.

Já são mais de 160 mil clientes na Região Sul e 70 mil clientes no RS.

A internet da Oi é a unica pura fibra que sai da central telefônica até a casa do clientes somente por cabos de fibra ótica. A internet de fibra de outros grandes players como Net e Vivo não é pura fibra, por isso a velocidade da Oi Fibra é tão alta, acima de 200Mega e tão confiável.

O valor é um dos mais baixos do mercado, R$ 99,90/ mês.

Saiba mais sobre o serviço de fibra que mais cresce no país no site www.oi.com.br/internet

Pandemia - Prefeito de SP anuncia que mandou abrir 13 mil valas novas, comprou 38 mil caixões de defuntos e 15 mil sacos. Também contratou 220 novos coveiros. Ele já pode enterrar 50 mil paulistanos por dia.

O editor replica esta fala do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, porque ela revela a que ponto pode chegar a insensibilidade política deste tipo de personalidade. As sessões quimioterápicas a que se submete o prefeito, afetaram seriamente sua capacidade cognitiva e ele precisa ser enfiadonuma camisa de força. A fala é assustadora. Sem meias palavras, Bruno Covas aterroriza a população de São Paulo. Ele avisa que o povo que se prepare, porque ele já se preparou para enterrá-lo até em covas rasas, já que mandou abrir 13 mil delas à espera de milhares de mortos. Os outros anúncios: 1) A ampliação dos serviços funerários e dos cemitérios passou do atendimento de 240 sepultamentos para 400 sepultamentos por dia, já que foram contratados 220 novos coveiros, além de 32 rabecões. 2) A prefeitura comprou 38 mil novos caixões de defuntos e 15 mil sacos plásticos, podendo despachar para o fundo da terra pelo menos 50 mil pessoas num só dia.
Se você não acredita no que o editor elencou acima, ouça o que diz o prefeito da maior cidade do Brasil:

Dica do editor - Acompanhe análise e gráficos sobre a drástica queda industrial em março

Os dados são todos da Confederação Nacional da Indústria. O editor recebeu cópia da sondagem, formatou o link e o disponibiliza a seguir. Vale a pena ler a análise e encarar os gráficos. São cena´rios assustadores.

CLIQUE AQUI para examinar tudo. É texto integral.

Recomendado - Proteja-se nestes tempos de coronavírus: Faça conosco o seu seguro

Se você teme pelo que possa acontecer com sua saúde e da sua família nestes tempos de coronavírus, saiba que nós estamos trabalhando com seguro de vida (sem carência) e seguro-saúde (com carência) Garanta sua tranquilidade e da sua família.

São poucas as seguradoras que trabalham com o seguro-saúde para cobrir também coronavírus, mas nós sabemos como resolver o seu problema.

Somos da Uniseg Corretora de Seguros e estamos há 20 anos no mercado, com referências sólidas para apresentar e seguradoras conhecidas nacional e internacionalmente.

Ligue agora, mesmo neste feriado da Sexta-feira da Paixão:

(51) 99328.7360 (Júnior)
(51) 98044.6140 (Rejane).

Eis o que a Piccadily informa sobre demissões de 20% dos seus quadros e fechamento de unidades no RS

A direção da indústria calçadista gaúcha Piccadilly mandou a seguinte nota a respeito do fechamento da sua fábrica de Santo Antônio da Patrulha e da demissão de 20% do seu quadro.

A PICCADILLY Company informa que no dia 27/04 a filial 08, em Santo Antônio da Patrulha, e as operações de costura da Matriz foram fechadas. Devido ao grande impacto negativo na economia, causado pela pandemia global do Covid-19, a marca precisou tomar esta decisão, vista pela empresa como um ato de sustentabilidade. O foco principal da companhia, neste momento, é garantir o bem estar dos colaboradores que foram desligados. Além de todos os direitos que os colaboradores terão mantidos pelo formato de rescisão optado pela empresa, a PICCADILLY se comprometerá a entregar cestas básicas a todos nos próximos três meses.Todas as decisões tomadas foram muito bem pensadas e não afetarão de forma alguma a qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos pela marca. A PICCADILLY sente muito pelo ocorrido e reforça que a maior crise sanitária mundial dos últimos tempos foi implacável, mas que esta é hora de darmos as mãos, nos reinventarmos e mantermos nossa empresa forte.

Apesar do ocorrido, a PICCADILLY esclarece que as unidades de Rolante, Teutônica e Igrejinha seguem com funcionamento normal, com mais de 2 mil colaboradores ativos

Dica do editor - Este aplicativo permite que você saiba se precisa ou não buscar a rede de saúde

A prefeitura de Jaraguá do Sul, SC, ganhou mais um importante aliado na luta contra o vírus chinês, no caso um  aplicativo, desenvolvido pela multinacional WEG, cuja matriz fica no município, e que ajuda qualquer pessoa a decidir se precisa ou não buscar a rede de saúde.

CLIQUE AQUI para testar e usar.

Neste áudio, Joice Hasselman estaria ordenando o disparo de fake news

No vídeo a seguir é disponibilizado um áudio atribuído à deputada Joice Hasselman, que integra a CPMI das Fake News. O material foi apresentado depois que o presidente Bolsonaro, esta manhã, disse que o áudio de "uma certa deputada, incentivando fake news", poderia vazar para o Ministério Público. Aparentemente, cópias do áudio estava também em poder da Folha do Brasil. Veja e ouça:

 

As 15h30min, veja Rodrigo Constantino conversar com Júlio Ribeiro, Rádio Press

O jornalista Júlio Ribeiro conversará as 15h30min com o economista, jornalista e escritor Rodrigo Constantino, sobre política, liberalismo, guerra cultural e os efeitos da crise do vírus chinês sobre a economia. É o programa "Quarentena". Rodrigo mora desde 2015 nos Estados Unidos. As 15h30min, clique na imagem abaixo e acompanhe:

 

Ex-RBS de Santa Catarina impõe redução de 25% nos salários de todos os seus jornalistas

A NSC Comunicação, grupo liderado pelo laboratório EMS e que comprou jornais, rádios e TVs da RBS em Santa Catarina, decidiu cortar 25% dos salários de todos os seus jornalistas.

O grupo aderiu à MP 936, que permite a redução.

A diferença dos 25% será paga através do Seguro Desemprego.

A contrapartida é que todos terão estabilidade provisória.

Arrecadação gaúcha poderá despencar R$ 1 bi em abril

O governo estadual gaúcho prevê queda entre R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão na arrecadação estadual deste mês, segundo a própria secretaria da Fazenda.

Com isto, a receita despencaria dos R$ 3,1 bilhões previstos para apenas R$ 2,1 bilhões, valor que mal dará para pagar a Folha de um mês (1,5 bilhão).

Há 43 meses os salários dos servidores do Executivo atrasam no RS.

Os salários dos servidores, mês de março, serão totalmente quitados apenas depois de amanhã, mas a Folha de abril, ao final, acavalará inevitavelmente com a Folha de maio.

Dica do editor - Veja os mapas de todos os Países para examinar os números atuais de infecções

Os dados atualizados sobre a pandemia do vírus chinês em todo o mundo, estão no serviço disponibilizado pela John Hopkins University em tempo real, no link a seguir. Ao examinar o mapa da África, o leitor perceberá que os casos são insignificantes.

CLIQUE AQUI para examinar os números de cada País.

Índices de Confiança de Serviços e Construção registram quedas dramáticas, diz FGV

Queda da confiança nos setores de serviços e de construção aponta para forte recuo do PIB no segundo trimestre. 

Os dados finais de abril, divulgados hoje pela FGV, reforçam a direção das leituras prévias e dos dados finais das sondagens do consumidor e do comércio, ambas divulgadas ontem. O Índice de Confiança de Serviços recuou 31,7 pontos e da Construção registrou queda de 25,8 pontos. Nos dois casos, os componentes de situação atual e principalmente de expectativas apresentaram retração. O resultado final da Sondagem da Indústria será divulgado amanhã e também deverá apresentar queda relevante da confiança empresarial.

Bolsa volta a subir. Ontem, pregão fechou em alta de 3,86%.

A Bolsa voltou a subir, esta manhã, depois de ter acumulado alta de 3,86% no pregão de ontem. O dólar cai.

As 10h25min

Bolsa, +0,01%, 78.247 pontos
Dólar comercial, -1,64%, R$ 5,5659 para venda

Inflação do IPCA beirou a deflação em abril

A inflação medida pelo IPCA-15 mostrou queda de 0,01% em abril, ante expectativa de alta de 0,03%, conforme divulgado há pouco pelo IBGE. 

RBS abre microfones para Doria e FHC atacarem Bolsonaro

A RBS, Porto Alegre, voltou a franquear os microfones da Rádio Gaúcha para que o governador João Doria e o ex-presidente FHC ataquem o presidente Jair Bolsonaro.

Agora, 10h12min.

Bolsas da Ásia fecharam em alta, mas na Europa e EUA as Bolsas sobem

Os principais pregões asiáticos fecharam em queda. As bolsas europeias e os índices futuros norte-americanos operam em alta, ao passo que o dólar perde força ante as demais moedas.

Mercados operam sem direção única hoje, com petróleo em baixa e reabertura de economias europeias no radar, lembrando que nesta semana teremos decisão de política monetária nos EUA, amanhã, e na Área do Euro, na quinta-feira.

Por outro lado, os investidores ainda reagem positivamente à perspectiva de relaxamento do distanciamento social em vários países da Europa, enquanto monitoram a divulgação de balanços corporativos.


Dica do editor- Conheça os locais brasileiros nos quais a pandemia mais ataca

Neste minucioso serviço montado pelo site Poder360, o leitor ficará sabendo rapidamente o que acontece nas diversas regiões do Brasil, tudo relacionado com a pandemia. O material todo é ilustrado por gráficos que facilitam a rápida compreensão dos números.

CLIQUE AQUI para ler e ver tudo.

Análise do editor - Saiba o que é e o que pretende o Centrão

Este patife, também conhecido como "Caranqueijo" e "Meu Malvado Favorito", foi quem criou o Centrão.

Na Odebrecht, Cunha era chamado de "Caranguejo", por causa da sua couraça dura e as garras que não largavam o dinheiro sujo.

O Centrão, grupo de parlamentares de cunho fisiológico da Câmara dos Deputados, foi criado pelo ex-deputado e atual prisioneiro por corrupção Eduardo Cunha, MDB do Rio. Cunha cumpre pena de 15 anos por ordem do ex-juiz Sérgio Moro, tudo por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, no âmbito do caso fraudulento de exploração de petróleo em Benin, África. O ex-deputado responde por inúmeros outros crimes. Na liderança do Centrão, Cunha usou dinheiro sujo que extorquiu de empreiteiras e fornecedores do governo, com ênfase para a Petrobrás, tudo para corromper parlamentares do MDB, PP, PTB, PSD e até PT. Rompido com Dilma Roussef, que cortou suas asas em Furnas, ele liderou a deposição da presidente. Dilma sempre soube que Cunha e seus deputados do Centrão roubaram dinheiro público durante os governos de Lula e dela mesma, mas nunca denunciou-os, mantendo governo corrupto de coalizão.

O editor recomenda a leitura da biografia não autorizada de Eduardo Cunha, assinada por Aloy Jupiara e Caco Otávio, intitulada "Deus tenha misericórdia dessa Nação". O livro narra em detalhes todas as patifarias de Eduardo Cunha, do Centrão e dos principais líderes do MDB, PTB, PP, PSD e PT. O editor está lendo durante seu confinamento. Cunha, que esteve preso no Paraná, cumpre, agora, no Rio, prisão domiciliar.

General Mourão diz que aproximação de Bolsonaro com Centrão visa dar estabilidade para o governo

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira que a aproximação do presidente Jair Bolsonaro com partidos políticos do chamado "Centrão" tem por objetivo conseguir estabilidade para o governo.

Em videoconferência promovida pela consultoria Arko Advice, Mourão também criticou a forma pela qual o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu demissão na última sexta-feira.

Segundo Mourão, no início da gestão Bolsonaro, a estratégia do governo foi adotar o pragmatismo e a defesa de uma agenda reformista. Segundo ele, "no primeiro momento", isso funcionou. Agora, disse, a necessidade de criar uma base de apoio entre os parlamentares influenciou a mudança de postura do presidente.

"A partir do final do ano passado e começo deste ano, com essa situação do coronavírus, obrigou o presidente a buscar uma nova forma de diálogo com o Congresso, buscando efetivamente como outros presidentes tiveram que fazer, uma aproximação mais cerrada com os partidos, junto aos partidos políticos, de modo que ele construa uma base que lhe dê uma certa estabilidade para tentar aprovar aquilo que nós julgamos necessário", afirmou.

Dica do editor - Ex-ministro explica por que razão e como a pandemia terminará no fim de maio. "População é assustada pela mídia e por maus políticos", diz Osmar Terra.

Câmara de Porto Alegre aprova projeto ilegal, demagógico, populista, que manda abrir tudo em Porto Alegre

A maioria da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou em sessão virtual, nesta segunda-feira, projeto que amplia a retomada parcial de atividades econômicas em Porto Alegre.

Trata-se de decisão demagógica, populista, uma invasão ilegal de atribuições constitucionais do Executivo, é temerária e não tem base científica alguma.

Na prática, o texto inclui serviços de restaurantes, bares, lancherias e similares, lotéricas, de profissionais de educação física, escritórios de advocacia e de contabilidade e de comercialização de automóveis, cultos, missas e consultorias, entre as atividades consideradas essenciais, que podem funcionar respeitando medidas de prevenção e segurança.

A matéria segue para sanção do prefeito Nelson Marchezan, que vetará o projeto.

Leia, aqui, a íntegra da decisão do STF sobre investigações das acusações de Sérgio Moro contra Bolsonaro

O ministro Celso de Mello, STF, autorizou o início de investigações para apurar as acusações de Sérgio Moro contra Bolsonaro.

O pedido foi da PGR.

CLIQUE AQUI para ler o inteiro teor da decisão de Mello.

Governo Bolsonaro prorroga vencimentos das CNHs

A decisão do governo Bolsonaro é evitar que os brasileiros entrem em filas, promovam aglomerações e se exponham a riscos sem necessidade imediata.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, nesta segunda-feira, uma deliberação ampliando e interrompendo os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

A medida faz parte das ações do governo federal de auxiliar a população no enfrentamento dos impactos do vírus chinês no setor de trânsito e transportes brasileiro.

Porto Alegre terá dia de calor. No RS, o dia será de tempo bom.

Porto Alegre, 8h30min, 21 graus

O  sol voltará forte o Rio Grande do Sul nesta terça-feira.

O dia será de forte calor.

Em Porto Alegre, o sol apareceu entre poucas nuvens. Na Capital, a mínima foi de 19°C, e a máxima pode chegar aos 33°C.

Conforme a MetSul Meteorologia, uma frente fria pode trazer chuva à noite, especialmente em áreas da fronteira com o Uruguai.

Surto de vírus chinês chega a outro frigorífico, desta vez da BRF, Marau

Depois que 15 trabalhadores do frigorífico da JBS em Passo Fundo resultaram infectados com vírus chinês, chegou a vez da BRF, cujo frigorífico de Marau apontou 18 doentes com confirmações.

O frigorífico da BRF tem 3.100 empregados.

Nesta terça-feira, o Comitê de Crise do governo estadual gaúcho quer divulgar normas para que os frigoríficos gaúchos relacionem-se com seus trabalhadores e com o público externo (fornecedores, compradores, transportadores e fiscais, por exemplo).

Número de infectados em UTIs de Porto Alegre permanece baixo ao longo de uma semana

Segundo dados da SMS, existem 32 pacientes internados em leitos de UTI em Porto Alegre que possuem diagnóstico confirmado.  Nos últimos 7 dias, uma semana, a ocupação permaneceu estável. Desde o dia 20 de abril, o número não ultrapassa a marca de 35 leitos, de um total de 550 à disposição para infectados e pacientes normais.

Porto Alegre registrou, ontem, 14 novos casos de vírus chinês e 2 mortes.

Hoje
Acumulados desde 10 de março
Infectados, 450
Mortes, 14
Curados, 249


Juíza federal viola leis para mandar Bolsonaro abrir seu currículo médico

É abusiva e ilegal a decisão da juíza Ana Lucia Petri Betto, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, que deu 48 horas para que a União forneça os laudos de todos os exames aos quais foi submetido o presidente Jair Bolsonaro para detecção do vírus chinês.

Não há razão alguma para o caso, até por que o presidente sequer está doente.

O pedido à Justiça partiu do jornal O Estado de S. Paulo.

A juíza extrapola sua competência, invade atribuição típica do STF,  viola a Lei de Abuso de Autoridade, a própria Constituição Federal, no capítulo que fala dos direitos individuais e as prerrogativas inerentes ao exercício do cargo de Chefe de Estado

Prefeitura endurece fiscalização sobre uso de máscaras em ônibus de Porto Alegre

A partir de hoje, os fiscais da prefeitura de Porto Alegre endurecerão suas ações de controle e quem não usar máscaras não poderá embarcar nos ônibus.

Motoristas e cobradores foram instruídos a repelir passageiros infratores.

Governo adia implantação do modelo de distanciamento social controlado no RS

O modelo de distanciamento social controlado que o governo estadual gaúcho chegou a anunciar, poderá ser adiado para outro momento, tudo devido ao aumento de casos de vírus chinês no Norte do Estado e no Vale do Taquari.

Regras mais duras para regiões mais preocupantes serão estabelecidas e o afrouxamento ficará para outra data.

Site sujo The Intercept volta a atacar e desta vez mira o novo chefe da Polícia Federal

O site sujo The Intercept voltou a atacar, desta vez para desmoralizar o delegado Alexandre Ramagem, o favorito para ocupar a chefia da Polícia Federal.

O site do americano Glenn Greenwald, que continua blindado pelo STF, continua usando mensagens roubadas de celulares dos procuradores federais do Paraná para replicar conversas que comprometeriam Ramagem. Segundo a interpretação livre do americano, os investigadores da Lava Jato suspeitavam que o delegado era corrupto.

O objetivo da reportagem é abortar a nomeação, mas também atacar a PF.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem no original.

Chefe da AGU é o novo ministro da Justiça

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, ontem a noite, a nomeação do advogado André Mendonça para o ministério da Justiça.

André Mendonça é o atual titular da AGU, a Advogacia Geral da União.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/