MP pede e Salazar entregará nesta quinta, 14h, mais provas contra Pont e Bohn Gass

Paulo Salazar (foto), ex-tesoureiro da Democracia Socialista (DS) e Cargo de Confiança (CC) dos deputados estaduais Raul Pont e Elvino Bohn Gass, ambos do PT, entregará nesta quinta-feira (19), as 14h, ao Ministério Público Estadual mais um documento que comprovaria a prática de caixa 2 do PT gaúcho. A pedido das promotoras Luciana Maria Ribeiro Alice e Daniela Santos Variani, Salazar repassará ao MP um extrato bancário contendo o depósito de R$ 100 mil na conta de Milton Kruger, a sua principal testemunha de acusação no processo civil movido contra a dupla Pont/Bohn Gass.

. Milton Kruger foi assassinado em Canoas. Levou dois tiros na cabeça e um no peito. A investigação está a cargo da 2a. Delegacia de Polícia. A polícia não sabe se existe conexão com o caso Salazar x Pont x Bohn Gass, mas Kruger também lavava dinheiro para a DS. Familiares de Kruger são militantes do PT. A polícia investiga todas as hipóteses. Em Estância Velha (leia aí ao lado, bem ao alto), semana passada, boa parte da cúpula do PT foi indiciada em inquérito policial, já nas mãos do juiz de Portão, por organizar quadrilha e contratar o pistoleiro que alvejou com 7 tiros o jornalista Mauri Martinelli, que se opunha ao governo do Partido dos Trabalhadores. São também notórios os casos do ex-prefeito Celso Daniel e Toninho do PT, ambos assassinados em circunstâncias misteriosas e com denúncias fortes de que nos dois incidentes teria ocorrido fogo amigo.

. Salazar revelou as promotoras que o dinheiro dos extratos de Kruger foram repassados por uma empresa de Porto Alegre para a campanha a prefeito de Raul Pont, em 2002.

. O MP convocou o ex-CC petista para pedir maiores explicações sobre notas fiscais e extratos bancários entregues por ele para a abertura de inquérito contra dos deputados do PT.

. Raul Pont e Bohn Gass são acusados por Salazar de confisco do seu salário como funcionário da Assembléia Legislativa, cobrança de diárias com notas frias e lavagem de dinheiro para o caixa 2 da campanha de Pont a prefeito da Capital e também para a DS.

- Na semana passada, a Assembléia Legislativa remeteu boa parte dos documentos solicitados pelo MP. Por isso a imediata convocação de Salazar feita pelas promotoras, que ainda pediram para ele ficar de prontidão, porque pode ser chamado a qualquer momento para prestar mais esclarecimentos.

Paiani, Genro, Ruas, Pont, Bohn Gass... todos passaram dos limites.

Os três minutos de fama pelos quais procurou o ex-ouvidor Adão Paiani, terminaram melancolicamente depois que o corregedor-geral da Justiça, Luiz Felipe Brasil Santos, confirmou que as escutas telefônicas que estão em poder da OAB/RS, entregues à entidade pelo advogado, são legais. As escutas foram autorizadas pela juíza eleitoral de Lajeado, Nara Cristina Saraiva. O presidente da OAB disse, antes de conhecer a posição, que a declaração confirmaria quem mentiu, Paiani ou o promotor de Lajeado. O sr. Claudio Lamacchia está agora na obrigação de dizer que foi feito de palhaço por um mentiroso, levando o caso para a Comissão de Ética.

1) ao contrário do que denunciou Paiani publicamente e jurou à OAB, não houve escuta ilegal a mando de Yeda ou de algum cruel espião a serviço do Piratini.

2) ao contrário do que denunciou Paiani publicamente e jurou à OAB, nada nas gravações indica crime.

. Isto tudo está muito parecido com o suicídio de Marcelo Cavalcante, ex-representante do governo do RS em Brasília, cujo mandante teria sido a governadora Yeda Crusius, como também está muito parecido com o festival de denúncias mentirosas produzidas pela deputada Luciana Genro e pelo vereador Pedro Ruas, visando desmoralizar a governadora Yeda Crusius.

. Em todos os três casos, os deputados Bohn Gass e Raul Pont, do PT, saíram rapidamente a campo para exigir das autoridades constituídas um ataque em regra contra Yeda, de preferência destituindo-a do cargo - com desonra.

- O caso da deputada Luciana Genro e do vereador Pedro Ruas é de camisa de força, Paiani talvez possa ser tratado em alguma clínica psiquiátrica de bairro, mas o que dizer de Bonh Gass e Raul Pont ? Talvez fosse interessante aplicar-lhes os mesmos corretivos que eles aplicariam contra adversários assassinos, caso estivessem no comando. A sociedade gaúcha não pode continuar tolerando oportunistas e lavatrizes que cometem crimes diários para manter o Estado em permanente comoção, simplesmente porque querem porque querem ganhar no tapetão ou no tapa o que perderam nas urnas, solapando o estado de direito democrático. Esta é a hora das lideranças mais esclarecidas da sociedade gaúcha, dizerem que a coisa passou de todos os limites, porque passou.

Conheça a nova Lei de Inovação do RS

Já está na Assembléia do RS o projeto que crtia a Lei de Inovação no Estado. “Foi o resultado de um trabalho multidisciplinar, muito sério”, disse ao editor o secretário de Ciência e Tecnologia, Artur Lorenz.

. O projeto tem 31 artigos, distribuídos ao longo de 12 laudas.

CLIQUE AQUI para estudar a íntegra do projeto

EDP compra Elebras, da InnoVent, no RS

A EDP Energia do Brasil acaba de comprar 100% do capital social da Elebras, da alemã InnoVent, detentora de 532 MW de projetos eólicos localizados no Rio Grande do Sul. A aquisição envolve 70 MW de projetos enquadrados no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica e 462 MW de empreendimentos em diferentes estágios de desenvolvimento.

. O valor da aquisição é de R$ 6,21 milhões, com pagamento de taxas adicionais de sucesso, caso os projetos atinjam estágios determinados de desenvolvimento, pré-estabelecidos. A aquisição foi formalizada pela EDP Renováveis - subsidiária da EDP Energias do Brasil - e a alemã innoVent, controladora da Elebras.

. Com a aquisição, a EDP Renováveis passa a contar com carteira total de 832 MW.

Fevereiro termina com mais emprego do que desemprego

Pela primeira vez, em fevereiro, houve mais emprego do que desemprego no Brasil. É a primeira vez que isto ocorre em três meses. Bom número ? Eis o que acha o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, com razão:

- Nos EUA, em fevereiro, foram 450 mil demissões.

. No Brasil, o saldo entre demissões e admissões foi de 9,1 mil novos empregados.. Em novembro foram 40,8 mil demissões, 650 mil em dezembro e 101 mil em janeiro.

- Apesar do bom número de fevereiro, no bimestre o saldo ainda é vermelho, com 101 mil demissões a mais do que o total de admissões.

Leilão definirá terminal da Gás Energy e usina da AES em Montenegro

O complexo da Gás Energy em Rio Grande (terminal de regaseificação de gás natural e megausina de 1 mil MW) e a Termogaúcha da AES/Petrobrás em Montenegro (l mil MW) dependem do leilão de energia térmica que sairá em junho.

. O editor não consegue compreender o que impede a mídia de destacar o caso da AES em Montenegro. A informação saiu aqui em primeira mão.

Sadia e Perdigão podem buscar fusão

Sadia e Perdigão estão prestes a juntar os trapos.

Lindóia diz o que inibe as vendas do varejo

Apesar da crise global, o Lindóia Shopping, de Porto Alegre, “comemorou” a queda de 2% reais nas suas vendas de fevereiro.

. O diretor do shopping, Fábio Irigoite (foto), acusou o retraimento dos consumidores diante das más notícias, mas acha que as vendas do varejo foram prejudicadas por dois concorrentes inesperados: 1) a corrida pelos carros mais baratos. 2) a boa expectativa por melhores ofertas de habitação.

- Os administradores do Lindóia Shopping estão bem preparados para enfrentar a crise, mesmo que ela seja prolongada. Como a maior parte das grandes e médias empresas brasileiras com experiência em crises, também o shopping formou suas contingências e por isto tem fôlego para continuar investindo, inclusive em publicidade, ocupando os espaços que vagarem.

Saiba por que Yeda fez tanto sucesso na ExpoDireto

Não é sem motivo que a governadora Yeda Crusius tem dado preferência ao interior na sua agenda de eventos.

. Na segunda-feira, em Não-Me-Toque, ela foi aplaudida durante todo o tempo em que permaneceu na Expodireto. Uma das razões foi a entrega da rodovia RS 142 totalmente recuperada. Ela tinha prometido a obra na edição da Expodireto do ano passado. A recuperação da estrada vinha sendo prometida há 30 anos. A RS 142 liga Não-Me-Toque, local da feira, a Vitor Graef, para onde todo mundo segue à noite, terminada a Expodireto. Este ano, Yeda prometeu asfaltar as obras da RS 451 entre Não-Me-Toque e Lagoa dos Três Cantos. São 18 kms.

Advogados querem ex-prefeito no processo de Estância Velha

Os advogados das vítimas do atentado político de Estância Velha, RS, que comprometeu toda a cúpula do PT, pediram ontem ao promotor de Portão, Marcelo Tubino, que o ex-prefeito Elevir Desian e o investigador Omar Pereira sejam incluídos na lista dos quatro réus já denunciados.

. Os advogados também vão pedir a prisão preventiva de todos.

. O pistoleiro Alexandre Ribeiro, que acertou sete tiros no jornalista Mauri Martinelli e tocaiou sem êxito o vereador Duduzinho, está preso.

. O processo 095/209.0000179-3 corre em segredo de Justiça na Comarca de Portão. O juiz de estância Velha considerou-se impedido.. A lista dos acusados é liderada pelo ex-chefe de gabinete do prefeito do PT, Jayme Schneider, pelo ex-presidente do PT e atual vereador Luís Carlos Soares, pela cafetina Ana Cloni Campos e pelo empresário Jauri de Matos, fornecedor da prefeitura do PT. São todos apontados como mandantes do crime ou membros da quadrilha.

- Envolvido até a medula na trama que envolveu pistoleiros, prostitutas, políticos e empresários, o PT acabou perdendo as eleições do ano passado. Venceram os políticos que a quadrilha política queria assassinar.

Um dos membros do clã dos Scherer filia-se ao PSDB

Em Venâncio Aires, o mais novo dos herdeiros políticos da família Scherer, o filho do ex-presidente da Assembléia, Gleno Scherer, assinará ficha no PSDB.

. Alfredo Scherer Neto, diretor da Corag, resolveu virar tucano.

Aécio vem aí

O governador de Minas, Aécio Neves, visitará o RS no mês que vem. O PSDB terá prévias para escolher seu candidato a presidente. No RS, o governador José Serra vence todas as pesquisas para 2010.

PSDB vai expulsar Paiani

O PSDB resolveu expulsar o ex-ouvidor Adão Paiani. Ele se filiou em Brasília, em novembro do ano passado.

Detran pode cassar carteira de Pedro Ruas por uso de carro fantasma

Além da total falta de explicações sobre o sumiço das provas que embasariam suas acusações contra o PSDB, empresários locais e Yeda, a deputada Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas não conseguem explicar o que faziam a bordo do carro Ford Mondeo que não é de nenhum dos dois.

. O carro é de um morto. Luciana disse ao editor que o Ford não era seu, mas de Ruas. Ruas não é o proprietário, segundo o Detran, mas também não poderia ter a posse, porque o inventário do morto não foi completado em Cachoeirinha. De qualquer modo, o vereador do PSOL anda com ele e mandou pagar a enorme quantidade de multas, tão logo o caso foi denunciado aqui. Esta semana, de posse das notas desta página, o Detran decide se cassa ou não cassa a carteira de motorista de Ruas. É o que costumas fazer com as carteiras de motoristas que acumulam mais de 25 pontos de infrações.

. Não se sabe por que o vereador Pedro Ruas está sendo poupado pelo Detran.

Ministério Público começa a ouvir Salazar no caso Bohn Gass x Pont

Começou pontualmente às 14h o depoimento de Paulo Salazar no Ministério Público Estadual. O ex-tesoureiro da Democracia Socialista (DS), corrente interna xiita do PT, chegou às 13h30 no 6° andar do prédio situado na Rua Santana, 440, em Porto Alegre. Neste pavimento funciona a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. Duas promotoras de justiça ouvem Salazar neste momento. Luciana Maria Ribeiro Alice, que pegou o elevador às 13h45 rumo ao 6° andar, e Daniela Santos Variani, responsável pelo inquérito em que Salazar denuncia os deputados estaduais Raul Pont e Elvino Bohn Gass, ambos do PT, de confisco do salário como funcionário da Assembléia Legislativa, cobrança de diárias com notas frias e lavagem de dinheiro para o caixa 2 da campanha de Pont a prefeito e também para a DS.

. Salazar presta depoimento sozinho, sem a companhia de advogado. Ele entrou na sala da promotoria agarrado em uma agenda grossa, com vários grampos prendendo papéis com anotações. "Agora o processo vai andar", disse ele, demonstrando ansiedade, antes de iniciar seu depoimento.

. Na sala de espera, o ex-tesoureiro da DS e funcionário dos deputados estaduais petistas Raul Pont e Elvino Bohn Gass recebeu a ligação de dois repórteres de rádios AM locais. Não havia fotógrafos nem repórteres no local, a não ser a equipe desta página.

- A mídia gaúcha e a Assembléia ignoram o caso. Nem mesmo o assassinato da principal testemunha de acusação, em Canoas, cujas investigações estão a cargo da 2a. Delegacia de Polícia, conseguem comover os jornalistas e os deputados estaduais que já deveriam examinar as denúncias na Comissão de Ética. Além do Ministério Público, o caso tramita na 9a. Vara Criminal.

Universidade chavista inaugura escola com nome de terrorista colombiano morto

Clipping
semana.com

Universidad chavista inaugura la Escuela “Manuel Marulanda”América Latina

La Coordinadora Continental Bolivariana (CCB) junto con la Universidad Bolivariana de Venezuela, inaugurarán el próximo sábado la “Escuela de Formación Continental Manuel Marulanda”. El objetivo de este proyecto es, según los creadores de la iniciativa, a partir de discusiones sobre marxismo formar líderes revolucionarios. A la apertura de la escuela asistirán ponentes como Néstor Kohan de Argentina, Narciso Isa Conde de República Dominicana, Dax Toscazo de Ecuador, Amilcar Figueroa de Venezuela y Luis Millán de Venezuela, según informó la agencia de noticias ABP. Esta universidad pública, que fue inaugurada por el presidente Hugo Chávez,en 2003, ha sido cuestionada por la oposición venezolana, por sus cátedras de izquierda. Argumenta que este es un centro de propaganda política, que se aprovecha de la necesidad de estudiar que tienen los más pobres de ese país.


http://www.semana.com/wf_ImprimirArticulo.aspx?IdArt=121862

Frango: o pior da crise global já passou

ENTREVISTA
Frango: o pior já passou
Francisco Turra, presidente da Abef

Os cenários interno e externo melhoraram ou pioraram para os produtores de frango do Brasil ?
Melhoraram.
O pior já passou.

A coisa pegou para valer ?
Poderia ter sido pior.

Como foi circunscrita a crise ?
Contivemos a superoferta mediante a redução de produção a partir de outubro.

Quanto o setor cresceu no ano passado ?
13% na produção e 40% na receita.

Que posição têm hoje o Brasil ?
Com a exportação de 3,7 milhões de toneladas, conquistamos 44% do mercado de carne de frango do mundo.

Dá para produzir e vender mais ?
Mais, sim, muito mais. Acabamos de abrir os mercados da China e da Argélias. Dentro de 30 dias, abriremos os mercados da Malásia e da Indonésia.
E-mail:
tutrra@abef.com.br

"Imoral !",xinga Perondi. Só imoral ?

“Imoral” é o menor dos adjetivos com o qual a deputada Luciana Genro merece ser alvejada daqui para a frente, porque passado um mês das denúncias pavorosas que fez contra o PSDB, empresários locais e a governadora Yeda Crusius, nem uma só das provas que prometeu foram apresentadas ao distinto público. Ela mentiu diante de todo o Rio Grande.

. Isto quer dizer que a indignação do deputado Darcisio Perondi, materializada na xingação, nada teve de agressiva. Luciana Genro e Pedro Ruas fizeram os gaúchos de palhaços e isto inclui Perondi.

- Onde estão as provas prometidas por Genro e Ruas ? No MPF decididamente não estão. A deputada e o vereador do PSOL, acovardados, nem sequer abrem mão da imunidade parlamentar para responder aos processos já ajuizados pelo ex-secretário Aod Cunha e pelo empresário Humberto Busnello. Aliás, Genro e Ruas sequer se atreveram a responder a interpelação judicial de Aod e não ousam citar novamente os nomes dos dois. Viraram tigres de papel.

Politicamente, Paiani é um rengo sentado ou um cego dormindo ?

OPINIÃO DO LEITOR

O senhor que conhece o rengo sentado e o cego dormindo, me responda: o dr. Adão Paiani, filiado do PSDB, é da direita golpista, da esquerda radical, ou apenas um "mal amado" ?
Gaúcho atento e imparcial.


- Nota do editor – O editor aceita opiniões pelo e-mail
polibio.braga@uol.com.br

Bovespa em queda de 0,84%; dólar é vendido a R$ 2,293

A Bolsa de Valores de São Paulo operava em queda de 0,84% por volta de 11h desta quarta-feira, aos 39.176,88 pontos. Na sessão anterior, o mercado de ações brasileiro fechou com alta de 2,34%.

. Já o dólar comercial inverteu e subia 0,31%, negociado a R$ 2,293 na venda.

PF indicia Protógenes por 2 crimes

O delegado Protógenes Queiroz, mentor da Operação Satiagraha, foi indiciado criminalmente ontem pela Polícia Federal. Durou duas horas o interrogatório de Protógenes. Foi uma audiência marcada pela tensão e constrangimento, embora o delegado tenha recebido tratamento respeitoso.

. Ele foi ouvido em uma sala no sexto andar da PF. O corregedor da PF, Amaro Ferreira, enquadrou o criador da Satiagraha em dois crimes: quebra de sigilo funcional e violação da Lei de Interceptações. Protógenes teria sido responsável pelo vazamento de dados secretos da Satiagraha, investigação federal contra o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Tal conduta, na avaliação da PF, caracteriza quebra do sigilo funcional - revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo -, punida com detenção de 6 meses a 2 anos. A violação à Lei 9.296/96 (Lei do Grampo) teria ocorrido quando mobilizou 84 arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a Satiagraha e lhes deu acesso irrestrito ao conteúdo de escutas e documentos contábeis.

. Protógenes também teria confiado ao pelotão da Abin senhas secretas de uso exclusivo de agentes da PF para acesso ao Guardião, a máquina de grampos da Polícia Federal. Segundo a PF, Protógenes infringiu o artigo 10 da Lei 9.296/96 e fica passível de pena de reclusão - 2 a 4 anos.

Tião dá celular do Senado para filha usar em viagem ao México

O senador Tião Viana (PT-AC) repassou um telefone celular do Senado para sua filha utilizar em viagem ao México. A responsabilidade pelo pagamento da conta é da Casa. Ela usou o aparelho durante as duas semanas em que esteve no exterior, em janeiro, quando Tião ainda ocupava a primeira vice-presidência do Senado.

. "Fiquei preocupado em não conseguir me comunicar com ela. Foi uma atitude de pai", disse ele, que disputou a presidência do Senado e foi derrotado por José Sarney (PMDB-AP) em 2 de fevereiro. "Recomendei a ela que somente recebesse ligações", completou, sem informar o valor da conta. "Já pedi à direção-geral do Senado que verificasse o valor. Estou disposto a pagar tudo", afirmou. Segundo Tião, a conta ainda não foi paga.

CNJ vai regulamentar uso de veículos oficiais por tribunais

O Conselho Nacional de Justiça vai regulamentar o uso de veículos oficiais pelos tribunais estaduais e regionais, para tentar reduzir abusos com bens públicos. A resolução, que não alcança o STF e os tribunais superiores, foi aprovada ontem por 8 votos a 5.

. Até agora os tribunais (das Justiças Estaduais, Federal, Eleitoral e do Trabalho) tinham autonomia para escolher os veículos e definir como eram usados.

. A resolução tentará suprir a falta de fiscalização dos tribunais e mexerá com práticas intocadas do Judiciário, como a ostentação de poder e o uso de veículos para interesses particulares.

Sob pressão, Sarney pede cabeças dos diretores

Pressionado pela onda de denúncias contra o Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) reagiu. Exigiu ontem que todos os 131 diretores e subdiretores coloquem os cargos à disposição. Foi um ato político, com um olho na opinião pública e outro nas disputas internas. Na prática, os cargos sempre estiveram à disposição de Sarney. Cabe ao presidente nomear e demitir os ocupantes das diretorias.

. Com o gesto, ele quis sair da defensiva e assumir o controle da crise que assola o Senado desde sua posse. Hoje, anuncia um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para uma grande auditoria.

. Ontem pela manhã, os aliados encontraram um Sarney muito irritado. Voltou a reclamar que está gastando todo o seu tempo administrando as denúncias. A gota d’água foi a acusação de que parentes dele teriam viajado do Maranhão para Brasília com passagens pagas pelo Senado e se hospedado na residência oficial da Presidência.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/