O deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR) afirmou nesta sexta-feira que, diante da notícia de que seus e-mails foram monitorados pela quadrilha de Carlinhos Cachoeira, a instalação de uma CPI sobre o tema é indispensável. "É uma afronta à democracia um criminoso tentar constranger um deputado", disse. Francischini disse que o episódio dos monitoramentos ilegais ainda vai render novas manchetes: "Não foi só o meu sigilo que foi quebrado ilegalmente. Isso vai se transformar em um grande escândalo".
De acordo com informações da Folha de São Paulo divulgadas na quinta-feira, a investigação da Polícia Federal apontou indícios de que Cachoeira contratou uma pessoa para monitorar os e-mails de Fracischini para obter informações sigilosas. O deputado é delegado da Polícia Federal e, apesar de estar licenciado do cargo, ainda tem fortes contatos com investigadores da corporação.
O deputado vai reforçar, na segunda-feira, o pedido para que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), instale a CPI dos Caça-Níqueis. As assinaturas necessárias para a criação da comissão já foram entregues a Maia.