Bibo Nunes quer que Bolsonaro escolha Bulhões para reitor da Ufrgs

Ao lado, o professor Bulhões.

O que disse ao editor, há pouco, o deputado federal bolsonarista Bibo Nunes:

- Já foi ao MEC e ao Planalto para dizer que o professor Carlos André Bulhões Mendes para o cargo de reitor da UFRGS.

Bulhões foi o terceiro colocado na votação para a elaboração da lista tríplice.

O professor não tem vinculações com o PT e nem com o Psol, ao contrário dos 1o e 2o colocados.

Bibo Nunes quer ver o PT, o Psol e o PCdoB fora do comando da Ufrgs:

- Será uma alegria acabar com este domínio esquerdopata que se enquistou ali há quase 40 anos.

A lista tríplice já foi homologada pelo Conselho Universitário e Bolsonaro escolherá Bulhões no dia 20 de setembro, Dia da Revolução Farroupilha, guerra que foi realizada para expurgar o poder dominante da época.

Cai deputado Major Vitor Hugo e sobe Ricardo Barros para a liderança do governo na Câmara

O presidente Jair Bolsonaro decidiu trocar o líder do governo na Câmara dos Deputados. O deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) será substituído pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), que já exercia a função de vice-líder do governo no Congresso e foi ministro da Saúde do governo Temer.

A indicação de Ricardo Barros é estudada há quase dois meses pelo presidente, como parte da formação de uma base de apoio na Câmara e aproximação de partidos do Centrão.  Barros é deputado do partido do também líder informal do bloco, deputado Arthur Lira. Apesar disso, Barros e Lira são de grupos diferentes na sigla.

O deputado Major Vitor Hugo sofria resistência desses partidos, grupo informal majoritário na Câmara, e era considerado um articulador fraco, apesar de ser sido sempre muito bem avaliado pelo presidente Bolsonaro.

Saiba por que Mattar e Uebel desertaram sem razão do governo Bolsonaro

Governo federal tem 698 estatais ou participações em empresas, inclusive na Venezuela e no Egito

Eis o que o ex-secretário de Desestatização, Salim Mattar, descobriu ao contabilizar o número de estatais federais ou empresas com participações estatais:

- Diferentemente do que propagava, o Brasil não tinha apenas 134 empresas, número este que nos foi informado no período de transição de governo. Iniciamos uma análise mais detida e encontramos 698 empresas entre as de controle direto, suas subsidiárias, coligadas e com simples participações.

  O estado-empresário é gigantesco e não quer ser amputado.

A Caixa tinha participação num banco na Venezuela (já extinto) e o Banco do Brasil, num banco no Egito.

Em síntese: governos anteriores violaram o artigo 173 da Constituição Federal abrindo empresas para competir com a iniciativa privada em setores de seguros, resseguros, cartões de crédito, cobrança, prestação de serviços e por aí vai.

Há forte oposição à desestatização. Exemplo foi a Medida Provisória 902, que acabava com o monopólio da Casa da Moeda para impressão de papel moeda, condição básica para a sua privatização, que acabou não sendo aprovada pelo Congresso. Em outras palavras, o Congresso disse não á privatização. Muitas estatais como Eletrobrás, Hemobrás, Correios e EBC necessitam de aprovação do Congresso num governo que não possui uma base de sustentação em ambas as casas.

Saiba quais os interesses e os obstáculos que atravancam a desestatização no Brasil

Uma das revelações mais surpreendentes feitas hoje por Salim Mattar, o secretário de Desestatização que se demitiu hoje, diz respeito à burocracia federal.

Eis o que escreveu Salim Mattar, que é homem da iniciativa privada:

- O arcabouço legal do processo de desestatização é complexo e moroso. São quinze agentes envolvidos, do Presidente ao ministro setorial, do TCU ao BNDES. Tudo torna o processo burocrático, lento e, por mais que alguns se esforcem, não conseguem acelerar as coisas.

E tem mais,s segundo o ex-secretário, que aponta para todos os que não querem que se mexa em absolutamente nada, porque ganham com a pandemia estatizante:

- Os grupos de interesse, absolutamente legítimos e naturais em uma democracia, dificultam o processo de desestatização. Assim, o establishment composto diretamente pelos empregos públicos, sindicatos, fornecedores, comunidades, políticos locais, partidos de esquerda e lideranças políticas têm sido uma barreira natural para a privatização. Exemplo foi a Medida Provisória 902, que acabava com o monopólio da Casa da Moeda para impressão de papel moeda, condição básica para a sua privatização, que acabou não sendo aprovada pelo Congresso. Em outras palavras, o Congresso disse não á privatização. Muitas estatais como Eletrobrás, Hemobrás, Correios e EBC necessitam de aprovação do Congresso num governo que não possui uma base de sustentação em ambas as casas.

Dica do editor - Peça a partir de agora o seu hamburger e a sua cerveja artesanal no Bier Markt. É tele-entrega. Porto Alegre

PEÇA AGORA. Entrega na sua casa ou escritório.

10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero de cervejas e chopes artesanais.

CLIQUE AQUI para examinar o cardápio de hamburgueres e a lista de cervejas artesanais e bebidas. Tem também bolinhos de bacalhau e filé biertrunken.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender  por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento. Agora, também pizzas.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular: 51-99388.2401 e 51-99388.7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt. Telefone fixo 51-3574.0927. www.biermarkt.com.br

Recomendado - Conheça e compre esta linha de vinhos da italiana Villa Triturris. Sai tudo desde a Villa Bari, Porto Alegre.

Experimente o TRI, um vinho IGT Toscana ( Indicazione Geografica Territoriale ), ano 2011, produzido com 1/3 de Malbec, Sangiovese e Cabernet Sauvignon , que foi a primeira safra da Villa Triturris, empreendimento do gaúcho Luiz Barichello. A linha da Villa inclui TRITURRIS, TURRIS, TRI, TORRAIA além de outros nomes, como o Granselezione del Chianti Classico, o ROSEA bianco e o Pinot Grigio com Chardonnay.

CLIQUE no site a seguir para conhecer todas as linhas, os preços de promoções, as condições de entrega e para operacionalizar as compras.

https://winebari.com/

Com 740 lojistas, Pop Center (Camelódromo) de Porto Alegre, abre das 10h as 17h

O  Pop Center é mais conhecido pelo seu nome popular, Camelódromo.

O Centro Popular de Compras – Pop Center, Porto Alegre, voltará a funcionar em horário diferenciado até esta sexta-feira, 14 de agosto, das 10h as 17h.

O Pop opera com 740 lojistas, inclusive empreendimentos da área da alimentação.

MPF denuncia presidente da CNI e mais 9 por suspeita de desvio de recursos do Sesi

O presidente da CNI é um dos denunciados pelas patifarias encontradas no Sesi.

O Ministério Público Federal em Pernambuco denunciou 10 pessoas investigadas por suspeita pelo desvio de mais de R$ 2,5 milhões do Sesi (Serviço Social da Indústria) liberados em contrato de patrocínio do projeto Relix Pernambuco 2014, firmado entre o Departamento Regional do Sesi no Estado e o Instituto Origami.

Entre os investigados estão o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, na época diretor do Departamento Nacional da entidade; Ricardo Essinger, então diretor regional; e Ernane Aguiar Gomes, que comandava a superintendência no Estado.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre a denúncia.

Entenda o caso de Manaus e a comprovação de que a "imunidade de rebanho" está muito próxima

O médico infectologista Ricardo Ariel Zimmermann, Santa Casa de Porto Alegre, que tem se notabilizado por se opor ao lockdown vertical e apoiar o tratamento precoce, postou no seu Facebook, hoje, a análise que fez na Jovem Pan o jornalista Guilherme Fiuza, tudo para avisar que  "imunidade de rebanho" está próxima. O editor foi buscar todo o programa para replicá-lo aqui, porque para apoiar a fala de Fiuza, a reportagem exibiu os acontecimentos de Manaus, que retomou até as aulas. Na Capital, o uso de UTIs por infectados corresponde atualmente a 29,7%. Há apenas três meses, o histriônico e histérico prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, mandou abrir covas comuns, fez apelo por ajuda internacional e ofendeu gravemente o presidente da República.

 

Este blog recomenda - Impermeabilização é com a gaúcha Otimum. Ligue agora.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Boletim Médico diz que Bolsonaro está totalmente curado do vírus chinês

Boletim médico divulgado hoje informa que Jair Bolsonaro “está assintomático, com exames laboratoriais e de imagem normais”.

“Encontra-se liberado para manter suas atividades habituais”, diz o documento, assinado por médicos do Vila Nova Star em São Paulo.

O presidente aproveitou a estada na capital paulista para um check-up com Antônio Macedo, o cirurgião que o operou após o atentado em Juiz de Fora.

Porto Alegre amanhece bordada com banners gigantes e 40 outdoors de apoio a Bolsonaro

Banners como este ao lado e dezenas de outdoors de apoio ao presidente Bolsonaro estão espalhados pelas principais avenidas de Porto Alegre.

No total, são 40 outdoors.

As propagandas replicam a votação de Bolsonaro em 2018 e também dizeres como este:

- O povo gaúcho está com Bolsonaro.

Ao pé de todas as peças, o mesmo slogan repete-se:

- Supremo é o povo.

A campanha foi bancada por apoiadores do presidente, que contribuíram financeiramente pela vaquina disponibilizada na internet.

Os organizadores são os mesmos que tradicionalmente organizam eventos no Parcão.

Deputados bolsonaristas, como o deputado estadual Ruy Irigaray, replicam as fotos nas suas próprias redes sociais.

Porto Alegre perdeu outro restaurante. Desta vez foi o Tutto Riso.

A abertura para operar apenas poucas horas e exclusivamente durante o almoço, é a pá de cal que faltava para liquidar com dezenas de outros restaurantes, bares e lancherias da Capital.

A Tutto Riso, Moinhos de Vento, Porto Alegre, não resistiu a 5 meses de lockdown parcial e fechou as portas.

A risoteria funcionava há 18 anos.

O lockdown parcial já matou dezenas de bares, lancherias e restaurantes da Capital.

E de todos os tamanhos.

João Doria anuncia que foi infectado pelo vírus chinês e está doente em casa

O governador João Doria está com coronavírus.

Ele testou e deu positivo.

Foi o sexto teste feito pelo governador de São Paulo.

João Doria usou as redes sociais para informar que está com sintomas leves e que por isto fará tratamento em casa.

CLIQUE AQUI para examinar a postagem do governador.

Bolsonaro fala na saída da missão de ajuda ao Líbano

Governo Bolsonaro reafirma compromissos com o desinchaço da máquina pública e acusa STF por dificuldades para privatizar

O presidente Jair Bolsonaro usou sua rede social, hoje, para reafirmar que o norte do seu governo "continua sendo a responsabilidade fiscal e o teto de gastos. Também afirmou que "o Estado está inchado e deve se desfazer de suas empresas deficitárias".

Ele reagiu aos pedidos de demissões dos secretários especiais Salim Mattar (Desestatizaçaõ) e Paulo Uebel (Desburocratização). E denunciou obstáculos criados pelo STF:

- O STF decidiu, em 2019, que as privatizações das empresas "mães" devem passar pelo crivo do Congresso.

Sobre a saída de integrantes da equipe de Paulo Guedes no Ministério da Economia, o presidente afirmou: "Em todo o governo, pelo elevado nível de competência de seus quadros, é normal a saída de alguns para algo que melhor atenda suas justas ambições pessoais. Todos os que nos deixam, voluntariamente, vão para uma outra atividade muito melhor".

TikTok, expurgada dos EUA por Trump, rastreou dados de usuários do Google

App protege maioria dos dados de usuários que transmite por trás de camada adicional de criptografia especial

O TikTok contornou uma salvaguarda à privacidade adotada pelo sistema operacional Google Android, ao recolher identificadores únicos de milhões de aparelhos móveis, dados que permitem que o app rastreie usuários online sem lhes oferecer a opção de não participar do programa, constatou uma análise do jornal The Wall Street Journal.

CLIQUE AQUI para ler a extensa reportagem do jornal

Artigo, Salim Mattar - Por que saí do governo Bolsonaro

- Salim Mattar saiu ontem da secretaria de Desestatização.

O editor leu tudo com atenção. É um artigo que possui lógica interna devastadora, eloquente, esclarecedora. Vale a pena examinar cada palavra e entender por que razão o setor público quer manter tudo sem mudança e a ferro e fogo defende-se dos que querem mudar. Os servidores do setor público concorrem com aqueles que lhes pagam os salários, garantindo-lhes os empregos, tentando e conseguindo mantê-los longe das mudanças.

Deixei a posição de Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia mas continuo apoiando a pauta econômica do ministro Paulo Guedes e do presidente Jair Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo publicado hoje pelo Brazil Journal

Artigo, Astor Wartschow - Ipva e incoerência tributária

- Advogado, RS.

Há uma lista enorme de obrigações legais que ensejam mudanças urgentes há muitos anos, tanto de interesse do cidadão quanto da administração pública. Refiro-me às questões tributárias e fiscais.
Todavia, haja vista o precário estado das finanças públicas,  tanto de Estados e Municípios quanto da União, medidas saneadoras e socialmente adequadas têm sido adiadas, ou, quando realizadas, resultam insuficientes e/ou pioradas.

Neste momento, por exemplo, enquanto o governo federal apresenta e articula uma reforma tributária, nosso governo estadual também apresenta a sua. Em comum, sugerem simplificações, enquadramentos socialmente justos, mas, sobretudo, prometem o não aumento da carga tributária.
Porém, acredito improvável que não ocorra o aumento. Afinal, em defesa da administração pública e da necessidade de arrecadação, é importante destacar que desde 1988 ocorre um aumento na procura e oferta de serviços públicos.

O problema não é o aumento da carga. O mais grave são os tributos socialmente injustos, mal compartilhados e que não cumprem sua finalidade com coerência tributária, contábil e fiscal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Safra brasileira de grãos irá a 253,7 milhões de toneladas, 4,8% maior do que o total da safra anterior

A produção brasileira da safra de grãos 2019/20 deverá ser de 253,7 milhões de toneladas, 4,8% acima do nível verificado na safra anterior, de acordo com atualização mensal divulgada pela Conab.

As alterações em relação ao último levantamento se concentraram nas culturas de feijão, milho e trigo, explicadas por ganhos de produtividade.

Mesmo com essa perspectiva mais positiva para a safra agrícola, o cenário de preços elevados de grãos não deverá ser alterado, em função da maior demanda por alimentos, interna e externamente

RS alcança status de "livre de vacinação contra febre aftosa". Decisão abre mercado bilionário para carnes do Estado.

O Rio Grande do Sul roi reconhecido, ontem, como Estado livre de vacinação contra a febre aftosa.
A mudança passa a vigorar em 1° de setembro, e a Instrução Normativa assinada ontem pela ministra Tereza Cristina  deve ser publicada no Diário Oficial da União. Na semana passada, auditores do ministério estiveram na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para avaliar o cumprimento das exigências feitas para a obtenção do novo status sanitário.


Eis o que disse sobre isto o secretário da Agricultura, Covatti Filho (foto ao lado), esta manhã:

- Com a retirada da vacina, o Estado poderá alcançar 70% dos mercados mundiais disponíveis, que representa valores bilionários. Só em carne suína, serão R$ 600 milhões a mais de exportações.

A partir do reconhecimento pelo ministério, a secretaria comunica a mudança para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que concede a certificação da evolução do status sanitário, abrindo portas para mercados não acessados pelos criadores gaúchos.

Técnicos e especialistas apontam que a retirada da vacinação tem potencial de abrir mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá. No setor dos suínos, a expectativa é de que haja aumento nas exportações de cerca de R$ 600 milhões anuais.

DEM trabalha com os nomes de Ricardo Gomes e Comandante Nádia para alianças em Porto Alegre

O deputado dr. Thiago é candidato a candidato a prefeito, mas seu nome parece não agradar aos caciques municipais, estaduais e nacionais.

O DEM encorpou tanto sua representação política em Porto Alegre que já não sabe mais o que fazer com seus líderes na Câmara de Vereadores.

O DEM não é mais um Partido nanico na Capital.

Sua bancada é de quatro vereadores e o presidente da Câmara é do DEM, Reginaldo Pujol.

Os dois mais novos demistas, Ricardo Gomes, ex-PP, e Comandante Nádia, ex-MDB, são cotados para a majoritária:

- Comandante Nádia quer ser candidata a prefeita, mas poderá disputar a vice numa aliança com Sebastião Melo ou simplesmente buscar a reeleição. Nádia é também 2a. suplente da bancada do MDB e tem chance de assumir a partir de janeiro, tudo se Melo for eleito em Porto Alegre, Fábio Branco em Rio Grande e Carlos Búrigo resultar eleito em Caxias. O problema é que o 3o suplente poderá tentar cassar-lhe o mandato, já que ela concorreu pelo MDB e migrou para o DEM.

- Ricardo Gomes quer ser candidato à reeleição, mas o DEM trabalha seu nome, também, para uma possível dobradinha com Sebastião Melo, MDB.

Marchezan estaria pensando em não concorrer, diz Túlio Milmann

O jornalista Túlio Milmann, o mais influente colunista do jornal Zero Hora, diz hoje no seu Informe Especial que o prefeito Marchezan Júnior reavalia sua candidatura à reeleição.

O prefeito estaria disposto a se dedicar exclusivamente ao combate à pandemia.

É possível.

Há controvérsia.

Facebook aplica gancho de 7 dias em Rodrigo Cosntantino

O economista e comunicador Rodrigo Constantino tomou um gancho de 7 dias no Facebook.

A alegação é de que ele postou uma lista de nomes lulopetistas comprometidos com o golpe.

Bolsa abre o dia em forte queda no Brasil.

A Bolsa abriu, hoje, em forte queda. O dólar opera em alta.

10h17min

Bolsa, -1,223%, 102.174 pontos
Dólar comercial, +0,21%, R$ 5,4276 para a venda

Com pandemia e tudo, vendas do varejo foram 0,5% maior em junho (sobre junho de 2019)

O volume de vendas no varejo subiu 8% em junho, em relação ao mês anterior, quando avançou 14,4%, já descontados os efeitos sazonais, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com junho de 2019, o varejo subiu 0,5%.

O resultado de junho veio melhor que a projeção do mercado, que era de 4,3% de alta.

O crescimento de 8% ficou dentro do intervalo das estimativas, que iam de alta de 0,3% até elevação de 11,9%. A alta de 0,5% ante junho do calendário anterior também foi melhor que o esperado.

Vírus chinês matou avô de Michelle Bolsonaro. Maria Aprecida morreu aos 81 anos.

A avó de Michelle Bolsonaro, Maria Aparecida, 81 anos, morreu hoje em Brasília.

Ela não resistiu aos efeitos do coronavírus.

Maria Aparecida estava internada no Hospital Regional de Ceilândia, periferia da Capital. Ela manteve as dificuldades respiratórias – ela chegou a ter 78% da capacidade pulmonar comprometida – e fez uso de máscaras de oxigênio como forma de dar mais conforto durante o tratamento contra o Sars-Cov-2. Ela também manteve a alimentação enteral, por meio de sondas durante todo o tratamento.

Michelle não mantinha relações amistosas com a avó, que no passado envolveu-se com o tráfico e esteve presa.

Congressistas acham que Tereza Cristina é a melhor ministra. Tarcísio Gomes de Freitas ocupa o segundo lugar.

Apenas três ministros do presidente Jair Bolsonaro receberam dos líderes do Congresso nota acima de 3, em uma escala de 0 a 5, de acordo com nova rodada do Painel do Poder, ferramenta do site Congresso em Foco, que indica tendências políticas e o humor de deputados e senadores influentes sobre diversos assuntos das pautas política e econômica.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (com 3,7), é a mais bem avaliada pelos congressistas ouvidos, seguida pelo titular da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (3,6), e por Rogério Marinho (3,3), do Desenvolvimento Regional.

Esta é a terceira vez das últimas quatro edições do Painel em que Tereza aparece com a melhor avaliação do ministério. No levantamento anterior, realizado em março, ela havia ficado na segunda colocação, atrás de Tarcisio.

 Nesta edição foram ouvidos 71 líderes de bancada, presidentes de comissões, integrantes de mesas diretoras e parlamentares formadores de opinião

Para ter acesso ao relatório completo,os leitores devem entrar em contato direto com o site Congresso em Foco pelo e-mail comercial@congressoemfoco.com.br

Banrisul fechou o primeiro semestre com lucro líquido de R$ 377,3 milhões

O Banrisul divulgou, hoje, seu balanço financeiro do primeiro semestre nesta quarta-feira de manhã. O banco fechou o semestre com um lucro líquido de R$ 377,3 milhões, valor 42,4% menor do que o obtido no mesmo período do ano passado.

A Azul lança a Azul Conecta para ligar 200 cidades do interior do Brasil

A Azul Conecta foi lançada pela Azul, ontem, em Jundiaí, SP, e quer atingir 200 cidades com sua aviação regional. A nova empresa resulta de desdobramento da TwoFlex, comprada no início do ano. Ela começa com atuação em 36 cidades do interior, usando modelos Cesna Gran Caravan, nove lugares. Três dos aviões funcionarão apenas para cargas.

O governo Bolsonaro abriu o setor aéreo brasileiro.

O secretário Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, que também esteve em Jundiaí para o lançamento, destacou a importância de elevar a cobertura aérea no Brasil.

Artigo, Alon Feuerwerker, FSB - O cidadão comum quer a vacina e não importa de onde venha

- Este artigo é publicação da newsletter diária da FSB.

O título original do artigo é Sputnik 5.

E chegou a primeira vacina contra o SARS-CoV2, a russa Sputnik 5. Com ela veio o ceticismo,
real ou forçado, por ela ter pulado etapas.

Mas as dúvidas têm prazo de validade. A vacina começa a ser aplicada em massa a partir de
janeiro, e aí se saberá quanto ela vale. Não só em termos monetários, em capacidade de
imunização.

A onda de ceticismo explica-se também por a corrida da vacina ter se tornado uma bateria da
disputa entre o Ocidente (conceito geopolítico), liderado pelos Estados Unidos, e a aliança de
fato entre China e Rússia. Mas neste caso específico da vacina o cavalo ocidental favorito é
britânico, de Oxford.

Sua excelência, o cidadão comum, não está obviamente nem aí para a política, ou para a
politicagem: quer uma vacina que funcione

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Folha de pagamento do Executivo do RS, julho, é quitada, hoje, para 72% dos vínculos

Ao lado, os servidores do Executivo estadual podem verificar o calendário do pagamento da Folha. Os servidores do Legislativo, Judiciário, TCE, MPE e Defensoria, os mais bem pagos, continuam recebendo em dia e em valores integrais.

O Tesouro do Estado depositou nesta quarta-feira nova parcela, no valor de R$ 3.750, referente aos salários de julho.

Com esse novo pagamento, o governo quita os contracheques de quem recebe líquido até R$ 5.250, o que representa 72% dos vínculos do Poder Executivo.

Nesta quinta-feira será realizado novo depósito, no valor de R$ 3.250, integralizando a folha para quem recebe líquido até R$ 8,5 mil, ou seja, 93% dos vínculos.

Sob severas restrições, lojas e shopping centers reabrem hoje em Porto Alegre, mas por poucos dias

Lojas e shoppings reabrirão a partir das 10h em Porto Alegre, funcionando até as 17h e com limitações de números de empregados e de clientes.

O decreto municipal que flexibilizou estas atividades, também incluiu restaurantes, academias, templos e toda a área de serviços, além da indústria da construção civil.

A autorização vale por poucos dias.

Brasil soma 103 mil mortes em 5 meses; RS confirma 2.472 óbitos (menos de 3% do total)

O RS registra 2.472 óbitos por coronavírus, menos de 3% do total do Brasil. O RS possui 5,4% da população do Brasil.

Dados de ontem do coronavírus

Brasil
3.101.618 casos confirmados ao longo de 5 meses
2,4 milhões curados
103.068 mortes

Sul
RS, 87.5415 casos e 2.472 mortes (soma de 5 meses)
SC, 109.522 casos e 1.618 mortes
Paraná, 94.882 casos e 2.417 mortes

Taxa de ocupação de UTIs cai e continua estável pelo 18o dia seguido

A taxa de ocupação de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre permanece estável pelo 18o dia seguido e ontem caiu sobre o dia anterior, atingindo 88,6%. Das 827 posições, 372 estão ocupadas por doentes infectados pelo coronavírus. VEJA no gráfico (acione o link abaixo) para examinar como a curva achatou.

Porto Alegre registrou, ontem, 10.421 casos acumulados ao longo de 5 meses, com 475 óbitos.

7040 doentes foram curados.

O Índice de Distanciamento Social, cujo número desejável é 55%, foi ontem de 41,7%.

CLIQUE AQUI para examinar mais números e gráficos.

Quarta-feira será dia de muito frio e chuvas no RS

Porto Alegre, 8h30min, 9 graus

O dia será de frio e chuvas no RS.

A frente fria segue atuando sobre o Estado.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o dia será frio e com pouca variação térmica.

Em Porto Alegre, a chuva será a grande marca do dia. A temperatura mínima na Capital é de 9°C neste momento, 8h30min, e a máxima não ultrapassará os 13°C.


Prefeitura recorrerá ao judiciário contra lei que obriga ampla testagem grátis em Porto Alegre

A secretaria municipal da Saúde confirmou que a prefeitura irá recorrer judicialmente contra a derrubada do veto ao projeto do vereador Aldacir Oliboni, PT, que amplia o serviço de testagem gratuita contra o coronavírus. A prefeitura alega que iniciativas que implicam em aumento de gastos públicos não podem ser de iniciativa legislativa e que o projeto não possui razoabilidade.

Porto Alegre promove testagens pontuais.

A aplicação quase generalizada dos testes custaria R$ 120 milhões para os cofres municipais e a prefeitura diz que não dispõe deste dinheiro, valor que corresponde a 65% de todos os recursos que recebeu para combater a pandemia.

Mais 4 milhões recebem novas parcelas do auxílio nesta quarta-feira

Mais 4 milhões de beneficiários recebem novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 nesta quarta-feira. A Caixa vai creditar na conta poupança digital a primeira, segunda, terceira e quarta parcelas para 3,9 milhões nascidos em julho, que fazem parte do ciclo 1 do calendário. Outros 98 mil nascidos em julho, incluídos no último lote, recebem primeira, terceira e quarta parcelas.

Nesta quinta-feira, 102 mil beneficiários nascidos em maio deste último grupo também poderão sacar o auxílio em dinheiro.

Folha diz que Paulo Guedes poderá sair sem pedir demissão e sem ser demitido

Depois de perder peças chaves do tabuleiro do ministério da Economia, o ministro Paulo Guedes estaria na iminência de ir embora.

A debandada de auxiliares importantíssimos e a pandemia que o impedirá de prosseguir com a execução dos seus planos liberais para a economia, seriam as razões da saída.

A informação é da coluna Painel, Folha de São Paulo.

O jornal diz que Paulo Guedes não pedirá demissão.

E que não será demitido.

O jornal não explica de que forma o ministro sairia, já que não pediria demissão e nem seria demitido.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/