Lula e o plano para 2014

O presidente Lula considera "uma questão de honra" fazer seu sucessor em 2010 e também se mostra muito preocupado com os efeitos da crise econômica sobre a imagem de seu governo. Essa atitude pode passar a impressão de que suas atenções estão voltadas exclusivamente para a disputa eleitoral de 2010.

. Mas, na verdade, Lula está olhando mais à frente. A exemplo do que aconteceu com Getúlio Vargas em 1949, quando o presidente foi procurado por políticos no autoexílio para voltar ao poder, Lula acredita que poderá retornar ao Palácio do Planalto em 2014, nos braços do povo. No caso de um oposicionista vencer as eleições presidenciais em 2010, o retorno de lula para disputar o planalto em 2014 é fato consumado.

. "Se o PSDB estiver no po der, a questão (Lula concorrer em 2014) é líquida e certa", disse à revista ISTOÉ o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, ainda um dos principais interlocutores do presidente. Se Lula não admite abertamente um eventual retorno depois de deixar a Presidência em 2010, seus planos para os quatro anos longe do poder indicam que o presidente quer ficar o mais próximo possível da política e da vida partidária nacional, para manter seu cacife eleitoral.

Obama socialista? Onde?

Clipping
Revista Veja
14 de marco de 2009

Eminências da direita mais empedernida da política americana deram para denunciar que as medidas tomadas por Obama para combater a crise estão colocando os Estados Unidos na rota do socialismo. O ex-quase-presidenciável Mike Huckabee, que perdeu a disputa pela candidatura para o senador John McCain, disse que Obama está criando "repúblicas socialistas" no país, e completou: "Lenin e Stalin iam amar isto aqui". O assunto virou capa de revista e está no parachoque dos carros na forma de adesivos que saúdam o presidente como "camarada Obama" e o país como "União dos Estados Socialistas da América". Os trombeteiros do "socialismo americano" começaram a se agitar porque, para domar a crise, o governo americano está drenando oceanos de dinheiro público na economia, despertando o perigo do gigantismo estatal. A coisa piorou quando Obama entregou ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010. Com 3,6 trilhões de dólares, a proposta é ousada e promete uma guinada radical em boa parte das políticas públicas que o país vem adotando nos últimos trinta anos. Obama propõe universalizar o sistema de saúde, incorporando os 40 milhões de americanos que hoje não têm nenhum tipo de assistência. Quer ampliar o papel do governo na educação primária, aumentar a ajuda federal aos estudantes de baixa renda que entram na universidade e implantar uma política de proteção ambiental inteiramente diferente, que força a redução da emissão de poluentes à base de taxações. Para financiar tudo isso, em parte, Obama pretende aumentar os impostos dos 5% mais ricos – os que ganham acima de 250 000 dólares anuais.

Protógenes: A serviço da Presidência da República ?

Em setembro do ano passado, duas semanas depois de revelados os primeiros abusos na, de outra forma bem-sucedida, operação que levou à condenação do ex-banqueiro Daniel Dantas, o delegado Protógenes Queiroz foi espontaneamente à Procuradoria da República dar sua versão sobre o caso. Ele negou ter cometido ilegalidades, mas fez uma revelação que, se verdadeira, pode vir a ter consequências graves. Protógenes disse à Procuradoria que a operação não foi uma ação comum, mas o desfecho policial de uma investigação sigilosa que teria sido realizada "por determinação da Presidência da República". Protógenes não disse que recebeu ordens para grampear telefones sem autorização ou para espionar a vida privada e profissional de ministros, políticos, juízes, advogados e jornalistas – o que efetivamente ocorreu no decorrer da operação. Ao localizar a origem das ordens para a investigação no Palácio do Planalto, o delegado aventa a hipótese da criação de uma incomum e ilegal cadeia de comando que, como mostra a história, só existe regularmente em ditaduras e, sempre com resultados funestos, em alguns poucos regimes democráticos. Protógenes contou à Procuradoria que as ordens de cima chegavam até ele por intermédio do então chefe do serviço secreto brasileiro, delegado Paulo Lacerda, que dirigiu a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, até ser afastado há três meses em consequência das irregularidades hierárquicas e de procedimento da operação comandada pelo delegado Protógenes.

CLIQUE na imagem acima para ler a reportagem completa da revista Veja dessa semana.

Torcedores terão carteirinha para entrar nos estádios

Foi assinado ontem projeto de lei que altera o Estatuto do Torcedor e estabelece medidas para aumentar a segurança nos estádios. Uma das novidades é o cadastramento de torcedores, que terão uma carteira para facilitar a identificação dos arruaceiros.

. Segundo dados do ministério, desde 2003 houve 37 mortes por causa da violência nos estádios.

. Já o presidente Luiz Inácio Lula da afirmou nesta sexta-feira que uma das medidas para reduzir a violência nos estádios de futebol é fazer com que os ingressos para jogos possam ser comprados em casas lotéricas. Segundo ele, a Caixa Econômica Federal já está estudando a medida, que serviria para acabar com as filas em torno dos estádios nas vésperas de jogos.

Protógenes e Lacerda: encontros cinco meses antes da Satiagraha

Cinco meses antes de deflagrar a Operação Satiagraha, o delegado Protógenes Queiroz visitou na sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) o então diretor-geral do órgão, Paulo Lacerda. Segundo os registros de acesso às dependências da agência em Brasília, em poder da CPI dos Grampos, Protógenes esteve com o chefe da Abin em três ocasiões. O primeiro encontro ocorreu na segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008, entre 11h05 e 12h30. Na terça-feira da semana seguinte, 4 de março, aconteceram mais dois encontros.

Lula critica protecionismo nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir neste sábado com o presidente dos EUA, Barack Obama, em Washington. No centro do encontro estará a crise internacional, e um dos temas deverá ser o protecionismo. "Não é possível que agora, no primeiro calo que começa a doer, eles achem que têm de voltar ao protecionismo", disse Lula, antes de embarcar. Ele cobrou decisões políticas: "Não é hora de tagarelar, é hora de agir".

. Segundo o Departamento de Estado, a reunião com Obama vai tratar do papel do Brasil na ação internacional coordenada contra a crise, "O relacionamento (entre Brasil e EUA) tem um forte componente de parceria global, é um reconhecimento da ascendência do Brasil no mundo", disse o secretário-assistente de Estado, Thomas Shannon.

. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o chanceler Celso Amorim, por sua vez, disse que Cuba estará "inevitavelmente" na conversa entre Obama e Lula. "Não é possível que, no primeiro calo que começa a doer, eles achem que tem que voltar o protecionismo”, disse Lula.

Abin pode ter acesso a dados da PF

Após a polêmica sobre o uso de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na Operação Satiagraha, que investiga o banqueiro Daniel Dantas, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Menezes Direito afirmou, em decisão, que membros da agência podem ter acesso a dados de outros órgãos, inclusive da Polícia Federal. O ministro não abordou especificamente o caso Satiagraha, mas o entendimento dele, que compõe o órgão máximo do Judiciário do país, também pode ser aplicado ao caso.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/