27 de Janeiro, um dia que nunca deve ser esquecido pela humanidade

Dica do editor - Hoje é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Na montagem ao lado, os ativistas gaúchos Fabiano Rheinheimer (à esquerda) e João Palhano, lembram a data.

O 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005, por ocasião do 60º aniversário da derrota do regime nazista e da libertação dos campos de concentração nazistas.

O que foi o Holocausto

O Holocausto foi a perseguição e aniquilação sistemática de judeus e outros povos realizada pela Alemanha nazista e seus colaboradores entre 1933 e 1945.  Nesse período, os judeus foram as principais vítimas, e cerca de seis milhões deles foram mortos. A data de 27 de janeiro rememora a libertação do campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 1945, indica a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Foi o maior centro de extermínio criado pelos nazistas. Quando os soviéticos chegaram ao local, encontraram apenas 7 mil sobreviventes dos mais de um milhão de judeus que foram mortos naquele lugar.

Publicidade - Vá esta noite com seus amigos. E também reserve para seu happy hour ou sua festa. Bier Markt, Porto Alegre.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats 993882401 / 993887265.

Abre as 17h.
Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica do editor - Será amanhã superlive de Bolsonaro e seus filhos Eduardo, Flávio e Carlos

Será amanhã a superlive que Bolsonaro e seus três filhos com maior atuação política, farão para discutir a questão eleitoral municipal deste ano.

Estão escalados o próprio Jair, mais o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.

A convocatória viraliza nas redes sociais.

A superlive começará as 19h.

Este blog replicará tudo on line.

Na chamada, conforme card ao lado, também constam outros dois temas: organização de base e ocupação de espaços.

É isto.

Paulo Moura explica as causas da derrota política de Lula no caso da ida de Mantega para a Vale

 Mais até do que Lula da Silva, que tem muito mais defensores, Guido Mantega foi entregue sem contemplação pelo governo lulopetista, que não teve força política para tentar "reabilitás-lo" ao indicá-lo para a polpuda presidência da Vale, empresa sobre a qual tem participação enorme, mas não o controle.

No ano passado, caiu pela metade os casos de violência contra jornalistas, diz Fenaj

A foto está disponibilizada no site Só Derbi, de Campinas, RS.

O número de casos de violência contra jornalistas despencou em 2023, segundo relatório  intitulado  'Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil' e que acaba de ser divulgado pela Federação Nacional dos Jornalista (FENAJ). 

No Sul, o Rio Grande do Sul é o estado com maior número de registros.

O estudo apresenta181 casos foram registrados no Brasil, o que representa uma queda de 51,86% comparado às 376 ocorrências de 2022.

A Região Sul somou 30 episódios de violência contra jornalistas, equivalente a 16,57% do total brasileiro. O Rio Grande do Sul foi o Estado com o maior número de ocorrências na região: 12.

CLIQUE AQUI para examinar o relatório.

Opinião do editor - Catilinárias Brasileiras

Ao final, quero replicar aqui o que disse o cônsul romano Marco Túlio Cícero, um dos seus quatro mais conhecidos discursos, para o senador Catilina no Senado Romano, numa das frases que integram as conhecidas catilinárias:

- Até quando, Alexandre de Moraes, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós? A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?

A oposição brasileira compõe a cada dia as Catilinárias Brasileiras.

A oposição quer conter Catilina, mas nem por isto deseja que ele tenha o mesmo destino de Catilina.

Eu diria que as condições objetivas e subjetivas, como ensinam os marxistas, estão ganhando corpo a cada dia que passa.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.
CLIQUE AQUI para saber o que são as Catilinárias.

Governos cortam repasses de dinheiro para agência da ONU acusada de ajudar os terroristas do Hamas

 Os governos dos EUA, Canadá, Austrália, Itália e Reino Unido suspenderam todos os repasses de dinheiro e exigiram imediatas investigações.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse ter sido informado sobre alegações de que vários funcionários da UNRWA estiveram envolvidos nos ataques de 7 de outubro em Israel. 

Em nota emitida pelo seu porta-voz, ele afirmou que teve conhecimento dessas notícias “extremamente graves” através do comissário-geral da agência, Philippe Lazzarini, e “está horrorizado”. Segundo Lazzarini, foram as autoridades israelenses que forneceram as informações sobre a suposta participação dos funcionários. Ele fez apurações preliminares, constatou a procedência da denúncia, demitiu funcionários e colocou outros sob investigação.

CLIQUE AQUI para ler nota do Reino Unido que explica melhor o caso.

Publicidade - Contrate, agora, seu aluguel por temporada em Gramado. É fácil. Apenas R$ 402,00 por dia.

Este é o edifício, na zona mais central.

Leia a avaliação de quem já esteve lá.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Vá até o site.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado, está pronto para ocupação por temporada, e e fica localizado na zona mais central de Gramado, RS.

No site, você poderá ler várias opiniões a respeito da experiência que tiveram durante a temporada na qual estiveram em Gramado e alugaram este apartamento por temporada.

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Ex-ministro Weintraub anuncia para a semana que vem as prisões de Bolsonaro, general Heleno e general Braga Neto

O ex-ministro, inimigo pessoal de Bolsonaro, saúda próximas prisões que serão determinadas por A. de Moraes. Veja o vídeo:

Morre outro preso político do 8 de Janeiro. Giovani dos Santos morreu com grilhões eletrônicos nas pernas.

 Este material é da Folha Política.

Publicidade - Hoje tem Bier Markt, Porto Alegre. Reserve seu happy hour para a semana que vem.

O Bier Markt já aceita reservas para happy hour para a semana que vem.

Faça sua reserva para:
Happy hours/ Aniversários/ Casamento/
Formatura/ Encontro de amigos e qualquer outro evento 

Whats e celular:
993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo, 497.

Porto Alegre, RS. Bairro Moinhos de Vento.

Dica do editor - O editor viu e recomenda a série "Mestres do ar", de Spielberg e Tom Hanks

 CLIQUE AQUI para saber tudo sobre este filme de Steven Spielberg e Tom Hanks.

Ex-ministro Abraham Weintraub diz que Bolsonaro e generais Heleno e Braga Neto serão presos na semana que vem

Na delação premiada, Mauro Cid (foto maior) teria incriminado os generais Heleno e Braga Neto, além de Bolsonaro.

O ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro, Abraham Weintraub, gravou vídeo alarmanete no seu Tik Tok, no qual destila ódio puro contra o ex-presidente, acusando-o sem provas por atos de ameças contra ele mesmo, sua mulher e seus filhos.

Weintraub faz esta denúncia, para informar em seguida que o consórcio STF+Governo do PT, semana que vem, prenderão estas três personalidades:

Bolsonaro
General Augusto Heleno
General Braga Neto

Da mesma forma que no caso das ameaças, o ex-ministro não revela fontes e nem apresenta provas.

Nova gerente de jornalismo da Rádio Guaíba é Alexandra Freitas

A jornalista Alexandra Freitas,  partir de segunda-feira, 29 de janeiro, atuará como a nova gerente de jornalismo da Rádio Guaíba. 

Formada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Alexandra vem da área de televisão, onde atuou durante 25 anos.

A Rádio Guaíba anunciará, também, a chegada do jornalista Lasier Martins, igualmente para a área da informação. 

Artigo, Jurandir Soares, Correio do Povo - Maduro antecipa o golpe

Um conflito que só pode ser deflagrado pelo país de Nicolás Maduro

Os temores da oposição na Venezuela, como da maior parte da América Latina, eram de que Nicolás Maduro pudesse dar um golpe de Estado no período antecedente às eleições presidenciais, convocadas, em princípio, para o final deste ano. A data sequer foi marcada. Porém, nesta sexta-feira, o ditador venezuelano já se adiantou, dizendo que “os acordos de Barbados estão mortalmente feridos”, diante, do que alegou, uma tentativa de assassiná-lo. Os acordos a que se referiu foram traçados no ano passado naquela ilha do Caribe, sob a mediação da Noruega, reunindo representantes do governo e da oposição. Uma tentativa de, pela primeira vez em muitos anos, realizar eleições limpas sob a supervisão de organizações internacionais reconhecidas na arte de fiscalizar pleitos.

Apesar de todo o empenho de muitos países, inclusive dos EUA, com vistas à realização de eleições limpas na Venezuela, esta possibilidade sempre esteve ameaçada na sua concretização. Isto porque, de cara o chavismo bloqueou a candidatura de Maria Corina Machado, o nome mais expressivo da oposição, vencedora das prévias da coalizão opositora.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Memória - Veja como o STF rejeitou o habeas corpus pedido por Lula

Lula foi preso por ordem do TRF4, tudo depois que a Corte ampliou a pena aplicada na condenação decidida pelo juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá. O STF, na época, considerou apropriada a prisão, decretada por condenação decorrente de atos de corrupção.

Petrobrás ignora luta interna dentro do governo e anuncia perfuração de poço exploratório na Margem Equatorial

Foto de Tânia Rego, Agência Brasil.

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira a conclusão da perfuração do poço exploratório de Pitu Oeste, no litoral do Rio Grande do Norte, na Margem Equatorial. Os trabalhos haviam começado há pouco mais de um mês. Durante o processo, foi identificada a presença de hidrocarboneto, informação já comunicada à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Ainda é preciso avaliar a viabilidade econômica do produto. O poço faz parte da concessão BM-POT-17 e fica em águas profundas a 52 km da costa do estado potiguar.

O próprio governo bate cabeça a respeito da exploração do petróleo na Margem Equatorial, com ênfase para a foz do Amazonas. 

A Margem Equatorial se estende pelo litoral brasileiro do Rio Grande do Norte ao Amapá, engloba as bacias hidrográficas da foz do Rio Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar. É uma região geográfica considerada de grande potencial pelo setor de óleo e gás.

Jornalista Cristina Graeml lança candidatura ao cargo de prefeito de Curitiba

A jornalista Cristina Graeml, Gazeta do Povo, confirmou que é candidata a prefeito de Curitiba.

Ela disputará o cargo pelo Partido Mais Brasil.

A jornalista enfrentará candidatos pesos-pesados como o ex-procurador federal Deltan Dallagnol, Beto Richa, Eduardo Pimentel e Luciano Ducci. 

Juíza Ludmilla Lins, exilada nos EUA, diz que ditadura híbrida brasileira é integrada por Moraes e Lula

Este material é da Folha Política. O vídeo contém conversações entre o senador Eduardo Girão e a juiza exilada. Veja:

Dica do editor - Prefeitura e Caixa acertam critérios para saques emergenciais do FGTS em Porto Alegre

Moradores da Capital que têm saldo na conta do FGTS poderão sacar até R$ 6,22 mil “por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência”, conforme informação da Caixa.  Prefeitura de Porto Alegre e Caixa Econômica Federal finalizaram na tarde desta sexta-feira, os procedimentos para viabilizar a liberação do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Critérios - Estarão automaticamente habilitados a pedir o Saque Calamidade os moradores de 76 bairros de 16 regiões do Orçamento Participativo (OP) que possuem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) inferior a 0,9. A regiãocentral está fora.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Falatórios, com Cláudio Spritzer - Os Estados Unidos estão a 24 horas de uma guerra civil

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre

Governo lulopetista sofre derrota com África do Sul em Haia, mas insiste em meter a colher no assunto

O governo lulopetista não se flagrou diante da decisão da Corte Internacional de Justiça, Haia, Holanda, que repeliu a ação proposta pela África do Sul, que pediu a condenação de Israel por genocídio em Gaza e de imediato cessar fogo.

A proposta teve imediata adesão do governo brasileiro.

A nota do Itamaraty sobre o caso é balela pura para tentar salvar a cara.

O governo lulopetista voltou a atacar Israel, defendendo obliquamente os terroristas do Hamas.

Bolsonaro arrasta multidão ao ir até o Corpo de Bombeiros de Paraty, Rio de Janeiro. Foi ontem.

Este material é da Folha Política.

Grupo terrorista e genocida Hamas divulga vídeo com apelos de reféns israelenses

O grupo terrorista e genocida Hamas divulgou um novo vídeo em que três reféns israelenses na Faixa de Gaza pedem o cessar-fogo. “Queremos voltar para casa", dizem os reféns.

Segundo o site Metrópoles, a gravação se deu por meio do aplicativo de mensagem Telegram.

O título do vídeo é “O tempo está acabando”, numa alusão de que assassinarão os reféns. O vídeo  mostra uma ampulheta que se esvazia. As três mulheres falam em hebraico e, evidente, sob ameaças do Hamas, acusam o Estado de Israel de tê-las “abandonado”.Além disso, elas pedem para que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, coloque fim à guerra.

 O trio também clama para voltar para suas famílias, “antes que se tornem outros cadáveres”.


Poder360 ouve jurista que analisa decisão de Haia: "A Corte legitimou a reação de Israel"

 A Corte de Haia legitima direito de defesa de Israel, disse a  especialista Natalie Rosen, que concedeu longa entrevista para o site Poder360 deste sábado.

Ela também avaliou as últimas declarações do ex-preso lulopetista José Genoíno contra os judeus e classificou tudo como posições racistas e antissemitas.

Leia:

- A Corte Internacional de Justiça (apesar disto) emitiu alertas que levarão o país a tomar mais cuidado e contabilizar melhor as suas ações no conflito Corte Internacional de Justiça, em Haia, ao decidir sobre a acusação contra Israel de "genocídio" na Faixa de Gaza nesta sexta-feira.

A ação foi protocolada pela África do Sul, com apoio do governo lulopetista.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista no site Poder360.

Aneel repele pedidos para cassar concessões dadas para CEEE e RGE

A agência federal de fiscalização e controle das empresas concessionárias de energia elétrica, a Aneel, avisou ontem que não cassará CEEE Equatorial e RGE.

A Aneel avisou que não existem razões para pensar no caso.

Há controvérsia.

Maior parte do RS terá chuva neste sábado. Temperatura continuará temperada.

 O Rio Grande do Sul registrará chuvas em todas as regiões neste sábado. 

O informe é da MetSul.

Apesar da previsão, o dia amanheceu com sol.

As chuvas serão mais prováveis no Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra, Aparados, Vale, Grande Porto Alegre e Litoral Norte. 

No Centro, Oeste e no Sul gaúcho o tempo firme se sustentará.

Conforme a MetSul, a temperatura seguirá baixa.

Publicidade - Contrate, agora, seu aluguel por temporada em Gramado. É fácil. Apenas R$ 402,00 por dia.

Este é o edifício, na zona mais central.

Leia a avaliação de quem já esteve lá.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Vá até o site.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado, está pronto para ocupação por temporada, e e fica localizado na zona mais central de Gramado, RS.

No site, você poderá ler várias opiniões a respeito da experiência que tiveram durante a temporada na qual estiveram em Gramado e alugaram este apartamento por temporada.

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Ministra dos Povos Indígenas passa mal e é internada em Brasília. Hoje ela irá para casa, São Paulo.

Sonia, a ministra dos povos indígenas que mora em São Paulo, nesta foto da Agência Brasil.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que mora em São Paulo, recebeu atendimento médico no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, nesta sexta-feira, após sentir-se mal enquanto cumpria agenda pública na capital federal. 

Não se trata de estresse.

Por precaução, Sonia Guajajara será internada e realizará uma bateria de exames em São Paulo, onde mantém domicílio. 

A assessoria da ministra diz que ela passa bem.

Leandro Rushel explica a revolta dos Estados contra Biden

 Leandro Rushel, gaúcho de Porto Alegre, vive e trabalha na Flórida, nos Estados Unidos. Neste comentário, ele analisa a reação de 25 dos 50 Estados contra Biden, tendo o Texas como epicentro de um a crise que pode acabar numa guerra civil. Este comentário é de ontem.

As primeiras análises políticas do dia, agora, sábado, ao vivo, no Canal Brasília, com Alfredo Bessow

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/