Bolsonaro anuncia medidas para dar maior liberdade para as empresas.Entenda tudo, aqui.

Artigo - Os três possíveis cenários depois dos eventos cívico-militares de hoje na Venezuela

O artigo a seguir é do blog La Patilla e analisa neste final de tarde os eventos de hoje na Venezuela. É um material de qualidade. Leia tudo. O texto vai em espanhol. Use o translator, caso você não consiga entender.

Ao lado, Guaidó e López, esta tarde.

Juan Guaidó ha logrado en la jornada de hoy la primera insurrección militar desde que asumiera como Presidente delegado de Venezuela el 23 de enero. Fuerzas militares que le responden liberaron al dirigente opositor Leopoldo López, quien estaba en arresto domiciliario en su casa. Es decir, fue una operación sin resistencia. Desde un cuartel de la Fuerza Aérea, Guaidó y López, rodeados de militares, llamaron tanto a las Fuerzas Armadas como a los civiles a protagonizar una insurrección contra el régimen chavista (cabe señalar que Guaidó ya había convocado a una marcha en Caracas hacia el palacio presidencial, como fase final de la “Operación Libertad”, para provocar la caída del régimen. Se adelantó un día).

Se trata de no sólo el momento de mayor intensidad opositora en los casi 100 días que ha durado la iniciativa de Guaidó para derrocar a Maduro sino también del desafío más importante contra su régimen en los cinco años que lleva en el poder.

Ahora, cabe la posibilidad de que Guaidó tenga éxito y que el régimen se desmorone perdiendo el apoyo militar, como se buscó desde el inicio del movimiento.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Alto Comando Militar estaria reunido com Maduro para uma solução negociada. Maduro iria para o exílio na Rússia, Cuba ou Bolívia.

As tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica permanecem aquarteladas, com poucas exceções, o que parece indicar que os comandos aguardam por uma solução negociada do conflito.

Ao lado, o general Ferreira.

A jornalista Sebastiana Barràez usou o seu Twitter, agora há pouco, para informar que o o general José Ornella Ferreira, que de manhã foi dado como apoiador de Juan Guaidó e depois negou a informação, estaria com o Aldo Comando Militar em reunião com Nicolás Maduro, negociando sua saída do País. Ferreira é comandante do Segundo Comando e chefe do Estado Maior Conjunto do Comando Estratégico Operacional da Venezuela.

Maduro teria pedido garantias para ele e seus familiares.

As opções de exílio colocadas são Bolívia, Rússia e Cuba.

A jornalista disse que 64% da força militar quer uma saída negociada.

Dica de passeio - Festa da Colônia, Gramado, RS

A partir de amanhã.

O evento durará 19 dias.

Sairá tudo na Expogramado.

Povo vai ao Palácio para sacar Maduro de Miraflores

Eis o inteiro teor da mensagem por WhatsApp que o editor acaba de receber de Caracas, depois que a questão foi saber de que modo ocorrem neste momento os acontecimentos.

Não é possível examinar como anda a correlação das forças militares, já que a imensa maioria deles parece aquartelada, aguardando o desfecho da crise (a repressão nas ruas é pontual, os episódios de violência policial e militar são reduzidíssimos e tudo parece estar sendo jogado nos bastidores e nas conversações, porque também há pouca gente nas ruas.

Vai no portunhol:

Van todos, una multidão enorme a caminho do Palácio Miraflores, donde está Maduro.
Querem (o povo, poucos militares e Guaidó) imitar como foi no Sudão.
Rodear o Palácio e sacar Maduro.

CLIQUE AQUI para saber como o povo derrubou o ditador do Sudão no início de janeiro.


Líder oposicionista Leopoldo Lópes acaba de pedir asilo ao Chile

A mais forte sinalização de que os eventos militares de hoje na Venezuela passam por momentos de dificuldade, é a informação surgida há pouco, segundo a qual o líder oposicionista Leopoldo Lópes pediu asilo na embaixada do Chile, Caracas.

Ele se refugiou com a família.

Lópes foi libertado da prisão domiciliar, esta manhã, e depois se juntou a Juan Guaidó, mas durante a tarde, diante da evidência de que o movimento militar perdeu o empuxe, decidiu asilar-se.

Governo Eduardo Leite quer romper o contrato do Cais Mauá

O governo estadual gaúcho dá como certo o rompimento do contrato do Cais Mauá.

Nagelstein foi o protagonista mais dramático da sessão desta madrugada da Câmara de Porto Alegre

Sessões da Câmara foram de extrema tensão entre os vereadores. Nagelstein é o primeiro da direita para a esquerda. Na foto, ele conversa com dois opositores do novo IPTU, Ricardo Gomes e

O vereador Valter Nagelstein, MDB, ex-presidente da Câmara e ex-secretário municipal da Indústria e Comércio, foi o principal protagonista dos eventos dramáticos que resultaram na aprovação, esta madrugada, do novo IPTU de Porto Alegre.

Ele abriu o dia com pedido de licença, obedecendo ordens médicas de se submeter a severo check up, tudo relacionado com problemas de saúde decorrentes da severa cirurgia de diverticulite a que se submeteu há um ano. O pedido foi fustigado por adversários do vereador, que é candidato a candidato a prefeito de Porto Alegre. "Ele fugiu para não votar o novo IPTU", denunciaram vereadores e deputados do Novo e do PT. Nagelstein era considerado voto certo contra o aumento.

Acontece que surpreendentemente, o vereador reapareceu no plenário, incomodado com as cobranças, que não partiram apenas do Novo e do PT.

Ele estava disposto a manter seu voto contrário, mas foi atropelado por uma tensa reunião da bancada do MDB...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Povo, militares e Guaidó marcham em direção ao Palácio Miraflores

O jornal El Nacional diz que a população, militares e Guaidó movimentam-se em direção ao Palácio Miraflores para depor o governo narco-comunista de Nicolás Maduro.

Estas informações foram confirmadas há uma hora atrás desde Caracas, via WhatsApp.

Marchezan vai falar as 16h30min sobre vitória histórica na proposta de novo IPTU


O prefeito Nelson Marchezan Júnior, que mesmo de licença comandou virada histórica na Câmara, ao aprovar o aumento do IPTU na madrugada de hoje, concederá entrevista coletiva daqui a pouco, as 16h30, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, Centro Histórico), para falar da decisão da Câmara.

Há 21 anos não mudava a planta de valores que embasa os cálculos para cobrança do IPTU. Isto mudou, como também mudaram alíquotas de cobrança.

O projeto do prefeito, que foi rejeitado em 2017 e 2018, foi aprovado por 22 votos favoráveis e 14 contrários, em votação que se estendeu até a madrugada desta terça-feira, 30.

Marchezan Júnior, embora de licença, liderou todas as articulações da base aliada, desde casa.

Opinião do editor - Rebelião militar da Operação Liberdade pode derrubar Maduro e cúpula traidora e corrupta das Forças Armadas

Ficou mais forte a consigna Fuera Maduro.

Os generais Hamilton Mourão, vice-presidente, e Augusto Heleno, ministro do GSI (Serviço Secreto) disseram há pouco que a rebelião comandada por Juan Guaidó não alcançou os altos escalões das Forças Armadas.

Os generais em postos de comando estão todos mergulhados no mar de corrupção em que se meteu o governo narco-comunista da Venezuela.

Os movimentos armados em andamento são de escalões militares que não estão diretamente ligados a Maduro, são consistentes e poderão resultar em derrubada de Maduro e da cúpula das Forças Armadas

Dez centrais sindicais unem-se para ato de amanhã em SP. Greve geral foi convocada para o dia 14 de junho.

Com algumas mudanças na grade de atrações artísticas, as centrais sindicais finalizam os preparativos para o ato unitário do 1º de Maio, nesta quarta-feira, a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo.

10 centrais uniram-se para levantar R$ 700 mil e financiar o evento.

As centrais já definiram o dia 14 de junho para realização de uma greve geral contra as reformas do governo de Jair Bolsonaro.

Será uma greve política.

O governo não acredita que os sindicalistas lulopetistas consigam adesão, já que sem imposto sindical não possuem recursos para contratar serviços de sanduíches de mortadela.

Militares dissidentes entram em combate contra tropas de Maduro na Venezuela

As ruas de Caracas foram tomadas por confrontos nesta terça-feira, horas após o presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, ter convocado a população a se manifestar contra o regime de Nicolás Maduro. Guiadó anunciou o apoio de militares para derrubar o governo e deu início à fase final da chamada Operação Liberdade.

Maduro acusa os oposicionistas de tentativa de golpe. Ele postou que militares demonstraram "total lealdade ao povo, à Constituição e à Pátria". Também convocou às ruas a população que o apoia. "Venceremos", escreveu o chavista em rede social.

Ainda pela manhã, grupos de manifestantes tentaram entrar na principal base aérea do país, a Generalísimo Francisco de Miranda, conhecida como La Carlota. O local foi escolhido como ponto de apoio a Guaidó.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Governo brasileiro incentiva outros países a apoiarem Juan Guaidó na Venezuela

O governo brasileiro está incentivando todos os países a se colocarem ao lado do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, e pela saída do presidente Nicolás Maduro do poder.

Em nota divulgada nesta terça-feira, o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, disse que “o Brasil acompanha com grande atenção a situação na Venezuela e reafirma o irrestrito apoio ao seu povo que luta bravamente por democracia”.

“Exortamos todos os países, identificados com os ideais de liberdade, para que se coloquem ao lado do Presidente Encarregado Juan Guaidó na busca de uma solução que ponha fim na ditadura de Maduro, bem como restabeleça a normalidade institucional na Venezuela”, diz a nota da Presidência.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Veículo blindado passa por cima de manifestantes opositores em Caracas

Um veículo blindado atropelou um grupo de opositores que estavam se manifestando em Caracas, nesta terça-feira, contra o presidente Nicolás Maduro, de acordo com imagens transmitidas pela mídia local e estrangeira.

O blindado avançou contra várias pessoas que protestavam em frente a La Carlota, a base aérea onde o chefe do parlamento, Juan Guaidó, anunciou a revolta militar mais cedo.

Por outro lado, um militar leal ao governo de Nicolás Maduro, foi ferido a bala durante a insurreição de militares em apoio ao líder da oposição Juan Guaidó, informou o ministro da Defesa, o general Vladimir Padrino.

Dica do editor - Relembre 10 tecnologias que foram rejeitadas pelos consumidores

Clique no link a seguir para relembrar dez tecnologias que foram lançadas, mas não caíram no gosto dos consumidores.

CLIQUE AQUI para examinar.

Governo federal fechou contas de março com déficit de R$ 24,5 bilhões


Conforme divulgado ontem pelo Tesouro Nacional, o Governo Central registou déficit primário de R$ 21,1 bilhões em março, ante o saldo negativo de R$ 24,5 bilhões apurado no mesmo período de 2018, em termos nominais. Dado que a expectativa de mercado era de déficit de R$ 20 bilhões, a surpresa negativa se deu, principalmente, pelo fato de que as despesas obrigatórias e transferências foram mais elevadas do que o esperado. 

Em termos reais, descontado o IPCA do período, as receitas no primeiro trimestre deste ano avançaram 1,3% na comparação interanual, enquanto as despesas recuaram 1,2%. 

Por fim, no acumulado em 12 meses, o Governo Central apresenta saldo negativo de R$ 117 bilhões, o equivalente a 1,7% do PIB. O desempenho é compatível com o cumprimento da meta para o resultado primário deste ano, de déficit de R$ 139 bilhões.

MEC bloqueou 30% das verbas de três universidades federais de corte lulopetista

Ao lado, o líder lulopetista Fernando Haddad, em manifestação dentro da UnB, fazendo campanha contra o governo Bolsonaro, que o derrotou nas eleições.

O MEC bloqueou 30% dos recursos de três universidades federais.


São elas: a Universidade de Brasília e as federais Fluminense e da Bahia.

As três universidades fustigam sem parar o governo federal, abrindo as portas para líderes lulopetistas falarem mal do presidente e do ministro da Educação.

O MEC confirmou o corte e explicou que percebeu que muitas universidades não usam os recursos adequadamente, ou seja, não usam, as verbas públicas para ensinar.

Bloqueios semelhantes poderão ser feitos também em universidades federais gaúchas, nas quais a militância lulopetista alcança proporções alarmantes.

Editor recebe Claudio Lamacchia para suas conversas de segundas.

O editor recebeu na noite desta segunda-feira o ex-presidente nacional da OAB, Claudio Lamacchia, tudo no âmbito das conversações que uma vez por mês promove no Bier Markt Vom Fass.

Na foto ao lado, da esquerda para a direita estão os advogados Adão Paiani e Bruno Dornelles, o publicitário Valdir Loeff, o editor, o jornalista Flávio Pereira e os médicos Lúcia e Alexandre Wolwacz. Ao lado de Lamacchia, a seguir, estão os publicitários Airton Rocha e José Fuscaldo, mais o jornalista Ocimar Pereira.

O editor já recebeu para esses encontros personalidades como Aod Cunha, Luciano Zucco, Mônica Leal, prefeito Luiz Carlos Busatto (Canoas) e coronel Paulo Mendes (TJMRS), mas não só.

Petroleiros da Refap decretaram estado de greve

Os empregados da Refap, Canoas, RS, decretaram estado de greve e avisaram que paralisarão toda a produção de combustíveis.

Esta manhã, os petroleiros pararam durante uma hora.

A greve poderá sair a qualquer momento.

Trata-se de protesto contra a privatização da refinaria, que já foi decidida pela Petrobrás.

General virá nesta sexta para homenagem no Grande Oriente, Porto Alegre

O vice-presidente Hamilton Mourão, virá nesta sexta-feira a Porto Alegre.

O general será recebido com honras pelo Grande Oriente, a loja maçônica mais importante do RS.

Voos entre Porto Alegre e Buenos Aires foram cancelados


Estão suspensos os voos que ligam Porto Alegre a Buenos Aires, tudo em função da greve geral convocada contra o governo Macri.

Aerolíneas, Azul, Gol e Latam cancelaram todos os voos desta terça-feira para a Argentina.

Bolsonaro convoca reunião de emergência para tratar da crise na Venezuela

O presidente Jair Bolsonaro convocou reunião de emergência para as 12h30min, tudo com o objetivo de tratar da rebelião cívico-militar da Venezuela.

O chanceler Ernesto Araújo, disse esta manhã que espera uma transição democrática no vizinho País.

Nesta página, mais abaixo, o editor disponibiliza imagens da VPI ao Vivo, Caracas, com acompanhamento on line da crise.

Quem for aos canais do You Tube, pode fazer o mesmo na telinha grande da sua TV.

Corpo do estilista gaúcho Ruy Spohr é velado no Theatro São Pedro

O corpo do estilista gaúcho Ruy Spohr está sendo velado no Theatro São Pedro, Porto Alegre.

Ele morreu esta madrugada aos 89 anos, atacado por broncopneumonia.

Ruy, que sofria de Mal de Parkinson, será cremado esta tardinha no Crematório Metropolitano.

O estilista foi entusiasta colaborador do Theatro São Pedro.

Petrobrás decidiu sair do Uruguai. Empregados da estatal prometem greve de fome.


A Petrobrás anunciou domingo que vai sair do Uruguai, vendendo sua participação numa rede de distribuição de gás.

Os trabalhadores uruguaios prometem fazer greve de fome.

Isso é mais uma vigarice da era Lula, para favorecer os companheiros bolivarianos liderados por Mujica. A Petrobrás informou que não lhe interessa o negócio, devido ao baixo volume das transações.

Despencou Índice de Confiança de Serviços

Conforme divulgado há pouco pela FGV, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 0,9 ponto em abril, atingindo 92,1 pontos. O resultado, que se trata da terceira queda consecutiva, refletiu a queda do componente de situação atual (queda 2,1 pontos), enquanto o componente de expectativas avançou 0,2 ponto, após dois meses com forte queda acumulada.

Esses dados indicam que a passagem do primeiro para o segundo trimestre ainda sugere existência de desafios para o setor de serviços, o mais importante para a composição do PIB.

Bolsonaro soube, ontem, que estouraria hoje a rebelião militar na Venezuela

O deputado Eduardo Bolsonaro e uma comitiva de deputados federais já está na fronteira com a Veneauela, Roraima, para acompanhar a rebelião e ingressar no País caso Guaidó assuma o Poder.

Ao lado, convocatória para apoio aos militares da base aérea de La Carlota, onde está Guaidó.

O presidente Jair Bolsonaro acompanha on line a rebelião militar venezuelana, comandada desde Caracas pelo presidente eleito pela Assembleia Nacional Juan Guaidó.

O governo narco-comunista de Maduro está caindo.

Juan Guaidó avisou Bolsonaro, ontem, que tinha conseguido apoio das principais lideranças militares da Venezuela.

Estas informações foram divulgadas há pouco pelo G1, que falou com o general Augusto Heleno, GSI, e pela revista de internet Crusoé.

Desemprego voltou a subir no primeiro trimestre do ano, diz IBGE


No primeiro trimestre do ano, o desemprego atingiu 13,4 milhões de pessoas, ou 12,7% dos trabalhadores.

O número de subutilizados foi o mais alto da série histórica: 28,3 milhões de trabalhadores.

São dados desta manhã do IBGE.

Prefeitura de Porto Alegre paga, hoje, salários de abril dos 35 mil funcionários municipais

Os contribuintes da Capital pagam salários de 1 funcionário para cada 40 habitantes. A soma não inclui pagamentos feitos para funcionários da Câmara, Câmara dos Deputados, Senado, Assembleia, Governos do Estado e Federal, Judiciário, TCE/TCU, MP e Defensoria.

A prefeitura de Porto Alegre paga integralmente, nesta terça-feira, a folha do funcionalismo do mês de abril. 

O valor bruto totalizou R$ 234.194.599 milhões e quitará 100% das matrículas (34.514 mil).

Bolsonaro manda renegociar dívidas de 500 mil estudantes com o Fies

O governo abriu a possibilidade de renegociação das dívidas de mais de 500 mil estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As dívidas somam mais de R$ 2,2 bilhões, a maior já acumulada nos 20 anos do programa, e poderão ser pagas em 48 vezes e os juros, com parcelas mínimas de R$ 200,00.

CLIQUE AQUI para entender melhor o que fará o governo.

PMs consomem 13% de toda a receita corrente líquida dos Estados, inclusive do RS

Atualmente, a folha de pagamentos total com militares é próxima a R$ 80 bilhões, o que equivale a quase 13% de toda a arrecadação desses entes (receita corrente líquida).

Mantidas as atuais regras de aposentadoria para policiais militares e bombeiros nos estados, cerca de 52% do atual contingente de mais de 456 mil agentes se aposentariam na próxima década. 

Atualmente, 39% dos militares ativos possuem mais de 40 anos. E a PM responde por cerca de 85% do pessoal militar nos estados. Os dados fazem parte de um estudo do Ipea que fez um raio-X dos agentes de segurança pelo país. Com esses dados, o Ipea fez projeções do impacto da proposta do governo federal para mudar as regras de aposentadoria de militares nas contas dos estados.

Os cálculos indicam que aumento no tempo de serviço mínimo para a passagem dos militares à reserva implicaria uma redução dos gastos dos estados com pessoal militar de R$ 29 bilhões nos dez primeiros anos e de R$ 91 bilhões em 20 anos. A economia permitida pela Nova Previdência, caso aprovada, seria um alívio nas contas públicas estaduais.

CLIQUE AQUI para examinar o estudo do Ipea.

STF julga em segredo o fim da prisão em segunda instância, caso que poderá libertar Lula a qualquer momento

Caso o habeas seja concedido, um dos presos que serão libertados de imediato é Lula da Silva.

A deputada postou o card ao lado no seu Facebook.

O STF está julgando, desde sexta-feira, um habeas coletivo impetrado em favor de todos os réus presos com base na súmula do TRF-4 (que obriga execução da pena em segunda instância), incluindo Lula. 

Não se trata da mudança da jurisprudência do STF que permite este tipo de prisão.

A deputada Carla Zambelli, que denunciou o fato no seu facebook, ainda há pouco, diz que a relatora é a ministra Cármen Lúcia, mas, como o processo tramita no plenário virtual, não é possível ter acesso aos votos antes da publicação do acórdão. 

Denuncia a deputada do PSL:

- Ou seja, Toffoli adiou o julgamento aberto em plenário, mas o STF julga a prisão em segunda instância no "silêncio da intimidade do plenário virtual.

Porto Alegre já tem 122 casos de dengue adquiridos na própria Capital

Porto Alegre já registrou 122 casos de dengue adquiridos na própria Capital.

São dados da prefeitura, desta manhã.

Veja, aqui, ao vivo, a derrubada do governo narco-comunista de Nicolás Maduro

Se você procurar notícias sobre a iminente derrocada do governo narco-comunista da Venezuela não fai encontrar isto nos canais de TVs abertas ou fechadas, mas você poderá acompanhar tudo na VPI ao vivo, desde Caracas, que faz transmissões pela internet.

Acompanhe ao vivo:

DEM lança dr. Thiago para prefeito em convenção na qual Onyx discursou e chorou

O DEM lançou ontem a noite a candidatura de médico e político dr. Thiago para a prefeitura de Porto Alegre.

O Partido fez movimentadíssima convenção estadual ontem a noite, quando elegeu o deputado Rodritgo Lorenzoni para a posição de presidente.

O ministro Onyx Lorenzoni, lançado por muitos oradores para a disputa pelo governo estadual, emocionou-se muito durante o discurso e chorou quando lembrou o episódio do atentado praticado contra o presidente Bolsonaro:

- Mais dois centímetros para cima e eu não estaria aqui, na posição em que estou.

Foi a maior convenção estadual jamais realizada pelo DEM no RS.

Termina hoje o prazo para a entrega do Imposto de Renda

Os contribuintes que ainda não fizeram a Declaração do Imposto de Renda deste ano têm até as 23h59min59s desta terça-feira para acertarem as contas com a Receita Federal

Saiba como votou cada vereador no caso do novo IPTU de Porto Alegre.

Depois de entrar de licença médica e retornar de surpresa, o vereador Valter Nagelstein, MDB, acabou se sentindo mal novamente, tudo depois de uma reunião tensa da qual participou com a bancada do Partido, que acabou fechando questão e durante a qual chegou a trocar empurrões com seu colega Mendes Ribeiro. Foi por isto que a secretária comandante Nádia, voltou a ocupar o posto e votou favoravelmente ao governo. O MDB deu  seus cinco votos, o DEM colaborou com dois votos, PP somente com um. Os outros votos favoráveis: PSDB, 2; PTB, 3; PRB, 2; Pros, PSB e PSC, um cada um.

Os votos contrários: foram quatro votos do PT, três do PDT, três do Psol, dois do PP, um do PSB e um do Novo.

CLIQUE AQUI para saber como votou cada vereador.

Câmara aprovou nesta madrugada o novo IPTU de Porto Aleagre

A planta de valores da cidade não era atualizada desde 1991.

Por  22 votos a favor e 4 contrários, foi aprovado o projeto que aumenta o IPTU de Porto Alegre. Eram necessários 22 votos.

O projeto de lei do Executivo (PLCE 005/2018) estabelece a nova Planta Genérica de Valores Imobiliários (PGV) para efeitos de cálculo para fixação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O texto, recebeu 36 emendas e uma Mensagem Retificativa do Executivo. Os vereadores chegaram a convocar três sessões extraordinárias para vencer a pauta. O projeto, que começou a ser discutido no fim da tarde de segunda-feira, só foi votado efetivamente às 3h33min desta madarugada. Das 36 emendas apresentadas, 14 foram aprovadas, 15 rejeitadas, uma prejudicada (além de uma subemenda) e cinco retiradas, além de uma emenda aprovada (e prejudicada) parcialmente, quatro subemendas aprovadas e uma prejudicada. Também foi apreciada e aprovada uma mensagem retificativa do Executivo.

Juan Guaidó conclama o povo: "Venezuela, estamos conseguindo. Força e fé !"

Guaidó (à esquerda) ao lado de Leopoldo López, libertado há pouco pela Guarda Nacional Bolivariana.

O presidente eleito pela Assembleia Nacional, Juan Guaidó, acaba de dirigir uma mensagem aos venezuelanos desde a base aérea La Carlota, caracas, na qual pede que todos os militares e civis o acompanhem na luta não violenta que começaram para acabar com o regime de Nicolás Maduro.

No seu Twitter, disse Guaidó:

- Povo da Venezuela: vamos para as ruas. Queremos que as Forças Armadas continuem a batalha pelo fim da usurpação, que já é irreversível.

Lopes pediu aos venezuelanos "força e fé" para conseguir o fim da usurpação>

- Venezuela, estamos conseguindo. Força e fé !

CLIQUE AQUI para acompanhar tudo pelo site do jornal El Nacional.

Começou a cair o governo narco-comunista da Venezuela

Guaidó comanda a reação desde a base aérea de Carlota, Caracas (foto ao lado).

O governo naco-comunista de Nicolás Maduro começou a cair.

O presidente eleito pela Assembleia Nacional, Juan Guaidó, apoiado pelos EUA e Brasil, avisou que as Forças Armadas colocaram-se ao lado.

O líder oposicionista Leopoldo Lopez, um dos mais destacados da oposição, que estava preso, foi libertado pelos militares.

Chama-se Operação Liberdade, o movimento cívico-militar que visa derrubar o governo narco-comunista de Maduro.

Câmara de Porto Alegre faz sessão extra pelo novo IPTU. Nagelstein reassume o mandato.

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre convocou sessão extraordinária para este final de tarde, tudo com o objetivo de votar o novo IPTU.

O governo Marchezan já tinha maioria formada, mas a saída de vereadores contrários ao projeto, como Mônica Leal, PP; Rafão, DE; Claudio Janta, SDD, e Valter Nagelstein, MDB, que permitiram o ingresso de vereadores e suplentes favoráveis, ampliou a margem de segurança.

No final da tarde, o vereador Nagelstein, que se submeteu a rigoroso check up (o vereador foi operado de diverticulite no ano passado e apresentava problemas de saúde) foi a surpresa do dia. O líder emedebista reafirmou oposição a aumento de impostos, mas não deixou claro se votará contra o novo IPTU.

Vem aí o Serviço Nacional do Emprego


O governo deve sinalizar nesta semana as linhas finais de algumas iniciativas econômicas para desburocratizar o ambiente de negócios.

As ações em estudo devem ser implementadas por medida provisória, pois o governo quer impacto imediato na economia.

Estão em análise a modernização do Serviço Nacional do Emprego, mecanismos de incentivo à inovação das empresas brasileiras, novas medidas de desburocratização do ambiente de negócios e novas desregulamentações de alguns setores. 

O governo quer demonstrar que não está fazendo uma aposta única na aprovação da reforma da Previdência para atrair novos investimentos. 

Argentina é filme que se vê de novo", diz ex-embaixador Marcos Azambuja

O embaixador Marcos Azambuja falou para o jornalista Caio Cigana, Zero Hora, dizendo que se mostra decepcionado com o governo de Maurício Macri, que se elegeu com discurso liberal e, há poucos dias, recorreu até a congelamento de preços.

Leia tudo:

Ex-secretário-geral do Itamaraty conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), também avalia a nova política externa brasileira sob o governo de Jair Bolsonaro.
Diplomata que serviu na Argentina e na França se mostra decepcionado com o presidente Mauricio Macri. 

O governo Macri, que seria de viés liberal, é uma decepção?
É. Prometeu mais do que poderia entregar.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Examine este guia sobre problemas de visão (e os tratamentos indicados)


Acompanhe as informações deste guia sobre problemas oftalmológicos e sugestões para o melhor tratamento.

CLIQUE AQUI para examinar.

Artigo, Fábio Jacques - Que País é este ?

Este tipo de tratamento está proibido.

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, cassou, nesta quarta-feira (24/4), uma liminar da Justiça Federal de Brasília que autorizava psicólogos de todo o país a realizar "terapia de reversão sexual" em homossexuais, a chamada "cura gay". (site Consultor Jurídico)

Leio este tipo de notícia e fico pensando: em que mundo estamos ? Ou como dizia Renato Russo: “Que país é este ?”

Os psicólogos e psiquiatras estão proibidos de atender a brasileiros que tenham tendências homossexuais e, sentindo-se confusos ou traumatizados por este seu sentimento queiram buscar aconselhamento. É isto que diz a lei.

E se, pelo contrário, alguém que sempre se considerou heterossexual sentir uma atração por alguém do mesmo sexo, pode buscar conselhos junto aos especialistas ou isto também é crime ?

CLIQUE AQUI para ler mais.

Pronaf Mais Alimentos reabre recursos subsidiados do BNDES

Os recursos do BNDES para o Pronaf Mais Alimentos (compra de máquinas por produtoes familiares), esgotados desde 8 de março, voltaram ao menu de ofertas nesta segunda-feira.

São taxas subsidiadas de 4,6% ao ano.

Recomendado - Vá ao Bier Markt Von Fass, esta noite, Porto Alegre. Reserve seu happy hour para qualquer dia.

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

BB anuncia mais R$ 1,5 bi para Moderfrota

O BB anunciou, hoje, que terá R$ 1,5 bilhão para a Moderfrota, cujos recursos estavam zerados.

Os juros anuais de 7,5% a 9,5% são subsidiados (a diferença é paga pelos contribuintes brasileiros).

PIB gaúcho recuou 0,8% no trimestre dezembro/fevereiro, diz Banco Central

O Banco Central acaba de divulgar o seu mais recente estudo sobre o desempenho do PIB do RS, constatando que a economia gaúcha recuou 0,8% no trimestre que encerrou em fevereiro.

No ano passado, no ano todo, o PIB local avançou 1,2%, segundo a FGV, que fez os cálculos.

Os dados do BC, o IBC-Br, regionalizados, estão no Boletim Regional do banco.

A queda de 0,8% foi calculada em cima do trimestre imediatamente anterior, de setembroa novembro, que registrou alta de 1,5%.




Editor receberá Lamacchia e mais 10 convidados, esta noite, no Bier Markt Von Fass

O editor convidou e receberá esta noite o advogado e ex-presidente nacional da OAB, Claudio Lamacchia.

Será as 20h, no Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

Outros 10 convidados também falarão com Lamacchia esta noite, tudo regado a pernil de porco assado na batata e regado a cervejas e chopes artesanais.

Avianca abandona o mercado de Porto Alegre

Agonizante, a partir de hoje a Avianca não opera mais em Porto Alegre.

Bolsonaro diz que faz limpa no Ibama e faz pedido inútil de rebaixamento de juros ao BB

Esta manhã, na abertura da Agrishow, Ribeirão Preto, o presidente Bolsonaro avisou que faz uma limpa no Ibama e no ICMBio.

"Tinha petista demais", disse o presidente.

Bolsonaro aproveitou a presença do pessoal do agro para pedir que o BB baixe os juros que cobra dos agricultores brasileiros.

O pedido é inútil.

Como se sabe, numa economia de mercado, apelos presidenciais não funcionam para reduzir juros, mas apenas medidas estruturais de mudança na economia, o que não aconteceu.

Executiva do PSL homologou 60 novas Comissões Provisórias Municipais no RS

O editor corrige duas informações que passou no final de semana a respeito das movimentações do presidente estadual do PSL, tenente-coronel Luciano Zucco, o mais votado do RS:

1) Os novos 60 diretórios municipais gaúchos do PSL, na verdade Comissões Provisórias, saíram pelas mãos da Executiva Estadual, que as homologou.
2) A visita do deputado Zucco a BGrasília, quando se encontrou com o presidente Bolsonaro, o vice Mourão e os ministros da Educação, Infraestrutura e Casa Civil, ocorreu na quarta e quinta-feiras.

Esta semana, o deputado e líder do PSL voltará a Brasília.

Restaurante Copacabana, Porto Alegre, diz que não expurgou fotos de líderes do PT

O tradicional restaurante Copacabana, Porto Alegre, tirou nota nas redes sociais, hoje, para dizer que não expurgou quadros de fotos com líderes do PT que estavam nas suas paredes.

Eles foram retirados para higienização das paredes.

Era necessário fazer isto.

O Copacabana costuma receber líderes de todos os Partidos e muitas fotos dos encontros são expostas.

O restaurante confirmou que sumiram duas fotos nas quais apareciam o prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva. A nota conta:

- Foram furtadas.

A nota deixa claro que o furto ocorreu pelas mãos de clientes anti-petistas.

MBL será Partido

O MBL confirmou, hoje, que virará Partido.

Governadores do Sul e do Sudeste agendaram reunião para o dia 25 de maio em Gramado

Será em gramado, dia 25 de maio, o terceiro encontro do Consórcio de Inrtegração Sul e Sudeste, o Cosud.

O consórcio foi criado nos mandatos dos atuais sete governadores, nenhum dos quais do PT, Psol ou PCdoB, o que viabilizou a reunião.

Dólar e Bolsa navegam de lado nesta segunda-feira

O mercado financeiro anda de lado nesta segunda-feira, sem viés algum de alta ou de baixa.

Neste momento, 13h54min:

Dólar, 0,00% de variação, R$ 3,9311 para venda no comercial
Bolsa, -0,07%, 96.167 pontos

Secretários reassumem e Câmara votará esta tarde novo IPTU de Porto Alegre

Conforme previsão feita pelo editor no início desta manhã, o projeto que revisa a planta do IPTU em Porto Alegre será levado a votação nesta segunda-feira  na Câmara de Vereadores.

Para garantir os votos necessários, os secretários de Marchezan que em 2016 foram eleitos vereadores ou são suplentes (Comandante Nádia, do MDB, Matheus Ayres, PP, Luciano Marcantônio, do PTB, e Ramiro Rosário, do PSDB) deixarão o Executivo para reassumir suas cadeiras na Câmara. 

O governo contabiliza 21 votos, talvez 22, dois ou três a mais do que o necessário para que a proposta se torne lei.

Deputado tucano gaúcho quer acabar com aposentadorias eternas já concedidas a ex-governadores e suas viúvas

O deputado estadual gaúcho Pedro Pereira, insiste com a CCJ para que aprove a admissão de constitucionalidade para a proposta que acaba com as aposentadorias já concedidas a ex-governadores e suas viúvas.

A proposta do deputado tucano não tem fundamento.

Lei aprovada e de autoria da deputada Any Ortiz, PPS, acabou com a aposentadoria a partir do atual governo Eduado Leite.

Artigo, J.R. Guzzo, Exame - O raio do papel

Deu um nó. Está sempre dando, na política brasileira, porque é mesmo da natureza da política produzir complicação, aqui e no resto do mundo (...) Como, no presente momento, não há ninguém com experiência prévia a respeito da desmontagem dos nós que apareceram desde que Jair Bolsonaro formou o seu governo, o mundo político está com um problema sério. Como se sabe, é a primeira vez na história recente do Brasil que o time inteiro de cima foi montado sem ninguém pedir licença aos políticos, ou sequer perguntar a sua opinião — e menos ainda comprar seu apoio com a entrega de cargos na administração. Há muito técnico, muito general etc. Mas não há, como a ciência política considera indispensável, nada de "engenharia política". Isso quer dizer, na prática, que ficou difícil fazer a turma da situação votar a favor do governo — pois a maior parte dela passa mal se tiver de votar alguma coisa por princípio, ou seja, de graça. É esse o nó que não desata. Por causa dele, dizem que o governo está "paralisado há 100 dias".

(...)

Mas PT, PSOL e PCdoB, somados, não chegam a 15% da Câmara dos Deputados. E o resto: por que eles demoram tanto para votar a reforma? Mesmo descontando outras facções antigoverno, daria para aprovar. Resposta: demoram porque querem cargos na máquina e não estão levando.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

É hora de aposentar seu conceito de "velho": conheça os dados e insights sobre os sêniores do Brasil

A reportagem é de Rodrigo Maceira, Natália Calixto M

O Brasil está envelhecendo. Com menos nascimentos e mais longevidade, cresce a participação dos sêniores na população. Ao contrário dos estereótipos que vemos na mídia e na publicidade, muitas dessas pessoas são ativas, produtivas e conectadas. O próprio conceito de "velho" mudou e, se uma coisa não envelheceu bem, foram as noções que temos mantido sobre o que é ser idoso nos dias de hoje.

Dados do Google, fontes externas e entrevistas nos ajudam a entender melhor os hábitos e anseios dessa população madura. Essas transformações têm um impacto profundo e crescente em nossa sociedade, e é fundamental que as marcas possam enxergar esse público com um olhar rejuvenescido.
Como o país está envelhecendo ?

CLIQUE AQUI para ler mais

68,8% dos deputados federais apoiam a PEC da Previdência

Pesquisa da Arko Advice divulgada hoje mostra que, de março para abril, o percentual de deputados a favor da reforma da Previdência aumentou de 55,9% para 68,8%.

Um pouco mais de 50% dos parlamentares defendem algum tipo de mudança no texto.

Foram entrevistados, entre os dias 23 e 25 de abril, 109 parlamentares de 25 partidos políticos, respeitando o critério da proporcionalidade partidária.

CLIQUE AQUI para entender a reforma.

Lasier falará nesta sexta no Clube de Opinião do RS

O senador Lasier Martins serão ouvido pelo Clube de Opinião do RS, sexta, 10h30min, no Salão Andrômeda, Plaza São Rafael.

O evento será presidido pelo jornalista Júlio Ribeiro.

Mercado de crédito avançou em março, mesmo com economia mais lenta

Os dados divulgados na sexta-feira pelo Banco Central mostraram desempenho positivo do mercado de crédito em março, a despeito da atividade econômica mais fraca do que o esperado inicialmente. O estoque total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) alcançou o patamar de R$ 3,3 trilhões em março, o equivalente a uma elevação de 5,7% na comparação interanual. Trata-se de um patamar que representa 47,1% do PIB.

Novamente, o crescimento foi impulsionado pela carteira de pessoa física (PF), que avançou 9,2%, na mesma base de comparação, bastante superior à taxa de 1,6% observada na carteira de pessoa jurídica (PJ). 

Considerando-se apenas os recursos livres e descontada a sazonalidade, a taxa de inadimplência de PF livres recuou de 4,76% para 4,75%, enquanto a de PJ oscilou de 2,85% para 2,78%. 

Índice de Confiança da Indústria avançou em abril

A leitura final da Sondagem da Indústria de abril, divulgada hoje pela FGV, apontou para uma melhora da confiança do setor industrial no início do segundo trimestre. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,7 ponto no mês, alcançando 97,9 pontos – acima da alta de 0,4 ponto sugerida pela leitura preliminar.

Esse avanço, que veio após queda de 1,8 ponto registrada no mês anterior, foi explicado pelo componente de situação atual, enquanto o índice de expectativas ficou estável na margem. O nível de utilização da capacidade instalada, porém, recuou de 74,7% para 74,5% no período. Nesse sentido, os primeiros indicadores de abril apontam para uma recuperação moderada da indústria no segundo trimestre

Inflação do IGP-M emplacou alta de 0,92% em abril

O IGP-M, divulgado há pouco pela FGV, registrou alta de 0,92% em abril – bem abaixo da variação de março, de 1,26%. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado (0,89%), acumulando alta de 8,64% nos últimos 12 meses.

O resultado confirma a tendência de arrefecimento dos preços de produtos agropecuários, o que favorece estabilização ou redução dos preços dos alimentos.

Dentro do IPA Agrícola (0,45%), vetor do movimento baixista, destacam-se os recuos de preços de milho, soja, ovos e laranja. Os outros itens, contudo, também desaceleraram na passagem de março para abril (com exceção da cana-de-açúcar), explicando o importante alívio do grupo, que registrou alta de 3,90% no mês passado. O IPA Industrial, por outro lado, acelerou de 0,93% para 1,28% este mês, refletindo os avanços de preços de minério de ferro, alimentos industrializados e produtos químicos, majoritariamente. As altas nas cotações da commodity metálica (por conta da redução das produções brasileira e australiana) e do petróleo foram as responsáveis pela pressão altista do grupo – a despeito do adiamento nos reajustes do preço do diesel doméstico. Além disso, é importante ressaltar a evolução do núcleo do IPA industrial (que exclui indústria extrativa, combustíveis e produtos alimentares, itens considerados mais voláteis), que vinha se mantendo em nível negativo e passou para 0,47%.

Há, portanto, uma sinalização positiva à inflação ao consumidor no curto prazo, por conta de alimentação

Votação do novo IPTU de Porto Alegre poderá sair esta tarde. Marchezan tem maioria consistente para aprovar a proposta.

O líder do governo Marchezan Júnior, vereador Mauro Pinheiro, está preparado para pedir inversão de pauta na abertura da sessão desta tarde da Câmara de Porto Alegre, conseguindo com isto prioridade para a votação da proposta que muda a planta de valores para efeito de cobrança do IPTU.

O prefeito, que entrou em licença, construiu consistente maioria para aprovar a proposta, mas enfrenta alguns focos de resistência no PP e MDB, Partidos da base aliada.

O que parece concluir pela votação ainda hoje são dois acontecimentos desta manhã:

- A presidente da Câmara, Mônica Leal, PP, voto contrário ao novo IPTU, assumiu a prefeitura, abrindo vaga para o suplente Matheus Ayres, chefe de gabinete do vice-prefeito Gustavo Paim, que é favorável ao projeto.
- O vereador Valter Nagelstein, MDB, também contrário ao projeto, faz exames médicos delicados nesta segunda-feira e poderá abrir caminho para que a comandante Nádia reassuma a vereança, garantindo outro voto a favor. Nádia é secretária de Marchezan. Caso Nádia, que é titular, não assuma, a vaga irá para o delegado Clayton, PDT, que é voto contrário ao novo IPTU.

Artigo, Geraldo Samor, Brazil Journal - Macri vs. Kirchner? Na Argentina, o faroeste já começou.

Com as eleições presidenciais de outubro se aproximando, a Argentina entrou oficialmente no período de pânico pré-eleitoral que marca nossas voláteis vidas emergentes.

Desde segunda-feira, os ativos argentinos entraram em liquidação. A dívida soberana com vencimento em 2021 – o primeiro a vencer após a eleição – caiu 5 centavos para 82 centavos de dólar, jogando o yield para 17,9% ao ano (uma alta de 350 pontos-base).

O mercado de CDS - onde se compra seguro contra um default da dívida – agora precifica o risco-Argentina em 1.140 pontos-base – o mais alto do mundo. (Para efeito de comparação, o risco de países africanos quebrados está em 800/900 pontos base. A Argentina tem superávits fiscal e comercial, e suas obrigações externas estão cobertas até o final do ano que vem.).

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Entrevistas de Lula só causaram impacto entre lulopetistas. Posts de Bolsonaro renderam muito mais. Veja os números.

Análise da empresa de consultoria digital Bites divulgada nesta segunda-feira indica que a entrevista de Lula aos veículos Folha de S.Paulo e El País na última sexta-feira teve grande impacto apenas entre seguidores do PT. Esta foi a 1ª vez que Lula conversou com a imprensa desde que foi preso.

A reportagem a seguir é do site Poder360.

“A conversa com os jornalistas está longe de ser uma explosão de apoio a Lula e, por enquanto, não ultrapassou as fronteiras daqueles que já seguem as teses do petista”, informa o relatório.

Nesse período, as contas de Lula conseguiram mais 10.825 novos seguidores.  Nas citações abertas no Twitter sobre a entrevista, Lula apareceu em 581 mil posts contra os 298 mil tweets produzidos nas 48 horas seguintes ao posicionamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) 

Nesse mesmo período, o presidente Jair Bolsonaro, ganhou 27.945 seguidores, fez 39 posts em seus perfis e obteve 2.741.353 interações no Twitter, Facebook e Instagram. O resultado das interações  de Bolsonaro equivale a 17 vezes o número de interações do ex-presidente.

COMPARTILHAMENTO: EL PAÍS RENDEU MAIS

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ladrões assaltam no bairro Ipanema e moradores reclamam demora da BM

Bandidos estão invadindo casas nas imediações da Rua Ladislau Neto, entre a Rua Eng Otacilio de Oliveira e a beira da praia em Ipanema, Zona Sul de Porto Alegre.

A Brigada Militar é acionada mas não atende os chamados. Somente a Cantina do Toco já teve três tentativas de arrombamento na madrugada nos últimos 10 dias.

O descaso é total e os moradores esperam uma solução urgente da Brigada.

Mercado não fez mudanças significativas em suas projeções

O mercado fez poucos ajustes em suas projeções macroeconômicas na última semana, segundo o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central.

PIB - A mediana das projeções de crescimento do PIB passou de 1,71% para 1,70% em 2019, seguindo em 2,50% em 2020. 
Inflação - A mediana das projeções para o IPCA deste ano permaneceu em 4,01% neste ano e 4,00% no próximo. 
Câmbio - Em relação à taxa de câmbio, a mediana para o final deste ano seguiu em R$/US$ 3,75 e para o final de 2020 oscilou de R$/US$ 3,80 para R$/US$ 3,79. 
Juros - Já a mediana das expectativas para a Selic ainda indica manutenção da taxa em 6,50% até o final deste ano, encerrando 2020 em 7,50%.

Marcheza entra em licença paternidade. Mônica Leal assume a prefeitura.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior entrou em licença-paternidade nesta segunda-feira. Com as férias do vice-prefeito Gustavo Paim, que encerram no próximo dia 3 de maio, a chefia do Executivo municipal será exercida, neste período, pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Mônica Leal.

A parlamentar ficará no cargo até 4 de maio, quando reassumirá o vice-prefeito

Bolsonaro abrirá a Agrishow daqui a pouco


O presidente Jair Bolsonaro participa daqui a pouco, às 10h30, da abertura da Agrishow, Ribeirão Preto.

PF faz buscas e apreensões no PSL de Minas. Ministro do Turismo está envolvido em "laranjal".

Embora sem ser alvo direto, o ministro está na linha de tiro.

Polícia Federal fez buscas na manhã destas quinta-feira na sede do PSL em Minas Gerais, na investigação sobre supostas candidaturas-laranja durante a eleição de 2018. À época, o diretório era presidido pelo atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, mas ele não é alvo direto da operação. 

Sete mandados foram cumpridos na capital mineira e mais quatro cidades.

Em Belo Horizonte, uma gráfica no bairro Ipanema, na Região Noroeste, também foi alvo das buscas. Policiais também estiveram em duas gráficas em Contagem, na Região Metropolitana. As demais cidades onde mandados foram cumpridos são Lagoa Santa, na Grande BH, Coronel Fabriciano e Ipatinga, no Vale do Rio Doce.

Desde fevereiro, a Justiça de Minas Gerais apura supostas irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL a quatro candidatas nas eleições de 2018.

57,3% aprovam e 35,9% desaprovam o governo Bolsonaro em Brasília

Pesquisa de opinião pública que o Instituto Paraná Pesquisas acaba de enviar ao editor, demonstra que no Distrito Federal o presidente Bolsonaro conta com 57,3% de aprovação, contra 35,9% que o desaprovam.

6,8% não opinaram.

Desdobrando os números:

Ótimo (12,8%) e bom (256,1%$), 38,9%
Regular, 30,9%
Ruim (11%) e péssimo (16,4%), 27,4%
Não opinaram ou não sabem, 2,7%

Socialistas lideram, mas precisam de aliança para governar a Espanha

Eis os resultados da eleição de ontem:

PSOE, partido do premiê socialista Pedro Sánchez: 123 assentos;
Partido Popular, direita: 65 assentos;
Cidadãos: 57 assentos;
Unidas Podemos, da esquerda radical: 42 assentos;
Vox, direita: 24 assentos;
Outros partidos menores terão, juntos, 39 assentos.

Manuela e filhinha Laura lançam livro, hoje, em escola de Novo Hamburgo

A líder comunista gaúcha Manuela D'Ávila e sua filhinha de 4 anos, Laura, lançarão o livro "Revolução Laura", tudo na Escola Conquistadora, Novo Hamburgo.

Laura tem viajado com a mãe para sessões de autógrafo.]

Laura é filha de Manuela com o músico Duda Leindecker.

Bolsonaro avisa: "Sala de aula é para dar aula; propaganda do governo tem que ser pró-família"

O presidente Jair Bolsonaro falou ontem que não quer saber de lavagem cerebral esquerdista dentro das escolas, ao falar sobre vídeo de uma aluna de aula de gramática que confrontou a professora que tentava fazer a cabeça dos alunos com discurso lulopetista. CLIQUE AQUI para ver o vídeo completo.

O Correio do Povo de hoje destaca a fala do presidente.

Ele também estabeleceu, ontem, a linha que devem seguir os conteúdos da publicidade dos órgãos do governo, inclusive estatais como BB, Caixa e Petrobrás:


— Quem indica e nomeou o presidente do Banco do Brasil? Sou eu? Não preciso falar mais nada, então. A linha mudou. A massa quer o quê? Respeito à família. Ninguém quer perseguir minoria nenhuma, nós não queremos que dinheiro público seja usado dessa maneira. Não é a minha linha. Vocês sabem que não é minha linha.
Bolsonaro foi bem claro.

O presidente falou para os jornalistas sobre o assunto, provocado por perguntas sobre o veto que ele estabeleceu numa peça do BB que defendia a diversidade sexual.

Bolsonaro não quer saber disto.

Governo gaúcho paga, hoje, quem ganha até R$ 1,1 mil

O governo estadual gaúcho começa, hoje, a pagar a prestações os salários dos servidores do Executivo.

A primeira tranche será para quem ganha até R$ 1,1 mil.

A Folha poderá ser completada até o dia 22, sempre em suaves prestações.

Brigada mata dois ladrões assassinos que a confrontaram em Caxias do Sul, RS

Dois dos três ladrões assassinos que roubaram um Dodge Journey as 17h em Caxias do Sul, RS, foram baleados e mortos pela Brigada Militar poucas horas depois, das 22h15min, quando tentaram furar um cerco policial.

Uma soldada da Brigada resultou ferida.

O confronto ocorreu no bairro Brandalise.

Um terceiro envolvido nas ações criminosas conseguiu fugir e não tinha sido capturado até a virada do dia de domingo.

Os ladrões de Caxias do Sul parecem cada dia mais ousados e criminosos, não hesitando em matar suas vítimas e confrontar policiais.

Tempo será bom e temperatura será amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 15 graus

O sol aparece em todas as regiões, inclusive na Grande Porto Alegre.

O amanhecer foi bastante frio, com temperaturas de menos de 10ºC em alguns municípios. 

À tarde, o tempo aberto predominará. 

As temperaturas mínimas rondaram os 8°C em Santana do Livramento e os 10°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 25°C em Santa Cruz do Sul e 27°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros se alternam entre 13°C e 25°C.

Toda a semana que começa, será marcada pelo tempo firme com sol, noites frias e tardes com temperatura amena na Grande Porto Alegre, mas a quarta-feira deve registrar abundante nebulosidade e chuva na região, mas sem índices tão altos como os dos últimos dias.

Socialistas vencem eleições parlamentares na Espanha, mas precisarão de apoio para formar novo governo


Segundo a pesquisa de boca de urna da GAD3, a vitória seria do bloco da esquerda por uma margem estreita de diferença. O PSOE, do presidente Pedro Sánchez, seria o vencedor, conquistando de 116 a 121 cadeiras. Junto com Unidas Podemos somariam entre 158 e 166 deputados. 

Ainda assim não chegariam à maioria absoluta e precisariam do apoio dos partidos independentistas para governar.

DEM faz convenção em SP e lança Doria ao Planalto

O DEM de São Paulo lançou, hoje, a candidatura do governador tucano João Doria ao Planalto.

O DEM fez sua convenção estadual.

"A Grande Aposta": o melhor filme sobre a crise de 2008

Também na Netfliex.

Ao contrário de Billions (abaixo) não se trata de uma série, mas de um filme.

Ele é todo baseado em fatos reais e explica a grande crise do mercado imobiliário dos Estados Unidos, que acabou levando à falência do banco Lehman Brothers, há dez anos, causando desemprego de 10 milhões de pessoas e a perda dos imóveis por parte de 8 milhões de famílias americanas. Foi a crise do subtrime, que fez tremer o mercado financeiro em todo o mundo. Infomoney (CLIQUE AQUI para ler) explica mais o que foi esta crise financeira).

Recomendao - Veja a série Billions, Netflix. Já estão disponíveis as quatro temporadas.

A 4a. temporada já está disponível no Brasil e o editor está vendo.Tirem as crianças da sala, mas não por causa dos escrotos financistas que povoam a série. É que ocorrem cenas de sexo muito fortes.

Com um tema que muitos consideram entediante (o mundo das finanças em Wall Street e Nova Iorque de modo mais amplo), a série criada pelo trio Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin desafiou um cenário televisivo em que histórias sobre "anti-heróis complicados" não eram mais a regra e chegou a sua quarta temporada como um dos títulos mais bem-sucedidos da emissora Showtime. 

O quarto ano está marcado pela estreia, dia 17, nos EUA. 

Está tudo na Netflix.

Artigo, Alon Feuerwerker - Quando o debate econômico vira culto religioso a favor, o maior risco é do próprio governo

A satisfação com produtos ou serviços pode ser medida pela equação S = En - Ex. Satisfação é entrega menos expectativa. Uma entrega bacana produz frustração se a expectativa veio hipertrofiada. Vendas brilhantes saem pela culatra se o entregue fica abaixo do prometido.

O governo Bolsonaro nasceu da urna produzindo alta expectativa em dois campos: economia e segurança pública. Duas variáveis que vão definir o tanto de satisfação ou insatisfação do eleitorado quando o presidente se apresentar à reeleição, ou o bloco de poder dele aparecer em 2022 com outro nome.

São variáveis importantes também ao longo do mandato, especialmente numa política como a brasileira, cada vez mais habituada a surpresas.

Melhora econômica não produz automaticamente avanços na segurança. Uma prova foram os governos do PT.

CLIQUE AQUI para ler mais

Cirurgia Robótica aplicada na oncologia torácica é tema de simpósio no Hospital Moinhos de Vento

Evento realizado neste final de semana reuniu médicos das diversas especialidades envolvidas no tratamento do câncer de pulmão.
     
O cenário atual, as inovações técnicas e as perspectivas futuras na utilização da cirurgia robótica para o tratamento do câncer de pulmão foram debatidas entre profissionais da saúde de todo o país, que se reuniram no Hospital Moinhos de Vento neste final de semana.

A programação do Simpósio de Cirurgia Robótica aplicada à Oncologia Torácica, organizado pelo Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica da instituição gaúcha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, proporcionou apresentações de palestrantes nacionais e internacionais em Porto Alegre.

O robô permite cirurgias mais complexas e precisas.  E especialmente no câncer de pulmão, que é uma doença respiratória potencialmente fatal, é sempre oportuno tornar cada vez mais conhecidos os novos avanços no tratamento.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Artigo, Percival Puggina - STF, da crítica à autocrítica

O fato é que me antecipei, em vários dias, ao diagnóstico pronunciado pelo ministro Luís Roberto Barroso (foto ao lado) sobre as causas do desprestígio do STF junto à opinião pública. Em artigo do dia 19 deste mês, com o título “As redes sociais e o poder do indivíduo”, escrevi:

 “Não é a crítica que gera o descrédito, mas o descrédito que a motiva.”

Em outras palavras, na minha crítica, ministros efetivamente preocupados com preservar a imagem do Poder deveriam estar mais atentos a si mesmos do que às reações da sociedade.

Uma semana mais tarde, coube ao ministro Barroso, falando em evento na Universidade de Columbia, fazer a autocrítica e dizer que o “descrédito da sociedade” é fruto de decisões da própria Corte. Não bastasse isso, conforme matéria do Estadão (25/04), Barroso proferiu uma série de vigorosas afirmações, segundo as quais:

• na percepção da sociedade, os ministros, por vezes, protegem uma “elite corrupta”;
• há um problema se a Corte, de modo repetido e prolongado toma decisões com as quais a sociedade não concorda e não entende (referia-se, presumo, ao tal papel contramajoritário que o STF vem atribuindo a si mesmo);

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Como 3 projetos de jornalismo local na Europa estão lucrando mais

Christine Schmidt conta na edição de hoje do site Poder360, de que forma os recursos diminuíram e como isto disparou as colaborações entre e dentro das redações.

Leia tudo:

Esse não é 1 cenário de “fazer mais com menos”, mas sim de trabalhar em equipe de verdade, usando habilidades, recursos, tecnologia e dinheiro acumulado entre entidades para fazer o jornalismo com 1 impacto muito mais poderoso. Essa abordagem repercutiu especialmente no ambiente de mídia local, onde os concorrentes se transformaram em colaboradores. Há, inclusive, 1 guia para colaborações regionais e nacionais. Mas os exemplos europeus de colaboração são deixados de lado, escrevem os autores de 1 novo relatório do Reuters Institute. As lições de 3 tipos distintos de colaboração em 3 mercados de mídia europeus podem contribuir para uma maior colaboração entre, digamos, colaboradores.

Joy Jenkins, pesquisador de pós-doutorado da Reuters, e Lucas Graves, diretor de pesquisas da mesma empresa, separaram a logística, os benefícios e os desafios de operar esse trabalho em trio. 
  • Bureau Local (Reino Unido, com uma ramificação na Alemanha, o Correctiv.Lokal), uma rede permanente de jornalistas e não-jornalistas que trabalham em projetos orientados por tópicos;
  • L’Italia Delle Slot (Itália), uma investigação de curto prazo sobre jogos de azar no país por startups e jornais tradicionais;
  • Lännen Media (Finlândia), uma instalação regional de compartilhamento de conteúdo.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

Colheita da safra de grãos do verão está no finalzinho no RS

Está perto do fim a colheita da safra de grãos de verão (faltam 10%) do RS.

As atenções, agora, voltam-se para a safra de grãos de inverno, com ênfase para o trigo.

Recomendado - Aproveite este domingo para comprar, via WhatsApp, este livrão com fotos a cores de Gramado

Você pode adquirir seu exemplar de luxo, todo a cores, papel especial. 

Use neste exato momento o WhatsApp do editor deste blog, 51.9-84344403. É atendimento pessoal. É só dar o nome, endereço para entrega e receber instruções de retorno na mesma hora.

Entrega em qualquer ponto do Brasil, sem custo adicional.

Gramado - Edição Especial",  Leonid Streliaev, tem capa dura e 192 páginas. 

Trata-se de um coffee table book – livros de arte que as pessoas guardam.

R$ 195,00 cada exemplar.

Leonid Streliaev já produziu 19 livros de arte. 

Trata-se de um fotógrafo consagrado nacionalmente

Começou a Expofeira 2019, Três de Maio, RS

Começou ontem e irá até 5 de maio a Expofeira 2019, Três de Maio, RS.

São aguardados 60 mil visitantes.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o evento.

No dia 1o, dez centrais farão ato unitário contra governo Bolsonaro

As dez centrais sindicais brasileiras resolveram promover evento unitário na quarta, dia 1o, para protestar sobretudo contra a PEC da Previdência.

A pauta é mais ampla e inclui a questão do desemprego, do arrocho salarial e do fim do imposto sindical.

É um ato de oposição ao governo Bolsonaro.

Elas conseguiram reunir R$ 700 mil para promover a presença de 200 mil trabalhadores no Vale do Anhangabaú, SP.

Bolsonaro liberará, terça, mais recursos para duplicação de trecho gaúcho da BR-116

Está confirmado para terça-feira o encontro do presidente Bolsonaro com o governador gaúcho Eduardo Leite, quando o governo federal anunciará a liberação de novos recursos para a duplicação de trecho gaúcho da BR-116.

JBS comprou por R$ 235 milhões a indústria de carne suína da Adelle, Seberi, RS

A JBS comprou neste final de semana, sexta-feira, a processadora de carne suíno da Adelle, Seberi,RS.

Foi um negócio de R$ 235 milhões.

A planta é uma das mais modernas do Brasil.

A fábrica comprada é novíssima, já que foi inaugurada em 2015, com capacidade de abate de 2 mil cabeças por turno.

A JBS pagará tudo com a entrega de seu frigorífico de Frederico Westphalen (R$ 80 milhões), mais  assunção da dívida de R$ 115 milhões. R$ 40 milhões sairão em dinheiro.

Chineses pagam R$ 24,9 milhões por frigorífico da Cotrigo, Erechim, RS

O frigorífico da Cotrigo, Erechim, foi arrematado por um grupo chinês, esta semana, que aplicou R$ 24,9 milhões na compra.

O frigorífico, que tem 500 empregados, abate suínos e industrializa tudo.

Se você tiver estômago, mas quiser se informar na fonte, leia a íntegra da entrevista completa de Lula ao El País

Este blog evitou abrir espaço para o prisioneiro cumprindo pena pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva, chefe inconteste das esquerdas e do PT.

Ele foi entrevistado na quinta-feira pelos jornalistas Mônica Bérgamo, Folha, e Florestan Fernandes, El País, ambos alinhados com o lulopetismo, depois de autorizados pelo ministro Ricardo Lewandowsky, nomeado para o cargo por Lula.

No link a seguir, vai a entrevista completa, porque o editor já registrou reações do próprio Bolsonaro. Neste caso, convém que o leitor bem informado, compreenda exatamente do que se trata e o que disse Lula.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista registrada por El País.

Bolsonaro e Maia reúnem-se por PEC da Previdência

Bolsonaro e Rodrigo Maia, presidente da Câmara, reuniram-se esta manhã no Palácio Alvorada.

A assessoria de Bolsonaro diz que foi para discutir o encaminhamento da PEC que trata da reforma da previdência.

Ao final do encontro, o presidente disse que a conversa foi escelente.

Esta semana, a Comissão Especial que examinará o conteúdo da PEC da Previdência começará suas discussõese o governo precisa que elas sejam breves para que a proposta possa ser votada o mais rapidamente possível.

No mercado financeiro, a demora engorda os especuladores, sobretudo os da Bolsa.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/