Dica do editor - Conheça a campanha da OAB do RS pelo respeito aos advogados

 A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul lançou sua nova campanha institucional: “Exerça a cidadania, respeite a advocacia”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre as prerrogativas dos advogados e das advogadas gaúchas. De acordo com o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a ação se torna ainda mais necessária em um contexto em que diversos casos de desrespeito às prerrogativas da advocacia vêm ocorrendo nos últimos meses.

A campanha “Exerça a cidadania, respeite a advocacia” ocorrerá durante os meses de maio, junho e julho, nos canais de comunicação da OAB/RS. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Ao vivo, Augusto Nunes, Henkel e Silvio Navarro no "Oeste sem Filtro"

MPF foi contra busca e apreensão na casa dos Bolsonaro, mas Moraes ignorou a restrição e foi adiante

A PGR manifestou-se contra o mandado de busca e apreensão na casa dos Bolsonaro, mas assim mesmo o ministro Alexandre de Moraes foi avante de modo monocrático, autoritário, prepotente e ilegal.

A vice-Procuradora-Geral da República (PGR), Lindôra Araújo, falou contra o ato no dia 21 de abril. Ela protocolou a comunicação oficial diretamente no gabinete ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Escreveu a PGR:

- Os elementos de informação incorporados aos autos não servem como indícios minimamente consistentes para vincular o ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro e a sua mulher, Michelle Bolsonaro, aos supostos fatos ilícitos descritos na representação da Polícia Federal (PF), quer como coautores, quer como partícipes.

Dica do editor - Spaccio RAR lança italiana Pasta Toscana em Porto Alegre. Saiba detalhes.

O produto feito em Castiglion Fiorentino está disponível na unidade de Porto Alegre da marca fundada por Raul Anselmo Randon, o criador do grupo Randon, Caxias do Sul.

Os porto-alegrenses terão uma oportunidade exclusiva de saborear uma tradicional pasta italiana. A Spaccio RAR Porto Alegre será a primeira unidade da marca a ter a Pasta Toscana em seu cardápio do bistrô e nas prateleiras de seu empório. O produto é feito na cidade de Castiglion Fiorentino, na região da Toscana, pela família Fabianelli desde 1860. 

 A unidade Spaccio RAR Porto Alegre é um bistrô e empório gastronômico e conta com um mix de cerca de 450 produtos da RAR e de parceirose fica na Avenida 24 de outubro, 1605, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h.

CLIQUE AQUI para saber mais sobreo processo de fabricação da pasta e sobre a Spaccio RAR.

Artigo, Arilson Wunsch, Sul21 - Governo quer terceirizar responsabilidade por possíveis prejuízos na venda da Corsan. Onde está o erro?

- Arilson Wünsch (foto ao lado) é presidente do Sindiágua, RS.

O Governo do Estado, através do seu chefe da Casa Civil – Arthur Lemos, proclamou por todos os meios de comunicação que o Estado, por culpa das ações contra a privatização da Corsan, acumula um prejuízo de 100 milhões de reais. Essa afirmação não passa de mais uma falácia.

Uma manobra para tentar convencer a sociedade gaúcha de que o Governo Leite/Ranolfo e a direção da Corsan agiram certo ao entregar a Companhia para a iniciativa privada, de forma apressada, pela metade do que vale (apenas 4,1 bi), num leilão com uma única empresa interessada.

Onde realmente está o erro do governo estadual ?

CLIQUE AQUI para ler mais.

Má gestão financeira do governo Eduardo Leite provocou nova queda na receita do ICMS. Em 12 meses, queda real foi de 17,1%.

No acumulado de 12 meses, a arrecadação real do ICMS do RS despencou mais ainda, caindo 17,1% em relação ao período anterior, conforme ajuste feito pela variação do IPCA, a inflação oficial.

Foram 9,6 bilhões.

O editor publica esta informação em primeira mão.

Em abril, a receita caiu 3,9% reais, somando R$ 4 bilhões.

O ICMS registrou melhora de desempenho, tudo em consequência da tributação a mais na energia, pela tributação da TUST e TUSD, que foram incluídas na base do ICMS.

Com a maioria formada do STF, a TUSD (Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição) e a TUST (Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão) estão passíveis de inclusão na base do ICMS pelos estados, mantendo a decisão imposta na liminar concedida pelo ministro Fux.

Sinduscon divulga seu novo Custo Unitário Básico de Construção

O Sinduscon-RS divulgou, ontem, o CUB/m² – Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção de abril de 2023, com base na NBR 12.721/2006. Os materiais de construção que mais subiram no mês último foram: Emulsão asfáltica impermeabilizante (3,82%), Janela de correr tamanho 1,20m x1,20m em ferro (3,41%), Fechadura para porta Interna, em ferro, acabamento cromado (2,82%), Cimento CP-32 II (2,63%) e Tijolo 9 cm x 19 cm x 19 cm (2,06%).

Entre os materiais que tiveram variação negativa, destacam-se : Placa de gesso (-5,39%), Areia lavada  (-2,03%),  Brita nº 02  (-1,60%),  Fio de cobre antichama, Isolamento 750V,#2,5 mm2 (-0,79%) e  Bacia sanitária branca com caixa acoplada (-0,71%).

Em 12 meses, os materiais que mais subiram foram: Emulsão asfáltica impermeabilizante (28,24%), Concreto fck=25 Mpe ( 18,47%), Bloco de concreto sem função estrutural 19 x 19 x 39 cm (17,61%) e Placas de gesso (15,84%).

Recomendado - Aproveite esta quarta-feira e alugue por temporada este belo apartamento de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.

Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 
- Conheça este imóvel disponível para locação! 

Generais recebem Lula da Silva para almoço com filé, moqueca e vinho do bom. No dia em que a PF vasculhou a casa de Bolsonaro.

Ao lado, o extenso cardápio servido pelos generais a Lula da Silva. 

Teve até tortinha Romeu e Julieta.

Os pratos principais foram do filé mignon recheado com queijo brie e presunto de parma, até moqueca de peixe com camarão.

Mas não só.

Os generais trataram Lula da Silva com pão-de-ló e lamentaram a ausência de Janja.

Lula da Silva almoçou com os generais do Alto Comando do Exército nesta quarta-feira, no Quartel General da Força, em Brasília. 

Com direito a trajes de gala.

E vinho.

Tudo no dia em que a Polícia Federal prendeu um oficial da ativa, o tenente-coronel Mauro Cid, e no dia em que o ex-presidente Bolsonaro teve sua casa vasculhada também pela Polícia Federal.

Os generais confraternizaram amistosamente com Lula da Silva.

Brasil Paralelo tira nota para falar sobre investigação aberta por A. de Moraes

A Brasil Paralelo, que é brasileira, nascida no RS, tirou nota para falar sobre a decisão de Alexandre de Moraes, obrigando a oitiva do seu presidente pela Polícia Federal. A BP foi citada na lista que também inclui os presidentes do Google e do Facebook.

Eis a nota:

“A reportagem da Brasil Paralelo sobre o PL2630 apresentava os pontos de vista favoráveis e os contrários ao projeto de lei, de acordo com os princípios do bom jornalismo. A empresa entende que o trabalho dos legisladores do país pode e deve ser debatido para o bem de nossa democracia. Qualquer regulação da livre circulação de ideias precisa ser amplamente debatida para que não cause mais danos do que benefícios”

Dica do editor - Amanhã começa Encontro Brasileiro das Cidades Patrimônio Mundial. Será no RS, São Miguel das Missões.

O Rio Grande do Sul (Setur) vai sediar, de quinta-feira (4/5) a sábado (6/5), o Encontro Brasileiro das Cidades Patrimônio Mundial, evento que acontece pela primeira vez no Estado, no município de São Miguel das Missões, único Patrimônio Cultural Mundial do sul do país. Com relevância nacional, a conferência reúne centenas de autoridades de todo o Brasil, com discussões, conexão e captação de oportunidades a partir das temáticas do turismo e da promoção turística.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Bolsonaro chora na Jovem Pan e diz que operação da PF foi para "esculachar"

O ex-presidente Jair Bolsonaro reafirmou, na tarde desta quarta-feira, que não cometeu “nenhuma fraude”, após ser alvo de operação da Polícia Federal que investiga irregularidades em dados de vacinação contra a Covid-19. Segundo o ex-mandatário, o cumprimento de mandados de busca e apreensão na casa dele, pela manhã, foi uma ação policial com objetivo de “esculachar”:

- Essa questão de hoje, receber a PF na sua casa, não há dúvida de que é o que eu chamei de operação para te esculachar. Poderiam perguntar sobre vacinação para mim, sobre o cartão, eu responderia, sem problema nenhum. Agora é uma pressão enorme, 24 horas por dia, o dia todo, desde antes de assumir a Presidência, até agora. Não sei quando isso vai acabar.

Bolsonaro falou no programa Pânico, da Jovem Pan.

“Por que eu fico emocionado? Mexeu comigo, sem problema. Agora vai para a esposa, para a filha… É desumano”, prosseguiu. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Google desmente nota que anuncia sua saída do Brasil.

Circula nas redes sociais um documento em formato PDF que afirma possuir uma suposta “Nota Oficial” de encerramento das empresas de tecnologia Google no Brasil. Segundo a empresa, a nota é falsa.

A nota a que se refere o Google viraliza nas redes sociais e parece verdadeira.

O conteúdo é extremamente bem redigido e fundamentado.

Opinião - Oposição celebra vitória contra a Lei da Censura, mas mantém mobilização

Segundo a oposição, o governo liberou R$ 10 bilhões em emendas para convencer deputados a votarem a favor do projeto. 

A oposição celebra a vitória de ontem com a retirada de pauta do PL da censura. Embora os oposicionistas quisessem que o projeto fosse votado, a retirada de pauta pelo relator foi a demonstração de que seriam derrotados e por isso fizeram a encenação.

Os deputados acham que a ação de hoje contra Bolsonaro é uma reação - uma cortina de fumaça para encobrir a derrota do Eixo do Mal.

O PL,segundo a oposição,visa restringir a opinião dos opositores ao desgoverno lula e ao pensamento da esquerda.

Foi a vitória de uma batalha, mas não da guerra. Será preciso intensificar os trabalhos para alertar o cidadão e fazê-los convencer os deputados sobre os graves riscos à democracia.  

Mídia podre mentiu sobre a apreensão dos celulares de Michelle e Jair Bolsonaro

Ao contrário do que informaram apressadamente, hoje, os jornais do Eixo do Mal, estas são as informações verdadeiras a respeito dos celulares de Michelle e Jair Bolsonaro:

Celular de Michelle
A Polícia Federal desistiu de cumprir a ordem de Moraes e não apreendeu o celular dela.

Celular de Bolsonaro
Ao contrário do que foi informado, Bolsonaro não se negou a entregar a senha do seu telefone, simplesmente porque ele não usa senha.

As informações estão no Twitter de Michelle e nas declarações públicas de Bolsonaro, feitas em entrevista na sede do PL.

Bolsonaro avisa que não irá depor na Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro avisou a Polícia Federal que não prestará depoimento, esta tarde.

Ele foi chamado para depor.

Os advogados do ex-presidente querem, primeiro, saber do que ele é acusado, já que não tiverem acesso aos autos.

Ao vivo, Rádio Guaíba, o melhor programa político de rádio do RS, "Boa tarde, Brasil!". É com Júlio Ribeiro.

Recomendado - Bier Markt abre as 17h para receber você. Agende também seu happy hour, agora. Porto Alegre.

Você pode reservar para happy hour da empresa, dos colegas de escritório, mas também para festas de aniversário e de casamento.

Whats 993882401 / 993887265.

Você pode mandar sua mensagem de reserva
a qualquer hora do dia.

Abre as 17h.

1o lugar no gênero, Veja Porto Alegre.
Venha experimentar também os petiscos.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre

Memória - Em delação premiada de 900 páginas, Sérgio Cabral contou suposta compra de ministros. Veja o vídeo.

Lula da Silva e Janja tripudiam em cima de Bolsonaro

Lula da Silva e Janja tentaram tripudiar em cima da operação da PF, hoje.

Nas redes sociais, publicaram uma mensagem de “bom dia”, em seus perfis no Twitter, enquanto a Polícia Federal cumpria mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL):

- Bom dia e boa quarta-feira.

Até há pouco, 11h, o ministro Alexandre de Moraes não tinha concedido 30 dias para Lula da Silva e Janja explicarem o teor da postagem.

Bolsonaro reafirma que não tomou vacina e que ninguém exigiu comprovação dele

 O ex-presidente Jair Bolsonaro falou com a imprensa, ainda há pouco, e disse que “não existe” adulteração em seu cartão de vacinação e que nunca pediram a ele comprovante de imunização para “entrar em lugar nenhum”. 

 Bolsonaro deu a declaração ao sair de sua casa, no Jardim Botânico, em Brasília, na manhã de hoje. O ex-presidente disse que nem ele e nem sua filha Laura vacinaram-se. Michelle tomou Jansen nos Estados Unidos.

O PL tirou nota para defender o ex-presidente.

A oposição protesta contra a ação movida por A. de Moraes.

CLIQUE AQUI para ler a nota da PF sobre a operação.

Bolsa sobe 0,17% neste momento. Dólar cai 0,17%.

 A Bolsa opera em leve alta.

O dólar cai levemente.

11h 
Bolsa, +0,17%, 102.095 pontos
Dólar comercial, -0,17%, R$ 5,0383 para a venda

Bolsonaro ainda não foi preso. Sê-lo-á ? Saiba mais, agora, aqui.

Desesperado, Eduardo Leite passa o chapéu e leva R$ 600 milhões da Assembleia, MPE e Tribunal de Justiça

Desesperado com o déficit que não consegue controlar por má gestão das finanças públicas estaduais, o governador Eduardo Leite conseguiu convencer a Assembleia Legislativa a entregar-lhe R$ 247 milhões do seu próprio dinheiro. É dinheiro do Fundo de Reaparelhamento da Assembleia Legislativa. O governo também pediu e conseguiu dinheiro com o Tribunal de Justiça e Ministério Público (400 milhões). Ao todo, foi mais de 1 bilhão de reais.

O deputado Rodrigo Lorenzoni disse ao editor que essa transferência de recursos é mais uma manobra do governo Eduardo Leite, que dizia ter saneado as finanças do Rio Grande do Sul, apresentou contas superavitárias e alardeava que o Estado tinha virado a página de uma situação difícil para uma nova e promissora realidade. O que ele denunciou da tribuna, ontem:

- O governo teve que passar o chapéu para esconder sua incompetência.

Dica do editor - Médicos do IPE Saúde continuarão em greve

 Os médicos do IPE Saúde,  RS, decidiram permanecer em greve por mais trêssemanas. Eles reclamam de defasagens nos pagamentos pelos seus serviços, o que é verdade. O IPE Saúde, que tem mais de 1  milhão de associados, passa por enorme crise financeira e só não quebrou porque o governo garante a mesada.O governo quer votar projeto de reforma, mas sequer apresentou projeto.

TSE autoriza posse da deputada mais jovem do Brasil. Ela é de Minas e tem 21 anos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a posse da deputada estadual Chiara Biondini (PP-MG), eleita a parlamentar mais jovem nas eleições de 2022. O mandato foi impugnado pelo suplente do partido, Heleno Marcio de Melo Boy, que alegou a condição de elegibilidade de Chiara para tomar posse.

O suplente contestou a posse da deputada, que foi realizada no dia 22 de fevereiro, após a parlamentar completar 21 anos, idade mínima exigida pela Constituição para assumir o cargo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Prefeito Melo já está no Rio para encontros no BNDES. Tudo pela Frente Nacional de Prefeitos.

Sebastião Melo é vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos.

 O prefeito Sebastião Melo embarcou no final da tarde desta terça-feira para o Rio de Janeiro. Hoje, ele participa de programação da Frente Nacional de Prefeitos, com duas reuniões na programação. Nesta quarta-feira, agora, 9h, a pauta é o financiamento do transporte coletivo. Às 16h, o encontro com os prefeitos será na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para tratar de financiamentos e investimentos nas cidades com a diretora socioambiental, Tereza Campello, e o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos, Nelson Barbosa.

O vice-prefeito Ricardo Gomes assumiu como prefeito em exercício até a manhã da quinta-feira, quando o prefeito retorna a Porto Alegre.

Ministério Público de Contas fulmina entrega da Corsan para a Aegea

 Em documento de 47 páginas, o Ministério Público de Contas do RS (MPC) publicou, nesta terça-feira, um parecer recomendando a suspensão da assinatura do contrato de venda com a compradora da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). No documento, o procurador-geral Geraldo Costa Da Camino, aponta, entre outros itens, possíveis informações imprecisas sobre o percentual efetivo de cobertura de esgoto da Corsan e na definição do valor de venda (valuation) da companhia. 

Mas não só.

A Corsan foi arrematada pelo grupo Aegea, o maior do setor no Brasil, com uma oferta de R$ 4,151 bilhões em leilão de lance único realizado em 20 de dezembro do ano passado. 

Desembargadora Vanderlei Kubiak é a nova presidente do TRE do RS

A vice-presidente e corregedora, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, foi eleita, ontem,presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. 

Ela comandará o TRE-RS pelo próximo biênio (29.05.2023 a 29.05.2024). A cerimônia de posse acontecerá no próximo dia 29 de maio, no plenário do TRE-RS. 

RS terá outro dia de chuvas e temperatura amena

RS, 9h - Porto Alegre, 19o/ Gramado,17o/ Anta Gorda,16o/ Xangri-Lá,21o/ Uruguaiana, 15o.

Chove no decorrer do dia na grande maioria das localidades do RS.

Devido ao quadro de instabilidade, a temperatura variará  muito pouco durante o dia .

As tempraturas mínimas oscilou entre os 12ºC em Bagé e os 11ºC em Santana do Livramento. As máximas não irão além dos 21ºC em Torres e 22ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 17ºC e 19ºC.

Dica do editor - Novas leis de Porto Alegre auxiliam alunos com dificuldades na aprendizagem

O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta terça-feira, promuilgou duas leis de autoria da vereadora Cláudia Araújo: 1) a lei 13.380 determina que o município auxilie alunos da rede municipal com prejuízos na aprendizagem devido à pandemia e distanciamento social/ 2) outra lei sancionada - 13.442 - estabelece a participação de fonoaudiólogos e profissionais de educação na alfabetização de crianças da rede municipal. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.

Reação política de A. de Moraes ataca de frente o ex-presidente Bolsonaro

 Um dia depois da recepção consagradora que teve em São Paulo, um dia depois da retomada dos atos públicos pela liberdade e um dia depois da vitória na Câmara contra a Lei da Censura, o ex-presidente Bolsonaro e sua mulher Michelle enfrentaram a visita inesperada de delegados da Polícia Federal, que fizeram busca e apreensão na casa do casal em Brasília.

A ordem foi do ministro Alexandre de Moraes, STF.

Nada disto é obra do acaso.

Bolsonaro e Michelle não foram presos, mas tiveram que entregar seus celulares aos policiais.

O ex-presidente e Michelle não forneceram as senhas dos aparelhos. Bolsonaro terá que depor, hoje, na PF.

A ofensiva de A. de Moraes contra Bolsonaro inscreve-se no âmbito de uma operação inacreditável (leia abaixo) que resultou na prisão do tenente-coronel da ativa Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A acusação é de que o ex-presidente, Cid e outros auxiliares, forjaram dados seus no caso da vacinação contra a Covid-19.

Moraes manda Polícia Federal fazer busca e apreensão na casa de Bolsonaro. Ele não foi preso, ainda.

Um dia depois da recepção consagradora que teve em São Paulo, um dia depois da retomada dos atos públicos pela liberdade e um dia depois da vitória na Câmara contra a Lei da Censura e a apenas 5 dias do início do funcionamento da CPMI do 8 de Janeiro, o ex-presidente Bolsonaro e sua mulher Michelle enfrentaram a visita inesperada de delegados da Polícia Federal, que fizeram busca e apreensão na casa do casal em Brasília.

A ordem foi do ministro Alexandre de Moraes, STF.

Nada disto é obra do acaso.

O sistema tenta se retroalimentar depois das perdas políticas dos últimos dias.

Só o Senado pode conter o passo de Alexandre de Moraes, portanto do STF, pontas de lança do Eixo do Mal.

Bolsonaro e Michelle não foram presos, mas tiveram que entregar seus celulares aos policiais.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Polícia Federal prende tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira .

O militar está entre os alvos da Operação Venire, que mira um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

A operação foi deflagrada na manhã desta quarta e cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro.

Pesquisadores apontam alto risco de volta da poliomielite no Brasil

Foto de Tomaz Silva, Agência Brasil.

A sétima edição do International Symposium on Immunobiologicals (ISI), aberta nesta terça-feira, alerta para o risco alto da volta da poliomielite ao Brasil. A doença, erradicada no país desde 1989, pode matar ou provocar sequelas motoras graves. 

Em um dos debates do dia, pesquisadores apontaram a baixa cobertura como principal motivo de preocupação com a paralisia infantil.

Cobertura vacinal

Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, a cobertura vacinal para a doença no Brasil ficou em 77,16%, muito abaixo da taxa de 95% recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impedir a circulação do vírus.

Só agora o MPF pede cópias dos relatórios da Abin que advertiram sobre os atos de 8 de janeiro

É inacreditável que o  Ministério Público Federal (MPF) não tenha cópia de todos os relatórios de inteligência disponibilizados à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) e que tenham conexão com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, porque alguns deles foram publicados até pela imprensa. 

O MPF pediu cópias ao Senado, o que também é inacreditável, já que o pedido deveria ser feito para a Abin.

O subprocurador-Geral da República Carlos Frederico Santos, chefe do grupo responsável pela apuração dos atos, diz querer ter acesso especificamente a relatórios produzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entre os dias 2 e 8 de janeiro, dando alertas sobre o risco de que atos violentos ocorressem em Brasília. Ele escreveu que o material é “fonte de documentos que interessam à elucidação dos fatos em apuração”.

CLIQUE AQUI para entender mais.

Roberto Jefferson, preso há 7 meses, continuará na cadeia. A ordem é do STF.

 A ministra Cármem Lúcia não votou. Ela se considerou impedida por ser atacada por Jefferson. Uma preciosidade jurídica que não foi acompanhada pelos demais ministros, todos também criticados severamente pelo ex-deputado.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, ontem, maioria de votos para manter a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson.

O ex-parlamentar foi preso em outubro do ano passado após oferecer resistência armada ao cumprimento do mandado de prisão decretado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Lira, Lula e Moraes pressionaram, mas sem votos, Lira tirou de pauta o projeto da Lei da Censura

Os defensores da liberdade obtiveram uma vitória sem precedentes no atual governo lulopetista.

Apesar de todas as pressões de última hora, o presidente da Câmara, Arthur Lira, aliado carnal do governo lulopetista neste caso do PL da Lei da Censura, não conseguiu garantir votos para aprovação e retirou o projeto de pauta. Isto significa que ele não terá mais prazo para votar.

As pressões do governo e da mídia tradicional foram insuficientes. Ontem, o governo recebeu ajuda do ministro Alexandre de Moraes, STF, que mandou a Polícia Federal ouvir os presidentes do Google, Meta e Brasil Paralelo, que segundo ele tomaram Partido contra o PL. Plataformas de internet, site da Agência Brasil e imprensa, que defendem o PL, não serão ouvidas. Na semana passada, Moraes chegou a ir pessoalmente na Câmara para defender o PL. O governo acionou até a Secretaria do Consumidor e o Cade contra as big techs.

Lira, Lula e Moraes sofreram derrotas parlamentares, portanto políticas, ontem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/