Dilma confirma mais sete nomes para seu ministério. Quatro são do PT.

Acabam de ser divulgados os nomes de mais seis ministros do segundo governo Dilma; além de Ricardo Berzoini, que assume as Comunicações, estão confirmados:

Miguel Rosseto (Secretaria Geral), 
Pepe Vargas (Secretaria de Relações Institucionais), 
Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), 
Carlos Gabas (Previdência), Gilberto Occhi (Integração Nacional) ]
Antonio Carlos Rodrigues (Transportes)

. Estão todos nas fotos acima.

. Ainda faltam nomes. Dilma trabalha com 39 ministérios, recorde na história da república.

No fim do governo petista de Tarso Genro, bandidos fazem festa regada à cocaína no Presídio Central

A foto ao lado é apenas para ilustração. No video, link abaixo, existem cenas mais escabrosas.



Na virada do governo do PT, os bandidos que cumprem pena no Presídio Central, o pior da América Latina, que Tarso Genro prometeu desativar, os presos fazem festa de final de festa à base de cocaína e rock and roll. O secretário da Segurança, o superintendente da Susepe e o diretor do Central não quiseram falar com os repórteres. Estão todos limpando as gavetas. 

O site www.zerohora.com.br desta tard, conta que a reportagem do Diário Gaúcho teve acesso a um vídeo que mostra detentos do Presídio Central cheirandao carreiras de cocaína na 1ª galeria do Pavilhão B. A farra teria sido realizada entre a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta da semana passada. Leia tudo:

No vídeo, presos aparecem sorridentes, festejando a abundância da droga. Em um momento do vídeo, é possível ver um detento, com um relógio no pulso esquerdo, usando uma carta de baralho para separar carreiras de cocaína sobre uma mesa branca. Os presos que estão na fila, cerca de duas dezenas, parecem ansiosos, mas com bom humor. 

. De acordo com uma pessoa entrevistada pelo Diário Gaúcho, os presos, antes de se reunirem no fundo da galeria (correspondente a um dos andares do pavilhão) para consumir a droga, teriam realizado um churrasco para celebrar o Natal. Afesta nas dependências do Presídio Central teria reunido, apenas, "os embolados" — como são chamados criminosos diretamente ligados ao líder da galeria. 

— Os que não têm relação com o patrão, ficaram com o nariz à seca. Foi um presente de Natal do patrão para os embolados — confidenciou uma pessoa que soube da festa.

CLIQUE AQUI para ver os vídeos. 

Governo anuncia reestrições ao abono salarial, seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença

O governo vai alterar as regras de acesso a abono salarial, seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, após reunião com líderes sindicais.

. Entre as medidas:

-  O governo propõe que o abono salarial seja pago proporcionalmente como ocorre com o 13º salário e que a carência para que o trabalhador receba o abono seja de seis meses de trabalho e não mais de um mês.
-  O governo propõe também que o seguro-desemprego tenha 18 meses de carência para o primeiro emprego

. O ministro Nelson Barbosa estimou economia de R$ 18 bilhões.

MPF investiga saques e mudanças societárias de envolvidos em caso Petrobras

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) apuram se ocorreu uma manobra de executivos e empresas envolvidas no esquema da Lava Jato para ocultar bens e patrimônios às vésperas e nos primeiros dias após o desencadeamento da sétima fase da operação, ocorrida em novembro deste ano. 

. A suspeita do MPF e da PF é que alguns envolvidos efetuaram saques ou transferiram o controle acionário de empresas conexas com o intuito de ocultar bens ou evitar que eles tivessem seus patrimônios totalmente bloqueados.
. Um exemplo disso ocorreu com a empresa Technis Planejaamento e Gestão de Negócios, tida pelo MPF como um dos empreendimentos controlados por Fernando Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema de desvios de recursos da Petrobras.

Bancos fecharão dias 31 e 1o.

Quem quiser pagar contas ou boletos ainda este ano só tem até terça-feira, dia 30, para ir aos bancos. Neste dia, o horário de funcionamento é normal. No dia 31, não haverá atendimento ao público nas agências e só serão feitas operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques e outros papéis, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Já o dia 1º de janeiro é feriado bancário federal, sem atendimento ao público. Além disso, a data não é considerada dia útil para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil.

As contas com vencimento nesses dias podem ser pagas no primeiro dia útil de 2015, sexta-feira, dia 2, sem cobrança de juros ou multas

Produção industrial cai no RS e setor estima mais demissões

A produção industrial do Rio Grande do Sul fechou novembro em queda com relação ao mês anterior, informou nesta segunda-feira, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). De acordo com a sondagem feita pela entidade, a atividade do setor somou 45,4 pontos numa escala que vai de 0 a 100. Em outubro, o resultado havia sido de 51,2.

. O levantamento mostrou que a variável que mede o emprego teve queda de 2,9 pontos, terminando novembro com 43,7 pontos. Segundo a Fiergs, 31,1% das empresas reportaram retração no número de empregados. "A indústria chega ao final do ano com a atividade em baixa e perspectivas cada vez mais desalentadoras. Diante disso, as expectativas dos empresários continuam se deteriorando, indicando que esse quadro tende a se manter, o que deprime os investimentos e o mercado de trabalho", afirmou o presidente da entidade, Heitor José Müller.

. A fragilidade do setor também ficou evidenciada nos estoques de produtos finais excessivamente acima do planejado em 32,9% das indústrias pesquisadas e na ociosidade da utilização da capacidade instalada em 40% das linhas de produção.

A comunista Jandira "Vagabunda" Fhegalli presenteou-se com lipoescultura neste Natal

No seu blog de hoje da revista Veja, intitulado "Os oito litros de Jandira Feghali", o jornalista Felipe Moura Brasil conta que o melhor regime para emagrecer é o comunista, como prova o regime de Cuba, mas, para perder gorduras localizadas, o melhor mesmo a fazer o que fez a deputada comunista e dona de restaurante de elite Jandira.

. Jandira Feghalli ganhou as luzes nacionais da TV durante sua defesa do projeto da desordem fiscal, quando exigiu o esvaziamento das galerias, alegando que os gritos da platéia, todos no refrão“Vai pra Cuba”, eram na verdade "Vagabunda". 

. A comunista Feghali (PCdoB-RJ) não quer saber de emagrecer por conta do racionamento de comida que existe há 50 anos em Cuba e prefere o conforto da técnica criada em 1974 na Itália por Giorgio Fischer e seu pai, Arpad Fischer, e aprimorada em 1977 pelo cirurgião plástico francês Dr. Yves Gerard..;

Leia mais:

Sim: Jandira se submeteu a uma lipoaspiração há cerca de uma semana em uma clínica de Botafogo, no Rio de Janeiro, para retirar oito litros de gordura do corpo e, por conta de uma intercorrência, passou dias internada na suíte São Conrado – uma das suítes VIP batizadas com nomes de bairros nobres da cidade, no andar VIP do hospital Copa D’or, em Copacabana. Apesar do contratempo, a deputada recebeu alta neste fim de semana, mas tudo indica que ela continuará levando uma vida VIP. Não: ela não procurou os médicos cubanos para o procedimento.
Mui solidário no entanto, este blog torce pela recuperação de Jandira - que votou a favor da fraude fiscal da presidente Dilma – e não aprovará comentários em sentido oposto.
Em nome da “zuera” diária, quero ver Jandira com muita saúde, firme e forte, defendendo o comunismo de longe, enquanto se aproveita aqui no Brasil de todas as benesses do capitalismo internacional.
Feliz ou infelizmente, ainda não há cirurgia para remover oito (ou mais) litros de hipocrisia generalizada.

Melhoras, Jandira! 

Sartori reúne secretariado e diz que vai contar ao povo como é que encontrou o governo

Durante o encontro do novo governo gaúcho, esta manhã, na Procergs, a pauta envolveu  orientações de Sartori para a futura gestão. O governador eleito solicitou aos integrantes da equipe colaboração entre as secretarias para que o próximo governo seja marcado pela solidariedade, pela unidade e pela integração, com o objetivo de “construir um governo simples, honesto e eficiente”. Ele destacou que o governo é um conjunto de forças e será marcado pela pluralidade, respeitando a importância de cada pasta e de cada partido. Falando sobre a situação financeira e econômica do Estado, o governador eleito reforçou que sabia que existiam dificuldades, mas que desconhecia que elas eram tão profundas. “Temos que ter determinação e coragem para enfrentar essa realidade. O Rio Grande está esperando isso do nosso Governo. Os gaúchos têm expectativas e esperança. Temos que conversar com a sociedade para mostrar essa realidade”, completou.

. Sartori ainda ressaltou que, nas urnas, os gaúchos mostraram que querem transformação. Também lembrou as manifestações de junho de 2013, quando as pessoas saíram às ruas pedindo mudança. E acrescentou que a equipe de trabalho será responsável pela transformação que a população espera. “Temos que ter o compromisso de fazer aquilo que pode ser feito. E que seja bem-feito”, afirmou.

O secretariado do Governo Sartori:

Chefia da Casa Civil
Márcio Della Valle Biolchi (PMDB)
Secretaria-Geral de Governo
Carlos Búrigo (PMDB)
Secretaria da Fazenda
Giovani Batista Feltes (PMDB)
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Volmir José Miki Breier (PSB)
Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação
Gerson Burmann (PDT)
Secretaria de Minas e Energia
Lucas Redecker (PSDB)
Secretaria da Agricultura e Pecuária
Ernani Polo (PP)
Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Ana Pellini
Secretaria de Segurança Pública
Wantuir Brasil Jacini
Secretaria da Saúde
João Gabbardo (PMDB)
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Cesar Faccioli
Secretaria de Transportes e Mobilidade
Pedro Westphalen (PP)
Secretaria da Educação
Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT)
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional
Cristiano Tatsch (PMDB)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Fábio Branco (PMDB)
Secretaria da Modernização Administrativa e Recursos Humanos
Eduardo Oliveira (PSD)
Secretaria de Cultura
Victor Hugo (PMDB)
Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer
Juvir Costela (PMDB)
Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo
Tarcísio José Minetto (PSB)
Coordenação de Comunicação
Cleber Benvegnú
Procuradoria-Geral do Estado
Euzébio Fernando Ruschel

58% dos leitores acham péssimo e ruim o governo Fortunati

58%, a maioria, consideram ruim e péssimo o governo do prefeito José Fortunati, Porto Alegre. Eis os resultados da enquete disponibilizada nesta página:

Ótimo, 4%
Bom, 13%
Regular, 25%
Ruim, 28%
Péssimo, 30%

. A nova enquete disponibilizada aí ao lado, à direita, acima, é a seguinte:

Qual a maior atenção que Sartori deve dar logo no início do seu governo ?

Finanças públicas
Saúde Pública
Transparência
Segurança Pública

Usina térmica a gás de Uruguaiana ainda não voltou a funcionar

Ao contrário do que a própria AES admitiu, a usina de Uruguaiana não voltou a operar.

Comércio gaúcho poderá concordar com extinção gradativa do Imposto de Fronteira

O deputado Frederico Antunes, PP do RS, disse hoje ao editor que está conversando com os líderes do comércio gaúcho e avisou que ninguém aceitará que o Imposto de Fronteira permaneça como está, já que a oposição a Tarso Genro e ao PT derrubou-o via lei aprovada pela Assembléia.

. Nesta segunda-feira, os líderes avisaram que terão boa vontade com Sartori, que compreendem a crise financeira herdada, mas que querem o fim do imposto.

. A idéia é escalonar a extinção da cobrança e produzir incentivos fiscais para quem compra produtos da indústria gaúcha.

Sartori fez sua primeira reunião do secretariado nesta manhã

Já terminou na Procergs a reunião que o governador José Ivo Sartori convocou e que reuniu todos os seus 19 secretários.

. Foi a primeira do novo governo.

. O novo governo tem números que mostram o desastre das contas públicas que herdará o PT e por isto implementará duro programa de contingenciamento de gastos já a partir de janeiro.

Ator José de Abreu abre cotos de Boas Festas para Marina e Aécio: "Quero que vocês se f.... em 2015 !"

O ator José de Abreu disparou tweets neste domingo contra personagens da oposição, como Marina Silva, Roberto Freire e Aécio Neve, Eis seus votos para os líderes da oposição:

- Vocês todos se f...... em 2014 e vão se f..... mais ainda em 2015. São meus votos.

. Sobre Dilma Roussef, ele avisou:

- Você se deu bem e vai se dar ainda melhor nos próximos quatro anos.

. José de Abreu abriu este ano uma fase de maior autoconhecimento, o que aconteceu depois que admitiu ter sido abusado sexualmente por seu orientador religioso. 


Contas do governo têm pior déficit desde 1997

O Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) teve um déficit primário de R$ 6,711 bilhões em novembro – acumulando R$ 18,319 bilhões em 2014. O número, divulgado nesta segunda-feira pelo Tesouro Nacional, é o pior para meses de novembro desde o início da série histórica, em 1997, e ultrapassa a meta de superávit primário para 2014 que é R$ 10,1 bilhões.

. De janeiro a novembro, as receitas do Governo Central cresceram 3,9%. Os gastos, porém, aumentaram em ritmo maior: 12,7%. As despesas com folha de pagamento cresceram 8,5%.  O maior crescimento, entretanto, ocorreu nas despesas de custeio (manutenção da máquina pública) e capital, que subiram 18,4%. Nessa rubrica, as variações mais significativas foram o aumento de 16,4% nas despesas discricionárias (geralmente investimentos, que o governo pode ou não executar) e de 33,9% nas despesas com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

., O déficit primário do setor público é o pior da série histórica.

Vítima de câncer, morreu em Porto Alegre o repórter-fotográfico Paulo Dias

Profissional respeitado, Paulo Dias também teve forte militância sindical. 



Morreu hoje em Porto Alegre o repórter-fotográfico Paulo Dias. Ele foi vítima de câncer na garganta. Paulo Dias está sendo velado no Crematório Metropolitano.

. Além de passagem pelos principais jornais gaúchos, o repórter-fotográfico trabalhou em vários governos e preparava-se para assumir posição igual na administração de José Sartori. Ele também militou no Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

Depois de liquidar a Confiança, Susepe decide liquidar também a Mutual

O editor recebeu há pouco a informação de que a Susepe decidiu liquidar outra seguradora. Desta vez foi a Mutual, especializada em seguro de vida.


. Há três semanas, foi a vez das gaúcha Confiança. 

Tarso Genro engrossa as críticas em entrevista ao Correio do Povo: "Se Sartori não sabe como governar, nós podemos ensiná-lo"

Tarso quer ensinar Sartori o melhor caminho para conduzir o governo do RS a outro desastre. 



Prestes a deixar o Palácio Piratini, o governador Tarso Genro (PT) continua ocupando todos os espaços a pretexto de defender aquilo que chama seu "legado", justamente a herança que levou-o a uma derrota acachapante. Na prática, Tarso Genro emplaca um terceiro turno, mas como no primeiro e no segundo turnos, fala sozinho porque ninguém mais quer ouvir suas bravatas, seus despeitos e factóides. Ele disse hoje ao Correio do Povo que se dedicará a partir de 2015 a articular uma larga frente de esquerda no País, inspirada na Frente Ampla uruguaia. Um movimento que trabalhe inicialmente pela reforma política e integre “de Bresser Pereira a Jean Wyllys”. A militância sem mandato não tratará somente de questões nacionais. Regionalmente, o petista já rebate a linha adotada por seu sucessor e questiona competência e programa dos futuros gestores. 

Confira os principais trechos da entrevista que ele concedeu ao Correio do Povo. Ao final, link com a íntegra. 

O futuro governo aponta a possibilidade de falta de recursos para a folha e um déficit muito superior ao projetado por sua administração. O senhor contesta?
Tarso: O governador Sartori e sua equipe não conheciam a realidade do Estado. Se conheciam, não trabalharam isso politicamente.
CP: O senhor afirma que não faltarão recursos?
Tarso: Se o próximo secretário da Fazenda não souber gerir a máquina das finanças, podemos pedir ao Odir (Tonollier, atual titular da Pasta) para aconselhá-lo. Mas serão conselhos desenvolvimentistas, não contracionistas. Porque o que vejo até agora é que vão cortar. Isso é uma forma muito fácil de governar: cortar uma diariazinha aqui, uma lá. Cortar diárias da Brigada Militar, da Polícia, dos servidores, aplicar arrocho salarial e levar a máquina pública ao subcusteio. Esse projeto não é o nosso, é o deles. E eles é que terão que responder como gerir a máquina com essa visão. 
CP: Após a aprovação da redução do número de secretarias, o futuro chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi (PMDB), anunciou que as mudanças permitirão uma redução de 30% nos gastos do Executivo.
Como governador não reeleito, não vou chefiar a oposição, mas defenderei o meu legado.
CP: De que maneira?
 Tarso: Esse discurso fácil que está sendo feito, de que o Estado está quebrado e por isso não poderão fazer nada e terão que cortar, isso aí é o que dizem os governantes que não sabem o que fazer. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Engordados por “jetons”, ministros de Dilma recebem R$ 62 mil por mês

Os ministros do governo Dilma recebem oficialmente salários “comuns” de R$ 26,7 mil por ocuparem cargos na Esplanada. Mas um terço dos 39 ministros ganham “jetons”, bônus salariais, por integrarem conselho de empresas estatais e outros órgãos do governo federal. O Conselho de Administração da Petrobras, por exemplo, rende R$ 10 mil por mês. “Jetons” são pagos nos Correios, Finep, BNDES, Itaipu, Sesc, BB etc.

. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, tem recebido em torno de R$ 46,8 mil com salário mais jetons da Petrobras e da BR distribuidora. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) vem logo atrás com R$ 42 mil incluindo o “honorário” de R$ 20.904,99 que recebe do BNDES.

. O jeton é uma remuneração por representar a União em Conselhos de Administração ou Fiscal de empresas controladas pela União. As informações acima são do site Diario do Poder.

Turistas terão que pagar taxa para entrar em Bombinhas (SC)

A partir desta terça-feira, quem visita Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina, precisa pagar uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA). A cobrança varia de acordo com o veículo – começa em R$ 2,56 para motos, vai a R$ 20,53 para carros de passeio e chega a R$ 102,65 para ônibus – e garante a circulação por 24 horas.

. A taxa será cobrada todos os anos, apenas na temporada, entre 15 de novembro e 15 de abril. A TPA foi instituída para reduzir os impactos do turismo de alta temporada em Bombinhas. A cidade de 14 mil habitantes chega a receber 150 mil visitantes durante o verão.

. Nas duas entradas da cidade foram instaladas câmeras que registram as placas dos veículos. O pagamento pode ser efetuado, em dinheiro ou cartão de crédito, em um dos 25 postos. A prefeitura informa que quem não recolher voluntariamente a taxa será inscrito no cadastro do Serasa.

Infraero volta atrás e diz não ter prazo sobre ampliação do Salgado Filho

A decisão da Infraero sobre a ampliação de pista do Aeroporto Salgado Filho foi novamente adiada. Em julho, o diretor de Desenvolvimento Operacional da Infraero, Geraldo Moreira Neves informou, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, que uma posição seria tomada até o fim de 2014.

. Desapropriações já foram realizadas na região. Casas estão sendo demolidas. Mais de R$ 100 milhões foram investidos. Mesmo assim, o diretor havia dito que o investimento feito até aqui não traz garantias de que a ampliação será realizada.

. A Infraero informa agora que não há previsão de quando o estudo será concluído. O projeto indicou que o gasto para ampliação de pista será muito maior que o previsto.

Arno Augustin deixa Tesouro Nacional

O gaúcho Arno Augustin, secretário do Tesouro Nacional, informou nesta segunda-feira que deixará o cargo em janeiro e que irá tirar férias. Segundo ele, a entrevista de hoje para comentar o resultado fiscal de novembro foi a última como secretário do Tesouro.

. Após a entrevista, por meio de sua assessoria de imprensa, ele informou que não assumirá a presidência de Itaipu Binacional no segundo mandato da presidente Dilma.

Abin vê indício de protestos na posse de Dilma

As Forças Armadas, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Militar do Distrito Federal e outros órgãos de segurança já identificaram indícios de protestos contra a presidente Dilma Rousseff durante a posse, que ocorrerá na quinta-feira.

. De acordo com o coordenador do escalão avançado da Presidência da República para o evento, coronel Flávio Lucena de Assunção, tudo está sendo feito para que a cerimônia seja tranquila e que as eventuais manifestações sejam pacíficas e “dentro do ambiente democrático”. Ontem, houve um ensaio da solenidade.
 
. A previsão é de que o evento da posse comece pouco antes das 15h. Dilma desfilará no Rolls Royce da Presidência a partir da Catedral de Brasília até o Congresso. Lá, receberá o termo de posse e fará um juramento. Do lado de fora do Legislativo, recebe honras militares com uma salva de 21 tiros. Por volta das 16h, segue para o Palácio do Planalto, sobe a rampa, recebe a faixa presidencial e faz um discurso no parlatório. Se estiver chovendo, a programação será ajustada.
 
 

Gramado é a cidade turística com diária mais cara para o Réveillon

A cidade do Rio de Janeiro continua sendo o destino mais popular para viagens de fim de ano entre os brasileiros e a 13ª mais buscada globalmente para a data. Mas em termos de preços de diárias, perde para Gramado, considerada a cidade top para o período de Réveillon no Rio Grande do Sul, segundo dados levantados pelo site TripAdvisor.
. Neste ano, o município da Serra Gaúcha lidera o ranking das cidades turísticas entre as 10 mais procuradas pelos brasileiros que mais aumentaram as tarifas para a virada do ano. Ubatuba (SP) e Balneário Camboriú (SC) também integram a lista.

. Uma diária média em Gramado custa em torno R$ 1.200,00 – valor que supera em 126% os preços aplicados na virada para 2014. Já Ubatuba e Balneário Camboriú estão 107% e 101% mais caros, com diárias em torno de R$ 735,00 e R$ 595,00, respectivamente. Gramado tem a diária mais cara para a data, seguida por Búzios (RJ) - R$ 1.009,00 -, que registrou um incremento de 87% no valor se comparado com o resto do ano.

Ministro Augusto Nardes: "Houve maquiagem nas contas da Presidente Dilma"

O gaúcho João Augusto Ribeiro Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União e relator das despesas da Presidente Dilma Rousseff em 2015 é taxativo: “2,3 trilhões de reais não estão contabilizados nas contas da presidência”. Segundo Nardes, esse dinheiro é proveniente da previdência atuarial, que soma a previdência dos funcionários públicos.

Em uma entrevista exclusiva à jornalista Joice Hasselmann, no “Direto ao Ponto”, site da Veja, Nardes afirma que “a proposta este ano era não aprovar as contas de Dilma”. E revela que se o país não voltar a crescer entre 3% e 4%, “não há condições de pagar os aposentados”.

CLIQUE aqui para ver toda entrevista disponibilizada hoje no site da revista Veja.

Bolsa opera em alta de 0,27%, e dólar registra leve alta

A bolsa brasileira exibia alta na manhã do penúltimo pregão de 2014. Por volta das 11h36, O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, registrava alta de 0,27%, a 50.279,33 pontos.

. No mesmo momento, o dólar comercial operava com leve alta de 0,12%, a R$ 2,68 na venda.  Investidores ainda aguardavam detalhes sobre programa de intervenção no mercado câmbio do Banco Central, que será estendido no próximo ano.

. Nesta manhã, o BC deu continuidade às intervenções diárias no mercado de câmbio, vendendo 4.000 novos contratos de swap cambial tradicional (equivalentes à venda futura de dólares), e também realizou mais um leilão para rolar os contratos que vencem em 2 de janeiro.

Focus prevê alta dos juros em 2015

Ao longo de 2015, a taxa básica de juros, a Selic, registrará um aumento de 0,75 ponto porcentual, a julgar pelas estimativas apresentadas no Relatório de Mercado Focus divulgado nesta segunda-feira, 29, pelo Banco Central. Atualmente, a Selic está em 11,75% ao ano e a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central está marcada para os dias 20 e 21 de janeiro.

. De acordo com o Relatório de Mercado, a mediana das previsões para a taxa básica de juros no período seguiu em 12,50% ao ano pela terceira semana consecutiva. Há um mês, a previsão central da pesquisa era de uma taxa de 12,00% ao ano.

. Já a Selic média de 2015 permaneceu em 12,47% ao ano, valor bem próximo da taxa efetiva esperada para o fim do ano que vem. Quatro semanas atrás estava em 12,17% ao ano.

Dilma monta novo ministério de medíocres e corruptos, diz Noblat

O Congresso é dominado por uma maioria de deputados e senadores da pior espécie. Os presidentes das duas Casas surgem diariamente nos noticiários como elementos investigados em atos explícitos de corrupção. A minoria de gente de bem, pessoas como Simon, Ana Amélia e Paim, entre outros, patriota, mal consegue se mover. 



Ainda hoje, a presidente Dilma Roussef poderá anunciar seu novo (velho) ministério. A seguir, análise de Ricardo Noblat sobre o que os brasileiros podem esperar de um governo, o do PT, que novamente ergue como sua bandeira de governabilidade o conluio com os corruptos do Congresso e dos Partidos. Leia este trecho editado. No link, o texto completo.

Dilma atravessou a metade do seu primeiro governo resistindo à ideia de ceder ao “pragmatismo político”.
Em conversa, certo dia, com um amigo, ouviu dele: “Tirando três ou quatro, só tem desonesto no Congresso”. Ela respondeu: “E eu não sei?”
Para se reeleger, cedeu ao apetite dos desonestos. Beijou a cruz. E de quebra a mão de Helder Barbalho, filho de Jáder, seu futuro ministro da Pesca.
Foi medíocre o primeiro ministério de Dilma O governo que resultou disso foi naturalmente medíocre.
Pois bem: ela está perto de cometer o prodígio de montar outro ministério igual ou talvez pior.

O que a diferenciava dos políticos a quem tanto desprezava é, hoje, o que a torna cada vez mais parecida com eles.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Índice de reajuste dfe aluguéis foi de 3,69% em 2013, o mais baixo desde 2009

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) subiu 0,62% em dezembro, um pouco abaixo do esperado e após avançar 0,98% em novembro, por conta da desaceleração na alta dos preços do atacado.


. Com isso, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira, o indicador fechou o ano com inflação de 3,69%, a menor desde 2009, quando houve queda de 1,72%.

Quase um milhão de gaúchos sairão da Grande Porto Alegre neste Ano Novo

A concessionária da única autoestrada gaúcha, única saída para as mais importantes praias do RS e de SC, a Triunfo Concepa, estima que 115 mil veículos deixem Porto Alegre e a região metropolitana   para o feriado de Ano Novo. Na terça-feira (30), são esperados cerca de 50 mil veículos, e na quarta-feira (31), a expectativa é que mais 65 mil veículos passem pela rodovia.

. São 350 mil pessoas.

. Número igual sairá para as praias do Litoral Sul, Uruguai, Serra, interior e via aérea para outros Estados e Países. 

Melhores horários

A concessionária orienta que os motoristas procurem pegar a estrada nos horários alternativos aos de maior fluxo. No dia 30 o melhor horário para ir ao litoral pela Free Way é da meia-noite às 12h. Já no dia 31, a recomendação é viajar entre meia-noite e 8h.


Para que os motoristas possam consultar as condições da estrada antes de sair de casa, a Triunfo Concepa disponibiliza câmeras de monitoramento, contadores de fluxo e alertas de tráfego 24 horas por dia no site www.triunfoconcepa.com.br e no seu aplicativo, disponível para Android e iOS. 

Exportações para a China poderão salvar frigorífico do Alegrete

Apesar da ajuda do governo estadual, o grupo Marfrig ainda não sabe se fecha ou não seu frigorífico no Alegrete. Os 645 trabalhadores entrarão em férias coletivas de 30 dias a partir de 5 de janeiro.

. A planta poderá sair do inferno em função da decisão do governo chinês de levantar restrições à importação de carne bovina do RS. O frigorífico do Alegrete é o único credenciado para fazer este tipo de exportação.

Padilha mira no crescimento da aviação regional

O deputado Eliseu Padilha assumirá na semana que vem o ministério da Aviação com a missão presidencial de desenvolver a aviação regional. 

Tarso confirma transmissão de cargo para as 15h desta quarta-feira

Não é verdade que o governador Tarso Genro pensou em passar para o vice-governador Beto Grill, PSB, a tarefa de fazer a transmissão de cargo para José Ivo Sartori nesta quarta-feira, 15h.

. É que ele tentou antecipar o horário para participar de cerimônia igual em Brasília, da presidente Dilma Roussef.

. O PT não quer nem ouvir falar em repetir o gesto do ex-governador Antonio Britto, que se negou a passar o cargo, renunciou horas antes e a missão coube ao então vice-governador Vicente Bogo, PSDB.


. Já está tudo pronto para as cerimônias na Assembléia, 14h, e Piratini, 15h.

Tarso Genro dobrou o gasto com diárias em quatro anos de governo

Em reportagem assinada por Cleide Pereira, que realizou criteriosa pesquisa e análise, o jornal Zero Hora de hoje,m segunda-feira, revela que o desembolso para pagamento a servidores, secretários e cargos em comissão em viagens do atual governo foi de R$ 475,6 milhões – 97% a mais que os R$ 241,3 milhões pagos na gestão de Yeda Crusius. Leia material editado por esta página e o texto completo no link.

Quase meio bilhão de reais. Esse é o valor que o Executivo desembolsou nos últimos quatro anos com o pagamento de diárias para servidores, secretários e cargos em comissão (CCs). Em valores corrigidos pela inflação, o montante gasto no governo Tarso Genro (PT) equivale ao dobro da despesa na gestão de Yeda Crusius (PSDB). Somente com o valor despendido entre 2011 e 2014 seria possível asfaltar 233 quilômetros, segundo tabela do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

. Em nota, a assessoria do governador argumentou que “o aumento na execução de políticas públicas gera um aumento de despesas com diárias”. No período, a Secretaria da Segurança Pública foi a que concentrou o maior número de diárias (63,6% do total).

. O servidor do Executivo para quem foi pago o maior volume de recursos referente ao pagamento de diárias passou aproximadamente nove meses fora do Estado em 2014. Sérgio Nunes da Luz, da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), recebeu R$ 58,7 mil por 286,5 diárias. No Portal Transparência, constam Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco como destinos, e que o motivo das viagens foram inspeções e auditorias.

. ZH tentou contato com o servidor, mas foi informado de que ele estaria viajando a trabalho. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Assustado, Lula fala em devolver imóvel de luxo que comprou com Marisa no Guarujá

O Globo desvendou tudo sobre o imóvel de luxo de Lula.


O ex-presidente Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letíciao, que comprou um imóvel triplex na luxuosa Praia das Astúrias, Guarujá, assustado com a reação do distinto público, revelou a amigos e companheiros que poderá pedir  o ressarcimento do valor pago até agora no empreendimento da Bancoop, que está praticamente quebrada. A Bancoop, na época, era presidida por Vaccari Neto, atual tesoureiro do PT. A cooperativa deu calote em meio mundo.

.  O caso gerou desgaste após acusação feita pelo jornal O Globo de supostas mordomias do ex-presidente. Dois fatores pesam na decisão, segundo análise safada que circulam em SP: a possibilidade de que Lula concorra novamente à presidência da República, em 2018, e o preconceito de parte da elite paulistana em relação ao PT, já que candidato ou não, Lula e seus familiares dificilmente poderiam frequentar em paz uma praia no balneário paulista

Análise, Thomas Korontai - EUA-Cuba: nada pessoal, apenas negócios.

O pensador gaúcho Tholmas Korontai escreve nesta segunda-feira no seu blog que a melhor forma de por fim ao socialismo, é injetar capitalismo. 

. É isto ? Leia tudo:

. Mas a primeira coisa que me ocorreu quando foi anunciado o início das relações diplomáticas entre americanos e cubanos foi a questão do Porto de Mariel. Se Brasília avermelhada pelo Foro de São Paulo sabia de algo antecipadamente não posso dizer, não creio.


Mas essa nova situação, promovida pelo Papa Francisco (se a pedido ou por iniciativa do Vaticano é também uma incógnita) provavelmente teve motivação econômica de grande calado: a profundidade do Porto de Mariel, com o breve fim das reformas nas eclusas do Canal do Panamá.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/