Dica do editor - Veja Biohackers, série alemã da Netflix

O editor viu os primeiros três episódios desta nova série alema, ontem, e gostou do que viu. Pela amostra, recomenda. Uma estudante de medicina entra na universidade com uma missão secreta: desvendar uma conspiração que liga uma tragédia familiar a uma professora de biologia visionária. Na Netflix. É legendado.

Justiça concede mais prazo para defesa de Marchezan Júnior

Marchezan aposta suas fichas nos fronts político, parlamentar e judicial, ao mesmo tempo em que busca apoio dos eleitores para sua reeleição, neste caso sob a alegação de que está sendo perseguido por adversários que temem enfrentá-lo nas urnas e tentam ganhar no tapetão.

O prefeito Marchezan Júnior não conseguiu suspender o processo de impeachment movido contra ele pela Câmara Municipal de Vereadores, não obteve liminar que lhe concede mais prazo para se defender.

O prazo terminaria hoje.

O prefeito ajuizou mandado de segurança, obtendo vitória parcial no pedido de liminar. O caso tramita na 5a. Vara da Fazenda Pública e está sob o comando do juiz Hilbert Obara. Ele concedeu mais 24 horas para a defesa, no caso um dia útil. Agora, Marchezan terá que apresentar seus argumentos na segunda-feira. O juiz do caso acha que o prefeito foi prejudicado no momento em que a Câmara demorou na abertura da documentação.

Recomendado - Peça, agora, por celular ou WhatsApp. Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre.

PROMOÇÃO
PARA HOJE

Combo Filé Betrunken + 1 Acompanhamento + 1Lt Salva Pilsen de $ 93 por $ 71. Delivery e Take Away a partir das 17h. Fone 51 35740927 / Whats 51 993882401

10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero de cervejas e chopes artesanais.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender  por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Use o WhatsApp e celular: 51-99388.2401 e 51-99388.7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt. Telefone fixo 51-3574.0927. www.biermarkt.com.br

Pagamento com cartão.

Comandante da BM cumpre quarentena em casa. Ele foi infectado pelo vírus chinês.

O comandante da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr, já está confinado em casa, cumprindo quarentena.

Ele foi infectado pelo vírus chinês, mas não apresenta sintomas.

Recomendado - Conheça e compre esta linha de vinhos da italiana Villa Triturris. Sai tudo desde a Villa Bari, Porto Alegre.

Experimente o TRI, um vinho IGT Toscana ( Indicazione Geografica Territoriale ), ano 2011, produzido com 1/3 de Malbec, Sangiovese e Cabernet Sauvignon , que foi a primeira safra da Villa Triturris, empreendimento do gaúcho Luiz Barichello. A linha da Villa inclui TRITURRIS, TURRIS, TRI, TORRAIA além de outros nomes, como o Granselezione del Chianti Classico, o ROSEA bianco e o Pinot Grigio com Chardonnay.

CLIQUE no site a seguir para conhecer todas as linhas, os preços de promoções, as condições de entrega e para operacionalizar as compras.

https://winebari.com/

Agora, ao vivo, Salim Mattar, ex-secretário nacional de Privatizações, fala com Júlio Ribeiro, Rádio Press, Porto Alegre

Dica de literatura - Vitor Bertini - O dia em que matei meu pai

Minha dor não começa no dia em que matei meu pai.

Uns dias depois do dia em que matei meu pai caminhei até a delegacia e contei tudo. Contei que ele falava alto, gritava muito, nunca acreditava em mim e que isso talvez fosse tudo.

Disseram que minha história não interessava, interessava se eu tinha matado meu pai ou não.

Repeti que sim, eu havia matado meu pai.

Perguntaram por que eu tinha feito isso, matar meu pai.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Economia abre 131 mil vagas de emprego formal em julho. Desde 2012, são os melhores dados deste tipo de mês.

A economia brasileira abriu 131 mil vagas de emprego formal em julho, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia.

Trata-se de inversão na tendência no ano em que o país enfrenta uma crise econômica decorrente de pandemia de covid-19. O saldo de vagas abertas em relação às vagas fechadas não era positivo desde fevereiro.

Os dados de julho reduzem um pouco as perdas, mas ainda deixam o saldo de fechamento de vagas superior a 1 milhão no ano. As 131 mil novas vagas de julho representam o saldo entre as vagas criadas no mês - 1.043.650 - e as fechadas - 912.640.

O resultado foi também o melhor para o mês desde 2012, quando houve um saldo positivo de 142.496 contratações com carteira assinada.

Tokyo Sushi não reabrirá no Praia de Belas, mas toca três outros restaurantes em Porto Alegre

O restaurante Tokyo Sushi fechou a unidade que tinha no shopping Praia de Belas, Porto Alegre, e não pretende reabri-la.

Seus empreendedores decidiram investir com mais peso nas duas unidades do s modelos delivery e take away, uma no bairro Petrópolis e outra na zona Norte. Eles também estão no G}alpão Food Hub, espaço de restaurantes localizado na zona Norte de Porto Alegre.

Prefeito Marco Alba festeja chegada do centro de distribuição da Droga Raia em Gravataí

O prefeito Marco Alba, Gravataí, Grande Porto Alegre, terra da GM, que ficou furioso com o governo Eduardo Leite por ter perdido o centro de distribuição da Mercado Livre, já conseguiu  uma compensação:

- A rede paulista de farmácias DrogaRaia fará no município o seu próprio centro de distribuição.

A Droga Raia tem 2.162 farmácias, 47 das quais no RS.

Marchezan Júnior inicia batalha judicial para conter processo de impeachment

O prefeito não se limitará a apontar falhas processuais. Ele tentará conter o processo através de sucessivos recursos ao judiciário - em todas as instâncias. Paralelamente, fará o enfrentamento político, que não ficará circunscrito a movimentações de defesa e ataque. Marchezan Júnior já usa o processo de impeachment para fustigar os adversários, alegando que "eles querem vencer no tapetão porque sabem que perderão".

Como o editor já previa, o prefeito Marchezan Júnior acaba de ajuizar mandado de segurança para suspender o processo de impeachment movido contra ele.

A ação foi protocolada na 5a. vara da Fazenda Pública.

Ele quer mais prazo para a defesa. O prazo termina hoje.

O prefeito alega que ao ser notificado não recebeu informações e documentações necessárias à defesa. Seus advogados alegam que só tiveram acesso ao material nesta quinta-feira.

O pedido de liminar poderá ser decidido ainda hoje.

Bruno Miragem sai do secretariado de Marchezan Júnior

O secretário extraordinário para enfrentamento do coronavírus em Porto Alegre, Bruno Miragem, acaba de se demitir.

O secretário já tinha avisado o prefeito.

Ele quer voltar à Urfrgs, onde dá aulas.

Bolsonaro confirma prorrogação do Auxílio Emergencial

O presidente Bolsonaro acaba de confirmar que irá até dezembro o Auxílio Emergencial.

Ele não falou em valores, mas eles serão menores.

Mau sinal para Oppermann e RBS: Bolsonaro escolhe 3o colocado para reitor no RN

O professor Carlos Bulhões, 3o colocado na disputa de votos para reitor da Ufrgs, é o candidato mais forte, porque seus concorrentes possuem ligações históricas com o lulopetismo e com o Psol.

Ao lado, a nova reitora.

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou a passagem por Mossoró, no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira, para anunciar a nomeação da professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira como reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

"Também quero dar uma boa notícia aqui: acabou de publicar no Diário Oficial da União a posse da professora Ludimilla como reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Boa sorte à senhora. A senhora tem um grande papel pela frente. O que liberta o homem e a mulher é o conhecimento e com conhecimento nós atingimos todos os nossos objetivos", declarou o presidente em discurso durante a entrega de 300 unidades habitacionais no residencial que leva o mesmo nome da cidade.

Ludimilla Oliveira foi a terceira colocada na consulta feita à comunidade, em junho. Ela teve 18,33% dos votos. Rodrigo Codes (37,55%) e Jean Berg (24,84%) ficaram à frente. A lista tríplice da Ufersa foi encaminhada ao ministério da Educação e à presidência da república, e a presidência tem o poder de escolha, independentemente da posição entre os três nomes.

Nem gaúcho aguenta este frio todo que assombra o Rio Grande do Sul

O frio de ontem e desta madrugada no RS levaram os gaúchos ao desespero, como é o caso desta montagem bem humorada que mostra o gaudério de faca na bota. Ele resolveu entrar para dentro da lateira e ali se acomodar, esquentar a água e tomar seu mate.

Quase setenta municípios do Rio Grande do Sul que contam com estação meteorológica, registraram hoje temperatura mínima negativa, o maior número deste ano.

Uma massa de ar polar derrubou a temperatura ontem no Rio Grande do Sul e o Estado teve  uma madrugada muito fria, além de chuvosa em diversas regiões. As mínimas ocorreram sobretudo na Serra.

Os hotéis de municípios como Gramado e Canela, por exemplo, estão com lotação esgotada, até porque não podem registrar ocupação máxima em função das restrições.

Em Gramdo, restaurantes de fondue e casas de chocolate estão vendendo como nunca venderam este ano.

A previsão é de muito frio para todo este final de semana.

Merchandising - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Dica do editor - Veja este documentário sobre o ministro Marco Aurélio Melo, STF

A Brasil Paralelo está apresentando uma série de documentários sobre os 11 ministros do STF. Ontem a noite foi a vez de Marco Aurélio Melo. Veja:

 

MPE investiga denúncia sobre nepotismo na secretaria gaúcha da Agricultura. O caso é muito controverso.

O Ministério Público abriu inquérito nesta quinta-feira para investigar dois supostos casos de nepotismo na Secretaria da Agricultura do Estado.

CLIQUE AQUI para saber o que é nepotismo e como ele se justifica.

São dois casos de irregularidade na contratação de familiares de servidores que detinham cargos em comissão na secretaria.  A pasta é chefiada pelo deputado federal licenciado Covatti Filho (PP).

Os dois casos:

- Thaiéle Teixeira, filha do chefe de gabinete de Covatti, Erli Teixeira, exerce funções no Departamento de Cooperativismo da secretaria.
- Cassiane Vendruscolo, que trabalha na inspetoria de defesa agropecuária regional de Caxias do Sul, é irmã de Cristiane Vendruscolo, assistente superior na pasta.

Ambas foram nomeadas pelo governador Eduardo Leite no dia 26 de maio deste ano e lotadas nos respectivos cargos em 12 de junho.

A secretaria alega que as servidoras não são subordinadas aos parentes, o que descaracteriza nepotismo.

Apesar disto, Covatti Filho decidiu exonerar as duas.

Polícia Federal formalizou autorização para que cada cidadão possa comprar até quatro armas

 A Polícia Federal informou nesta sexta-feira que formalizou a autorização para que o cidadão possa comprar até quatro armas. Cabe à PF expedir o registro de arma de fogo.

A autorização para aquisição de até 4 armas estava prevista em decreto do governo Bolsonaro, publicado em 2019.

No entanto, conforme a corporação, a publicação da Instrução Normativa era necessária para que a própria PF se adequasse ao decreto. A IN-174 revoga a IN-131, que previa limite de duas armas e estava em vigor desde 2018.

Sob gritos de "Mito !", "Mito !", Bolsonaro entrega 300 casas populares em Mossoró, RN

O presidente Jair Bolsonaro entregou nesta sexta-feira, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, 300 unidades habitacionais.

Na chegada a Mossoró, o presidente foi novamente recepcionado por dezenas de apoiadores. Aos gritos de “mito”, o chefe de estado cumprimentou as pessoas que se aglomeravam em torno de grades no aeroporto mossoroense. O presidente segue uma sequência de viagens pelo Brasil para inaugurar obras. Na semana passada foi a Belém (PA) inaugurar um parque e ao Rio de Janeiro (RJ) inaugurar uma escola militar.

Nos últimos 10 dias, esta foi a 5ª inauguração de obras com a participação presidencial.

Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, informou:

 - Nós estamos comemorando a entrega, apenas na sua administração [Bolsonaro], de 600 mil unidades residenciais no Brasil. São 600 mil famílias que passaram a ter 1 teto em função da atividade deste presidente da república, que não rouba nem deixa roubar. E que aplica com correção os recursos públicos se preocupando em atingir as pessoas.

Bolsonaro arrasa reduto lulopetista e é ovacionado no Rio Grande do Norte

DEM poderá dar o vice de Sebastião Melo

O DEM poderá compor com o candidato do MDB, Sebastião Melo, recebendo em troca a posição de vice na chapa.

Neste caso, o nome mais cotado é o do vereador Ricardo Gomes, mas o mais desejado é o da Comandante Nádia. Ambos são vereadores do DEM.

A Comandante Nádia falou esta manhã para os jornalistas do Clube de Opinião.

E foi bastante reticente.

Bolsonaro abre linha de crédito privilegiado para profissionais liberais

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, lei que cria linha de crédito especial para profissionais liberais que atuam como pessoa física para aliviar as dificuldades financeiras desse público durante a pandemia do novo coronavírus.  A linha de crédito foi criada dentro do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), com juros de 5% ao ano mais a taxa Selic e 36 meses para o pagamento, incluindo nesse prazo até oito meses de carência com juros capitalizados. Segundo as regras, os profissionais, tanto de nível técnico quanto de nível superior, poderão pedir empréstimo em valor de até 50% do rendimento anual apresentado na Declaração de Ajuste Anual de 2019, no limite de R$ 100 mil por pessoa.

A lei poderá beneficiar advogados, dentistas, corretores. Profissionais liberais que tenham participação societária em pessoa jurídica ou que possuam vínculo empregatício de qualquer natureza, no entanto, não estão incluídos no programa.

Dica do editor - O editor recomenda a comida campeira de dona Ângela, a mãe do ex-vereador André Carús, Porto Alegre

São apenas três pratos de comida campeira gaúcha, mas a mão de dona Ângela, a mãe do ex-vereador e ex-presidente municipal do MDB, André Carús, é mão de quem faz o melhor desde criancinha no Alegrete.

Se você tiver sorte, o próprio André Carús atenderá o celular e o WhatsApp. Ele botou o negócio de família e está se dando bem.

O editor recomenda começar pelo carreteiro com feijão mexido e aipim.

O cardápio é sempre para duas pessoas e os preços são perfeitamente acomodados aos bolsos mais desprevenidos, oscilando entre R$ 32,00  (galinha caipira), R$ 40,00 (vaca atolada) e R$ 55,00 (carreteiro).

A taxa de entrega é de R$ 10,00.

Não é muito incomum que políticos tentem seu próprio negócio na área da gastronomia.

Um dos casos mais emblemáticos de Porto Alegre foi o do ex-prefeito Sereno Chaise, cassado pelo regime militar, que na época tocou o seu próprio restaurante.

Presidente do ICMBio cai em desgraça e é demitido por Ricardo Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, demitiu Homero Cerqueira, presidente do Instituto Chico Mendes, ICMBio.

Holmero Cerqueira, coronel PM, caiu em desgraça depois que fez promoção pessoal e deixou vazar o informe de que poderia substituir o ministro.

Bolsa abre em queda e dólar sobe no Brasil

A Bolsa abriu novamente em queda, enquanto o dólar sobe no Brasil.

10h39min

Bolsa, -0,74%m, 100.712 pontos
Dólar comercial, +0,64%, R$ 5,5875 para a venda

Estes são os últimos números do PNAD Covid-19 sobre o mercado de trabalho

Recuo da taxa de participação no mercado de trabalho tem contido parte da tendência altista da taxa de desemprego.

Os dados da PNAD Covid-19 de julho, divulgados ontem pelo IBGE, apontam para trajetória de elevação do número de desocupados. Segundo o indicador, no período, houve recuo da taxa de participação das pessoas de 14 anos ou mais na força de trabalho, o que estatisticamente impede um aumento mais intenso da taxa de desemprego. O número de desalentados, por conta da pandemia, passou de 17,8 milhões de pessoas em junho para 18,3 milhões em julho. Já a proporção de domicílios que receberam algum auxílio emergencial relacionado à pandemia foi de 44,1% no período (ante 43,0% no mês anterior). Por fim, a pesquisa registrou aumento do número de horas trabalhadas no mês passado, o que é compatível com a flexibilização das medidas de distanciamento social.

A retomada da economia em curso deverá favorecer a geração de vagas de trabalho, o que não é incompatível com a elevação esperada da taxa de desemprego, à medida que pessoas atualmente fora do mercado de trabalho começarem a buscar ocupação.

Clube de Opinião do RS ouve Comandante Nádia, pré-candidata do DEM em Porto Alegre

O Clube de Opinião do RS começou a ouvir, agora, 10h, a pré-candidata a prefeita de Porto Alegre, vereadora Comandante Nádia, DEM.

O DEM tem outro pré-candidato, no caso o deputado Thiago Duarte, mas também articula composição com outros Partidos e poderá abrir mão da cabeça da chapa.

Conheça os marqueteiros de 4 dos 14 candidatos a prefeito de Porto Alegre

A jornalista Rosane Oliveira, editora de Política do jornal Zero Hora, pesquisou e lista estes nomes como os marqueteiros de cinco pré-candidatos de Porto Alegre:

José Fortunati, PTB - Marcos Martinelli.
Manuela D'Ávila, PCdoB - Juliano Corbellini
Valter Nagelstein, PSD - Tiago Brum
André Cecchin, Patriota - Vicente Muguerza
Gustavo Paim, PP - Segundo Rosane, Paim já escolheu seu marqueteiro, mas não quis dizer de quem se trata.

Porto Alegre tem 14 candidatos a prefeito.

Havan já tem autorização para abrir segunda mega-loja em Porto Alegre

Além da mega-loja que já ergue nas imediações da Fiergs, a rede Havan acaba de receber autorização da prefeitura para abrir outra unidade em Porto Alegre, desta vez na avenida Protásio Alves.

Cada mega-loja da Havan exige investimentos que variam entre R$ 25 milhões a R$ 30 milhões.

Eduardo Paes lidera com folga no Rio de Janeiro

Apesar da severa campanha de desmoralização movida contra ele pela Rede Record, o ex-prefeito Eduardo Paes lidera as intenções de votos dos eleitores do Rio de Janeiro. A Record é da Igreja Universal e o atual prefeito, Marcelo Crivella, é um dos seus bispos.

A pesquisa é do Instituto Paraná Pesquisas.

Veja os números do cenário mais provável:

Eduardo Paes, ex-prefeito, 28,6%
Marcelo Crivella, atual prefeito, 15,4%
Delegada Martha Rocha, 9,3%
Benedita da Silva, 7%
Cabo Daciolo, 5,1%

Os demais candidatos não passam dos 5%.

Russomano e Bruno Covas lideram intenções de votos em São Paulo, diz Paraná Pesquisas

O Instituto Paraná Pesquisas acaba de divulgar as intenções de votos dos paulistanos para prefeito. Eis os números dentro do cenário mais provável:

Celso Russomano, 20,5%
Bruno Covas, 20,1%
Marta Suplicy, 9,8%
Paulo Skaf, 8%
Márcio frança, 7,6%
Guilherme Boulos, 6,2%

Os demais candidatos obtigveram menos de 5% cada um. Artur do Val, por exemplo, o Mamãe Falei, que é do MBL, obteve 1,9%.

General Mourão irá hoje ao Instituto do Câncer Infantil, Porto Alegre

O vice-presidente Hamilton Mourão passará o dia em Porto Alegre.

Seu principal compromisso será uma visita ao Instituto do Câncer Infantil.

A RBS torce por Oppermann, mas Bolsonaro ficará com Bulhões no caso da Ufrgs

A RBS continua sua campanha para que o presidente Bolsonaro escolha o atual reitor Rui Oppermann para mais um mandato no comando da Ufrgs. Rui foi o mais votado da lista tríplice.

Bolsonaro não fará isto.

Duela a quem duela, inclusive à RBS.

Rui Oppermann sempre manteve estreitas ligações com o lulopetismo, majoritário entre os mais ativistas mestres e alunos da Ufrgs e por isto o mais votado na escolha dos três membros da lista tríp-lice. Ele tem veto completo por parte dos eleitores e líderes democráticos gaúchos, que também vetam Kátia Muller, a segunda mais votada, ligada aos mais ativistas mestres e alunos que são eleitores do Psol.

O escolhido será o terceiro mais votado da lista, Carlos Bulhões.

Bolsonaro só tem esta opção para restabelecer a boa gestão e as boas práticas democráticas na Ufrgs.

Avante decide apoiar Gustavo Paim em Porto Alegre

O Partido Avante anunciou, ontem, seu apoio ao candidato Gustavo Paim, Porto Alegre.

O Avante é o novo nome do Partido Trabalhista do Brasil (CLIQUE AQUI para saber mais).

Salim Mattar derruba agenda do programa Quarentena, Rádio Press

O ex-secretário nacional de Desestatização, Salim Mattar, avisou ao jornalista Júlio Ribeiro que não poderá participar, hoje, do seu programa Quarentena, Rádio Press.

Marchezan falará, hoje, no processo de impeachment

O prefeito Marchezan Júnior apresentará, hoje, sua defesa no processo de impeachment que responde na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Veja como foi a cerimônia de coroação da gaúcha Júlia Gama

Winston Ling anuncia o nome de Júlia Gama como nova Miss Brasil Universo

A escolha aconteceu ontem. Agora, ela disputará o título mundial.

A gaúcha Júlia Gama foi anunciada, na noite desta quinta-feira (20), como a nova Miss Brasil Universo. Natural de Porto Alegre, aos 26 anos, Gama já tem carreira consolidada

O empresário gaúcho Winston Ling, que é da família controladora do grupo Petropar, Porto Alegre, cujos negócios ocorrem com ênfase em Xangai, China, foi quem anunciou que é gaúcha a nova Miss Universo.

Winston Ling é ativo nas redes sociais e tem apoiado Bolsonaro desde o início da campanha eleitoral.

Ele é o novo franqueado do concurso Miss Brasil Universo.

CLIQUE AQUI para saber o que faz o empresário gaúcho, cujas atividades empresários são surpreendentes e pouco conhecidas dos gaúchos.

Brasil registra 112 mil mortes por vírus chinês. RS acumula 2.948 óbitos.

O Brasil alcançou 112.304 mortes e 3.501.975 casos confirmados de vírus chinês nesta sexta-feira, segundo os novos dados atualizados pelo Ministério da Saúde.

O governo federal estima também que 2.653.407 pessoas estão recuperadas da doença e 736.264 estão em acompanhamento.

Desde o início da pandemia, segundo a Universidade Johns Hopkins, 22.515.213 pessoas foram infectadas em todo o mundo. Do total de doentes, 789.825 morreram

SUL, acumulados em 5 meses e meio
RS, 11,2 milhões de habitantes, 104.068 infectados e 2.948 mortes
SC, 7,5 milhões de habitantes, 128.072 casos e 1.960 mortes
PR, 11,4 milhões de habitantes, 111.014 casos e 2.861 mortes

Taxa de ocupação de leitos de UTIs despenca para 88,3%. Cenário de ocupação é estável há 26 dias.

A taxa de ocupação de leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre despencou, ontem, para 87,88% (88,3%) no dia anterior.

É o 26o dia consecutivo de índice estável, sempre no entorno dos 90%.

Ontem a noite, 345 pacientes estavam em leitos de UTIs, contra 357 do dia anterior.

No acumulado de 5 meses e meio, Porto Alegre, acumula 19.217 infectados com situação confirmada, 13.720 curados e 588 mortes. É a melhor posição entre todas as Capitais.

Neve caiu em nove municípios do RS. Esta sexta será muito fria, mas não cairá neve.

Porto Alegre, 8h30min, 4 graus

Ontem nevou em municípios da Serra do Rs, inclusive Gramado, e hoje, embora não haja previsão de neve, o dia abriu muito frio no RS.

Pelo menos 18 municípios amanheceram com o temperatura negativa. Quaraí, fronteira com Uruguai, registrou -5°C por volta das 6h, recorde de frio nesse inverno no Estado.

Outro município que começou o dia gelado foi São José dos Ausentes, onde a mínima chegou a  -4,2°C. O frio também foi intenso em Vacaria (-3,4°C), Cambará do Sul (-3,1°C), Serafina Corrêa (-3°C) e Dom Pedrito (-2,6°C).

A neve foi registrada em pelo menos nove municípios gaúchos:

São José do Ausentes;
Bom Jesus;
Cambará do Sul;
São Francisco de Paula;
Gramado;
Canela;
Jaquirana;
Riozinho;
Pinheiro Machado.

Hoje e amanhã, Caixa pagará 9,6 milhões de Auxílios Emertgenciais

A Caixa pagará novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 para 5,6 milhões de beneficiários nesta seta-feira. Serão 3,7 milhões nascidos em novembro, do ciclo 1 do calendário, que terão creditados em conta poupança digital a primeira, segunda, terceira ou quarta parcelas. Outros 91 mil também nascidos em novembro, do último lote liberado, recebem primeira, terceira e quarta parcelas. Para o Bolsa Família, serão beneficiadas 1,9 milhão de pessoas com número final 4 do NIS.

Pagamentos de sábado
Neste sábado, mais de 700 agências da Caixa vão abrir em todo o país, das 8h às 12h, para a liberação do saque em dinheiro a 4 milhões nascidos em junho. A transferência dos valores, via aplicativo Caixa Tem, para outras contas estará liberada para esse grupo.

Também neste sábado, os trabalhadores nascidos em março que tiveram o crédito do Saque Emergencial do FGTS e que não movimentaram a conta poupança social digital ou que tenham saldo remanescente já poderão sacar o benefício em dinheiro.

China reconhece bons efeitos da cloroquina no combate ao vírus chinês

Na sua live de ontem (veja abaixo), Bolsonaro saudou o reconhecimento chinês, que vem em apoio ao que ele tem falado desde o início da pandemia.

A vanguarda do atraso está perplexa com a notícia confirmada de que a Comissão Nacional de Saúde da China recomendou o uso de cloroquina no tratamento de pacientes infectados por vírus chinês. A notícia foi publicada, ontem, pelo South China Morning Post.

Na primeira atualização que faz de suas “diretrizes de tratamento” desde março, a comissão ressalva que “alguns medicamentos podem demonstrar certo grau de eficácia para o tratamento em estudos de observação clínica, mas não há medicamentos antivirais eficazes confirmados por ensaios clínicos duplo-cegos e controlados por placebo”.

O órgão, porém, disse que não é recomendado “o uso de hidroxicloroquina ou o uso combinado dela com azitromicina”

Veja a live integral de Bolsonaro. Foi ontem a noite.

Bolsonaro volta hoje ao Nordeste. Desta vez ele inaugurará obras no Rio Grande do Norte.

A governadora estadual é Fátima Bezerra, PT.

O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta manhã ao Nordeste. Desta vez, fará um tour de inaugurações no Rio Grande do Norte.

Pela manhã, o presidente inaugura um condomínio popular em Mossoró (RN).

Logo depois, Bolsonaro vai ao município de Ipanguaçu, com previsão de sobrevoo em algumas obras de recursos hídricos no estado.

Câmara derrota Senado e mantém veto de Bolsonaro

Entre os principais partidos do Centrão, o que deu o menor percentual de votos para o governo foi o PSD (70,59%). Outros 14,71% não votaram.

O governo conseguiu impedir que a Câmara derrubasse o veto do presidente Jair Bolsonaro à possibilidade de servidores públicos terem reajuste salarial até o fim de 2021. Na véspera, o Senado votou pela rejeição. Caso o veto caísse, seria uma grande derrota para o governo, com potencial de trazer custo extra de R$ 120 bilhões, segundo os cálculos da equipe econômica.

Foram 316 votos a favor da manutenção do veto e 165 contrários, com duas abstenções. Para que houvesse derrubada, eram necessários ao menos 257 votos, maioria absoluta da Câmara.

O congelamento dos salários dos servidores até o fim do ano que vem foi estabelecido pelo pacote de socorro aos Estados. O texto que saiu do Congresso, porém, abria exceções (como para militares e policiais, entre outros).

 A possível derrubada traria graves consequências para as contas públicas, em especial de estados e municípios.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/