O editor buscou pelo menos cinco fontes diferentes, inclusive a direção do grupo, em São Paulo, para conferir os rumores de que a Casas Bahia levantará acampamento do RS em agosto.
. A rede não se deu bem no Estado.
. A Casas Bahia tentou mudar a cultura do consumidor local, mas isto não aconteceu. Não se trata apenas do chapéu nordestino enfiado na cabeça dos gauchinhos – uma heresia imperdoável. Há mais. Um lojista exemplificou este outro erro mercadológico da Casas Bahia:
- O consumidor gaúcho quer levar na hora o que ele compra na loja e a Casas Bahia trabalha com programação de entrega.
. Há mais.
. O mesmo lojista com quem conversou o editor, botou outro dedo na ferida:
- A Casas Bahia tem uma metodologia de compra gozada, que é comprar a produção de linha branca e exigir fidelidade sobre modelos. No RS, o consumidor quer fazer comparações, não consegue, e acaba optando por modelos dos concorrentes que lhe permitam fazer comparações.
. Os exemplos são variados. Eles incluem a disputa pelo mercado de móveis. A Casas Bahia tenta impor suas próprias marcas, justamente num mercado que é o líder brasileiro na produção de móveis (a área que vai de São Bento, SC, a Bento, RS).