Portugal também suspende vacina da AstraZeneca

Portugal suspendeu temporariamente o uso da vacina da AstraZeneca contra o vírus chinês nesta segunda-feira, seguindo os passos de vários outros países europeus em meio a preocupações com possíveis efeitos colaterais graves. 

Anteriormente, Espanha, França, Alemanha e Itália juntaram-se a Dinamarca, Noruega e outros na suspensão do uso da vacina após relatos de coágulos sanguíneos em alguns pacientes que tomaram a vacina.

Bolsonaro escolhe Marcelo Queiroga para substituir Pazuello na Saúde


O presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo e escolheu no final da tarde desta segunda-feira, o médico cardiologista Marcelo Queiroga para ser o novo ministro da Saúde. 

Até a última atualização desta reportagem, a nomeação de Queiroga não havia sido publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o que deve ocorrer nos próximos dias. 

Ele assumirá a pasta no lugar do atual ministro, general Eduardo Pazuello, que tem sido criticado pela forma como a pandemia no país vem sendo conduzida. 

Queiroga será o novo ministro da Saúde

 O médico Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, será o novo ministro da Saúde.

Edir Oliveira é o novo presidente do PTB do RS

 O ex-deputado e ex-prefeito de Gravataí, Edir Oliveira, é o novo presidente do PTB do RS.

Sul, SP e Minas concentram 57% das mortes por vírus chinês, diz ministério da Saúde

Airton ‘Cascavel’ Soligo, assessor especial do ministério da Saúde, disse nesta segunda (15) que apenas cinco estados concentraram 56% das mortes na última semana por vírus chinês.

“São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina”, disse Soligo. “Apenas cinco estados de populações numerosas”.

Esses cinco estados somam 97,5 milhões de pessoas, o equivalente a 46% da população

Chegou a hora da Primavera Brasileira: povo na rua para exigir todo o Poder a Bolsonaro

 

Ao vivo, na iminência de ir embora, Pazzuelo faz balanço das ações de combate à pandemia

 

Bolsonaro fala sobre as manifestações de ontem no Brasil

 

Roberto Jefferson grava áudio, avisa que quer os 7 deputados do PTB fora do Partido e denuncia: "Eles se venderam por 300 CCs do Eduardo Leite"

Roberto Jefferson fuzila as bancadas estadual e federal do PTB.


Viraliza nas redes sociais o áudio no qual o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, avisa que o deputado Luís Lara não é mais presidente do Partido no RS e que o diretório atual foi dissolvido.

Diz Jefferson:

- Lara: sai da moita e vai logo para o PSDB com os sete deputados que assinam a nota de solidariedade ao vice-governador Ranolfo Vieira.

O presidente nacional do PTB diz no áudio que já tem nomes para o novo comando no RS.

A denúncia de Roberto Jefferson sobre os signatários da nota de apoio ao vice de Eduardo Leite é bem dura:

- Vocês não são solidários ao Ranolfo, porque estão apenas defendendo seus 300 CCs, mas violam os estatutos e o programa do PTB, já que apoiam um governo desprezado pelo povo gaúcho. Esse Eduardo Leite deixa os bandidos soltos e prende o povo ordeiro dentro de casa, destruindo a economia

No áudio, Roberto Jefferson diz que é "mau-caratismo" falarem na nota que ele é contra as forças de segurança:

- Mau-caratismo. Eu responsabilizo é quem manda atacar o povo, no caso o Ranolfo e o seu governador.

Eduardo Leite saúda aliança do PSDB com o PCdoB no Maranhão.



O governador Eduardo Leite ficou entusiasmado com o retorno do vice-governador maranhense Carlos Brandão, PSDB, á base do governador comunista Flávio Dino.

Ele fez a saudação nas redes sociais.

O que escreveu o governador, de olho num futuro apoio do PCdoB a uma possível candidatura sua à presidência, contra Bolsonaro:

-Um governador (o comunista Flávio Dino) que dialoga ,respeita as diferenças e trabalha pela vacina e contra injustiças. O Brasil precisa de caminhos que levem à união.

A união, segundo Eduardo Leite, inclui aliança entre o PSDB e o PCdoB.

O PCdoB é o mais carnal aliado do lulopetismo.

Programa "Mais médicos para o Brasil" começa a selecionar médicos

 O programa Mais Médicos para o Brasil começará, amanhã, a receber inscrições e selecionar médicos para o programa.

Os médicos irão para os municípios e prestarão serviços na área de atenção básica à saúde.

Os contratos serão de três anos.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Com mais servidores inativos do que ativos, prefeitura de Porto Alegre gasta R$ 3,5 milhões por dia só para pagar Folha de Aposentados.

Na coletiva on-line que concedeu esta tarde, o prefeito Sebastião Melo apresentou a sua proposta de reforma da previdência e avisou:

- A proposta adequa a Capital gaúcha às regras da Emenda Constitucional 103/2019 e possibilita a redução do custo de transição entre regimes.

O prefeito sinalizou que a situação é dramática. 

O sistema de previdência municipal tem hoje mais de 16,5 mil aposentados e pensionistas para 13,2 mil servidores ativos. Quase a totalidade deles recebe o benefício por meio do regime simples, ou seja, são pagos com recursos do Tesouro Municipal. Este aporte é de R$ 3,5 milhões por dia, o que equivale a 17,2% de toda a receita do Município, que também precisa honrar pagamentos de servidores ativos, educação, saúde, serviços e obras. O cenário foi agravado com a Emenda Constitucional 108/2020, que veda o uso dos recursos  do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para pagamento de aposentadorias e pensões.

CLIQUE AQUI para entender a proposta.

PTB nacional destitui Luís Lara da presidência estadual do Partido. Roberto Jefferson decide intervir no PTB do RS.

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, acaba de destituir o deputado Luís Lara da presidência do PTB do RS.

E também resolveu intervir no comando estadual, que foi todo removido.

Um interventor será nomeado a qualquer momento.

O PTB nacional apoia o governo Bolsonaro e ficou agastado com o apoio do PTB gaúcho a Eduardo Leite, que já se anunciou em oposição ao presidente da República.

Indicada para o ministério da Saúde, Ludmilla Hajjar diz que foi ameaçada de morte

Ela fez as denúncias na CNN.

A médica conversou duas vezes com Bolsonaro, mas como se negou a defender o tratamento precoce e se opor a lockdowns, acabou sendo descartada.

Ludmilla foi atacada fortemente nas redes sociais, antes mesmo de qualquer definição do seu nome para substituir Pazzuelo.

O que ela disse:

- Eu recebi ataques. Eu recebi ameaças de morte que duraram a noite. Eu recebi tentativas de invasão em hotel em que estava. Eu fui agredida com áudios e vídeos falsos com perfis. Mas eu estou firme e vou voltar para São Paulo para continuar minha missão que é ser médica. Vou continuar atendendo pessoas de esquerda e direita. Mas eu não tenho medo

Eduardo Leite diz na RBS que manterá lockdown durante todo o mês de março

O governador Eduardo Leite avisou que manterá lockdown durante todo o mês de março e que só em abril pensará em flexibilizar.

A manifestação ocorreu esta manhã, tudo durante entrevista na Rádio Gaúcha, RBS, que o apoia sem vacilação.

Ludhmila Hajjar diz na CNN que foi convidada por Bolsonaro mas não aceitou ser ministra da Saúde

A médica é contra as posições de Bolsonaro em relação ao lockdown, que ela defende, e ao tratamento precoce, que ela rejeita.

A médica cardiologista Ludhmila Hajjar disse que não irá assumir o Ministério da Saúde no lugar do ministro Eduardo Pazuello. Disse que foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas que recusou suposto convite “por motivos técnicos”.

Depois de duas reuniões com Bolsonaro em Brasília (DF), no domingo (14.mar.2021) e na manhã desta 2ª (15.mar), Ludhmila não aceitou condições impostas pelo presidente para comandar a pasta.

Em entrevista à CNN Brasil, ela afirmou que “não é o momento para assumir o Ministério da Saúde, principalmente por motivos técnicos.

PTB nacional vai intervir no PTB do RS

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, vai intervir no diretório estadual gaúcho do Partido, destituindo toda a Executiva e nomeando uma Junta Interventora.

O PTB nacional quer que o Partido do RS saia do governo de Eduardo Leite, porque não concorda que os trabalhistas sustentem políticas públicas que prendem as pessoas em casa e paralisem a economia.

PTB gaúcho exige recuo de Jefferson e ameaça com saída de todos os 7 deputados do Partido no RS

O PTB do RS tirou nota para exigir que o presidente nacional do Partido, Roberto Jefferson, cancele a expulsão do vice-governador gaúcho Ranolfo Rodrigues.

Ou então que expulse junto todos os deputados estaduais e federais do PTB do RS.

A nota não defende o governador Eduardo Leite, mas defende com vigor o vice, criticado duramente durante programa de entrevistas que Robesrto Jefferson concedeu ao jornalista Milton Ribeiro (examine abaixo), Band do RS.

Assinam a nota o presidente Luis Augusto Lara, mais os deputados estaduais Aloísio Classmann, Kelly Moraes, Dirceu Francisconi e Elizandro Sbino, além dos federais Maurício Dziedricki, Macelo Morais e Ronaldo Santini.

Vice de Eduardo Leite, Ranolfo Vieira, é expulso do PTB

 O PTB acaba de expulsar do Partido o vice-governador e secretário da Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira.

No seu Twitter, Roberto Jefferson disse que o vice apoia e ajuda o governo que age com métodos ditatoriais contra os gaúchos.

E avisou:

- Não aceitamos prender os cidadãos em suas casas.

Roberto Jeffersou mandou Ranolfo  ir para outro lugar.

Justiça repele lockdown de 14 dias pedido pelo Ministério Público de Santa Catarina

 O juiz Jeferson Zanini, 1a. Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, acaba de fulminar pedido do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, que queriam implantar lockdown com toque de recolher em Santa Catarina.

O pedido exigia 14 dias continuados de fechamento, como ocorre no RS.

O governador Carlos Moisés negou-se a seguir a rota suicida de fechamento a que  o governador Eduardo leite submete os gaúchos.


Roberto Jefferson e Ivan Sartori avisam que STF causa grave insegurança jurídica no Brasil

 

Saiba como acompanhar as notas diárias deste blog

 Além deste blog, o editor também disponibiliza para os leitores outros canais de comunicação, que são os seguintes:

Canal de You Tube, 150 mil inscritos. Inscrição no próprio You Tube.
Newsletter diária, emitida pelo Gooble: inscrições na capa deste blog.
Canal de reprodução instantânea de notícias: Telegram. Inscrições via 51.99945.9810.

Este blog possui leitura média de 62 mil por dia.

Leia a carta na qual Ranolfo Vieira, vice de Leite, rompe com Roberto Jefferson e ameaça sair do PTB

CLIQUE AQUI para ouvir o que disse Jefferson.

O vice-governador e também secretário da Segurança do RS, Ranolfo Vieira, publicou carta aberta, esta manhã, para dizer que "infelizmente, no meio de uma pandemia, preciso vir a público para responder a uma atitude grotesca, ofensiva, preconceituosa e equivocada do senhor Roberto Jefferson, presidente nacional do meu partido.

Lembra o vice:

- Em entrevista a uma rádio de Porto Alegre, ele atacou não somente a mim, mas também ao governador Eduardo Leite e às forças de segurança do nosso Estado.

E exige:

- Tenha respeito com o Rio Grande do Sul !

CLIQUE AQUI para ler toda a carta.


Remédios vão aumentar 4,98%

 O governo federal autorizou aumento médio de 4,98% nos preços dos remédios.

Este foi o melhor registro da carreata-monstra de ontem em Brasília. Foi a maior da história do Brasil.

 

Mercado revê projeção de inflação deste ano, que poderá ser muito maior do que o esperado

O mercado alterou para muito mais a projeção de inflação que faz para este ano, que passou. de 3,98% para 4,60% em 2021.

Em compensação, a projeção sobre o PIB caiu de novo: de 3,26% para 3,23%.

Prévia do PIB (Banco Central) registra alta de 1,0% em janeiro sobre dezembro

O IBC-Br registrou alta de 1,04% entre dezembro e janeiro, acima do esperado, conforme divulgado há pouco pelo Banco Central. 

Este foi o maior percentual de crescimento para o mês desde 2011 –quando o índice subiu 1,32%. O desempenho foi acima das projeções do mercado financeiro, que esperavam desaceleração da economia no mês.

Em dezembro, o país registrou crescimento de 0,71% em relação a novembro. As estimativas do mercado financeiro indicavam que a alta seria menor em janeiro.

Bolsa abre a semana em queda. Dólar trabalha em alta.

 A Bolsa abriu em queda e o dólar em alta.

10h24min

Bolsa, -0,87%, 114.064 pontos
Dólar comercial, +0,74%, R$ 5,6013 para a venda

PM de SC acaba com "aglomeração" familiar de aniversário, baleia dona da casa, bate na família e leva todo mundo preso

Neste final de semana, a polícia catarinense prendeu 55 pessoas que violaram o lockdown, segundo o site ND+. CLIQUE AQUI para conferir.

Sob lokdown de fim de semana, a PM de Santa Catarina agiu com truculência para conter aglomerações. Foi o caso desta mulher que aparece no vídeo, entrando no camburão, flagrada numa festa de aniversário da filha de 13 anos e na companhia de 5 pessoas. A PM invadiu a casa dela, baleou-a com balas de borracha, espancou todo mundo e levou a família para a cadeia. Veja o vídeo publicado pelo Jornal da Cidade On Line:

PTB do RS poderá deixar o governo Eduardo Leite

O PTB do RS poderá abandonar o governo Eduardo Leite.

É o que quer o presidente nacional do Partido, o ex-deputado Roberto Jefferson, que tem disparado pesadíssimas críticas contra o governador gaúcho, inclusive com insinuações sobre sua falta de "virilidade juvenil", como disse durante entrevista que concedeu ao jornalista Milton Cardoso, Band do RS.

Falta tudo para que Eduardo Leite aspire ser presidente da República

O jornalista Túlio Milmann, porta-voz informal da RBS, tenta elencar, hoje, as condições que faltam para que o governador Eduardo Leite possa ser candidato a presidente.

Milmann esqueceu a principal delas.

É que falta tudo.

Queda de Pazzuelo foi notícia fake e diversionista deste domingo

Boa parte da mídia que se opõe a Bolsonaro passou o domingo especulando sobre mudanças no ministério da Saúde, repercutindo declarações do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que disse no fim da tarde deste domingo  que a médica Ludhmila Hajjar tem as qualidades necessárias para ter “bom desempenho à frente da pandemia”.

O Estadão chegou a dar como certa a demissão do general Pazzuelo.

Nas redes sociais, Ludhmila foi imediatamente desmascarada como inimiga do tratamento precoce e uma das responsáveis pelos desastres sanitários em Manaus.

O ministério da Saúde e o Planalto desmentiram tudo.

Foi outra notícia plantada no domingo, como a da libertação do deputado Daniel Silveira, destinada a desviar a atenção das enormes manifestações contra governadores e STF.

Opinião do editor - Eduardo Leite proporá volta da cogestão porque seus lockdowns fracassam

Ontem, várias cidades do RS registraram protestos irados contra Leite. A maior das manifestações ocorreu em Bento Gonçalves, conforme vídeos e fotos que o editor recebeu.


Desesperado pelo fracasso das suas políticas restritivas e autoritárias de combate ao vírus chinês, o governador Eduardo Leite proporá aos prefeitos a retomada do sistema de cogestão.

Os prefeitos só topam se houver lei tornando permanente o sistema.

O governador Eduardo Leite faz o que bem entende e dispensa os prefeitos sempre que quer.

Após duas semanas de lockdown e ingressando numa terceira semana de trancamento, o governo estadual não é capaz de dizer quais os resultados concretos da medida inócua e sem comprovação científica alguma.

Sob fracasso completo, governadores querem que Bolsonaro feche tudo, mas Bolsonaro não fechará nada

Desesperados com o fracasso de suas políticas erráticas e discricionárias de combate ao vírus chinês, os governadores querem que o governo Bolsonaro feche tudo.

Bolsonaro avisou que não fechará nada.

O Fórum Nacional de Governadores enviou nesse domingo um ofício ao ministro Eduardo Pazuello (Saúde) pedindo que o governo federal adote medidas de restrição em todo o território nacional para conter o avanço da pandemia. O grupo quer ainda que o Planalto regulamente com urgência a lei que autoriza Estados e municípios a comprarem vacina.

CLIQUE AQUI para ler a desesperada cartada dos governadores.

Número de óbitos diários por vírus chinês despencou de 2 mil para 1,1 mil no Brasil

Ao lado, tabela de vacinação por Estado. Até este momento, menos de 5% da população brasileira foi vacinada.

No RS, a fatia corresponde a 5,2% da população, o que revela que os números ainda são muito baixos.

No total acumulado de um ano. 278.229 morreram pela doença até as 17h deste domingo no Brasil. 

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

São 1.127 vítimas a mais que o confirmado no sábado. 

É a 1ª vez em 4 dias que o número de mortos se afasta da casa de 2.000 casos diários. No entanto, aos fins de semana, os dados tendem a ser menores. Isso porque alguns Estados têm dificuldade em atualizar as bases de dados fora dos dias úteis.

Em números absolutos, no mundo, só os Estados Unidos têm mais vítimas do novo coronavírus: 547.188 mortos até 18h desta 5ª feira (11.mar), de acordo com o painel Worldometer.

O Brasil tem 1.304 mortes por milhão de habitantes. 


RS ultrapassou a taxa de 100% de ocupação de leitos de UTIs

O Rio Grande do Sul soma 14.957 óbitos desde o início da pandemia, que já dura um ano.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde também contabiliza o total de 742.866 casos confirmados de doentes Destes, 688.447 (93% dos casos) estão recuperados e 39.400 seguem em acompanhamento. 

A taxa de ocupação de unidades de tratamento intensivos no RS chegou a 110,3%, com 3.452 pacientes em 3.129 leitos de UTI.

CLIQUE AQUI para mais informações.

RS terá outro dia de tempo bom, sol firme e temperatura amena

Porto Alegre,8h30min, 20 graus

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.

Conforme a MetSul Meteorologia, poderá chover no final da tarde - uma chuva de verão.

Porto Alegre terá temperatura máxima de 30 graus no meio da tarde.

A semana não deverá ter tempo firme todos os dias, em especial a partir de quarta-feira.

12 UBS de Porto Alegre abrirão até as 22h a partir de hoje

O prefeito Sebastião Melo anunciou que Porto Alegre passará a contar, a partir de hoje, com 12 unidades de saúde com horário estendido até as 22 horas. 

As quatro novas unidades somam-se às oito que já funcionavam até este horário. A medida vigorará por duas semanas, com  objetivo de diminuir a pressão sobre os pronto-atendimentos na cidade.

Ontem, domingo, nove unidades abriram, inclusive para vacinação.

CLIQUE AQUI para saber dos endereços das 12 unidades de saúde que trabalharão até as 22h

Porto Alegre começa a aplicar vacinas em quem tem mais de 76 anos

A partir desta segunda-feira, até quarta-feira, a vacinação contra a vírus chinês passará a ser feita em idosos a partir de 76 anos. 

Também será aplicada a segunda dose para os que receberam a Coronavac e já estão no prazo de 21 dias desde a primeira aplicação. 

A imunização será feita nas 21 unidades de saúde referência e também em dois drive-thrus.

CLIQUE AQUI para examinar os endereços.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/