Dica do editor - Mourãofalará dia 10 na Fecomércio do RS

O general Hamilton Mourão falará dia 10 na Fecomércio do RS.

Será as 17h. 

O evento é aberto ao público.

Banrisul banca campanha publicitária milionária para anunciar empréstimos consignados até por celular

O Banrisul banca nova campanha de páginas inteiras e coloridas para anunciar que passou a conceder empréstimos consignados até por celular.

É só pedir e levar.

Eduardo Leite fará, esta semana, nova rodada par convencer quem já está convencido sobre impostos mais altos no RS

O governador Eduardo Leite confirmou  para esta semana as últimas reuniões destinadas a vender o peixe da manutenção dos atuais altos impostos no RS.

Depois de derrotado na sua esperta proposta de reforma tributária, destinada a aumentar a carga tributária gaúcha, o governo manobra para prorrogar as atuais alíquotas elevadas do ICMS, traindo as promessas de reduzi-las ao patamar histórico nas quais se encontravam.

No dia 10, o relator do Orçamento Geral do Estado, concluirá o exame da proposta e pedirá a prorrogação das mais altas alíquotas do ICMS, o que dará ao Piratini algo como R$ 2,8 bilhões a mais em 2020.

Osmar Terra informa que ontem foi o dia de menor número de casos novos e de mortes diárias no Brasil

O deputado Osmar Terra, MDB do RS, voltou nesta segunda-feira ao tema do vírus chinês e fez este registro importante no seu Twitter:

- Tivemos neste dia 1 de novembro (ontem) o menor número de casos novos registrados/dia da Covid 19, desde o dia 9 de maio. E o menor número de mortes diárias também.

No seu Twitter, Osmar Terra também registrou mais uma vez sua total oposição ao lockdown, o isolamento vertical:

- Se isolamento mais radical diminuíss o o número de casos e mortes, a Argentina não seria o País onde mais cresce o número de mortes. E São Paulo não teria uma das maiores mortalidades do mundo. Não existe um isolamento completo da população. Isto é só uma teoria. Na prática, se ele existisse, morreríamos todos de fome e dentro de casa. Toda a cadeia produtiva do agronegócio, por exemplo, nunca parou, nem os caminhoneiros, nem o transporte urbano, nem as equipes de saúde ou de segurança.

Os especialistas do Hospital das Clínicas, da Ufpel e da RBS, sempre tão parlapatões e prontos a alarmar a população, parecem ter aprendido a lição, porque não abrem mais a boca.

Manezinhos da ilha ficam revoltados com patrulha da NSC TV e batem nos jornalistas em Florianópolis

 Uma equipe de jornalistas e cinegrafistas da NSC TV, antiga RBS TV, foi agredida por banhistas que estavam sendo filmados na praia do Campeche, que é a praia que fica entre Joaquina e Morro das Pedras, de quem vai para o Ribeirão da Ilha. Os banhistas, todos manezinhos da Capital, perceberam que a equipe filmava-os para denunciar as aglomerações. Os banhistas alegaram que não poderiam ser filmados sem autorização e que suas privacidade estavam sendo violadas. Os jornalistas apanharam e depois foram embora. Veja as cenas, que são desta manhã de segunda-feira:

Dica do editor - Examine este painel do G1 para saber se Marchezan Júnior cumpriu suas promessas de campanha

O portal G1 fez um levantamento das propostas feitas pelo prefeito Marchezan Júnior antes de ser eleito e conferiu com os resultados que ele conseguiu. 

Se quiser saber o que aconteceu com cada promessa, CLIQUE AQUI.

Fiocruz diz que vacina de Oxford (a de Bolsonaro) começará a ser aplicada até março

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade disse nesta segunda-feira (2) acreditar que a vacinação contra o vírus chinês no Brasil — com formulação da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca — comece até março. “Temos a expectativa de que todo o processo de imunização comece a ser feito no primeiro trimestre de 2021”, disse Nísia Trindade. Nísia explicou que espera iniciar a produção já em janeiro ou em fevereiro. “A Agência de Vigilância Sanitária vai acompanhar todo o processo”, emendou.

A presidente da Fiocruz esteve nesta segunda em uma missa no Cemitério da Penitência, no Caju. A cerimônia, conduzida pelo cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, homenageou os cientistas.

Em agosto, Nísia disse que a produção iria começar em dezembro. Na ocasião, foi assinado um acordo entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e a AstraZeneca que previa transferência de tecnologia e 100 milhões de doses produzidas no Brasil.

Dica do editor - Em Porto Alegre, visite esta tarde o Museu Iberê Camargo

 A Fundação Iberê (Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre) funciona normalmente nesta segunda-feira, das 14h às 18h. As visitas às exposições em cartaz devem ser agendadas.

CLIQUE AQUI para agendar.

Brasileiro, gaý, amigo de Assange, fundador do Wikileaks, suicida-se na prisão de Londres

Ao lado, fotos da prisão e de Assange.


O brasileiro Manoel Santos, amigo do fundador do Wikileaks, Julian Assange cometeu suicídio no interior da prisão de Belmarsh, no Reino Unido, ao ser informado  de que seria deportado para o Brasil. Segundo Stella Moris, advogada e mãe de dois filhos de Assange, Santos era gay e temia ser perseguido por sua sexualidade caso retornasse ao seu país de origem. “Manoel corria alto risco. Seu suicídio era previsível. Uma investigação sobre o caso dele pode prevenir futuros suicídios”, escreveu Moris no Twitter. Ainda segundo ela, Assange teria ficado “arrasado” ao saber do suicídio do brasileiro   e disse esperar que o governo britânico abra uma investigação sobre a decisão que resultou na ordem de extradição. Santos ocupava uma cela na mesma ala da prisão de segurança máxima em que Assange está preso e o ajudava na tradução de cartas recebidas em português. 

Julia Assange foi preso após tornar pública a participação do Exército dos Estados Unidos em diversos crimes de guerra nas invasores do Iraque e Afeganistão. Ele  está preso na Inglaterra há um ano e meio, aguardando o julgamento de um pedido de extradição feito pelo governo dos EUA, que o acusa dos crimes de espionagem e conspiração. 

Com mais casos por milhão de habitantes, Argentina abre as portas para turistas e viajantes do Brasil

A Argentina não consegue controlar o coronavírus e já tem mais casos do que o Brasil nos cálculos por milhão de habitantes.  

Após sete meses com as fronteiras fechadas, o governo da Argentina liberou, na última sexta-feira, a entrada de turistas brfasileiros.

As autoridades argentinas recomendam que os brasileiros permaneçam apenas na Grande Buenos Aires.

A Argentina acumula 1,2 milhão de casos confirmados de vírus chinês, contra 5,5 milhões do Brasil, mas sua população é 5 vezes menor, o que significa que tem mais casos por milhão de habitantes.

CLIQUE AQUI para examinar o mapa de coronavírus da universidade Johns Hopkins.

Praia do Rosa, Garopaba, SC, volta a reunir enormes aglomerações de veranistas

 O editor recebeu vários vídeos como este a seguir, registrando grande aglomeração de veranistas na Praia do Rosa, Garopaba, Santa Catarina. Ao lado, na praia da Gamboa, também em Garopaba, o movimento foi menos intenso, mas ainda assim chamou muito a atenção das autoridades sanitárias de Santa Catarina. Veja cenas do Rosa, ontem (a praia é frequentadíssima por gaúchos):

Dica do editor - O editor viu e recomenda "O Gambito da Rainha"

O editor viuj ontem e recomendas esta série que acaba de entrar no catálogo da Netflix e chegou para conquistar o público. Com o nome inspirado em uma jogada muito rara no xadrez, O Gambito da Rainha apresenta ao público mais que o mundo desse jogo. Traz para a tela a trajetória de uma garota órfã, com sua passagem dolorosa da infância para a vida adulta. A história é baseada no romance de Walter Tevis.

PSOL pede ao STF que Ideologia de Gênero seja obrigatório nas escolas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, será o relator do julgamento, no dia 11 de novembro, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.688 apresentada pelo PSOL. A ADI feita pelo partido tem a finalidade de impor a obrigatoriedade do ensino da Teoria de Gênero no currículo escolar.

O padre Paulo Ricardo publicou um resumo da ADI explicando que o ensino de gênero já foi amplamente rejeitada pela população brasileira.

Em 2014, na votação do Plano Nacional de Educação (PNE) a legenda tentou incluir a pauta no currículo escolar. Após os pais perceberem o que estava acontecendo se dirigiram ao Congresso Nacional para protestarem contra a iniciativa e venceram: após o manifesto, a ideologia foi removida da PNE.

CLIQUE AQUI para ler mais (o texto é do site Terça Livre).
CLIQUE AQUI para conhecer melhor a tentativa do PSOL.


#MaiaNaCadeia assume liderança nos trending topics do final de semana

Com a retomada do inquérito no qual Rodrigo Maia é investigado por ter recebido propina da OAS, a hashtag #RodrigoMaiaNaCadeia alcançou um dos primeiros postos na lista dos trending topics mais acessados do final de semana.

O ranking ao lado mostra isto.

O presidente da Câmara incomodou-se com a retomada das investigações e disse aos seus aliados mais próximos que Rodrigo Aras, o chefão da PGR, age por instigação de Bolsonaro.

É possível.

Rodrigo Maia tem adotado posições aparentemente esquizofrênicas de apoio e oposição ao governo Bolsonaro, mas na verdade faz um jogo manhoso e morde e assopra, tentando tirar o máximo de proveito político e pessoal.

O governo conhece este jogo manhoso de Rodrigo Maia, herança do sogro, o ex-ministro Moreira Franco, apelidado de gato angorá pelo ex-governador Leonel Brizola.

Rodrigo Maia parece-se muito mais com o sogro do que com o pai, César Maia, um político mais franco e correto.

Bruno Covas assume a liderança em SP. Russomano, o candidato de Bolsonaro, cai para o segundo. Boulos cresce e ameaça Russomano.

Nesta quinta rodada da pesquisa XP/Ipespe com a população sobre as eleições de São Paulo, que o editor acaba de receber, fica clara a oscilação negativa de 5 p.p . de Celso Russomanno (Republicanos), que passou de 27% na semana anterior para 22% das intenções de voto. 

Bruno Covas (PSDB) assume a ponta com trajetória de alta sustentada desde o fim de setembro. Covas oscilou dois pontos para cima, indo de 25% para 27%, e estabeleceu distância de cinco pontos percentuais para 

Atrás dos dois, Guilherme Boulos (PSOL) subiu 4 pontos, passando de 12% para 16%, e Márcio França (PSB) manteve os 8%. Jilmar Tatto (PT) oscilou um ponto para mais e foi a 5%. 

Segundo turno - Em eventual segundo turno entre Covas e Russomanno , o atual prefeito deixa para trás os empates técnicos das últimas semanas e venceria o candidato do Republicanos . Na simulação, Covas teria 50% (8 pontos a mais que na última semana) contra 37% de Russomanno (dois pontos a menos que no último levantamento). O candidato tucano se sobressai também contra Boulos (52% a 25%) e contra Márcio França (51% a 29%). 


Trump e Biden jogam tudo, hoje, para ver quem vencerá as eleições de amanhã nos Estados Unidos

As eleições acontecerão amanhã, dia 3.

Na reta final, a estratégia das campanhas de Joe Biden e Trump é a de visitar os eleitores dos principais Estados. Trump é o que mais corre, porque as pesquisas de intenções de votos mostram que o presidente está em desvantagem. A mais recente pesquisa da Real Clear Politics, deste sábado (31.out),  revela que Biden segue à frente de Trump, com 51,3% contra 43,5%, uma vantagem de 7,8 pontos.

Ambas as campanhas investem nos Estados decisivos e tentam convencer o restante de eleitores que ainda não foram às urnas. Já são mais de 92 milhões de votos antecipados, o que representa 65% de votos registrados nas eleições de 2016. Trata-se de recorde na história norte-americana. 

A possibilidade de votar pelo correio e as diferenças regras e metodologias adotadas em cada Estado tornam incerto quando o resultado da eleição norte-americana será conhecido. 

Nos EUA, não são os votos diretos dos eleitores que decidem, mas um complicado sistema de votos por colégios eleitorais. CLIQUE AQUI para entender como isto funciona.


Milhares de manifestantes protestam contra vacina chinesa de São Paulo

Eleitores de Bolsonaro reuniram-se neste domingo na avenida Paulista, na cidade de São Paulo, para protestar contra o governador João Doria (PSDB) e uma eventual obrigatoriedade de tomar a vacina contra o vírus chinês produzida no Estado.

A hashtag #ForaDoria alçou os assuntos mais comentados do Twitter, com mais de 94 mil citações até a publicação desta reportagem.

Os manifestantes criticavam a “vachina”, em referência à CoronoVac, vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. O Estado de São Paulo tem parceria com a empresa por meio do Instituto Butantan para produção do imunizante. Na última sexta-feira, o instituto fretou 6 aviões para transportar a matéria-prima da CoronaVac da China para o Brasil.

Os presentes também criticaram o governador do Estado, carregando um boneco inflável de Doria usando 1 bigode de Adolf Hitler, com uma bandeira da China na roupa e a palavra “ditador” escrito. O tucano foi classificado dessa forma na semana passada pelo presidente da República.

Em setembro, Porto Alegre registrou primeiro número positivo de empregos desde o início da pandemia

Entre admissões e demissões, Porto Alegre registrou o saldo positivo de 2.283 postos de trabalho em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do ministério do Trabalho. 

A atividade que mais gerou novas vagas na Capital foi o setor de serviços (1.122), seguido de comércio (633), construção (274) e indústria (264), que apresentaram saldos positivos no emprego formal, com exceção do segmento agropecuário (-10). As áreas de serviços e comércio representam 91,59% da economia do Município.

Os dados foram sistematizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Número de internados em leitos de UTIs despenca de 228 para 205 confirmados em Porto Alegre

Caiu de 228 para 205 entre sexta-feira e domingo, o número de pacientes infectados que ocupam leitos de UTI no sistema hospitalar de Porto Alegre.

Esta quantidade é a menor desde 11 de julho, quando eram 202 pacientes em estado grave e confirmados com a doença.

Existem mais 6 casos suspeitos, também internados em leitos de UTIs.

Dos 787 leitos particulares e SUS na Capital, 84,2% estavam ocupados até 20h deste domingo, mas neste caso, não apenas por infecção de coronavírus. Na sexta-feira, eram 81,5%. Agora, são 629 pacientes sob cuidados intensivos nos leitos. 

Diretor da OMS cumpre quarentena depois de manter contato com doente

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, informou neste domingo ter entrado voluntariamente em quarentena depois de ter tido contato com uma pessoa que testou positivo para vírus chinês, apesar de não apresentar sintomas.

O diretor tem protagonizado papel de proeminência nos pronunciamentos da OMS sobre a pandemia.

Suas manifestações polêmicas e contraditórias valeram críticas exacerbadas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ele é detestado pelo governo Bolsonaro.

"Fui identificado como um contato de alguém que testou positivo para a #COVID19", informou Tedros Adhanom Ghebreyesus em um tuíte.

Saiba quando e por que aconteceu a segunda onda de vírus chinês na Europa

Com o significativo aumento de casos, o continente está recorrendo a novos lockdowns para tentar evitar um colapso nos hospitais. Ao menos 14 países já implementaram medidas restritivas em seus territórios

 A Europa levou 9 meses para alcançar a marca de 5 milhões de casos de vírus chinês, mas os 5 milhões seguintes chegaram em bem menos tempo: 5 semanas. 

Os números reforçam a força com que o continente foi atingido pela segunda onda da doença, segundo informa, hoje, a agência Deutshe Welle.

O primeiro caso na Europa foi registrado no fim de janeiro. Foi em 23 de setembro que o continente chegou aos 5 milhões de casos, segundo o medidor Wordometers. A chegada do verão no hemisfério norte marcou a reabertura da Europa. As fronteiras entre os países do continente foram liberadas, os habitantes voltaram a viajar, a sair para trabalhar e levavam uma vida quase normal. A vinda do outono, em setembro, marcou o ponto de virada. Foram mais de 235 mil novos casos no sábado (31.out.2020) em todo o continente, mais de 224 mil no domingo (1º.nov) e 1,7 milhão somando-se os últimos 7 dias. 

No domingo (1º.nov), a Europa ultrapassou os 10 milhões de casos.



Brasil emplaca 160 mil mortes por vírus chinês. Por milhão, Brasil é o quarto com mais mortos no mundo.

A tabela ao lado é do site Poder360.


O Brasil registrou 160.074 mortes por vírus chinês até as 18h deste domingo. São 190 vítimas a mais que no dia anterior. 

Os dados são do ministério da Saúde.

O país contabiliza 5.545.705 casos de covid-19, segundo a pasta. Acréscimo de 10.100 casos em 24 horas.

Cerca de 4,9 milhões de pessoas se recuperaram da doença até o momento. Outras 404,6 mil estão em acompanhamento.

O número de mortos no Brasil é elevado na comparação proporcional. São 755,9 mortes por milhão de habitantes –segundo cruzamento de dados do ministério da Saúde com a última estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar do alto número, Peru, Bélgica e Espanha estão na liderança dos Países com mais mortes por milhão de habitantes. 

É o que mostra a tabela, baseada em dados de 1o de novembro.

Ministro da Saúde é transferido do DF Star para o Hospital das Forças Armadas

 Ao contrário do que chegou a informar o próprio ministério, o ministro Eduardo Pazzuelo não obteve alta, ontem, mas foi simplesmente transferido do hospital DF Star, o mais caro e melhor dos hospitais particulares de Brasília, e foi transferido para o Hospital das Forças Armadas.

O ministro foi diagnosticado com vírus chinês há 11 dias.

Ele é um homem gordo e não está reagindo bem ao tratamento.

Supermercados, restaurantes e serviços públicos essenciais (plantões) funcionam hoje

Neste Dia de Finados, supermercados, shopping centers e restaurantes, além de órgãos federais, estaduais e municipais de Porto Alegre que desempenham serviços essenciais, funcionam em regime de plantão.

Os cemitérios municipais de Porto Alegre vão funcionar com horários especiais durante esta segunda-feira, que marca o Dia de Finados. O Cemitério São João (rua Ari Marinho, 297) permanecerá aberto das 8h às 18h, enquanto os cemitérios Tristeza (rua Liberal, 19) e Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) funcionarão das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

CLIQUE AQUI para saber o caso dos serviços essenciais da Capítal do RS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/