Shopping centers superlotam neste sábado em Porto Alegre

Os shopping centers de Porto Alegre voltaram a superlotar neste sábado à tarde.

Rodrigo Maia, DEM, desiste da presidência

O Estadão de hoje diz que Rodrigo Maia, 1% de intenções de votos para presidente, desistiu da disputa e abraçará campanha pela reeleição para a Câmara dos Deputados.

O DEM, agora, poderá coligar-se.

No RS, o DEM está fechado com Jair Bolsonaro, PSL.

Em Porto Alegre, vacinação anti-gripe valerá para todos a partir de segunda-feira

A vacinação anti-gripe será ampliada para toda a população de Porto Alegre a partir de segunda-feira.

Até este domingo, a vacinação só vale para o público-alvo.

Despencam muito os números de crimes no RS

Nos primeiros quatro meses, os números já tinham despencado severamente. Veja ao lado.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública na sexta-feira, os índices de criminalidade registraram forte queda nos primeiros cinco meses de 2018, comparados com igual período de 2017.

Houve alta em apenas um item: o estupro de mulheres.

No caso de latrocínio, crime que mais assusta a população das grandes cidades, a redução foi de 34,4%. Já nos homicídios, em comparação com o mesmo período de 2017, a queda foi de 26,3%. 
Em Porto Alegre, a tendência também foi de queda, já que os casos de homicídio doloso diminuíram 19,7% e de latrocínio, 22,2%. 

Ao todo, 17 indicadores são analisados, representando os crimes de maior potencial ofensivo contra a vida e contra o patrimônio:

CLIQUE AQUI para ver cada ítem.

Brigada cerca ladrões assassinos, baleia um e prende todos na Grande Porto Alegre

A foto é da Brigada.

A Brigada perseguiu, trocou tiros, baleou os ladrões assassinos e prendeu todos eles, esta manhã, na Grande Porto Alegre.

Tudo aconteceu no meio da manhã, 10h, quando os ladrões assaltaram um motorista no bairro Marechal Rondon, em Canoas, e levaram o Fiat Toro da vítima. Os bandidos fugiram em direção ao Vale do Sinos. 

A Briogada Militar fez um cerco em São Leopoldo, encurralando os ladrões, que bateram com o carro. O veículo pegou fogo. Os dois bandidos deixaram o carro atirando contra PMs e acabara presos. Um dos ladrões foi baleado na perna. Dois revólveres calibre 39 foram apreendido.

Opinião do leitor - Lá fora, o Brasil já é considerado um País Pária

Infelizmente, o Brasil lá fora é considerado já um País Pária, um Rough State como dizia Bush,no nivel dos Paises árabes e muçulmanos , saíram R$ 8 bilhões de capital daqui, e se porventura a esquerda voltasse, sairiam muitos outros bilhões. Pais que não se preza, que não se dá o respeito, cujo Supremo Tribunal Federal tem ministros sob suspeita, muitos dos quais beneficiam o estamento político, é motivo de desprezo nos círculos informados do Ocidente  .A cidadania está impotente diante de castas de Estado todo poderosas, até que ocorra algo como em 2013. Ou pior.

CLIQUE AQUI para ler matéria da Folha de hoje

Vá, hoje, ao Guion Center, GNC ou Espaço Itaú (Porto Alegre) e veja "A Morte de Stálin"

Este é o tipo de filme que a deputada Maria do Rosário dificilmente irá ver.

O caso aconteceu na União Soviética, 1953. Após a inesperada morte do ícone Josef Stalin (Adrian McLoughlin), o alto escalão do comitê do Partido Comunista se vê em momentos caóticos para decidir quem será o sucessor do líder soviético e quais rumos a nação seguirá a partir de então, uma enorme disputa que envolve até os complexos herdeiros do político.

É comédia.

Em Porto Alegre, você poderá ver no Guion Center, no Espaço Cultural Itaú (Bourbohn Country) ou no GNC do Moinhos Shopping.

O editor recomenda. 

CLIQUE AQUI para examinar crítica bem humorada do Jornal do Brasil de hoje.

DEM, PSL e PROS acertam coligação no RS

Depois de alguns meses de negociações, DEM, PROS e PSL acertaram coligar-se no RS para apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro.

No caso de governador e senador, a coligação ficará com Luiz Carlos Heinze e Ana Amélia, ambos do PP.

Os três Partidos também disputarão em conjunto as vagas da Assembleia e da Câmara dos Deputados.

A aliança imagina eleger pelo menos três nomes: Onyx, DEM; Bibo Nunes, PSL; Wambert Di Lorenzo, PROS.

Na defesa de Bolsonaro, Bibo Nunes reúne legiões de eleitores em todo o interior do RS

O jornalista Bibo Nunes está surpreso com a avalanche de público que tem atraído nos atos públicos que promove pelo interior gaúcho na promoção da candidatura do deputado Jair Bolsonaro.

O que ele disse ao editor:

- São centenas e centenas de pessoas. Nunca vi nada igual.

Bibo Nunes, que é presidente metropolitano do PSL, o Partido de Bolsonaro, acha que a campanha elegerá dois federais. Ele é candidato a uma das vagas.

Na nota a seguir, o leitor perceberá nova pesquisa de intenções de votos, na qual Bolsonaro aparece em primeiro lugar diante de qualquer cenário, mesmo enfrentando Lula, caso o prisioneiro seja candidato.

Bolsonaro lidera em qualquer cenário, revela pesquisa encomendada pela XP

O deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL à Presidência, lidera a disputa eleitoral nos cenários sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com até 23 por cento de apoio, enquanto o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) salta de 3 para 11 por cento quando associado diretamente a Lula, de acordo com pesquisa encomendada pela XP Investimentos publicada nesta sexta-feira.

Nesse cenário, Bolsonaro lidera com 21 por cento, com Haddad empatado em segundo lugar com a ex-ministra Marina Silva (Rede) com 11 por cento. Veja a posição dos demais candidatos:

Ciro Gomes (PDT) aparece com 9 por cento
Geraldo Alckmin (PSDB) com 8 por cento
Alvaro Dias (Podemos) com 6 por cento.

CLIQUE AQUI para examinar mais cenários.

"O Galo Missioneiro", trajetória edulcorada de Olívio Dutra, vira filme e será lançado dia 26 na Assembleia

Será lançado dia 26 à noite o filme "O Galo Missioneiro". Será no Teatro Dante Barone, Assembleia. O filme desenha a trajetória política e a história do ex-governador Olívio Dutra.

Trata-se de uma elogia edulcorada sobre o líder gaúcho do PT.

Artigo, Luiz Fux, presidente do TSE - Contra notícia falsa, mais jornalismo

Na última terça-feira, dez partidos políticos firmaram com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um acordo de colaboração para manter o ambiente eleitoral imune à disseminação de notícias falsas. Outras legendas devem seguir o mesmo caminho. Ciente de que as fake news podem “distorcer a liberdade do voto e a formação de escolhas conscientes”, o Parlamento brasileiro comprometeu-se publicamente a agir contra elas.

(...)

Nas últimas semanas, vieram à tona relatos de ataques contra jornalistas especializados na cobertura política – nas ruas e nas redes sociais. Alguns profissionais chegaram, inclusive, a sofrer agressões físicas, difamações e ameaças. O TSE repudia esses episódios e se posiciona ao lado dos jornalistas. A imprensa é vital a qualquer democracia. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Estão diz que Jobim poderá substituir Meirelles no MDB. Jobim nega.

Jobim não tem a menor chance de ser candidato.

O Estadão de hoje diz que franjas importantes do MDB querem substituir Henrique Meirelles por Nelson Jobim.

Jobim, ontem, em entrevista ao jornal Valor, jurou que está afastado de qualquer disputa eleitoral.

O ex-ministro é membro do Conselho do banco BTG e diz-se satisfeito com o que tem.

Piratini vai insistir com plebiscito para estatais

A insistência será política, o que não elite recurso ao STF contra a norma constitucional.

O governo estadual gaúcho vai insistir com a proposta de plebiscito para privatização das estatais CEEE, CRM e Sulgás.

Ainda que o plebiscito não saia este ano.

A convocação da consulta popular depende apenas da apresentação do texto de decreto legislativo ao plenário da Assembleia, porque a Mesa da Casa aprovou por 4 x 3 a edição imediata da chamada.

A oposição de esquerda - PT, PCdoB e Psol -, mas até mesmo Partidos como PSDB, PDT e PTB, opõem-se ao plebiscito por razões ideológicas ou eleitorais.

Este blog publicará em primeira mão a pesquisa de intenções de votos para o governo do RS

O editor publicará em primeira mão, terça-feira, o resultado das pesquisas de intenções de votos dos eleitores gaúchos.

Os entrevistadores do Instituto Paraná Pesquisas concluíram ontem seu trabalho de campo no Estado.

Na terça-feira, este blog publicará os resultados das intenções de votos para o governo estadual, já com a lista de todos os candidatos que se apresentaram até agora.

Dilma, mascarada de Lula, lança Lula em Minas Gerais

A foto ao lado é de Douglas Magno, AFP, e foi extraída ontem em Contagem, Minas, onde o PT lançou a candidatura presidencial de Lula pela enésima vez.

O blog O Antagonista de hoje comenta que pior do que o lançamento da candidatura de Lula, com certeza é a imagem de Dilma discursando com a máscara do presidiário.

Além de falar dilmês, a líder lulopetista também ensaia pose de atriz brega.

O PT parece ter perdido completamente o eixo.

E o senso do ridículo.

Bolsonaro recupera canal no You Tube

Cassado pelo You Tube, o deputado Jair Bolsonaro recuperou, ontem, seu canal no You Tube.

Abin propõe monitorar previamente internautas "infratores" para comgater as fake news

A legislação existente já é suficiente para combater as fake news. Basta usar os códigos penal e civil, mas os de processo penal e civil, somando-se o Marco Civil da Internet. O que urge é introduzir em todos eles alguma forma de agilizar extraordinariamente a reação aos criminosos. E basta. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) examina proposta da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de monitorar usuários da internet de forma preventiva. 

É tudo para combater as fake news, as notícias falsas na internet.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira, 8, a ideia gerou polêmica no grupo consultivo do TSE responsável por debater o combate à disseminação de notícias falsas nas eleições. Os ministros preferiram falar em caráter reservado já que as discussões estão sendo comandadas pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Luiz Fux.

O TSE já se ocupa do caso e procura alternativas para o combate, que se intensifica em períodos eleitorais.

PPS também trabalha com a hipótese de coligação com Sartori

O PPS do RS poderá engrossar a lista de coligados do governador Ivo Sartori, somando-se ao PSD, que já participa da aliança, e ao PSB, cuja tendência dominante é pelo apoio ao candidato do MDB.

Policial impede assalto ao McDonald's do Moinhos

Ontem a noite, o McDonald's do elegante bairro Moinhos de Vento foi assaltado, mas um policial de folga interceptou a dupla de ladrões assassinos, trocou tiros e prendeu-os.

Os bandidos, dois menores, estão na cadeia.

Mais sete cidadãos gaúchos foram assassinados em Porto Alegre

Entre as 19h e ameia noite de ontem, quatro cidadãos gaúchos foram abatidos como gado no meio da rua em Porto Alegre.

Dois homens foram assassinados no bairro Glória, outro foi alvejado com tiros na cabeça e no tórax no bairro Camaquã e um quarto morreu na Cascata.

Em Gravataí, três pessoas foram assassinadas ao mesmo tempo.

Ninguém foi preso.

Procon já registra redução de preços de gasolina e diesel em Porto Alegre

Os fiscais do Procon continuam apontando queda nos preços da gasolina e do diesel em Porto Alegre.

Os preços tinham registrado altas estúpidas durante e logo em seguida à paralisação dos caminhoneiros.

No litro da gasolina, os fiscais encontraram valores entre R$ 4,549 e R$ 4,829. Cinco dias antes, a variação era entre R$ 4,599 e R$ 4,899. O diesel-500 (comum) é vendido hoje entre R$ 3,039 e R$ 3,579, valores menores que os da pesquisa anterior, que apontou intervalo entre R$ 3,149 e R$ 3,799.

Toxoplasmose já atingiu 510 em Santa Maria

Já ocorreram 510 casos de toxoplasmose em Santa Maria.

O número é arrepiante.

As autoridades sanitárias não conseguem erradicar este severo surto.

Regiões vizinhas já registram casos alarmantes.

Sábado será de sol, mas o frio continuará marcando o dia no RS

Porto Alegre, 8h30min, 8 graus

O Rio Grande do Sul terá temperaturas mais temperadas neste sábado, porque de acordo com a MetSul Meteorologia, o ar polar enfraquece no Estado e o ar quente ingressará. Com isto o sol aquecerá o ambiente e a temperatura poderá ficar ao redor dos 20°C em vários municípios.

Esta manhã, no entanto, ainda é bastante fria, quadro que se repitirá ao fim do dia, 

A Capital terá um dia com tempo bom com sol e nuvens. As marcas dos termômetros devem ficar entre 3°C e 21°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/