Atentado mata 5 e fere 21 em Odessa, Texas, Estados Unidos

Um suspeito foi morto, mas a polícia procura pelo menos mais dois atiradores.

As polícias de Odessa e de Midland, no Texas, nos Estados Unidos, informaram neste sábado (31) que a região entre as duas cidades foi alvo de um ataque a tiros. Um porta-voz da polícia de Odessa disse em entrevista coletiva que o incidente deixou 5 civis mortos e 21 feridos, mas ressaltou que o número ainda pode aumentar no decorrer da apuração. Um suspeito morreu.

O editor acompanha tudo pela americana ABC, que transmite desde o hospital para onde são levados os feridos.

Entre os feridos estariam pelo menos 3 policiais, segundo o porta-voz.

Terrorista de origem afegã mata um e fere oito em Lyon, França


Um terrorista de origem afegã,  armado com uma faca e um espeto de cozinha, matou um e feriu outros oito neste sábado, tudo em frente a uma estação de metrô perto de Lyon, no centro-leste da França. Três vítimas encontram-se em estado grave, segundo as autoridades.

 O suposto agressor, cujas motivações ainda não foram reveladas, seria um imigrante afegão, de acordo com uma fonte policial.

O ataque aconteceu às 16h30min locais (11h30min de Brasília), perto de uma estação de metrô de Villeurbanne, uma localidade limítrofe com Lyon, uma das três maiores cidades da França.

Bolsonaro avisou que vetará 9 artigos da Lei de Abuso de Autoridade

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que vetará 9 pontos da Lei de Abuso de Autoridade.

Artigo, Alon Feuerwerker, FSB Inteligência - Se o duelo Bolsonaro-Macron é um jogo de ganha-ganha, quem são os perdedores ?

À medida que a fumaça (sem ironia) da batalha se dissipa, fica claro: a disputa entre Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron leva jeito de ganha-ganha. O francês afagou seus agricultores e lustrou o figurino de líder mundial na luta pela salvação do planeta. Já o brasileiro reagrupou as tropas. O ambientalismo é a corrente política ascendente na Europa. E o apoio das Forças Armadas é um passaporte para a estabilidade do governante no Brasil.

Bolsonaro terminou bem a semana. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Casa Branca divulgou foto oficial da reunião de ontem entre Eduardo Bolsonaro e Donald Trump

A Casa Branca divulgou, hoje, a foto oficial do encontro que o presidente Trump manteve com o deputado Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e candidato ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

O chanceler Ernesto Araújo estava presente.

Eduardo Bolsonaro tenta alavancar sua candidatura, que precisa passar pelo Senado.

Ao sair da Casa Branca, o deputado avisou que os EUA não apoiarão qualquer aventura estrangeira na Amazônia.

O aviso é recado para o francês Emmanuel Macron.

Casuísmo do STF sobre Aldemir Bendine ameaça toda a Lava Jato, diz Deltan Dallagnol



A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também defendeu a sentença proferida por Moro

O procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba (PR), manifestou-se a respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular a condenação de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil (2009-2015) e da Petrobras (2015-1016). Em seu perfil no Twitter, hoje, sábado, Dallagnol afirmou que a decisão “abriu a possibilidade de uma série de condenações da Lava Jato serem anuladas” e que “não houve nada de errado nem no caso Bendine nem nos demais”.

A decisão da 2ª Turma do STF representa um marco negativo para a atuação da Lava Jato. Foi a 1ª vez que o Supremo anulou uma condenação do então juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça.
O argumento é que Moro teria errado ao abrir prazo simultâneo para o ex-presidente da Petrobras e os executivos da Odebrecht, delatores do caso, apresentarem alegações finais. A maioria da Corte entendeu que, como os réus citaram Bendine em delação premiada, este teria o direito de manifestar-se por último para defender-se.

A força-tarefa da Lava Jato reagiu à decisão. Em nota oficial, afirmou que o novo entendimento poderia anular “praticamente todas as condenações” da Lava Jato até agora. Contabilizou que 32 processos, envolvendo 143 réus, poderiam ser afetados. 

Dica do editor - Saiba o que é transtorno de pânico e como tratar

Chamada de síndrome, o transtorno do pânico é uma doença que afeta cerca de 1,6% da população mundial – para cada homem, duas mulheres sofrem com o quadro – e impacta seriamente a qualidade de vida e as relações sociais. Esse problema é caracterizado por recorrentes episódios de ansiedade ou medo intenso quando não há perigo real ou causa aparente – o resultado são reações físicas graves.

CLIQUE AQUI para saber tudo.

Cover de Dilma falou mal de Bolsonaro em Teofilo Otoni, Minas, e o público abandonou o teatro

O humorista Gustavo Mendes, cover de Dilma, foi confrontado pelo público em Teofilo Ottoni, Minas Gerais, tudo porque começou a fazer piadas sobre Bolsonaro. Ele bateu boca com o público e mandou os incomodados irem embora. Acontece que o público todo abandonou o teatro e foi embora. O humorista prometeu devolver o dinheiro. Foi esta semana, mas a notícia só saiu hoje.

Dica do editor - As 17h, hoje, tem Bartók e Schostakovich pela Ospa, Porto Alegre

Daqui a pouco, as 17h, a Ospa, Porto Alegre, comandada pelo maestro polonês Tadeusz Wojciechowski e com solos do pianista Rafael Costa de Souza Constam, apresentará obras de Bartók e Schostakovich. Será na Casa da OSPA, Centro Administrativo Fernando Ferrari. Ingressos no local.

Recomendado - Ainda existem alguns exemplares da primeira edição. Faça sua compra agora mesmo, neste sábado.

Encomendas foram aceitas e remetidas para quase todos os Estados do Brasil, sem custo adicional.

Só existem poucos exemplares da 1a. edição do livro póstumo do filósofo, jornalista, escritor e professor Luís Milman, 356 páginas. A venda ocorre apenas pela internet.

Compre agora mesmo, neste sábado. Use WhatsApp do editor e fale diretamente com ele.
(51) 9.8434.4403.

Cada exemplar custa R$ 65,00 e não há custo adicional para envio e entrega.

O livro teve noite de autógrafos no no Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, reunindo o editor, que prefaciou o livro, como também a família de Luís Milmann e o professor Francisco Rudigir, que apresentou o texto do seu ex-colega na UFRGS.

"Ideologia da destruição" é dividido em 4 Partes e 33 capítulos. 

As 4 Partes
A desconstrução do ideário lulopetista (3 capítulos); 
A perversidade da intelligentsia esquerdopata (9 capítulos); Variações sobre o antissemitismo (7 capítulos);
Breve mergulho na filosofia (13 capítulos).

Dica do editor - Saigba de que modo estalar o pescoço pode provocar AVC

Estalar o pescoço pode causar AVC, sim, porque é possível que isto rompa uma das principais artérias do pescoço, o que não é frequente, mas acontece.

CLIQUE AQUI para saber mais.

PSDB de Minas pede expulsão de João Doria

O PSDB de Minas Gerais pediu a expulsão do governador de São Paulo, João Doria.

Trata-se de uma reação ao que tentou fazer o PSDB de SP contra Aécio Neves.

Bolsonaro volta a chamar Macron para a briga

O presidente Jair Bolsonaro voltou a chamar o francês Emmanuele Macron para a briga, em novo post no seu Twitter.

Bolsonaro quer que o presidente da França retrate-se da proposta de internacionalização da Amazônia.

Depois de obter apoios públicos de governantes do G7, como os da Itália, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, Bolsonaro falou, ontem, com Angela Merkel, da Alemanha, isolado Macron.

Nas redes sociais, o francês é ridicularizado por ter escolhido uma mulher velha e feia para casar, mas também por andar em más companhias.

Dica do editor - São mentiras as notícias de que água gelada causa infarto e até câncer no estômago


Uma mensagem que circula de novo pelas redes sociais, afirma que água gelada faz mal para alguns órgãos do corpo, causando o fechamento de veias do coração, acúmulo de gordura no fígado e câncer no estômago e no intestino grosso.

CLIQUE AQUI para saber como isto é mentira.

Dica do editor - Saiba como obter bolsas no Programa Primeira Chance

O Programa Primeira Chance, que oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda, está com as inscrições abertas no RS. Só para professores e diretores.

CLIQUE em bit.ly/chanceinscricao para se inscrever.  Professores e diretores podem indicar nomes via  e-mail contato@primeirachance.org

Anti-dica do editor - Não vá, hoje, ao Memorial Luiz Carlos Prestes, Porto Alegre

Esta anti-dica tem a ver com o ato público previsto para as 15h no Memorial Luiz Carlos Prestes, Porto Alegre, tudo em homenagem ao pai do atual presidente nacional da OAB, Fernando Santa Cruz, morto durante o regime militar, quando militava na organização comunista que tinha abraçado a luta armada, no caso a AP (Ação Popular).

Os chargistas "divertem-se" com tarefa insana do STF

A escalada do STF na insana missão de destruir a Lava Jato inspira muitos chargistas brasileiros, entre os quais o gaúcho Iotti, que hoje publica o material ao lado na edição de final de semana de Zero Hora, do grupo RBS.

Ao lado, aparecem DiasToffoli, Lewandowski e Gilmar Mendes, prontos para acionar duas dinamites e destruir a Lava Jato.

O trio, mais Alexandre Moraes, são os que agem com mais desenvoltura.

Esta semana, como se sabe, Lewndowski, Gilmar e Carmem Lúcia, formaram maioria na 2a. Turma (5 membros) para anular julgamento do ex-presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine. Eles "inventaram" uma ordem de precedências para a apresentação de alegações finais que é uma aberração jurídica.

TV Record mostra que palestras de jornalistas da TV Globo custaram R$ 2 milhões ao Senac. Saiba quem são eles.

Dica do editor - Hoje é o penúltimo dia para visitar a Expointer, maior feira brasileira do agro, Esteio, RS

A 42a. Expointer, maior feira brasileira do agro, ficará aberta até amanhã em Esteio, RS, no Parque Assis Brasil. Até ontem, 300 mil pessoas já tinham visitado a mostra.

CLIQUE AQUI para conhecer toda a programação, serviços como rota para chegar, preços e apresentações, além de fotos e mapa da feira.

Vem aí venda de R$ 2,5 bilhões em ações do Banrisul

Liberado por decisão judicial, o governo estadual gaúcho vai acelerar o processo de vendas de R$ 2,5 bilhões em ações do Banrisul.

A venda não afeta o controle atual do banco, que continuará em mãos do governo estadual.

Dólar comercial valorizou 8,50% em agosto. Bolsa caiu 0,66%.

Inflação do IPCA do mês foi de apenas 0,13%.

O dólar fechou o mês de agosto com valorização de 8,50%, um ganho extraordinariamente mais alto do que o conseguido por quem investiu na Bolsa, que desvalorizou 0,66% no período. Ao longo dos últimos 12 meses, no entanto, a Bolsa acumulou ganhos de 32,35% e o dólar valorizou apenas 0,10%.

Quem investiu em ações, perdeu dinheiro em agosto.

Mais do que o dólar comercial, ganhou mais quem optou por Fundos Cambiais, 9,21%.

Dica do editor - Eis 5 dicas para você melhorar o corpo para o verão

A seguir vão cinco dicas que você pode seguir para se preparar melhor para o verão.

CLIQUE AQUI para saber.

Simone Tebet vem ao RS para acertar apoio do MDB na disputa pela presidência do Partido

Será segunda-feira, 10h, a reunião formal que a senadora Simone Tebet terá com o MDB do RS, tudo para articular sua candidatura à presidência nacional do Partido.

Simone poderá ter o ex-senador gaúcho Pedro Simon como seu vice.

Manuela ficou em linha com advogados, enquanto conversava com o líder da quadrilha de hackers que roubou dados

A comunista Manuela D'Ávila, que esta semana foi ouvida pela Polícia Federal e teve seu celular confiscado, não teve uma conversa casual com o líder da quadrilha de hackers que roubou dados dos procuradores e magistrados federais da Lava Jato.

É que ela procurou se precaver e só agiu, passando para o líder dos ladrões de dados, o Vermelho, o telefone do americano Glenn Greenwald, depois de conversar com os advogados José Eduardo Cardozo (citado no inquérito que apura a tentativa da Odebrecht de obstruir a Lava Jato) e o defensor de Aldemir Bendine (que defende também Aécio Neves e Dilma Rousseff). José Eduardo Cardozo, ministro e defensor de Dilma no episódio do impeachment, no passado teve um caso amoroso com Manuela.

O que ela disse hoje para a Folha:

- Fiquei na linha com os meus advogados, e sugeri, então, que a pessoa fizesse contato com o Glenn.

Segundo a comunista, o Vermelho queria que ela fizesse as apresentações das mensagens roubadas por ele e sua quadrilha.

STF chama Leite e Duro para conciliar interesses do Execuivo e do Judiciário do RS

Numa decisão surpreendente, em vez de julgar, o STF resolveu chamar governo e judiciário gaúchos para uma audiência de conciliação em Brasília.

Os dois Poderes litigam judicialmente no caso do congelamento das despesas públicas previstas para o ano que vem. O Judiciário não quer saber de congelamento.

A audiência foi chamada pelo ministro Dias Toffoli e ocorrerá dia 9 em Brasília.

Hackers invadem a conta do presidente do Twitter e emitem mensagens racistas

A conta de Jack Dorsey, presidente do Twitter, foi hackeada na tarde desta sexta-feira). Depois da invasão, o perfil começou a compartilhar mensagens de ódio, racistas e antissemitas.

Um dos posts dizia: “A Alemanha nazista não fez nada de errado”.

Um grupo chamado Chuckling Squad reivindicou a invasão.

De acordo com o site The Verge, as publicações podem ser de uma fonte chamada Cloudhopper, empresa que o Twitter comprou em 2010 para apoio ao serviço de SMS.

Em 2016, a conta de Dorsey também havia sido hackeada.

Salário mínimo de 2020 será de R$ 1.039,00, sem reajuste real

A proposta orçamentária do governo federal para o ano que vem, entregue hoje ao Congresso, prevê salário mínimo de R$ 1.039,00 para o ano que vem.

A correção foi feita somente pela aplicação da variação da inflação medida pelo INPC.

Osmar Terra afasta presidente da Ancine


Jair Bolsonaro e Osmar Terra afastaram do cargo o diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional de Cinema), Christian de Castro Oliveira


Foi esta noite.

O afastamento teve a ver com investigação da PF ao tempo do governo Temer.

93,8% são contra saidinha no Dia das Mães ou no Dia dos País, de presos que mataram pais ou filhos

93,8% dos brasileiros são totalmente contra a saidinha de presos que mataram seus pais ou filhos, tudo por ocasião dos festejos dos dias dos pais ou das mães.

A pesquisa é do Instituto Paraná.

Os resultados indicam que apenas 4,1% dos pesquisados são a favor.

2,2% não se manifestaram.

PSB expulsa um e suspende nove deputados federais

O PSB expulsou o deputado federal Átila Lira e suspendeu  os deputados Emildinho Madeira (PSB-MG), Felipe Carreras (PSB-PE), Felipe Rigoni (PSB-ES), Jefferson Campos (PSB-SP), Liziane Bayer (PSB-RS), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Rosana Valle (PSB-SP) e Ted Conti (PSB-SP).

Liziane Bayer é do RS.

Todos votaram a favor da PEC da Previdência contrariando posição do Partido.

Saiba por que devem ser boicotados os calçados e as confecções da Timberland

A Timberland resolveu boicotar o couro que comprava do Brasil para elaborar os produtos finais que vende para o Brasil, com ênfase para calçados e confecções.

É caso de retaliação.

O boicote pode ocorrer nas lojas físicas e virtuais da Timberland.

Bolsonaro vai aposentar suas canetas BIC

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que não usará mais canetas BIC.

A marca é francesa.

Pai do presidente nacional da OAB será homenageado, amanhã, em Porto Alegre

Ninguém sabe quem é o responsável pelo ato programado para amanhã no Memorial Luiz Carlos Prestes, 15h, em Porto Alegre, durante o qual será homenageado o pai do presidente nacional da OAB, no caso Fernando Santa Cruz, que pertenceu ao movimento comunista e de guerrilha urbana Ação Popular.

O presidente da OAB poderá estar presente.

Líderes lulopetistas garantiram presença no ato, entre os quais os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro.

E não só.

Governo gaúcho concluiu, hoje, pagamento da Folha de julho. A de agosto só começará a ser paga no dia 10 de setembro.

Hoje, último dia útil do mês, o governo estadual concluiu o pagamento da Folha de julho dos servidores do Executivo.

A Folha de agosto começará a ser paga no dia 10 de setembro.

Porto Alegre realiza 1ª Semana do Pescado no Mercado Público

O Mercado Público de Porto Alegre sediará, entre os dias 9 e 14 de setembro, a 1ª edição da Semana do Pescado do Mercado. Ao todo, sete bancas oferecerão descontos de até 25% na venda de pescados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo de 13kg por habitante a cada ano. A expectativa é de que o volume comercializado cresça em até 50 toneladas na comparação com uma semana comum.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Associação do Comércio do Mercado Público Central (ASCOMEPC).

Governo corta subsídios aos preços do gás de cozinha e libera importações para novos progatonistas

O governo anunciou, hoje, o corte de subsídios para o gás de cozinha.

O corte valerá a partir de março do ano que vem.

O governo também abriu o mercado para que novas empresas entrem na disputa, inclusive através de importações, o que poderá aumentar a competição e reduzir os preços.

Juliana Brizola, PDT, aprova parecer que autoriza pagamento de honorários extras a procuradores do Estado


Após três meses e meio de análises, a deputada Juliana Brizola (PDT) emitiu parecer contrário à proposta dos deputados Sebastião Melo e Edson Brum, ambos do MDB, de suspender o pagamento de honorários advocatícios a procuradores do Estado. Com o parecer apresentado nessa quinta-feira à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o colegiado pode votar o tema a partir da próxima terça-feira.

Na CCJ e no plenário já existe maioria formada para derrubar este tipo de pagamento, que já começou a ser feito na PGE.

Opinião do editor - Tetas ardentes afastam Bolsonaro e Doria

Bolsonaro, ontem a noite, na sua live das quintas-feiras, provocou o governador João Doria, que comprou jatinho com dinheiro barato do BNDES:

- Ele mamou nas tetas do BNDES.

Em réplica, hoje, João Doria reagiu, indignado:

- Nunca mamei em teta nenhuma.

O assunto é muito controverso.

Bolsonaro e Doria já foram amigos, mas agora já miram 2022 e por isto trocam farpas publicamente.

É isto.

Agro gaúcho hostiliza Casa da RBS na Expointer

O agro gaúcho hostiliza claramente a Casa da RBS na Expointer, que abriu hoje em Esteio.

Não tem nada a ver com a Zelotes.

O agro demonstra irritação contra o modo como jornalistas e veículos da RBS tratam os interesses do setor.

Em seus noticiários e opiniões de jornalistas, é recorrente a crítica sobre o consumo de carne e o uso de agrotóxicos na agricultura.

Nesta sexta-feira, o caderno Destemperados, de Zero Hora, propôs na capa uma "sexta-feira sem carnes", exatamente no dia da abertura da Expointer, evento sobre o qual a RBS aposta muitas das suas fichas.

O STF mostrou que não se intimida com nada e quer porque quer soltar Lula.

PSB tira nota de repúdio contra o ditador narco-comunista Nicolás Maduro

O PSB acaba de tirar nota de repúdio ao ditador narco-comunista Nicolás Maduro, Venezuela.

Unipampa também escolhe lista tríplice para reitor. Há temor quanto à escolha da terceira colocada. Saiba por que razão.

O professor Roberlaine Ribeiro Jorge obteve o primeiro lugar na escolha da lista tríplice para reitor da Unipampa, RS.

Eis os resultados da eleição desta semana:

Roberlaine Jorge, 20,29% dos votos
José Waldomiro Jiménez Rojas, 18,26%
Ana Cristina Rodrigues, 12, 74%

Roberlaine Jorge é ligado ao PP, mas não explicita a preferência, enquanto que o segundo colocado é de configuração ideológica de centro. Ana Cristina, no entanto, embora filiada ao PRB, é conhecida por suas posições ideologicamente de esquerda.

O temor da comunidade acadêmica de direita é que Ana Cristina acabe sendo a escolhida, já que possui ligações com o ex-vice-reitor Maurício Vieira, atualmente no MEC, também conhecido como homem de corte lulopetista.

Em coletiva de hoje, Bolsonaro mostra orquestração da imprensa contra o seu governo

PSB está fora do Foro de São Paulo

O PSB anunciou, esta tarde, que não faz mais parte do Foro de São Paulo.

O Foro foi criado por Lula, Fidel e Chaves, tudo com o objetivo de levar o bolivarianismo ao Poder.

MP pede quebra do sigilo bancário de David Miranda, cônjuge do americano Glenn Greenwald

O Ministério Público do Rio pediu em juízo a quebra do sigilo bancário do deputado federal David Miranda, Psol.

David Miranda é cônjuge do americano Glenn Greenwald, dono do site sujo The Intercept.

STF nega habeas corpus para o americano Glenn Greenwald

O STFacaba de negar habeas corpus preventivo protocolado pelo americano Glenn Greenwald, dono do blog sujo The Intercept.

O habeas foi negado pelo ministro Luiz Fux.

Glenn Greenwald está com medo de ser preso.

Sem o habeas, ele poderá ser metido no xadrez a qualquer momento,envolvido com a quadrilha de bandidos que roubou dados dos celulares de procuradores e juízes federais ligados à Lava Jato.

STF manda trancar ação penal contra o ex-deputado Gilmar Sossela, PDT do RS

O ex-deputado Gilmar Sossela, PDT, acaba de ser beneficiado com ordem de habeas corpus concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, mediante a qual fica trancada a ação penal movida contra ele pelo Ministério Público Eleitoral do RS.

O STF não viu qualquer fundamento nas acusações.

CLIQUE AQUI para examinar os fundamentos da ordem concedida pelo STF

Dica do editor - Saiba por que o MacBook Pro sofre restrições em viagens aéreas no Brasil

O MacBook Pro está sofrendo restrições de embarques em aviões no Brasil.

CLIQUE AQUI para saber o que acontece.

Estes são três pontos de veto que Moro considera imprescindíveis na lei de abuso de autoridade

O presidente poderá apor até 31 veto à lei de 40 artigos, segundo o site Poder360 desta tarde.

O jornalista Tales Faria, UOL, informou esta tarde que Bolsonaro e Sérgio Moro tiveram, ontem, uma dura conversa a respeito da lei de abuso de autoridade. A conversa teria sido dura e incluído também referências ao convite de João Doria a Moro, visando a integração do ministro ao seu governo.

Segundo Tales Faria, Moro teria dito ao presidente que a não aposição de vetos demonstraria sinal de desprestígio para ele, ministro.

No dia 19, Moro apresentou uma lista de 9 vetos, mas no encontro de ontem, o presidente desafiou o ministro a elencar pelo menos três que considera imprescindíveis. Moro alinhou-os:


- Artigo 9, quando estabelece punições ao juiz que atue em "desconformidade com as normas legais"; - Artigo 26, quando proíbe induzir investigado a praticar infração para capturá-lo;
- Artigo 43, quando configura como crime passível de detenção a violação de alguns direitos dos advogados.

Depois que leu a nota, Sérgio Moro tirou nota para desmentir que a reunião tenha saído nos termos colocado pelo jornalista.

CLIQUE AQUI para ler toda a notícia do UOL.

Univates tira nota para justificar convites feitos a jornalistas do site sujo The Intercept

A Univates, Lajeado, RS, enfrenta crescentes protestos pela decisão que tomou de ouvir dois jornalistas do site sujo The Intercept, que falarão dia 18 de setembro no seu teatro.

O convite da universidade foi feito para o editor executivo Leandro Demori e para o jornalista Alexandre De Santi.

O site sujo tenta assassinar a reputação de procuradores e juízes federais, além de jornalistas e veículos de comunicação (O Globo, Estadão e SBT) que acionam ou apoiam o combate à corrupção no Brasil.

A Univates foi obrigada a tirar uma nota para se explicar, mas seus termos são inaceitáveis.

CLIQUE AQUI para ler.

Dica do editor - Saiba quantos anos tem a lua. Ela é mais velha do que você pensa.

Estudo já disponível revela que houve engano crasso no cálculo da idade da lua.

CLIQUE AQUI para conhecer o estudo.

Bolsa abre em firme alta e dólar opera em queda de 0,7!%

O mercado financeiro parece ter recobrado a racionalidade e o sangue frio, porque nesta sexta-feira a Bolsa opera em alta, acima dos 100 mil pontos, e o dólar recua.

As 11h30min

Bolsa, +0,90%, 101.430 pontos.
Dólar comercial, -0,71%, R$ 4,1412

FHC descobriu que Bolsonaro não é estadista. E quem quer um estadista ? O último deles, Lula, está preso em Curitiba.

O ex-presidente FHC recrudesceu na Istoé que já circula.

É dele esta grave denúncia:

- O presidente (Bolsonaro) não tem postura de estadista.

FHC, que traiu seu candidato e amigo José Serra e apostou na eleição de Lula, continua achando que Lula era um estadista.

O estadista de FHC está na cadeia, condenado como corrupto da pior espécie, chefe da mais ignóbil organização criminosa jamais formada no Brasil e desbaratada pela Lava Jato.

Novo reitor acabacom o longo reinado do lulopetismo na UFF Sul

O presidente Bolsonaro acaba de nomear o professor Marcelo Recktenvald para reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, a UFF Sul.

Acabou o reinado do lulopetismo na UFF.

Isto é só o começo da assepsia que o MEC fará em todas as universidades públicas.

Bolsonaro diz que continua de mal com Macron

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou, hoje, que continua de mal com o francês Emmanuele Macron.

É isto.

Dica do editor - Compreenda os números sobre a crescente queda de desemprego no Brasil (que continua alto)

O desemprego continua caindo no Brasil, porque é crescente o aumento de empregos com carteira assinada.

CLIQUE AQUI para saber e entender muito mais.

Governo Bolsonaro entrega, hoje, PPA e Lei Orçamentária Anual para 2020


O governo entregará, hoje, ao Congresso, um pacote que, entre outras coisas, sinalizará as ambições e os limites da administração pública.

A proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 e o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 chegam ao Legislativo depois de correções de rumo e algum atraso no cronograma.

Sob forte influência da lei que impôs teto aos gastos, as peças combinam expectativas econômicas à clássica busca por equilíbrio entre o mundo ideal e o que é possível fazer.

A partir do ano que vem, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e a Defensoria Pública não vão ter mais como suporte eventuais compensações do Poder Executivo.

O Painel do Teto de Gastos – disponível no site do Tesouro Nacional – mostra o quanto essa restrição já se manifesta nos números, O modelo, bastante didático, retrata a evolução das despesas gerais CLIQUE AQUI para examinar.

RBS pagou propina e garantiu apoio à eleição de Dilma para escapar de multa de R$ 500 milhões no Carf, delata Palocci

Palocci delata RBS no caso Zelotes. E denuncia: "Eles me procuraram e pagaram propina".

Em delação premiada, o ex-ministro de governos petistas Antônio Palocci afirmou que atuou para que o Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) beneficiasse a RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. A notícia foi destaque ontem, 30, do Jornal da Record.

Ao lado, Nelson Sirotsky.

Segundo Palocci, teriam sido pagas propinas a conselheiros do CARF para cancelar uma multa da RBS de R$ 500 milhões com a Receita Federal. A multa foi aplicada porque a Receita considerou que uma fusão da RBS com a Telefônica, em 1999, tinha apenas a intenção de sonegar impostos.

Palocci revelou que 12 anos depois, em 2011, quando já era ministro da Casa Civil, no governo Dilma Roussef, recebeu no gabinete o então presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, e o diretor da afiliada, Paulo Tonet Camargo. A dupla teria pedido ajuda de Palocci para conseguir o perdão da dívida. A contrapartida, segundo Palocci, seria o apoio dos veículo do grupo RBS à Dilma Roussef.

O então ministro afirmou que poderia ajudar.

Déficit do governo federal continua crescendo

O Tesouro Nacional informou ontem que o governo Central registrou déficit primário de R$ 6,0 bilhões em julho, em linha com a expectativa do mercado.

No ano, as receitas cresceram 0,3% em termos reais, enquanto as despesas recuam 0,9%. Em doze meses, o governo Central somou déficit de R$ 118 bilhões. 

O resultado segue compatível com a expectativa de cumprimento da meta fiscal deste ano, de déficit de R$ 139 bilhões.

Análise - PIB surpreendeu, mas ainda cresce pouco


Esta análise é de hoje e é assinada pelos economistas do Bradesco:

O PIB brasileiro avançou 0,4% no segundo trimestre do ano, na margem. Esse resultado surpreendeu positivamente (nós e o mercado esperávamos 0,2%). Na comparação interanual, a economia avançou 1,0%.

Em relação ao primeiro trimestre do ano, a indústria registrou a maior variação (0,7%), refletindo majoritariamente o desempenho positivo da indústria de transformação e da construção civil – principal responsável pela surpresa positiva. O setor de serviços, por sua vez, avançou 0,3%, enquanto a agropecuária recuou 0,4%.

CLIQUE AQUI para ler tudo.



Univates, Lajeado, amplia convite para falas de outros editores do site sujo Intercept

A Univates, Lajeado, RS, resolveu trazer também o editor executivo do site sujo The Intercept, Leandro Demori, para falar ao lado do jornalista Alexandre De Santi, na promoção que fará no início de setembro, tudo sob o seguinte tema:

- Intercept: jornalismo investigativo e independente no Brasil.

Leandro Demori, que é gaúcho, foi um dos editores do blog sujo Nova Corja, que já fechou, uma vez que não resistiu a condenações que seus responsáveis sofreram, tudo via processos cível e penal movidos pelo editor deste blog e pelo Banrisul.

O site sujo The Intercept, do americano Glenn Greenwald, que antes de fundá-lo foi empreendedor de filmes pornográficos para gays, nos EUA e no Brasil, move há 60 dias uma campanha pública para desmoralizar procuradores e juízes federais, além de jornais como Estadão e Globo, tudo para combater a Lava Jato. O site usa posts roubados de celulares de autoridades federais que lhe foram entregues por uma quadrilha de bandidos que está presa em Brasília. Os bandidos chegaram ao site através da comunista Manuela D'Ávila, que ontem teve que prestar depoimento e entregou seu celular a delegados da Polícia Federal para perícia. Manuela alega que apenas repassou o celular de Glenn para o líder da quadrilha, o Vermelho.

PSB decide, hoje, se expulsa Liziane bayer e outros 10 deputados

O PSB nacional decidirá, hoje, se expulsa os 11 deputados que votaram a favor da PEC da Previdência.

Um dos deputados é a gaúcha Liziane Bayer.

Senadora Simone Tebet virá conversar com Simon e MDB para disputar presidência do Partido

O MDB gaúcho falará nesta segunda com a senadora Simone Tebet, presuntiva candidata à presidência nacional do Partido.

Ela virá a Porto Alegre neste final de semana.

No domingo, estará com o ex-senador Pedro Simon, que poderá ser seu companheiro de chapa.

O MDB do RS quer mudar o atual comando partidário nacional.

Taxa de desemprego cai pelo quarto mês seguido. É, agora, de 11,8%.


A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,8% no trimestre encerrado em julho, atingindo 12,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se da quarta queda seguida na comparação com o mês anterior, e representa recuo também em relação ao mesmo período de 2018, quando a taxa foi de 12,3%. Veja gráfico abaixo:

Dica do editor - Saiba tudo sobre a asma


A asma causa em média seis mortes por dia no Brasil. A doença é um dos temas do II Simpósio Internacional do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para saber muito mais e como participar do simpósio.

Eduardo Bolsonaro terá encontro com Trump. Será hoje nos EUA.

O deputado Eduardo Bolsonaro terá encontro, hoje, com o presidente americano Donald Trump. Eduardo será indicado para a posição de embaixador do Brasil nos EUA.

O chanceler Ernesto Araújo participará da reunião.

Lula levou propinas em dinheiro vivo até dentro do avião presidencial, diz Antonio Palocci


Palocci guardou a caixa de lenços Hermès que ganhou de Joseph Safra.

O ex-ministro de Lula e de Dilma, fundador do PT, Antonio Palocci, disse na Polícia Federal que guarda até hoje a caixa de lenços Hermès que lhe presenteou o banqueiro Joseph Safra, ao alcançar-lhe propinas repassadas pelo grupo francês Casino, tudo para corromper Lula da Silva.

Lula teve direito a propinas de R$ 30 milhões.

Uma das entregas de dinheiro, R$ 50 mil, foi entregue por Palocci na sala presidencial da Base Aérea de Brasília, quando Lula ainda era presidente.  

Outros R$ 50 mil foram entregues dentro de uma caixa de uísque, desta vez dentro do avião presidencial, em Congonhas, SP.

Vários outros repasses ocorreram, todos em 2010.

Antes de cada entrega, Palocci ligava par ao celular do ajudante de ordens do presidente, de nome Moraes.

Estes são os brasileiros do PT, Psol, CUT e MST que apelaram a Macron contra o Brasil

Eis os principais signatários do documento encaminhado por brasileiros ao presidente Emmanuel Macron, conforme publicação do jornal Liberation no dia 27 de julho. O documento pede que Macron defenda na reunião do G7, como ele fez em Biarritz, a rejeição ao acordo comercial entre UE e Mercosul, a menos que o Brasil adote mudanças nas suas políticas ambientais e trabalhistas. 

Na prática, embora fique apenas subentendido, isto significa, entre outras coisas, a entrega da Amazônia para potências estrangeiras (internacionalização).

51 signatários firmaram o documento. Do Brasil, foram Paulo Pimenta, Guilherme Boulos (Psol), Glauber Braga (Psol), Humberto Costa (PT), Vagner Freitas (CUT), Gleisi Hoffman (PT), David Miranda (Psol), Taliria Petrone (Psol) e João Pedro Stédile (MST).

Saiu a PPP da iluminação pública de Porto Alegre, a primeira do gênero no RS


O prefeito Marchezan Júnior comemorou animadíssimo o êxito da sua primeira PPP, a da iluminação pública, também a primeira do Estado, consagrada no leilão de ontem da Bolsa de SP. O leilão foi organizado por uma empresa parceira do BNDES, com custos a serem bancados a posteriori pelo próprio vencedor do pregão

A proposta de R$ 418,8 milhões venceu o leilão e o consórcio assumirá iluminação pública de Porto Alegre por 20 anos. A prefeitura pretendia gastar, no máximo, R$ 3,2 milhões mensais no contrato com a parceira da iniciativa privada. Duas estavam abaixo da casa dos R$ 2 milhões mensais, aproximadamente 40% inferiores ao que o Executivo estava disposto a desembolsar. O IP Sul, consórcio capitaneado por uma empresa de energia catarinense, ofereceu R$ 1.745.000 e venceu o leilão. Houve deságio de 45,64%.

Dia será de calor, mas o tempo será instável durante o dia no RS

Porto Alegre, 8h30min, 23 graus

O tempo ficará instável nesta sexta-feira no RS, mas neste momento há sol, céu azul, poucas nuvens e calor em muitas cidades, como é o caso de Porto Alegre.

A chuva atingirá determinados pontos do Estado, especialmente a região central. Com o avanço de uma frente fria, não estão afastadas as chances de temporais isolados.


De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva chega em Porto Alegre no fim do dia. 

Em Porto Alegre, sol permanecerá entre nuvens na maior parte do dia. A temperatura mínima na Capital foi de 18°C, e a máxima chegará aos 28°C.

Segurança impede vinda de Bolsonaro para abertura da Expointer

O presidente Jair Bolsonaro não abrirá a 42a. Expointer, hoje, em Esteio.

A segurança presidencial desaconselhou a visita.

O vice-presidente Hamilton Mourão, que viria no lugar de Bolsonaro, também foi orientado a ficar longe de Esteio.

A cerimônia de abertura do evento, o maior dos negócios do agro no Brasil, será comanda pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Bolsonaro diz que não vetará a totalidade da lei de abuso de autoridade

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que no dia 5 enviará de volta para o Congresso, com vetos, a lei de abuso de autoridade.

Não ocorrerá veto total, apesar da pressão dos próprios eleitores e de pelo menos 35 senadores.

Com veto total, seria mais fácil mantê-lo, porque caberia a decisão apenas ao Senado, que tem 81 membros, ao contrário de vetos parciais, cujo exame caberá ao conjunto da Câmara e do Senado.

STF nega outro habeas corpus pedido pelo preso por corrupção Lula da Silva

O relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, negou novo habeas corpus impetrado pelo prisioneiro por corrupção Lula da Silva.

Ele alegou perseguição por parte dos procuradores da Lava Jato, louvando-se em mensagens roubadas dos celulares dos próprios representantes do MPF e do ex-juiz Sérgio Moro.

Lula cumpre pena de 8 anos e 10 meses, mas já está condenado em outro processo, o do sítio de Atibaia, agora em grau de recurso no TRF4, Porto Alegre.

A poluição do mar que Emmanuele Macron não enxerga no Mediterrâneo, nas costas da França

Vaccari, ex-tesoureiro do PT, recebeu indulto, mas continuará preso no Paraná


O ex-tesoureiro respondeu a cinco processos na Lava Jato. 
Cumprindo pena de 24 anos por corrupção, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari, acaba de receber indulto neste caso, tudo por ter cumprido 1/5 da pena, mas prosseguirá na cadeia em função de outras duas condenações, também por corrupção, com penas totais de 14 anos. Em dois processos, ele foi absolvido.

Em fevereiro de 2017, Vaccari Neto foi condenado a 10 anos de prisão por corrupção pelo então juiz Sérgio Moro por ter recebido propina do estaleiro Keppel Fels em contratos com a empresa Sete Brasil no financiamento de sondas do pré-sal. O dinheiro sujo foi para o PT, para si mesmo e para o marqueteiro João Santana. O delator deste caso, Zwi Skornicki, foi condenado a 15 anos.

Conforme a decisão, a concessão foi com base no indulto natalino editado pelo ex-presidente Michel Temer, em dezembro de 2017. No caso de Vaccari Neto, a norma prevê o cumprimento de um quinto da pena - o que ocorreu, segundo o juiz.

Policiais civis gaúchos promoverão greve geral a partir das 8h

Os policiais civis gaúchos farão greve durante todo o dia de hoje, tudo para protestar contra os salários atrasados e as aposentadorias represadas.

A paralisação, que é ilegal, começará as 8h e irá até as 20h, sob o comando do Sindicato dos Agentes de Polícia do RS.

Também hoje, estudantes comandados pela Umespa farão manifestações de apoio aos policiais civis, mas também contra o fim do passe estudantil em Porto Alegre.

Bolsonaro fala mal de Kim Kataguiri

Na live que transmitiu esta noite pelas redes sociais, Bolsonaro falou mal de Kim Kataguiri.

Durante o dia, o deputado Eduardo Bolsonaro já tinha espinafrado o líder do MBL, que votou para penalizar pesadamente os autores de fake news.

Bolsonaro falará com Merkel. Será amanhã, 15h, pelo telefone.

O presidente Bolsonaro e a primeiro-ministro alemã Angela Merkel falarão pelo telefone, amanhã, 15h.

É o que informa O Globo.

É ruim para o francês Macron, que se isola mais a cada dia.

E que se desmoraliza internacionalmente.

AT&T quer comprar a Oi

A AT&T quer comprar a Oi.

Mateus Bandeira não recorrerá da cassação da liminar que trancava venda de ações do Banrisul

O advogado de Bandeira é o dr. Bruno Dornelles, que também é um dos defensores do editor em caso de garantia de direito de expressão.

O ex-presidente do Banrisul, ex-secretário do Planejamento, ex-CEO da Falconi e ex-candidato do Novo a governador, Mateus Bandeira, tirou nota para dizer que não recorrerá da decisão judicial de recuar da liminar para trancar a venda de ações do Banrisul por parte do governo estadual.

A liminar foi cassada hoje.

Mateus Bandeira avisou que no dia 4 estará na audiência pública pedida pelos deputados Sebastião Melo e Fábio Osterman, cujo objetivo é esclarecer aspectos relacionados com a venda (a venda ainda não saiu).

Na nota, o ex-presidente do banco insiste na avaliação de que o governo estadual quer fazer um mau negócio, oferecendo as ações por um preço muito abaixo do seu verdadeiro valor econômico. Ele criticou a avaliação feita pelo juiz do caso:

- O juiz considera que o ideal de melhor preço é válido, mas talvez fique comprometido diante da imperiosa necessidade de fazer caixa, tudo em função de compromissos inadiáveis, e que portanto a venda não será ato ilegal.

Pergunta, provocativo e irônico, Mateus Bandeira:

- Então, o governo não precisa perseguir o melhor preço de um ativo porque está em dificuldade ?

Moro e Bolsonaro trocam afagos, abraçam-se e descem juntos a rampa do Planalto


Num aceno público, Bolsonaro e Moro desceram juntos a rampa do Planalto. Abraçaram-se e foram aplaudidos pelos convidados, a maioria parlamentares do PSL. Depois, sentaram-se um ao lado do outro.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro, trocaram elogiosnesta quinta-feira,  durante o anúncio de um projeto piloto para reduzir os índices de homicídios no Brasil, no Palácio do Planalto. O programa anunciado nesta quinta visa unir forças de segurança municipal, estadual e federal para combater a violência em cinco cidades pré-selecionadas de cada região do Brasil. São elas: Ananindeua (PA), Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR) e Goiânia (GO).

Bolsonaro chamou Moro de “patrimônio nacional”, avisou novamente que seus ministros “têm liberdade de buscar soluções” e fez um agradecimento especial a ele por ter deixado a carreira de juiz federal:

- Obrigado, Sergio Moro, porque você abriu mão de 22 anos de magistratura para não entrar numa aventura, mas sim na certeza de que todos nós, juntos, podemos, sim, fazer melhor pela nossa pátria.

Alguns minutos antes, Moro elogiou o presidente, dizendo que partiu dele as orientações para o programa batizado de “Em Frente, Brasil”.



Recomendado - Agende sua festa da empresa, aniversários, formaturas, happy ours. Bier Markt, Porto Alegre. Vá esta noite.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras).
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Agenda happy hour, jantares, formaturas e aniversários: fone e WhatsApp: 9.9388-2401.

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade. Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Entrevista, Bibo Nunes, deputado federal do PSL do RS - Pena de até oito anos para fakenews é um absurdo total


O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro para quem dissemina fake news. Como foi a votação ?
Ao todo, 326 deputados e 48 senadores foram favoráveis ao fim do veto. A partir de agora, portanto, quem cria ou simplesmente replica fake news eleitorais pode pegar de dois a oito anos de prisão.

Não é muito ?
A punição é desproporcional. Bolsonaro tinha vetado isto, mas o Congresso derrubou o veto.

Mas tem que punir.
Quem cria uma fake news precisa ser punido. Quem compartilha também. Mas uma pessoa pode ser ingênua ao compartilhar e pode pegar de 2 a 8 anos de prisão. Por isso, a pena é muito forte e supera o limite do absurdo.

Qual seria a pena ideal ?
 Acho que de seis meses a um ano seria uma pena justa para quem compartilha.

Governo vai mandar nove ministros para a Amazônia

O governo anunciou, esta tarde, que na semana que vem mandará 9 ministros para a Amazônia.

CPI das Fake News sairá na semana que vem

O presidente do Senado, David Alcolumbre, anunciou que na semana que vem vai instalar a CPI das Fake News.

Um dos alvos será o blog sujo The Intercept, do americano Glenn Greenwald.

Saiba quais riscos corre a economia brasileira com o calote da Argentina

Análise realizada hoje por Marcela Rocha, economista chefe da Claritas Investimentos, conforme material que acaba de enviar ao editor:

- O plano anunciado pelo governo Macri de adiar o prazo de pagamento de sua dívida de curto prazo e renegociar a dívida de longo prazo, inclusive com o FMI, não reduz as preocupações com o desempenho da economia argentina e suas consequências para o Brasil.

(...)

- Em relação ao Brasil, a participação da Argentina na pauta de exportações já passou por importante redução ao longos dos últimos anos por conta da crise que atinge o país vizinho há algum tempo. No ano, as exportações para Argentina representam cerca de 5,0% da pauta total brasileira. Em 2018, a participação era de um pouco mais de 7,0%;
-  A menor importância na pauta de exportação, no entanto, não impede um novo choque negativo na atividade doméstica. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Prefeitura de Porto Alegre obtém vitória judicial contra a PwC e já pode cobrar ISS de empresas de consultoria e auditoria

O 1º Grupo Cível do Tribunal de Justiça confirmou o enquadramento tributário efetivado pela prefeitura e a forma de cobrança do ISS sobre os serviços prestados por empresa de consultoria e auditoria que atua em âmbito mundial. 

A decisão ocorreu em ação rescisória ajuizada pela PwC, empresa de consultoria, após não obter sucesso em última instância, na tentativa de acórdão do TJRS, que já havia decidido sobre a questão. O embate no Judiciário envolve valores milionários. 

Só nesta ação, o valor questionado é de R$1,3 milhão.

O Imposto sobre Serviços (ISS) é o principal tributo de competência municipal, representando, em Porto Alegre, mais de 47% da arrecadação própria do Município. A arrecadação administrativa acumulada do tributo alcançou a marca histórica de R$ 1 bilhão entre julho de 2018 e junho de 2019.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.

Boicote agora mesmo os produtos da Timberland, que se colocou ao lado de Macron e contra Bolsonaro


Comece seu boicote agora mesmo e proteste junto à empresa, que ganha dinheiro vendendo seus produtos no Brasil.

É hora de boicotar os produtos, sobretudo calçados e artigos de couro e confecções da Timberland no Brasil.

A marca colocou-se ao lado do francês Emanuel Macron e contra o presidente Jair Bolsonaro, suspendendo a compra de couros do Brasil (leia nota a seguir).

O boicote precisa durar até que a Timberland reveja sua posição e deve atingir sobretudo a loja virtual (clique aqui para conhecer).

Clique abaixo para protestar diretamente.
https://www.facebook.com/timberland/

Há quase empate entre os que apoiam e rejeitam a plantação de maconha para uso medicinal, diz Paraná Pesquisas

É muito pequena a diferença entre os que apoiam e rejeitam a produção da maconha para uso medicinal no Brasil, segundo pesquisa de hoje do Instituto Paraná.

Veja:

A favor, 46,6%
Contra, 44,2%

A única faixa etária que se coloca frontalmente contra é a que registra mais de 60 anos (46,6% x 41,5%).

O Nordeste é a única região frontalmente contra a liberação (47,3% x 44,5%).

Timerland prejudica mercado brasileiro de couros ao suspender compras por causa das queimadas da Amazônia

Apesar dos desmentidos do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, negando o cancelamento de pedidos em função das queimadas na Amazônia, a dona da Timberland e da Vans suspendeu suas compras.

A empresa avisou que só retomará os negócios quando confirmar que o produto não prejudica o meio ambiente.

A decisão da Timberland é oportunista e safada, porque se deixou guiar pelas declarações histéricas de ambientalistas esrangeiros e brasileiros, aliados do lulopetismo local e do francês Emmanuele Macron.

Dica do editor - Examine esta nova radiografia sobre a população dos municípios, Estados e Brasil

No link a seguir, examine mais detalhes da mais nova radiografia do Brasil.

CLIQUE AQUI para examinar tudo.

Bolsonaro exige desculpas do presidente francês Emmanuele Macron

O presidente Jair Bolsonaro reiterou, hoje, que não tem mais conversa com o francês Emmanuel Macron.

Ele avisou:

- Primeiro, ele terá que se desculpar formalmente.

O francês é um mentiroso inescrupuloso.

Kim Kataguiri votou pela derrubada do veto de Bolsonaro no caso das fake news

Em Porto Alegre, usando as redes sociais, o advogado Bruno Dornelles e o consultor de empresas Leandro Rushel, criticam severamente o líder do MBL.

O Congresso derrubou o veto aposto pelo presidente Bolsonaro na nova lei sobre fake news, valendo, agora, penas pesadas, piores do que para os criminosos que cometem crime culposo.

A derrubada do veto acabou provocando bate-boca entre Kim Kataguiri, deputado federal e líder do MBL, e o deputado Eduardo Bolsonaro.

Kim votou com a esquerda na derrubada do veto.

Foram 326 votos dos deputados para derrubar o veto e apenas 84 para mantê-lo. No Senado, foram 48 votos contra o veto e apenas 6 a favor.

CLIQUE AQUI para ler os posts de Eduardo.

Polícia Federal apreende celular da comunista Manuela D'Ávila. Ela foi ouvida e liberada no âmbito da Operação Spoofing.

A ex-deputada Manuela D'Ávila foi intimada e prestou depoimento aos delegados da Polícia Federal que investigam sua atuação junto à quadrilha de hackers que roubaram dados do ex-juiz Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol.

A comunista disse que apenas alcançou para o líder da quadrilha, o Vermelho, o número do celular do americano Glenn Greenwald, editor do blog sujo The Intercept.

A Polícia Federal apreendeu o celular de Manu para periciar e verificar se o que ela diz é verdade.

Dica do editor - Facebook oferece bolsas de mestrado em qualquer País


Facebook oferece bolsas integrais de mestrado em qualquer País.

CLIQUE AQUI para saber mais.

E o STF ainda acha que este sujeito abjeto não tem que ficar preso

Lula acha que foi tudo fingimento de Bolsonaro.

Na entrevista que o prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva concedeu para a BBC Brasil, fica claro o modo abjeto com que ele trata a condição humana. O editor destaca o trecho mais exemplar da fala desse prisioneiro sem caráter:


BBC News Brasil - O senhor às vezes também não opta por fazer um discurso muito voltado para sua base mais fiel? O senhor há poucos meses disse que a facada, da qual o então candidato Bolsonaro foi vítima, não seria verdade. Gostaria de saber se o senhor genuinamente acredita que Bolsonaro não sofreu uma facada e no que o senhor baseia esse tipo de afirmação?
Lula - Não, eu não disse que não tinha tomado, eu disse que não acreditava (que Bolsonaro levou uma facada). Mas você garante a mim o direito da dúvida? Veja, eu tenho suspeitas (de que não ocorreu). Agora, se aconteceu, aconteceu.
BBC News Brasil - Assim como o presidente Jair Bolsonaro diz que tem suspeitas de que ONGs botam fogo na Amazônia e fala esse tipo de argumentação sem provas, o senhor acha que contribui para tornar o ambiente menos radical, menos tóxico de desinformação ao propalar suspeitas sem indícios de provas?
Lula -Eu falei com muita tranquilidade desde o dia que aconteceu aquilo, porque não vi sangue.

CLIQUE AQUI para ler mais. As perguntas e respostas são variações sobre o mesmo tema.

BRDE consegue o maior lucro líquido da sua história em um primeiro semestre

Os investimentos viabilizados pelo BRDE no primeiro semestre atingem R$ 1,4 bilhão.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE encerrou o primeiro semestre deste ano com R$ 1,1 bilhão em operações de crédito contratadas. O montante representa um crescimento de 35,1% em comparação com igual período do ano anterior. Somados às contrapartidas dos próprios empreendedores, os financiamentos viabilizaram R$ 1,4 bilhão em investimentos na Região Sul e foram responsáveis pela manutenção e geração de mais de 20 mil postos de trabalho e o incremento de R$ 162 milhões/ano em impostos para os Estados da Região.

O lucro líquido apurado pelo BRDE no primeiro semestre de 2019 foi de R$ 109,6 milhões, o que representa um incremento de 66,7% em relação a igual período do ano anterior. Este é o melhor desempenho do primeiro semestre na história do banco.

CLIQUE AQUI para examinar todos os números mais relevantes do balanço e as explicações sobre os bons resultados.

Zambelli nega postagem sobre envenenamento do ministro do Meio Ambiente

A deputada Carla Zambelli, PSL de SP, disse há pouco ao editor que não é dela o post que denuncia envenenamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ato que teria sido praticado na reunião de terça-feira entre Bolsonaro e governadores da Amazônia.

A postagem diz que um veneno derivado da mamona teria sido servido ao ministro em um copo de água.

Nas redes sociais, a postagem viraliza desde ontem a noite.

A deputada chegou a tratar do problema de saúde de Salles, mas sem promover denúncia nenhuma.

Dica do editor - Brasileiros que usam a internet já são 70% da população. Conheça os números.


O número de brasileiros que usam a internet cresceu de 67% para 70% entre 2017 e 2018. Nas áreas urbanas esse percentual chega a 74%. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Bolsa reage e sobe de novo, mas o dólar também sobe

A Bolsa continua recuperando-se das quedas brutas da semana passada e do início desta semana, mas reage modestamente. Hoje, o pregão abriu em pequena alta, enquanto o dólar prossegue subindo, mas também de modo muito modesto.

As 11h29min

Bolsa, +0,86%, 99.036 pontos
Dólar comercial, +0,16%, R$ 4,1644 para a venda.

O STF mostrou que não se intimida com nada e quer porque quer soltar Lula.

78,7 milhões tramitam na Justiça do Brasil.

Ao final de 2018, os processos pendentes em todas as instâncias da Justiça eram 78,7 milhões – queda de 1,2% na comparação com o final de 2017, quando havia 80,1 milhões de casos em estoque.

É a primeira redução desde 2009, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) passou a usar essa metodologia.

Em 2018, diminuiu também a quantidade de novas ações apresentadas na Justiça: foram 28 milhões no ano passado, contra 29,1 milhões em 2017 – recuo de 1,9%. 

A Justiça do Trabalho foi onde o número de novas ações mais caiu: 861 mil novos processos a menos comparado a 2017.

CLIQUE AQUI para ler tudo na Justiça em Números.

Dica do editor - Vem aí a Feira de Trocas de Livros de Porto Alegre

Estão abertas as inscrições para a 18ª Edição da Feira de Trocas de Livros, que ocorre no dia 28 de setembro, das 10h às 17h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus). As entidades participantes deverão enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail bibliot@portoalegre.rs.gov.br até o dia 23 de setembro, ou até o preenchimento das 20 vagas disponíveis.  Deverá ser disponibilizado de 100 a 150 livros para exposição e troca por outros títulos. O regulamento para a participação na feira está disponível neste link

CLIQUE AQUI para ler o regulamento.

Moro alerta para demora no exame do pacote anticrime: "O povo não aguenta mais !"

Este áudio viraliza, hoje, nas redes sociais. É uma fala do ministro Sérgio Moro, na qual cobra celeridade da Câmara para examinar seu pacote anti-crime, que continua mofando na Casa, tudo por ordem do presidente Rodrigo Maia. A fala é de maio, mas vale como se fosse hoje.

 

Veja e ouça esta entrevista que Sérgio Moro concedeu ontem a noite para a Globonews

Você pode examinar, a seguir, no link, a entrevista que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, concedeu ontem à noite para a  Globonews

CCJ do Senado aprova PEC que trata da divisão do dinheiro do megaleilão de petróleo previsto para novembro

A CCJ do Senado deu um passo importante para viabilizar o megaleilão de petróleo previsto para novembro.

É que foi aprovada a PEC 98/2019 que regulamenta a divisão dos recursos arrecadados com o bônus de assinatura dos contratos. Agora, o texto precisa ser aprovado no plenário.

Para que os recursos sejam repartidos com governadores e prefeitos foi preciso alterar a Constituição e criar uma exceção na regra do teto de gastos.

No leilão do petróleo marcado para novembro, depois de acertar uma dívida de R$ 36 bilhões com a Petrobras, a União deve destinar 15% do que for arrecadado com o bônus de assinatura para os estados e o DF, e outros 15% aos municípios.

CLIQUE AQUI para conhecer o texto integral da PEC aprovada.

Opinião do editor - Desastre econômico dos governos do PT é herança maldita ainda não desfeita

O pequeno crescimento do PIB no segundo trimestre do ano (0,4%) fez com que os economistas, políticos e jornalistas lulopetistas resolvessem botar as garras de fora, mentindo de modo deslavado e criminoso para enganar a opinião pública.

O site Brasil247 de hoje chega a anunciar que "a recuperação é a mais fraca em 40 anos".

Ora, basta examinar o gráfico ao lado para perceber que o governo Dilma, do PT, produziu a maior recessão da história da economia brasileira, somando os resultados de 2015 e 2016, uma das razões do impeachment que tomou. Ela estava destruindo o País. O governo Temer começou a consertar o saco de maldades e incompetência dos governos lulopetistas, mas o estrago foi de dimensões oceânicas e o processo de recuperação prossegue, o que inclui os ajustes fiscais, as reformas em andamento no Congresso e a nova gestão pública em modernização acelerada.

CLIQUE AQUI para verificar mais gráficos sobre a evolução do PIB.

Dica do editor - A partir do dia 5 tem Festival de Gastronomia em Gramado

O 11º Festival de Cultura e Gastronomia começará em Gramado, RS, a partir do dia 5 de setembro. A cidade reunirá os melhores chefs e restaurantes para uma programação intensa com comida de rua, oficinas, jantares harmonizados e muitas atrações culturais. Este ano, o país homenageado é o Chile

Saiba mais:
https://www.facebook.com/FestivalDeGastronomia/
https://www.instagram.com/festivaldegastronomia/

PIB do segundo trimestre cresceu apenas 0,4%. É muito pouco, mas é melhor do que a encomenda.

A economia brasileira apresentou pequena alta de 0,4% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro trimestre, na série com ajuste sazonal, segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira. O resultado reflete a fraca atividade econômica do país, que não conseguiu ensaiar uma retomada de fôlego após ter registrado retração de 0,2% nos primeiros três meses de 2019. Em valores correntes, o Produto Interno Bruto(PIB) do segundo tri totalizou 1,780 trilhão de reais. Nos primeiros seis meses do governo Bolsonaro, o PIB acumulado é de 0,7%.

Apesar de fraco, esse resultado do PIB afasta o risco de uma recessão técnica, termo usado por economistas quando há resultado negativo por dois trimestres seguidos. Na prática, a recessão técnica significaria um sinal de alerta de que algo não vai bem com a economia do país. Ainda, no entanto, não se trata de uma recessão de fato, quando é vista uma situação econômica mais deteriorada.

CLIQUE AQUI para conhecer muitos mais detalhes e gráficos.

Inflação do IGPM registrou 0,67% abaixo de zero em julho. Foi a primeira deflação do ano.

O IGP-M mostrou desaceleração bastante importante em agosto, passando para o campo deflacionário. 

O IGP-M registrou deflação de 0,67% neste mês, ante uma alta de 0,40% em julho. Tal resultado veio um pouco abaixo da mediana das expectativas do mercado (de -0,65%).

Em comparação com julho, o vetor mais importante do recuo do indicador foi a deflação do minério de ferro, que explicou a baixa do IPA-Industrial. Os preços da  commodity estavam subindo desde o início do ano, atingindo o pico em meados de julho, em função da redução da oferta mundial. No decorrer de agosto, entretanto, suas cotações apresentaram forte descompressão, devido a melhora das condições de oferta e expectativas de arrefecimento da demanda global. A deflação dos produtos agrícolas, por sua vez, manteve praticamente o mesmo ritmo observado no mês passado, oscilando de -0,61% em julho para -0,60% nesta leitura. O indicador da construção civil, INCC, contribuiu para o recuo do indicador agregado, desacelerando de 0,91% para 0,34% . O IPC, por fim, acelerou de 0,16% para 0,23%. 

O IGP-M acumulou alta 4,95% em doze meses

Dica do editor - Hoje, quinta, tem 411 vagas de emprego no Sine de Porto Alegre

411 postos de trabalho estarão disponíveis no Sine Municipal de Porto Alegre, tudo a partir de hoje, 29, até que as vagas sejam preenchidas. Entre as oportunidades oferecidas, a maior demanda é para etiquetador, com 100 vagas, seguida por pedreiro, com 40 vagas abertas.

CLIQUE AQUI para saber quais são as vagas e como fazer para ir ao Sine.

Palocci conta como reuniu-se com Lula no Palácio do Planalto, tudo para tratar de propinas de R$ 300 milhões para o PT

O novo anexo da mega-delação de Palocci foi aberto, ontem, pela Justiça Federal de Curitiba, a pedido da Força Tarefa da Lava Jato.

O ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Antonio Palocci, contou mais uma vez como se reuniu com Lula, no Planalto, para tratar da oferta de 300 milhões de reais de propina.

 O ex-ministro dos governos Lula e Dilma, um dos fundadores do PT, disse que o presidente queria que ele, Palocci, aceitasse “imediatamente” a oferta de dinheiro sujo.

A delação de Palocci foi confirmada pelos investigadores a partir de elementos fornecidos pela delação de Marcelo Odebrecht e de outros executivos da empreiteira. 

Doações oficiais ao PT também foram lideradas como propina.

Delação revelada ontem em Curitiba: Odebrecht, CSN e Ometto liberaram propinas de R$ 300 milhões para o PT, tudo em troca de MPs de Lula

O ex-ministro conta como se reuniu com Lula, no Planalto, para tratar da proposta de 300 milhões de reais em dinheiro sujo, revela o repórter Robson Boninaccess, Veja de hoje.

A pedido da força-tarefa da Lava-Jato, a Justiça Federal do Paraná retirou ontem o sigilo de mais um anexo da delação de Antonio Palocci. É o que detalha a oferta e pagamento de propinas por grandes empresários em troca da aprovação de medidas provisórias no governo Lula.

“Todos os grandes empresários que participaram dessa operação ofereceram dinheiro ‘sem limites’ para Palocci e Guido Mantega porque, afinal de contas, é ‘me livre de uma dívida de 200 bilhões de reais’”, narra a delação, ao explicar por que Marcelo Odebrecht, Benjamin Steinbruch e Rubens Ometto envolveram-se no lobby direto com o Planalto pela aprovação da MP 460.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/