Câmara de Porto Alegre aprova a proposta da Escola sem Partido

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre acaba de aprovar o projeto que implementa nas escolas públicas municipais os princípios da Escola sem Partido.

O projeto é do vereador Valter Nagelstein, MDB.

Foram 18 votos contra apenas dois.

As sessões desta noite são as últimas deste ano. A partir de amanhã, a Câmara entrará em recesso.

Mônica Leal manobra e derruba quorum na Câmara de Porto Alegre e projeto dos cobradores fica para 2020

A memória do pai. Logo depois que desceu da tribuna, a vereadora sentiu-se mal e pediu licença, usando atestado médico.

Numa inesperada manobra regimental, a presidente da Câmara de Porto Alegre cedeu a condução dos trabalhos, ainda há pouco, alegando a decisão de ir para a tribuna e defender uma emenda sua, tudo no caso do projeto que extingue gradativamente a função de cobrador de ônibus, mas na verdade a vereadora Mônica Leal queria apenas derrubar o quorum, já que é contra a proposta do prefeito Marchezan Júnior, com quem anda às turras. A vereadora é do PP e está jogando de mão com o lulopetismo esquerdopata de Porto Alegre.

Com 18 e não 19 vereadores dando presença, a sessão foi interrompida.

As galerias, repletas de rodoviários, gostaram.

A decisão de Mônica irritou o líder do seu próprio Partido, Ricardo Gomes, que avisou:

- Mônica trai a memória do próprio pai, o coronel Pedro Américo Leal, que não admitiria uma manobra como esta.

Dica do editor - Saiba o que é autismo severo e como enfrentar este sofrimento do familiar

Esta semana, na terça-feira, outra mãe de autista severo não suportou o sofrimento e se matou. Foi em Novo Hamburgo. O caso desta manhã fica mais compreensível diante da leitura desta reportagem da BBC News Brasil sobre o assunto. Leia: "Caroline Maduro tem 29 anos, mas as paredes de seu quarto são forradas com placas de espuma coloridas muitas vezes encontradas em cômodos de crianças. Foi o jeito que sua família encontrou para evitar que ela se machuque"

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Justiça paralisa 70 processos movidos pelo deputado Nereu Crispim contra seus críticos no PSL

No dia 5 de dezembro, este blog informou que tinha sido suspensa a ação cível movida pelo deputado federal Nereu Crispim (foto ao lado) contra o coronel Mário Andreuzza, coordenador da bancada do PSL na Assembleia do RS. Crispim é presidente estadual do PSL. Na ação, ele pede indenização por dano moral, já que se incomodou com críticas que recebeu.

O deputado ficou furioso e mandou malcriado recado para o editor, que rebateu tudo nos mesmos termos, tudo via WhatsApp.

Acontece que ontem a tarde, o juiz Roberto Borba, Juizado Especial de Canoas, suspendeu efetivamente a ação, tudo em função de reclamação enviada ao CNJ pelos advogado Hegel Pereira Britto e Alex Fabiano Gonçalves Cezare, que querem conexão e agrupamento de dezenas de ações movidas contra críticos do deputado, todas com o mesmo teor.No dia 5, a audiência com Andreuzza não foi realizada por juiz togado, que remeteu o caso ao juiz Roberto Borba.

Escreveu o magistrado:

- Determino a suspensão deste e de todos os feitos até decisão do CNJ.

Segundo declarações de Nereu Crispim na CPI das Fake News, ele moveu 70 ações em Canoas.

Saiba como Bolsonaro domou a herança maldita na economia

Polícia, MPE e Brigada cumprem mandados de busca e apreensão em Itaqui, RS. O caso é de rachadinha na prefeitura.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na chefia de gabinete da prefeitura e nas residências de dois integrantes da prefeitura de Itaqui, RS, tudo para investigar a dneúncia de rachadinha. Os três servidores investigados são acusados de exigir parte dos salários de outros CCs

A Polícia Civil agiu com apoio da Brigada e em acordo com o MPE.

Foram apreendidos celulares, computadores, notebooks e documentos.

Corregedoria da Brigada prende quatro soldados e um sargento em Alvorada

Quatro soldados e um sargento, todos da Brigada Militar, foram presos hoje, envolvidos em denúncias de corrupção.

150 agentes da Corregedoria da BM promoveram o cumprimento de mandados de busca e apreensão em casas e alojamentos de brigadianos do 24o BPM de Alvorada.

Os presos, que foram apanhados em flagrante, são acusados por ações de cobrança de valores de comerciantes, desvio de material apreendido, associação com o tráfico de drogas e com o jogo do bicho.

TJRS suspende decreto legislativo que pôs fim aos honorários de sucumbência para procuradores da PGE

A Assembleia do RS foi de novo atropelada pelo Judiciário do RS, mas avisou, esta tarde, que vai recorrer. Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo, deputados do Novo, disseram ao editor que acompanharão o recurso como amicus curiae.

Depois da decisão do desembargador Rui Portanova, que suspendeu até uma sessão do Legislativo, considerando ilegal votar o projeto sobre mudanças de alíquotas previdenciárias dos servidores estaduais, hoje foi a vez do desembargador Jorge Luis Dall’Agnol, que suspendeu, por liminar, os efeitos do decreto legislativo que barrou o pagamento de honorários de sucumbência aos procuradores estaduais. 

O decreto legislativo foi aprovado pela unanimidade da Assembleia.

A liminar de Dall"Agnol não se sustentará.

"Em novembro, o Brasil gerou maior número de empregos da década para este tipo de mês", comemora ministro da Infraestrutura

Foi o melhor resultado da década e por isto o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, resolveu comemorar no seu Tweeter.

Em novembro, conforme divulgou hoje o Caged, foram gerados 99.232 novos postos de trabalho com carteira assinada.

"Foi o melhor mês de novembro da década. Sensacional (...) e com aumento do salário médio", disse o ministro, que foi adiante:

- É quase o dobro do esperado pelo mercado. Desculpem os pessimistas, mas o Brasil #VaiDarCerto.

Senador Flávio Bolsonaro teme ser preso e pede habeas corpus ao STF

O senador Flávio Bolsonaro protocolou pedido de habeas corpus no STF, já que se sente ameaçado, inclusive de prisão, pelo MPE e Polícia do Rio, tudo em função de investigações sobre apropriação de valores de CCs do seu então gabinete como deputado estadual - as conhecidas rachadinhas.

Alega Flávio que MP e Polícia não podem violar sua imunidade parlamentar.

O habeas será decidido pelo ministro Gilmar Mendes.

Ontem, o MPE e a Polícia chegaram a arrombar uma loja do senador no Rio e também cumpriram mandados de busca e apreensão em casas e escritórios de familiares dele.

Clube de Opinião do RS reúne jornalistas no aniversário dos seus 17 anos


O Clube de Opinião do RS, que está completando 17 anos de fundação, realizou seu almoço de final de ano, nesta 5ª feira, 19 de dezembro, na churrascaria Barranco, em Porto Alegre.
      
Julio Ribeiro, presidente da entidade, lembra que o Clube foi criado, em 2002, com dois objetivos principais: lutar pela liberdade de imprensa e buscar qualificar a opinião de seus integrantes nos diversos espaços que ocupam nos meios de comunicação do Estado. O que disse o jornalista:

- Penso que o Clube tem cumprido o seu papel e tem sido um importante polo aglutinador dos profissionais de imprensa do Rio Grande do Sul” salienta o seu presidente.
      
Ao longo desses 17 anos de atividades, o Clube recebeu 45 convidados entre governadores, ministros, prefeitos, empresários e especialistas em diversas áreas, em reuniões marcadas pela conversa franca e o aprofundamento de questões relevantes na política, economia e comportamento da sociedade.
      
O senador Lasier Martins, membro fundador do Clube e seu primeiro vice-presidente, participou do encontro, bem como outros 17 colegas jornalistas.

Dica do editor - Conheça estes 100 presépios que estão em exposição no Vaticano

Conheça esta exposição com 130 presépios produzidos por artistas de mais de 30 países, que ficará aberta no Vaticano até janeiro.

CLIQUE AQUI para ver.

Acompanhe, ao vivo, decisão dos vereadores sobre proposta de extinção da função de cobrador de ônibus de Porto Alegre

O leitor poderá assistir ao vivo a sessão desta tarde da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a última do ano antes do recesso.

Esta tarde, a polêmica se estabelece em função da votação do projeto que visa acabar gradativamente com a função de cobrador de ônibus.

CLIQUE AQUI para ver ao vivo.

PF indicia seis da quadrilha de hackers que municiaram site sujo The Intercept

A Polícia Federal indiciou seis pessoas investigadas por invasão de celulares de autoridades. O indiciamento significa que a PF concluiu que há indícios suficientes de que eles cometeram os crimes investigados, como formação de organização criminosa e interceptação de comunicação telemática.

Os indiciados são:

Walter Delgatti Neto
Gustavo Santos
Danilo Marques
Suelen Priscila de Oliveira
Thiago Eliezer Martins
Luiz Henrique Molição

Saldo de emprego formal foi positivo em quase 100 mil vagas em novembro, mostra Caged

Puxado pelo bom desempenho dos setores de comércio e serviços, o mercado de trabalho brasileiro criou 99.232 empregos com carteira assinada em novembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira pelo ministério da Economia. Esse foi o oitavo mês consecutivo de abertura de vagas formais e o melhor resultado para novembro desde 2010, quando foram abertas 138.247 posto de trabalho. O saldo de novembro decorre de 1,291 milhão de admissões e 1,192 milhão de demissões.

Em novembro do ano passado, houve abertura líquida de 58.664 vagas, na série sem ajustes. O resultado de novembro ficou bem acima do intervalo das estimativas de analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast. As projeções eram de abertura de 30.471 a vagas a criação de 67.800 vagas, com mediana positiva de 49.000 postos de trabalho.

No acumulado de janeiro a novembro de 2019, o saldo do Caged foi positivo em 948.344 vagas, o melhor desempenho para o período desde 2013, quando a abertura de vagas chegou a 1,546 milhão, na série com ajustes. Em 12 meses até novembro, houve abertura de 605.919 postos de trabalho.

Sob pressão dos rodoviários, vereadores votam pelo fim dos cobradores de ônibus em Porto Alegre

Vai começar a sessão que votará a proposta de redução gradativa de cobradores de ônibus em Porto Alegre.

Manifestações de rodoviários ocorrem na cidade desde o início da manhã, tumultuando o trânsito.

Na Câmara, os manifestantes tentam ocupar espaços nas galerias para pressionar os vereadores, que ontem não votaram porque houve quebra de quorum.

A sessão começou tumultuada.

A presidente Mônica Leal, PP, usa pulso fraco, já que não lhe interessa votar a proposta. Ela flerta abertamente com os rodoviários que protestam.

Dica do editor - Conheça Waldorf, método de ensino que reafirma padrões de ensino não convencional

Conheça Waldorf, o método centenário em expansão no Brasil que prega a liberdade individual e reafirma padrões de ensino não convencionais.

CLIQUE AQUI para saber mais

Bolsonaro avisa que não tirará "segurança" do ministério de Moro

O presidente Jair Bolsonaro desmentiu, hoje, nova fake new da Folha.

Ele não desmembrará a segurança do ministério da Justiça.

Dica do editor - Paulo Uebel falará, sexta, sobre governo digital. Será no Cremers, 14h30min.

As 14h30min, sexta-feira, no Cremers, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ministério da Economia, o gaúcho Paulo Uebel, falará sobre o "governo digital e seus impactos na melhoria dos serviços públicos. No auditório, rua Bernardo Pires 415. Na mesma ocasião, o Cremers entregará o Mérito Cremers 2019 para personalidades do meio jurídico, entre os quais o desembargador federal Thompson Flores, TRF4. É aberto ao público e de graça.

Veja e ouça Lula prestando solidariedade ao socialista ex-governador da Paraíba, preso ontem pela Polícia Federal

Áudio flagra ex-governador socialista lulopetista cobrando propina na Paraíba

CLIQUE AQUI para saber mais e ouvir outros áudios. É tudo do Jornal da Paraíba de hoje, do blog de Suetoni Souto Maior.]

O ex-governador socialista e lulopetista da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), foi flagrado em uma conversa debatendo valores de supostas propinas com o operador da Organização Social Cruz Vermelha (CVB) e Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (Ipcep), Daniel Gomes. Na gravação divulgada, Daniel Gomes, em certo momento, admite que há um débito relativo à propina e lembra que foram feitos pagamentos para a campanha eleitoral. 15 foram presos por  desvio de R$134,2 milhões de serviços de saúde e educação, mas o governador ainda não foi preso porque está fora do país. Ele contratou o ex-ministro Gilson Dipp (governo do PT) para defendê-lo.

Artigo, Telma Mathilde Renner - CLT e “Justiça” Trabalhista

- A autora é empresária, RS.

  A CLT foi criada em 1943, num país cuja industrialização ainda engatinhava.   Um  monte de direitos, sem no entanto contrapor com o mesmo peso os deveres. Ah mas essa legislação visava proteger o empregado, o espírito dela era esse. Ok.  Mas foi  assim que  nasceu o “coitadismo” tão prejudicial e enraizado na nossa cultura . Que este protecionismo,  possivelmente,  se justificasse  em 1943 , portanto há 76 anos atrás (setenta e seis anos!) isso nem discuto,  mas que hoje está completamente  obsoleto, ah isso está!  

O empresário que tem sucesso é porque encara seu funcionário como um colaborador, ele sabe que funcionário insatisfeito boicota a empresa. Prova disso são as inúmeras iniciativas e os  departamentos de RH visando “motivação” para melhorar o desempenho. E funcionários bons são reconhecidos e disputados por empresas! .  Então o empresário  evoluiu ,  mas a  legislação foi  piorando  a cada dia, onerando e  dificultando ao máximo, o desempenho das empresas.  Cheia de norminhas e regrinhas, a toda hora mudada  por políticos que sempre viveram  ás custas do contribuinte  e que para conquistar o seu eleitorado ,  foram apertando o cerco cada vez mais, e com isso  dificultando   a criação de mais empregos.  “Justiça” Trabalhista  que foi se inflando e se tornando cada vez mais poderosa   e onipotente...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Cpers decidirá, amanhã, se continuará ou não sua greve de papel

O sindicato dos professores estaduais gaúchos, o Cpers, convocou assembleia geral para amanhã,sexta-feira, quando decidirá se acabará ou não com sua greve de papel, que já dura um mês e comprometeu o ano escolar.

Oi aumenta investimentos na Região Sul em 2019


A Oi investiu mais de R$ 752 milhões na Região Sul de janeiro a setembro de 2019, um aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano anterior (R$ 464 mi). Somente no Rio Grande do Sul foram investidos mais de R$ 340 milhões, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A operadora implantou rede de fibra ótica nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Colombo e São José dos Pinhais (PR), Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Viamão (RS) e Blumenau e Rio do Sul (SC).

A companhia investiu na sua rede móvel com a modernização de 220 sites e implantação de 213 novos sites no período. A Oi oferece 4.5G nas cidades de Porto Alegre e Alvorada (RS) e cobertura 4G em 173 cidades da região.

Dica do editor - Saiba por que no RS existem mais mulheres do que homens

Segundo o IBGE, a esperança de vida ao nascer no RS, para ambos os sexos, passou de 72,4 em 2000 para 77,8 em 2016.  Em relação ao sexo, estas diferenças ficam ainda mais evidentes quando se constata a maior esperança de vida ao nascer das mulheres, que em 2016 atingiu 81,1 anos, enquanto que a dos homens ficou em 74,3 anos. Como resultado, o número de mulheres é superior ao número de homens, principalmente nas faixas de idade mais avançadas.

CLIQUE AQUI para conhecer mais dados.

Governo Leite ganhou no tapetão e no voto

O governador Eduardo Leite estava visivelmente satisfeito, hoje, com a rechonchuda vitória que obteve ontem na Assembleia, que aprovou por 40 x 15 seu projeto de mudança das alíquotas previdenciárias dos servidores estaduais.

Ele falou com a imprensa as 9h15min, mas, antes, fez um curto pronunciamento.

O governo ganhou, ontem, no tapetão e no voto.

A oposição lulopetista e seus aliados trânsfugas perderam no tapetão e no voto.

Bolsa cai, mas se mantém acima dos 114 mil pontos. Dólar sobe levemente.

A Bolsa registra leve queda neste momento, 10h29min, mas se mantém acima dos 114 mil pontos, um recorde histórico. O dólar sobe levemente.

11h29min

Bolsa, -0,17%, 114.120 pontos
Dólar comercial, +0,02%,R$ 4,0602 para a venda

Confiança da indústria melhorou em dezembro, diz FGV

Confiança da indústria avança em dezembro, puxada pela situação corrente e pelas expectativas.

O índice de confiança da indústria avançou 3,0 pontos neste mês, segundo a leitura preliminar divulgada há pouco pela FGV. A melhora da confiança refletiu a elevação dos seus dois componentes: o indicador de situação atual subiu 3,7 pontos, enquanto o índice de expectativas mostrou alta de 2,3 pontos. Por outro lado, a pesquisa sugere uma queda do Nível de Utilização da Capacidade Instalada, de 75,3% para 75,1%.

Governo aposta em dólar a R$ 4,10, inflação de 3,5% e Selic em 4,5% no final de 2020

O Relatório Trimestral de Inflação reforçou que a inflação prospectiva segue confortável, mas reafirmou cautela na condução da política monetária. 

Divulgado há pouco pelo Banco Central, o documento não trouxe grandes novidades em relação à leitura da última ata do Copom, conhecida nesta terça-feira. O cenário prospectivo para a inflação mantém-se benigno, com projeções abaixo do centro da meta até o final de 2021, em todos os cenários considerados. No cenário de mercado, com câmbio a R$/US$ 4,10 e Selic de 4,5% no final de 2020, o BC projeta uma inflação de 3,5% no ano que vem, assim como foi observado na edição anterior, divulgada em setembro. Ainda que o BC tenha reconhecido as pressões dos preços das carnes na inflação corrente, reforçou sua avaliação de que as medidas de inflação seguem em níveis confortáveis, principalmente os núcleos. Entendemos que a evolução da inflação, especialmente em dezembro e janeiro, serão muito importantes para um corte em sua próxima reunião, no início de fevereiro do ano que vem.

Dica do editor - Dicas e tutoriais de boas comidas no BBC Good Food


Dicas e tutoriais imperdíveis de boas comidas no BBC Good Food.

CLIQUE AQUI para examinar.

Veja e ouça este longo balanço da economia brasileira, 2019. Fala Paulo Guedes. É material desta madrugada.

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra da entrevista.

Em uma longa entrevista dada ontem à noite/madrugada de hoje à Globonews, o ministro da Economia Paulo Guedes fez um balanço de 2019 e projetou alguns dos principais desafios do próximo ano.

A reforma tributária monopolizou boa parte do tempo, mas Guedes reforçou conceitos do que o governo pretende fazer na área social. Segundo ele, medidas de forte impacto que visam resultados expressivos estão sendo trabalhadas e serão anunciadas em breve.


Governo Bolsonaro decide investir R$ 40 milhões na campanha publicitária "Aqui é Brasil"


O governo federal lançou, ontem, a campanha Agenda Positiva Regional 2019, que terá custo de R$ 40 milhões. Com slogan “Aqui é Brasil”, a ação pretende ampliar a divulgação das medidas do Poder Executivo. Será composta de 4 filmes de veiculação nacional e 45 filmes regionais a serem veiculados em TVs, rádios, cinemas, internet e jornais.

De acordo com o secretário especial de Comunicação Social, Fabio Wajngarten, 64% desses R$ 40 milhões serão destinados a veículos de comunicação regional. As peças serão divulgadas de 18 a 30 de dezembro e de 6 a 19 de janeiro.

Para 2020, a Secom conseguiu cerca de 50% do que pediu. De acordo com o Orçamento aprovado pelo Congresso na terça-eira, foram definidos “R$ 185 milhões ou R$ 190 milhões”, nas palavras do secretário especial. Wajngarten disse que a secretaria solicitava verba de R$ 370 milhões.

Greve dos professores estaduais gaúchos irá janeiro adentro. Alunos já perderam o ano no RS.


Se os professores públicos estaduais voltarem às salas de aula em algum momento, as aulas serão retomadas, o que poderá acontecer em abril do ano que vem. O ano está perdido.

O ano letivo das escolas estaduais do RS seria encerrado hoje, nesta quinta-feira, mas há 30 dias a greve do magistério mantém paralisadas por completo ou parcialmente as atividades em 1.535 das 2.500 unidades de ensino do Estado.

247 são de Porto Alegre.

A greve é contra o pacote Reforma RS e deverá durar até fevereiro, porque só no final de janeiro o restante do pacote será votado pela Assembleia. Ontem houve a votação de um só deles.

Os alunos que completariam o ensino médio, não poderão prestar vestibulares de verão e perderão o ano, isto no caso dos professores voltarem algum dia às salas de aula.

MBL protesta contra título de Cidadão de Porto Alegre para Ciro Gomes, que chamou os gaúchos de "nazistas"

Câmara aprova título a Ciro Gomes, que chamou os gaúchos de "nazistas".

O MBL, Movimento Brasil Livre, tirou a nota ao lado para protestar contra a aprovação do título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes.

A aprovação não não foi unânime. Votaram contra:

Lourdes Sprender, Comandante Nádia e Valter Nagelstein, todos do MDB; Felipe Camozzato, Novo, e Ricardo Gomes, PP.

A nota do MBL avisa que Ciro Gomes ofendeu os gaúchos ao chamá-los de "nazistas" e que ele "acumula um histórico de agressões que ultrapassam o campo das palavras, como foi o episódio de agressão ao deputado estadual Arthur do Val, SP. Arhur do Val, o Mamãe Falei, é um dos fundadores do MBL.

Amanhã, outros dois fundadores do MBL, Kim Kataguiri e Renan Santos, visitarão Porto Alegre. Eles lançarão um livro que conta a participação do movimento na derrubada do inepto governo de Dilma Roussef.

Dica do editor - Conheça estes vídeos do You Tube sobre cultivo de alimentos em escolas

O que há no Youtube sobre o cultivo de alimentos em espaços escolares e como isso incrementa o processo de aprendizagem e de envolvimento dos alunos

CLIQUE AQUI para examinar.

Bolsonaro usa o Twitter para registrar dados sobre o bom estado da economia

No seu Twitter de ontem a noite, 22h15min, o presidente Jair Bolsonaro fez estes registros sobre o bom estado da economia:

1) A bolsa bate novo recorde: pela primeira vez superou 113 mil pontos e dólar caiu para R$ 4,061. Paulo Guedes confirma que o déficit fiscal de 2019, previsto em R$ 139 bilhões, ficará em menos de R$ 80 bilhões. Caiu praticamente pela metade.

2) Menor taxa de juros de todos os tempo, Selic a 4,5%. Risco Brasil segue caindo e chega ao menor nível desde 2010. Expectativa do mercado de crescimento do PIB aumenta para 1,12%. Diminuiu o desemprego com 1 milhão de novas vagas este ano. 

É o Brasil se recuperando.

CLIQUE AQUI para examinar as postagens diretamente no Twitter do presidente.

Quinta-feira será dia de sol forte e temperatura alta no RS

Porto Alegre, 8h30min, 21 graus

Hoje será novamente dia de sol no Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, algumas nuvens devem aparecer no Estado. 

O calor será a marca predominante em todo o Estado nesta quinta-feira. A maioria das cidades registram temperatura amena nas primeiras horas do dia, mas gradativamente as marcas dos termômetros atingirá os 30ºC na maioria das regiões. 

O contraste do ar mais frio na Costa com o aquecimento continental intensifica o vento do quadrante Leste entre o período da tarde a noite.

Só Capitão Macedo, PSL, Maroni, Podemos, ambos da base aliada, votaram contra o governo Eduardo Leite

Os únicos dois deputados estaduais da base aliada que votaram com os lulopetistas contra o projeto que aumenta a alíquota previdenciária dos servidores estaduais gaúchos, ontem a noite, foram:

Capitão Macedo, PSL.
Rodrigo Maroni, Podemos.

Issur Koch, PP, esteve ausente.

CLIQUE AQUI para saber como votou cada deputado.

Seis propostas do programa Reforma RS ficaram para fim de janeiro

Depois da votação de ontem da primeira das propostas do pacote Reforma RS, a que trata das alíquotas da previdência, os deputados aprovaram o pedido do governo do Estado de retirada do regime de urgência dos outros seis projetos que compõem o conjunto de medidas proposto pelo Executivo com o objetivo de mitigar o déficit fiscal e modernizar a máquina pública.

A votação dos PLCs 504, 505, 508 e 509 e do PL 507/2019 ficará para janeiro de 2020.

Poderá haver convocação extraordinária da Assembleia.

CLIQUE AQUI para conhecer o programa Reforma RS.

Déficit consolidado da previdência estatal estadual chega a R$ 373,5 bilhões

O governo do RS tem uma das piores situações previdenciárias do Brasil, com déficit que deve chegar a R$ 12 bilhões neste ano. É o que informa o Piratini (CLIQUE AQUI para ler).

O déficit atuarial consolidado da previdência estadual é de R$ 373,5 bilhões, homologado e calculado de acordo com as regras nacionais vigentes. Isso corresponde à estimativa da insuficiência de contribuições para fazer frente aos pagamentos das aposentadorias e pensões nos próximos 75 anos. 

O Tesouro Estadual atualmente arca com 90,2% dessas despesas previdenciárias, somando a contribuição patronal com o aporte para cobertura da insuficiência.

Congresso veta proposta de decretação de emergência econômica na Argentina

O Congresso da Argentina vetou a decretação de emergência econômica apresentado pelo presidente Alberto Fernández.

Entre outras medidas, o plano permitiria ao governo mexer no orçamento e elevar impostos sem aprovação legislativa.

Câmara dos Representantes (deputados) aprovou impeachment de Donald Trump. Decisão final ficará com o Senado.

O relatório final sobre o impeachment de Trump diz que o presidente "traiu o cargo" ao pressionar a Ucrânia para investigar adversários políticos em benefício próprio e que os supostos crimes praticados pelo presidente "colocam o país em risco".

Trump num comício em Michigan, conforme foto de Leah Millis, da Reuters, disponível no Google.

Este blog transmitiu ao vivo a sessão de ontem da Câmara de Reprsentantes dos EUA que resultou na decretação de impeachment do presidente Trump. Eram necessários 216 votos para a aprovação do impeachment. Ao final da sessão, foram contabilizados 230 favoráveis ao impeachment, e 197 contrários. O caso vai, agora, para o Senado, onde Trump tem maioria, já que os republicanos controlam a Casa. Lá, o impeachment não passará.

Ainda não há data para a realização da votação no Senado. No entanto, tendência é que aconteça no mês de janeiro. Trump é o terceiro presidente dos Estados Unidos a sofrer impeachment na história. Bill Clinton e Andrew Johnson foram absolvidos pelo Senado, e mantiveram seus cargos. Os dois também permaneceram como presidentes até a votação no Senado.

O Senado tem 100 congressistas, dos quais 53 são republicanos, 45, democratas e dois, independentes. Para que Trump perca o mandato, é preciso que um terço dos senadores - 67 - vote a favor do impeachment.

Rodoviários tumultuam trânsito em Porto Alegre. É protesto contra votação, hoje, do projeto que acaba com cobradores.

Os rodoviários de Porto Alegre conseguem tumultuar o trânsito da Capital nesta quinta-feira, tudo em protesto contra o projeto que acaba gradativamente com a função de cobrador de ônibus.

Em empresas como a Nortran, poucos carros saíram esta manhã.

A EPTC autorizou que passageiros trafeguem de pé nas lotações da cidade.

Nessa quarta-feira, a votação do PL que versa sobre a extinção gradativa da função de cobrador não foi votado por falta de quórum. Com apenas 18 dos 36 vereadores presentes, a Câmara não votou, ontem, o projeto, mas isto poderá acontecer ainda hoje.

Governador Eduardo Leite falará com a imprensa as 9h15min

O governador Eduardo Leite fará um pronunciamento à imprensa as 9h15min.

Ele também concederá coletiva.

O governador analisará a aprovação do projeto de lei 503/2019, que trata da alteração das alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores estaduais.

A coletiva também servirá para esclarecer o caso das outras seis propostas do pacote Reforma RS, que não foram votadas ontem.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/