Polícia Federal abre operação para apurar bandalheiras com a pandemia no Amapá. Foi hoje.

De acordo com o boletim divulgado ontem pelo governo do Amapá, o estado tem 16.322 casos confirmados e 319 óbitos pela doença. O Amapá tem população de apenas 751 mil habitantes. O RS, com população 15 vezes maior (11,3 milhões de habitantes) registra, hoje, 344 mortos, portanto menos do que o Amapá.

As chamadas "invasões" de conferências em hospitais por parte de parlamentares e ativistas tem tudo a ver com as bandalheiras que já levaram a Polícia Federal a atuar sobre os governos de SC, SP, Rio, Pará, Rondônia, Ceará e Amazonas. Isto não parece preocupar o ministro Gilmar Mendes, que hoje pediu que a PGR investigue as "invasões".

Hoje a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Panaceia, que investiga desvio de medicamentos, de testes de diagnósticos e o uso indevido de serviços públicos de saúde, em Oiapoque, no Amapá.

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da prefeitura e da Secretaria de Saúde do município, além de residências em Oiapoque e na capital Macapá. Nas buscas foram apreendidos diversos testes para detecção,  máscaras e aventais de uso hospitalar.

Em nota, a PF informou que os desvios podem ser o “possível motivo que gerou a falta de medicação na rede pública municipal”. Depois de desviados, os medicamentos e testes eram disponibilizados para pessoas sem adoção de critérios médicos e necessidade comprovada.


A RBS assume a defesa dos shopping centers. Finalmente.

A RBS finalmente rendeu-se às evidências e hoje passou o dia em campanha para que o prefeito Marchezan Júnior não feche novamente os shopping centers.

O prefeito anunciou a iminência do retorno das restrições, mas não publicou na sexta-feira o decreto que prometeu.

É possível que faça isto amanhã.

O editor conferiu pessoalmente dois shopping centers da cidade e pode constatar as severas restrições e cuidados sanitários adotados em todos eles.

Caso feche novamente os shopping centers, a prefeitura inviabilizará este tipo de negócio em Porto Alegre.

Volta de Gramado provoca até congestionamento na ERS-115

Milhares de gaúchos que resolveram passar o dia em Gramado e Canela, antes do novo fechamento previsto para amanhã e que durará 14 dias, enfrentam, neste momento, grosso congestionamento na ERS-115, a estrada pedagiada estadual que termina onde passa a BR-116, destino final para quem vai a Porto Alegre.

O trânsito é lento na altura de Três Coroas.

Gramado foi quem mais recebeu turistas.

A cidade superlotou.

PGR quer investigar "invasões" de hospitais, mas não quer investigar mentiras sobre vagas em leitos e UTIs

A PGR pediu que seus procuradores federais verifiquem a natureza das "invasões" a hospitais.

Não houve invasão alguma, mas apenas histeria de gente como o minsitro Gilmar Mendes, que viu crime na disposição de autoridades (parlamentares) e pessoas comuns, que é a de verificar a veracidade das informações de superlotações em leitos e posições de UTI.

Não há movimento organizado algum para invadir pela violência os hospitais.

O que quer a PGR é dar satisfação ao Eixo do Mal e intimidar quem busca a verdade dos fatos.

Joyce une-se ao Eixo do Mal e vai para a Paulista protestar contra Bolsonaro. Também saíram atos de apoio ao presidente no RS, SP e Brasília.

Com camisa dos Gaviões da Fiel, a torcida esquerdopata e violenta do Corintians, a deputada Joyce Hasselman alinhou-se com os manifestantes anti-bolsonaro que foram para a avenida Paulista, esta tarde.

Ela empunhava uma máscara onde estava escrito "Fora Bolsonaro !"

Também saíram atos fortes de apoio ao governo em SP, Rio e Porto Alegre.

Na Capital gaúcha, duas carretas e concentração no Parcão foram pontuadas por críticas ao STF e pedido de intervenção das Forças Armadas.

Artigo, Olavo de Carvalho - Brasil, um sistema de erros

Convivi muito com os militares brasileiros nos anos 90 e no começo da década seguinte, fazendo conferências e trabalhando na produção do livro da Biblioteca do Exército, “O Exército na História do Brasil”, e sabia mais ou menos o que eles pensavam. Mas, perdido todo o contato com eles uma década e meia atrás, não me aventurei mais a examinar o “pensamento militar”. No entanto, agora, um professor da Universidade Federal de São Carlos, Piero de Camargo Leirner, numa entrevista interessantíssima, fornece alguns dados que permitem especular um pouco sobre o que os homens de farda enxergam, pensam e planejam.

Segundo esse arguto observador, a alta oficialidade militar pensa usar o presidente Bolsonaro como estopim para que, uma vez eclodida a crise geral, as Forças Armadas possam entrar em ação e empreender uma reforma total do “sistema brasileiro”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Esta noite, no SBT, tem presidente do Albert Einstein no SBT

O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner, é o entrevistado no Poder em Foco, programa que vai ao ar por volta da meia-noite (sempre depois do Programa Silvio Santos).

Ele vai falar sobre o combate ao vírus chinês.

Artigo, Dagoberto Lima Godoy - O julgamento da história

- O autor é ex-presidente da Fiergs e presidente do Conselho Superior da CIC de Caxias do Sul, o município (400 mil habitantes) mais industrializado do RS.

Os governantes que fraquejam ao enfrentar grandes ameaças, enquanto responsáveis pelos destinos de um povo, serão inevitavelmente condenados e vilipendiados, não importa qual tenha sido a natureza – boa ou má – de suas motivações.

(...)

Governantes de todo o mundo foram chamados a enfrentar a invasão do Covid19 e reagiram de diferentes formas, embora a todos coubesse a mesma responsabilidade de preservar vidas humanas e a vitalidade de seus países.

(...)

Porém, a maioria dos governantes optou pela intervenção autoritária, com medidas drásticas de isolamento, dito horizontal, a fim de conseguir o “achatamento” da curva de contágio, alegadamente para ganhar tempo para o reforço da estrutura hospitalar e, assim, evitar o seu colapso. Decretaram quarentenas, impuseram “lock-downs” e conseguiram a proeza inédita de paralisar a economia mundial, espalhando medo entre o povo e dizimando empresas e empregos, aos milhões.

(...)

Terão agido certo? É cedo para dizer, mas o certo é que, cedo ou tarde, a história os julgará. Implacavelmente.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral.

Caxias do Sul protesta e quer que governo revise sua inclusão na lista de restrições severas

O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, reuniu todo o secretariado e principais lideranças empresariais e de trabalhadores para fechar posição contra a mudança de bandeira que acusa risco maior ou menor de pandemia.

A região de Caxias, que inclui vários municípios, mudou sua bandeira de risco, que passou de laranja para vermelho, ou seja, terá que fechar tudo novamente a partir de amanhã.

O prefeito não quer saber disto e amanhã pedirá que Eduardo Leite revise sua posição.

Gramado e municípios vizinhos querem criação de nova região para análise da pandemia, a Região das Hortênsias

Esta foto é de hoje ao meio dia e registra a presença de grande número de turistas na Rua da Ladeira, que fica diante da Praça dos Imigrantes, Gramado.


O prefeito Fedoca Bertolucci, Gramado, quer que seu município e os municípios vizinhos caiam fora da chamada Região de Caxias e passem para uma nova categoria a ser criada, a Região das Hortênsias.

É arbitrária a atual classificação para efeito de implementação de restrições mais ou menos severas no caso da pandemia.

A partir de amanhã, municípios das Hortênsias, que nem de longe enfrentam problemas como os de Caxias do Sul, sofrerão restrições iguais.

Hoje, Gramado foi invadida por milhares de turistas, sobretudo de Porto Alegre (foto ao lado), que quiseram aproveitar o dia de sol forte e as atrações típicas da cidade, como as casas de chocolate, as lojas de qualidade, os parques coloridos e a beleza da Serra do RS.

Opinião do editor - Chegou a hora de criar fila única de UTI para doentes de vírus chinês

Ainda está em tempo de criar no RS e em Porto Alegre uma fila única de UTI para pacientes infectados por vírus chinês.

Veja este protesto contra Eduardo Leite diante do Palácio das Hortênsias, Canela, RS. Foi esta manhã.

O jornalista Caíque Marquez foi até a frente do Palácio das Hortênsias, esta manhã, em Canela, para registrar as cenas do protesto contra o governador Eduardo Leite, que se hospedou ali no sábado. Na hora do protesto, Leite já tinha regressado a Porto Alegre. Canela é cidade-gêmea de Gramado, menos charmosa, mas maior e igualmente muito politizada. O protesto tem a ver com a inaceitável inclusão dos dois municípios na região de Caxias do Sul, submetida a severas e renovadas restrições nas atividades humanas e econômicas, tudo depois de uma reabertura que durou poucas semanas. Nada justifica a inclusão de Gramado e Canela na lista vermelha do Piratini.

 

Bolsonaristas não se intimidam e vão a manifestações na Esplanada dos Ministérios

Os bolsonaristas não se intimidaram com as proibições decretadas pelo governador Ibaneis Rocha e promoveram manifestações, hoje, na Esplanada dos Ministérios.

O ministro da Educação esteve numa delas.

CLIQUE AQUI para examinar a fala do ministro. Ele analisa de que modo se articulam as forças do mal em vários Países, com ênfase para EUA, Europa, Chile e Brasil.

Inverno gaúcho começará com frio e ranger de dentes no sábado que vem

No próximo sábado, 18h44min, terminará a estação de outono e começará o inverno no RS.

Com a pandemia do vírus chinês em pleno curso, serão dias de frio, choro e ranger de dentes.

Cremers diz que faltam anestésicos e sedativos nas UTIs de Porto Alegre

O Cremers, no caso o Conselho Regional de Medicina do RS, denuncia a falta de anestésicos e sedativos usados em pacientes infectados pelo vírus chinês que são obrigados a usar ventilação mecânica nas UTIs de Porto Alegre. E exigte imediatas providências para regularizar o abastecimento. Leia a nota que o editor recebeu ontem:

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) manifesta profunda preocupação com o desabastecimento de medicamentos sedativos e anestésicos utilizados em ambiente hospitalar no manejo de pacientes portadores de Covid-19 e de outras condições clínicas que necessitam de ventilação mecânica. A indisponibilidade desses medicamentos tem sido relatada em vários estados brasileiros, inclusive, em hospitais de referência para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Dessa forma, o Cremers solicita às autoridades sanitárias, em âmbito nacional e estadual, que seja regularizado o fornecimento de medicamentos para sedação e anestesia, bem como elaborado planejamento que garanta o abastecimento desses produtos nos hospitais de referência, com o objetivo único de não colocar em risco a atividade médica e a vida de pacientes, especialmente os que se encontram em estado crítico.

Dr. Carlos Isaia Filho
Presidente do Cremers

Câmara de Porto Alegre garreteou a si mesma e agora reclama de vetos

A Câmara de Porto Alegre vai recorrer da decisão judicial que veta votações de matérias que não tenham vinculação com a pandemia.

O presidente Reginaldo Pujol disse que fará isto amanhã.

Mais vale a pena o presidente reunir seus pares para mudar o artigo do regimento interno que dispôs sobre o assunto.

Ex-diretor do Grupo Hospitalar Conceição é o novo diretor do Departamento Médico Legal do RS

Foi confirmada a indicação do ex-diretor do Conceição, Andre Cecchini, para a posição de diretor do Departamento Médico Legal do governo do RS.

Abrirá amanhã novo hospital de Porto Alegre, só para vírus chinês e só para pobres

Abrirá amanhã o novo hospital da zona Norte de Porto Alegre. Ele fará atendimento apenas pelo SUS.

Anexo ao Hospital Independência, o local tem 60 leitos, atendendo doentes que já tenham saído das UTIs dos hospitais públicos de referência para vírus chinês, no caso Conceição e Clínicas.

O atendimento ocorrerá 24 horas por dia.

Depois da pandemia, o hospital será entregue à administração da prefeitura de Porto Alegre.

CGC Saúde de R$ 10 milhões será inaugurado na semana que vem em Porto Alegre

Será no final da semana que vem, dia 20, a inauguração do CCG (Centro Clínico Gaúcho) Saúde, que a Clínica Mais implementou no antigo centro de eventos do  Hotel Plaza São Rafael, zona central de Porto Alegre.

A empresa investiu R$ 10 milhões no empreendimento de 4 mil metros quadrados e que reunirá 7o0 consultórios, com capacidade para atender mil pessoas por dia.

No local, serão atendidos clientes e os exames médicos ocorrerão ali mesmo.

Diretor do Instituto Butantan avisa: "A população não aceita mais o confinamento"

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, disse neste domingo ao jornal  Globo:

1)  A possibilidade de uma nova quarentena, nas cidades onde foi feita flexibilização do isolamento, pode não ter a mesma eficácia.

2) Alguns prefeitos já perceberam isso ao tentar retornar. Como convencer as pessoas a voltar tudo para trás porque está aumentando as infecções e os casos de internação? É muito difícil a população ficar no meio da indecisão. Elas não entendem, já não entendem a epidemia”, afirmou.

3) O prefeito tem que fazer sua parte, mas o principal é que temos de atuar como sociedade. O comerciante está sofrendo com prejuízo. As pessoas em suas casas se sentem impotentes: como fazer o vizsinho entender que ele tem que fazer a parte dele? Há uma discussão sobre a liberdade de cada um, mas vejam a quantidade de pessoas que estão morrendo. São mais de 40 mil, mais gente do que a população da maioria das cidades brasileiras. A gravidade da pandemia não foi compreendida.

É isto.

Chega de confinamento.

Manifestantes simulam bombardeio ao STF. Foi ontem a noite. Vejam o vídeo.

Artigo, Pedro Gomes Sanches, Observador, Lisboa - Não te deixarei morrer, Winston

Os antifas (anti-fascistas?!) vandalizaram em Londres a estátua de Churchill e ameaçam agora derrubá-la. Os estúpidos e os bárbaros podem ser educados e punidos, mas não poderão vencer.

Num mundo cheio de fragilidades, indignações, micro-agressões e gestos simbólicos a toque de caixa de hipócritas e imbecis, é tempo das pessoas de bem também se indignarem e dizerem basta. Recordar aos que se manifestam um pouco por todo o lado que se não fosse Churchill a combater e a vencer os fascismos estariam a lamber botas cardadas ou a fazer sabonetes (como ingrediente e não como operários) às mãos de Nazis ou de Comunistas, talvez seja inglório porque difícil de perceber por cérebros de um só neurónio. Porém, a ignorância da turba não deve — não pode — inibir a sensatez, calar os sentidos, adormecer a inteligência e matar a coragem dos outros; nós.
É escusado virem invocar os bons propósitos de tantos, que em nome do óbvio ululante combate ao racismo, essa outra manifestação abjecta de menoridade intelectual e de enormidade maldade, estiveram presentes nessas manifestações para justificar agora os porcos. Porque um porco, ainda que de pérolas ao pescoço, será sempre um porco. Um racista com um cartaz a dizer não ao racismo será sempre um racista. Um criminoso com uma farda será sempre um criminoso. Um canalha com um cartaz a dizer que o único polícia bom é o polícia morto será sempre um canalha.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Veja esta declaração de amor deste repórter da Globo, em pleno ar.

Bolsonaro, RBS e Vírus Chinês foram os assuntos mais procurados pelos leitores durante esta semana

Estes foram os 5 assuntos mais procurados pelos leitores durante esta semana.

Você pode reler cada um deles, bastando clicar nos links a seguir:

9 de jun. de 2020, 33 comentários
23235
13 de jun. de 2020, 61 comentários
13096
12 de jun. de 2020, 32 comentários
7883
13 de jun. de 2020, 34 comentários
3523
8 de jun. de 2020, 35 comentários
3195

Pandemia derrubou pela metade o número de casamentos no Brasil

O número de casamentos no Brasil caiu 48% nos meses de março, abril e maio, com o isolamento social por causa do impacto da pandemia.

Segundo os dados da Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), a maior queda foi em abril, de 62%, quando os cartórios realizaram 24.976 registros, ante os 65.242 do mesmo mês do ano passado.

Em maio, tradicional mês das noivas, houve 33.543 registros, uma redução de 58% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram realizados 79.685 casamentos.

Os dados referem-se à média de todos os Estados.

O receio de sair de casa, mas sobretudo a proibição de aglomerações, fez com que os planos dos casamenteiros fossem adiados.

Número de mortes por covid-19 “congela” na Espanha e levanta dúvidas

Desde 7 de junho, o número de mortos permanece inalterado em 27.136, o que gerou questionamentos sobre a real situação da pandemia no país.

A oposição de direita (o governo é socialista) diz que o governo esconde números.

A verdade é que os números não são escondidos, mas não estão sendo tabulados como deveriam.

CLIQUE AQUI para entender tudo.

Faz frio no RS, mas domingo será dia de sol e céu azul no Estado

Porto Alegre, 8h55min, 7o
Gramado, 8h55min, 3o

Faz frio no Rio Grande do Sul.

Em pelo menos uma dezena de cidades gaúchas, os termômetros marcaram temperaturas próximas a 0ºC. Os menores registros foram na Serra e na Campanha.

Porto Alegre, que amanheceu com céu totalmente azul e sol claro, também marcou a temperatura mais baixa de 2020: 5,1ºC, com sensação térmica de 2,9ºC. Para este domingo, a máxima prevista é de 15ºC.

Governador de Brasília manda fechar a Esplanada dos Ministérios

O governador de Brasília, Ibaneis Rocha, MDB, mandou fechar a Esplanada dos Ministérios.

Ele avisou que na região ninguém passará neste domingo.

Estão previstos protestos a favor e contra o governo Bolsonaro.

O governador avisou que a PM será dura contra quem tentar quebrar a ordem pública.

Secretária de Eduardo Leite aconselha no seu Twitter: "Fique em casa !". Mas não dá mais para ficar em casa.

O secretário da Saúde do Pará, o gaúcho Alberto Beltrame, também recomenda ficar em casa. Ele sabe por que razão isto faz bem para seu governo.

O recuo em regiões como as de Caxias, nas quais foram incluidas arbitrariamente cidades em melhor e pior situação, causa protestos e não é aceitável. CLIQUE AQUI para examinar o tamanho dos prejuízos para as atividades econômicas e humanas: o que fecha, o que não fecha e o que sofre severas restrições.

A secretária de Comunicação do governo do RS, Tânia Moreira, foi para seu Twitter com o objetivo de pedir apoio à política de distanciamento social controlado do governo Eduardo Leite.

O recuo do governo, ontem, em relação a regiões anteriormente liberadas, está produzindo protestos em todo o Estado.

No post, Tânia Moreira pediu com todas as letras:

- Fique em casa.

Ninguém mais quer ficar em casa.

Hoje saem protestos contra Eduardo Leite. Será diante do Palácio das Hortênsias, Canela.

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, protesta contra as novas restrições impostas pelo governo estadual.

O recuo em regiões como as de Caxias, nas quais foram incluidas arbitrariamente cidades em melhor e pior situação, causa protestos e não é aceitável. CLIQUE AQUI para examinar o tamanho dos prejuízos para as atividades econômicas e humanas: o que fecha, o que não fecha e o que sofre severas restrições.

Empresários, trabalhadores e políticos dos municípios de Gramado e Canela programaram protesto, hoje de manhã, diante do Palácio das Hortênsias, que fica em Canela.

O governador Eduardo Leite está hospedado ali desde ontem.

Os protestos têm a ver com a inclusão dos dois municípios na categoria "laranja", tudo no contexto do modelo de distanciamento social controlado. "Laranja" significa restrições severas, inclusive com fechamento de lojas e restaurantes.

O prefeito Fedoca Bertolucci, PDT, disse que Gramado fez o dever de casa, não registrou nenhuma morte até agora por vírus chinês e não pode ser penalizada pelo avanço da doença em outros municípios da região de Caxias, na qual foi incluída de modo arbitrário pelos iluminados que assessoram Eduardo Leite.

RS é o 19o na lista dos casos acumulados por infecção de vírus chinês. Situação da epidemia no Estado é uma das mais confortáveis do Brasil.

O RS fechou os números de sábado com o seguinte acumulado de infectados e mortes por vírus chinês, somando-se tudo desde o dia 26 de fevereiro, início da pandemia no Estado:

RS, 11,3 milhões de habitantes, 14.627 casos e 344 mortes

Nos demais Estados do Sul
Santa Catarina,7,2 milhões de habitantes, 13.296 casos e 193 mortes
Paraná, 9.233 casos e 312 mortes

O RS é 19o colocado entre os 27 Estados no que diz respeito a números acumulados de mortes e está no batalhão com menos óbitos registrados.

O Sul é a região com menos infectados até agora: 37.658, menos mesmo que o Centro Oeste, que acumula 38.651 casos. O campeão é o Nordeste, com 300.568 infectados, mais do que o Sudeste, que reúne SP e Rio (298.257).

Brasil acumula 42,7 mil mortes no acumulado de 3 meses e meio

Ao lado, números acumulado de infectados e de óbitos, totais no Brasil, mas também por regiões e Estados. O gráfico é do site Poder360 deste domingo.

O Brasil registrou 850.514 infectados por vírus chinês desde o início da pandemia no País, 26 de fevereiro, portanto há 3 meses e meio.

Foram 21.704 casos nas últimas 24 horas, de acordo com dados disponibilizados ontem a noite pelo ministério da Saúde.

O número acumulado de mortes é de 42.720.

Segundo o ministério da Saúde, ao menos 407 das mortes divulgadas aforam nos últimos 3 dias. 

Além disso, há mais 3.571 mortes sob investigação.

A primeira morte no Brasil foi registrada em 17 de março de 2020.

Desde 1º de junho, o Brasil registra mais de 500 mortes diárias.

Vírus chinês matou 52 porto-alegrenses em 3 meses e meio, mas no mesmo período morreram 2.700 pessoas por outras doenças

Foram confirmados 26 novos casos de pacientes de Porto Alegre com vírus chinês

No total de 3 meses e meio de pandemia na Capital, são 2.108 casos confirmados, 4.929 casos em análise e 6.821 casos negativos.

O total de óbitos pela pandemia é de 52, portanto praticamente uma morte a cada 2 dias. Neste período, no qual morreram 52 porto-alegrenses pelo vírus chinês, foram a óbito outros 2.700 pessoas, vitimadas por outras doenças.

CLIQUE AQUI para examinar relatório circunstanciado sobre a trajetória dos números sobre os casos de vírus chinês na Capital. Clique em "Boletim Informativo - Informações Epidemiológicas", logo na capa, bem ao alto, para examinar gráficos, tabelas e textos, inclusive sobre causas de mortes em Porto Alegre. Câncer e coração são responsáveis pela metade de todas as mortes.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/