Cais Mauá começa a abrir o Guaíba para o povo de Porto Alegre. Vem aí o Embarcadero, dia 11.

Vai abrir oficialmente o Embarcadero, projeto que irá transformar o complexo, localizado no Cais Mauá, na beira do Guaíba, Porto Alegre,  num importante ponto de referência turístico-cultural durante a Copa do Mundo. Em parceria com a DCSet Promoções e com Slash/Slash, o Embarcadero oferecerá,  no Pórtico Central e os Armazéns A e B, uma estrutura de entretenimento, gastronomia e lazer. 

A abertura acontece no dia 11, às 17 horas, no Cais Mauá. 

Nos últimos 5 anos, a melhor
segundo Veja.
www.biermarkt.com.br

Metroviários entram em estado de greve na região metropolitana

O Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul, em assembleia geral realizada nesta quinta-feira, rejeitou a proposta da Trensurb e entrou em estado de greve. Marcaram para terça-feira, da semana que vem, véspera da abertura da Copa do Mundo,  um nova assembleia, para decidir os rumos da mobilização. 

, Poderemos ter greve nos próximos dias.

Agas faz pesquisa que demonstra que gaúchos casados são os que mais presenteiam as namoradas (as esposas)

A Agas (supermercados) divulgou esta tarde uma pesquisa que demonstra que as vendas poderão aumentar 8% em função do Dia dos Namorados. A pesquisa apresenta também um dado muito curioso:

- São casados os casais que mais trocam presentes entre si no Dia dos Namorados.

. Este ano, segundo a Agas, a maior parte dos entrevistados quer comemorar a data em casa, tudo por conta do frio e dos jogos da Copa. 

. Para o dirigente da Agas, Antonio Longo, enquanto os casais mais jovens preferem comemorar em cinemas, shoppings e restaurantes a festividade, os gaúchos casados, com mais de 30 anos, devem celebrar em casa o Dia dos Namorados. “Os supermercados projetam um crescimento de até 8% nas vendas em comparação ao ano passado. O frio pode ser um fator decisivo para que mais casais optem pelo conforto do lar nas comemorações do dia 12”, estima Longo.

Nos últimos 5 anos, a melhor
segundo Veja.
www.biermarkt.com.br

PIB gaúcho cresceu pífios 0,4% no primeiro trimestre, calculado sobre o trimestre anterior

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 3,2% no primeiro trimestre de 2014, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em comparação com o último trimestre de 2013, o crescimento foi de 0,4%.

- Agropecuária, 6,4%.
-  indústria, 1,5%
-  Serviços, 3,1%.

. A produção do campo - agropecuária - salva a economia do RS de um fiasco total em 2014. A economia ainda avança em função do embalo da supersafra do ano passado.  

. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira, pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).

. Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou que a economia do país cresceu 0,2% no último trimestre.


- Com a revisão dos dados de 2013 — procedimento habitual —, o PIB do Rio Grande do Sul registrou taxa de crescimento de 6,3% ao longo do ano passado, meio ponto percentual acima do divulgado anteriormente, atingindo R$ 311,962 bilhões. No mesmo período, a economia brasileira cresceu 1%.

Dilma rebate Fifa: "O que prometemos que não entregamos ?"

Ela está cheia de razão, revoltada mesmo com as cobranças públicas da Fifa, que cobra obras e serviços prometidos pelos governos federal, estaduais e municipais. Eis sua irada reação:

- Eles fizeram as mesmas coisas com a África do Sul, o mesmo discurso. O que prometemos que não entregamos? Entregamos toda a segurança, estádios, aeroportos, até mesmo a rede de fibra óptica para fazer com que todos os celulares funcionem. Teremos wi-fi nos estádios que disponibilizaram e toda rede 3G e 4G funcionará.

. Foi o que disse a presidente sobre as criticas de Joseph Blatter e de Jérôme Valcke, presidente e secretário geral da FIFA, respectivamente.  Segundo ela, o país está preparado "dentro e fora de campo" e o clima de desânimo vai mudar ao longo do torneio:

-  Acho que isso é o complexo de vira-lata. A Copa aqui no Brasil será um sucesso.

. Na África do Sul, como se sabe, foi tudo um caos descomunal.

. No Brasil, obras vitais não serão entregues e algumas delas, como a do aeroporto de Brasília, já mostram escandalosamente suas deficiências.

CLIQUE AQUI para ver o que aconteceu com a primeira chuva que caiu sobre o novo aeroporto de Brasília.

CLIQUE na imagem a seguir para ouvir e ver o comentário do editor, intitulado Dilma quer comparar o Brasil com a África do Sul. Trata-se de um bom benchmark para o governo do PT.

Vicente Bogo já está fardado para ocupar a vaga de candidato ao Senado na coligação PP-SDD-PSDB

O ex-vice-governador e ex-deputado Vicente Bogo está fardadíssimo para ocupar a vaga de candidato ao Senado pelo PSDB, completando a chapa da coligação liderada por Ana Amélia, PP.

. O nome cogitado inicialmente, Marchezan Júnior, não se viabilizou por desinteresse do próprio deputado, que não quer correr risco. 

33 torneiras de chopes artesanais de várias partes do mundo no Bier Markt Von Fass.
Veja carta e cardápio das duas casas em
www.biermarkt.com.br

DCE da Ufrgs denuncia pró-reitor da Ufrgs, o militante petista Ângelo da Silva

A foto aí ao lado é de um militante todo embandeirado do PT, carregando no peito os adesivos de Tarso, Maria do Rosário e Oliboni, o Cristo do Morro da Cruz, que está ao seu lado.

. Trata-se do atual pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do RS, a Ufrgs, terceiro maior orçamento do RS, R$ 1,5 bilhão por ano. Ele se chama Ângelo Ronaldo Pereira da Silva. Até 2012 acompanhou Maria do Rosário em Brasília, ocupando vários cargos federais de livre nomeação, sempre amparado pela madrinha, a Mãe dos Direitos Humanos no Brasil.

. Acompanhe o que ele tem feito na sua função de interlocutor com os estudantes,  sempre movendo tenaz perseguição contra os adversários do seu Partido, o PT, desalojados do comando do principal diretório estudantil do RS, o DCE da Ufrgs:

- Omissão diante da exigência de devolução ao DCE do Posto de Recarga do TRI, ocupado irregularmente por uma videolocadora.

- Veto à participação do presidente do DCE do colegiado do Conselho de Curadores.

- Proibição de assembleias gerais estudantis via Internet

- Veto de auxílios financeiros  às chamadas Associações Atléticas, grandes eleitorais da atual administração do DCE.

. A gestão atual do DCE da Ufrgs resultou de uma eleição história realizada no ano passado, quando foram derrotadas todas as chapas apresentadas pelo PT, PSOL, PSTU e PCdoB. Votaram 6 mil estudantes.

. O DCE resolveu denunciar abertamente o que vem acontecendo na alta administração da Universidade Federal do RS. 

Bob's contrata M. Stortti para expandir em mais 30 pontos sua rede de franquias no RS

A rede Bob's decidiu contratar a gaúcha M. Stortti para administrar o crescimento das suas lancherias no Rio Grande do Sul. Sairá tudo pelo sistema de franquias. A M.Stortti foi contratada pela detentora da marca a Brazilian Fast Food Corporation (BFFC), rede que  também contempla as marcas Pizza Hut em São Paulo e iogurte frozen Yoggi. 

. A meta para este ano é lançar 30 novos pontos entre atendimento na rua, shopping center, drive thru, store in store, quiosque ou BExpress by Bob’s.

Nos últimos 5 anos, a melhor
segundo Veja.
www.biermarkt.com.br

É ela de novo nas ruas, mas em São Paulo, contra Alckmin, do PSDB

A foto ao lado é do Correio Braziliense de hoje, página 2.

Como papai é governador do RS, Luciana Genro não vai para as ruas em solidariedade aos seus companheiros do Bloco dos Pelados, liderado por militantes do seu Partido, o PSOL, e pelo PSTU, até porque sua atividade política e eleitoral principal é mesmo funcionar como linha auxiliar do PT, o que significa fustigar como puder os adversários do PSDB. Ela não quer constranger a família no governo e está sempre disposta a funcionar como grilo falante do PT.

. Esta posição é o que explica a presença dela nas manifestações de rua de São Paulo, todas elas destinadas a desestabilizar como puderem o governo do PSDB, de Geraldo Alckmin.

. Luciana é candidata a vice-presidente na chapa do PSOL. 

. Em nenhum outro Estado as ações de rua promovidas pelo PT-PCC, PSOL e PSTU, mais seus aparelhos da CUT e MTST, são tão selvagens como em São Paulo neste momento.

. E terra arrasada. 

. “Povo sem copa, tô na rua de novo”, diz o cartaz empunhado pelo militante paulista, quase ao lado de Luciana na foto.

. O protesto foi ontem diante do Itaquerão. 

Juristas dizem que OP nacional ampliado de Dilma é tentativa de implantar o bolivarianismo no Brasil

DEM, PSDB, Solidariedade e PPS decidiram obstruir todas as votações na Câmara, até que Henrique Alves paute o pedido de urgência do decreto que susta os efeitos da decisão do governo, apresentado por Mendonça Filho na semana passada.Henrique Alves tem até terça-feira para se mover. Caso contrário, a oposição cruzará os braços e, na prática, jogará o esforço concentrado no lixo.

Ao repercutir o decreto de Dilma sobre o OP nacional ampliado, o site da revista Veja de hoje informa que o Decreto 8.243/2014 determina a implantação da Política Nacional de Participação Social (PNPS) e do Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), prevendo a criação de “conselhos populares” formados por integrantes de movimentos sociais que poderão opinar sobre os rumos de órgãos e entidades do governo federal. Eis o que escreve Veja, replicando opiniões de juristas:

Que uma mudança tão profunda no sistema administrativo e político do Brasil tenha sido implantada pelo Executivo com uma canetada é motivo de alarme — e o alarme de fato tocou no Congresso nos últimos dias. Para juristas ouvidos pelo site de VEJA, contudo, o texto presidencial não apenas usurpa atribuições do Congresso Nacional, como ainda ataca um dos pilares da democracia representativa, a igualdade ("um homem, um voto"), ao criar um acesso privilegiado ao governo para integrantes de movimentos sociais.


“Esse decreto diz respeito à participação popular no processo legislativo e administrativo, mas a Constituição, quando fala de participação popular, é expressa ao prever como método de soberania o voto direto e secreto. É o princípio do ‘um homem, um voto’. Mesmo os casos de referendo, plebiscito e projeto de iniciativa popular têm de passar pelo Congresso, que é, sem dúvida, a representação máxima da população na nossa ordem constitucional”, diz o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50. À noite, à la carte.
A cantina ocupa os antigos túneis da Brahma, shopping
TOTAL, agora repaginados. Lugar único em Porto Alegre.
www.famigliafacin.com.br

Vendas a prazo no comércio caem pela terceira vez consecutiva no Brasil

Para a CNDL,  queda  do  consumo é resultado  da baixa atividade econômica
como um todo,  impactada pelo aumento  dos  juros  e  pela alta dos preços

O indicador de vendas a prazo no comércio, calculado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), repetiu o comportamento de baixa verificado nos últimos dois meses e recuou -2,08% no mês de maio, em relação ao mesmo período do ano passado.
O resultado obtido em maio representa a terceira queda consecutiva do indicador de vendas, o que segundo os dirigentes da CNDL, reforça a tendência de enfraquecimento da atividade econômica. "O consumo e o comércio dão claros sinais de perda de fôlego. Houve uma queda generalizada entre os principais indicadores de confiança da economia, que atualmente é negativamente impactada pelo aumento dos juros, pela aceleração da inflação e pelo crescimento moderado da massa salarial", disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, conforme mensagem que ele passou ao editor esta manhã.

Quadro Resumo


Maio.14/Maio.13
-2,08%
Maio.14/Abril.14
4,07%
Janeiro-Maio.14/Janeiro-Maio.13
-1,33% 

Será inaugurada neste sábado a fábrica de semicondutores da HT Micron em São Leopoldo

Será inaugurada neste sábado, 11h,  a fábrica da HT Micron, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula, do governador do Estado, Tarso Genro, além de  ministros.

. Fundada em 2009 a HT Micron  estará inaugurando  a maior fábrica de componentes semicondutores da América latina com 10 mil m² de área  construída e 7,5 mil m² de sala limpa,uma estrutura   sem similar no país. Instalada no Parque Tecnológico da Unisinos em São Leopoldo, a empresa é uma joint venture entre o grupo gaúcho PARIT - Participações em Inovação e Tecnologia SA   e a sul- coreano Hana Micron  estabelecida globalmente como encapsuladora de semicondutores .  

. A HT Micron já faz parte da cadeia de valor das principais empresas de produtos eletrônicos do país, tendo como fornecedores fabricantes mundiais de semicondutores, tais como SK Hynix, Micron, Toshiba, entre outras.

Vendrúsculo denuncia "fichas sujas" entre os delegados nacionais do PROS no RS

Decidida a apoiar a candidatura de Tarso Genro no RS, a direção nacional do PROS destituiu todo o comando atual do Partido no Estado. O presidente do PROS, vereador Bernardino Vendrúsculo, não só fazia oposição ao apoio, como denunciou vários delegados enviados pela direção nacional, classificando-os como  "fichas muito sujas".

. O novo presidente do PROS no RS poderá ser o ex-socialista Caleb de Oliveira, homem da copa e da cozinha de Tarso.]

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50. À noite, à la carte.
A cantina ocupa os antigos túneis da Brahma, shopping
TOTAL, agora repaginados. Lugar único em Porto Alegre.
www.famigliafacin.com.br

Dilma confirma Fontana na liderança do governo na Câmara

A presidente Dilma Roussef decidiu manter Henrique Fontana na posição de líder do governo na Câmara. Ele funcionava como substituto de Arlindo Chinaglia.

. Henrique Fontana é antigo quadro do PT do RS, já foi líder do governo na administração de Lula e possui fidelidade canina ao seu Partido, o PT, por quem é capaz de enfrentar as piores condições de debate político.

. O momento atual é de grande enfrentamento para a Dilma, que além da campanha eleitoral, carrega uma bateria enorme de escândalos e também transita por um momento de prejuízos na economia. 


Nova subestação da CEEE no Menino Deus recebeu investimento de R$ 34,7 milhões

Foi de R$ 34,7 milhões o investimento da CEEE na nova subestação do bairro Menino Deus, que garantirá energia abundante e de qualidade para os jogos da Copa e beneficiará 190 mil pessoas da região.

. O governo tenta incluir Dilma nos atos de inauguração da obra, sábado. A presidente iria inaugurar o novo Hospital da Restinga, mas desistiu quando soube que ele não operaria em seguida. Ela não quer mais inaugurar obras inacabadas.


Marinho, Globo, e Dilma, conversam de novo esta tarde. Conheça a pauta da reunião.

Em menos de dois meses, esta tarde acntecerá o segundo encontro entre a presidente Dilma e João Roberto Marinho Neto, vice-presidente das Organizações Globo, marcado para às 15h

. O jornais dizem que ambos discutirão a paz na Copa do Mundo.;

. A Globo faturou alto com a Copa, porque a emissora já vendeu cotas de R$ 1,4 bilhão no Mundial, mas vinha evitando pautas positivas sobre o evento.

.  No início de abril, em reunião para abordar temas como o leilão de 4G, a presidente questionou Marinho sobre o noticiário carregado da emissora contra o governo 

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50. À noite, à la carte.
A cantina ocupa os antigos túneis da Brahma, shopping
TOTAL, agora repaginados. Lugar único em Porto Alegre.
www.famigliafacin.com.br

Eduardo Campos radicaliza o discurso contra Dilma e o PT no RS

Não será fácil para o PMDB "vender" no RS a candidatura do socialista Eduardo Campos, que ontem esteve em Porto Alegre, sua terceira visita ao RS em apenas um ano. A foto ao lado registra a fala de Campos junto aos candidatos da coligação liderada por sartori, que tem ao seu lado o candidato a vice, José Cairoli, PSD. 

. Ele passou despercebido numa caminhada que fez no centro com o ex-deputado José Sartori.

. A programação do candidato incluiu um almoço com correlegionários em Cachoeirinha e a comemoração do aniversário do deputado Alceu Moreira, PMDB, além de uma visita à Santa Casa.,

. Falando para os jornalistas, ele mostrou-se mais à vontade e muito mais oposicionista.

. Eduardo Campos atacou não apenas as parcerias de Dilma, como José Sarney e Fernando Collor, mas toda a estrutura da gestão petista e programas estratégicos como o Bolsa Família e o Mais Médicos.


. Na sua coluna de hoje no Correio do Povo, a jornalista Taline Oppitz descobriu que o socialista está mais para adversário histórico do que para um ex-aliado do Palácio do Planalto. O PSB parece ter feito a análise de que, para se destacar na eleição e viabilizar o rompimento da tradicional polarização entre PT e PSDB nas disputas pela Presidência da República, será necessário assumir não uma postura agressiva, mas incisiva em relação ao governo federal.

Porto Alegre vive há 904 dias em emergência de lixo. Fortunati acaba de assinar sexto milionário contrato sem licitação.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati  publicou no Diário Oficial da capital gaúcha a informação de que assinou o 6º contrato emergencial, sem licitação pública, para a coleta do lixo domiciliar na cidade.

. Ao passar a informação na manhã desta quinta-feira, o jornalista Vitor Vieira, o maior expert da imprensa gaúcha em máfia do lixo, denunciou que Porto Alegre vive a emergência do lixo no governo Fortunati há 904 dias nesta quinta-feira.

. Leia mais:

. E ninguém acha isso escandaloso.... O Diário Oficial desta quarta-feira, na página 24, anuncia a contratação, novamente, da empresa WK Borges, por seis meses. E o preço? Ah, como estava previsto e já era de conhecimento do Ministério Público, o preço aumentou mais uma vez, e aumentou quase 10% em relação ao preço do mesmo serviço operado desde dezembro do ano passado pela mesma empreiteira W. K. Borges & Cia. Ltda. Agora, a empresa vai receber o valor de R$ 112,10 (cento e doze reais e dez centavos) por tonelada efetivamente coletada. Há seis meses, essa mesma empresa lixeira cobrava R$ 102,41 por tonelada coletada.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes. 

Advogados também aderem ao Supersimples. Quem ganha até R$ 180 mil por ano pagará tributo de apenas 4,5% e não mais 17%.

A Câmara dos Deputados aprovou a inclusão das atividades advocatícias na Tabela 4 do Supersimples. Dessa forma, os advogados que ganham até R$ 180 mil por ano, pagarão uma tributação de 4,5%, e não mais 17%, no regime simplificado de tributação de micro e pequenas empresas.

. O vice-presidente nacional da OAB, o gaúcho Claudio Lamachia, que passou a noite toda de terça-feira dentro do Congresso, cabalando votos, disse ao editor que a mobilização da advocacia é antiga.

- É uma questão de justiça tributária, atingindo mais de 817 mil advogados brasileiros, cerca de 90%. Hoje são 40 mil sociedades de advogados, número que deverá crescer para 100 mil. 

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50. À noite, à la carte.
A cantina ocupa os antigos túneis da Brahma, shopping
TOTAL, agora repaginados. Lugar único em Porto Alegre.
www.famigliafacin.com.br

Saiba como a maior rede hoteleira do Brasil, a Accor, opera no RS

Ranking disponibilizado nesta quarta-feira pela publicação eletrônica gaúcha Front Desk é a seguinte, por redes hoteleiras, constituindo o Brazil Top Five

1 - Accor: 21.028 quartos em 190 hoteis
2 - Atlântica: 12.876 quartos em 77 hoteis
3 – BHG: 5.807 quartos em 32 hoteis
4 - Blue Tree: 4.172 quartos em 25 hoteis
5 - Allia Hotels: 4.009 quartos em 37 hoteis

. No RS, operam apenas as redes Accor e Blue Tree. Front Desk, editado pelo jornalista Renato Brenol de Andrade, analisa o caso da Accor e sua presença no RS:

- O primeiro hotel da ACCOR no RS já não ostenta mais a sua bandeira: foi o Piazza Navona da capital gaucha, que hoje opera sob a bandeira Intercity. As bandeiras da Accor já subiram e desceram em Novo Hamburgo, Torres, Caxias do Sul e Gramado e hoje estão concentradas na capital, alem de unidades franqueadas em Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Não Me Toque, Montenegro, Passo Fundo e Rio Grande. Observe que Não-me-Toque é o nome da cidade onde se realiza anualmente a maior exposição do agronegócio do extremo sul do Brasil, a EXPODIRETO. O Ibis Budget Maua é o maior hotel da operadora no Sul do Brasil, com 340 quartos, com previsão para o perar a partir do próximo dia 15 de junho. No ano de 2015, Porto Alegre terá uma população de 9 hoteis sendo 5 Ibis, 2 Novotel, 1 Mercure e 1 Adágio. O RS terá 16 endereços ACCOR, sendo 12 Ibis.

Piso salarial nacional do magistério não pago já emplaca passivo de R$ 10 bilhões no RS

Os professores estaduais gaúchos acumulam direitos decorrentes do piso salarial nacional não pago. Apenas a diferença entre o atual salário e o piso nacional, resultará num passivo trabalhista de R$ 10 bilhões.

. Só no atual governo o STF decidiu que o piso é devido de verdade no RS. 

. É uma das heranças malditas que receberá o novo governador.

Déficit público gaúcho do segundo bimestre foi a R$ 2,3 bilhões (valores empenhados). 2014 marcará déficit de R$ 7 bilhões.

 Os números mais recentes disponibilizados na Internet pela secretaria estadual da Fazenda e relativos ao segundo bimestre deste ano, tudo de acordo com os mandamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal, revelam que o déficit do exercício deste ano já está em R$ 1 bilhão, considerando-se apenas as despesas liquidadas.

. Caso o leitor examine os números efetivamente empenhados, o valor salta para R$ 2,3 bilhões.

. Uma projeção simples, que é a de multiplicar por três esses valores, permitirá chegar a um déficit anual de R$ 7 bilhões pelo menos. O valor encontrado pelo editor poderá ser ainda maior, já que não foram considerados aumentos salariais inevitáveis, já concedidos, como os 6,5% de maio e 13,7% de novembro, já concedidos e ainda não pagos ao magistério, de longe a categoria mais numerosa do funcionalismo público.

. Esta será a pior herança maldita - os sucessivos déficits públicos -  que deixará o governador Tarso Genro e é por isto que muitos eleitores acham que seria melhor reelegê-lo e aplicar-lhe este auto-castigo.

O Globo volta a circular em Porto Alegre

Depois de ter permanecido fora de Porto Alegre durante um ano, inconformado com o calote que levou do seu distribuidor, o jornal O Globo voltou a ser vendido em Porto Alegre.

Guarulhos poderá ganhar Aeromóvel

Alem dos projetos que examina para o RS, Oskar e Marcus Coester promovem negociações para implementar uma linha do Aeromóvel no maior aeroporto do País, Guarulhos.

. Foi o que eles disseram ontem ao editor. 

Sentença da ação penal da Rodin continua mantida em segredo de justiça

Até agora não foi liberada para conhecimento público a sentença do juiz Loraci Flores no caso da ação penal da Operação Rodin. Ela corre em segredo de justiça.


. Os advogados dos réus examinam tudo com olho de enxadrista. 

. O juiz divulgou apenas as penas de cada um, mas não suas razões. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/