Preto, PT, já faz campanha eleitoral antecipada e fica por isto mesmo.Na corrida para o Senado, a pesquisa mostra a comunista Manuela D'Ávila empatada com Hamilton Mourão.
O mais curioso é que o candidato do PT, Edegar Preto, que aparece em primeiro lugar nas pesquisas publicadas até agora, por pouco não sumiu das pontuações, acumulando meros 4%, num empate técnico com Pedro Ruas, Psol, no cenário 1, e com Beto Albuquerque, PSB, no cenário 2. No cenário 3, ele nem aparece.
Ao contrário dos demais institutos de pesquisa de intenções de votos, o Real Time Big Data, da Record, inclui o governador Eduardo Leite e o ex-governador José Ivo Sartori nas suas listas. Ambos já declararam que não serão candidatos. Sartori tem sido menos peremptório, mas Leite, em sentido figurado, chegou a jurar em cima da Bíblia que não disputará nada, conservando seu mandato atual até o fim.
O editor tem críticas a fazer sobre Leite, mas não o considera um pilantra mentiroso.
Caso os dois disputem, Sartori nem iria para o segundo turno, cabendo a disputa entre Eduardo Leite (35%) e Onyx (29%).
O cenário mais provável, real, seria com Leite e Sartori fora. Neste caso, o segundo turno mostraria Onyx como vencedor, com 34%. O candidato de Leite, Ranolfo Viera Jr, PSDB, ficaria com 11%.