Oposição tira nota para listar 4 ilegalidades do novo inquérito aberto para meter na cadeia o presidente Bolsonaro
- Este inquérito precisa ser estancado (...) O Brasil assiste a uma escalada de abusos que coloca em risco o Estado de Direito. O inquérito conduzido pela Polícia Federal, longe de buscar justiça, tornou-se um instrumento político, marcado por ilegalidades sucessivas que precisam ser denunciadas e interrompidas.
Este novo inquérito visa justificar a prisão preventiva de Bolsonaro, imediata.
Zucco citou abusos evidentes: 1) A apreensão do pastor Silas Malafaia. 2) Vazamento de conversas privadas, inclusive entre pai (Jair) e filho (Eduardo). 3) Lançamento de suspeita sem prova alguma sobre dinheiro legítimo movimentado por Bolsonaro. 4) Ataques aos advogados Martin de Luca, qu eé americano, e Jeffrey Chiquini
Na nota, o deputado gaúcho revela que o delegado que assina o inquérito já trabalhou em gabinete do PT e por isto é suspeito.
CLIQUE AQUI para ler toda a nota.
Opinião do editor - Vazamentos da PF potencializam possível prisão de Bolsonaro
A Polícia Federal já reservou espaço preparado para cadeia de Bolsonaro.
São insistentes os rumores de que o ministro Alexandre de Moraes estaria com tudo pronto para mandar prender Bolsonaro e só estaria aguardando pela manifestação da defesa do ex-presidente, que tem até as 20h34 de hoje, prazo que o magistrado concedeu para receber explicações sobre aquilo que ele considera "descumprimento de medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e sobre o risco de fuga do ex-presidente", mas não só.
O vazamento em curso por parte da Polícia Federal visa amplificar denúncias, mesmo que vazias de conteúdo. É ato preparatório para que Moraes decrete a prisão de Bolsonaro.
No repto, Moraes baseia-se em áudios e material recolhido no celular, apreendido durante a última busca e apreensão no recinto da prisão domiciliar incomunicável de Bolsonaro.
O material vazado pela Polícia Federal foi publicado em primeira mão pela Rede Globo e amplificando pela mídia alinhada e pelo próprio governo Lula (o site oficial da Agência Brasil de hoje abre manchetes escandalosas sobre as "revelações" encontradas no celular de Bolsonaro), na verdade um amontado de materiais de conversas caseiras.
Em evento da Lide, com Moraes também convidado, André Mendonça escracha o ativismo judicial do STF
O comentário é do deputado Gustavo Gayer.
O evento da Lide ocorre nesta sexta-feira em Copacabana, no Rio.
Crônica de sexta-feira, Vitor Bertini - Ponto e Cruz II
— E aí, me conta. Como foi?
— Conta o que, Regina?
— Tá. Eu sei que é pessoal, confidencial e tudo o mais. Mas, já que você aceitou a provocação e foi ao médico, me diz uma coisa: é verdade que ele atende as pessoas bordando?
Diante do olhar de surpresa da amiga, um comentário disfarçou a segunda pergunta:
— Dizem que ele é lindo.
— E lá eu tive cabeça pra ver se o homem era bonito? — respondeu num impulso.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Artigo, Ana Maria Cemin - A Sombra - Vozes da Alma – Episódio 7
Neste episódio, o 7o de uma série, a jornalista gaúcha Ana Maria Cemin abre o espaço para transmitir a voz e o sentimento da psicóloga Suzi Moraes Barros, que atende presos políticos do 8 de janeiro:
Hoje, quero falar sobre o que não se vê. Sobre aquilo que caminha ao nosso lado, silencioso, mas presente. Quero falar sobre a sombra — não como ausência de luz, mas como presença de dor, de memória, de tudo aquilo que ainda não foi acolhido.
Você foi a primeira pessoa com quem eu deveria conversar. A primeira patriota. E também... a primeira perda que enfrentei neste caminho que agora trilho.
Não sei nada sobre você. Não a conheço. Só sei seu nome e seu telefone — que não me atende.
Meu primeiro pensamento foi: ela não quer conversar comigo.
Logo em seguida, percebo: não houve tempo.
Você fugiu.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
Prisão de Bolsonaro, exílio de Eduardo e repressão a Malafaia obrigam oposição a se reorganizar para atos públicos
É o caso dos atos públicos convocados para o 7 de Setembro.
O ato principal será novamente na avenida Paulista.
O pastor Silas Malafaia já avisou que está no comando da convocatória e estará na avenida.
Além do 7 de Setembro, buzinaços começam a pipocar em várias capitais e cidades do interior, como é o caso de Brasília, que chama manifestação para esta tarde, 17h, como se vê pelo card acima.
Methodus mostra resultado bem diferente da Quaest no caso do RS: Pretto, PT, 38,1%; Zucco, 31,6%; Juliana, 12,3%
Quaest coloca Juliana Brizola, PDT, em primeiro lugar (21%), mas tecnicamente empatada com Zucco (20%), sendo que Edegar Preto, PT, aparece em terceiro lugar com apenas 11%.
Ao contrário da Quaest, Methodus apresenta Edegar Pretto, PT, disparado na frente, tendo Zucco em segundo lugar, mas fora da margem de erro:
Pretto, 38,1%
Zucco, 31,6%
Juliana, 12,3%
A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Gabriel Souza (MDB), Covatti Filho (PP) e Paula Mascarenhas (PSDB) aparecem com desempenho limitado, variando entre 1,8% e 7,8%.
Artigo, Percival Puggina - Nero em versão colegiada e fogo no parquinho
Percival Puggina é editor do blog do Puggina.
Não é de hoje, nem de ontem. Já transcorreram vários anos durante os quais foi se tornando mais e mais evidente que a maioria do STF deixa de lado as regras do jogo para tomar decisões conforme seu agrado ou em favor de si mesma. Alegando sempre a excepcionalidade do momento, das circunstâncias impostas por inimigos internos ou externos, dos mais elevados princípios e valores, etc., etc., a maioria do Supremo acaba fazendo, sempre, o que melhor lhe convém, como melhor lhe convém. A política entrou por uma porta e a imparcialidade saiu pela outra, aos borbotões, no palavreado dos mandados, entrevistas, palestras e discursos.
A realidade sempre tem um dinamismo próprio, como consequência das forças que nela atuam. Obstar uma delas mediante enquadramentos em inquéritos sem fim neste mundo não impede que subsistam e persistam. Trata-se de algo inevitável, mormente se, sem ouvir o Congresso Nacional e, sem que ...
CLIQUE AQUI para ler mais.
Saiba por que depois de perder seu Mastercard, Moraes também poderá ser bloqueado pelo cartão Elo
O Banco do Brasil concedeu um cartão de crédito Elo ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes depois do bloqueio de um cartão de bandeira americana Mastercard do magistrado, sancionado pela Lei Magnitsky como violador dos direitos hum anos.A bandeira brasileira é controlada pelo Banco do Brasil, pelo Bradesco e pela Caixa Econômica Federal.
A CBN desta sexta-feira, no entanto, informa que apesar dessa situação, Moraes pode também não conseguir utilizar o cartão Elo por conta de algumas regras do regulamento do sistema de pagamentos e imposições aos bancos parceiros.
Um trecho do documento diz, por exemplo, que os que irão utilizar a bandeira precisam observar 'sanções (como aquelas administradas pelo Departamento de Gabinete do Tesouro dos EUA e da ONU)'.
Dica do editor - Acompanhe esta live: "É o fim do Hamas ?"
Esta live foi transmitida ontem a noite pela Likud Brasil.
Bolsa e dólar operam de lado neste início de manhã
Bolsa e dólar operam de lado nesta sexta-feira.
10h37min
Bolsa, +0,49%, 135.167 pontos
Dólar comercial, -0,23%, R$ 5,4646 para venda
Supermercados venderam 4% mais em julho, diz Abras
O consumo nos lares brasileiros nos supermercados registrou alta de 4% em julho na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira.
Em relação a junho, o crescimento do consumo foi de 2,4%, enquanto no acumulado do ano até julho, o indicador apresentou elevação de 2,6%.
CLIQUE AQUI para saber muito mais dados.
Artigo, especial - A crise furou a bolha e a Faria Lima precisa agir para o bem do Brasil
Este artigo especial é do "Observatório Brasil Soberano".
Será que agora a ficha da elite financeira caiu? A decisão de um ministro para proteger outro foi um terremoto que sacudiu as estruturas do mercado financeiro brasileiro. Para os bancos, o prejuízo em um único dia foi de cerca de R$ 40 bilhões. Uma perda que poderia ter sido evitada. A confiança depositada no "jeitinho" brasileiro e em sua tábua de salvação, o famigerado Centrão, mostrou cara. Com sua eterna busca por poder e privilégios, o Centrão demonstra mais uma vez que seu único compromisso é com a própria sobrevivência, e não com a estabilidade do país.
O resultado? Prejuízos enormes, insegurança jurídica e a realidade que há muito tempo a Faria Lima se recusava a enxergar. A crise atual não é apenas política ou econômica; é uma crise institucional. Os reflexos que antes eram apenas uma possibilidade, agora são uma realidade dura e inegável. A dor no bolso e a insegurança que a elite financeira sente agora, é a mesma que o povo brasileiro sente há anos.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Recomendado - Reserve seu próximo evento no Bier Markt. Ligue agora. Use o Whats. Bier Markt abre esta noite.
RESERVAS PARA EVENTOS
Festas, aniversários, formaturas, jantares: celular e WhatsApp para usar agora -
99388-2401
99388-7265.
ABRE HOJE.
Tarcísio dispara na frente em São Paulo, diz Quaest
O governador Tarcísio de Freitas seria reeleito tranquilamente no caso de disputar o governo de São Paulo no ano que vem.
É o que indicam os resultados da pesquisa feita pela Quaest e divulgados esta manhã.
Tarcísio tem o dobro do segundo colocado, no caso o vice-pesidente Geraldo Alckmin:
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 43%; Geraldo Alckmin (PSB): 21%; Erika Hilton (Psol): 8%; Paulo Serra (PSDB): 3%; Felipe D’Ávila (Novo): 2%; brancos/nulos/não vão votar: 16%. indecisos: 7%. .
Em Minas, bolsonarista Cleitinho lidera a disputa para governador, diz Quaest
O senador bolsonarista Cleitinho é o favorito na disputa pelo governo de Minas Gerais, segundo pesquisa publicada hoje pela Quaest. Os resultados divulgados são de 1o turno:
Cleitinho (Republicanos): 28%
Alexandre Kalil (sem partido): 16%
Rodrigo Pacheco (PSD): 9%
Mateus Simões (Novo): 4%
Indecisos: 17%
Branco/Nulo/Não vai votar: 26%
Lula e Janja já estão na Colômbia
Esta é a 11a. viagem internacional de Lula e de Janja, apenas este ano. Ele voltará ainda hoje ao Brasil.
O presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ontem a noite em Bogotá, na Colômbia. A partir de hoje, o petista participa da 5ª Cúpula de Presidentes da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) e quer voltar com apoio massivo dos países amazônicos ao seu fundo de financiamento para florestas tropicais.
O TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre, em inglês) é a principal iniciativa do governo brasileiro a ser anunciada na COP30, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas). O evento será realizado em Belém (PA).
Dica do editor - Hoje tem filme e premiações do cinema gaúcho em Gramado. Conheça a programação.
Uma noite de premiação para destaques do cinema gaúcho será promovida nesta sexta-feira pelo governo do Estado do RS. A cerimônia ocorre a partir das 20h, no Palácio dos Festivais, dentro da programação do Festival de Cinema de Gramado. Mais cedo, às 14h, haverá uma exibição do filme Um é Pouco, Dois é Bom, de Odilon Lopez, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Já o Prêmio Leonardo Machado será entregue à atriz Araci Esteves. O Prêmio Iecine Inovação vai para os realizadores Victor Di Marco e Márcio Picoli. Já o cineasta Gustavo Spolidoro recebe o Prêmio Iecine Legado,.
A Mostra Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos oferecerá premiações em dinheiro e conta com cinco títulos que disputarão o Kikito em onze categorias.
CLIQUE AQUI para saber muito mais. A reportagem é da Secom da secretaria da Cultura do RS.
Indecisos e quem não votará em ninguém lideram disputa para o governo do RS, somando 39%
Eis os números:
Juliana Brizola, PDT, 21%
Zucco, PL, 20%
Também com dois dígitos, segue Edegar Preto, PT, com 11%.
Os demais candidatos mal chegam a 1 dígito:
Gabriel Souza, MDB, 5%, e Felipe Camozatto, Novo, 4%.
O número de indecisos é de 19% e dos que não vão votar é 20%
BB cancela cartão de crédito Mastercard de Moraes. Outros bancos farão o mesmo. Estresse do setor é enorme e perdas já são bilionárias.
O bloqueio do cartão de Moraes é a medida de maior impacto conhecida até o momento contra o ministro como consequência da inclusão de seu nome na lista de punidos na Lei Magnitsky.
As ações do Banco do Brasil operaram em queda nesta quinta-feira, tendo como pano de fundo a notícia de que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), teve um cartão de bandeira americana bloqueado. O BB ofereceu um cartão Elo para Moraes (veja ilustração ao lado).
A ordem partiu da Mastercard para o BB.
O movimento no mercado financeiro "foi apimentado pela notícia do cartão.
O setor bancário está sob estresse desde o início da semana.. Juntos, os bancos perderam mais de R$ 41,3 bilhões em valor de mercado na terça-feira, na esteira da decisão.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Avança projeto que isenta ou reduz IR para quem ganha até R$ 7,4 mil. Para quem ganha mais, IR será muito maior.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, o requerimento de urgência do projeto de lei (PL) que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil. A matéria prevê também redução parcial do imposto para quem recebe entre R$ 5 mil e R$ 7.350.
Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que a mudança pode ampliar de 10 milhões para 20 milhões o total de trabalhadores isentos do IR. Já a redução parcial do imposto para quem ganha até R$ 7,3 mil deve alcançar 16 milhões de pessoas. Atualmente, é isento do IR quem ganha até dois salários mínimos (R$ 3.036 por mês).
Para compensar a perda de arrecadação com a isenção do IR, o texto já aprovado em comissão especial da Câmara prevê uma alíquota extra progressiva de até 10% para quem ganha acima de R$ 600 mil por ano, ou R$ 50 mil por mês.
Índice de mortes violentas no RS caiu 17% nos primeiros sete meses do ano. Conheça outros números sobre crimes no Estado.
O Rio Grande do Sul fechou os primeiros sete meses de 2025 com queda de 17% no índice de mortes violentas, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os homicídios dolosos diminuíram 22%, com 647 casos contra 826 de janeiro a julho de 2024. As ocorrências de latrocínio retrocederam 27%. Foram 16 vítimas em 2025 frente as 22 no ano anterior. Já os feminicídios subiram de 35 para 45, indicador impactado ainda pelo final de semana de páscoa em que foram registrados 10 óbitos.
Nos crimes contra o patrimônio, o Estado também apresentou reduções.
CLIQUE AQUI para conhecer mais números.
CBC também dá férias coletivas na sua fábrica de Montenegro, RS
A CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), também impactada pelo tarifaço, anunciou férias coletivas para 10% dos 2.500 empregados.
A fábrica de armas e municições da empresa é a quarta maior arrecadadora de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de Montenegro, RS.
A CBC informou que negocia com o governo estadual mecanismos de compensação, como a antecipação do pagamento de créditos de ICMS, para manter o fluxo de caixa diante da queda nas exportações. Em nota o diretor executivo Comercial e Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes, afirmou que a empresa "está revendo seu planejamento estratégico e adotando medidas para minimizar os efeitos do 'tarifaço' de 50% imposto a produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos".
Taurus confirma férias coletivas para subsidiária Polimetal e transferêcia de linha de montagem para EUA
A Taurus, São Leopoldo, RS, confirmou que concedeu férias coletivas para 49 empregados da sua subsidiária Polimetal, tudo como consequ~encia dos efeitos do tarifaço imposto por Trump sobre produtos brasileiros.
O que explicou Salésio Nuhs:
- A medida faz parte da estratégia informada anteriormente de início da transferência de montagem das pistolas da família G para a unidade da Taurus nos Estados Unidos, a partir de setembro, e antecipação da exportação de peças e componentes, com o intuito de minimizar o impacto da 'taxação'
Chove no RS, mas durante o dia o tempo melhorará. Esta sexta-feira será de muito calor.
A MetSul Meteorologia alerta que as tempestades vão prosseguir no Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira, mas o tempo vai melhorar no d3ecorrer do dia.
Uma frente quente começou a se formar no final da quinta-feira e se organizou durante a madrugada desta sexta-feira com nuvens de grande desenvolvimento vertical, ou seja, carregadas.
Com o afastamento da instabilidade no decorrer do dia e a volta do sol em parte do estado sob vento Norte, a temperatura vai disparar. Na área metropolitana, mais ao Sul o aquecimento será menos expressivo, porém mais ao Norte da Grande Porto Alegre e perto da Serra as máximas podem passar de 30ºC.