O governo gaúcho afronta decisões judiciais e as leis da República.

O governador Tarso Genro descumpre frontalmente a decisão judicial tomada há seis dias e que manda o governo remover os invasores da Fazenda Galatéia, Pelotas.

. O governo tem sido recorrente no descumprimento do que mandam os juízes.

. É o caso, igualmente, do piso salarial nacional do magistério, lei assinada pelo próprio Tarso quando era ministro. O STF mandou pagar e nada é pago.

. Mais graves são as violações de leis aprovadas e sancionadas pela própria Assembléia.

. A mais grave dessas infrações é o mau uso que o governo faz dos R$ 1,3 bilhão tomados da CEEE, porque a lei que autorizou a transferência, exigiu o depósito do valor em conta específica do Banrisul, destinada a honrar as aposentadorias e pensões dos ex-autárquicos transferidos da Folha da estatal para a folha do Tesouro. Por que razão ? Porque o governo enfiou tudo no caixa único e lá dilapida ilegalmente o que não é seu.

. Nesta terça-feira, o deputado Frederico Antunes esteve com o procurador Geraldo Da Camino, lotado junto ao TCE, e pediu que ele investigue o caso. Da Camino, que já deveria ter agido há muito tempo, disse que desta vez vai entrar em movimento.

CLIQUE a seguir para ver e ouvir o comentário a seguir, intitulado O governo gaúcho afronta decisões judiciais e as leis da República.

Deputado Goergen é ameaçado de morte e mostra video no qual chefe caingangue diz que vai matar todo mundo em Faxinalzinho

Em vídeo postado no Youtube, liderança caingangue dá ultimato a ministro da Justiça, promete fechar rodovias e fala em derramamento de sangue. O deputado Jerônimo Goergen,que postou o video, denunciou ameaças de morte que recebeu na semana passada na região. Ele chegou a ser cercado por caingangues que queiram matá-lo. 
CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

O líder indígena Valério Oliveira fez declarações polêmicas em vídeo postado no Youtube na última quinta-feira , três dias após o assassinato de dois agricultores no município de Faxinalzinho, no norte do Rio Grande do Sul. Os irmãos Anderson e Alcemar Souza foram mortos a tiros e pauladas por índios da etnia caingangue que reivindicam a demarcação de reservas na região.

. Oliveira deu um ultimato ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ameaçou com mais derramamento de sangue. "Até a semana que vem (esta semana), os índios estão prontos para ir para a estrada e isolar os municípios de novo. Se o ministro não vier dar uma garantia aos índios sobre a portaria da Reserva Candoia, vamos juntar mais 5 mil índios e, aconteça o que acontecer, vai ficar a critério do ministro. Se ele não tomar providências, vai acontecer derramamento de sangue e vai haver mortes", ameaçou a liderança.

. O vídeo onde Valério Oliveira aparece fazendo as ameaças foi divulgado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) na reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realizada nesta terça-feira (6), em Brasília. . 


PRTB e PEN lançam Bilhalva para o Piratini

Edison Estivalete Bilhalva, 58 anos, PRTB, é o pré-candidato ao Governo do RS e Lenir Fátima Albrecht Kniphoff, ao Senado. Estivalete terá como vice Fábio Rocha, do Partido Ecológico Nacional (PEN), formando uma coligação que poderá reunir outras siglas.

. Segundo o presidente estadual do PRTB, Altair Alves Pereira, existe a possibilidade de compor com outros partidos, além do PEN. “Estamos conversando e analisando as propostas apresentadas e até o final deste mês o PRTB fechará a coligação oferecendo uma alternativa aos eleitores gaúchos”, comenta.

. O PRTB apresentará uma nominata de 15 candidatos à Câmara dos Deputados e 15 à Assembleia Legislativa do RS.

- Em âmbito nacional, Levy Fidelix é o pré-candidato do PRTB à presidência da República.

Entrevista, Frederico Antunes - Há seis dias governo não cumpre ordem judicial de desalojar invasores da Fazenda Galatéia

ENTREVISTA
Frederico Antunes, deputado, PP do RS

O MST invadiu pelo menos 5 propriedades rurais do RS nos últimos 10 dias. O que há ?
O que estás cansado de saber.

Ainda há alguma fazenda invadida ?
Sim, na Colônia C3, a Fazenda Galatéia, em Pelotas. É uma fazenda altamente produtiva. Ela foi invadida no dia 29 de abril, no dia 30 o juiz federal ordenou a reintegração de posse e até agora não aconteceu nada.

Quem deveria agir ?
A Brigada Militar.

E o que alega a Brigada ?
Que precisa de reforço ou algo parecido, mas nós sabemos é que falta vontade política do governador Tarso Genro, que não impede a desordem sob as suas vistas. Os produtores rurais estão ameaçados, eles que concedem ao RS os altos índices de produção e de produtividade, saudados em prosa e verso pelo próprio Tarso. Eles salvam a economia do Estado.

Dinheiro da CEEE
Durante a reunião da CPI da Energia Elétrica realizada na segunda-feira (5), o deputado estadual Lucas Redecker, que também é presidente da CPI, questionou o auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clayton Paim Moreira, se a emenda por ele apresentada ao PL 350/2013 – que determina o depósito de R$ 1,3 bilhão da CEEE em conta específica e para uso exclusivo do pagamento dos ex-autárquicos – está sendo cumprida. Moreira confirmou que o TCE recebeu o pedido de acompanhamento do assunto. “Até o momento não recebemos a informação de que foi feito o repasse do recurso. Encaminhamos uma requisição para a CEEE sobre o repasse. Recebemos a informação de que a empresa estaria esperando a regulamentação da lei, por entender que a mesma seria de caráter autorizativo”, explicou.“Antes da emenda a transferência desse recursos para o caixa único era muito importante. Agora que o recurso está blindado, o regime de urgência não vale mais”, afirmou Redecker.


Governo apressa medidas para evitar onda de demissões às vésperas das eleições

Segue link que contém matéria a respeito da proposta em estudo no Governo Federal par redução da carga horária de trabalho com a correspondente redução de salários.

CLIQUE AQUI para ler. 

Fundos de Ações e Bolsa lideraram ganhos em abril. Dólar e ouro andaram na rabeira.

Tabela organizada para o editor pela Leandro & Stormer, Porto Alegre, mostra que alguns dos Fundos mais conhecidos no mercado de ações e a própria Bolsa de SP registraram os maiores ganhos para quem investiu no mercado financeiro em abril.

. Veja a lista dos principais ativos e suas valorizações em percentagem:

Fundo de ações dividendos, 5,31
Bolsa, 2,40
Fundos de renda fixa, 1,20
Fundos de Investimento Imobiliário, 1,12
Fundos Multimercados Juros e Moedas, 1,06
CDI, 0,81
Poupança antiga,0,50
Poupança nova, 0,540
Dólar, menos 1,32
Ouro, menos 1,70%

A inflação do mês, IPCA, foi de 0,80

A taxa Selic está em 0,82.  

60% dos leitores acham que o pai é culpado pela morte do menino Bernardo

60% dos leitores consideram que o pai do menino Bernardo tem culpa em cartório no caso do assassinato do filho, mas 28% acham que a culpa ou inocência só poderá ser avaliada depois da exibição de provas, o que não aconteceu até o momento.

. 3% dos leitores apostam na inocência e 1% não souberam o que responder.

. Nova enquete já está disponível.

. A pergunta é a seguinte:

- É correto que Partidos de esquerda e de direita unam-se para disputar eleições ?

. Respostas na enquete aí ao lado, à direita. 

Índice de confiança dos comerciantes gaúchos caiu de novo em abril

O índice de confiança dos empresários do comércio do RS caiu 6,9% em abril, segundo apontaou esta manhã nova pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS

Eleonora da Silva Martins é a mais nova conselheira da Agergs

A Assembléia do RS aprovou esta manhã o nome de Eleonora da Silva Martins para compor o Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Ela representa os servidores da Agergs.

Adeus, PT, por Marco Antonio Villa

Neste artigo, Marco Antonio Villa avisa que tudo tem um começo e um fim, como poderia dizer o Marquês de Maricá. E o fim está próximo. O artigo foi publicado no jornal O Globo de hoje.  Leia tudo:

A cinco meses da eleição presidencial é evidente o sentimento de enfado, cansaço, de esgotamento com a forma de governar do Partido dos Trabalhadores. É como se um ciclo estivesse se completando. E terminando melancolicamente.

. A construção do amplo arco de alianças que sustenta politicamente o governo Dilma foi, quase todo ele, organizado por Lula no início de 2006, quando conseguiu sobreviver à crise do mensalão e à CPMI dos Correios.

. Naquele momento buscou apoio do PMDB — tendo em José Sarney o principal aliado — e de partidos mais à direita.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Reunião de líderes decide esta tarde se Petrobrás terá CPI ou CPMI

O impasse deve ser resolvido em reunião de líderes que o presidente do Congresso, Renan Calheiros, convocou para as 15h30.

Homem-bomba da Petrobrás poderá negócios malcheirosos com empreiteiras e políticos

O ex-diretor da Petrobrás sente-se acuado e ameaçado na carceragem da Polícia Federal e ameaçou contar tudo que sabe. Na foto ao lado, a reclamação sobre as ameaças, protocoladas ontem na Justiça Federal do Paraná.

O colunista Claudio Humberto afirma que Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, fará delação premiada para reduzir sua pena e livrar familiares, que também vêm sendo investigados na Operação Lava Jato

As maiores empreiteiras do País estão com comitês de crise montados, neste momento, em seus quartéis-generais, segundo informa esta tarde o site www.brasil247.com.br, geralmente bem informado sobre as ações do governo federal e do PT, de quem é toda a informação a seguir:

. O motivo é que o maior homem-bomba do País acendeu seu pavio. Dono de 36 pen drives em poder da Polícia Federal, nos quais fez anotações detalhadas sobre os negócios em que atuou como diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa registrou nomes de executivos com os quais se relacionou, os tipos de problemas que trataram e as "soluções" encontradas. As primeiras explosões em cima dessa lista podem ser feitas por Costa a deputados de uma comissão externa da Câmara dos Deputados, que pretende ir até o Paraná para ouvi-lo. Na prática, seria o início da CPI da Petrobras antes mesmo de sua instalação oficial.

. Mas PR, como o preso já é conhecido na Polícia Federal, em razão das rubricas que fazia sobre seu nome nos documentos apreendidos, pode ir muito mais além.

. A delação premiada e a entrada no programa nacional de proteção a testemunhas estão nos planos do ex-diretor preso. Ele se sente absolutamente inseguro dentro da PF. O segundo bilhete vazado por Costa no dia 28 de abril, relatando pressões e ameaças, chegou nesta segunda-feira 5 à Justiça. Costa foi transferido para um presídio comum, mas retornou à PF em razão de risco de morte por 'queima de arquivo'. A filha e o cunhado de Costa foram indiciados em inquérito por suspeita de queima e extravio de documentos. PR não tem muito a perder.

. O ex-ministro Marcio Thomaz Bastos está advogando para a Camargo Corrêa, empreiteira mais atingida pela Operação Lava Jato.

. Bastos avisou os sócios da companhia, conforme apurou 247, que o material em poder da PF é absolutamente explosivo. A empresa já se prepara para enfrentar o pior. Em março de 2009, na Operação Castelo de Areia, a Polícia Federal tomou a sede da empreiteira em São Paulo e prendeu quatro diretores e três secretárias, além de três homens apontados como doleiros. A história pode se repetir a qualquer momento. 


. PR vai detonar?

Insegurança pública - Furtos e roubos de veículos na Capital cresceram 40% no último ano. Em 80% dos casos, o roubo é feito com arma de fogo.

O roubo de carros na revenda Simpala, Porto Alegre, esta madrugada, apenas amplifica o caos que se estabeleceu na área de segurança pública durante o atual do governo do PT. O levantamento a seguir foi  realizado pelo Sindseg-RS junto às seguradoras leva em consideração apenas a frota segurada.]

. Os números são assutadores, porque  o índice de furtos e roubos de veículos na Capital avançou 40% em abril de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

. Os dados foram aferidos pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg-RS), que tem como base os números fornecidos pelas seguradoras que atuam em Porto Alegre. A análise é feita apenas com a frota segurada e envolve veículos com média de 3 anos de uso. O Sindicato aponta ainda que em cerca de 80% dos casos de sinistro os carros são roubados, com ameaça ao segurado, quase sempre com arma de fogo. Segundo o presidente do Sindseg-RS, Julio Cesar Rosa, a ação tem atraído cada vez mais a atenção de novos infratores no aspecto financeiro. “Esses delinqüentes recebem até mil reais para roubar/puxar um carro”, relata.

. Modelos populares seguem como os mais visados, pois servem para abastecer uma indústria clandestina de peças. Os mais velozes, contudo, também têm sido utilizados, servindo para práticas em outros delitos, como seqüestros relâmpago e assaltos. Há ainda os importados, que têm como destino o translado para outros estados, rotas internacionais dos países do Mercosul ou a indústria da clonagem de veículos. “Nossa expectativa é a de que as autoridades possam encontrar formas de interromper a ação da indústria do crime, que se mostra muito organizada”, afirma Rosa.


. O presidente também alerta sobre os locais de atuação dos criminosos, como nas proximidades das escolas, estacionamentos de shoppings, supermercados e parques. Na saída das residências o ponto de atenção é o horário: entre 7h e 8h e das 18h às 20h. Os motoristas também devem tomar cuidado ao estacionar seus veículos e acionarem seus mecanismos de travamento eletrônico. Dispositivos utilizados pelos criminosos estão bloqueando ou  captando o sinal do alarme, possibilitando que o criminoso tenha acesso ao interior do veículo mais facilmente. “A dica é sempre conferir manualmente se as portas estão devidamente trancadas”, destaca.

Loja que reúne jogos (games) brasileiros será lançada nesta quarta, dia 7

Splitplay é o primeiro Marketplace de jogos independentes da América Latina. Trata-se de um lugar onde pudesse encontrar os jogos eletrônicos produzidos no Brasil.. São diversos títulos à venda entre R$ 2 e R$ 49. As informações foram obtidas com a empresa, esta manhã,  pelo editor

. Junto ao lançamento do site amanhã, dia 7, haverá uma conferência virtual às 16h (horário de Brasília) onde a empresa conversará com jornalistas e interessados sobre a entrada da Splitplay no cenário nacional e sobre o mercado. Para participar, os interessados devem acessar o link http://www.twitch.tv/splitplay

. O mercado de games brasileiro é um dos mais promissores do mundo, e a produção local se aprimora com este movimento de mercado. Só este ano, espera-se jogos com a nossa identidade muito bem recomendados como: Aritana, Cangaço, Croma Squad,  Xilo, Satellite Rush, Pier Solar HD, Tormenta: O Desafio dos Deuses e Toren. Atualmente o Brasil é o quarto maior mercado de games do mundo e não há qualquer motivo para que nossa produção interna não venda mais por aqui. O problema é que os brasileiros não conhecem os jogos feitos aqui. Em alguns casos eles são mais conhecidos no exterior.

. Os fundadores do site prometem um lançamento 100% focado no mercado brasileiro, e então, partir para um lançamento mensal, em cada um dos países da América Latina, dando visibilidade à produção brasileira nos países vizinhos. “Já fizemos contato com cerca de 300 sites em espanhol, de 5 países diferentes e eles também demonstraram interesse em relação ao Splitplay”, explicou Rodrigo.

Abaixo - alguns games  brasileiros que estarão disponíveis no splitplay.com:
Aritana e a pena da harpia
Video: https://www.youtube.com/watch?v=0COAdursUdg
Cangaço:
Video: https://www.youtube.com/watch?v=5c0ven0lkjE
Chroma Squad:
Video: https://www.youtube.com/watch?v=gQAq4xiac2Q

Números otimistas
A Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames) afirma que o mercado de games deve subir o faturamento em US$ 20 bilhões de em até dois anos. É o que aponta a pesquisa global 2013 Games Market Report, divulgada por sua parceira, a consultoria Newzoo. No número global de vendas, 2012-2016, o mercado deve crescer 6,7% em todos os segmentos, saltando dos US$ 66 bilhões para US$ 86 bilhões.
Sobre a Splitplay
A Splitplay é uma startup brasileira criada por alunos da PUC que passou por programas do governo como SEED, Startup-Chile e Startup-Rio. É a primeira plataforma para vendas e distribuição internacional de jogos indies feitos na América Latina. 

Entrevista, Osmar Terra - A partir de agora o Uruguai é um Narcoestado

ENTREVISTA
Osmar Terra, deputado Federal, PMDB do RS

O presidente José Mujica sancionará hoje a lei que legaliza o plantio, fabricação, comércio e consumo da maconha no Uruguai.
 A Lei 19.172, aprovada pelo Parlamento do Uruguai em 10 de dezembro do ano passado,  dá o governo o controle sobre produção, consumo e distribuição de maconha, aprovada Cada pessoa poderá comprar até 40 gramas por mês e cultivar seis plantas. No caso de clubes ou cooperativas com 45 ou mais sócios, serão permitidas até 99 plantas.

O senhor é autor do PL 7663 – novo marco antidrogas no Brasil – aprovado na Câmara e em análise no Senado, que vai na mão contrária.
O presidente “Pepe” Mujica, por suas raízes políticas, quer fazer do Uruguai um narcoestado socialista, estatizando a droga. Enquanto isso, nos Estado Unidos, o estado do Colorado virou um narcoestado capitalista, pois liberou o uso recreativo da maconha. Ora, não há uso recreativo de drogas. Todas elas, inclusive a maconha, causam dependência, uma doença crônica sem cura – adverte o parlamentar, médico e ex-secretário da Saúde do Rio Grande do Sul.

Mas o governo uruguaio diz que vai controlar tudo, justamente para acabar com o tráfico
A lei diz que cada pessoa poderá cultivar até seis pés de maconha em casa, e cooperativas até 90 pés. E quem vai fiscalizar? Imagine a cena: o fiscal bate à porta de um apartamento em Montevidéu e anuncia: vim ver se aqui tem meia dúzia de pés de maconha! É claro que não haverá controle do Governo e o que vai aumentar tráfico e número de dependentes químicos.

O próprio Mujica, ao reconhecer em entrevistas que a maconha faz mal para a saúde e a considera um produto perigoso para a saúde.

Se o consumo é ruim, porque causa doença crônica incurável, o certo seria diminuir oferta e não aumentá-la como Mujica faz. Estamos diante de um futuro perigoso tanto para o Uruguai como para outros países da América Latina como o Brasil, a nossa juventude será o alvo da plataforma exportadora Uruguaia.

Jabor diz que Brasil só melhora quando "tirar esses caras do Poder"

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o comentário.

O comentarista da Rede Globo, Arnaldo Jabor, afirmou ontem a noite na Globonews que o Brasil está "com ódio de si mesmo" e vê um país "irreconhecível". Segundo ele, ônibus queimados, presos decapitados, crianças assassinadas por pais e mães, como o menino Bernardo, são fruto de um mesmo fenômeno:
-
-  O Brasil está com ódio de si mesmo. Cria-se um desespero de autodestruição, e o país começa a se atacar.

.  Mas de quem seria a culpa? Do Partido dos Trabalhadores.  "A chegada do PT ao governo reuniu em frente única os dois desvios: a aliança das oligarquias com o patrimonialismo do Estado petista. Foi o pior cenário para o retrocesso a que assistimos", afirmou. 

. Arnaldo Jabor acha que o Brasil só estará a salvo se for possível "tirar do poder esses caras". 

OCDE prevê crescimento de apenas 1,8% no Brasil. Média mundial irá a 3,4%.

A OCDE, Europa,  reduziu de 2,2% para 1,8% a previsão de crescimento do Brasil em 2014. O relatório de hoje da organização diz que a economia mundial deve crescer 3,4%

Justiça derruba ato de Fortunati que embargava centenas de imóveis do bairro Petrópolis

 A 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu, por unanimidade, suspender ato do prefeito José Fortunati que homologava o parecer emitido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Compahc) sobre a inclusão de centenas de imóveis no bairro Petrópolis no Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Município. O julgamento ocorreu no dia 24 de abril, mas a suspensão só foi divulgada pela Justiça ontem.

. O ato do prefeito impedia vendas e até reformas dos imóveis.

. Os protestos foram imediatos intensos no bairro, que possui 40 mil moradores. 

. A decisão do TJ  foi motivada por um problema no processo de votação do parecer que incluiu os imóveis no inventário, pois não houve voto favorável da maioria absoluta dos membros integrantes do Conselho, quórum necessário segundo o artigo 30 do Regimento Interno do Compahc. Apenas sete dos 14 membros votaram a favor do parecer, não sendo considerado válido o voto em dobro do presidente do órgão. Os demais integrantes não registraram votos.

. O proprietário de um dos imóveis impetrou mandado de segurança contra o prefeito, visando a suspender o ato que homologou o parecer e tornar sem efeito todos os atos, decisões e publicações dele decorrentes

Crise nas montadoras ainda não atingiu GM de Gravataí

As paradas de produção que vêm sendo realizadas na indústria de veículos desde o início do ano vão se estender, no mínimo, até julho, conforme indicam as programações das empresas. Neste mês, as grandes montadoras continuam paralisando linhas para ajustar estoques e adequar a produção a um mercado menor.


. No RS, a GM, Gravataí, não adotou a prática até agora, mas o Sindicato dos Metalúrgicos teme que isto venha a acontecer em seguida. 

Ministério Público Federal diz que Tarso não tem razão ao impugnar a lei salarial nacional do magistério no STF

A Adin (Ação Direta de Inconstitucinalidade) ajuizada pelo governo do RS contra a lei do piso salarial nacional do magistério, já recebeu parecercontrário da Procuradoria Geral da República, a instância mais alta do Ministério Público Federal.

. O caso está no STF.

. O governador Tarso Genro, que protocolou a ação, foi um dos autores da lei.

. O piso salarial nacional do magistério foi lançado para que Estados e municípios paguem melhor seus professores.


. Quando ainda estava no governo federal, Tarso defendeu a lei da qual foi um dos autores, criticando severamente a ex-governadora Yeda Crusius por não cumpri-la. 

Leia denúncia do MPF sobre doleira gaúcha que usava dinheiro roubado da Petrobrás para o tráfico da cocaína

O jornalista Vitor Vieira voltou hoje ao caso da doleira gaúcha Maria de Fátima Stocker, integrante da quadrilha do doleiro paranaense Alberto Youssef. Ela está presa em Madrid, a pedido da Justiça da Itália. Seu negócio era usar dinheiro desviado por Youssef a partir de assaltos aos cofres públicos, usando parte dele no tráfico internacional de drogas.

. Leia tudo, inclusive a denúncia do Ministério Público Federal:

Leiam a denúncia do Ministério Público Federal na Operação Lava-Jato, que tramita na 6ª Vara Federal, em Curitiba. Nessa peça estão demonstradas, com todas as provas, as ligações diretas entre o doleiro Alberto Youssef e a doleira e traficante Maria de Fátima Stocker, no financiamento de operações de tráfico de cocaína do Brasil para a Europa, especialmente para a máfia italiana Ndrangheta. Maria de Fátima Stocker está presa na Penitenciária Madrid V - Sotto Mayoer, na capital espanhola, a pedido da justiça italiana. Fica evidente, conforme a denúncia do Ministério Público Federal, que o dinheiro amealhado pelo doleiro Alberto Youssef (amigo estreito do petista deputado federal André Vargas, então vice-presidente da Câmara dos Deputados) nas roubalheiras em obras da Petrobras, seria para o financiamento de operações de tráfico de cocaína; Leiam a denúncia do Ministério Público Federal na Operação Lava-Jato no link a seguir.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Entenda melhor as mudanças ocorridas no jornal Zero Hora

A foto ao lado é da revista Press Advertising. Paulo Santana, cáustico e irreverente, trocou o jornal Zero Hora pelo house organ da Dimed. 

As mudanças no jornal Zero Hora, RBS, o principal do RS, não se limitaram ao aspecto gráfico, que agora ganhou mais espaço para fotos e menos para textos, tornando-se visualmente mais clean e moderno. Há mais tempo o diário buscava menos opinião e mais notícia. 

. Com a nova posição, o diário resolveu reduzir o papel central que jogavam colunistas.

Curiosamente, o jornal, que pela sua própria natureza é de notícias, criou uma Editoria de Notícias, conforme cartolas estampadas nas suas páginas.

. Também a chamada velha guarda passou a ter a importância reduzida. Alguns deles ainda resistirão durante algum tempo, mas tiveram espaços contidos, como foi o caso de Rosane Oliveira, que chegou ao ponto de mandar cartinha às suas principais fontes, explicando sua perda de importância na companhia.

. Como Rosane de Oliveira, nem todos ficaram satisfeitos com as mudanças.

. Na sua penúltima coluna como dono do espaço em Zero Hora, o jornalista Paulo Santana foi irônico e cáustico, ao avisar em que espaço seus leitores poderão encontrá-lo a partir de agora:

- Escreverei no jornal da Dimed.

. A Dimed é a distribuidora de remédios do grupo de farmácias Panvel.

. Paulo Santana faz uma comparação dura sobre o que pensa das mudanças de Zero Hora, ao colocá-la em pé de igualdade ao de um house organ de empresa privada. 

- O jornal Zero Hora comemorou 50 anos na semana passada. A RBS comemorou o evento, mas contou pouco sobre a saga que foi seu parto em 1964, logo depois do golpe militar, quando mudou de um dia para o outro de Última Hora para Zero Hora, e de combatente para a posição de adepta incondicional da ditadura. 

CLIQUE AQUI para ler a reportagem "A RBS entre as 10 empresa mais inovadoras do País", segundo a revista Info (Exame, Abril). 

Insegurança pública no RS - Ladrões arrombam e roubam S10 da Simpala, Porto Alegre

Os vestígios de vitrinas e portas quebradas ainda podiam ser vistos no início desta manhã na concessionária da GM na Avenida Ipiranga, em  Porto Alegre, que foi arrombada na madrugada desta terça-feira. A ação foi percebida por volta da 1h, quando vigilantes faziam ronda na região.

. Os ladrões roubaram um dos carros em exposição na Simpala. 

. Os bandidos levaram uma caminhonete S10 prata. Uma Spin foi encontrada no pátio da loja com o motor ligado. 

- No final de semana, a própria Polícia foi roubada em Porto Alegre. É que ladrões arrombaram o Palácio da Polícia. Por pouco não levaram a estátua do patrono da corporação, que seria vendida como sucata. 

Troca de experiências reunirá Junior Achievement de 17 Estados

Foi confirmado para estas quinta e sexta-feiras, Porto alegre, o evento que realizará a Junior Achievement com empreendedores jovens de 17 Estados.

. A pauta é a troca de experiências entre jovens empreendedores. Entre os debatedores está o prsidente da JMT, holding do grupo gaúcho Planalto, Pedro Teixeira.