Policiais federais e civis gaúchos fazem ato político contra governos Temer e Sartori

Policiais federais, policiais rodoviários federais e policiais civis gaúchos promoverão um ato público para segunda-feira, às 14h, na praça do Monumento ao Laçador, junto da BR 116, em Porto Alegre, em protesto contra o que eles chamam de  "proposital desmonte promovido pelos governos federal e estadual do PMDB”. 

Em nota oficial, os sindicatos alertam que “a reforma da previdência, que na verdade é a extinção da previdência pública.

A manifestação tem conteúdo mistificador, porque não é verdade o que os policiais dizem em nota. Na proposta de reforma, policiais, militares e professores continuam desfrutando privilégios em relação aos demais aposentados.

A manifestação é coordenada pelas entidades de classe das categorias, como Ugeirm Sindicato, Sinpef/RS e Sinprf/RS.

Raquel Dodge manda para MPF do Rio as representações contra propina da Globo

A procuradora geral da República, Raquel Dodge, encaminhou ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro denúncia do PT, Psol e PCdoB contra a Globo, sob acusação de pagamento de propina na compra de direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2006 e 2030, além de jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

No Rio, a procuradoria vai decidir se abre investigação sobre o caso.

Texto de cinegrafista negro da Globo, Gil Moura, em defesa de William Waack, viraliza

Eu sou preto. Já trabalhei com ele na França, em Portugal, na Espanha, na Índia e em São Paulo.

Nesta caminhada de 30 anos, fazendo imagens e contando histórias, poucos colegas foram tão solidários quanto o velho Waack. Ele faz parte dos pouquíssimos globais que carregam o tripé para o repórter cinematográfico preto ou branco. Na verdade, não me lembro de ninguém na Globo que o faça. O velho sabe para que serve cada botão da câmera e o peso do tripé. Quando um preto sugere um restaurante mais simples, ele não dá atenção, porque paga a conta dos colegas que ganham menos, no restaurante melhor. Como ele fez piada infeliz de preto, ele faz dele próprio, suas olheiras, velhice, etc.

O que a Globo mais tem são mocinhos e mocinhas de cabelos arrumadinhos, vindos da PUC ou da USP, que são moldados ao jeito da casa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Publicidade - Bier Markt abre tele-entrega de hambúrgueres em Porto Alegre

Bier Markt, Porto Alegre, começou a operar com um serviço de tele-entrega de hambúrgueres especiais, petiscos, lanches e bebidas.

Com um nome conhecido especialmente por oferecer as melhores cervejas e chopes artesanais do mundo, o Vom Fass, Porto Alegre, também é sinônimo de lanches e petiscos saborosos. Há sugestões como a salsicha bock para petiscar e, da ala de sanduíches, o german hambúrguer – uma delícia feita com pão de hambúrguer preto 200 gramas de alcatra moída na casa, cebola-roxa, alface, queijo ementhal, bacon e mostarda dijon.
O cardápio inclui petiscos, filés, oito tipos de hamburgueres (180 gramas de carne ou peito de pato), lanches e bebidas.
Este é um novo serviço de Bier Markt, sete anos seguidos indicado como a melhor do gênero no RS.

CLIQUE AQUI para fazer seu pedido a partir das 19h.

Ato público contra violência das mulheres foi realizado neste sábado em Porto Alegre

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, Travestis, Gays, Lésbicas, Transsexuais e Assemelhados, foi marcado neste sábado por um ato no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Iniciada pela manhã, a manifestação contou com apresentações musicais, discursos e rodas de discussões.

O ato foi convocado pela Ocupação Mulheres Mirabal e  reuniu uma série de movimentos feministas. 

As participantes carregaram cartazes com dados sobre a violência contra a mulher. "Uma mulher é estuprada no Brasil a cada 11 minutos", dizia um deles.

Perondi ficou amuado com "deselegância" da STN

O deputado Darcísio Perondi, vice-líder do governo Temer, disse esta tarde ao editor que não gostou da decisão da STN sobre o pedido de adesão do governo do RS ao RRF dos Estados:

1) Há dois meses, em reunião da qual participou o próprio presidente Temer, a secretária da STN admitiu que no caso de novo boletim do órgão indicar gastos excessivos com a Folha, o RS não teria o que temer.
2) Esta semana, de surpresa, sem qualquer aviso prévio, deselegantemente até conosco, deputados da base do governo, a STN divulgou uma nota inaceitável.

Darcísio Perondi avisou que na terça-feira tentará reunir toda a bancada federal gaúcha para entrar no caso para valer, mas disse que os deputados estaduais gaúchos também precisam sair do muro:

- Botem as camisas partidárias no Guaíba e fiquem do lado do RS, porque o Rio Grande precisa.

Marina Silva lançará candidatura na semana que vem

Sumida do cenário político, sem se posicionar sobre temas essenciais para o futuro do País, a ex-senadora Marina Silva vai se lançar candidata à presidência da República no próximo fim de semana, segundo o colunista Lauro Jardim.

Na campanha de 2018, a principal explicação que Marina terá de dar será sua aliança com Aécio Neves (PSDB-MG), flagrado pedindo R$ 2 milhões em propina a Joesley Batista.

Missão da Ucrânia virá quinta-feira ao RS

O embaixador Rostyslav Tronenko virá quinta-feira a Porto Alegre, liderando uma comitiva de autoridades e empresários da Ucrânia.

A missão permanecerá três dias no Estado.

Greve do Cpers já divide até o Cpers

Ao decidir por pequena diferença - 838 a 782 - a continuação da greve, os líderes do Cpers demonstraram para a opinião pública que uma minoria extremamente agressiva de gente do PT e do Psol, querem continuar falando em nome dos 65 mil professores da ativa, mas também demonstraram que a divisão entre os falcões do sindicato alcançou nível crítico.

No seu Twitter, ontem, o secretário de Comunicação do governo estadual, descreveu corretamente o que há com a paralisação que já dura três meses:

- A greve não é mais dos professores, porque 99% deles estão dando aula, mas é a greve do Cpers.

E é.

Temer estava com 90% de obstrução em uma das artérias principais e em duas secundárias

O presidente Michel Temer reassumirá suas funções na segunda-feira, segundo disse hoje ao editor o deputado Darcísio Perondi, vice-líder do governo.

O presidente apresentava obstruções superiores a 90% em uma das artérias principais e em duas secundárias do coração e foi por essa razão, segundo o médico Roberto Kalil Filho, que o cateterismo, realizado ontem, foi necessário. O que disse o médico ao jornal O Globo:

- Normalmente, as obstruções com 70% ou mais das artérias do coração têm indicação de revascularização, ou através de cirurgia, ou através de angioplastia. No caso do presidente Michel Temer, as obstruções cursavam 90%.

E mais:

- No caso do presidente, uma artéria principal, a descendente anterior, tinha uma obstrução importante e as outras duas artérias, (que são) mais secundárias (também estavam obstruídas). (Fizemos) colocação de stent em duas artérias e, na outra, angioplastia sem stent. Se fossem três artérias principais, ele iria para uma cirurgia (mais complexa).

Delação de Palocci volta a avançar no MPF

A delação do ex-ministro Antonio Palocci voltou a avançar. Os procuradores da Lava Jato consideram que melhorou bastante a qualidade das revelações que Palocci está fazendo e das provas que promete entregar. As chances de homologação cresceram, motivo de preocupação para muita gente.

É o que diz a coluna Expresso, revista Época de hoje.

Sartori manda negociadores a Brasília para remover obstáculos à adesão ao RRF dos Estados

Neste domingo viajarão para Brasília o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o secretário Carlos Búrigo, o vice-governador, José Paulo Cairoli, e o líder do governo na Assembleia, deputado Gabriel Souza.  A intenção é pressionar pela instalação de uma Câmara de Conciliação. O grupo contará com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional e da Advocacia-Geral da União e querem que seja instalada de imediato a Câmara de Conciliação, mediada pela AGU e da qual participe o governo do RS e a STN.

O Piratini pretende sensibilizá-los quanto à divergência de interpretação a respeito do percentual da Receita gasto com pessoal. Foi este o argumento utilizado pela União para negar a adesão do Rio Grande do Sul ao plano. Conforme a análise feita pelo Tesouro, o principal motivo para a rejeição é o percentual comprometido pelo governo com o pagamento da folha e amortização da dívida, que não ultrapassaria, conforme os números, 70% em relação ao que é arrecadado. O governo gaúcho repele a equação montada pela STN.

No âmbito da STN, não resta muito o que fazer, dada a intransigência dos seus técnicos.

Pesquisa da Vertude dá 34,05% para Bolsonaro e 27,4% para Lula

Pesquisa do Instituto Vertude, realizada por telefone com 6370 pessoas em todo o território nacional, aponta Jair Bolsonaro com 34,05% dos votos, disparado em primeiro lugar.

Lula aparece muito distante, com 27,40% dos votos.


Mais atrás aparecem Luciano Huck, com 10,72%, ou João Doria, que tem 7,31% .

Bem atrás, como mostra o gráfico ao lado, aparfecem Ciro Gomes e Álvaro Dias, empatados, seguidos de Marina e Geraldo Alckmin, que está na rabeira.

A pesquisa foi divulgada hoje.

Tibyriçá ocupa o lugar de Walter Longo na Abril

Arnaldo Tibyriçá é o novo  presidente da Abril. Ele foi para o lugar de Walter Longo.

Artigo, Percival Puggina - Vem aí o ministério dos Estados ?

Em O Espírito das Leis (1746) Montesquieu recomendou que as repúblicas, para fins de segurança contra inimigo externo, adotassem o modelo da Federação, ou seja “uma convenção pela qual vários corpos políticos consentem em se tornarem cidadãos de um Estado maior que querem formar”.
Foi nesse ânimo que, 30 anos mais tarde, as 13 colônias inglesas na América se organizaram na Convenção de Filadélfia e constituíram os Estados Unidos. Entre as características da nova nação se incluía a preservação das autonomias dos estados, integrados a um corpo nacional para fins comuns. 

Um século e pouco depois, na primeira constituinte republicana, o Brasil adotaria o mesmo modelo, em tom mais moderado. Abandonou, então, o regime monárquico e a forma unitária de Estado.

De lá para cá, se existe uma vocação percebida na história da nossa república, é a vocação para federalismo na teoria e para centralismo na prática. 

Nossa Federação não esconde suas tendências suicidas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Onyx Lorenzoni - Sim, o Brasil está em guerra

Uma bomba atômica por ano! Dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública dão conta de mais de 61 mil assassinatos cometidos no Brasil. Isso equivale, em números, às mortes provocadas pela explosão da bomba nuclear que dizimou a cidade de Nagasaki, em 1945, no Japão.

Se esse dado não bastasse, imagine que, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a violência no Brasil matou mais pessoas que a Guerra da Síria, nos últimos anos. Tão grave quanto, é a falta de vontade política para ajudar a resolver a situação e proteger exatamente aqueles que mais sofrem com ela, as pessoas de bem. Nos últimos anos, o que se vê é muita preocupação com bandido e quase nenhuma com os cidadãos. A segurança pública é a principal aflição dos brasileiros. À frente da economia.

Vivemos um caos na segurança pública.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

FHC diz que teme presidência de Jair Bolsonaro

O ex-presidente FHC tirou nota, ontem, para revelar que teme a eleição, posse e exercício da presidência por parte de Jair Bolsonaro.

Há 16 anos, FHC não demonstrou temor algum diante da eleição de Lula.

Governo decidirá na terça se intervirá na Oi

Após a notícia da renúncia do presidente da Oi, Marco Schroeder (leia nota, abaixo), nesta sexta-feira o governo Michel Temer já fala em intervenção federal na empresa.

Segundo o site Poder360, a decisão deverá ser tomada até terça-feira 28.

O ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, convocará uma reunião para tratar do tema

Genocídio ucraniano protagonizado pelos comunistas russos terá exposição em Porto Alegre, dia 5

No ano do centenário russo, será apresentado ao povo gaúcho a exposição Holodomo, que mostrará o genocídio praticado pelos comunistas soviéticos contra o povo da Ucrânia.

Será dia 5, na ADVB.

O crime foi mantido em segredo até o final da décaqda de 80, tornando-se público apenas com o fim da URSS.

Enjtre 1932 e 1933, o regime de Stálin submeteu milhões de ucranianos à morte por fome. O termo Holodomo significa "matar pela fome" em ucraniano.

PT ataca MPF e Justiça para defender presidente acusada por corrupção

Outro casal que pode acabar na cadeia.

O PT voltou a atacar o Ministério Público Federal ontem a tarde, tudo porque a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF a cassação do mandato da sua presidente, a senadora Gleisi Hoffmann, acusada por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Sem vergonha de mentir, diz o PT:

- O Ministério Público montou a denúncia com base exclusivamente em delações contraditórias de réus interessados em obter benefícios penais, sem apresentar nenhuma prova, o que é contra a lei.

O PT diz que está sendo perseguido pelo MPF e por setores da Justiça.

CLIQUE AQUI para saber das acusações.

Voltará a chover, hoje, no RS. Na Serra, temperatura despencou na madrugada.

Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

Este sábado será chuvoso no Rio Grande do Sul, mas a manhã abriu com tempo bom, embora nublado, em cidades como Gramado, Serra, onde a noite foi extremamente fria. Entre a noite de sexta-feira (24) e a madrugada de sábado, houve uma acentuada queda de temperatura, especialmente na Serra. Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram 11,1ºC às 3h, com sensação térmica de 6,3ºC.
Porto 
A instabilidade provocará  pancadas de chuva especialmente na Zona Sul e na divisa com o Uruguai. Durante o dia, uma frente fria segue avançando e espalhando o mau tempo pelo Estado, que chega acompanhado de trovoadas e rajadas de vento.

Temer passa bem depois de procedimento cirúrgico no coração

O Hospital Sírio-Libanês tirou boletim, esta manhã, informando que passa bem o presidente Michel Temer, que foi submetido ontem a noite a  uma angioplastia bem sucedida.

Conforme boletim oficial, foi feito cateterismo de três artérias coronárias com implante de stent. Temer se recupera na Unidade Coronariana

Assembleia do Cpers decide manter greve dos professores estaduais

Por 838 votos a favor contra 782, categoria optou pela continuidade da paralisação, que atualmente atinge totalmente apenas 1% das 2.550 escolas, segundo dados das Coordenadorias Regionais de Educação.

A greve do Cpers, aparelho sindical do PT e do Psol, já ura três meses.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/