Administradoras de shopping centers entram na mira de tiro dos seus lojistas

OPINIÃO DO LEITOR

No caso do shopping center de Belo Horizonte, o Diamond, convulsionado por uma dura reação dos lojistas contra despesas condominiais empurradas arbitrariamente adiante e outras práticas politicamente incorretas, a empresa é a mesma que administra o BarraShoppingSul, a Multiplan. Assim sendo, porque a gestão obedeceria praticas diversas? O estranho é que o mercado ainda não avaliou bem os acontecimentos de BH e as ações do grupo ainda não tiveram a correção merecida. Ou seja, o dono do negócio, Isac Peres deve, estar louco da vida e sairá dizendo que não autorizou nem endossa os desmandos(?) havidos nas gestão desse shopping. Será? Como ja se sabe, em Porto Alegre move-se uma ação contra o Moinhos Shopping com o mesmo proóosito - transparencia e demonstração de contas condominiais. A pratica de imputar despesas do empreendedor nas contas rateadas entre os lojistas é velha no setor. A rigor não ha shopping nesse pais que resista a uma pericia contabil. Todos seguem a cartilha ABRASCE nesse e em outros casos. Contratos de Locação e Normas Gerais, por exemplo, são praticamente iguais em todas as operações do pais. São muito corpoorativos e organizados. Com forte loby na Câmara e Senado, não deixando passar nada que possa ameaçar ós sócios -nova legislação especifica para locações em shoppings centers, por exemplo. Com essa decisão em Minas, as coisas devem mudar radicalmente. Quem viver verá. Lucas Medeiros Campos, Porto Alegre, RS.

Sul só tem 5 das 100 melhores escolas do Enem

OPINIÃO DO LEITOR

O Estadão publicou hoje as 100 melhores escolas no ENEM e, para minha decepção, a região Sul (PR, SC e RS) tem só 5 instituções classificadas, todas privadas, a saber:SC: 40a. Escola Autonomia de FlorianópolisRS: 64a. Cológio Provincia de São Pedro de Porto Alegre e 70a. Sinodal de São Leopoldo. PR: 74a. Alfa Teen de Cascavel e 86a. Colégio Interativa de Londrina. Desse jeito vai ser difícil formar gente boa para impor os bons valores morais que nos diferenciam das outras regiões brasileiras.
Hugo E. I. Ferreira
hugo@hugoferreira.com.br

Conheça a importância da Frente Parlamentar da Saúde

Ao assumir a presidência da poderosa Frente Parlamentar da Saúde (220 deputados e senadores), esta semana, o deputado gaúcho Darciso Perondi terá que multiplicar por dois o tempo que já dedica ao seu trabalho na Câmara. “A batalha política pela saúde envolve interesses e recursos poderosíssimos”, disse o deputado do PMDB ao editor, nesta quarta-feira a tarde.

. Na Câmara, no Senado e nas Assembléias, dezenas de frentes parlamentares dedicam-se a defender causas de interesse público, mas as duas frentes mais poderosas são a chamada Bancada Rural e a Frente Parlamentar da Saúde. Foi graças a esta última que foi aprovado em tempo recorde a taxa que beneficiou a saúde. Em 2007 e 2008, a Frente obrigou Lula a recuar da sua disposição de ceifar R$ 2 bilhões que iam para o SUS. Em 2007, a Frente Parlamentar botou 2.500 pessoas com luz de velas, à noite, diante do Palácio do Planalto.

- O deputado Darciso Perondi é este ano o único gaúcho da poderosa Comissão de Orçamento. No ano passado, o RS tinha cinco representantes.

Quem não vai acabar com os supersalários ?

TCE, Ministério Público e Tribunal de Justiça já decidiram não mexer nos supersalários no RS.
. São 149 casos no TCE, 10 no Poder Judiciário e 15 no Ministério Público.


- Os cortes significariam uma economia de R$ 10,1 milhões por
ano.

Plano do governo gaúcho é para mudar carreiras e não só uma carreira

É muito mais ambicioso do que parece o plano do governo gaúcho de mexer nos planos de carreiras dos servidores estaduais.

. A decisão do Piratini não é de circunscrever a questão ao magistério.

Vannazi e Villaverde não disputam para valer

Não são para valer as candidaturas do prefeito Ary Vannazi, de São Leopoldo, e do deputado Adão Villaverde.

. No dia 18 de julho, data da convenção do PT no RS, ambos renunciarão para consagrar a candidatura do ministro Tarso Genro.

- Vannazi e Villaverde, até lá, abrirão espaços na mídia e encorparão seus grupos para o acordão final.

Câmara dá mais um passo para acabar esbulho contra aposentadorias

A Comissão de Seguridade Social (CSS) aprovou, nesta quarta-feira (29), o PL 4434/08, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que tem por objetivo recompor o poder aquisitivo das aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social aos seus segurados. O projeto já foi aprovado no Senado. A idéia é fazer com que os segurados voltem a receber o mesmo valor do beneficio em salários mínimos quando da época de sua aposentadoria. Agora, a proposta precisa ser votada nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça (CCJ).

. A relatoria na CSS foi do deputado Arnaldo Faria de Sá. “Se o requerimento do deputado Udorico Pinto for aprovado, o projeto vai direto para o plenário da Câmara, e depois para a sanção do presidente da República” avisou Paulo Paim.

MaxCamp falará sobre mercado de imóveis, quinta, na Amcham RS

José Paim de Andrade Júnior, ex-CEO da Rossi Residencial, falará nesta quinta de manhã na Amcham do RS. Ele é sócio-fundador da MaxCap Real Estate Investment Advisors e flará sobre investimentos estrangeiros no mercado imobiliário brasileiro.

SAIBA mais sobre a MaxCap:
http://www.maxcap.com.br/en/

Fração assume IEE do RS nesta sexta-feira.

Luís Leonardo Fração assumirá nesta sexta-feira a presidência do Instituto de Estudos Empresariais do RS.

Casas Bahia fazem anti-e-commerce em todo o Brasil

As vendas virtuais das Casas Bahia só são aceitas nas cidades onde ela tem lojas. É uma estratégia burra.

. A operação e-commerce do grupo paulista não aceita CEP de lugar algum onde não tenha loja no RS.

- É coisa de português. As Casas Bahia disputam seriamente o troféu de pior solução e-commerce de 2009.

Banrisul apresenta modelo gaúcho de certificação digital na Europa

O Banrisul participa desde quarta-feira, em Belgrado, na República da Sérvia, do Fórum Europeu de Autoridades Certificadoras (Fesa, na sigla em inglês), organização de reconhecimento internacional que reúne as principais autoridades da Comunidade Européia em Certificação Digital e Assinatura Eletrônica.

. O representante do Banco é o superintendente da Unidade de Segurança da Tecnologia da Informação do Banrisul, Jorge Krug, que também é presidente da Autoridade Certificadora do Rio Grande do Sul (AC-RS).

. Jorge Krug levou aos membros participantes do fórum, informações sobre o modelo de certificação digital do Rio Grande do Sul com a tecnologia utilizada no Banrisul.

. O convite para participar do Fesa foi feito pelo diretor do banco Banca Intesa, da República da Sérvia, Milan Markovic.

Brasil na dianteira: Ceitec produz 15 milchips para Altus

A Ceitec entrega nesta quinta-feira 15 mil chips GBL para a Altus Sistemas de Informática. O circuito integrado vai ser utilizado na linha de produtos chamada Série Ponto, que serve para automação industrial. A fábrica da Ceitec fica em Porto Alegre. É a única do gênero no Brasil.

. É o primeiro lote de chips produzidos em escala comercial em todo o Brasil. Isto é inédito no País. A Ceitec vai produzir chips sempre em grande escala.

. O chip da Ceitec foi o primeiro desenvolvido no Brasil em grande volume. As 15 mil peças foram criadas, desenhadas, transformadas em produto e comercializadas no RS. O circuito ganhou o prêmio inovação tecnológica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2008.

Site: http://www.ceitecmicrosistemas.org.br/
Site: http://www.altus.com.br/

A crise econômica global acabará dentro de um ano e três meses

Você está em pânico por causa da crise econômica global ? Pois saiba que desde 1800 já ocorreram 122 crises do gênero.

. Os números foram alinhados nesta quarta-feira ao meio dia, na Federasul, pelo co-fundador da Arsenal Investimentos, Roger Ian Wright. Ele aposta que a crise tem data para terminar.

. Qual é a data ? Revisite o que ele disse na Federasul:

- A 122 crises anteriores duraram, cada uma, sete trimestres, e levaram mais seis trimestres para retomar a normalidade.

. No caso da crise atual, Roger diz que ainda faltam mais 15 meses para a recuperação total.

. O caminho da desaceleração da queda já começou, mas ele acrescenta que os níveis de crescimento serão lentos com a “retomada suave” da economia.

- Roger só lamenta que quando o Brasil voltar a crescer a taxas mais elevadas, em torno de 4% em 2011, ainda será no mesmo ambiente burocrático, porque o governo não aproveitou a crise para fazer as mudanças necessárias.
E-mail de Roger Wright:
roger.wright@arsenalinv.com.br

Uruguaiana fecha as portas em protesto pela usina da AES

Abandonados pelo governo Lula, que não parece querer saber de salvar a mega-usina a gás da AES (600 MW), os habitantes da cidade gaúcha de Uruguaiana pararam tudo na manhã desta quarta-feira, o que incluiu a ponte internacional que liga o Brasil à Argentina. O comércio fechou as portas.

. "Fechamos a ponte por cinco minutos, porque não quisemos prejudicar ninguém", disse ao editor o deputado Frederico Antunes, do PP. Além de Frederico, também o prefeito Sanchotene Felice, do PSDB, participou dos protestos, que abriu as 9h com uma audiência pública conduzida pelos vereadores no meio da rua.

- Na semana que vem, as lideranças gaúchas irão a Brasília para exigir respostas do governo Lula. A Argentina aceita fornecer gás em troca dos 600 MW de energia. Como o Brasil emprestará 1.700 MW de energia por dia, via estação conversora de Garabi, localizada a 150 kms de Uruguaiana, boa parte do negócio poderá ser feita com a produção da AES. O governo brasileiro tem esta proposta em mãos há meio ano, mas não sai de cima.

Entrevistas: "Mentem sobe o Projeto Cais do Porto "

ENTREVISTA
Valter Nagelstein, vereador, revisor do Plano Diretor no sub-item Cais do Porto e Centro da Cidade, presidente da frente Parlamentar pelo Cais Mauá, Porto Alegre.

Circula na Internet uma denúncia de um cidadão chamado Flávio Xavier, detonando o Projeto Cais do Porto, de Porto Alegre.
É tudo mentira o que ele diz.


Por que razão ?
O projeto apresentado na semana passada para todos os vereadores prevê exatamente o contrário do que afirma esse senhor. A área será devolvida aos cidadãos de Porto Alegre. A primeira garantia é a necessidade de serem mantidos os espaços públicos e garantir vida cultural na área.

Mas Xavier não é o único que pensa daquele modo.
Por pessoas assim é que nenhum projeto se viabiliza em nossa cidade. São pessoas rancorosas, frustradas – ressentidas.Aí começam a disseminar mentiras. É velha e conhecida tática.

O senhor conhece o sr. Flávio Xavier ?
Deve ser um desocupado.


E-mail: valtern@camarapoa.rs.gov.br

Santander lucra R$ 593 milhões no primeiro trimestre.

Foi de R$ 593 milhjões o lucro líquido do Santander no primeiro trimestre deste ano, segundo informou o banco ao editor desta página nesta quarta-feira de manhã.

. Sobre o último trimestre, o lucro avançou 1,7%, mas caiu 36,8% se comparado ao mesmo período do ano passado.

. Em âmbito global, o Santander fechou o primeiro semestre com lucro líquido de
€ 2,09 bilhões. Uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado e de 8% sobre o último trimestre.

- O Santander é o sétimo maior banco do mundo. O Brasil entra com 17% do lucro líquido global do grupo espanhol.

CLIQUE AQUI para examinar melhor os resultados.

Lojistas abrem guerra contra esbulho de shopping de Minas

CLIPPING / O Estado de Minas / Quarta-feira, dia 29

O Diamond é shopping pertencente à Multiplan, mesma rede que administra o BarraShoppingSul, de Porto Alegre, onde problemas muito semelhantes também assombram os lojistas.

Lojista quer indenização.

Sandra Kiefer e Graziela Reis Os lojistas se preparam para travar mais uma batalha na Justiça contra o Diamond Mall. Pelo menos sete já estudam exigir indenizações contra o shopping, sem contar com os nove autores da ação inédita para exibir a documentação do shopping. Como as contas já foram abertas e as supostas provas apresentadas, eles avaliam que chegou a hora de exigir a reparação dos prejuízos alegados desde a inauguração do centro de compras, há 12 anos. A administração é acusada de lesar os comerciantes em R$ 35,97 milhões a partir de possíveis irregularidades na gestão do empreendimento, com cobranças indevidas de taxas de condomínio, compras superfaturadas e até doações de carros a gerentes. Não só os comericantes do Diamond estão se movimentando. Nos últimos dois dias, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) foi procurado por representantes de proprietários de lojas de outros três grandes shoppings da capital. Eles também querem abrir as contas dos centros de compras para verificar se existem irregularidades na cobrança das taxas de condomínio. Recebi demandas de lojistas de mais três shoppings e fornecemos todas as orientações necessárias. Mas o sindicato não vai agir sob pressão nem no calor dos acontecimentos, afirma o vice-presidente Nadim Donato Filho, que pretende convocar reuniões isoladas com lojistas de cada shopping para verificar indícios de irregularidades que justifiquem ajuizar ações cautelares de exibição de documentos, a exemplo do que foi feito no Diamond. Esse tipo de reação está em curso em todo o país, uma vez que o Conselho Nacional de Entidades de Comércio de Shoppings (Conecs) informou que estuda estender as ações para os 10 maiores grupos de shoppings em funcionamento. Paralelamente à enxurrada de ações, a Assembleia Legislativa de Minas vai chamar os representantes dos sete maiores shoppings da Região Metropolitana de BH a darem explicações sobre a composição de custos da taxa de condomínio cobrada dos lojistas à Comissão de Defesa do Consumidor, em audiência pública a ser marcada nos próximos 10 dias. Ao se cobrar altos custos dos lojistas de shopping, o consumidor é que paga o pato, compara o deputado estadual Délio Malheiros (PV), que deu entrada ontem com pedido de requerimento na Comissão. Na reunião, que vai contar também com representantes de associações de lojistas e do Ministério Público, Malheiros pretende questionar ainda o destino da arrecadação da cobrança de estacionamento. Para Donato Filho, a iniciativa da Assembleia é válida principalmente porque vai deixar lojistas e empreendedores frente a frente. Nunca conseguimos conversar com os superintendentes dos shoppings. Em reuniões que marcamos eles simplesmente não apareceram, lembra. Entre os nove autores da ação cautelar de exibição dos documentos, que resultou na auditoria investigativa no Diamond, está a Boutique Efigênia Castro, que funcionou por cerca de dois anos no segundo andar do shopping. Em no máximo um mês vamos ajuizar a ação, adianta a advogada da loja, Juliana Dias de Paula Castro, que já está preparando os documentos. Uma ação não seria possível sem essas provas. Agora, o lojista que se sentiu prejudicado tem de buscar seus direitos individualmente porque cada loja é de um tamanho, o que influencia nos valores cobrados, explica a advogada. William Nunes, que também abriu uma unidade da Casa do Whisky no shopping e foi obrigado a fechar suas portas por causa dos altos custos de condomínio frente a vendas escassas no início das atividades do centro de compras, também procurou o Escritório de Advocacia Procópio de Carvalho para buscar orientações. Acredito que vai ser melhor entrar com a ação de indenização junto aos outros oito lojistas do processo inicial, afirma. A reportagem do Estado de Minas tentou ouvir o DiamondMall, mas foi informada pela assessoria de imprensa que o shopping só se pronuncia a partir de agora por vias legais.

Cresce saque com cartão corporativo no governo Lula

Mais de um ano após a orientação por parte dos órgãos de controle do governo para que saques com cartões corporativos fossem limitados a casos excepcionais, servidores da Presidência e de ministérios retiraram mais dinheiro no caixa no primeiro trimestre deste ano do que no mesmo período de 2008. De acordo com dados de janeiro a março, foram sacados diretamente no caixa uma média de R$ 48 mil por dia. No mesmo período de 2008, esse valor foi menor: ficou em R$ 22,6 mil.

. No ano passado, irregularidades cometidas por servidores, inclusive ministros, com o uso do cartão levaram o governo a publicar portaria restringindo a retirada de dinheiro em caixa. Ficou então estabelecido um limite de saques com cartão: 30% das despesas totais anuais de cada órgão com suprimentos de fundos - que são os gastos excepcionais, feitos sem licitação.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa do jornal O Estado de S.Paulo.

Sobre a nova farra dos cartões corporativos do governo Lula, CLIQUE AQUI para ver e ouvir este pagode.

EUA confirma 1ª morte por gripe suína

Uma autoridade governamental confirmou na quarta-feira a primeira morte nos Estados Unidos por causa do novo vírus H1N1 da gripe suína: uma criança de 23 meses que morreu no Estado do Texas.

. É a primeira morte por gripe suína registrada fora do México, país mais afetado pelo surto da doença. A autoridade não deu mais detalhes sobre o caso. Autoridades dos EUA confirmaram 65 casos de gripe suína, a maior parte deles suave.

Câmara diz que vai poupar R$ 18 mi com restrições

Numa reunião tensa, com fortes acusações contra a imprensa, a cúpula da Câmara decidiu apoiar a proposta do presidente Michel Temer (PMDB-SP) de restringir o uso da cota de passagens aéreas ao deputados e a um assessor. A farra de familiares e amigos dos parlamentares acabou, pelo menos no papel. Não será preciso nem o aval do plenário, as mudanças na regra ocorrerão via ato da Mesa Diretora.

. A estimativa é uma economia de R$ 17,9 milhões por ano com a proibição da cota extra às lideranças e aos integrantes da Mesa, além do corte em 20% na verba disponível para cada deputado. Mas não foi fácil chegar ao consenso. Muitos líderes apoiaram a decisão de Temer contrariados ao perceberem que não adiantava sustentar uma tese polêmica: a de permitir a emissão dos bilhetes para parentes. Prevaleceu a proposta de “fazer as pazes” com a opinião pública, como defendia o presidente da Casa.

Serra e Aécio acertam prévia para fevereiro

Os governadores tucanos de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, fixaram fevereiro de 2010 como data para a realização de prévias no PSDB, caso não haja consenso sobre o nome do candidato do partido à Presidência da República.

. Os dois teriam concordado, porém, que o ideal é a costura de um acordo até lá. Num jantar que invadiu a madrugada de ontem, em Belo Horizonte, Serra alegou que não poderia precipitar sua campanha e sugeriu que a disputa, se necessária, acontecesse às vésperas do prazo de desincompatibilização (afastamento do governo). Ele disse a Aécio que só no ano que vem decidirá se vai concorrer ao Planalto.

Nos EUA, cidadão pode controlar cada centavo gasto

Nos Estados Unidos, os deputados e senadores recebem uma verba anual para viagens, proporcional à distância de seus distritos da capital federal, Washington DC. Congressistas e assessores podem usar a verba para passagens, mas precisam prestar contas, provando que pagaram o menor valor possível pelas passagens e que a viagem teve finalidade oficial.

. São vetadas viagens para campanha, fins políticos ou pessoais. Cada deputado ou senador tem direito a uma soma equivalente a 64 vezes a taxa por milha, multiplicada pela distância em milhas entre Washington DC e o distrito do congressista, mais 10%. Um deputado de Miami, por exemplo, deve receber o equivalente a US$ 44.985 por ano em verba destinada a viagens oficiais.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/