Governo Temer rebate críticas corporativas de procuradores e juízes federais à PEC do Teto dos Gastos Públicos

O editor recebeu ainda há pouco, 21h30min, a nota do Palácio do Planalto, da Secom, rebatendo os argumentos da Nota Técnica da Procuradoria Geral da República contra a PEC do Teto dos Gastos Públicas.

O governo rebate o argumento de que há tratamento discriminatório na PEC, que "possa configurar tratamento discriminatório que configure violação ao princípio da separação dos Poderes".

A reação das corporações mais abonadas do funcionalismo federal já era esperada e o governo sabia que ela seria mais pesada do que a reação do PT, que normalmente encampa as demandas do funcionalismo, sobretudo dos estamentos mais ricos alojados no Judiciário, no Ministério Público Federal, no Tribunal de Contas da União e no Congresso.Além da PGR, também já se manifestaram em defesa dos seus privilégios.

Diz a nota do Planalto:

- Se até mesmo a Lei de Diretrizes Orçamentárias pode estabelecer limites claros à iniciativa orçamentária dos Poderes e do Ministério Público, evidente que a própria Constituição, por meio da PEC 241 pode fazer isto, estabelecendo quais os limites existentes.

Lucas Redecker nega qualquer ação para sair do governo Sartori

O secretário gaúcho de Minas e Energia, Lucas Redecker, disse esta noite ao editor que não têm fundamento algum as notícias que rolam nas redes sociais sobre sua iminente saída do governo Sartori. Ele já sabia da boataria.

Seria um protesto contra as projetadas privatizações da Sulgás, CEEE e CRM, três estatais que estão sob o guarda-chuva da secretaria.

O que disse Redecker:

- Sou social-democrata e portanto não sou militante da causa anti-privatização. Estamos estudando caso a caso e aquilo que for melhor para o governo e a sociedade, isto será feito.

Lucas Redecker sairá do governo no final do ano, conforme avisou ao próprio governador Sartori, quando foi convidado para o cargo. Ele quer voltar à Assembléia Legislativa.

Rodrigo Maia convoca sessão plenária para votar a PEC do Teto dos Gastos Públicos

Na contramão de todos os que querem colocar um freio à gastança pública e aos altíssimos salários da realeza do setor público, a Procuradoria Geral da República enviou ao Congresso uma nota técnica contra a PEC 241,.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, convocou há pouco a sessão deliberativa extraordinária que votará a PEC 241, a do Teto dos Gastos Públicos.

Será as 10h, segunda-feira.

44,8% dos eleitores de Porto Alegre aprovam o governo José Fortunati

É muito bom o índice de aprovação da administração do prefeito José Fortunati, o que demonstra que seu candidato, Sebastião Melo, faz bem em colar sua campanha em cima do que acontece em Porto Alegre.

O índice de aprovação do governo Fortunati é infinitamente maior do que os de Temer e Sartori.

Sebastião Melo, que registra índice baixíssimo de intenção de votos para o segundo turno, tem condições de avançar sobre Marchezan Jr.

Veja os números:

Aprova, 44,8%
Desaprova, 51%
Não sabe ou não opinou, 4,3%

74% da população de Porto Alegre desaprovam totalmente o governo Sartori

O índice de desaprovação que o Instituto Paraná Pesquisas encontrou para o governo Sartori chega a níveis estratosféricos em Porto Alegre, conforme mostra o resumo a seguir:

Aprova, 22,4%
Desaprova, 74%
Não sabe ou não opinou, 3,6%

Em Porto Alegre, 60% dos eleitores desaprovam e 32,4%¨aprovam o governo Temer

Ao perguntar aos eleitores de Porto Alegre a percepção de cada um sobre o governo Michel Temer, eis o que os resultados mostraram, segundo o Instituto Paraná Pesquizas desta noite, conforme material que o editor acaba de receber:

Aprova, 32,4%
Desaprova, 60%
Não sabe ou não opinou, 7,6%

29,8% dos eleitores dizem que poderiam votar em Marchezan ou Melo

Quando o Instituto Paraná Pesquisas pergunta ao eleitor de Porto Alegre em quem ele não votaria de jeito nenhum, o resultado é o seguinte:

Não sabe, 6,8%
Poderia votar nos dois, 29,8%
Sebastião Melo, 47%
Nelson Marchezan Jr, 27,8%

Band TV faz esta noite primeiro debate entre Marchezan Jr e Melo

Esta noite, 22h30min, a Band TV apresentará o primeiro debate de TV deste segundo turno em Porto Alegre, já sob os efeitos da primeira pesquisa de intenções de votos, conforme publicação abaixo do editor.

A pesquisa é do Instituto Paraná Pesquias.

74,6% dos eleitores de Porto Alegre não vão mais mudar o voto

É muito alto o índice dos eleitores que já estratificaram suas intenções de votos para o segundo turno, segundo demonstra o Instituto Paraná Pesquisas:

É definitiva, 74,6%
Ainda pode mudar, 24,3%

Pesquisa de 2o turno apresenta Marchezan Júnior com 53,8% e Melo com 26%

A primeira pesquisa de intenções de votos em Porto Alegre demonstra amplo favoritismo de Marchezan Júnior, PSDB, que avançou para 53,4% a pesquisa espontânea. Os votos válidos vão ainda mais adiante. Em qualquer caso, o tucano apura o dobro de votos.

A pesquisa é do Instituto Paraná Pesquisas e foi entregue esta noite ao editor.

O editor recebeu a pesquisa completa esta noite.

Pesquisa induzida (com apresentação dos nomes)
Não sabe 4,4%
Nenhum 15,9%
Nelson Marchezan Junior 53,8%
Sebastião Melo, 26,0%

Votos Válidos
Nelson Marchezan Junior 67,4%
Sebastião Melo 32,6%

Produção industrial recua 3,8% no País e no parque gaúcho 0,2%

A retração da indústria foi de 3,8% em agosto frente a julho. A produção do setor recuou em 11 dos 14 estados investigados pela Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Rio Grande do Sul caiu 0,2%.

As maiores perdas foram no Paraná (-8%), Espírito Santo (-6,4%), Amazonas (-5,7%) e São Paulo (-5,4%). Também recuaram Goiás (-2,9%), Minas Gerais (-2,8%), Pernambuco (-2,7%), Ceará (-2,4%), Rio de Janeiro (-1,3%) e Santa Catarina (-0,2%). Por outro lado, a Bahia (10,4%) teve a alta mais acentuada no mês. As demais taxas positivas foram no Pará (1,2%) e Região Nordeste (0,8%).

Na comparação anual, frente a agosto do ano passado, 13 dos 15 locais investigados tiveram queda no ritmo produtivo. O Rio Grande do Sul caiu 1,4%. No maior parque industrial do País, São Paulo, a retração foi de 3,3%.

Odebrecht Energia vende unidade eólica para o Grupo NC, em Rio Grande

A Odebrecht Energia vendeu sua subsidiária Odebrecht Energias Alternativas, detentora dos ativos de energia do Complexo Eólico Corredor do Senandes, localizado no município de Rio Grande (RS), ao Grupo NC, formado por 10 empresas, entre as quais a farmacêutica EMS e o Grupo RBS de Santa Catarina.


Em nota à imprensa, o Grupo NC e a Odebrecht Energia não comentaram sobre os valores envolvidos. Mas a Odebrecht destaca que o complexo de ativos eólicos vendido já está concluído, no qual foram investidos R$ 400 milhões. 

O complexo passa a ficar sob a marca de negócios NC Energias Renováveis. A efetivação da transação de compra está condicionada à aprovação dos órgãos competentes, principalmente Cade e Bndes.

Oposição entra com mandado de segurança contra a PEC dos Gastos Públicos

A oposição ao governo Michel Temer, comandada pelo PT e PCdoB, entrou hoje com mandado de segurança contra a PEC dos Gastos Públicos.

A proeminência do Poder Executivo sobre os demais poderes da República, bem como sobre instituições estatais. Também viola o direito de cinco governos à frente decidirem sua política econômica.

O pedido a oposição: Que seja concedida medida liminar, com fundamento no disposto no inciso III do art. 7º da Lei nº 12.016/2009, para que seja suspensa a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional nº 241/2016, na Câmara dos Deputados, determinando-se que a Autoridade Coatora se abstenha de submetê-la à apreciação e deliberação do Plenário da Câmara dos Deputados, até o julgamento deste Mandado de Segurança.

Outro fundamento utilizado foi o de que a PEC pode abolir direitos e garantias individuais.

Dólar cai no dia e encerra a semana com queda de 1,08% ; Bolsa atinge maior nível em 2 anos

O dólar comercial fechou esta sexta-feira em queda de 0,18%, cotado a R$ 3,217 na venda. Com isso, a moeda norte-americana encerra a semana com desvalorização de 1,08%, mesma variação que acumula no mês. No ano, o dólar tem queda de 18,53%.

Na véspera, a moeda havia subido 0,1%.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, teve a terceira alta seguida e fechou com valorização de 0,77%, a 61.108,98 pontos.

É o maior nível de fechamento desde 3 de setembro de 2014, quando a Bovespa havia encerrado o dia a 61.837,04 pontos.

A ética da malandragem nas eleições de Porto Alegre.

Fortunati ainda não pediu os cargos do PP e do PTB

Não é verdade que o prefeito José Fortunati decidiu pedir de volta todos os cargos - secretarias, fundações, departamentos e CCs - ocupados pelo PTB e PP.

Ainda.

É que neste segundo turno os dois Partidos tornaram mais ativa a oposição ao governo do qual fazem parte, engrossando as pesadas críticas que o candidato Marchezan Júnior faz à administração municipal.

Os setores mais duros do PDT e do PMDB acham que PTB e PP ingressaram num ponto fora da curva e passaram a operar como inimigos na trincheira, usando cargos, salários e máquina pública para descontruir oblíquamente o prefeito José Fortunati.


Artigo, Paulo Gaiger, Zero Hora - Companheiro, o que você fez comigo ?

- Professor doutor da UFPel, cantor, ator e diretor teatral

Sinto um constrangimento, uma vergonha e uma desilusão como alguém que é traído por um grande amigo, uma rasteira que me lança a uma tristeza nunca sentida, a uma sensação de morte prematura dos sonhos, dos projetos de uma condução política ética e justa para este país de históricos ardis miseráveis e enganosos. O poder, quando seduz e muda as ideias, arrasa os jardins possíveis. Não sei, e não quero saber, quando se deu o início da atração da cúpula petista pelas manobras, dinheiro e engodos fáceis que marcaram governos precedentes. Os privilégios das elites, do Legislativo e do Judiciário somente envergonham o bom senso e o conhecimento de isonomia e de justiça, mas não são exemplos a seguir.


As contas milionárias, as viagens em aviõezinhos das empreiteiras, as palestras superfaturadas, o caixa 2, tuas amizades com a caterva que mal quer este país, as alianças de ocasião com a imbecilidade, meu querido companheiro, que gosto tem? De fel e de deslealdade. Você não sente? Nem vergonha? A sensação de uma faca cravada nas costas que me dói tanto e me deixa sem ação, tua herdeira também recebeu. A escolha, companheiro, foi tua e não minha. Não grite e não chore porque o berro e o choro não são argumentos nem pedidos de perdão. Tua empáfia, arrogância e ingenuidade messiânica de um profeta salvador delirante não te permitem reconhecer os erros.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Morreu o publicitário gaúcho Raul Moreau.

Morreu hoje o publicitário gaúcho Raul Moreau, 72 anos. 

Algar Telecom investe R$ 85 milhões para operar no RS

A Algar Telecom inaugurou na noite desta quinta-feira sua unidade em Porto Alegre. Foram investidos R$ 85 milhões em infraestrutura e capilarização de rede para começar a oferecer os serviços da companhia ao mercado corporativo do Rio Grande do Sul. 

O escritório terá uma equipe de 30 profissionais das áreas comercial, técnica e operacional e será liderado por Aluísio Arruda. No total, a companhia atende cerca de 230 municípios do Paraná para baixo, capilaridade que adquiriu ao encampar, no final de 2015, os 10 mil quilômetros de fibra ótica que compunham a rede da Optitel, de Balneário Camboriú (SC). Entre os serviços oferecidos pela Algar Telecom para clientes corporativos incluem-se links dedicados e videoconferências. 
A Algar Telecom fatura cerca de R$ 2 bilhões.

Dólar cai, vendido perto de R$ 3,21; Bovespa opera em alta

O dólar comercial caía e a Bovespa operava em alta nesta sexta-feira. Por volta das 11h15, a moeda norte-americana caía 0,44%, a R$ 3,208 na venda.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subia 0,56%, a 60.980,93 pontos.

Produção de veículos subiu na passagem de agosto para setembro, enquanto as vendas caíram no período

A retomada das unidades que estavam em greve em agosto favoreceu esse resultado

A produção total de veículos, exceto máquinas agrícolas, somou 170.815 unidades em setembro, segundo os dados divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o equivalente a uma alta de 14,8% em relação a agosto, descontada a sazonalidade. 

Três das quatro categorias apresentaram alta no período, com destaque para o crescimento de 15,7% da produção de automóveis, descontados os efeitos sazonais, seguido pela alta da produção de comerciais leves, de 12,8%. Para veículos pesados, houve alta de 28,4% da produção de ônibus e queda de 4,1% de caminhões entre agosto e setembro. 

VENDAS - As vendas ao mercado interno, por sua vez, mostraram recuo de 3,8% na margem, na série sem efeitos sazonais, refletindo queda generalizada entre as categorias. As vendas de automóveis caíram 2,7%, descontados os efeitos sazonais, enquanto comerciais leves e ônibus mostraram queda de 8,1% e 40,7%, respectivamente. As vendas internas de caminhões ficaram praticamente estáveis. As exportações cresceram 2,1% em setembro, de forma que os estoques registraram recuo de 1,2% ante agosto, excluídos os efeitos sazonais, a despeito do aumento da produção e da retração nas vendas. Para os próximos meseses, a Anfavea projeta uma melhora moderada das vendas, o que deve contribuir para o processo de normalização dos estoques. Somado a isso, o crescimento da produção de veículos na passagem de agosto para setembro reforça a expectativa de expansão da atividade industrial no mês passado.

PTB anuncia o que já se sabia: Vai apoiar Marchezan Jr.

O PTB acaba de anunciar apoio a candidatura do tucano Marchezan Jr.

Ele também recebeu apoio dos Partidos que apoiaram  Mauricio Dziedrick no primeiro turno.

As reuniões do PTB com Sebastião Melo esta semana foram apenas pró forma, porque a decisão em favor de Marchezan, já estava tomada.

Votação para PEC dos gastos fica para segunda

A votação da PEC que limita gastos públicos no plenário da Câmara dos Deputados está mantida para a próxima segunda-feira, garantiu o relator da proposta, Darcísio Perondi (PDMB-RS), apesar da falta de quórum nesta sexta em uma sessão da Casa que serviria para contar prazo para a análise da proposta considerada crucial pelo governo.

Comissão aprova PEC que limita gastos públicos pelos próximos 20 anos

Por 23 votos a 7 a Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira, a proposta de emenda à Constituição (PEC 241/16) que trata de limites para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

O relator, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), decidiu suprimir a ampliação da vigência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2036. Com isso, este mecanismo, que permite ao governo gastar livremente 30% da arrecadação com determinadas contribuições, permanece com a validade atual, até 2023.

O substitutivo de Perondi segue agora para análise do Plenário. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, confirmou para a próxima segunda-feira a votação em primeiro turno da proposta.

Entre os deputados gaúchos os peemedebistas Darcisio Perondi e Mauro Pereira votaram SIM enquanto que o PT de Maria do Rosário e Henrique Fontana, votou NÃO ao limite de gastos.

CLIQUE AQUI para ver como votaram os deputados.

Veja abaixo a entrevista do deputado Darcisio Perondi logo após a aprovação da PEC vitória na Câmara.

Artigo, José Roberto de Toledo, Estadão - Caçando o voto inútil

Para 16 milhões de brasileiros, o voto se tornou inútil. Domingo passado, eles votaram em branco ou anularam, propositalmente ou não. É a maior ocorrência de votos inválidos em ao menos 20 anos: 13,7%. Mas, para ser compreendido, o fenômeno precisa ser escrutinado, sopesado, dividido. 

O diabo eleitoral é detalhista, nada tem de genérico. 

Não adianta procurar, o eleitor médio não existe. Se existisse, teria um seio e um testículo.

Antes de mais nada é preciso separar abstenção de brancos e nulos. Abstenção é um problema eminentemente cadastral. A Justiça eleitoral não atualiza a listagem de eleitores como deveria. Ela está repleta de fantasmas e dados desatualizados sobre quem deveria votar – do endereço dos pais à escolaridade que o eleitor tinha aos 16 anos quando tirou seu título.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Pesquisa de Goiânia demonstra melhora na avaliação do governo Temer

Nesta pesquisa de opinião pública que o Instituto Paraná Pesquisas mandou esta manhã ao editor, a avaliação do governo Michel Temer demonstra melhores resultados para o Planalto:

Aprova, 39,8%
Desaprova, 52,9%
Não sabe ou não opinou, 7,4%

O índice de desaprovação é ainda alto, mas o número de aprovação melhorou notavelmente.

Queda nos preços dos alimentos, ocasionou pequeníssima inflação (IPCA) de 0,08% em agosto

O IPCA avançou 0,08% em setembro, de acordo com os dados divulgados hoje pelo IBGE. Esse resultado representa uma desaceleração em relação a agosto, quando a alta chegou a 0,44%. Desse modo, o IPCA acumulado em doze meses apresentou desaceleração, passando de uma alta de 8,97% para outra de 8,48%.


Seis dos nove grupos de preços apontaram desaceleração no período, com destaque para o grupo de alimentação e bebidas, passando de uma elevação de 0,30% em agosto para uma queda de 0,29% em setembro. 

Próxima safra de grãos irá a 212,5 milhões de troneladas (mais 14,1%). RS colherá 32,l milhões.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem a primeira estimativa de plantio da safra 2016/17 de grãos, que está sendo plantada no País.

O RS colheará 32,8 milhões de toneladas, igual ao que foi colhido na safra deste ano.

Considerando a média entre o limite inferior e superior, a área plantada está estimada em 59,1 milhões de hectares, o que representa uma ampliação de 1,3% ante a safra anterior. As principais culturas com expansão prevista de área são o feijão (3,8%), o arroz (2,0%), a soja (1,6%) e o milho (0,5%), incentivados pela boa rentabilidade. 

Com a expectativa de clima mais regular durante o desenvolvimento da safra, é esperado o retorno aos bons níveis de produtividade alcançada antes da quebra de 2016. 

Assim, a produção esperada deve alcançar 212,5 milhões de toneladas, crescendo 14,1% em relação à safra passada, considerando o intervalo entre os limites inferior e superior. 

Melo e Marchezan voltam ao debate, hoje, 22h30min, na Band TV

Nesta sexta-feira, dia 7, a Band realizará cinco debates do segundo turno das eleições municipais. A emissora transmitirá ao vivo, a partir das 22h30, encontros com os candidatos a prefeito de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e Rio de Janeiro (RJ). Com exceção de Porto Velho, todos os demais confrontos serão transmitidos também pelo Band.com.br.

Luiz Nassif diz que opção de Lula é buscar asilo ou virar herói na cadeia

Nassif é o primeiro à esquerda.


Os aliados do PT na mídia estão alarmadíssimos com a possibilidade de Lula ser julgado, preso e apodrecer na cadeia como corrupto.

O alarme soou para valer depois que o STF decidiu que condenação confirmada em segunda instância remete o réu diretamente para a cadeia.

Leia o que escreveu Luiz Nassif, alinhado com o lulopetismo:

- Haverá dois caminhos para Lula. Um deles será buscar o asilo político em alguma embaixada e, fora do país, ter liberdade de ação para denunciar o regime de exceção instaurado. O segundo caminho seria aceitar a prisão e transformar-se na reedição de Mandela. Pesa contra essa possibilidade a própria idade de Lula.

O jornalista Luis Nassif; segundo ele, o juiz Sergio Moro instituiu a prisão perpétua e José Dirceu e Antonio Palocci ficarão presos para sempre

Investigado pela PF, Jairo Jorge, PT, entra em férias por um mês

Investigado pela Polícia Federal no âmbito da operação que resultou na apreensão de R$ 500 mil de dinheiro de origem ilícita encontrado no comitê de campanha da candidata Beth Colombo, PRB-PT, da qual ele é coordenador, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, decidiu entrar em férias. Ontem mesmo assumiu o posto o presidente da Câmara, Paulo Ritter, PT, do mesmo Partido de Jairo Jorge. 

O prefeito quer se dedicar à campanha de Beth Colombo.

Antes, já tinha saído sua secretária do Planejamento, Tatiana Carpter. e a própria mulher do prefeito, Thaís Pena, ex-secretária de Projetos Especiais. A isto tudo, soma-se a saída do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Guilherme Ortiz, que foi tesoureiro da campanha de Beth Colombo (PRB) e acabou sendo afastado pela coligação do Bloco do Orgulho Municipal (BOM) por suspeita de desvio de dinheiro. Foi encontrado entre a sua casa e o comitê central da campanha, no dia 22 de setembro, R$ 526,7 mil ainda não explicados à Polícia Federal. A Prefeitura informou que a sua exoneração foi “a pedido do próprio servidor, em agosto de 2016” e que ele “não informou o motivo”.

Por volta das 22 horas da terça-feira, 4, o prefeito Jairo Jorge (PT) fez uso de sua conta no Facebook para publicar um vídeo em resposta às notícias veiculadas em todo o estado – e até por jornais de circulação nacional – de que a sua conduta a frente da Prefeitura de Canoas estava sendo investigada pela Polícia Federal sob a suspeita de estar beneficiando uma candidatura na cidade.
Para Jairo, porém, isso é apenas uma questão política. 

Juarez Quadros é o novo presidente da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações tem um novo presidente. O paraense Juarez Quadros irá exercer as posições de conselheiro e presidente do Conselho Diretor da Anatel até 4 de novembro de 2018.

Quadros é formado em engenharia elétrica e foi ministro das Comunicações entre abril e dezembro de 2002. Ele também foi secretário-executivo e secretário de fiscalização e outorgas, além de diretor da Telebrás e conselheiro dos Correios, da Telerj, da Telesp e da Embratel.

Goiânia, 2o turno: Iris, 46,5%; Vanderlan, 37,4%

O Instituto Paraná Pesquisas entregou há pouco a pesquisa que fez para medir as intenções de votos do segundo turno na capital de Goiás, Goiânia:

Iris Rezende, 46,5%
Vanderlan, 37,4%
Não sabe, 4,5%
Nenhum, 11,6%

Votos válidos
Iris, 55,4%
Vanderlan, 44,6%

Presidente da Fasc, PP, aliado de Marchezan Júnior, poderá ser demitido pelo prefeito Fortunati

Não está descartada a demissão do presidente da Fasc, Marcelo Soares, que ontem foi colocado em férias de 30 dias pelo prefeito José Fortunati, tudo depois do início da Operação Rush, desencadeada pela Polícia Federal.

A investigação apura fraudes licitatórias, corrupção, estelionato, lavagem de dinheiro e estelionato.

Marcelo Soares é do PP, Partido que integra a aliança do candidato tucano Marchezan Júnior.

Indicadores da FGV projetam melhora gradual do mercado de trabalho no curto prazo

O Indicador Antecedente de Emprego alcançou 93,7 pontos em setembro, de acordo com dados divulgados ontem pela FGV. Esse resultado equivale a uma elevação de 3,5 pontos na margem, levando o indicador ao maior patamar desde outubro de 2010. Em contrapartida, o Indicador Coincidente de Desemprego atingiu 98,6 pontos, subindo 2,8 pontos em relação ao registrado em agosto. A interrupção de uma série de três quedas consecutivas desse indicador, por sua vez, sugere que o mercado de trabalho não deve ter melhorado em setembro, em linha com a retomada bastante gradual em curso da economia. 

Para os próximos meses, contudo, economistas como os do Bradesco, que produziram a análise acima na sua newsletter desta manhã, sugerem que a moderação do ajuste do mercado de trabalho deverá ficar mais evidente, em função da estabilização da atividade econômica.

PTB faz jogo de cartas marcadas em reuniões para anunciar apoio a Marchezan Júnior

É ele quem manda.


A decisão beneficia tremendamente a candidatura de Marchezan Júnior, mas Sebastião Melo aposta nos 25% de eleitores que votaram nos candidatos de esquerda. Apesar disto, PT, Psol e PCdoB mandaram seus eleitores ficar de fora, promovendo abstenção, foto em branco ou anulando o voto. 

As 9h, os 108 candidatos da coligação começaram reunião para discutir apoios, mas já se sabe que é tudo jogo de cartas marcadas. 

O PTB poderá anunciar nesta sexta-feira sua posição de apoio à candidatura de Marchezan Júnior, PSDB-PP. Esta é a clara tendência que o editor conseguiu apurar junto a membros influentes dos quatro Partidos da coligação.

A decisão final ainda depende da reunião que o grupo PTB. Solidariedade, PR, PSC e PRP acompanharão o PTB.

A opção pelo tucano foi decididamente influenciada pelo candidato da coligação, o deputado Maurício Dziecricki, que começou a campanha com 2% dos votos e terminou em quarto lugar, alcançando 13,68% e desalojando Luciana Genro, Psol, para o quinto lugar.

Ex-assessor de Palocci tenta o suicídio na prisão do Paraná

O juiz Sérgio Moro mandou transferir Branislav Kontick, ex-assessor do ex-ministro Antonio Palocci, que saiu da carceragem da Polícia Federal para o Complexo Médico-Penal de Pinhais.

Kontick tentou o suicídio na última semana de setembro. Ele trabalhou com Palocci na Casa Civil e ali fazia as conexões com a Odebrecht.

A notícia rolou nas redes sociais, mas não foi confirmada na ocasião.

Datafolha, Rio: Crivella, 44%; Freixo, 27%.

O candidato do PRB abre com forte vantagem sobre o oponente do Psol:

Marcelo Crivella, PRB - 44%
Marcelo Freixo, Psol - 27%

No primeiro turno, ambos levaram 27,78% e 18,26% respectivamente.

Só de votos válidos, a diferença a favor de Crivella é ainda maior: 62% contra 38%

CLIQUE AQUI para examinar os resultados do primeiro turno. Todos os candidatos bem pontuados resolveram apoiar Crivella.


Opinião do editor - Sartori mexe novamente no abelheiro

O governador Ivo Sartori mexeu novamente no abelheiro, ao declarar de modo desnecessário que é melhor receber salário parcelado do que não receber salário nenhum.
Os servidores do Executivo do RS reagiram de modo indignado, porque querem que o governo diga de que modo vai mudar este cenário corrosivo e quando seus salários serão pagos do mesmo modo como são pagos os salários dos servidores do Judiciário, Ministério Público e Assembléia. Todos eles recebem em dia, no final do mês.
As redes sociais fervilharam, ontem e hoje, com críticas ferozes e até insultuosas contra o governador.
O governo tem arredondado desde o início do atual mandato, todas as revelações sobre a herança maldita que recebeu do governo Tarso Genro, responsável pela desordem atual das contas públicas, o que torna inaceitáveis as declarações do governador Sartori, já que elas representam claro ponto fora da curva.

10 municípios gaúchos poderão ter novas eleições

Se o TSE julgar até 19 de novembro os recursos dos candidatos que venceram as eleições locais, apesar de impugnados pelo TRE, novas eleições ocorrerão nestas cidades gaúchas:

- Arvorezinha, Barros Cassal, Butiá, Ibiraiaras, Gravataí, Paraí, Parobé, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul.

Se isto não acontecer, ninguém será diplomado.

Caso o TSE não decida nada até a posse dos novos prefeitos, nas 10 cidades assumirão os presidentes das Câmaras de Vereadores, pelo menos até a posse dos candidatos que a Corte disser que deve ser o prefeito.

Sexta-feira será de sol claro, céu azul e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 13 graus

A Capital do RS amanheceu com sol claro, céu azul, poucas nuvens e temperatura baixa. Em todo o Rio Grande do Sul, o ar mais seco proporcionará uma sexta-feira com a presença do sol em todas as regiões. Nuvens são esperadas na maioria das áreas e pela tarde não se afasta chuva muito isolada em pontos do Norte e do Leste do Estado.

A temperatura será agradável no decorrer da sexta e o vento soprará de fraco a moderado. A frente fria que irá tangenciar o Rio Grande do Sul trará mais nuvens e chuva para Sul e Leste do Estado. Em Porto Alegre, não há previsão de precipitação e as marcas da temperatura ficarão entre 12°C e 24°C.

Secretários estaduais dizem em Gramado como resolver o problema da segurança pública

Os secretários estaduais de segurança pública reuniram-se em Gramado, RS, e lançaram a Carta de Gramado. A Carta definiu seis pontos que precisam ser adotados para a solução dos problemas de segurança do Brasil.

Entre os pontos destacados, os secretários apontaram para a necessidade de reforma na legislação penal e processual; adoção de medidas mais efetivas e enérgicas no controle das fronteiras; estabelecimento de fontes de recursos para a segurança; descontingenciamento do Fundo Penitenciário Nacional; estimulação de políticas públicas de ressocialização de apenados e educandos; e fomento do uso de tecnologia e técnicas modernas de gestão.

Sartori terá parte do dinheiro da repatriação

O governador Ivo Sartori obteve em Brasília a confirmação de que os Estados ficarão mesmo com 21,5% do total arrecadado do Imposto de Renda incidente sobre o dinheiro que está sendo repatriado. O valor total é estimado em R$ 25 bilhões, R$ 4,5 bilhões dos quais irão para os Estados.

O governo já arrecadou R$ 8 bilhões, mas espera arrecadar R$ 50 bilhões e não apenas R$ 25 bilhões, o que dobraria os valores destinados aos Estados.

A divisão do bolo obedece as regras do Fundo de Participação dos Estados.

A expectativa é de que o RS receba R$ 40 milhões, muito pouco se comparado com os R$ 400 milhões da Bahia.

O programa de repatriação deve terminar dia 31, mas o relator do projeto na Câmara, Alexandre Baldy, quer adiar o prazo para 16 de novembro. Os governadores querem terminar tudo no prazo, porque querem o dinheiro imediatamente.

As modificações no projeto em exame na Câmara não se limitam ao prazo de vigência do programa. Tudo irá a votação na segunda-feira.

Acabou a greve dos bancários

A greve dos bancários acabou. As portas de todas as agências abrirão hoje normalmente. A proposta dos banqueiros - 8% e mais bônus de R$ 3,5 mil, além de aumento real em 2017 - foi aceita.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/