Inquérito sobre desvios na FCDL do RS já está com o juiz da 17a. Vara Criminal

Já está com o juiz da 17a. Vara Criminal, Fórum Central de Porto Alegre, a denúncia contra todos os implicados no inquérito que apurou desvios de até R$ 10 milhões na Federação das CDLs do RS. O presidente da entidade, Vitor Koch, teve seu gabinete, casa e loja de Três Coroas, vasculhadas pela Polícia. Ele e a mulher também foram ouvidos no inquérito.

O delegado Juliano Ferreira, da 17a. Delegacia de Polícia, concluiu o inquérito, entregue ao juiz da 17a. Vara Criminal.

A denúncia indiciou todos os acusados na fase policial.

O presidente Vitor Koch continua presidindo a FCDL e tenta passar o bastão para uma Junta Governativa, o que não prosperará.

As CDLs não conseguem articular-se para resolver o impasse, que mexeu até mesmo com os interesses políticos de áreas importantes do governo estadual, contidas por intervenção direta do governador Eduardo Leite.

Site venezuelano diz que militares venezuelanos fazem buscas em território do Brasil

O editor recebeu cópia da nota a seguir, publicada hoje pelo site venezuelano La Patilla:

O ex-prefeito do município de Gran Sabana, Ricardo Delgado, denunciou a suposta presença de militares venezuelanos no Brasil para procurar aqueles que participaram do ataque ao Batalhão de Infantaria 513 no estado de Bolívar.

Delgado apresentou a queixa por meio de áudio e do tenente José Rodríguez Araya, onde ambos indicam que oficiais do exército venezuelano estariam no Norte do Brasil, procurando por quem tenha participado da revolta de Luepa, segundo informações publicadas pelo jornalista Glorimar. Fernandez em sua conta no Twitter.

CLIQUE AQUI para ler a informação original.

Dica do editor - Estas são as 10 melhores cidades para se viver em 2020

A empresa de relacionamento para pessoas, Internations, ouviu pessoas que foram morar fora dos seus países e publicou relatório anual com as melhores cidades para se viver, trabalhar e fazer amigos em 2020. Cerca de 20.000 pessoas foram entrevistadas. Eis a lista com as 10 melhores: Basileia, Suiça; Haia, Holanda; Zug, Zuiça; Barcelona, Espanha; Lisboa; Montreal, Canadá;Cingapura; Ho Chi Minh, Vietnã; Kuala Lumpur, Malásia. Taipé, Taiwan.

Racista, o seguidor de Adeli Sell diz que vereadores judeus e cristãos não passam de lixo

O site do líder lulopetista Adeli Sell, vereador do PT em Porto Alegre, registra com ira a foto na qual aparecem os vereadores João Carlos Nedel, Valter Nagelstein e Wambert Di Lorenzo.,

Valter Nagelstein, o do meio e com os punhos erguidos,  demonstra contentamento diante da aprovação do seu projeto Escola sem Partidos, por 18 votos contra 1, semana passada.

A oposição lulopetista bobeou, saiu do plenário, mas não conseguiu derrubar o quorum de 20 vereadores.

Perdeu.

O que chama a atenção na página do vereador do PT é a declaração criminosa do seguidor de Adeli, Valdemar Garcia, no seguinte tom:

- Esta foto representa o lixo do legislativo de Porto Alegre, um "cristão" e um judeu.

Judeu, no caso, é o próprio Nagelstein, enquanto que os cristãos são Nedel e Wambert.

Adeli Sell não retirou o comentário racista.

O editor reproduz o fac simile acima.

Caixa abre linha para financiar 13o dos servidores de Porto Alegre. 1a. prestação só vencerá em março.

Os servidores da prefeitura de Porto Alegre têm agora condições especiais para anteciparem o 13º salário diretamente com a Caixa. Os interessados têm até o dia 10 de janeiro de 2020 para procurar sua agência e contratar o crédito com taxa especial de 2,15% ao mês, dentro das condições oferecidas pelo banco. A medida vale para os servidores públicos municipais ativos, inativos, pensionistas e vinculados a estatutos próprios.de P

A Caixa informa que o servidor que contratar o benefício agora terá amortização somente em 20 de março de 2020, data do crédito pela prefeitura da respectiva parcela antecipada do 13º salário.

Para contratar o crédito, o interessado precisa apresentar o documento de identificação com foto, comprovante de endereço e o contracheque do último 13º terceiro salário recebido. A autorização para a antecipação ocorre dentro do espaço da Lei Municipal 12.425 de 13 de dezembro de 2019.

Os servidores também tem opção de antecipar o 13º salário junto ao Banrisul, conforme condições informadas pelo banco.

Nescafé abre sua primeira cafeteria no RS. Fica no Boulevard Assis Brasil, Porto Alegre


O Boulevard Assis Brasil, Porto Alegre, que fica diante do Triângulo da avenida Assis Brasil, inaugurou a primeira cafeteria da Nescafé no Rio Grande do Sul. A nova loja integra o projeto de expansão da marca no estado, que tem a projeção de abrir mais sete unidades no próximo ano.

Localizado no espaço interno do shopping, o café Nescafé coloca à disposição dos clientes uma linha exclusiva de cafés 100% arábica. 

O cardápio também conta com opções de doces e salgados, composto por tortas, bolos, sanduíches naturais, pães de queijo e o pão na chapa, tradicional receita paulista. 

A cafeteria também comercializa as linhas de cafés da Nescafé para os clientes poderem levar o melhor da experiência dos cafés para casa.

Juiz de garantia não atuará sobre investigações e processos já em andamento

O ministro Marco Aurélio Melo, verborrágico como sempre, deixou claro que a aprovação da figura do juiz de garantia, aprovada pelo Congresso e sancionada por Bolsonaro no âmbito do pacote anti-crime de Moro, não atuará sobre investigações e processos já em andamento.

É isto.

Mas há controvérsia.

Frente Integralista diz que não foi ela que jogou as bombas no grupo Porta dos Fundos

A Frente Integralista Brasileira tirou nota, hoje, para informar que não teve nada a ver com as duas bomas lançadas contra a sede do grupo Porta dos Fundos, responsável pela produção do filme em exibição na Netflix e que apresenta Cristo como homossexual assumido.

A nota não convenceu.

O grupo e a Netflix sofrem severa reprovação pela aliança que formaram para injuriar os cristãos de maneira criminosa.

Entrevista, João C. Nedel, vereador de Porto Alegre - Lideranças de cobradores e motoristas constrangem meu lar e minha família

ENTREVISTA
João Carlos Nedel, vereador do PP, Porto Alegre

Cobradores e motoristas de ônibus, inconformados com o projeto que termina gradativamente com a função de cobrador, tentaram invadir sua casa, esta tarde ?
Eu soube há pouco, mas pelo que soube não foi invasão. Eles disseram que iriam acampar ali para constranger minha família e a mim.

O senhor tem posição favorável ao projeto, mas não tem dialogado ?
Sou um homem de diálogo. Meu gabinete está aberto para quem quiser falar comigo, mas meu lar e minha família são invioláveis, porque não têm nada a ver com essa disputa política e parlamentar.

E ?
Eque fiz um BO porque o ato é criminoso, ainda mais que eles anunciaram que ficarão acampados ali. Agora, o caso é de polícia e da justiça. Este País tem leis e a própria Constituição proíbe ações desse tipo, que atentam contra o estado democrático de direito e viola nossas garantias individuais e parlamentares.

E o projeto ?
Por causa das pressões políticas, o projeto ficou para o próximo ano legislativo. Nem vai ser votado agora.

Vendas de Natal dos shopping centers foram 9,5% maiores este ano, o melhor Natal em cinco anos

As vendas dos shopping centers brasileiros foram 9,5% melhores neste Natal.

As melhores em 5 anos.


O varejo deve anunciar entre hoje e amanhã (oficialmente) resultados positivos de vendas e faturamento.

Espera-se por uma performance inédita desde 2012, com boas perspectivas para quase todos os setores que apostaram no Natal.

Shoppings e lojas de rua trabalhavam com uma expansão por volta de 6% frente ao ano passado, mas no caso dos shoppings, segundo a Alshop, as vendas foram 9,5% maiores. Já o comércio eletrônico está confiante de que cresceu mais: algo na casa dos dois dígitos.

Dica do editor - Saiba como será a festa do reveillon na Orça do Guaíba, Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre quer atrair atrair 150 mil pessoas na orla do Guaíba para a festa da virada. Chamado de Réveillon na Orla, o evento terá shows musicais e 10 minutos de queima de fogos.

CLIQUE AQUI para examinar a programação anunciada pelo prefeito Marchezan Júnior.

Ano termina com robusta recuperação de empregos, mostram dados do Caged


O mercado de trabalho formal continua melhorando de forma robusta, confirmando nossa expectativa de aceleração da atividade neste último trimestre do ano. 

Os dados do Caged de novembro mostraram uma geração líquida de 99 mil vagas, acima do esperado pelo mercado (47 mil). 

Os dois setores que puxaram o bom desempenho do mês passado foram o comércio e os serviços. 

Excluindo os efeitos sazonais, foram criadas 89 mil vagas, elevando a média móvel trimestral de 65 mil para 77 mil postos criados por mês – o que já contribui para a queda da taxa de desemprego, segundo nossas estimativas. 

Ao mesmo tempo, a variação interanual dos salários desacelerou de 4,5% para 4,1% em termos nominais, sugerindo que a recuperação recente do mercado de trabalho ainda não deve gerar pressões inflacionárias significativas

Hoje é dia de trocar presentes. E vender mais.

O varejo concentra quase todo o movimento de hoje, 26 de dezembro, com ênfase para lojas de shopping centers, nas trocas de presentes.

Em Porto Alegre isto é visível desde as 10h.

Mas neste ano, além disso, a expectativa é de mais vendas.

Alguns segmentos – como vestuário e calçados – calculam que podem adicionar até 10% a mais sobre o que faturaram antes do Natal. 

Zero Hora elege Nhonho como "primeiro ministro informal", mas há controvérsia sobre isto

Investigado em três casos de corrupção, Nhonho não tem nada a ver com o governo Bolsonaro, mas tem tudo a ver com as representações parlamentares e partidárias que temem ir para a cadeia como bandidos. CLIQUE AQUI para conhecer as investigações do deputado. É material da revista Época, da Rede Globo. A reportagem de ZH nem  toca no assunto.

O jornal Zero Hora de hoje dedica uma página inteira de reportagem para apresentar o deputado Rodrigo Maia, o Nhonho, como "primeiro ministro informal" da República.

Há controvérsia.

O Brasil não conta com premier formal ou informal, primeiro porque não há dispositivo constitucional da figura e segundo porque Nhonho não tem envergadura política para exercer sequer funções informais do gênero.

Como se sabe, foi Nhonho quem desidratou o pacote anti-crime apresentado pelo governo, patrola o projeto que estabelece as prisões em segunda instância e tenta encurralar o presidente Bolsonaro.

E não só.

A reportagem não faz referência alguma aos malfeitos de Nhonho e apenas saúda sua posição de invariável apoio às propostas econômicas de Paulo Guedes, todas elas em sintonia com os setores mais avançados e modernos do empresariado nacional e estrangeiro.

Dica do editor - Saiba o que empresas médicas globais fazem para melhorar a vida de quem tem mais de 50 anos

Entenda o conceito e conheça o que empresas e entidades médicas globais fazem por adultos acima dos 50 anos.

CLIQUE AQUI para ler e saber. 

17a. DP conclui inquérito policial sobre denúncias de desvio de dinheiro na Federação de CDLs do RS

O inquérito policial que investigou denúncias de desvios de dinheiro na Federação das CDLs do RS foi concluído. O inquérito ocorreu na 17a. DP de Porto Alegre.

O principal investigado é Vitor Koch, o presidente da entidade.

O gabinete na FCDL em Porto Alegre, além da casa e loja de Koch em Três Coroas, foram objeto de ações de busca e apreensão.

Grupo terrorista integralista assume atentado contra o abominável grupo Porta dos Fundos

Estes três encapuzados que se dizem membros de uma frente integralista, assumiram a autoria do atentado a bomba contra a sede do grupo Porta dos Fundos, autor da abominável injúria cinematográfica contra Jesus Cristo.Eles dizem ser do “Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira”

Dica do editor - Conheça estes carrinhos inteligentes que revolucionarão o sistema de compras em lojas e supermercados

Estes carrinhos de compras inteligentes prometem revolucionar a vida do consumidor. Veja:

Bolsonaro aparece de surpresa na lotérica e joga na mega-sena da virada

O presidente Jair Bolsonaro jogou na Mega-Sena da Virada na manhã desta 5ª feira (26.dez.2019) na lotérica Cruzeiro do Sul, localizada no Cruzeiro, no Distrito Federal. O chefe do Executivo disse que fez 2 jogos, mas não informou os valores. Ao fazer as apostas, Bolsonaro anotou alguns dos números que jogaria na palma da mão. Um deles foi o 13.

 

Lula é indiciado de novo como corrupto. E novamente no caso do Instituto Lula

Este processo não é o mesmo do esquema de corrupção pelo qual a Odebrecht comprou terreno de R$ 12 milhões para o Instituto Lula, que já está concluso e à espera de sentença em Curtitiba.

A Polícia Federal acaba de indiciar o ex-presidiário Lula da Silva e mais três pessoas por doações feitas pela Odebrecht ao Instituto Lula, consideradas propina, R$ 4 milhões no total, liberadas entre 2013 e 2014. Os crimes são de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso de Lula.

Os outros indiciados como corruptos:
Paulo Okamotto
Antonio Palocci 
Marcelo Odebrecht.

A PF diz que R$ 4 milhões repassados ao instituto entre dezembro de 2013 e março de 2014, tinham como origem conta que a Odebrecht e Palocci mantinham para o pagamento de propinas.

Dica do editor - A FAO diz que 14% dos alimentos são perdidos após a colheita

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) tem um estudo definitivo sobre o desperdício de alimentos em função das festas de Natal e Ano Novo. Estimativas indicam que 14% dos alimentos do mundo são perdidos após a colheita – excluindo o varejo. Uma das conclusões é que, para resolver o problema, todos precisam agir. Mas a FAO adverte que isso tem consequências “não intencionais” para o meio ambiente e sobre os preços.

CLIQUE AQUI para examinar a pesquisa.

FGV diz que índice de confiança do comércio aumentou em dezembro sobre novembro

A confiança do comércio aumentou entre novembro e dezembro de 2019, conforme informou há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV). 

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,3 ponto no período, indo de 97,8 para 98,1 pontos. Na comparação com dezembro de 2018, o indicador recuou 5,9%. Em médias móveis trimestrais, o Icom também aumentou 0,3 ponto indo de 97,8 para 98,1 pontos. Na comparação com dezembro de 2018, o indicador recuou 5,9%. Em médias móveis trimestrais, o Icom também aumentou 0,3 ponto, recuperando a queda de novembro.

O comércio encerra 2019 com acomodação da confiança em patamar próximo aos 100 pontos. Apesar da melhora da percepção sobre o ritmo de vendas no momento presente, os empresários se mostram cautelosos com a sustentabilidade da recuperação do setor nos próximos meses.

Dica do editor - Saiba tudo sobre os dias e horários de funcionamento dos bancos

As agências bancárias abrem hoje e amanhã. Segunda será o último dia do ano para quem quer usaqr os bancos.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes sobre dias de funcionamento e horários.

Opinião do editor - Chegou a hora de dizer que OP e Consulta Popular são dois programas falsos

O governador Eduardo Leite planeja mudanças no programa Consulta Popular.

O programa foi criado no governo Collares para se contrapor ao lulopetista Orçamento Participativo, criado pelo então prefeito Olívio Dutra.

Ambos são falsos e visam apenas enganar o povo.

Além de reservarem valores miseráveis para investimentos decididos pela população, pouca coisa sai do papel.

Seria mais racional acabar com essa geringonça que não funciona.

Inflação do IPC-S desacelera na terceira medição de dezembro, mas ainda é alta (0,86%)

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) desacelerou ligeiramente na terceira medição de dezembro para 0,86%. Na segunda apuração do mês, o indicador teve alta de 0,87%.

Bolsa em alta e dólar em queda. Bolsa mantém índice acima dos 115 mil pontos.

A Bolsa opera em ligeira alta neste final de manhã, mas o dólar cai, e cai fortemente. O viés para o dólar é de queda ainda maior, podendo fechar o ano em R$ 4,00 ou até menos.

10h45min

Bolsa, +0,08%, 115.955 pontos
Dólar comercial, -0,05%, R$ 4,0538 para a venda

Governo decide convocar extraordinariamente a Assembleia. Deputados terão que votar o Reforma RS.

O governo estadual gaúcho confirmou que convocará extraordinariamente a Assembleia, que deverá reunir-se entre os dias 27 e 31 para discutir e votar os 5 projetos do pacote de mudanças nos planos de carreira e na previdência dos servidores, o plano Reforma RS.

O governo quer votar tudo antes do início do novo ano legislativo, dia 3 de fevereiro.

Um dos projetos, o que trata das novas alíquotas de cobrança previdenciária, já foi aprovado.

Entrevista coletiva de final de ano: Bolsonaro responde a todos e a tudo

Recomendado - Faça reservas para grupos, hoje, amanhã e segunda. Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre.

Bier Markt Vom Fass abrirá hoje, quinta-feira, amanhã e sábado, como também na segunda-feira. Na virada do ano, não funcionará, reabrindo quinta-feira, dia 2 em diante.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
RESERVAS para happy hour, aniversários, jantares: celular e WhatsApp: (51) 9-9388.2401. Fale agora.

Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Receita dos sindicatos e centrais sindicais despencou 80% com fim do imposto sindical


A reforma trabalhista, 2017, o que incluiu o fim da cobrança compulsória do imposto sindical, esgualepou os cofres ricos dos principais sindicatos e centrais sindicais.Naquele ano, a arrecadação havia sido de R$ 3,6 bilhões. De lá para cá, a principal fonte de recursos das grandes centrais sumiu. CUT, UGT, Força Sindical, CSB, NCST e CTB tiveram queda de mais de 95% no dinheiro de contribuições. 

A arrecadação de sindicatos com as contribuições de trabalhadores deve cair 80% em 2019. O volume de recursos atingiu R$ 91,7 milhões no acumulado de janeiro a novembro. Em 2018 inteiro, foi de R$ 500 milhões.

O governo estuda enviar ao Congresso uma proposta de reforma sindical. Em setembro, foi criado grupo de trabalho coordenado pelo secretário Rogério Marinho (Previdência e Trabalho) para discutir o assunto. Marinho, no entanto, negou que há estudo para retornar com a obrigatoriedade do pagamento do imposto, extinto em 2017 com a reforma trabalhista.

Dica do editor - Esta tarde, Corsan assina PPPs com 18 municípios

O governo do Estado, por meio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), assina protocolo de intenções com 18 municípios interessados em avançar em parcerias público-privadas (PPPs) do saneamento básico. O governador Eduardo Leite participa da assinatura.
Serão elaborados estudos e documentos necessários para a contratação da PPP no modelo de concessão administrativa, com o objetivo de universalizar os serviços de esgotamento sanitário nos municípios e regularizar situações específicas do sistema de abastecimento de água.

CLIQUE AQUI para saber quem são os municípios que integram o program, entre os quais Bento e Cachoeira.

Dmae justifica falta d'água por causa do verão

Começou a faltar água em várias regiões de Porto Alegre.

É o verão, quando aumenta o consumo.

É o que diz o Dmae.

O caso é mais grave na zona Norte, que concentra 70% da população da Capital.

Bolsonaro avisa que última palavra é sempre do Congresso

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nas redes sociais a sua decisão de apor 25 vetos ao pacote anticrime e disse que não foi além porque não pode dizer NÃO a tudo o que aprova o Congresso.

A manutenção da figura de juiz de garantias, incluída no pacote contra a vontade de Moro, é objeto de grande controvérsia, criticado pela maior parte da direita e aplaudido pela esquerda.

Na mensagem, Bolsonaro cumprimenta Moro pela aprovação do pacote por ele proposto.

Moro também tirou nota para dizer que conseguiu o que era possível e que a luta não terminou.

58% dos brasileiros preferem a internet para buscar notícias. TV vem em segundo lugar, 35,7%.

A internet já é o meio de comunicação mais acessado pelos brasileiros quando buscam notícias sobre o que acontece no País e no Estado.

Segundo o Instituto Paraná pesquisas, 58% fazem isto.

Acompanhe os números:

Internet, 42,1%; TV, 35,7%; rádio, 5,9%; jornal impresso, 3,6%.

A pesquisa dividiu o caso da internet por algumas fatias e constatou estas preferências por notícias; Facebook, 5,7%, WhatsApp, 2,5 e Instagram, 1,4%.

Nota do editor - Este blog e o editor não mentem

Este blog não mente.

Os leitores podem ter certeza de que o editor não mente.

As informações são escolhidas pela relevância e atualidade, de olho no interesse do público que busca este espaço, e neste caso são fornecidas de modo fiel e isentas.

O editor e este blog sustentam notas nas quais há opinião clara do editor e neste caso o leitor pode ou não concordar, o que é outra coisa.

60,4% dos brasileiros não confiam na imprensa e 62,4% acham que mídia não é isenta sobre Bolsonaro

Americanos também acham que a mídia mente.

60,4% dos brasileiros consultados pelo Instituto Paraná Pesquisas não confiam na imprensa.

Foi isto que tabulou o instituto, conforme pesquisa de opinião pública divulgada esta manhã.

O editor recebeu os resultados.

A pergunta foi a seguinte: "Você confia na imprensa ?

35,3 responderam sim e 4,3% não opinaram ou não sabem.

Quando os pesquisadores quiseram saber se a mídia é isenta em relação ao que acontece no governo Bolsonaro, eis as respostas:

Não, 62,4%
Sim, 32,8%
Não sabe ou não opinou, 4,9%

Marcel Van Hattem, líder do Novo, critica falta de veto à lei que cria o juiz de garantia

O deputado gaúcho Marcel Van Hattem, líder do Novo na Câmara, anunciou que irá ao Judiciário para eliminar o dispositivo da Lei Federal 13.964 que cria a figura do juiz de garantias no processo penal.

Van Hattem não gostou da decisão de Bolsonaro de não vetar este artigo do pacote anticrime, sancionado e publicado no Diário Oficial da União na véspera do Natal. 

Ao todo, foram 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso. 

O juiz das garantias, de acordo com a alteração legal, será responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos fundamentais do acusado. Com as mudanças, caberá ao juiz das garantias atuar na fase da investigação e ao juiz do processo julgar o caso, com ampla liberdade em relação ao material colhido na fase de investigação.

Dia será de sol forte e temperatura próxima dos 40 graus no RS

Porto Alegre, 8h30min, 24 graus

A MetSul Meteorologia informa que  partir desta quinta-feira, as temperaturas máximas subirão muito, mantendo-se próximas dos 40°C ao longo dos próximos dias no RS.

Hoje, o sol perdominará, mas com nuvens, em todas as regiões gaúchas. Porto Alegre terá uma jornada ensolarada, com temperaturas variando entre 22°C e 39°C.

O Rio Grande do Sul vai ter até a metade da próxima semana uma sequência de dias com marcas perto ou acima de 40°C. A MetSul adverte que o verão será um dos mais calorentos da história. teremos uma“bolha de calor” no Estdo. Chuva nesse período, se houver, será muito irregular e isolada.

São notícias muito ruins para a safra de grãos de verão, a principal do Estado.

Opinião do editor - Este blog apoia a criação dos juizados de garantia

A decisão de Bolsonaro de não vetar a criação do juiz das garantias no âmbito do pacote anticrime, que acaba de ser sancionado, é figura existente em outros países, na instrução, para garantir o distanciamento na hora de julgar. A iniciativa é separar o juiz que se envolve na investigação do que vai, efetivamente, aferir a existência ou qualidade da prova e da acusação.

Há polêmica e controvérsia.

O editor apoia a introdução desse tipo de juizado, apenas considera que em 30 dias desde o Natal, tudo para implantar a novidade, não serão suficientes, porque a lei terá que ser regulamentada e serão necessários concursos para a criação de milhares de novos cargos em todas as esferas das justiças estaduais e federais, sem contar a geração de espaços e novas verbas de custeio.

Estra nova divisão de trabalhos em um processo parece saudável.  Um juiz toma as medidas necessárias para a investigação criminal e, depois, outro magistrado recebe e a denúncia e, se for o caso, dá sentença. 

LEIA, também, nota a seguir.

CGU cassa aposentadoria de Gabrielli, presidente da Petrobrás nos governos Lula e Dilma


Foi durante seu mandato que a Petrobrás começou a ser saqueada de modo perverso, profundo e devastador pela organização criminosa montada por Lula dentro do PT, mais tarde desbaratada pela Lava Jato.

Gabrielli e Cerveró compraram Pasadena.

A Controladoria-Geral da União cassou a aposentadoria do ex-presidente petista da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Ele chefiou a estatal entre 2005 e 2012, durante os governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O ato foi publicado na edição do Diário Oficial da União de terça-feira e é assinado pelo ministro substituto da CGU, Valmir Gomes Dias. Com base em parecer de 6 de dezembro, a CGU entendeu que a aposentadoria pôde ser cassada porque o petista praticou infrações disciplinares à frente do cargo.

Gabrielli é investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em processo que apura superfaturamento de obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/