Federasul defende privatizações das estatais gaúchas, com ênfase para EGR, CEEE, CRM e Sulgás

A presidente da Federasul, Simone Leite, informou ao editor que de fato pediu a extinção da EGR para o governador eleito Eduardo Leite, mas também pediu a privatização de estatais como CEEE, CRM e Sulgás.

A solicitação foi formal e feita diretamente Eduardo Leite, na sexta-feira, quando ele foi à sede da Federasul, com seu vice Ranolfo Vieira Jr. Na reunião com a presidente da entidade e sua diretoria, Leite falou sobre seus projetos e agradeceu pelo apoio da Federasul à manutenção das alíquotas do ICMS por mais dois anos. Ele disse que ficou feliz com a decisão e que precisa da contribuição de toda a sociedade dos poderes também.

Diretor do Banrisul, Ricardo Hingel, teve as malas furtadas ao viajar para Gramado

O jornalista Tulio Milman conta na edição desta tardinha do site zerohora.com que um dos diretores do Banrisul, Ricardo Hingel, teve as duas malas furtadas do carro, quando parou na estrada para almoçar.

Hingel viajou com a família para  Gramado, onde descansaria alguns dias.

Ele acha que os ladrões usaram um bloqueador eletrônico para impedir o travamento das portas e porta-malas, apesar de ele ter acionamento o controle no chaveiro.

A Polícia não tem pistas.

FHC diz ao Clarin que radicalização começou com o PT

Na entrevista que o leitor poderá ler ao clicar no link a seguir, o ex-presidente FHC diz que a radicalização política brasileira não começou com Bolsonaro, porque começou no primeiro dia do primeiro governo do PT, com Lula da Silva.

O ex-presidente falou para o jornal Clarin, Buenos Aires.

FHC também disse que o Brasil não é mais um País onde políticos razoáveis possam ter sucesso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Joaquim Levy seria o novo presidente do Bndes, diz Estadão

O Estadão de hoje diz que o ex-ministro da Fazenda de Dilma, PT, Joaquim Levy, será o presidente do BNDES.

Levy foi contratado por Dilma para conter o déficit fiscal e estabilizar a economia, mas o PT, Partido de Dilma, desestabilizou-o, levando-o à demissão.

Atualmente ele está no Banco Mundial, Washington, indicado para uma das diretorias por Dilma.

Itaú e Bradesco projetam PIB bem maior para 2019

Mais otimistas diante da iminência de novo governo, Itaú e Bradesco revisaram para cima suas projeções para o crescimento do PIB de 2019:

Itaú - 2% para 2,5%
Bradesco - 2,5% para 2,8%

Fecomércio alinha-se com Fiergs na oposição à prorrogação das alíquotas majoradas do ICMS

Ao contrário da Federasul, a Fecomércio prefere alinhar-se com a Fiergs na oposição ao projeto que prorroga por dois anos as atuais alíquotas majoradas do ICMS.

Porto Alegre é a 4a. melhor cidade para investir em negócios no Brasil, diz Exame

O RS emplacou 8 cidades na lista das 100 melhores para investir da revista Exame que entrou em circulação neste final de semana.

Porto Alegre ocupa a 4a. posição, atrás apenas de Vitória, São caetano e São Paulo.

Santa Catarina, no entanto, muito menor, incluiu 9 cidades no ranking.

Do RS, constam Porto Alegre, Santa Cruz, Bento, Erechim, Passo Fundo, Santa Maria, Caxias e Pelotas

Governo Bolsonaro não flexibilizará exigências para adesão ao RRF dos Estados

O presuntivo ministro da Fazenda, Paulo Guedes, já mandou avisar aos governadores do Rio, Wilson Witzel, e Eduardo Leite, RS, que não flexibilizará nada na lei que criou o Regime de Recuperação Fiscal.

Witzel e Leite defendem mudanças no rol das exigências federais para autorizar acordos.

O que significa maior leniência com o dinheiro dos contribuintes brasileiros, que são os que pagam a conta pelos descaminhos de gestão pública dos governos do Rio e RS.

Paulo Guedes não quer saber de pepinos ainda maiores para o equilíbrio fiscal que buscará a ferro e fogo - e a curto prazo.

PUC do RS confirma obras de R$ 100 milhões em Porto Alegre

A PUC do RS confirmou neste final de semana que investirá R$ 100 milhões em obras de triplicação do Instituto do Cérebro e na ponte que ligará o campus até seu Hospital São Lucas, sobre o arroio Dilúvio, Porto Alegre.

Abaixo assinado que defende veto ao aumento salarial do STF já tem 2,5 milhões de assinaturas

Um abaixo-assinado online contra o reajuste de 16,38% no salário dos ministros do (STF) Supremo Tribunal Federal atingiu 2,5 milhões de assinaturas na manhã deste domingo (11.nov.2018). A campanha foi criada pelo partido Novo com o objetivo de pressionar o presidente Michel Temer (MDB) a vetar a medida.

CLIQUE AQUI para também assinar.

Dicas de séries na Netflix, by general Mourão

Na reportagem de capa da revista Época desta semana, o general Humberto Mourão dá quatro dicas de séries que indica na Netflix:

- O Mecanismo, Vikings, Outlander e Narcos.

O editor viu todas e só não acompanhou Narcos.

Nem vai acompanhar.

PP do RS dará seis dos sete votos à prorrogação das atuais alíquotas do ICMS

O PP aprovará em massa o projeto que prorroga por dois anos as atuais alíquotas do ICMS do RS.

A bancada estadual tem 7 deputados e apenas um votará contra.

O voto contrário será do deputado Sérgio Turra, que mantém posição historicamente contrária a aumento de impostos.

Esta tarde Gisele Bundchen lança sua autobiografia na Livraria Cultura, Porto Aleagre

Será neste domingo, 16h, a sessão de autógrafos que comandará a modelo Gisele Bundchen na Livraria Cultura de Porto Alegre.

Ela lança seu livro autobiográfico "Aprendizados".

A editora distribuiu senhas para quem quer autógrafos e elas estão esgotadas.

Silvio Santos defende 8 anos com Bolsonaro e 8 anos com Sérgio Moro

Ao atender um inédito telefonema de Jair Bolsonaro, ontem a noite, no Teleton do SBT, o apresentador e dono da emissora Silvio Santos resolveu coçar o ego do presidente eleito:

- Se depender da minha vontade e das pessoas que querem um Brasil pra frente, oito anos com Bolsonaro e oito anos com Moro, [o país] vai ter 16 anos de um bom caminho. Peço a Deus que isso se realize.

Bolsonaro nada comentou.

Silvio Santos disse que em 21 anos de Teleton, ontem foi a primeira vez que um presidente ligou para o programa.

Prefeitura de Porto Alegre cria programa de permutas envolvendo imóveis públicos

Com o objetivo de criar o Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis Próprios Municipais de Porto Alegre, a prefeitura apresenta o projeto de lei ao público, nesta segunda-feira, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, nº 10 – Centro Histórico).

O projeto autoriza o poder executivo a alienar bens imóveis próprios e de suas autarquias e fundações por meio de leilão, permuta por outros imóveis (públicos ou particulares), bem como por permuta por área construída. 

A iniciativa pretende criar recursos que serão arrecadados com as ações previstas no Programa de Aproveitamento e destinados ao Fundo Especial Pró-Mobilidade (Funpromob).

Equipe de transição será ampliada. Definições começarão a sair na semana que inicia.

As reuniões da equipe de transição do governo Bolsonaro poderão ser incrementadas esta semana, mediante a nomeação dos 23 integrantes que ainda não completaram o quadro de 50 luas pretas.

Esta semana as sessões foram de aproximação, mas a partir de segunda-feira começarão a sair os organogramas finais da reforma administrativa, que resultarão na redução do número de ministérios, dos 31 atuais para 18, além de mudanças de domínio de estatais e outros órgãos públicos.

Os ministros já indicados por Bolsonaro, inclusive Sérgio Moro e Paulo Guedes, os dois superministros, participaram de todas as reuniões da semana.

Bolsonaro voltará a Brasília esta semana e poderá bater o martelo sobre a questão do ministério, talvez até indicando outros nomes, como o do ministro da Saúde

Conheça os delegados mais cogitados para chefiar a PF

Nas fotos, Valeixo, Erika e Galloro.

Pelo menos três nomes principais estão sendo cogitados para o comando da Polícia Federal na gestão de Sérgio Moro no Ministério da Justiça. 

O superintendente da PF no Paraná, Maurício Valeixo, que comandou a PF durante a prisão do ex-presidente Lula, a superintendente do órgão em Sergipe, Erika Marena, que comandou a operação na UFSC que resultou no suicídio do reitor Luiz Carlos Cancellier, e o atual diretor-geral, Rogério Galloro.

O delegado Igor Moreira de Paula corre por fora e poderá surpreender.

Bolsonaro volta às redes sociais e apela por apoio para não recuar

O jornalista Kennedy Alencar (à esquerda) diz que o presidente eleito Jair Bolsonaro retomou o estilo de campanha numa live no Facebook "para rebater notícias da imprensa e dar recados diretos ao seu eleitorado tradicional".

Para o jornalista, eis o tipo de estratégia seguida por Bolsonaro:

- Saiu de cena o presidente eleito moderado que andou por Brasília nos últimos dois dias e voltou ao palco o político com o estilo agressivo. Bolsonaro deixou claro que vai se empenhar para implementar bandeiras da maioria que votou nele.

Bolsonaro tem medo de ser contaminado pela velha política e de certo modo pede que seu eleitorado mantenha a mobilização em torno das consignas que o elegeram

Artigo, Rogério Mendelski, Correio do Povo - Ideologia de gênero em Caxias do Sul

O vereador Chico Guerra (PRB) não conseguiu aprovar um projeto de lei de sua autoria que proibia material sobre ideologia ou identidade de gênero nas escolas municipais de Caxias do Sul, na última quinta-feira. Por 12 x 8 foi aprovado o parecer do vereador Flávio Cassina (PTB) que entendeu ser inconstitucional o projeto de Chico Guerra, já que compete ao Executivo legislar sobre a matéria.

O vereador defendia que assuntos referentes à ideologia ou identidade de gênero deveriam ser analisados antes de sua distribuição nas escolas, pois temas dessa natureza “não são de competência da escola e sim da família”. Para Chico Guerra, as crianças devem ser livres para qualquer escolha.

“A ideia é proteger as crianças, porque ninguém pode ensinar algo que vai contra a natureza”, justificou o vereador do PRB. Já os vereadores Rafael Bueno (PDT) e Denise Pessoa (PT) defenderam a identidade de gênero, por ser tratar de uma questão de respeito à diversidade.

(...)

O senhor e a senhora que estão lendo esta coluna como reagiriam se seus filhos chegassem em casa lhes perguntando sobre “um beijo de língua no colega de aula?”

CLIQUE AQUI para ler tudo.

General Villas Boas conta como foram os posts que obrigaram o STF a manter preso Lula da Silva

Em entrevista ao jornalista Igor Gielow, Folha de S. Paulo (CLIQUE AQUI para ler), o general Villas Boas, chefe das Forças Armadas, falou pela primeira vez sobre sua manifestação na véspera do dia em que o Supremo Tribunal Federal manteve a prisão em segunda instância e selou o destino do ex-presidente Lula, preso há sete meses por um processo amplamente questionado por juristas do Brasil e do mundo.

- Eu reconheço que houve um episódio em que nós estivemos realmente no limite, que foi aquele tuíte da véspera do votação no Supremo da questão do Lula. Ali, nós conscientemente trabalhamos sabendo que estávamos no limite. Mas sentimos que a coisa poderia fugir ao nosso controle se eu não me expressasse. Porque outras pessoas, militares da reserva e civis identificados conosco, estavam se pronunciando de maneira mais enfática. Me lembro, a gente soltou [o post no Twitter] 20h20, no fim do Jornal Nacional, o William Bonner leu a nossa nota.

Sobre as críticas recebidas, ele as relativizou. "Do pessoal de sempre, mas a relação custo-benefício foi positiva. Alguns me acusaram... de os militares estarem interferindo numa área que não lhes dizia respeito. Mas aí temos a preocupação com a estabilidade, porque o agravamento da situação depois cai no nosso colo. É melhor prevenir do que remediar", afirmou.

Eis osdois posts de 3 de abril, que assustou o STF e manteve Lula preso:


Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?
Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais.

32,4 mil pessoas estão falando sobre isso

Maioria da bancada do PDT votará a favor da prorrogação das atuais alíquotas do ICMS

O deputado, ex-secretário da Segurança Pública, acha que a prorrogação foi aprovada nas urnas e precisa ser respeitada, pelo menos pelo período defendido pelo novo governador, que quer ganhar fôlego e eliminar a diferença dentro de dois anos.

O deputado Ênio Bacci, PDT, Partido que já se colocou como oposição ao novo governo Eduardo Leite, disse ao editor que votará favoravelmente à prorrogação das atuais alíquotas do ICMS.

O PDT tem 7 deputados e quatro acompanham a posição de Bacci.

"Os dois candidatos que foram para o segundo turno defenderam isto, formando ampla maioria de apoio da população", disse Enio Bacci ao editor, avisando que não vai criar embaraços para que Leite consiga os dois anos de alívio de que precisa e pede.

PDT, PSB, PPS, Rede e PCdoB querem formar um bloco de oposição sem o PT

PDT, PSB, PPs, Rede e PCdoB querem formar um bloco de oposição sem o PT.

Depois de um primeiro movimento de aproximação que excluiu o PT das conversas iniciais e abrandou feridas antigas, as chamadas forças de esquerda ensaiam novos gestos.

Serão 80 deputados.

O bloco poderá resultar na unificação em um único Partido.

Consolidar e o unificar os discursos não são prioridade agora.

A estratégia de curto prazo é, simplesmente, ocupar espaços, testando os limites da mídia e da opinião pública com mensagens anti-Bolsonaro que possam ‘colar’ desde já.

Mulher de 27 anos morre ao cair junto com o elevador em Porto Alegre

A Polícia confirmou neste domingo que uma mulher, Jéssica Correa dos Reis, 27 anos, morreu no início da tarde, 13h30min deste sábado, em função da queda de um elevador de uma loja no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre.

O elevador era de serviço.

A mulher morreu com o impacto do elevador no chão. 

Nesta quarta-feira, Lula sentará no banco dos réus do caso do sítio de Atibaia

Nesta quarta-feira, o prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva sentará no banco dos réus novamente, desta vez diante da juíza Gabriela Hardt, que substitui Sérigo Moro no julgamento do caso do sítio de Atibaia.

As obras de revitalização do sítio foram pagas por Odebrecht e OAS, tudo em troca de favores dos governos Lula e Dilma para as duas empreiteiras.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o caso do sítio de Atibaia, que agora saiu das mãos de Moro.

Assassinos matam cidadão gaúcha na zona Norte de Porto Alegre

Uma quadrilha de quatro assassinos, matou a tiros, ontem a tarde, um cidadão gaúcho que estava diante da sua casa, avenida Plínio Kroeff, Porto Alegre.

O caso foi de execução.

Foi no perigoso bairro Sarandi, zona Norte da Capital. A zona Norte é a região mais conflagrada da Capital.

70 mil foram ao Heineken F1 Experiente na Orla do Guaíba, Porto Alegre

70 mil pessoas (a prefeitura esperava 50 mil) passaram pela Orla Moacyr Scliar neste sábado, Porto Alegre, para assistir ao Heineken F1 Experienc. O ronco do motor do carro da Willians Racing, pilotado por Rubens Barrichello, tomou conta do mais novo cartão-postal dos porto-alegrenses em um dia perfeito de sol e muito calor. Outra grande atração foi o ex-piloto e tricampeão mundial de Fórmula 1 (1969, 1971, 1973), Sir Jackie Stewart. O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o vice-prefeito Gustavo Paim estiveram presentes no evento.

Porto Alegre e Rio de Janeiro foram as únicas cidades escolhidas pela Heineken para receber a atração, licenciada pelo Escritório de Eventos, que envolveu mais de 100 atividades econômicas direta e indiretamente só na capital gaúcha. 

A prefeitura não teve custos com o evento, que abriu as 17h e entrou noite a dentro.

Domingo será de sol e forte calor no RS

Porto Alegre, 8h30min, 21 graus

O Rio Grande do Sul terá um domingo de forte calor. As temperaturas máximas ficarão ao redor de 35°C em algumas regiões, como a Grande Porto Alegre e os vales.

O sol surgiu apareceu com nuvens, mas devido ao calor não se pode afastar chuva muito isolada típica de verão no interior, como na Serra.

Em Porto Alegre, o domingo de sol e nuvens terá temperatura variando entre 19°C e 34°C.

Essa massa de ar quente criará um bloqueio atmosférico, impedindo que as fortes que chuvas que afetam a Argentina ingressem no RS. 

Marcas bastante elevadas são esperadas no território gaúcho até terça-feira .

O Sistema S pode estar com os dias contados, inclusive no RS

O presuntivo ministro da Fazenda, Paulo Guedes, reafirmou que vai mexer no sistema S.

Talvez acabar com ele para desonerar o caixa das empresas do Brasil.

O Sistema S é uma caixa preta que movimenta R$ 16,4 bilhões que é recolhido compulsoriamente das empresas.

No caso do RS, Sesc e Senac são controlados pela direção da Fecomércio; Sesi e Senai estão sob controle da direção da Fiergs; Senar é feudo da Farsul; Sebrae é campinho dos três. Há também alguns esses menores, como Sescoop e Sest.

Dinheiro do S, como no caso do Sesi do RS, serve até para construir elefantes brancos como o Teatro do Sesi, na prática manejado pela Fiergs.

No Basil e no RS, dirigentes sindicais patronais que se eternizam nos cargos, fazem o que bem entendem com R$ 1,2 bilhão por ano.

É assim em todos os Estados.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Sistema S.

2a.prova do Enem começará neste domingo, 13h

Neste domingo acontece a 2a. prova do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, com questões de ciências da natureza e matemática.

Os portões abrirão ao meio dia e fecharão as 13h.

Ontem, o presidente eleito Jair Bolsonaro reafirmou o propósito de examinar pessoalmente todos os ítens que integrarão as provas do Enem a partir do ano que vem.

No próximo governo, o Enem poderá acabar.

Sinpro defende o direito dos professores usarem as salas de aula para falar mal do governo Bolsonaro

No dia 29, um dia depois da vitória de Bolsonaro, alunos do Colégio Rosário, basicamente mulheres, Porto Alegre, vestiram-se de preto e junto com professores e tolerância da direção, manifestaram-se ruidosamente contra o novo governo.

Eis a nota do Sinpro, que é o sindicato dos professores de escolas particulares.

Colegiado reitera defesa dos direitos dos professores
A primeira reunião do Colegiado Estadual do Sinpro/RS, após encerramento das eleições para a presidência da República, foi realizada neste sábado, 10, em Porto Alegre.

(...)

Foi considerada emblemática a decisão de extinguir o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como as iniciativas para a retomada da reforma da Previdência e as manifestações com vistas ao aprofundamento da reforma trabalhista.

(...)

Foi assinalada também a oposição categórica ao projeto Escola sem Partido, em tramitação na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa e em diversas câmaras de vereadores, por seu caráter conservador e autoritário, que ataca às prerrogativas da atividade docente.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/