Justiça prolonga novela da Oi

A Oi recebeu uma nova prorrogação da blindagem judicial contra cobranças de credores extraconcursais, ampliando um processo que já se arrasta há anos e mantém bilhões de reais em disputa. A decisão da Justiça do Rio de Janeiro preserva a proteção da companhia até o julgamento de recursos apresentados por bancos credores.

Para analistas do mercado, as sucessivas extensões reforçam o debate sobre os limites da recuperação judicial no Brasil e aumentam as preocupações com a insegurança jurídica para investidores, fornecedores e instituições financeiras.

O site de noticias Conecta News explica os impactos da decisão, os questionamentos dos credores e o que está em jogo em um dos maiores processos de insolvência empresarial do país. Leia a matéria completa no portal.

Acesse: www.conectanews.com.br e confira a análise completa.

Portos do RS registram maior movimentação em dez anos

Os portos administrados pela Portos RS movimentaram 17,59 milhões de toneladas entre janeiro e maio de 2026, volume 5,15% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e o maior para o intervalo desde 2016. O resultado reforça a eficiência do sistema portuário gaúcho, com o complexo de Rio Grande figurando entre os mais eficientes do país. 

O Porto do Rio Grande respondeu por 17 milhões de toneladas e registrou crescimento de 5,3%, enquanto a movimentação de contêineres avançou 12,45%, alcançando 420,3 mil TEUs. Celulose, milho e soja estiveram entre as cargas com melhor desempenho no período. 

Os portos de Pelotas e Porto Alegre também apresentaram crescimento nas operações. Ao todo, 1.550 embarcações passaram pelos terminais administrados pela Portos RS nos cinco primeiros meses do ano, consolidando o papel estratégico da infraestrutura gaúcha para o comércio exterior e a atração de investimentos. “Esse desempenho fortalece a posição do Rio Grande do Sul como uma das principais plataformas logísticas do país e amplia sua capacidade de atrair investimentos", ressalta o presidente da Portos RS, Fábio Machado (foto).

Deputado Gustavo Gayer é internado novamente,. Seu estado de saúde é delicado.

O  deputado federal Gustavo Gayer voltoua a ser nternado e seu estado de saúde teria se agravado, necessitando uma nova investigação sobre uma possível infecção. O político, vale enfatizar, precisou ser internado novamente após receber alta.

Na vez anterior, o caso foi de obstrução intestinal grave.

Em nota oficial, a equipe de Gustavo Gayer comunicou: “A assessoria de imprensa do deputado federal Gustavo Gayer informa que, após nova avaliação médica, por orientação da equipe responsável pelo acompanhamento do caso, foi solicitado que o parlamentar retornasse à unidade hospitalar em Goiânia para investigação da elevação dos leucócitos, o que pode indicar uma possível infecção“.

O deputado é candidato a senador.

RealTime Big Data RS mostra disputa acirrada entre Juliana (44%) e Zucco (41%)

Levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado nesta segunda-feira (23) mostra um cenário de forte equilíbrio na corrida ao governo do Rio Grande do Sul. A pesquisa indica que a disputa entre a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) e o deputado federal Luciano Zucco (PL) segue aberta, com os dois pré-candidatos concentrando as principais intenções de voto no Estado.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

1o turno, estimulada

Juliana Brizola (PDT) - 37%/ Luciano Zucco (PL) - 32%/ Gabriel Souza (MDB) - 18%/ Marcelo Maranata (PSDB) - 3%/ Nulo/Branco - 5%/ Não sabe/Não respondeu - 5%

2º turno - Juliana Brizola x Luciano Zucco 

Juliana Brizola (PDT) - 44%
Luciano Zucco (PL) - 41%
Nulo/Branco - 7%/ Não sabe/Não respondeu - 8%

Polícia Federal cumpre mandados no Banco Digimais, do bispo Edir Macedo (Igreja Universal, grupo Record e Republicanos)

A Polícia Federal está desde cedo nas ruas para cumprir mandados judiciais no âmbito da Operação Miragem, deflagrada nesta terça-feira para apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na Lei nº 7.492/1986.  Entre as medidas estão a quebra de “sigilos bancário e fiscal dos investigados e o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões. O Digimais nasceu em Porto Alegre com o nome de Banco Renner. O banco poderá ser liquidado.

O alvo das investigações é o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus. O banco é o braço financeiro da Univefrsal e, por via de consequência, ligado ao seu braço midiático Record (Record TV, Rádio Guaíba e Correio do Povo, Porto Alegre) e ao seu braço político, o Republicanos.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Dica do editor - Rio assinou acordo da dívida. RS também pediu novo acordo, mas ainda não conseguiu aprovação.

O governo do RS pediu adesão ao Propag, visando abatimento de R$ 21 bilhões do total da sua dívida de R$ 120 bilhões com a União, mas o contrato ainda não foi autorizado pelo Planalto.

O estado do Rio de Janeiro oficializou, nesta segunda-feira (22), a adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), nome oficial do programa federal de refinanciamento de dívida dos estados. A adesão representa redução de R$ 40 bilhões na dívida do estado, passando de R$ 210,6 bilhões para R$ 168,5 bilhões. De acordo com o governo fluminense, a partir de julho, a parcela mensal passará de R$ 436 milhões para R$ 119 milhões.Uma cerimônia no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, marcou a entrada do estado no Propag. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador em exercício, Ricardo Couto, participaram do ato.

Preço do barril do petróleo continua na faixa dos US$ 84

O barril de petróleo do tipo Brent, principal referência internacional, negocia na faixa de US$ 77 a US$ 84, dependendo da variação recente de fechamento do mercado. 

No Brasil, com o câmbio atual, o valor equivalente do barril é negociado em torno de R$ 416 a R$ 444.

No apagar das luzes do seu governo, Leite viaja de novo para a Europa. Em Londres, cumpre inútil agenda climática.

Mesmo em final de governo, o governador Eduardo Leite resolveu viajar de novo para a Europa, desta vez para Londres, deixando sozinho seu candidato-poste Gabriel Souza às vésperas da eleição.

A agenda inclui conversações que nem de longe precisariam da presença de Leite, mas ele aproveitou para contar as façanhas do seu governo.

Ontem, ele esteve em longo papo com o CEO do Earthshot Prize, Jason Knauf, o diretor da organização para a América Latina, Felipe Villela, e o professor do Insper Gustavo Macedo, tudo no âmbito de missão internacional a Londres. O encontro teve como foco a construção de possibilidades de parceria entre o governo do Estado, o Earthshot Prize e o Insper, especialmente a partir do programa de pós-graduação desenvolvido pelas duas instituições e voltado à formação de lideranças em sustentabilidade. A proposta discutida prevê a aproximação entre docentes, estudantes, gestores públicos e equipes técnicas do Rio Grande do Sul para o compartilhamento de dados, estudos de caso e experiências relacionadas às ações de reconstrução e adaptação climática implementadas após as enchentes de 2024.

CLIQUE AQUI para ler a nota do governo sobre a inútil missão.



Opinião do editor - Jacques Wagner tenta ganhar tempo ao apelar para seus aliados do STF

Resistindo às pressões para que saia da liderança do governo no Senado, pelo menos enquanto Lula da Silva e sua aliança satânica avalia os estragos, o senador Jacques Wagner decidiu partir para o ataque inútil e foi aos seus amigos do STF com dois objetivos:

1) Anular as investigações determinadas por André Mendonça contra ele.

2) Blindá-lo de qualquer novas investigações.

Os advogados do líder do governo configuram-se através de um recurso ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do ministro André Mendonça que deflagrou a 9ª fase da operação Compliance Zero, da Polícia Federal. 

Ele ganha tempo, porque se trata de evidente litigância de má fé.

Hoje será dia de tempo bom e temperatura muito fria no RS, diz MetSul

 Porto Alegre, 8h30min - 8 graus, céu azul sem nuvens e sol aberto.

Uma massa de ar frio de origem polar toma conta do Sul do Brasil nesta terça-feira na sequência da frente fria desta segunda.

É o que informa a MetSul.

Leia resumo do boletim da MetSul desta manhã:

O dia começou com muito frio na maior parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde grande número de cidades deve ter marcas abaixo de 5ºC. Em alguns pontos do estado gaúcho e do Planalto Sul Catarinense, as mínimas ficaram perto de 0ºC ou mesmo negativas. O frio vai persistir durante todo o dia. Mesmo com o sol aparecendo, a temperatura à tarde vai ficar apenas entre 10ºC e 13ºC na maioria das cidades gaúchas e catarinenses assim como em parte do Sul e do Sudoeste do Paraná. 

Mais frio ocorrerá quarta (24), quinta (25) e sexta (26).

Acompanhe a análise das primeiras notícias do dia no "Agora Brasil". Já começou.

Este programa vai até as 9h.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/