PSDB rejeita pedido de expulsão de Aécio Neves

O PSDB rejeitou, hoje, pedido formal das seções paulistana e paulista para expulsão do deputado Aécio Neves.

Osmar Terra diz que foi ele quem demitiu secretário nacional da Cultura. E por má gestão.

O ministro Osmar Terra mandou dizer ao editor, ainda há pouco:

1) Foi ele quem demitiu o secretário Nacional da Cultura, José Henrique Pires. O ministro não estava gostando do desempenho de Pires no cargo.

2) Antes de ser demitido, o secretário jamais manifestou qualquer discordância em relação às políticas propostas pelo ministério da Cidadania, portanto pelo governo Bolsonaro.

Em resumo, Pires foi demitido porque  não foi bem avaliado no cargo, e aproveitou a má vontade da mídia para atacar o governo e posar de defensor da liberdade de expressão, ao pretender manter verbas públicas acertadas para séries do movimentos LBGT+

31 senadores já defendem veto total à Lei de Abuso de Autoridade

Os 31 senadores listados a seguir, assinaram manifesto no qual pedem que Bolsonaro vete totalmente o projeto que cria a Lei de Abuso de Autoridade.

Se mais 10 assinarem haverá maioria absoluta para garantir o veto, já que o Senado possui 81 senadores.

A importância do caso é a seguinte: em caso de veto total, quem primeiro examina o caso é o Senado e a decisão caberá a ele, sem que os deputados votem.

Eis a lista:

Eduardo Girão (Podemos), Styvenson Valentim (Podemos), Oriovisto Guimarães (Podemos), Leila Barros (PSB), Flávio Arns (Rede), Lasier Martins (Podemos), Alvaro Dias (Podemos), Alessandro Vieira (Cidadania), Esperidião Amin (PP),  Marcos do Val (Podemos), Jorge Kajuru (Patriota),  Carlos Viana (PSD), Mailza Gomes (PP), Major Olímpio (PSL), Sérgio Petecão (PSD), Juíza Selma (PSL), Soraya Thronicke (PSL), Arolde de Oliveira (PSD), Plínio Valério (PSDB), Rodrigo Cunha (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Romário (Podemos), Jorginho Mello (PL), Reguffe (sem partido), Elmano Férrer (Podemos),  Izalci Lucas (PSDB), Fabiano Contarato (Rede),  Zequinha Marinho (PSC), Lucas Barreto (PSD), Mara Gabrilli (PSDB), Simone Tebet (MDB).

A tornozeleira eletrônica de Guido Mantega comprova a corrupção do governo Lula e do PT

Ministério Público promove encontro sobre licenciamentos para exploração de jazida


Mais de 500 pessoas lotaram o auditório da instituição para participar da audiência pública conjunta, entre os ministérios públicos Estadual e Federal.

Ao longo de seis horas, foram discutidos os aspectos legais que envolvem o projeto de licenciamento para exploração da Mina Guaíba.

O novo empreendimento prevê as extrações de carvão, areia e cascalho. A jazida está localizada entre Eldorado do Sul e Charqueadas,

Ao longo de seis horas de exposições, foram apresentadas as particularidades do projeto e também as análises dos especialistas em diversas áreas. O tema é polêmico e tem gerado debates acalorados. 

CLIQUE AQUI e leia mais a respeito do encontro.

Estes movimentos protagonizam as manifestações de domingo em todo o Brasil


O editor recebeu aviso de que estes grupos trabalham pelos atos públicos de domingo em todo o País:

- Aliança Brasil, Avança Brasil, Brasil Nas Ruas, Vem Pra Rua e Organização Nacional dos Movimentos (ONM).

No RS, o grupo mais ativo é da Banda Loka Liberal.

O refrão de domingo é #ForaSTF.

Afinal, vai ou não acabar o Ibravin ?

A revista Amanhã revela, hoje, que pode acabar o  Instituto Brasileiro do Vinho, o Ibravin.

A intrincada história que conta bastidores da luta interna do órgão vai contada pelo site da revista, a seguir, no link.

É leitura obrigatória para quem se interessa pela área.

CLIQUE AQUI para ler.

Estas são as 17 estatais federais que serão privatizadas


1- Correios
2- Eletrobras
3 – Telebras
4 – Casa da Moeda
5 – Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
6- Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex)
7- Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
8- Empresa Gestora de Ativos (Emgea)
9- Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF)
10- Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
11- Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev)
12- Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
13- Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb)
14- Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerias de São Paulo (Geagesp)
15- Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas)
16- Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)
17- Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec)

Câmara nega quorum e não vota admissibilidade do novo pedido de impeachment de Marchezan Júnior. Leia, aqui, a íntegra da denúncia.

A presidente da Câmara, Mônica Leal, surpreendeu seus próprios colegas ao receber esta manhã e no mesmo dia colocar em votação a admissibilidade ao pedido de impeachment apresentado contra o prefeito Marchezan Júnior.

Mônica Leal começou a ler as 194 páginas do pedido, mas as 16h o vereador Claudio Janta, Solidariedade, pediu verificação de quorum, já que a base governista tinha se afastado do plenário. Como só 15 dos 19 vereadores necessários estavam presentes, a sessão foi encerrada.

A presidente da Câmara, que é do PP, está em guerra aberta com o prefeito, apoiada pelo Partido, que saiu da base aliada.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do pedido de impeachment.

Uber orienta motoristas que recebem baixas avaliações dos usuários


Quem utiliza os aplicativos de transporte sabe que, após completada a corrida, pode avaliar o desempenho dos motoristas. É a chance de elogiar a quem trabalha correto e atende bem aos clientes, ou dar notas baixas, no caso dos prestadores de serviço relapsos, deselegantes ou que dirigem de forma incorreta. 

CLIQUE AQUI e saiba como os motoristas do Uber são orientados para melhorar avaliações.

Demite-se jornalista gaúcho da secretaria Nacional da Cultura. Ele queria bancar série LBGT+ para TVs públicas.

Bolsonaro suspendeu esta manhã o uso de dinheiro público para bancar séries laudatórias ao movimento gay.

O desconhecido jornalista gaúcho Henrique Pires, demitiu-se hoje do cargo de secretário nacional da Cultura.

O pedido de demissão foi aceito com satisfação na mesma hora

Ele foi indicado para o cargo em janeiro, por decisão do ministro da Cidadania, Osmar Terra.

Henrique Pires alegou inconformidade com atos de censura artística praticados pelo governo Bolsonaro, citando o caso específico de corte de verbas públicas já acertados por governos anteriores no âmbito da Ancine, mais especificamente para bancar com dinheiro público séries simpáticas ao movimento LBGT+ para exibição em TVs públicas.

Trensurb e Ceitec serão privatizadas, anuncia o governo Bolsonaro

As estatais federais gaúchas Trensurb (trens metropolitanos) e Ceitec (chips para computadores), estão entre as 17 empresas que o governo Bolsonaro resolveu privatizar.

As duas nunca deram lucro em toda a existência.

O grande problema será encontrar quem as queira, mesmo de graça.

Violência em escolas brasileiras é estudada por pesquisadores faz mais de 20 anos


Chama atenção o número crescente de ataques em escolas públicas no país. Aparentemente sem motivo, como o que ocorreu hoje na cidade gaúcha de Charqueadas, os pesquisadores têm encontrado semelhança nos métodos de ação, alguns deles coordenados por meio de recursos tecnológicos e organizados em ambientes virtuais, como redes sociais e a deep web

As percepções de alunos, pais e membros do corpo técnico-pedagógico de escolas públicas e privadas em 14 capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre, foram reunidas no livro "Violências nas escolas", de Miriam Abramovay e Maria das Graças Rua. A obra foi editada pela Unesco. Até pouco tempo, ainda era considerado o mais completo estudo sobre o tema.

Na pesquisa, adotou-se a concepção abrangente de violência - daí o uso do termo no plural, violências, incorporando não apenas a ideia de maus-tratos, uso de força ou intimidação, mas também as dimensões sociais e simbólicas do fenômeno.

GM e metalúrgicos de Gravataí retomam negociações iniciadas em janeiro

Nesta quarta-feira, a General Motors e os metalúrgicos de Gravataí voltaram à mesa de negociações. Na pauta estão os 21 pontos que redefinem o regramento dos trabalhadores. 

Antes da reunião desta tarde, a lista de pedidos da montadora já havia sido apresentada pela multinacional. Em março, a GM anunciou investimentos de R$ 10 bilhões para ficar no país e a fabricação de um novo modelo na planta gaúcha.

As 21 medidas estavam em segundo plano desde que a categoria assinou um acordo com a montadora, garantindo uma série de garantias aos trabalhadores. Na fábrica de São José do Campo, em São Paulo, os trabalhadores aceitaram a proposta da GM.

CLIQUE AQUI e conheça a lista de pedidos da GM, colocados em discussão ainda no mês de janeiro.

Após idas e vindas, finalmente o Largo dos Açorianos é devolvido à população



A Prefeitura de Porto Alegre entrega amanhã, com direito a apresentação da Banda Municipal, as obras de revitalização do Largo dos Açorianos no Centro Histórico.

Será às 17h, para demonstrar a iluminação cênica que decora a Ponte de Pedra.

Inicialmente previsto para 2016 e com o prazo prorrogado diversas vezes, o empreendimento foi licitado pela Secretaria do Meio Ambiente.


Ponte de Pedra - Em 1825, no governo do Visconde de São Leopoldo, foi construída uma ponte de madeira para travessia do Arroio Dilúvio, na sua foz junto ao Guaíba. Depois de repetidos danos e reconstruções, essa precária ponte inicial foi substituída por uma ponte de pedra, entregue ao uso da população em 1848. Com nascente na zona Leste de Porto Alegre, na represa da Lomba do Sabão, o Dilúvio foi alvo, desde 1839, de vários projetos de canalização.

Cem anos depois, com a retificação do seu leito, foi criada a avenida Ipiranga. Nos anos 1970, com as modificações urbanas ocorridas na região, foi feito um lago para ambientar a antiga ponte. Conhecido como Ponte de Pedra, o foi tombado patrimônio cultural da cidade em 1979.

Psicopata ataca crianças e professores com machadinha em escola gaúcha


A notícia é de alguns minutos, as informações estão sendo melhor apuradas. Os primeiros relatos dão conta de que o monstro ainda tentou atear fogo numa sala de aula. A ocorrência está em andamento no Instituto de Estadual de Educação Assis Chateubriad ,em Charqueadas. As polícias civil e militar ainda não se pronunciaram.

Em Nova Iorque, imigrantes ilegais podem concorrer nas loterias de moradia popular


Imigrantes ilegais poderão concorrer com os cidadãos norte-americanos e os imigrantes com visto permanente, ou provisório e legalizado, nos sorteios das loterias altamente competitivas de Nova Iorque, destinadas a moradias de baixo custo. 

Foi uma das mudanças anunciadas hoje pelo controverso prefeito Bill de Blasio. 

As novas regras permissivas pressupõem que o solicitante poderá pagar o seu aluguel no tempo aprazado, sem a necessidade de submeter-se à verificação de crédito formal antecipada, que exige depósitos vinculados ao número da Previdência Social, fornecidos apenas a cidadãos e naturalizados. Na Câmara Municipal, um dos principais críticos do prefeito de Blasio cutucou o governante. 

"É apenas a última ideia idiota a sair desta administração", afirmou o vereador Eric Ulrich. "O prefeito está criando pessoas para fracassar e está prejudicando os nova-iorquinos que precisam desesperadamente de moradias a preços acessíveis".

MPF pede estes oito vetos ao presidente Bolsonaro

Estes são os oito vetos que o MPF pediu que Bolsonaro vete. Os juízes, via ANJ, pede o mesmo.

O documento foi entregue há pouco no Planalto.

Tudo se refere ao famigerado projeto-de-lei sobre abuso de autoridade:


Art. 3º – Que permite a uma pessoa processar autoridade se o MP recusar a ação;
Art. 4º – Que determina perda do cargo em caso de reincidência;
Art. 9º  – Que torna crime decretar prisão “em manifesta desconformidade com as hipóteses legais”;
Art. 25 – Que torna crime obter prova “por meio manifestamente ilícito”;
Art. 27 – Que torna crime abrir investigação sem indício da prática de crime;
Art. 30 – Que torna crime investigar alguém “sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente”;
Art. 31 – Que torna crime “estender injustificadamente a investigação, procrastinando-a em prejuízo do investigado ou fiscalizado”;
Art. 34 – Que torna crime “deixar de corrigir, de ofício ou mediante provocação, tendo competência para fazê-lo, erro relevante que sabe existir em processo ou procedimento”;
Art. 43 – Que torna crime violar direito ou prerrogativa de advogado.

Ex-homem poderoso dos governos Lula e Dilma,Guido Mantega, já está com tornozeleira eletrônica aplicada pela PF


Esta é outra patifaria praticada por Lula e pelo PT.

O ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Guido Mantega, já está submetido a tornozeleira eletrônica, conforme determinou hoje o juiz federal Luiz Antonio Bonat, 13. Vara Federal de Curitiba, encarregado pela Lava Jato no Paraná.

Guido Mantega também foi obrigado a entregar o passaporte e proibido de deixar o Brasil.

O ex-ministro é objeto da 63a. Operação da Lava Jato, desencadeada esta manhã.

Ele é acusado de receber propina de R$ 50 milhões da Braskem, valores usados por ele e pelo PT, tudo em troca das MPs 470 e 472, que contemplou com benefícios fiscais o grupo Odebrecht. As MPs foram assinadas pelo prisioneiro por corrupção Lula da Silva em 2009.

Dica do editor - Médicos avaliam até que ponto a irritação de crianças pode ser considerada normal


CLIQUE AQUI e leia sobre a publicação de recente pesquisa científica, elaborada por pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.



Bolsa abre em alta e dólar em queda, hoje, no Brasil

O mercado financeiro parece menos histérico nesta quarta-feira, já que a Bolsa opera em alta e o dólar opera em queda.

As 11h40min:

Bolsa, +0,59%, 99.811 pontos.
Dólar comercial, -0,48%, R$ 4,0318 para a venda.

Revistas íntimas substituídas por scanner na penitenciária em Osório


Na Penitenciária Modulada Estadual de Osório, já está em operação o scanner corporal instalado na sala de revistas. 

O equipamento substitui a tradicional revista íntima e permite maior controle para evitar a entrada de materiais ilícitos no estabelecimento prisional.

É o sétimo equipamento do gênero instalado no estado. 

Além de agilizar o processo de entrada, o leitor digital funciona nos mesmos moldes do que já existe faz bastante tempo nos aeroportos internacionais e, lentamente, também começam a ser instalados em presídios de todo o país. Em São Paulo, por exemplo, segundo a administração penitenciária, após a instalação do equipamento nos presídios de Campinas, somente nessas casas correcionais houve aumento de 250% nas apreensões de drogas levadas por familiares aos presos.  

Os atos públicos de domingo contra o STF precisam da sua ajuda. Colabore, agora.

A cara mais visível dos atos deste domingo em Porto Alegre é La Banda Loka Liberal, que é o mais consequente grupo existente na Capital desde 2015.

Os organizadores da manifestação de domingo no Parcão, Porto Alegre, continuam disponibilizando uma vaquinha na internet, tudo com o objetivo de levantar R$ 15 mil e com isto pagar custos dos atos públicos, principalmente carro de som.

Até este momento, 12h41mil, foram arrecadados R$ 1.955,0, mas é preciso mais.

É muito fácil ajudar: basta clicar no link a seguir, determinar o valor e pagar com cartão ou boleto.

Os atos de domingo não são patrocinados por Partidos e sequer por ONGS como VemPraRua, NaRua ou MBL (o MBL foi expurgado dos atos de rua de Porto Alegre).

CLIQUE AQUI para visitar o site da vaquinha e ajudar.

Governo Bolsonaro anunciará, esta tarde, privatização de 17 estatais federais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu anunciar a privatização de 17 estatais federais.

O anúncio sairá esta tarde.

João Doria reclama da abertura da caixa preta do programa lulopetista "Meu Jatinho, Minha Vida"

O governador de SP, João Doria, um dos beneficiários dos financiamentos de pai para filho do programa lulopetista "Meu Jatinho, Minha Vida", reclamou hoje do BNDES.

João Doria denunciou o banco por violar a lei de sigilo bancário.

O governador e outro beneficiário do programa dos governos do PT, Luciano Huck, vão explicar os segredos do sucesso em evento programado pela revista Exame. CLIQUE AQUI para conhecer a programação do evento, que sairá dia 9 de setembro.

É isto.

Paraguaios arquivam o pedido de impeachment gerado em função de Itaipu

Apesar do alarde, os deputados no país vizinho arquivaram os pedidos de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benítez e o vice. 

Ambos foram questionados por causa do acordo sobre a energia excedente da usina hidrelétrica de Itaipu, cancelado no início do mês. 

Ao todo, 43 deputados votaram favoráveis ao arquivamento dos pedidos. 

A usina Itaipu Binacional foi construída durante o regime militar, na fronteira do Brasil com o Paraguai, e a metade da energia que produz é dividida entre os países. O Paraguai não consome a integralidade do que lhe compete, e o excedente costuma ser negociado com o Brasil. 

Somente daqui a quatro anos, se não houver alterações e os entendimentos diplomáticos forem mantidos, os dois países devem atualizar o teor do acordo vigente.

Dica do editor - As 16h, no Valvulados, Gilberto Simões Pires e Milton Cardoso

No programa Valvulados desta 5ª feira, dia 22 de agosto, Julio Ribeiro receberá o jornalista especializado em economia, Gilberto Simões Pires e o jornalista e radialista Milton Cardoso, especialista em Política. Das 16h às 17h, pelos canais da Rádio Press no Facebook e Youtube e depois disponibilizado em podcast pelo Spotify.

Artigo, Renato Sant'Ana - Projeto de abuso

Renan Calheiros, o autor da nefanda lei. Ao seu lado, outro inimigo da Lava Jato, o americano Glenn Greenwald.

Neste momento, nada é mais grave, nada ameaça mais o futuro do Brasil do que a tal "lei de abuso de autoridade", que patifes da Câmara e do Senado já aprovaram, cabendo a Bolsonaro sancionar ou vetar.
          
Se aprovada, a lei será um instrumento para inibir a ação de policiais, juízes e membros do Ministério Público que enfrentam a criminalidade. Sendo que o crime, da violência urbana à grossa corrupção combatida na Lava Jato, prejudica todos os brasileiros, mas atinge especialmente os mais pobres.
          
Um dos autores da lei é Renan Calheiros (PMDB-AL), senador que responde a vários processos criminais, nenhum concluído até agora por causa do infame "foro privilegiado". Tentando proteger-se, a si e a outros corruptos, ele move uma guerra especialmente contra a Lava Jato.
          
Mas, existem abusos praticados por autoridades? É óbvio que sim! E alguém estará a favor dos abusos? Não, exceto abusadores.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Examine esta cartilha muito didática sobre a nova Lei de Proteção de Dados

No link a seguir, você terá acesso a uma completa cartilha sobre a nova Lei de Proteção de Dados. É fácil de entender. Trata-se de uma lei relevante. Trate de arquivar para consultas futuras.

CLIQUE AQUI para examinar tudo.

Presos amotinados em contêineres são controlados. Situação é tensa em Novo Hamburgo

O motim aconteceu nos contêineres que servem de cela provisória. Houve queima de colchões e os brigadianos da Força Gaúcha, responsável pela segurança do local, conseguiram conter os ânimos e apagar focos de incêndio.

Com o apoio do Pelotão de Operações Especiais, os presos sublevados foram contidos.

O tumulto se iniciou no final da tarde desta terça-feira. 

Acompanhando a tudo de longe, as mulheres e os parentes dos presos relataram a alguns repórteres que o interior do local não possui condições de abrigar a todos os encarcerados em contêineres na cidade do Vale dos Sinos. A rebelião que se iniciou ontem foi mais um estopim, crônica da morte anunciada, em função da ausência de vagas no sistema prisional gaúcho.

Campanha solidária arrecada brinquedos para as crianças da Capital

A exemplo de anos anteriores, pensando no Dia das Crianças e o Natal, a prefeitura lança amanhã a nova edição da Campanha do Brinquedo.

Serão apresentadas as novas peças publicitárias elaboradas para divulgar a iniciativa e também o cronograma de ações. 

Ano passado, foram beneficiadas mais de 10 mil crianças de 55 entidades vinculadas à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), ou credenciadas por e-mail. 

A campanha é coordenada pelo Gabinete do Prefeito e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, com apoio do Gabinete de Comunicação Social.  O evento será às 14h, no Salão Nobre do Paço Municipal, com presença de parceiros e apoiadores. 

Câmara aprova as vaquejadas e discute a posse de armas em propriedade rural

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei que regulamenta as práticas da vaquejada, rodeio e laço no Brasil (PL 8240/17), após rejeição de três destaques do PT ao texto. 

O projeto reconhece a vaquejada como bem de natureza imaterial brasileiro. De acordo com o texto, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivas e culturais do patrimônio cultural brasileiro.

O plenário também aprovou, por 331 votos a 55, requerimento de urgência no projeto de Lei 3715/19 do Senado, que autoriza a posse de arma no limite de toda a propriedade rural. Atualmente, a posse é limitada à casa e não à propriedade. O projeto está na pauta da sessão plenária de hoje.

Maduro confirma tratativas com representantes do governo americano

O ditador venezuelano admitiu a existência de contatos entre membros do governo e altos funcionários de Washington.

A informação vai ao encontro das declarações do presidente norte-americano. Donaldo Trump não confirma se houve conversa com o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello, considerado o segundo político mais importante na Venezuela.  

Oficialmente, os Estados Unidos não reconhece o governo ditatorial bolivariano. O país apóia o autoproclamado presidente interino, líder da oposição, Juan Guaidó. "Confirmo que existem contatos entre funcionários americanos e o governo", afirmou Nicolas Maduro em discurso televisivo.

Ele acusa funcionários da Casa Branca pela imagem distorcida de seu país junto ao presidente Trump. As medidas mais recentes adotadas por Washington, anunciadas no dia 5 de agosto, incluem bloqueio de todos os ativos venezuelanos e estabelece sanções para qualquer empresa nacional que realize negócios com o governo bolivariano. 

União Europeia: líderes ingleses não estarão nos encontros anunciados para outubro

O Reino Unido deve abandonar a maioria das reuniões da União Europeia. O anúncio feito pelo primeiro-ministro Boris Johnson já era esperado. 

Segundo ele, trata-se de medida efetiva para acelerar o processo de saída do bloco, anunciado para o final do mês de outubro. 

Johnson declarou que o seu governo não irá enviar representantes às reuniões marcadas para o dia 1º de setembro. 

O premiê considera desnecessária a presença britânica nas discussões sobre o futuro da União Europeia. Segundo o secretário de Estado britânico, Steve Barclay, os ingleses devem manter o foco nos temas de interesse vital ao país, como segurança, soberania e relações internacionais.

Enfraquecido e desprestigiado, Orçamento Participativo completa 30 anos

Apesar de não possuir o mesmo tamanho de outrora, nem a importância política que alguns costumavam atribuir a ele, tampouco o volume de recursos disponíveis para obras e serviços, comparado a outros tempos, quando instrumento político do PT e partidos satélites, o Orçamento Participativo existe faz três décadas.

Claudicante, o antigo instrumento que serviu à "democracia participativa direta" não é mais considerado prioritário, na hora da tomada de decisões da prefeitura sobre os rumos que a cidade deve seguir. Nesta semana, a capital do Estado recebe nomes considerados importantes na história do processo de “democracia direta”. Hoje e sábado, debates e palestras acontecem em diversos locais. 

CLIQUE AQUI e leia mais a respeito.

Troca de comando intensifica as disputas no MDB de Porto Alegre

Recentemente foi divulgada a indicação, por parte da bancada do MDB na Câmara Municipal de Porto Alegre, do vereador André Carus à presidência da legenda. Em virtude disto, Antenor Ferrari retirou-se da disputa. Segundo ele, Carus representa uma corrente mais jovem e os emedebistas necessitam passar por renovação.

Com a saída de Ferrari, surgiram novos postulantes, considerados internamente como lideranças partidárias em franca ascensão. Oriundos do movimento jovem do MDB, também desejam coordenar a sigla nos próximos anos o atual Secretário-Geral, Alexandre Borck, e o advogado Thiago Rocha Moyses.

De acordo com algumas fontes ouvidas pelo colunista, a convenção sairá neste sábado e o vereador Carus deverá ser confirmado na presidência, apesar dos movimentos recentes.

Nova operação da Lava Jato investiga MPs dos governos do PT em troca de propinas de R$ 118 milhões

Mantega e Palocci já estiveram presos e são réus. Foi no governo de Lula, 2009, que as MPs saíram. Lula está preso por corrupção em Curitiba. Ele é o líder das esquerdas do Brasil.

Esta é a nota da Polícia Federal sobre a operação de hoje:

A pedido da força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR), a Justiça Federal expediu e a Polícia Federal cumpre hoje, 21 de agosto, mandados de prisão temporária e busca e apreensão em endereços dos investigados Maurício Ferro e Nilton Serson. Bernardo Gradin, ex-presidente da Braskem, também é alvo de buscas.

O objetivo é aprofundar a investigação de crimes de corrupção e lavagem relacionados à edição das medidas provisórias (MPs) 470 e 472, as quais concederam o direito de pagamento dos débitos fiscais do imposto sobre produtos industrializados (IPI) com a utilização de prejuízos fiscais de exercícios anteriores.

CLIQUE AQUI para conhecer muitos mais detalhes.

Defensoria Pública entra com ação para garantir vagas em abrigos aos moradores de rua

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou ação civil pública para garantir 4 mil vagas de acolhimento em abrigos aos moradores de rua na capital do estado. 

A União e a cidade de Porto Alegre, por intermédio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), foram acionados no processo que tramita na 2ª Vara Federal. Segundo estimativa da prefeitura, quatro mil pessoas vivem nessas condições. 

A DPU alega que o número de vagas é insuficientes para atender a demanda. A ação cita que o serviço de acolhimento institucional depende de recursos federais, com capacidade prevista para atender até 244 vagas e um repasse mensal de R$ 110 mil. Desde 2016, os repasses vêm ocorrendo com atraso, conforme o defensor público federal, coordenador do GT-RUA Porto Alegre, Geórgio Endrigo Carneiro da Rosa, que subscreve a ação. 

A Prefeitura e o governo Federal ainda não se manifestaram sobre o tema.

Lava Jato sai de novo às ruas para prender bandidos que roubaram durante os governos do PT

A Polícia Federal deflagrou hoje a 63ª fase da Operação Lava Jato, tudo por determinação das 13a. Vara Federal, Curitiba. 

A ação, batizada de Carbonara Chimica, cumpre dois mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão em São Paulo e na Bahia. De acordo com a PF, esta fase investiga a suspeita de pagamentos indevidos a dois ex-ministros por parte do grupo Odebrecht. Os valores eram contabilizados em uma planilha denominada "Programa Especial Italiano". O nome da operação, explica a instituição, remete ao fato de que os investigados eram identificados como "Italiano" e "Pós-Itália". Em depoimento, Marcelo Odebrecht afirmou que "Italiano" se referia ao ex-ministro Antonio Palocci e "Pós-Itália" era Guido Mantega, ambos ex-ministros do governo Dilma Roussef, PT.

A operação sai depois da delação premiada de Palocci.

Estado recebe drones para levantamento técnico em áreas irregulares


Dois equipamentos do tipo drone foram entregues ao governo do Estado, doados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). 

Os aparelhos serão utilizados pela Secretaria Estadual de Obras e Habitação em registros e diagnósticos técnicos nas áreas consideradas de risco. Serão destinados às ações de regularização fundiária e política habitacional. 

Existem cerca de três mil loteamentos no território gaúcho, com 1,5 milhão de famílias residindo em áreas irregulares. Os novos drones também vão auxiliar no censo habitacional e no aperfeiçoamento das políticas públicas destinadas às áreas de risco. Em contrapartida, a secretaria se dispõe a auxiliar o Conselho na fiscalização de obras da própria entidade, como o Espaço do Arquiteto, atualmente em projeto. 

Quarta-feira fria com o sol entre nuvens na maior parte do estado

Após o amanhecer gelado, na maioria das regiões o sol surge entre nuvens. 

No decorrer da quarta-feira, deve haver maior incidência de nebulosidade no Leste. À tarde, previsão de tempo aberto e nuvens esparsas. Apesar do sol, as temperaturas máximas mão devem ser altas, com exceção das regiões Norte e Noroeste.

Na Capital, sol entre nuvens e o pico de calor do dia não ultrapassa os 15°.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/