Paim em campanha nacional contra aposentadorias capadas

A busca pela aprovação de três matérias que beneficiam aposentados e pensionistas leva o senador Paulo Paim (PT-RS), nas próximas quinta (2) e sexta-feiras (3), ao Rio e a São Paulo, respectivamente. No dia 2, às 14h, o parlamentar falará sobre o tema na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro. Paim também receberá do Sindicato dos Médicos (SindMed/RJ) o Diploma Roberto Chabo, um reconhecimento a sua trajetória. Na sexta-feira o senador estará em Osasco para participar do Ato em Defesa da Aposentadoria e dos Direitos Trabalhistas. O evento acontece às 16h, no Centro de Eventos da Prefeitura, e é uma iniciativa do Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região, com apoio das Centrais Sindicais e de cerca de 50 sindicatos.

. Autor dos projetos que hoje tramitam na Câmara dos Deputados, Paim defende sua posição com base na defasagem que os brasileiros que se aposentaram ou estão prestes a requerer suas aposentadorias vem sofrendo ao longo dos anos. Leia o que disse Paim nesta quarta-feira, depois de saber que o PMDB do RS decidiu fechar com suas propostas:

- Desde 99 temos a incidência do fator previdenciário que reduz em até 35 ou 40% os benefícios. Some-se a isso a defasagem nos reajustes e as perdas. Em breve todos estarão recebendo o equivalente a apenas um salário mínimo, independente de quanto tenha contribuído. Isso é injusto.

Gaúcho de São Leopoldo eleito presidente nacional da juventude do PP

O gaúcho (leopoldense) Pedro Feiten foi aclamado nesta quarta-feira, 1º de abril, Presidente Nacional da Juventude do Partido Progressista. Feiten vinha ocupando a Presidência interina do movimento desde agosto de 2007, pelo fato do presidente estar licenciado do cargo.

. Depois de dois anos à frente da Juventude, agora Feiten alcança o posto máximo que um jovem pode exercer dentro da juventude do seu partido.

. De forma consensual, 21 estados brasileiros estiveram em Brasília nesta quarta-feira e elegeram o gaúcho que comandará o movimento até abril de 2011.

Zanella, de Erechim, poderá ser novo presidente do IPE

Elói Zanella, ex-prefeito de Erechim, foi indicado pelo PP para a presidência do IPE.

Coleta seletiva cresce 70% a partir desta quinta em Porto Alegre

ENTREVISTA
Coleta seletiva cresce 70% a partir desta quinta-feira
Mário Moncks, diretor Geral do Dmlu

Nesta quinta começa nova fase da coleta seletiva de lixo em Porto Alegre. Qual o tamanho da frota que irá para as ruas ?
28 caminhões zero quilômetros, dotados até de GPS para monitoramento on line, sendo que dois de pequeno porte, elétricos, para bairros e vilas de difícil acesso.


Qual era o tamanho da frota ?
14 de mais de 16 anos de uso, 7 dos quais nem tem mais salvação.

E o recolhimento ?
Passaremos de 60 toneladas/dia para 100 toneladas dia.

A coleta será feita todos os dias ?
Nunca foi, mas a coleta que era feita duas vezes por semana em apenas 11 bairros, irá agora para todos os bairros.

O que significa esta nova fase ?
Menos lixo para o aterro sanitário e mais insumo para as 16 unidades de tratamento, de onde tiram o sustento 800 trabalhadores. Mais 4 unidades estão saindo e mais postos de trabalho serão gerados com mais insumo.

Quem ganhou a licitação ?
A RN Freitas. O contrato irá a R$ 4,2 milhões por ano.

O que se faz em Porto Alegre é um bom exemplo ?
Para toda a América Latina. Fazemos a coleta seletiva há 19 anos.

E-mail:
moncks@dmlu.prefpoa.com.br

Indústria continuou despencando em fevereiro. Março já é melhor.

A produção industrial no Brasil de fevereiro, caiu 17% sobre igual mês de 2008. Em relação a janeiro deste ano, houve avanço de 1,8%.


. No acumulado em 12 meses, a atividade da indústria recuou 1%, o primeiro resultado negativo desde setembro de 2002, quando a queda foi de 0,4%.


.Este ano, no acumulado janeiro-fevereiro, a baixa foi de 17,2%. A fabricação de veículos automotores, com queda de 32%, forçou a queda.


. Os dados são do IBGE.


. Os números de janeiro e fevereiro, não refletem o cenário deste momento, que mudou bastante, embora os indicadores ainda sejam preocupantes.


. Aí vão duas análises que demonstram o novo ambiente de março:


1) o Índice de Confiança da Indústria, ICI (saldo entre as empresas com prognósticos favoráveis e desfavoráveis) calculado pela Fundação Getúlio Vargas, subiu para 77,9 em março (em setembro, quando começou a queda, o índice chegou a 115), portanto avanço de 2,2 sobre fevereiro.


2) ao analisar o PMI (Índice Gerentes de Compras) do Santander, desta quarta-feira, o editor desta página constatou que os dados de março registram um fraco desempenho da economia industrial (42,2), o mais alto desde outubro, mas ainda assim as indústrias registraram maior capacidade ociosa, dispensa de mais trabalhadores, menor demanda por insumos e queda de novos negócios (sétimo mês de queda).


CONSULTE MAIS:


Clique em http://www.ibge.gov.br/ para examinar os estudos sobre a produção industrial de fevereiro.


CLIQUE AQUI para examinar o estudo sobre o desempenho da economia industrial em março, segundo estudo do Santander desta quarta-feira (só abre quem possui Adobe Acrobat Reader).

Assembléia do RS vota oitiva com acusador de Bohn Gass e Pont

Inconformado com o silêncio na Assembléia Legislativa quanto às denúncias de caixa dois do PT, divulgadas nacionalmente pela revista Veja, no ano passado, o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) encaminhou ofício ao presidente da Comissão de Serviços Públicos da casa, deputado Fabiano Pereira, pedindo uma audiência com Paulo Salazar.

. Eis o que denuncia o ex-funcionário da DS e dos deputados Raul Pont e Elvino Bohn Gass:
1) confisco de salários. 2) ajuda para confecção de diárias frias. 3) lavagem de dinheiro.

. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual e é objeto de ação própria na Justiça.

. O deputado Pedro Pereira também quer espraiar luz sobre o assassinato de Milton Kruger em Canoas. Kruger também lavou dinheiro e era a principal testemunha contra Pont e Bohn Gass.

- O requerimento de Pedro Pereira será votado nesta quinta-feira.

Com Tarso fora, resta Olívio para disputar o Piratini

Caso se confirmem os boatos de que o ministro Tarso Genro (Tarso consideraria que Dilma não decola nas pesquisas) disputará com Dilma Roussef a indicação para candidato do PT, a sucessão gaúcha sofrerá uma reviravolta.

. Num caso como este, o ex-governador Olívio Dutra será obrigado a disputar novamente o Piratini, seu desejo oculto mais bem guardado.

. Além de Tarso Genro, o PT teria que analisar outros dois nomes gaúchos, no caso Dilma Roussef e Paulo Paim.

- A nota sobre a reviravolta foi do colunista Cláudio Humberto.

Usinas de Uruguaiana e Canoas virarão Termosul (Montenegro)

A megausina a gás de Uruguaiana da AES será desmontada e transferida para Montenegro.
. Em Montenegro será instalada a Termosul.


. A AES operará a Termosul em parceria com a Petrobrás, que transferirá também para Montenegro a sua térmica a gás de Canoas.

. As usinas de Uruguaina e de Canoas viraram micos.

. A viabilização da Termosul, usina que já estava projetada há 15 anos (ela ficaria ao longo do finado gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre) só será possível com a instalação do megaterminal de gás natural liquefeito que a Petrobrás instalará em Tramandaí. O GNL será regaseificado também em Tramandaí e de lá virá por gasoduto para Montenegro.

AES resolveu fechar megausina a gás de Uruguaiana e começa a demitir.

O grupo americano AES acaba de comunicar que resolveu fechar a megausina a gás de Uruguaiana. Os 60 trabalhadores serão demitidos imediatamente.

. Há meio ano a AES e o governo gaúcho, com o apoio de deputados, sobretudo do deputado Frederico Antunes, vinham tentando convencer o governo brasileiro a aceitar a proposta argentina de fornecer 1,2 milhão de m3 de gás por dia para a produção de 600 MW, que se destinariam exclusivamente à Argentina. A proposta foi para a mesa da ministra Dilma Roussef, que sentou em cima e não decidiu nada. Dilma e Lula viraram globetrotters e entregaram o governo à administração de escalões inferiores que não decidem mais nada.

- O governo gaúcho está desolado, porque a megausina, a maior do País no gênero, foi instalada em Uruguaiana e no RS por insistência justamente de Dilma, que na época era secretária de Minas e Energia do governo Olívio. Os americanos investiram US$ 1,7 bilhão no negócio, o governo estadual instalou gasodutos para trazer o gás do lado argentino até a usina, mas os argentinos, sem gás, paralisaram o envio, com o que concordou o governo brasileiro de Lula, que não impôs sanção alguma à quebra do contrato individual.

A impunidade move as mãos dos alunos contra os professores

O que explicam os ataques dos alunos gaúchos aos seus professores ? Esta foi a pergunta da enquete disponibilizada pelo site www.polibiobraga.com.br até quarta-feira ao meio dia. Um número de recorde de leitores foi até os computadores para votar. Eis as respostas, pela ordem: 1) a percepção de impunidade geral no País (32%). 2) as ações do Cpergs (o sindicato público dos professores) (27%). 3) pais não impõem limites aos filhos. 4) a permissividade social.

. A percepção de que existe enorme impunidade explica não apenas a violência praticada contra os professores em sala de aula, como explica a própria violência nas ruas de todas as cidades brasileiras.

. Não há um só dia em que a população não é confrontada com escândalos inacreditáveis proporcionados por congressistas, homens do governo e empresários de grande porte (quase todos ligados a megaempreiteiras ou fornecedores do setor público). Esta gente toda organizou-se em quadrilhas privilegiadas, protege-se corporativamente e parece blindada por mãos invisíveis.

- O povo, que não é bobo, enxerga isto claramente. É o que mostram as respostas à enquete produzida pelo site
www.polibiobraga.com.br A oportunidade de golpear esses bandidos estará posta nas eleições do ano que vem.

OPINIÃO DA PROFESSORA

A parcela de culpa dos professores progressistas

O problema é muito mais devido aos valores passados aos alunos que aos salários pagos aos professores. Na verdade há "trabalhadores da educação" que não merecem nem os salários irrisórios que recebem, por prestarem um enorme desserviço à educação. Trabalhei como professor estadual e apesar do salário irrisório, sempre me esforcei ao máximo para ensinar, passar bons valores, estabelecer limites e disciplina em aula.Encontrava resistência de alunos rebeldes e pais cúmplices, mas quem mais tentava desmoralizar meu trabalho eram colegas adeptos da "educação progressista" e do relativismo, detratores da educação tradicional.Fiz bons amigos entre alunos. Já o resultado da educação "progressista" está aí.Professores fingem que ensinam e alunos fingem que estudam.O maior problema são os valores passados aos alunos, mas muitos insistem em negar o óbvio. Mirta Santos Lima, Porto Alegre, RS.



Sai livro "Introdução aos Paradigmas do Mercosul"

Já saiu do prelo o livro “Introdução aos Paradigmas do Mercosul”, com textos de Roque Callage Neto (organizador), Ernildo Stein, Miguel Frederico Espírito Santo e Tirene Lemos Michelin. São todos de Porto Alegre.

. O livro tem 72 páginas. É da Edições Relatório.

AES perde a paciência e ameaça fechar megausina a gás de Uruguaiana

A AES perdeu a paciência e avisou que dentro de dez dias vai demitir e remanejar 45 dos seus 60 trabalhadores de Uruguaiana.

. A mega-usina de 600 MW está parada desde maio do ano passado. A Argentina não manda o gás que prometeu, até porque com isto concordou o Brasil.

- Há pelo menos meio ano o governo argentino propôs mandar 1,2 milhão de m3 por dia de gás para Uruguaiana, desde que a energia produzida abasteça seu País. O acerto depende apenas da aprovação do governo brasileiro, mas o governo virou globetrotter pelos pés de Lula e de Dilma. Ambos só enrolam a AES e os representantes de Kirchner e de Yeda. Nesta quinta-feira, todos eles levarão o ultimato a Dilma Roussef. O líder da viagem é o deputado Frederico Antunes.

Com deflação, saiba quais os investimentos que mais renderam em março

Considerando uma inflação de menos 0,74%, portanto deflação, pelo IGP-M, no mês de março apenas o dólar comercial (menos 2,24%) e o ouro (menos 4,29%) apresentaram quedas no ranking dos melhores investimentos e aplicações de março.

. Eis os outros números: Bolsa, 7,18%/ Fundos RF, 0,76%/ Fundos DI, 0,76%/ CDB, 0,68%/ Poupança, 0,64%/ Dólar paralelo, 0,40%.

PDT namora o passe de Cassiá Carpes, do PTB

O PDT está namorando o deputado Cassiá Carpes. Carpes é deputado estadual gaúcho do PTB.

PMDB bateu ponto na reunião do Conselho Político

O exemplo mais acabado de que o PMDB está desembarcando do governo Yeda Crusius, foi a ausência de qualquer representante do Partido na reunião de segunda-feira do Conselho Político.

. Foi o que informou nesta quarta-feira o jornal Zero Hora.

. Se o exemplo vale, nunca foi mais consistente a presença do PMDB no governo Yeda Crusius.

. É que o PMDB mandou o deputado Zacchia à reunião do Conselho Político.

- Zero Hora não consultou o livro ponto das reuniões do Piratini.

N ova lei já cortou 40% do número de estagiários

É fantasioa a informação de que caiu apenas 18% o número de estagiários contratados no RS depois da nova Lei de Estágios. Os números são da Associação Brasileira de Estágios. O editor trabalha com números parecidos com 40%.

. A redução do limite de trabalho para apenas seis horas diárias, a imposição de férias remuneradas e de vale transporte, produziram duas conseqüências perversas: 1) as empresas passaram a dispensar estagiários e a contratar mais quando o caso é imprescindível (o caso é mais grave nas empresas que trabalham com dois turnos, porque a jornada de seis horas torna inviável a contratação). 2) quem for contratado como estagiário, receberá proporcionalmente menos.


- A nova lei burra é da deputada gaúcha Manoela D’Ávila, comunista que detesta a economia de mercado e que jamais foi estagiária de qualquer coisa.

Indústria brasileira despenca 17,2% em 2009

A indústria brasileira teve em fevereiro desempenho inferior ao esperado e os dados de janeiro foram revistos para baixo, evidenciando os efeitos da crise global no país, mostraram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira.

. Apesar dos dados ainda fracos, o IBGE avaliou que o setor está começando a se recuperar.
Em fevereiro, a produção industrial cresceu 1,8% ante janeiro e despencou 17% em relação ao mesmo mês do ano passado. Analistas ouvidos pela Reuters esperavam, respectivamente, alta de 2,7% e queda anual de 15,7%.

. O dado ano a ano passou de queda de 17,2% para recuo recorde de 17,4%. Com isso, a produção acumulou retração de 17,2% no primeiro bimestre.

Bovespa em baixa de 0,25%; dólar é vendido a R$ 2,307

A Bolsa de Valores de São Paulo operava em queda de 0,25% por volta das 11h10 desta quarta-feira, aos 40.821,6 pontos, depois de ter encerrado o mês de março com ganho acumulado de 7,18%.

. Já o dólar comercial recuava 0,52%, cotado a R$ 2,307 na venda.

Brasil: superávit primário despenca 85%

A combinação de queda das receitas de impostos com o aumento das despesas, em velocidade ainda maior, fragilizou as contas públicas no primeiro bimestre do ano. A economia que o governo federal faz para pagar as despesas com juros da dívida pública - o chamado superávit primário - caiu 85,1% nos dois primeiros meses de 2009. Um tombo de R$ 17,53 bilhões em relação ao superávit do primeiro bimestre de 2008.

. No mês passado, o governo central teve um déficit de R$ 926,2 milhões, o primeiro resultado negativo em meses de fevereiro desde que o governo começou a calcular o indicador, há 12 anos. No bimestre, o superávit primário das contas do governo central (Tesouro Nacional, INSS e Banco Central) fechou em R$ 3,04 bilhões, ante R$ 20,58 bilhões em 2008. O desafio é grande porque o compromisso do governo é gerar, no primeiro quadrimestre, um superávit primário de R$ 17 bilhões.

PSDB fala em retaliar com CPI da Petrobrás

Irritados com o vazamento apenas de nomes de parlamentares da oposição que receberam doações da empreiteira Camargo Corrêa na eleição municipal do ano passado, senadores do PSDB ameaçaram ontem criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar obras da Petrobrás, em especial a da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

. Investigações da própria Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, e auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) detectaram indícios de superfaturamento nas obras da refinaria. Na avaliação de líderes de oposição, a operação da PF teve um "viés político", ao deixar de lado as supostas irregularidades na obra.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/