Clique aqui para ver o video do resgate de Ingrid

Contrariados com a boataria internacional sobre o resgate da ex-senadora Ingrid Bitancourt e de outros 13 sequestrados, inclusive tres americanos, o Exército da Colômbia resolveu disponibilizar o video de toda a operação, o que inclui o pouso do helicóptero, o ingresso dos dois líderes guerrilheiros e dos sequestrados no aparelho e dentro dele o ataque e desarmamento dos bandidos das Farc, incluindo depois as imagens com a reação de surpresa de Ingrid e dos outros sequestrados quando souberam que estavam livres.

. Os guerrilheiros não estranharam a própria filmagem da operação, porque estavam convencidos de que se tratava de uma ação humanitária e contava com o apoio dos seus maiores líderes.

. A boataria surgiu em função do inusitado da operação, mas foi alimentada por setores da esquerda internacional que queriam desqualificar o resgate, como se o modo com que foi feito e não o resgate em si fosse o mais importante no caso.

. Aliás, as enquetes de hoje na Colômbia dão 91% de aprovação ao presidente Uribe.

CLIQUE no endereço a seguir para ver e ouvir todas as cenas da operação de resgate:
http://www.youtube.com/watch?v=oqF1VxUcZbc&eurl=http://www.elespectador.com/

Justiça manda sindicato manter em atividade 50% dos Correios

No final da tarde desta sexta-feira (4), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) concedeu liminar determinando que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) mantenha o contingente mínimo de 50% dos empregados em cada unidade da empresa, para garantir os “serviços inadiáveis e de interesse público”, sob pena de multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento da ordem judicial.

. O TST marcou para a próxima segunda-feira (7), às 9h, audiência de conciliação entre as partes.

Saiba o que ocorrerá depois da vitória de Yeda na CPI do Detran

Por 9 votos a favor e 3 contrários, acaba de ser aprovado o relatório elaborado pelo deputado Adilson troca no caso da CPI do Detran.

. O relatório lista 41 pessoas envolvidas no escândalo do desvio de R$ 44 milhões no Detran do RS. O documento irá a votação no plenário da Assembléia e depois será entregue ao Ministério Público.


. Trata-se de uma vitória política do governo Yeda Crusius e uma derrota acachapante da aliança PT-DEM, além dos seus aparelhos, de setores importantes do governo federal e da torcida organizada de boa parte da mídia. Isto porque o PT e o DEM queriam a inclusão da governadora na lista dos denunciados pela CPI, o que abriria caminho inevitável para seu impedimento. PT e DEM também queriam denunciar vários políticos ligados ao governo, inclusive os ex-secretários Ariosto Cullau e Delson Martini, além do deputado José Otávio Germano.

. A base aliada votou completamente unida e ainda recebeu o reforço inesperado do PDT. O voto do PDT é inexplicável e as explicações dadas não convenceram ninguém.

. O resultado da votação já permite à governadora Yeda Crusius, agora com uma base aliada rearticulada e recomposta, recompor seu secretariado, arredondar suas bases de sustentação, organizar e unificar sob comando único seu disperso esquema de comunicação, retomar a própria agenda e se organizar para os próximos enfrentamentos,já que a oposição gostou dos seus tres minutos de estrelato na TV. A votação em plenário não alterará nada do que decidiu a CPI.

Régis Gonzaga fecha chapa tucana em Porto Alegre

O professor Régis Gonzaga aceitou ser o vice do deputado estadual Nélson Marchezan Jr., do PSDB, na disputa pela prefeitura de Porto Alegre.

Fortunatti, o candidato a vice de Fogaça, fará cirurgia na próxima quarta-feira

O ex-deputado e ex-secretário José Fortunatti, disse ainda há pouco ao editor desta página, por celular, que só na próxima quarta-feira operará o joelho direito. Fortunatti teve que mudar de cirurgião, já que precisava usar seu seguro-saúde. Ele optou por Luciano Ramirez, médico do Inter.

. O candidato a vice de Fogaça, embora fora da secretaria do Planejamento, participa diariamente da coordenação de campanha da coligação PMDB, PTB e PDT.

Debate de domingo na TV Com poderá não ter quorum máximo

Não foi negociado o primeiro debate dos candidatos a prefeito de Porto Alegre na TV, neste domingo a noite.

. Isto quer dizer que o evento poderá não ter quorum máximo.

. Pelo menos um candidato resiste em obedecer à escalação.

Operação Rodin (Detran), fase 2 ?

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal não deram por encerradas as investigações no caso da Operação Rodin (Detran do RS).

. A fase 2 valerá para quem tem direito a foro privilegiado.

A bola da vez é o Duplicar RS

Se depender da bancada do PT na Assembléia, o Duplicar RS será a CPI do Detran II.

. Quem viver, verá.

A maior vitória de Uribe


Clipping / O Estado de S. Paulo / Editorial / Sexta-feira, 4 de julho de 2008.

A maior vitória de Uribe.

Foram libertados, sem o disparo de um tiro, a ex-senadora Ingrid Betancourt, 3 cidadãos norte-americanos e 11 policiais e militares colombianos, que formavam o núcleo de reféns politicamente mais valioso para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). As descrições da operação militar e de inteligência, tanto a feita pela política seqüestrada como a do ministro da Defesa, fazem lembrar o velho ditado: em política, nem tudo o que parece, é. Falta verossimilhança às duas versões, aliás idênticas na essência e até em alguns detalhes. Mas as declarações feitas por Ingrid Betancourt na base aérea de Bogotá, para onde foi levada após o resgate, sugerem o que deve ter ocorrido na realidade. "Os guerrilheiros que eram nossos guardas foram deixados vivos e espero que continuem vivos. Eles não têm culpa de nada. Deus queira que eles não estejam sujeitos aos métodos de justiça dos guerrilheiros."

(...) Não terá sido por coincidência que, na quarta-feira, Ingrid Betancourt e seus companheiros de infortúnio tenham conseguido embarcar em dois grandes helicópteros, escoltados apenas por dois membros do comando militar das Farc, um dos quais foi o carcereiro da ex-senadora durante seis anos.

(...) Não foi à toa que Ingrid Betancourt, no dia seguinte à sua libertação, tenha dirigido um apelo a "vários presidentes latino-americanos" que usem sua "influência" sobre os comandantes das Farc para que "deixem o terrorismo e tomem o caminho da negociação". Além disso, pediu a Chávez e a Correa que restabeleçam "vínculos de amizade, de fraternidade e confiança" com o presidente Álvaro Uribe. No dia anterior ela havia dito que a mediação dos presidentes da Venezuela e do Equador era importante, mas com uma condição: "O respeito à democracia colombiana, representada pelo presidente Álvaro Uribe. Os colombianos elegeram Álvaro Uribe, não as Farc."


Leia mais em: A maior vitória de Uribe

Wrana sofre outra derrota. Conselho prefere Netto para a Ufrgs.

Foi mais uma derrota da ex-reitora Wrana Pannizi, que derrotada nas eleições para a escolha do novo reitor da Ufrgs, resolveu recorrer ao tapetão, mas não se deu bem. É que nesta sexta-feira, depois de vacilar por quase um mês, o Conselho Universitário escolheu Carlos Alexandre Netto por 47 votos. Será o primeiro na lista que irá para o MEC. Wrana foi listada em segundo lugar e a terceira posição coube a Abílio baeta Neves. Foram registrados os novos de 51 conselheiros. A eleição ocorreu em maio e quatro chapas disputaram. Os quatro candidatos firmaram acordo que prevê o peso dos votos de cada categoria em 40% (professores), 30% (servidores) e 30% (alunos). O ministro Fernando Haddad poderá dar um canetaço, escolhendo Wrana, mas isto não é o mais provável.

. Policiais federais acompanharam as discussões no Conselho.

Bancada do PT veta denúncias que incriminam o governo Olívio Dutra na CPI do Detran.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do relatório, inclusive os trechos vetados pelo PT na CPI do Detran. (Arquivo em formato PDF)

O trecho mais polêmico do relatório da CPI do Detran, que não foi lido pelo relator Adilson Troca, e será suprimido por exigência da oposição, são quatro parágrafos, entre as páginas 112 e 113. Refere-se a um documento em que o presidente da Fundação Carlos Chagas, Rubens Murilo Marques, admite que havia esquema de empresas terceirizadas na prestação dos serviços foco do Detran. Durante o depoimento à CPI, ele negou tudo.


. A confissão foi entregue em junho ao vice-presidente da CPI, Paulo Azeredo, que, no entanto, não o protocolou na relação de provas da Comissão. Não é, assim, um documento oficial da CPI.

. A oposição esperneou porque implica gravemente o governo de Olívio Dutra. Comprova que foi lá, em 1998, que todo esquema começou a ser montado e teria sido levado a efeito em favor do PT, se Tarso Genro houvesse conquistado o governo, na sucessão de Olívio. E derruba a tese defendida pelo PT de que quer investigar a fundo a fraude.

. Para consertar o erro (se não foi deliberado), Azeredo comprometeu-se a apresentar o pedido de investigação do governo Olívio Dutra ao votar pela aprovação do relatório.

. O trecho que não foi votado por oposição do PT é o seguinte:

"Fato da mais alta importância para esta CPI está na consideração encaminhada pelo Presidente da Fundação Carlos Chagas, Dr. Rubens Murillo Marques, em ofício datado de 10 de junho do corrente, em resposta ao questionamento realizado pelo nobre deputado Paulo Azeredo, Vice-Presidente desta CPI, confessando que terceirizou serviços do objeto principal do contrato desde 1998: "(...) celebramos, em janeiro de 1998, contrato específico com tal empresa (WG Serviços de Informática) para administração de um escritório em Porto Alegre. .... Informo também que, de acordo com a WG Serviços de Informática, a mesma mantinha, anualmente, em média, nove funcionários no escritório, conforme relação anexa." Cabe, neste tópico, um breve comentário, posto que inicialmente o Sr. Presidente Rubens Murillo Marques havia negado a esta CPI que nenhuma subcontratação promovera durante o período em que a Fundação Carlos Chagas manejou o contrato neste estado. O que se revela com esta confirmação é o fato indeclinável de que SEMPRE HOUVE sistemistas nos contratos firmados pelo DETRAN/RS."

Sistemistas apresentavam notas frias na gestão do PT no Detran

O relatório da CPI do Detran tem um capítulo à parte, entre as páginas 114 e 117, em que trata das irregularidades cometidas na gestão de Olívio Dutra. Salienta que todas as administrações no período tiveram as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas.

. Na gestão de Mauri Cruz na presidência do Detran, o relatório aponta em primeiro lugar falhas na condução administrativa com a ONG Rua Viva. A instituição deveria estruturar os comitês regionais do "Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro", mas não realizou nenhum serviço.

. Na prática, a ONG terceirizou o trabalho para sistemistas pertencentes a membros do próprio Rua Viva, que apresentavam notas fiscais falsas. Foi constatado enriquecimento ilícito dos envolvidos.

. Com a Finatec, fundação ligada à Universidade de Brasília. Foi encontrado um bilhete do diretor administrativo Flávio Sanches Maia solicitando parecer jurídico para permitir a dispensa de licitação. A contratação da Finatec, contudo, já havia ocorrido.

. O relatório também aponta irregularidades no pagamento de diárias sem autorização e sem comprovação a quem foram pagas; retenção indevida dos valores de INSS dos funcionários, que não foram repassados à Secretaria da Fazenda; e indícios de problemas em contratos de publicidade, onde o empenho de despesas ocorreu após os gastos terem sido efetuados.

Relator da CPI causa furor ao revelar desmandos do Detran no governo do PT


Fenaseg pagou até cesta de Natal na gestão do PT.

O PT foi surpreendido na manhã desta sexta-feira na CPI do Detran, porque o relatório preparado pelo deputado tucano Adilson Troca demonstrou pela primeira vez que também o governo Olívio Dutra promoveu ali desmandos financeiros de toda ordem.

. O governo do PT usou dinheiro do Detran até para cestas de natal e ginástica laboral.

. Há bastante tempo o deputado do PSDB buscava informações sobre os repasses feitos pela Fenaseg durante o governo do PT, mas só agora obteve as informações. O editor desta página está com estes dados, coincidentemente, também desde ontem, quando procurou a direção do Detran para se informar. Mas as informações ainda estão incompletas, já que cobrem apenas os dois primeiros anos do governo Olívio, quando as bandalheiras no Detran mal tinham começado.


. Os gastos estão todos discriminados a partir da página 117 do relatório.

. O relatório de Adilson Troca garante que não foi a influência política do PSDB que permitiu a ingerência do lobista Lair Ferst no esquema de fraudes do Detran. A primeira vez que o nome dele apareceu foi em 2001, quando o órgão contratou serviços de sua MD Serviços de Segurança Ltda.

. A empresa recebeu R$ 229,8 mil, pagos com recursos repassados pela Fenaseg ao Detran. Dinheiro sobre o qual não era exigida prestação de contas e que, ao todo, somou R$ 3,4 milhões, distribuído entre 37 empresas, apenas durante o governo de Olívio Dutra.

. Outros valores chamam a atenção, tanto quanto o surgimento do nome de Ferst. Apenas durante a Operação Verão de 2001, a Auto Locadora RLC, de Canoas, recebeu R$ 223 mil.

. O Centro de Digitação e Microfilmagem (CDM) foi contemplado com R$ 454,6 mil, em diversos contratos, sendo que um deles soma redondos R$ 360 mil. O mesmo valor (R$ 360 mil) foi pago, também de uma vez, à Brunos Leilão de Veículos Apreendidos.

. O maior dispêndio, em 18 contratos seguidos, foi à Performance Recursos Humanos e Assessoria Empresarial, que abocanhou R$ 780 mil. Em serviços de xerox, Mauri Cruz autorizou o pagamento de R$ 150 mil. Na contratação de estagiários, gastou R$ 78,4 mil.

. Os recursos também foram utilizados no pagamento de uma academia de ginástica laboral e na compra de cestas de natal!. Apesar do escândalo, nem a Operação Rodin, da Polícia Federal, nem a CPI do Detran investigou o período. Os documentos ainda não pararam de chegar.

CEEE, Banrisul e Procergs fecham acordo para facilitar compras eletrônicas

A CEEE, o Banrisul e a Procergs assinaram, nesta quinta-feira (3), contrato de prestação de serviços do sistema Pregão On Line Banrisul. A parceria possibilita a implantação de cadastro simplificado de fornecedores para participarem das licitações de compras eletrônicas da CEEE no portal do Banrisul.

. O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, afirmou que “o cadastro simplificado é um diferencial gigantesco e apropriado à concessionária gaúcha, que por ter suas especificidades de empresa prestadora de serviço essencial não pode, como outros setores do Estado, seguir as mesmas regras da Central de Licitações do Rio Grande do Sul (Celic)”. A intenção do Banrisul é avançar e levar para outros setores do Estado este modelo de cadastro simplificado, o que resultará num volume maior de fornecedores aptos a participarem de compras eletrônicas.

. A CEEE foi o primeiro cliente do pregão on line do Banrisul, criado em 2005. Em 2008, a empresa realizou 108 operações pelo processo de pregão, das quais 46 eletrônicas, sendo que a economia observada no primeiro semestre foi superior a R$ 7,5 milhões.

Herói das Farc, ex-ditador Cubano agora se diz contra “sequestros”

O ex-ditador cubano Fidel Castro (foto) é a principal inspiração das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o grupo terrorista tomou as armas em seu país com o objetivo de derrubar o governo e, assim como Fidel, instalar um regime socialista no vizinho sul-americano. Na quinta-feira (3), contudo, Fidel disse condenar os métodos dos seus seguidores (apesar de seu governo já ter adotado as mesmas práticas contra os inimigos políticos).

. Fidel escreveu em um texto publicado na noite de quinta pelo site estatal Cuba Debate que Cuba "apóia o processo de paz na Colômbia há mais de vinte anos", e que os atos dos terroristas não são justificáveis. Ele se disse feliz com a libertação da política franco-colombiana Ingrid Betancourt, resgatada pelas tropas do país depois de seis anos no cativeiro das Farc.

. Fidel, cujo regime caçou e executou dissidentes durante décadas, disse que “pelo elementar sentimento de humanidade, nos alegrou a notícia de que Ingrid Betancourt, três cidadãos americanos e outros foram libertados". "Eles nunca deveriam ter sido seqüestrados os civis, nem mantidos como prisioneiros os militares nas condições da selva. Eram fatos objetivamente cruéis. E nenhum propósito revolucionário poderia justificá-lo".

. Já Álvaro Uribe, com o sucesso da operação militar que resgatou Ingrid Betancourt e outros reféns das Farc na quarta-feira, elevou ainda mais a sua popularidade, que já era de um dos presidentes com maior índice de aprovação de todo o continente americano. De acordo com pesquisa divulgada na noite de quinta pela rede de TV RCN, sua aprovação foi de 84% antes do resgate de Ingrid para 91% agora.

Empresa comprada por donos da Varig é investigada por envolvimento com tráfico

Uma empresa suspeita de envolvimento na conexão Brasil-Angola do tráfico internacional de cocaína é a origem da Voloex Participações e Investimentos, criada a pedido do empresário Lap Chan (foto) para exercer a opção de compra das ações dos então sócios brasileiros da VarigLog. Trata-se da Health Translating Ltda. Adquirida em 2007 por Chan Luo Wai Ohira, irmã de Lap, ela se transformou em Voloex. A operação contou com a participação do advogado Roberto Teixeira, o compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que mostra investigação da Polícia de São Paulo, que intimou Teixeira para depor.

. "Essa é mais uma das tentativas reiteradas de se utilizar inquéritos para constranger o senhor Lap e, agora, o Roberto", disse o criminalista Renato Marques Martins, que representa Lap e Teixeira. A constituição da Voloex foi a saída achada por Lap e pelo fundo de investimento americano Matlin Patterson para exercer a compra das ações de três sócios brasileiros e continuar no comando da empresa.

CLIQUE aqui para ler mais no jornal O Estado de S.Paulo.

Gás da Sulgás aumentará 8% este mês no RS

Vai aumentar 8% o preço do gás boliviano distribuído no RS pela Sulgás. O gás é fornecido pela Petrobrás, que reajusta os preços a cada três meses. A Sulgás não tem repassado os aumentos com a mesma frequência.

. A data de vigência do novo preço não foi decidida, mas será este mês.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/