Chilenos rejeitam mudanças constitucionais pela 2a. vez

Por volta das 20h50, 99,3% das urnas haviam sido apuradas, com vantagem acima de 10 pontos percentuais para a opção contrária à mudança. Segundo dados oficiais, 55,76% votaram contra, enquanto 44,24% escolheram alterar o texto constitucional.

É a segunda vez que os chilenos recusam alterações na Constituição.

Este novo plebiscito faz parte do processo constituinte iniciado em 2020 após uma onda de protestos contra o alto custo de vida e a desigualdade que um ano antes abalou o país sul-americano.

Antes do plebiscito, o presidente Gabriel Boric disse que não pressionaria por uma terceira reformulação

Este blog escolheu Ana Maria Cemin como a Jornalista do Ano

Claro que eu poderia citar muitos outros nomes, mas neste final de ano não me saem da cabeça três nomes que marcarão a agenda de 2023 pelo lado de todos os democratas brasileiros que fazem das tripas coração para defender a liberdade e a integridade dos 2 mil presos políticos presos a mando do ministro Alexandre de Moraes nos dias 8 e 9 de Janeiro.

São eles:

1)  a presidente da Associação dos Presos e Vítimas do 8 de Janeiro, a advogada gaúcha Gabriela Ritter, que durante meses tentou libertar todos os 2 mil presos políticos, com ênfase para seu próprio pai.

2) o advogado Ezequiel Silveira, que no dia 9 foi até o campo de concentração da Polícia Federal para socorrer os 2 mil presos políticos traídos e encarcerados por Forças do Exército, do Comando Militar do Planalto, PM do DF e Polícia Federal.

3) A jornalista Ana Maria Cemin, Caxias do Sul, o segundo maior município do RS, localizado a 2h30min da Capital.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Esta jornalista que conta a história dos presos políticos, é a Jornalista do Ano

Morreu o jornalista gaúcho Paulo Moreira, 63 anos

Morreu o jornalista cultural Paulo Moreira, aos 63 anos de idade, em Porto Alegre, neste domingo, dia 17 de dezembro, pela manhã. Ele enfrentava sérios problemas renais e estava internado na Santa Casa.

O jornalista é gaúcho.

O velório acontece no Cemitério Santa Casa (av. Oscar Pereira, 423), capela 06, neste domingo, a partir das 13h. A cerimônia de despedida será às 17h.

Artigo, J.R. Guzzo, Gazeta do Povo - Será que Moro quer evitar cassação em troca de serviços forçados em favor do governo ?

A estatura real dessa aglomeração de apoio à Lula pode ser medida pelo senador Sergio Moro. Não só votou a favor de Flávio Dino, quando teria a obrigação de votar contra, mas quis esconder seu voto – e, pior que tudo, não conseguiu. Uma imagem captada na tela do seu celular provou qual foi realmente a sua conduta: com medo da indignação em massa das redes sociais (essas, justamente, que o novo ministro quer censurar), Moro fugiu para o esconderijo do voto secreto.

O senador do Paraná está querendo ver se salva o próprio couro – está na lista dos dez mais procurados pela Gestapo eleitoral operada hoje no STF e seus inimigos ali estão com “sangue nos olhos”, como diria o ministro Alexandre de Moraes. Quem sabe concordem em comutar sua pena – de cassação do mandato para serviços forçados em favor do governo? É essa a democracia que foi salva por Lula e pelo STF.

CLIQUE AQUI para ler tudo.



Governo lulopetista usa dinheiro público para lacrar em cima de Bolsonaro.

 Este comercial abaixo é da Secom e faz propaganda escrachadamente política contra Bolsonaro. É dinheiro público sendo usado indevidamente, violando claramente a lei. O site Poder360 demonstra que uma mulher esconde sua camiseta verde e amarela ao pedir remédio gratuito, numa clara referência aos eleitores bolsonaristas. A campanha publicitária entrou nas TVs neste final de semana.

Veja o beija-mão de Flávio Dino aos oligarcas da Igreja Católica no Brasil

 Este vídeo é de duas semanas atrás, mas viraliza nas redes sociais. As imagens mostram o arcebispo de Brasília presenteando a Bíblia ao comunista Flávio Dino, mas o ministro não presenteou o arcebispo com O Capital. É tudo uma farsa política e uma hipocrisia sem limites. No link CLIQUE AQUI, o leitor também pode examinar imagens de Dino visitando a CNBB, sua aliada política, dia 18 de agosto.

Opinião do editor - Nem a RBS aguenta mais a linguagem técnica dos tucanos empolados do governo do RS

Apesar dos "apelos", o governador Eduardo Leite parece ter perdido o apoio da RBS nesta sua disputa por esgualepar os contribuintes gaúchos.

A RBS percebeu que o povo está contra Eduardo Leite.

A proposta do aumento da alíquota básica do ICMS e os inédidos decretos condicionados sobre cortes de incentivos fiscais concedidos às empresas, é fustigado, hoje, pelas colunistas Rosane Oliveira e Giane Guerra, praticamente com as mesmas palavras:

- Movimentos atabalhoados (Giane Guerra)
- Opções oferecidas como moedas de troca

Rosane Oliveira chega a fazer um mea culpa ao admitir que a imprensa, no caso ela mesma, nem entendem do que falam e por isto se comunicaram mal com os leitores.

O problema verdadeiro é que jornalistas como Rosane Oliveira não entendem a "linguagem técnica" dos sábios tucanos, porque os tucanos empolados gaúchos nem querem que alguém os entenda.

Moraes manda botar grilhões eletrônicos nos 18 presos políticos que saíram, ontem, da Papuda

Após a visita de advogados aos gabinetes dos magistrados do Supremo Tribunal Federal (só Moras negou-se receber o grupo) esta semana, o ministro Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória para 18 presos do 8 de janeiro. Os alvarás de soltura foram emitidos na última sexta-feira.

O preso Claudinei Pego da Silva, que tentou suicídio no último dia 9 de janeiro, no Complexo Penitenciário da Papuda, não está entre os liberados. Ele sofre com comorbidades e já teve parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável à liberdade provisória, mas a liberdade foi negada pelo ministro Alexandre de Moraes. Outros presos com comorbidades graves, como o agricultor Jorginho Cardoso de Azevedo, de 63 anos, e o engenheiro Renan da Silva Sena, de 60, também seguem encarcerados. Os dois foram citados com destaque no ofício entregue pela Asfav aos ministros esta semana e já foram citados em reportagem da Gazeta do Povo devido à gravidade dos casos. O documento preparado pelos advogados também citou presos que possuem filhos pequenos, como Thiago de Assis Mathar, de São José do Rio Preto, que tem uma filha de quatro anos e um filho de sete. Outro citado é o paranaense Matheus Lima Carvalho Lázaro, preso dia 8 de janeiro quando sua esposa estava no início da gravidez.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Federasul chama manifestação contra o Tarifaço de Eduardo Leite, terça, dia 19, 11h

Neste corajoso, inédito, consistente e patriótico manifesto, a Ferasul, Fetransul e Asgav, entidades empresariais do RS, insistem para que os deputados estaduais gaúchos não traiam seus eleitores e o povo gaúcho, votando contra o Tarifaço de Eduardo Leite na terça-feira, dia 19. O manifesto não foi assinado por Fiergs, Fecomércio e Farsul - por enquanto.

As entidades convocam seus associados para estarem diante da Assembleia, as 11h, com o objetivo de pedir que os deputados rejeitem o aumento de impostos.

O governo quer confiscar R$ 4 bilhões adicionais por ano dos bolsos dos contribuintes gaúchos.

A opção que oferece é um vergonhoso bode na sala, no caso os 5 decretos (conheça tudo, abaixo), apelando para uma figura jurídica e política amalucada, conforme registrou esta tarde o deputado Rodrigo Lorenzoni. São inéditos decretos condicionados.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do manifesto.


Neste debate, Eduardo Leite mente descaradamente sobre o ICMS, Sartori fala a verdade e perde a eleição de 2018

Publicidade - Reserve para happy hour de final de ano no Bier Markt, Porto Alegre. Faça isto, agora.

A foto ao lado é de ontem, sábado. Foi uma reserva para festa tríplice de aniversário no Bier Markt.

O Bier Markt aceita reservas para happy hour.]Faça sua reserva para:

Happy hours/ AniversáriosCasamento/
Formatura/ Encontro de amigos e qualquer outro evento 

Whats e celular:

993882401
993887265.

VÁ ESTA NOITE.

Abre de terças a sábados, sempre a partir das 15h.

Rua Barão de Santo Ângelo, 497.

Deputado da bala é assaltado por dupla de bandidos, mata um e bota o outro em fuga

Este card viraliza nas redes sociais, junto com a notícia.

O deputado federal Alexandre Leite, União Brasil, que é da Bancada da Bala, reagiu a uma tentativa de assalto no sábado, na zona sul de São Paulo e matou um suspeito a tiros. O caso aconteceu na Avenida Interlagos.  O deputado estava com a mulher e filho. Ele reagiu ao ser abordado por dois criminosos numa moto. O sobrevivente deixou a moto e fugiu a pé.

Os bandidos deram três tiros no carro de Alexandre. Os dois bandidos teriam cometido outro assalto pouco antes de abordar o deputado.

Alexandre Leite foi reeleito para o cargo de deputado federal nas eleições de 2022 com 192,8 mil votos. Atualmente, está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.

Dica do editor - "Pulp Fiction", o melhor filme dos últimos 30 anos, está na Netflix. Veja neste domingo.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o filme.

Opinião do editor - Desnorteado, Eduardo Leite poderá optar pelos Planos B, C e D, caso falhe o Plano A

Desesperado depois de ouvir sonoro "não" durante a reunião com os empresários, sexta-feira, o governador Eduardo Leite já estaria pensando em possíveis Planos C e D para o caso de falharem os Planos A e B.

Os empresários avisaram o governador que não concordam com os Planos A, B e C, e acham que o caso do Plano D depende do tucano, o que significa que concordam com ele.

A votação do Plano A está confirmada para terça-feira, mas poderá ser alterada pelos Planos B, C ou D.

Tudo pode acontecer, porque o governador não viajou para São Paulo neste final de semana e também não jogou beach tennis (frescobol).

No governo desnorteado e incompetente de Eduardo Leite, também pode não acontecer nada e ele sair vitorioso de cara com o seu Plano A, descartando os Planos B, C e D.

CLIQUE AQUI para saber o que são os Planos A, B, C e D.

Ativistas do PT agridem jovens do Novo e do Podemos na 4a. Conferência Nacional da Juventude

A 4ª Conferência Nacional da Juventude começou na quinta-feira 14 e vai até este domingo, 17, em Brasília. O evento é promovido pela Secretaria Nacional da Juventude e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Jovens dos partidos Podemos e Novo e da União Juventude e Liberdade (UJL) foram agredidos na noite de ontem, sábado, por militantes de esquerda durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília. Segundo o Novo, foi necessária a intervenção da polícia do Distrito Federal e ao menos dois jovens precisaram de atendimento médico.

Um vídeo postado no Twitter/X pelo Novo mostra quando uma jovem começava a gravar um vídeo e ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Conheça este aplicativo que bloqueia funções dos celulares roubados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançará, na próxima terça-feira, um aplicativo que promete bloquear as funções de aparelhos celulares roubados instantaneamente, transformando-os em "pedaços de metal inútil" a fim de inibir a ação de ladrões. A informação é da CNN Brasil.

O aplicativo se chamará Celular Seguro e permitirá aos usuários o bloqueio da linha telefônica e dos acessos às contas de bancos e aos serviços que estiverem cadastrados no aparelho. O usuário poderá realizar o acesso ao app por meio de outro celular ...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Dica do editor - Verão começará semana que vem, no dia 22m sexta-feira, 0h27min

 A penúltima semana “completa” de 2023 tem um evento muito esperado por quem gosta da estação que remete ao calor e às férias. No dia 22 de dezembro, mais exatamente às 0h27, ocorre o chamado Solstício de Verão no Hemisfério Sul (no Hemisfério Norte é o Solstício de Inverno). A data vai além do fato de marcar a mudança de estação e de ser o dia mais longo do ano na parte sul do mundo. Para algumas sociedades e religiões, o Solstício é marcado por simbolismos e significados. 

Petrobrás assina aditivo para garantir 20 milhões de m3 diários de gás boliviano

A Petrobras informou que celebrou novo aditivo ao contrato de compra de gás natural com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), estatal boliviana que atua na área de exploração, produção de venda de petróleo e derivados. 

O contrato prevê a manutenção do volume máximo de 20 milhões de m³ por dia, com maior flexibilização dos compromissos firmes de entrega e recebimento de acordo com a sazonalidade e a disponibilidade da oferta. 

Dica do editor - Saiba quais são os pontos proibidos para banho no RS

 A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira, o primeiro boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2023/2024. Dos 89 pontos analisados no Estado, 77 estão próprios para banho e 12 apresentaram condição imprópria. São eles:

Alegrete: Balneário Caverá - Arroio Caverá
Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulitas - Lago Guaíba
Cerrito: Balneário Cerrito - Rio Piratini
Jaguari: Balneário Fernando Schilling - Rio Jaguari

CLIQUE AQUI para saber mais.

STF forma maioria para censurar o que acha que é desinformação

O card ao lado viraliza nas redes sociais.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira maioria de votos para manter a resolução que ampliou os poderes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação nas eleições de 2022. No ano passado, as regras foram validadas pela Corte durante as eleições, quando os ministros rejeitaram ação do ex-procurador-geral da República Augusto Aras para suspender a norma. Aras argumentou que as regras poderiam promover a censura prévia de conteúdos na internet.

A Corte julga recurso da antiga gestão da PGR contra a decisão que validou a norma. Até o momento, seis dos dez ministros votaram pela manutenção da resolução.

Os votos foram proferidos pelos ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Advogado de presos ensina: "Liberdade não se ganha, mas se conquista !"

 Este vídeo é da Folha Política.

Plebiscito decide, hoje, sobre nova Constituição do Chile

 Os chilenos vão às urnas neste domingo para votar se aceitam ou rejeitam a nova proposta de Constituição do Chile. 

O texto, apresentado ao presidente Gabriel Boric em outubro, planeja substituir a Carta Magna vigente elaborada durante o regime do ditador Augusto Pinochet (1973-1990). 

A versão é considerada mais conservadora frente a proposta de 2022, que perdeu no 1º plebiscito, apesar de apoiada por Boric.


Redes sociais viralizam apresentação de aparente racismo na Band RS

Band RS exagerou na dose.

Viraliza nas redes sociais o vídeo no qual o comentarista Farid Germano Filho, Band do RS, fez sons de macaco ao imitar o goleiro Kidiaba, do Mazembe, time da República Democrática do Congo, que eliminou o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes de 2010.

O episódio aconteceu na quinta-feira e ele foi demitido no dia seguinte.

Nas redes sociais, o comentarista falou sobre a situação, assumiu o erro mas negou que seja racista.

- Cometi um erro, um erro grave no Os Donos da Bola de ontem, da Band. Eu errei, fiz a imitação do jogador Kidiaba, e alguns sons que poderiam ou que caracterizaram racismo. Questão número um: não sou racista. Questão número dois: estou aqui para pedir desculpas. Eu errei. Como ser humano, tenho o direito a errar, mas não posso repetir meus erros. Estou aqui para pedir desculpas a vocês todos, que me acompanham, que me seguem, que me conhecem”.

Dica do editor - Saiba quais são os cuidados para o calor extremo (mais de 36o) deste domingo

Com a previsão de aumento superior a 5ºC nas temperaturas médias de Porto Alegre e de outras cidades brasileiras neste domingo, 17, a Secretaria Municipal de Saúde da Capital do RS emitiu o Informe de Risco 1/23 sobre onda de calor.No documento, os técnicos destacam a importância de medidas preventivas ao ar livre - para praticantes de atividades físicas, trabalhadores e população em geral - e em residências.

São medidas como aumento de hidratação, uso de protetor solar e de roupas leves e claras, bonés ou chapéus e óculos escuros diminuição de ingesta de bebidas alcoólicas e açucaradas, estímulo ao consumo de água e sucos naturais, sem adição de açúcar, evitar a atividade externas entre as 10h e as 16h.

Se a temperatura externa permitir, utilizar o período da noite e as primeiras horas da manhã para ventilar ..

CLIQUE AQUI para ler mais.

Argentina rides again, agora, ao vivo, com Alfredo Bessow no seu Canal de Brasília

Lula da Silva antecipa campanha e entrega casas para apoiar Boulos em São Paulo

Numa ação claramente eleitoreira destinada a apoiar a candidatura do deputado Guilherme Boulos, Psol, seu nome para a prefeitura de São Paulo, Lula da Silva e sua entourage lulopetista participaram, neste sábado, da assinatura do contrato de início de obras do empreendimento Copa do Povo, em Itaquera, zona leste paulistana. Inicialmente, serão construídas 650 moradias. O governo federal investirá R$ 453 milhões no empreendimento

O prefeito Paulo Nunes. MDB, candidato a reeleição, e o governador Tarcísio Gomes de Freitas, Republicanos, que o apoia, negaram-se a comparecer. O prefeito denunciou o objetivo eleitoreiro.

A foto mostra Boulos (fazendo o sinal V) comemorando tudo. Lula da Silva elogiou as invasões do MTST, criada por Boulos. Todos seguram a bandeira do movimento renegado social.

Dica do editor - Sem escapatória, RS terá domingo de calor extremo

Este domingo será de calor extremo (mais de 36o) no Rio Grande do Sul. Grande parte dos municípios do estado terá máximas perto ou acima dos 40ºC com marcas tão altas quanto 41ºC a 43ºC na Fronteira Oeste, Noroeste, Centro, vales e Grande Porto Alegre, por exemplo.

A MetSul diz que mesmo que modelos numéricos não indiquem, da tarde pra noite podem se formar nuvens carregadas com muitos relâmpagos, chuva isolada e temporais localizados com vendavais.

Em Porto Alegre, temperatura deve ficar entre 24ºC e 39ºC.

CLIQUE AQUI para examinar todo o boletim da MetSul.


Morreu, ontem, Carlinhos Lyra, 91 anos. Ele foi um dos ícones da Bossa Nova.

 Carlos Lyra estava internado no Rio. Veja e ouça a música mais famosa do compositor e cantor carioca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/