Chefe da PGR ´protege Rodrigo Maia e irmão de Dias Toffoli. Força-Tarefa da Lava Jato na PGR protesta com demissão coletiva.

- Os procuradores que integram a força-tarefa da Lava Jato na Procuradoria-Geral da República pediram demissão coletiva na noite desta quarta-feira.

Raquel Dodge livrou a cara de Dias Toffoli e Rodrigo Maia.

Os seis procuradores - Raquel Branquinho, Maria Clara Noleto, Luana Vargas, Hebert Mesquita, Victor Riccely e Alessandro Oliveira, não citam detalhes do motivo. Em comunicado, atribuíram a uma "grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF na data de ontem". 

Segundo o jornal O Globo, a insatisfação se deve a uma manifestação de Dodge sobre a delação premiada do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. Dodge enviou a delação de Léo Pinheiro na terça-feira pedindo para homologar o acordo. 

A insatisfação, porém, se deveu ao fato de que Dodge pediu para arquivar preliminarmente trechos da delação que acusam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e um irmão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.  

TRF4 decide que Lula deve ser tratado como qualquer outro ladrão preso, recebendo uma visita religiosa por mês

Em sessão destas tarde, o TRF4 decidiu que Lula só poderá receber uma visita mensal de religioso, que pode ser padre ou não.

Os advogados do prisioneiro por corrupção queriam visitas semanais.

O TRF4 avisou que Lula deve ser tratado como qualquer outro ladrão preso.

TRF4 nega desbloqueio de bens de Marisa Letícia, mulher de Lula. Ativos podem ter sido amealhados com dinheiro sujo.

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou hoje provimento a dois recursos que pediam a liberação dos bens referentes ao espólio de Marisa Letícia Lula da Silva sequestrados pela 13ª Vara Federal de Curitiba nos autos da Operação Lava Jato. 

O bloqueio foi uma medida assecuratória do cumprimento da pena pecuniária estipulada pela sentença de condenação do ex-presidente Lula no processo do triplex.

Segundo o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator do processo, ainda precisa ser aferida a licitude dos valores para, só então, reverter parte do bloqueio com reserva de meação. Gebran ressaltou que é preciso saber a origem do patrimônio e se este não foi obtido com o produto do delito, o que será averiguado no decorrer da ação.

Quanto à alegação de que os familiares estariam com dificuldades financeiras, o magistrado disse não ter sido anexada qualquer comprovação pela defesa.

Virgin fará voos para o Brasil a partir de março

A companhia aérea britânica Virgin Atlantic anunciou, hoje, que fará voos para o Brasil. Isto acontecerá a partir de 29 de março e as passagens já começaram a ser vendidas.

A Virgin também avisou que fez um acordo de compartilhamento de voos com a Gol, que cumprirá as rotas internas brasileiras.

Dica do editor - Entenda como o Instituto Semear ajuda jovens vulneráveis nos seus cursos universitários


Saiba como o trabalho do Instituto Semear, que ajuda jovens em condições de vulnerabilidade a concluir o Ensino Superior.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Bolsa sobe forte e dólar despenca no Brasil

A Bolsa subiu fortemente nesta quarta-feira, garantindo patamar superior aos 100 mil pontos, no mesmo dia em que o dólar despencou 1,78%.

No fechamento

Bolsa, +1,52%, 101.201 pontos
Dólar comercial, -1,78%, R$ 4,1051 para a venda

Governo federal adota o projeto das escolas cívico-militares e lança, amanhã, seu Programa Nacional

O presidente Bolsonaro e o ministro Abraham Weintraub lançarão, amanhã de manhã, 10h, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Será no Palácio do Planalto.

O ministro e o presidente convidaram para a cerimônia o deputado estadual Luciano Zucco, PSL, que apresentou projeto sobre o mesmo tema na Assembleia do RS, depois levou o texto ao conhecimento do ministro e obteve dele o compromisso de implementar um programa nacional de escolas cívico-militares, o que começará a ser feito amanhã.

O que disse Zucco ao editor, via WhatsApp:

- Fico muito gratificado. O governo viu o meu projeto e em menos de três meses tirou tudo da gaveta e com isto afivelou este belo projeto.

Bolsaro recua e decide passara o cargo ao general Mourão

O presidente Jair Bolsonaro disse que a informação de que não passaria o cargo para o vice Mourão foi um "mal entendido".

Ele avisou que fará cirurgia no domingo e ficará fora das funções até quarta-feira.

Mourão será o substituto.

De manhã, o G1 e este blog informaram que a transmissão não aconteceria.

Álvaro Dias já trabalha para presidir o Senado

O senador Álvaro Dias começou articulações para suceder David Alcolumbre na presidência do Senado.

O Podemos, Partido de Álvaro Dias, já conta com bancada de 9 membros e poderá emplacar 13 até o final do ano.

Será a maior bancada da Casa.

O Senado possui 81 senadores.

CPI sobre ações da prefeitura de Porto Alegre será instalada por Mônica Leal

A presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal, PP, aguarda apenas parecer da Procuradoria Jurídica sobre a formação de novos blocos parlamentares para instalar a CPI que apurará denúncias sobre possíveis malfeitos da administração de Porto Alegre.

As denúncias foram feitas por um filiado do PP e rejeitadas no âmbito do pedido de impeachment que ele encaminhou no mês passado.

Artigo, Alexandre Garcia, Notícias do Dia - Milagre brasileiro


Nos anos 70, nosso País desfrutou do Milagre Brasileiro, assim chamado porque o PIB cresceu, por três anos seguidos, à média anual de 11,2% – onze vezes o que estamos crescendo agora. Estava todo mundo empregado e as compras estavam tão aquecidas que a indústria não tinha matéria-prima suficiente e faltava até papelão para as embalagens. Aconteceu isso por causa do ministro da Fazenda Delfim Netto e do presidente Médici? Não, aconteceu porque havia otimismo e entusiasmo na população, do operário ao investidor. Era o “pra frente, Brasil” mais o recado, nos vidros dos automóveis, para aqueles que, pela força, queriam implantar um regime igual ao de Cuba: Brasil – Ame-o ou deixe-o. Hoje, esse mesmo Brasil recebe uma enxurrada de mensagens de pessimismo e desesperança. Parece um suicídio, um ato de masoquismo. Gente que prefere afundar, sofrer a permitir que os milhões de eleitores que os derrotaram alcancem o objetivo de tirar o País do caos moral e econômico.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Por 18 x 7, passa PEC da Previdência na CCJ do Senado

Por 18 votos a 7, a CCJ do Senado aprovou o relatório da PEC da Previdência.

A proposta vai, agora, para o plenário.

Em seguida, irá à sanção presidencial.

Sebastião Melo e Ostermann pedem suspensão da venda de ações do Banrisul

Os deputados Sebastião Melo, MDB, e Fábio Ostermann, Novo, defenderam, hoje, a suspensão da venda de ações do Banrisul por parte do seu controlador, tudo porque nenhum representante do governo compareceu à audiência pública convocada para discutir o negócio. O governo alega que a CVM proíbe falar sobre o assunto, mas a informação foi negada por Débora Morsch, que também foi à reunião.

Sebastião Melo pediu nova audiência, oportunizando o comparecimento das autoridades estaduais. O que ele mandou dizer ao editor:

- Queremos respostas para duas questões: qual o preço das ações e para onde vai o dinheiro ?

O ex-presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, autor de ação popular que quer impedir a venda, compareceu à audiência e reafirmou que a venda da forma como é proposta - oferta pulverizada de ações - vai dar prejuízos de R$ 4,2 bilhões.

Dica do editor - Aposentado precisa fazer prova de vida e mudar a senha


Foi publicada, no Diário Oficial da União, no último dia 3 de setembro, a resolução que regulamenta a comprovação de vida e renovação de senha para os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), bem como a prestação de informações por meio das instituições financeiras pagadoras. O documento diz ainda que esse procedimento deve ser feito na instituição financeira pagadora do benefício, anualmente, independentemente da forma de recebimento do benefício. 

Recomendado - Esta noite tem Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre. Reserve para suas festas.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Reserve para happy hours, aniversários, formaturas e festas de empresas. Ligue para 9.9388.2401.

Segurança completa de verdade. Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Advocacia do Senado dá sinal verde para indicação de Eduardo Bolsonaro

A Advocacia do Senado Federal deu sinal verde para a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador do Brasil nos EUA.

O parecer garante que o ato não representa nepotismo:


"Verifica-se da leitura atenta do decreto e da súmula vinculante que os atos normativos acabam por delimitar de forma cristalina o seu campo de incidência, qual seja a nomeação para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta. Veja-se, portanto, que os cargos de natureza política estão, a princípio, fora do escopo do enunciado",


A Súmula Vinculante 13 é a que se refere o parecer.

Dica do editor - Saiba como os aplicativos mudam a vida dos brasileiros


Entenda como os aplicativos estão transformando a rotina dos brasileiros.

CLIQUE AQUI para saber tudo.

GNT, Rede Globo (RBS no RS) ataca a produção de carne e a agricultura em larga escala

Nesta mesa redonda, a GNT, canal de TV por assinatura que pertence à Rede Globo, da qual é afiliada a RBS, RS, os participantes, inclusive a âncora, afrontam todos os produtores e consumidores de carne, como também agridem a produção agrícola em larga escala, a única que permite alimentar a população terrestre. Os argumentos esgrimidos são mentirosos, reducionistas, escapistas e vergonhosamente contrários à existência da própria raça humana.

Marcel Van Hatten, Novo, descobre erro de R$ 600 milhões na proposta orçamentária de 2020

Artigo, Astor Wartchow - VAR no abuso de autoridade

- O autor é advogado, RS.

Agora utilizado no futebol, o VAR (Vídeo Assistant Referee) é um sistema e conjunto de vídeocâmeras (administrado por pessoas habilitadas) cujo objeto é prestar apoio ao juiz de campo no esclarecimento de ocorrências e deliberações decisivas, como impedimentos, faltas, pênaltis, suficiente para validar ou invalidar um gol e determinar uma expulsão, por exemplo.
                
Recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, a lei que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade a rigor não configura uma novidade, eis que altera legislações anteriores. À exceção da oportunidade, rigor e abrangência adotados!
                
Haja vista os fatos que ensejaram inúmeras operações de investigações de crimes de corrupção, e que resultaram no indiciamento de dezenas de governantes, parlamentares e empresários, é comprometedor o vício de oportunidade e legitimidade da lei. Para dizer o menos!

CLIQUE AQUI para ler mais.

Eis a réplica às sandices da GNT sobre o agro

Novo está com novo comando no RS

Alexandre Araldi, com quem o editor conversou ontem sobre a escolha dos candidatos do Partido à prefeitura de Porto Alegre, sucede no cargo seu companheiro Guilherme Enck, que foi para o diretório nacional.

É uma presidência interina.

O Novo vai escolher novo presidente no RS.

O Partido só anunciará seu candidato em Porto Alegre no início do ano, mas já faz seleção prévia.

O deputado Marcel Van Hatten não será candidato.

Dica do editor - A Apple lançará no dia 10 três novos iPhones

No link a seguir, você poderá conhecer mais detalhes sobre o lançamento.

CLIQUE AQUI para saber tudo.

Apenas com bom exemplo e ações tópicas, governo Bolsonaro-Moro derruba índice de violência no País

Abriu, hoje, a segunda de seis free shops que terá este ano a cidade de Uruguaiana, RS

Abriu hoje a segunda free shop de Uruguaiana, RS, que faz fronteira com a Argentina.

Trata-se da Central Free Shop.

A rede Dutty Free Shop inaugurou sua loja no dia 14 de agosto.

Até o final do ano, Uruguaiana contará com seis free shops.

Moro não gosta de pergunta sobre destino do chefão da PF e abandona coletiva de imprensa em Brasília

O ministro Sérgio Moro abandonou a coletiva de imprensa convocada pelo seu próprio pessoal, esta manhã, apenas três minutos depois dela iniciada.

Aparentemente, Moro não gostou de uma questão envolvendo o chefão da PF, Maurício Valeixo, tudo em função de declarações de Bolsonaro para a Folha de S. Paulo, em entrevista realizada ontem, na qual o presidente insistiu na sua vontade de demitir o delegado.

Ao ser perguntado sobre o que disse o presidente, Moro ficou calado, não respondeu e foi embora.

O registro do incidente está disponibilizado em todos os sites nacionais.

Bibo Nunes é expurgado do grupo de Whats App "Bancada PSL 2019"

O deputado federal Bibo Nunes foi expurgado do grupo de WhatsApp intitulado "Bancada PSL 2019".

A decisão foi do presidente da sigla, o deputado Luciano Bivar.

Bibo acusou o golpe:

- É coronelismo dele. Bivar tem que sair do cargo.

Toffoli adia reunião de conciliação entre Leite e Duro

O presidente do STF, Dias Toffoli, adiou do dia 9 para o dia 16, a reunião de conciliação que agendou para harmonizar as posições do Executivo e do TJR, tudo em relação ao congelamento das despesas públicas estaduais para 2020.

Estarão presentes o governador Eduardo Leite e o chefe do TJRS, Carlos Duro.

Bolsonaro fará sua cirurgia, mas não passará o cargo ao general Mourão

O G1 informa, esta tarde, que o presidente Jair Bolsonaro não ficará dez dias fora do governo, nem apenas três dias e sequer um minuto.

Isto significa que entre os dias 8 e 11, o cargo não irá para o vice Hamilton Mourão, que chegou cancelar sua viagem a Londres para substituir o presidente.

Bolsonaro fará sua cirurgia de hérnia neste final de semana.

Polícia Federal está de novo nas ruas. Desta vez, trata-se da Operção Placebo.


A Polícia Federal deflagrou nova e gigantesca operação, nesta manhã, no caso a Opeação Placebo, que busca desarticular um grupo criminoso que produzia e comercializava irregularmente a chamada “Pílula do Câncer” — um produto usado para fins terapêuticos ou medicinais, mas que não possui registro nos órgãos competentes.

Os policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão em Curitiba.

A investigação teve início a partir de uma denúncia recebida pela PF no Paraná.

Greve de caminhoneiros é fracasso em todo o País

São limitados os protestos de caminhoneiros contra a Tabela do Frete.

As paralisações são pontuais e só ocorrem no Rio e no Paraná.

O editor recebe imagens por WhatsApp, mas são inexpressivas.

Bolsonaro espinafra Bachellet por atacar o Brasil em nome da ONU

O presidente Jair Bolsonaro resolveu dar o troco a uma acusação insultuosa que lhe fez a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, atualmente ocupando alto cargo na ONU. Mostrando a foto ao lado no seu Twitter, o presidente escreveu o seguinte:


Jair Messias Bolsonaro
· 4 h ·

- Michelle Bachelet, Comissária dos Direitos Humanos da ONU, seguindo a linha do Macron em se intrometer nos assuntos internos e na soberania brasileira, investe contra o Brasil na agenda de direitos humanos (de bandidos), atacando nossos valorosos policiais civis e militares.

- Diz ainda que o Brasil perde espaço democrático, mas se esquece que seu país só não é uma Cuba graças aos que tiveram a coragem de dar um basta à esquerda em 1973, entre esses comunistas o seu pai brigadeiro à epoca.

Dica do editor - Amanhã tem novo livro de Sérgio Borja, Porto Alegre

Será lançado, amanhã, o livro "Guerra das Moedas e a Partidocracia", do professor e escritor Sérgio Borja. Será no Solar dos Borjas, rua Marquês do Pombal 1589, 18h.

GM, Moan e ANTV estão no banco dos réus no TRF4, Porto Alegre. Audiência sai neste momento.


A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julga neste momento as apelações à condenação em 1ª Instância dos quatro réus sentenciados pela Justiça Federal por formação de cartel. Voltam ao banco dos réus:

- General Motors do Brasil
- Luiz Moan Yabiku Júnior (ex-diretor para assuntos institucionais da montadora)
- Associação Nacional das Empresas Transportadoras de Veículos (ANTV) 
- Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg, ex-Sindicam). 

A sessão começou as 9h30min.

Autor da Ação Civil Pública que tramitou durante 14 anos até ser sentenciada, em 2016, o Ministério Público Federal também recorreu para aumentar consideravelmente as multas impostas aos condenados. Caso o pedido do MPF seja aceito, os valores poderão chegar a R$ 1,5 bilhão, incluindo R$ 288 milhões por descumprimento de determinação judicial. Os réus buscam a anulação da sentença condenatória.

CLIQUE AQUI para saber muito mais. O material é do blog Livre Concorrência.

Vereadora Fernanda Jardim, mulher de Kevin Krieger, sai hoje do PP e vai para o DEM

A ruidosa saída que faz hoje a vereadora Fernanda Jardim, Porto Alegre, que resolveu trocar o PP pelo DEM, não significa fato isolado dentro do Partido, que resolveu abrir guerra política com o prefeito Marchezan Júnior.

Acontece que Fernanda Jardim é esposa de Kevin Krieger, ex-presidente municipal do PP e ex-secretário de Relações Institucionais de Porto Alegre.

Ao vivo, agora, votação da PEC da Previdência na CCJ do Senado

Bolsa reage e já vale mais de 100 mil pontos. Dólar despenca.

A Bolsa reagiu no pregão de hoje e voltou a emplacar mais de 100 mil pontos, enquanto o dólar cai forte.

As 10h36min

Bolsa, +1,11%, 100.791 pontos
Dólar comercial, -0,98%, R$ 4,1392 para venda

Peronista Alberto Fernández, poste de Cristina Kirchner, já tem 55,1% das intenções de votos. Macri só emplaca 32,5%.


O candidato peronista Alberto Fernández lidera as intenções de voto para a eleição a presidente da Argentina, mostra pesquisa elaborada pela consultoria Federico González y Asociados. O atual chefe da Casa Rosada, Mauricio Macri, aparece em um distante segundo lugar - e também é o mais associado à recente crise do país. Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, tem 55,1% das intenções de voto - 22,6 pontos porcentuais a mais que a chapa Macri-Miguel Pichetto (32,5%).

O peronista dissidente Roberto Lavagna tem 6,1%, tecnicamente empatado o esquerdista Micolás del Caño (3,0%). Na sequência, aparecem o ex-militar Juan Gómez Centurión (1,9%) e o liberal José Espert (1,4%).

Para vencer a eleição no primeiro turno, em 27 de outubro, é necessário 45% dos votos ou mais de 40% desde que 10 pontos porcentuais a mais que o segundo colocado.

Saiba quais são as principais causas dos calotes (inadimplência) aplicados por pessoas físicas


Uma pesquisa de hoje da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL traçou o perfil de consumidores.

Só não leva calote, quem não vende fiado.

As principais causas da inadimplência entre os que tinham dívidas em atraso há mais de três meses foram:

- Perda do emprego (30%) — que chega a 31% nas classes C, D e E.
- Redução da renda (29%).
- Empréstimo do nome para terceiros (14%).
- Falta de controle financeiro (13%).

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Filme lulopetista simula sequestro da filha de Moro em troca de Lula Livre

Este canal, intitulado Cactos Intactos, é de corte político e ideológico lulopetista. É dele a produção a seguir. Segundo seus promotores, o filme levou 5 meses para sair do script. Trata-se de um filme bem elaborado, o que demonstra que dinheiro grosso foi usado. o Jornal da Cidade acaba de fazer a denúncia. A "Operação Livre" defende o sequestro de um dos filhos do ministro Sérgio Moro para trocá-lo por Lula, que está preso.

 

Dica do editor -Saiba por que o câncer é a doença que mais mata nos Países ricos

Esta pesquisa mostra que câncer é a principal causa de morte em países ricos. No restante do mundo, as doenças cardiovasculares ocupam o primeiro posto.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Zambelli defende-se por inscrição do filho em colégio militar.

A deputada do PSL, Carla Zambelli, justificou deste modo a ida do seu filho para um colégio militar, sem passar por crivo algum:

- É uma questão de segurança.

A deputada do PSL é a mais polêmica parlamentar do PSL.

Carla Zambelli recebeu apoio de David Miranda, cônjuge do americano Glenn Greenwald, que é editor do site sujo The Intercept. "A gente sabe o que é mexer com nossos filhos", escreveu o deputado federal do Psol. David e Glenn adotaram duas crianças pobres do Rio.

Governo federal confirma decisão de privatizar o Trensurb

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, hoje, a decisão do governo federal de privatizar o Trensurb.

As 9h, daqui a pouco, CCJ do Senado aprovará PEC da Previdência

Jereissati recebeu 480 sugestões de emendas.

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado reúne-se nesta quarta-feira para analisar o parecer do relator, Tasso Jereissati (PSDB-CE), a respeito da proposta de reforma da Previdência aprovada na Câmara. 

A sessão está marcada para as 9h. 

Se for aprovado na comissão, o texto segue para o plenário da Casa.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do relatório de Jereissati.
CLIQUE AQUI para entender o que o senador mudou na PEC aprovada pela Câmara. O serviço é do site Poder360.

CPI Mista das Fake News será instalada hoje no Congresso

A CPI das Fake News serão instalada hoje no Congresso.

Foi demitido o presidente da Abdi


O presidente Jair Bolsonaro demitiu o presidente da Abdi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Augusto de Souza Ferreira, e nomeou no lugar Igor Nogueira Calvet.


Os atos foram publicados hoje no Diário Oficial da União.

Mostra escatológica de cartoons anti-Bolsonaro já está fora da Câmara de Porto Alegre

Cartoons mostrando o presidente Donald Trump de cuecas, defecando sobre o mapa do Brasil, além de consignas de Lula Livre, constituem a mostra, quase toda de sentido escatológico e furiosa crítica ao presidente Jair Bolsonaro.

Já foram retirados os trabalhos de 19 cartunistas em exposição na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, todos alinhados com o lulopetismo.

Os painéis estão amontados para devolução, mas se os cartunistas não aparecerem, irão para o depósito.

A mostra “O Riso é Risco – Independência em Risco” saiu pelas mãos do vereador Marcelo Sgarbosa, PT, que conseguiu autorização para usar o espaço, utilizar segurança, pessoal e iluminação, tudo pago pelos contribuintes de Porto Alegre. A presidente da Câmara, Mônica Leal, disse ao editor que a mostra não corresponde ao sentido do título.

Não há censura alguma, porque a mostra pode ser reaberta onde quiserem os lulopetistas, desde que paguem pelo espaço que utilizarem.

Esta quarta-feira será dia de sol, céu azul e muito frio no RS

Porto Alegre, 8h30min, 12 graus

Esta quarta-feira é de sol e muito frio no Rio Grande do Sul. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, pode haver geada em áreas rurais da grande Porto Alegre. Com o sol, a temperatura subirá e a tarde será amena. O frio chegará novamente ao anoitecer e, na hora do jogo do Inter, no Beira Rio, a temperatura deverá estar na casa dos 8°C.

Em Porto Alegre, o sol predominará ao longo do dia. A temperatura mínima na Capital será de 4°C, enquanto a máxima não passrá dos 16°C.

MDB gaúcho diz que vai unido no apoio à candidatura de Simone Tebet

O MDB do RS não irá rachado para a convenção nacional do mês que vem, convocada para eleger o novo diretório, com ênfase para a escolha do presidente que sucederá Romero Jucá.

O ex-deputado Eliseu Padilha e a Juventude do Partido, que possuem força política expressiva no MDB do RS, querem Gabriel Souza, mas a maioria das lideranças apostam na senadora Simone Tebet, que é do Mato Grosso do Sul.

Caso Simone aceite a candidatura, poderá enfrentar o deputado Baleia Rossi, SP, que é o preferido da cúpula atual, quase toda comprometida nas investigações da Lava Jato.

Zucco avisa aos aventureiros lulopetistas e seus aliados: "A Amazônia é nossa !"

Eis o que disse ontem o deputado Luciano Zucco, PSL, depois que o deputado lulopetista Fernando Marroni defendeu a consigna "Lula Livre" e elogiou o presidente francês Emannuele Macron em discurso da tribuna da Assembleia do RS, tudo isto no caso da Amazônia:

- A Amazônia é nossa.

O deputado do PSL, que é tenente-coronel do Exército (ele entrou para a reserva no ano passado, para concorrer a deputado e é o mais votado do RS), lembrou que serviu quatro anos na Amazônia.

Sua constatação:

- Vi foi muita ONG. São mil na região. Elas estão lá de olho na proteção da floresta ou nas nossas riquezas ?

O governo Bolsonaro está cortando a mesada de todas elas, inclusive obstruindo a irrigação de dinheiro estrangeiro que as alimentam para que se coloquem a seu serviço.

Brigadiano de folga mata um ladrão assassino, baleia outro e é ferido em Rio Grande

A foto é da TV Record.

Um brigadiano a paisana e que estava de folga, reagiu a um assalto ontem a noite em Rio Grande, matou um ladrão assassino, feriu o outro, mas foi baleado e encontra-se hospitalizado em estado crítico.

O assalto ocorreu numa farmácia, na Estrada Roberto Socoowski do Bairro Vila São João, em Rio Grande, 21h, e foi registrado por câmeras de monitoramento do estabelecimento. 

De acordo com a Brigada Militar da cidade, dois criminosos invadiram o local, onde havia dois clientes, sendo um policial à paisana. 

O PM atua, o 6º BPM, foi socorrido e encaminhado à Santa Casa de Rio Grande em estado grave. 

Pela Amazônia, Bolsonaro quer que todos vistam verde e amarelo no dia 7

O presidente Jair Bolsonaro recrudesceu no caso da Amazônia e ontem fez este apelo ao povo brasileiro:

-Vistam verde e amarelo no dia 7, tudo para reafirmar que a  Amazônia é nossa.

É isto.

Any Ortiz pressiona e projeto da Mesa é aprovado. É o fim da aposentadoria especial dos deputados estaduais do RS

Por 50 votos a zero, a Assembleia do RS aprovou, ontem a tarde,  o projeto da Mesa que extingue o Plano de Seguridade Social dos Parlamentares da Assembleia Legislativa.

Com a aprovaçã, a deputada estadual Any Ortiz (Cidadania) retirou a sua proposta, que tinha texto similar, foi apresentada antes e seria discutida na sequência.

A Mesa somente tomou a decisão depois que a deputada tinha praticamente garantido a aprovação da sua proposta.

Any Ortiz já tinha emplacado o fim da aposentadoria especial para ex-governadores.

Justiça do Rio manda soltar Rosinha e Garotinho

Os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho serão soltos daqui a pouco.

A dupla, que foi presa ontem, conseguiu habeas corpus no TJ do Rio.

Executivo, Judiciário, TCE, Defensoria, MPE e Legislativo reúnem-se para descongelar despesas no RS


O déficit previsto para o ano que vem é de R$ 4 bilhões. Sem previsão de receita corrente crescente, a única alternativa é cortar fundo nas despesas, mas Judiciário, TCE, Defensoria e MPE não querem saber disto, pelo menos não nos seus casos. Só a Assembleia é solidária com o Executivo.

Estiveram reunidos no Piratini, ontem a noite, o governador Eduardo Leite e os chefes do Tribunal de Justiça, Assembleia, TCE e MPE, tudo para buscar um consenso a respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que congelou as despesas públicas estaduais. Foi a segunda reunião em dois dias.

O TJRS concedeu liminar mudando a LDO, mas o caso foi para o STF.

O presidente do STF, marcou reunião de conciliação para o dia 9.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/