A Paulista pode parar o STF ? A opergunta é respondida por Paulo Moura. Veja o comentário.

 Paulo Moura é cientista político.

Dica de humor político - Fedeu, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Maria do Rosário, PT, aparece muito próxima de Melo (MDB), segundo a CNN

Lula virá reforçar a candidatura de Maria do Rosário.

Segundo o agregador (equação de várias pesquisas) da CNN,  o prefeito Sebastião Melo (MDB) tem 33% de intenção de votos e ponteia a lista de candidatos.

A CNN trabalha em parceria com o Ipespe Analítica, que apresenta os dados mais recentes dos levantamentos da corrida para a prefeitura de Porto Alegre em 2024.

A deputada federal Maria do Rosário, PT, aparece com 26%. 

Os outros candidatos mais bem avaliados:

 Juliana Brizola, 7%./ deputado estadual Thiago Duarte (União Brasil), 2%, mesmo número da vereadora Comandante Nádia (PP).

O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá no dia 6 de outubro, quando o Brasil irá às urnas para eleger prefeitos e vereadores. O voto no país é obrigatório para maiores de 18 anos de idade e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos.

Dica do editor - Saiba o que é "responsabilidade filial". Ninguém escapa disto.

 Uma dura fase marcada por conflitos e dificuldades, segundo especialistas, resumem a forma como o envelhecimento dos pais é encarado diversas vezes, porque muitos filhos não estão preparados para lidar com as exigências desse período, segundo conta, hoje o site G1, da Rede Globo. A reportagem também informa: "À medida que a idade avança, uma pessoa tende a precisar de cada vez mais apoio, seja em atividades simples do dia a dia ou mesmo uma ajuda financeira - e isso pode cobrar um preço de quem fica responsável por esses cuidados, como apontam especialistas. Há, inclusive, um nome para definir esse senso de obrigação dos filhos em apoiar pais mais velhos: responsabilidade filial. É uma obrigação baseada em um padrão cultural, relacionado à percepção de que esse é um comportamento socialmente responsável em resposta ao envelhecimento e a dependência dos pais.

Ou seja, de que é dever do filho adulto ajudar ou ser responsável pelos pais idosos.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem do G1.

Motorista tentou invadir Alvorada. Lula estava no Palácio. Guarda metralhou o carro. O motorista foi preso.

A secretaria de Comunicação da Presidência, controlada pelo deputado gaúcho Paulo Pimenta, confirmou as notícias do UOL e do Metrópoles, segundo as quais um motorista tentou invadir a área do Palácio Alvorada, mas teve o carro, um Ford Focus, metralhado pela Guarda Presidencial. Foi esta manhã, 6h30min.

Lula estava no Alvorada.

O governo acha que houve um claro atentado contra a vida de Lula. A PF está investigando o caso. A PM do DF reforçou a segurança.

O motorista teria fugido em direção ao Palácio Jaburu, residência do vice-presidente.

Até as 15h30min, o governo não passou mais informações, mas o motorista foi preso quando, a pé, estava a 300 metros do Palácio. 

Conil sai e Guaracy Andrade assume como novo colunista social do Correio do Povo

O experiente e competente jornalista Guaracy Andrade é o novo colunista social do Correio do Povo.

Ele fez estreia neste final de semana.

Guaracy Andrade substitui o também jornalista Eduardo Conil.

MDB do RS elegerá seu novo presidente em março

 Na segunda-feira o MDB do RS definirá a data da convenção de março que escolherá o novo presidente do Partido no Estado.

Fábio Branco, o atual presidente, poderá ser nome de consenso, mas outros nomes também já estão fardados para concorrer, entre eles os deputados Edvilson Brum, Juvir Costela e Vilmar Zanchin.

O principal eleitor do MDB do RS é o vice-governador Gabriel Souza e, caso decida concorrer, será o presidente.

União Brasil chama ato público para o dia 27, Porto Alegre

O vice-presidente do União Brasil, ex-deputado Ruy Irigaray, que é candidato a deputado federal em 2026, está com convocatória nas redes sociais, tudo para convidar os possíveis candidatos do Partido para filiações em massa, terça-feira, na sede da avenida Independência 813, 19h.

O ato público visa reforçar a campanha do deputado Dr. Thiago, que vai disputar a prefeitura de Porto Alegre.

Na última pesquisa de intenções de votos, o deputado foi bem avaliado e apurou índice de 8%. 

O Comandante da Brigada Militar não leva ninguém livre neste Caso do Motoboy Negro. Veja o vídeo.

Mais informações, abaixo.

Conheça esta história da presa política dopada e humilhada no Presídio da Colmeia, Brasília

Luana, a filha de 25 anos, é quem cuida da mãe, presa política presa, dopada e humilhada em Brasília.

Nesta mais nova reportagem assinada pela jornalista gaúcha Ana Maria Cemin, a psicopedagoga Joanita de Almeida, 55 anos, conta como foi sozinha a Brasilia numa excursão que tinha por objetivo fazer turismo. O que aconteceu ? Conta Cemin: "Junto com o grupo de pessoas, que ela não conhecia, viajou e hospedou-se num hotel. De Juiz de Fora, MG, essa coordenadora pedagógica da Associação Adalberto Teixeira Fernandes Filho, onde trabalhou por 28 anos, estava exultante em visitar pela primeira vez a capital federal do seu País (...) Foi a última vez que Joanita exerceu o seu direito de ir e vir. Hoje, além de usar tornozeleira eletrônica e estar condenada a 16,5 anos pelo Superior Tribunal Federal, Joanita não tem mais condições de ficar sem acompanhamento 24 horas, porque nos dois meses que passou dentro da Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP) do Presídio Colmeia, foi fortemente humilhada e dopada durante todo o período. Isso desencadeou doenças mentais que ela não tinha".

Ao ser presa por estar dentro do Plenário do Senado, onde foi se abrigar de bombas e a convite dos policiais, essa mulher conheceu o inferno. Ela conta que perdeu totalmente a sua vida, a sua autonomia e pensa frequentemente em suicídio.

CLIQUE AQUI para saber tudo, inclusive receitas de medicamentos.

Dica do editor - Amanhã a noite, depois da Paulista, Bolsonaro promoverá live para todo o Brasil

 No vídeo a seguir, no formato short, o deputado federal Luciano Zucco faz microentrevista com Bolsonaro, anunciando uma nova live de amanhã a noite, domingo. Na fala, Bolsonaro diz que o programa fará um balanço do que acontecerá no dia 25, na Paulista. Zucco e Bolsonaro tomaram café da manhã, juntos, esta manhã, junto com outros deputados e pessoas comuns. Foi numa padaria da Vila Olímpia. Clientes pediram selfies. CLIQUE AQUI para ver o vídeo gravado por Zucco. Abaixo, cenas do café da manhã:

STF decide continuar escondendo o jogo no Caso Moraes x Mantovanis

Depois que A. de Moraes disse que houve tudo e que a Polícia Federal constatou que não houve nada, o STF continua dando cobertura ao ministro e escondendo o jogo, tudo no âmbito do Caso do Aeroporto de Roma, quando confrontaram-se as famílias Moraes x Mantovani.

É que desta vez o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, ontem, manter sob sigilo as imagens das câmeras de segurança do aeroporto de Roma, na Itália, que mostram o ministro da Corte, Alexandre de Moraes, e seu filho, Alexandre Barci, senddo hostilizados em julho de 2023. Em plenário virtual, o colegiado julgou a decisão do ministro Dias Toffoli, que negou em outubro do ano passo um pedido da defesa dos acusados e da PGR (Procuradoria Geral da República) para a liberação de acesso às imagens. 

O caso já é conhecido à exaustão, mas o STF teme que as imagens provoquem indignação maior na opinião pública, já que ficou claro o abuso de autoridade e as tentativas de assassinato de reputação contra os Mantovani.

Felipe Moura Brasil, O Antagonista, explica por que Lula é um mentiroso compulsivo. Veja o comentário.

 Este material é do blog O Antagonista.

Publicidade - Reserve para happy hour, agora. Use o WhatsApp. Bier Markt, Porto Alegre. Abrirá esta noite

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats 993882401 / 993887265.
Use seu Waths agora mesmo.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica do editor - As 14h30min, aqui, neste blog, Ana Maria Cemin conta a história de outra presa política humilhada em Brasília

Nesta mais nova reportagem assinada pela jornalista gaúcha Ana Maria Cemin, a psicopedagoga Joanita de Almeida, 55 anos, conta como foi sozinha a Brasilia numa excursão que tinha por objetivo fazer turismo. O que aconteceu ? Aconteceu que ela foi surpreendida no meio da confusão do dia 8 de Janeiro, refugiou-se no prédio do Senado e ficou presa durante dois meses como terrorista. No Presídio da Colmeia, ela foi humilhada, dopada e saiu dali com grilhões eletrônicos, mais doente do que antes.

As 14h30min, o editor publica a história completa de Joanita de Almeida, conforme reportagem especial da jornalista gaúcha Ana Maria Cemin.

Dica do editor - "Um lugar bem longe daqui", no HBO. O editor viu ontem e recomenda.

 CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o filme. O material é do TechTudo.

Saiba quais foram as 5 notas mais procuradas deste blog

Este é o Top5 deste blog, desta semana. São as notas mais procuradas.

Humoristas da TV de Israel fazem piada com Lula da Silva. Veja o vídeo.

Alegria, alegria: Gustavo Victorino e Eduardo Leite confraternizam, dançam e cantam juntos no Sgt. Pepper's

Bolsonaro não fala e sai da Polícia Federal para avisar que ato do dia 25 está confirmado para São Paulo

Jornalista Bárbara Gancia sugere que Janja seja confinada no Alvorada. E que use seu talento sexual, apenas.

Ninguém quis ouvir Lula e Marcos Uchôa demite-se da EBC.


Governador Zema, Minas, confirma presença no ato da Paulista. Já são 4, os governadores que irão a SP.

 O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou presença no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que será realizado na avenida Paulista, neste domingo.

Além de Zema, os governadores que estarão na Paulista são, até o momento, Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Tarcísio de Freitas (São Paulo).

Ao todo, 130 deputados federaism 11 senadores e três governadores confirmaram presença na manifestação.

Dica do editor - Ficar 30 dias sem consumir bebidas alcoólicas pode ajudar a ‘limpar’ o fígado

Especialistas acreditam que os benefícios da prática de não beber por 30 dias podem variar conforme o padrão de consumo de cada um. Em geral, eles creem que esse período sem a ingestão de bebida alcoólica pode, sim, ajudar na sensação de bem-estar, inclusive num bom funcionamento do fígado. 

De acordo com o jornal O Globo, pessoas que bebem pouco evitam totalmente o consumo de álcool por um mês podem conseguir uma sensação de “controle” sobre sua própria saúde. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Este blog bateu, ontem, de novo, seu maior recorde de leitores diários. Foram 91,7 mil.

Examine a tabela do Poder360 e compare.

Este blog vem batendo sucessivos recordes de leituras neste ano.

Ontem, foram cravados 91.652, conforme dados do Google Analytics, que podem ser conferidos por qualquer pessoa.

No dia anterior, quinta-feira, outro recorde foi quebrado. Foram 74.221 leitores.

Anteriormente, o melhor número do ano foi no dia 10 deste mês, quando alcançou o número de 58.017 leitores. No dia 28 de janeiro, foram 51.057. Antes disto, ainda este ano, foram 43.057 leitores no dia 15 de janeiro e 42.871 no dia 11 de janeiro.A média diária, no entanto, é de 25 mil.

Apenas para efeito de comparação, o site (não é blog, porque é muito mais completo e amplo) do jornal Zero Hora, o maior do RS, contabiliza número médio de 114 mil, segundo o IVC.A diferença não fica apenas no formato, mas também no número e recursos financeiros e técnicos disponíveis para o blog e o site. 

O blog www.polibiobraga.com.br é obra de um só profissional, o editor.


Publicidade - Reserve para happy hour, agora. Use o WhatsApp. Bier Markt, Porto Alegre. Abrirá esta noite

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats 993882401 / 993887265.
Use seu Waths agora mesmo.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica do editor - Termina dia 29 o prazo para garantir até 22,40% de desconto na quitação do IPVA do RS

Proprietários de veículos do RS que pagarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 até 29 de fevereiro irão economizar, já que o mês tem desconto de 3% pela antecipação. Além disso, os contribuintes também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Se tiverem direito e acumularem os benefícios, poderão agregar descontos que chegarão a 22,40%.

Para consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site do IPVA RS ou o aplicativo disponível na App Store e no Google Play. Antes de efetuar o pagamento, é importante verificar as informações do destinatário para evitar golpes.

CLIQUE AQUI para consultar o IPVA RS.

Marcel diz que Lula se comporta como um bêbado ao volante. Veja o vídeo.

Lula já está com o pé no estribo para mais duas viagens inúteis ao exterior. Saiba para onde ele irá.

Lula da Silva participará na próxima semana das cúpulas de Caricom e Celac. Lula viajará a Georgetown, na Guiana, em 28 de fevereiro para o encerramento da reunião de governantes dos 15 países da Comunidade do Caribe (Caricom), onde será recebido como 'convidado especial', disse aos jornalistas a secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, Gisela Padovan.

Depois, Lula irá a Kingstown, em São Vicente e Granadinas, para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), criada em 2010.

Dica do editor - Sucesso de público, desfile de escolas de samba continua hoje em Porto Alegre

A foto da Fidalgos é de Pedro Piegas, PMPA.

Última escola a desfilar na primeira noite do Carnaval de Porto Alegre, a Bambas da Orgia entrou na avenida às 4h45 deste sábado, evocando a ancestralidade africana e com o enredo Òrànmíyàn, que reafirma o compromisso da agremiação com o resgate da cultura negra.

Neste sábado, passam pelo sambódromo as escolas de samba da Série Prata Império do Sol, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Unidos da Vila Mapa. Pela Série Ouro, desfilam Unidos de Vila Isabel, União da Vila do Iapi, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba e Realeza

CLIQUE AQUI para examinar tudo o que aconteceu ontem e verificar a programação prevista para hoje. No link estão várias reportagens com informações sobre o carnaval.

Este oficial da Brigada Militar critica Leite e o ministro dos Direitos Humanos por pré-julgamentos no Caso do Motoboy. Veja o vídeo.

 O coronel não fala em nomes, mas é fácil perceber o que é visível nos sujeitos ocultos.

O pronunciamento deste oficial da Brigada Militar, que é coronel da ativa, foi feito durante coletiva à imprensa, na qual foram apresentados os resultados do inquérito aberto para apurar o Caso do Motoboy.

Muitas autoridades, mas também jornais como Zero Hora, apressaram-se a classificar de racismo a abordagem feita por brigadianos, esta semana, no caso de uma briga de rua entre dois homens, um dos quais um motoboy negro. 

CLIQUE AQUI para ouvir o desabafo do coronel. Ele aplica uma tremenda lição de moral e de direito aol governador Eduardo Leite, ao ministro e aos jornalistas da RBS.

Sérgio Tavares (Portugal) e Bessow (Brasil) falam sobre ato do dia 25. Ao vivo, agora, sábado, 8h30min.

Boeing da Latam reotorna a Guarulhos depois de indicativo de fogo. Saiba o que aconteceu.

 O editor soube que um Boeing 787 da companhia aérea Latam precisou retornar para o Aeroporto Internacional de Guarulhos 17 minutos depois de ter decolado. A aeronave, de matrícula CC-BGE, havia decolado no fim da tarde desta quinta-feira.O avião tinha como destino o Aeroporto de Joanesburgo, na África do Sul — uma jornada que duraria sete horas. Os pilotos tiveram de declarar mayday. O mayday é uma expressão usada para emergência em aviões.

Um indicativo de fogo na aeronave foi a causa do retorno

O controlador de voo, no entanto, disse que não havia sinais de fumaça. Entretanto, disse que os bombeiros relataram que um dos pneus do trem de pouso estourou.

Inquérito policial desmoraliza lacradores oficiais e de mídia no caso de suposto racismo contra motoboy de Porto Alegre

O inquérito desmascarou boa parte da mídia, começando pela RBS, e autoridades como o ministro dos Direitos HJumanos, que consideraram de cara que houve racismo no caso. Eduardo Leite também se apressou a colocar dúvidas sobre o comportamento dos brigadianos. 21 testemunhas que viram o incidente, inocentaram os brigadianos.

O motoboy Éverton Henrique Goandete da Silva, de 40 anos, foi indiciado por lesão corporal leve e desobediência policial pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul após o episódio em que ele próprio foi agredido com um canivete no pescoço pelo aposentado Sérgio Kupstaitis, de 71 anos, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre (RS). O caso ocorreu no último sábado e gerou revolta na internet, no dia seguinte, com a repercussão das imagens.

Sérgio Kupstaitis também deve responder na Justiça, mas apenas pelo crime de lesão corporal leve. 

Sábado será outro dia de sol forte, céu azul e muito calor no RS

A foto é de Atlântida, agora, calor sufocante.

A foto é do leitor Pedro Mariano.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado.

E com muito calor.

Uma massa de ar quente segue atuando no estado e traz mais um dia de calor.

A MetSul diz que chuvas podem chegar entre a tarde e a noite, mas a grande maioria das cidades gaúchas vai terminar o dia sem registro de chuva. 

A MetSul Meteorologia adverte que o final de fevereiro será marcado por um risco maior de chuva localmente forte e temporais isolados com possibilidade de vento forte e queda de granizo no Rio Grande do Sul. 

Em Porto Alegre, a temperatura é de 25o, mas a sensação térmica registra marca muito maior.

A Capital gaúcha, segundo a MetSul, poderá alcançar a marca de 32o.

Atlântida terá temperatura máxima de 29o, céu limpo, céu azul e muita praia.

Morre 7o gaúcho por causa da dengue

O governo estadual  confirmou nesta sexta-feira o sétimo óbito por dengue no Rio Grande do Sul em 2024. A vítima é um homem de 76 anos, com comorbidades, residente em Lajeado, que morreu no dia 21 de fevereiro.

Todos os casos de morte registrados até agora foram de vítimas com comorbidades.

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 6.776 casos confirmados da doença. Ao todo, foram 54 óbitos por dengue no ano passado.


Lula, insistindo com sua ignorância, fala em "genocídio", mas não compara mais a guerra com o Holocausto

Lula tem que ser colocado de castigo e com chapéu de burro.

A ignorância ou má fé de Lula é sem paralelos. Ele sequer parece consultar a Wikipedia para saber o que quer dizer a palavra "genocídio". CLIQUE AQUI para conhecer o conceito.

Depois de alguns dias retrancado, assustado com a repercussão da sua fala treslopucada na Etiópia e enfrentando um pedido de impeachment por causa disto, Lula da Silva voltou a falar publicamente sobre a guerra de Israel na Faixa de Gaza, voltou a classificar o conflito militar em Gazacomo genocídio. Só que desta vez, Lula da Silva estava são, recuou e nem de longe fez comparações com o Holocausto:

- Se isso não é genocídio (a ação militar de Israel), eu não sei o que é genocídio.

Ele não sabe ou sabe e se faz de tonto.

Bolsa fechou a semana em alta de 0,54%. O dólar também subiu (0,52%)

A Bolsa de Valores de São Paulo, fechou aos 129.418 pontos nesta sexta-feira. Registrou queda de 0,63% no último pregão. Na semana, subiu 0,54%. 

Já o dólar comercial fechou a R$ 4,99, com alta de 0,80%. Na semana, subiu 0,52%.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/