Valente depois de solto pelo STF, Ricardo Pessoa não abre a boca diante de Moro

O presidente da UTC, Ricardo Pessoa, o chefão do Clube do Bilhão, solto há uma semana pelo STF (Teori, Mendes e Toffoli) prestou depoimento nesta segunda em Curitiba.

Diante do juiz Sérgio Moro, ele negou-se a abrir a boca.

Há apenas duas semanas, Ricardo Pessoa chegou a acertar os termos da delação premiada, anunciou que faria isto e esperou para ver o que acontecia.

Foi solto.

O País agradece a troika da 2a. Turma do STF, que blindou Pessoa para o depoimento de hoje.


Presidente da Camaro Correia diz que havia cartel, que todos pagavam propinas e que ele participou da trampa na Petrobrás

Os repórteres Mário Cear Carvalho, Flávio Ferreira e Alexandre Aragão, todos da Folha de S. Paulo e do UOL, informaram esta tarde que o ex-presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, reconheceu em interrogatório na Justiça Federal no Paraná nesta segunda que havia um cartel de empreiteiras nas obras da Petrobras. 

"Realmente havia combinação das empresas e eu participei das negociações", disse, citando o caso do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio).

Leia a reportagem:

Segundo ele, nas reuniões ficou decidido que a Camargo só receberia contratos menores no Comperj porque a empreiteira já havia fechado um negócio de R$ 3,4 bilhões com a Petrobras na Refinaria Abreu e Lima.
O executivo disse que participavam dessas reuniões em que a divisão de obras era discutida a Odebrecht, UTC, OAS, Andrade Gutierrez, Techint, Promon, Queiroz Galvão e Toyo.
Avancini afirmou que os líderes dessas discussões eram Márcio Faria, da Odebrecht, e Ricardo Pessoa, da UTC. Ainda segundo ele, todas as empreiteiras que tinham contratos com a Petrobras pagavam suborno que beneficiavam o PT e PP, partidos que, segundo ele, indicaram as diretorias de Serviços e Abastecimento da estatal, respectivamente.
"Todas elas pagavam [propina]. A informação que tínhamos era que isso era regra", afirmou.
De acordo com Avancini, a Camargo pagou R$ 110 milhões em comissões para conseguir os contratos das refinarias Abreu e Lima, Repar, no Paraná, e Revap, em São Paulo.
A propina era de 1% do valor do contrato, segundo ele.
O ex-diretor de Serviços Renato Duque, que está preso em Curitiba, e Paulo Roberto Costa, que ocupava a área de Abastecimento e foi solto após fechar um acordo de delação, eram os beneficiários dos repasses ilícitos, ainda segundo o presidente da Camargo.
O ex-vice-presidente da Camargo, Eduardo Leite, disse que ficou sabendo do pagamento de suborno em contratos da Petrobras por meio de João Auler, que era vice-presidente à época e atualmente é o presidente de conselho de administração da empreiteira, e de Leonel Viana, antigo diretor de óleo e gás.
Avancini e Leite fizeram um acordo de delação com procuradores da Operação Lava Jato e prometeram contar o que sabem em troca de uma pena menor. O presidente do conselho, porém, não fechou um pacto de delação.
De acordo com Leite, a empresa pagava propina pois a estatal poderia criar dificuldades na gestão do contrato.
Os acionistas e o conselho de administração da empresa não sabiam do pagamento de propina, afirmou Leite.
OUTRO LADO
As empreiteiras acusadas pelos executivos da Camargo Corrêa de formação de cartel e pagamento de suborno em contratos da Petrobras negaram a prática de crimes.
Em nota, a empreiteira Odebrecht relatou que nunca participou de cartel e nem pagou propinas, e que "não surpreende que o presidente da Camargo Corrêa, sentindo-se obrigado a prestar declarações em troca de sua liberdade, o faça motivado por um sentimento de vingança concorrencial". Segundo a Odebrecht, "sempre foram públicas as desavenças entre a Camargo Corrêa e a Odebrecht na disputa de contratos".
A construtora Andrade Gutierrez afirma que a acusação é leviana e tem base em ilações equivocadas e sem prova. A empresa nega a atuação em cartel e os subornos.
A Queiroz Galvão "nega veementemente práticas anticoncorrenciais" e o pagamento de propinas.
A Camargo Corrêa e a UTC não quiseram comentar as declarações dos executivos.
O PT nega o recebimento de propinas e afirma que as doações que recebe seguem a legislação eleitoral.
A Folha não conseguiu localizar representantes do PP e das outras empreiteiras acusadas nos depoimentos. 
COMPARTILHECompartilhe no Twitter
Compartilhar98Tweetar1032

Fraudes nas urnas eletrônicas estão fora do debate sobre reforma política

Nenhum Partido, sequer o PSDB, discutem o caso da vulnerabilidade das urnas eletrônicas nos processos eleitorais, nem mesmo quando o debate sobre reforma eleitoral ganha maior densidade.

Nas eleições presidenciais, as denúncias sobre fraudes no processamento dos dados foram oceânicas, mas ninguém quer levar a sério as investigações que faz o PSDB desde o final do ano passado.

Caso se constate fraude, ficarão comprometidos também os mandatos de todos os atuais governadores, senadores, deputados estaduais e deputados federais.

É o que explica o atual silêncio obsequioso.

Fachin e a própria mulher fazem lobby no Senado

O senador Álvaro Dias só aceitou relatar a indicação do advogado Luiz Fachin para o STF depois que obteve sinal verde do presidente do Senado, Renan Calheiros.

No ano passado, Fachin fez campanha contra o candidato de Dias no Paraná, já que ficou com Dilma.

O lobby dos três senadores do Paraná em favor do indicado de Dilma Roussef é poderoso.

A senadora Ana Amélia já foi procurada até por Roberto Requião, PMDB. Também o próprio Fachin e até sua esposa, conversaram com a senadora.

Ana Amélia disse hoje ao editor que será uma votação complicada.

Padilha no Planalto

O ministro Eliseu Padilha já tem gabinete também no 4o andar do Palácio do Planalto.

Panelaço de amanhã a noite poderá ser o maior da história do Brasil

As redes sociais estão mobilizadas para que o panelaço de amanhã a noite, 20h30min, durante o programa gratuito do PT, seja o maior panelaço da história do mundo.

A recomendação é de que todos batam suas panelas e pisquem suas luzes durante 10 minutos.

Problema de Renan chama-se Dulcídio Amaral

O problema de Renan Calheiros com o governo Dilma Roussef e o PT chama-se Dulcídio Amaral, o novo líder do governo no Senado.

Marcel pode ser alternativa pela direita em Porto Alegre

O deputado Marcel Van Hatten, PP, não descarta a eventualidade de se candidatar as prefeito de Porto Alegre.

Caso a campanha eleitoral ganhe conteúdo ideológico, Marcel, tal como Onyx Lorenzoni, serão alternativa viável diante das candidaturas comunistas de Manuela D'Ávila, Maria do Rosário e Luciana Genro. 

Manuela e Maria estão alinhadíssimas com o governo Dilma e com o PT, enquanto que Luciana funciona como linha auxiliar de ambos. 

O deputado do PP tem prazo até outubro para trazer seu título de Dois Irmãos para Porto Alegre. 

Sérgio Moro ouve empreiteiros denunciados na Lava Jato

A Justiça Federal deu início na manhã desta segunda-feira aos interrogatórios dos executivos das maiores empreiteiras do Brasil denunciados no bilionário esquema de corrupção e desvios na Petrobras. Dalton dos Santos Avancini, Eduardo Hermelino Leite e João Ricardo Auler, da Camargo Corrêa, são os primeiros a serem ouvidos pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, em Curitiba.


À tarde, será a vez do presidente da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, acusado de ser o coordenador do cartel de empreiteiras que pagava de 1% a 3% em contratos da Petrobras, por meio de diretores indicados pelo PT, PMDB e PP, que tinham como destino partidos e políticos. O prejuízo estimado até agora é de 6 bilhões de reais, desviados dos cofres públicos entre 2004 e 2014.


Segundo matéria do site da Veja, é a primeira vez que os executivos alvos da Lava Jato depõem formalmente ao juiz Sérgio Moro como réus dos processos. Dois deles, Avancini e Leite - presidente e vice-presidente da Camargo Corrêa - fizeram acordo de delação premiada e já confessaram crimes e apontaram novos fatos aos investigadores da força-tarefa do Ministério Público Federal. O juiz federal deve começar a partir de junho a sentenciar os executivos de empreiteiras.


São 25 executivos e funcionários de seis das dezesseis empreiteiras acusadas de cartel nos contratos da Petrobras dentro desse primeiro pacote de processos criminais. As ações (cinco ao todo) foram abertas em dezembro de 2014, após denúncias do Ministério Público Federal serem aceitas por Moro.

Receita identifica mais de 7 mil brasileiros com contas no HSBC da Suíça

A Receita Federal informou nesta segunda-feira que já recebeu a relação de 8.732 perfis de clientes brasileiros - empresas e pessoas físicas - que possuem conta corrente na filial suíça do banco HSBC. Os dados foram cedidos pelo Ministério Público Financeiro da França, após reunião com integrantes da Procuradoria Geral do Brasil na semana passada, em Paris.


Dentre esses perfis, enviados em arquivo eletrônico independente, a Receita já identificou 7.243 pessoas físicas. O órgão ainda precisa discriminar entre pessoas físicas e jurídicas 1.129 perfis.


Com as informações, o órgão listou sete ações a tomar. Entre os próximos passos, a Receita pretende identificar primeiramente contribuintes com interesse fiscal para o período de 2011 a 2014, para poder fiscalizar valores eventualmente sonegados. Quando levantadas as pessoas jurídicas, a Receita vai trabalhar no reconhecimento das respectivas pessoas físicas relacionadas.


O trabalho do órgão também visa identificar contribuintes já falecidos e possíveis herdeiros, além de analisar vínculos entre os contribuintes identificados. A ação tem como objetivo encontrar grupos de contribuintes relacionados, para tratamento em conjunto.

Volkswagen dá férias coletivas a mais de 8 mil no ABC

A Volkswagem colocou todos os empregados das linhas de produção de sua fábrica em São Bernado do Campo, no ABC paulista, em férias coletivas a partir desta segunda-feira. Os trabalhadores, cerca de 8 mil dos cerca de 13 mil funcionários da unidade, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, só retornarão ao trabalho daqui a 10 dias.


Ou seja, as férias coletivas fora de época - geralmente esta folga é dada aos funcionários durante os feriados de final de ano - devem-se ao fraco volume de vendas de veículos no mercado interno.


De acordo com a Anfavea, a associação que reúne as montadoras, as vendas recuaram mais de 17% nos três primeiros meses do ano. Os dados sobre vendas e produção da indústria em abril serão divulgados ainda esta semana.

Contribuintes podem retificar declaração do IR a partir de hoje

Os contribuintes que precisam retificar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 podem fazê-lo a partir das 8h desta segunda-feira. Quem não entregou a versão original do documento até a última quinta-feira (30), quando acabou o prazo, também poderá enviar as informações com atraso, mas, neste caso, pagará multa.

Pizzolato diz que "prefere morrer" a cumprir pena no Brasil

O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, afirmou nesta segunda-feira ao senador italiano Carlo Giovanardi que "prefere morrer a descontar a pena por anos em uma penitenciária do Brasil".


Giovanardi, que é o chefe do partido Área Popular na Comissão de Justiça do Senado, teve uma reunião com o brasileiro e seu advogado, Alessandro Sivelli, e divulgou uma nota explicando os temas debatidos entre eles.

Executiva do PSD desmente a expulsão de Jardel

As principais lideranças gaúchas da legenda negam que o deputado Jardel pode ser expulso do PSD. O ex-centroavante do Grêmio surpreendeu o próprio 
Partido ao exonerar 17 dos 21 funcionários do gabinete, no começo de abril. Quando voltou à Assembleia Legislativa, justificou a ação dizendo que "não mandava na própria casa".

O problema atual é que o gabinete do deputado é agora constituído apenas por amigos. 

Dólar opera em alta de mais de 2%; Bovespa sobe 1,58%

O dólar comercial operou em alta e chegou a subir mais de 2% nesta segunda-feira, após fechar o mês de abril em queda de 5,57%. A Bolsa subia, puxada por ações da Vale e da Petrobras.


Por volta das 12h30, a moeda norte-americana avançava 2,09%, a R$ 3,076 na venda.


No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, ganhava 1,58%, a 57.118,95 pontos.

Novas regras da Caixa para compra de imóveis começam a valer

Começam a valer nesta segunda-feira as novas regras para financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal. Em geral, tornou-se mais difícil financiar o imóvel e especialistas já têm apontado o consórcio como uma opção.

Três medidas da Caixa causam impacto direto na decisão de quem pretende tomar crédito. A primeira delas é o limite de financiamento de imóveis novos, que passou a ser de 90% do total do valor. Além disso, para usados, o teto passou a ser de 50% do total do imóvel, dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), ou seja, imóveis que valem até R$ 750 mil nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.



Nos demais Estados, o valor máximo é de R$ 650 mil. A terceira medida engloba imóveis mais caros. Para usados acima de R$ 750 mil, enquadrados no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o limite de financiamento passa a ser de 40% do valor total do imóvel.

Mercado prevê alta da inflação e dos juros e baixa do PIB

Pela terceira semana consecutiva, os analistas ouvidos pelo Banco Central para o boletim Focus elevaram a previsão para o IPCA deste ano. A expectativa é que o índice oficial de inflação encerre 2015 em 8,26%, contra 8,25% na semana anterior.


Há um mês, essa projeção estava em 8,20%. O próprio Banco Central, responsável pela divulgação do Focus, espera uma inflação de 7,9% este ano. A estimativa de alta dos preços administrados, como o da gasolina e da energia, passou de 13,1% para 13,05%.

O boletim Focus prevê ainda retração na atividade econômica do país. Os analistas aumentaram a projeção de queda do Produto Interno Bruto (soma dos bens e riquezas produzidos em um país), de -1,10% para -1,18%. A estimativa para o câmbio foi mantida em R$ 3,20.

60,9% dos eleitores desaprovam governo Fortunati

O pfrefeito José Fortunati está extremamente mal avaliado pelos eleitores de Porto Alegre, porque segundo ´pesquisa de hoje do Insituto Paraná Pesquisa, seu índice de desaprovação é de 60,9%.



Apenas 33,1% aprovam seu claudicante governo.



6% não sabem ou não opinaram.

Manuela dispara na frente em Porto Alegre, diz Instituto Paraná Pesquisa. Veja como anda a disputa.

A deputada comunsita Manuela D1'Ávila, PCdoB, lidera com folga as intenções de votos para prefeito de Porto Alegre, já que registra 19,4%, enquanto que a segunda colocada, Luciana Genro, PSOL, marca 11,4%.

Os dados são do Instituto Paraná Pesquisa.

O atual vice-prefeito, Sebastião Melo, PMDB, tem apenas 3,9%

Com boa pontuação também surgem Vieira da Cunha, PDT, 8,9%;Maria do Rosário, PT, com 8,6%; Onyx Lorenzoni, DEM,8,4%.

Acompanhe:

Manuela D'Ábvila, PCdoB, 19,4%
Luciana Genro, PSOL, 11,4%
Vieira da Cunha, PDT,8,9%
Maria do Rosário, PT, 8,8%
Onyx Lorenzoni, DEM, 8,4%
Gugu Streit, PTB, 6%
Danrlei de Deus, PSD, 5,5%
Sebastião Melo, PMDB, 3,9%
Claudio Janta, SDD, 2,3%
Marchezan Júnior, PSDB, 2,3%
Marcel Van Hatten, 0,4%

N/ão sabe, 9,5%
Nenhum, 13,2%

Plazinha para de operar em Porto Alegre

Não funciona a partir de hoje o Plazinha, o primeiro dos hotéis da Rede Plaza, O grupo não disse quando ele voltará a operar, mas informou que virá noutro modelo de negócio.

Ana Amélia falará hoje no seminário gaúcho do PP

O PP gaúcho realizará neta segunda-feiras o seminário que discutirá a reforma política. A senadora Ana Amélia confirmou sua participação no evento e já viaja para a capital, vinda do interior do Estado.

Manuela lidera disputa eleitoral em Porto Alegre, diz Paraná Pesquisa

A pesquisa de intenções de votos que o Instituto Paraná Pesquisa fez no final de semana em Porto Alegre, demonstrou que a deputada Manuela D'Ávila, PCdoB, lidera a disputa pela sucessão do prefeito José Fortunati.

Os números completos sairão neste espaço até o meio dia.

Massa polar marca manhã fria em Porto Alegre e em todo o RS

Esta massa de ar polar que avançou sobre o RS,  provocando sensação de frio, já é percebida em Porto Alegre, na serra gaúcha e no Litoral Norte.

O sol aparece claro e brilhante em Porto Alegre, mas no interior ele surgiu entre nuvens nesta segunda-feira. 

Os institutos de meteorologia prevê á possibilidade de chuva pela manhã. 

No norte do Estado, não há previsão de chuva.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/