Agora, ao vivo, tem Alexandre Garcia, Augusto Nunes, Henkel e Navarro no Oeste sem Filtro. Acompanhe.

Opinião do editor - O STF tenta abrir caminho para ir até a jugular de Bolsonaro

Eu publiquei no meu blog polibiobraga.com.br o inteiro teor da entrevista que o senador Flávio Bolsonaro concedeu hoje sobre os 3 julgamentos de presos políticos, ontem, no STF.

(...)

O correto é fazer o que fez o senador Flávio Bolsonaro, ou seja, é preciso investigar o que está por trás das decisões dos julgamentos feitos pelo STF, porque o que aconteceu encorpa uma narrativa que desde janeiro tentam colar na testa de Bolsonaro e de quem o apoia,  na verdade uma fala inventada, fantasiosa, que pouco tem a ver com a realidade, mas que sustenta a repressão política atual.

Trocando em miúdos, 2 pontos:

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - Domingo, Porto Alegre, reumatologistas atenderão de graça no Parque da Redenção

Domingo, das 10h as 12h, médicos reumatologistas atenderão o público no Parque da Redenção, Porto Alegre. É de graça. 

Dica do editor - Grupo Zaandam abriu seu restaurante holândes no Boulevard Laçador, Porto Alegre

Abriu esta semana, Porto Alegre, o restaurante do grupo Zaandam, inspirado na cultura gastronômica holandesa. Fica no Boulevard Laçador, ao lado do aeroporto. O empreendimento recebeu investimento de R$ 10 milhões e atende 450 pessoas por vêz. 

Crônica de sexta, Vitor Bertini - A traição de Odessa

Na Av. Roosevelt, em Porto Alegre, uma cidade ao sul do mundo, havia um açougue. Nos fundos do açougue havia um galinheiro. E no galinheiro havia Odessa, a galinha.

Todas as galinhas que por ali nasciam tinham destino certo: mortas, nuas, arrepiadas e penduradas de pernas para cima dentro do balcão gelado, menos Odessa.

Odessa era diferente. Bábel, o açougueiro, havia lhe dado o nome em homenagem à sua cidade natal – cidade, ele dizia, onde viveu seu ídolo Bénya Krik, o Rei, e de onde as pessoas partem quando podem. Ninguém sabia quem tinha sido Bénya Krik, nem onde ficava Odessa.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Publicidade - Há vagas para o feriadão do dia 20 no RS. Alugue, hoje, por temporada: Gramado, RS. Conheça o apartamento.

Esta é a cozinha do apartamento.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Vá até o site.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.
Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS.

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Dica de humor - Tadinha da Miriam Leitão, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Jornalista gaúcho Demori é o mais novo contratado do governo Lula da Silva. Ele será apresentador da TV Brasil.

Em setembro do ano passado, ele resolveu sair do Brasil, com medo de ser assassinado. Antes disto, em maio, Demori se desligou do The Intercept Brasil, onde foi auxiliar de Glen Greenwald.

O jornalista gaúcho Leandro Demori, ex-Zero Hora e ex-The Intercept Brasil, é o mais novo empregado público do governo federal, porque acaba de ser contratado pela EBC. 

Ele também foi um dos jornalistas agraciados por medalha de mérito que lhe entregou o procurador Geraldo Da Camino, do MP junto ao TCE do RS.

No próximo dia 26 de setembro, Demori estreia um novo programa de entrevistas na TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Dando a Real com Demori, ou DR com Demori, será exibido todas às terças-feiras, às 22 horas, com duração de meia hora.

Senador Flávio Bolsonaro diz que julgamentos do STF miram em Bolsonaro

O filho mais velho do ex-presidente Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro, denunciou o STF por promover julgamentos políticos para abrir caminho e chegar no seu pai.

Ele considera que as penas aplicadas aos três primeiros réus foram desproporcionalmente altas e a tipificação de crime de golpismo foi escolhida a dedo, tudo para abrir precedentes.

 Ele ainda comparou a pena dada a Aécio Pereira com a punição de Lula da Silva (PT) no caso do tríplex do Guarujá.:

- A pena de 17 anos é maior do que para estuprador, do que para alguém que matou outra pessoa ou para alguém que roubou o Brasil como o Lula. Então há uma clara desproporcionalidade.

Lula foi condenado, em fevereiro de 2019, a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 2 meses depois, a pena foi reduzida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) a 8 anos e 10 meses.

Carrer e Chesini pedem recuperação judicial no RS

Não foi só a Carrer Alimentos, Encantando, RS, quem pediu recuperação judicial em função dos prejuízos causados pelas enchentes na região.

Também a Chesini, de Garibaldi, pediu a medida protetiva.

Publicidade - Programe-se para ir esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre. E reserve happy hour para a semana que vem.

Vale a pena usar o WhatsApp e agendar o seu dia e a sua hora para combinar seu happy hour. O Bier Markt aceita reservas para happy hour.

Abre as 17h.

Chopes artesanais (foto ao lado) e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para: Happy hours/ Aniversários/ Casamento/ Formatura/Encontro de amigos.

Whats
993882401
993887265. 

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento

Dica do editor - Reserve para ver à noite, "Em uma ilha bvem distante". O editor viu e recomenda com reserva.

 Zeynep Altin está esgotada com a sobrecarga no trabalho e a falta de consideração de sua família. No entanto, o limite de sua paciência é ultrapassado quando a funerária veste sua mãe com um terno em vez do seu vestido favorito. Em busca de um pouco de paz, tranquilidade e autoconhecimento, Zeynep decide escapar de Munique e refugiar-se no modestíssimo chalé secreto de sua mãe em uma ilha remota na Croácia. O único problema é que o antigo proprietário, o rústico Josip, ainda reside no local.

Advogado Hery Kattwinkel Júnior é expulso do Solidariedcade por defender preso político no julgamento de ontem do STF

O advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior foi expulso de seu partido, o Solidariedade, que resolveu prestar solidariedade ao STF no caso da atuação do seu filiado no julgamento de ontem.

Defensor de Thiago de Assis Mathar, segundo condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos distúrbios na Praça dos Três Poderes, Kattwinkel ficou famoso nacionalmente por provocar os ministros e por confundir O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, com O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

A decisão do Solidariedade é do diretório municipal de Votuporanga.

Bolsonaro sairá do hospital as 14h

O ex-presidente Bolsonaro terá alta esta tarde, 14h.

É o que diz Boletim Médico do Hospital Nova Star, São Paulo.

Apesar do convite para que se hospede no Palácio dos Campos Elísios, Bolsonaro preferiu voltar para Brasília, onde fará período de repouso.

Veja o momento em que Moraes perde a compostura ao ser contraditado por Mendonça. Foi ontem.

 Publicação do programa "Bastidores de Brasília", com Emílio Kerber.

Homenagem de Leite às cozinheiras do MST causa polêmica em Encantado

Não foram apenas os representantes da esquerda furiosa que não gostaram da visita do governador Eduardo Leite aos cozinheiros que o MST mandou para Encantado e que produzem comida orgânica para os desamparados da região do Taquari-Antas.

O Psol acha que é tudo demagogia de Leite.

A oposição de direita, no entanto, não gostou de ver o governador cumprimentando e interagindo com as cozinheiras dos acampados, todas elas envergando camisetas e bonés vermelhos com o símbolo do MST.

Ao lado, card que viraliza nas redes sociais oposicionistas denunciam o caso, espinafrando Eduardo Leite por homenagear membros de uma organização considerada clandestina e criminosa.

Uma das postagens replicadas, pergunta se o governador aceitaria ajuda do PCC e prestaria homenagem aos seus membros, tal como fez com o MST.

A jornalista Rosane Oliveira, RBS, diz, no entanto, que a "solidariedade está acima das divergências". Ou seja: solidariedade agora, o resto a gente vê depois.

Vendas do varejo saem do zero e sobem 0,7% em julho, diz IBGE

As vendas no varejo em julho cresceram 0,7%, após variação de 0,1% em junho. A expectativa era por 0,5%. A alta na comparação anual foi de 2,4%, ante projeção de 2%.

Nos últimos 12 meses, o volume de vendas no comércio acumula expansão de 1,6%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE.

O crescimento vem após três meses registrando resultados próximo de zero.

Bolsa abre o dia em forte alta. O dólar cai.

 A Bolsa abriu de novo em forte alta e se aproxima dos 120 mil pontos.

O dólar cai.

10h16min

Bolsa, +1,03%, 119.390 pontos
Dólar comercial, -0,16%, R$4,843 para a venda

Dica do editor - Ceran explica em detalhes por que suas barragens não possuem comportas no Rio das Antas

Nesta apresentação liberada pela Companhia Energética Rio das Antas, Ceran, fica claro o papel que não jogaram as barragens das três PCHs instaladas neste caso das enchentes. 

Basta clicar nas imagens de cada barragem para examinar fotos e explicações contundentes.

CLIQUE AQUI para ver e ler.

Esta advogada denunciou os julgamentos do STF como verdadeiros Processos de Moscou

 Este material é da Folha Política. A fala é da advogada do réu Matheus Lázaro, condenado ontem. A advogada reclamou da omissão da OAB na defesa das prerrogativas dos profissionais da área do Direito. Em reação, a OAB mandou carta a Rosa Weber, presidente do STF, criticando os advogados de defesa: "A Ordem dos Advogados do Brasil, por seu presidente, vem expressar a plena confiança da entidade na atuação do Supremo Tribunal Federal, especialmente quanto a legítima função de guardiã da Constituição e protetora do Estado Democrático de Direito".

Senador Jorge Seif chora e chama general Dutra de covarde na CPMI do 8 de Janeiro. Veja a cena.

A comissão ouviu o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-comandante do Comando Militar do Planalto. O senador apresentou um vídeo com a prisão dos acampados diante do Comando e com áudio da voz do general dizendo: "São criminosos. Todos devem ser presos". Seif disse na cara do general Dutra: "Eu quero repetir para o senhor que o senhor é um covarde e o senhor presta continência para comunista. O senhor hoje serve um ladrão e o senhor traiu o seu povo”.

Senado apresenta PEC das Drogas e desautoriza STF

Numa resposta direta à intromissão do STF em atividade legiferante própria do Congresso, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou, ontem, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para criminalizar a posse e o porte de todas as drogas –incluindo a maconha. 

O STF já formou maioria para legalizar a posse e o porte de pequenas quantidades, mas com a aprovação da PEC, a decisão não valerá nada.

CLIQUE AQUI para examinara o inteiro conteúdo da proposta da Mesa do Senado.

TRF4 suspende decisão de 1o grau e garante posse de vencedores das eleições do Cremers

 O desembargador federal Marco Roberto Araújo dos Santos, TRF4, Porto Alegre, acaba de suspender decisão de 1o grau que anulou o registro da chapa vencedora das últimas eleições do Cremers, mantendo a atual diretoria no cargo até a decisão de mérito.

O desembargador não quer novas eleições e determinou que a chapa de conselheiros liderada pelo médico Eduardo Trindade, chapa 3,  assuma no dia 1o de outubro.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão do magistrado.

Dica do editor - Saiba como mulheres vítimas de violência doméstica passam a contar com auxílio-aluguel

Mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade socioeconômica poderão receber um auxílio-aluguel para se protegerem do relacionamento abusivo. A medida consta em lei sancionada nesta quinta-feira. O texto, que altera a Lei Maria da Penha, havia sido aprovado no mês passado pelo Congresso Nacional. 

CLIQUE AQUI para ler a lei e conhecer os detalhes.

Paraguai entregou 3 e não apenas um refugiado político brasileiro

Ao lado, elogios do ministro aos policiais do Paraguai e do Brasil.

Além de Wellington Macedo, acusado de ter colaborado na tentativa de explosão de um caminhão de combustível no aeroporto de Brasília, a Polícia do Paraguai entregou á Polícia Federal outros dois exilados políticos.

No total, foram três refugiados: Max Pitangui, Rieny Munhoz e Wellington Macedo

O ministro da Justiça, Flávio Dino, saudou as polícias do Paraguai e do Brasil, avisando que os três presos políticos serão encarcerados de imediato em Brasília. 

Bolsa subi9u 1,93%, ontem, e fechou o dia aos 119 mil pontos. O dólar despencou.

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira vendido a R$ 4,873, com recuo de R$ 0,036 (-0,91%). A divisa está no menor nível desde 30 de agosto, quando tinha fechado em R$ 4,869. Com o desempenho desta quinta, o dólar praticamente zerou a alta no mês, acumulando valorização de apenas 0,08% em setembro. Em 2023, a divisa cai 7,71%.

Bolsa
O índice Ibovespa, da B3, emendou a quarta alta seguida e fechou aos 119.392 pontos, com avanço de 1,93%. O indicador está no maior nível desde 4 de agosto.

RS terá dia de céu azul, sol claro e temperatura amena, diz MetSul

O Rio Grande do Sul terá dia de sol nesta sexta-feira, segundo a MetSul, mas muitas áreas do Estado terão nuvens. Da tarde para a noite, a nebulosidade ingressará a partir do Oeste.

Um massa de ar seco e frio de alta pressão que cobre o Estado traz amanhecer muito frio para a metade de setembro.

A tarde, no entanto, terá temperatura amena em todo o RS. Em Porto Alegre, a temperatura oscilará entre 8ºC e 22ºC.

Este vídeo mostra o momento em que Lula, desconfiado, embolsa as canetas e entrega tudo para Janja

Janja, ontem, nas redes sociais, mostrou as canetas e disse que eram presentes para todos os chefes de Estado que foram ao G20, na Índia. Outros vídeos deprimentes sobre a presença do casal na Índia também viralizam nas redes sociais.

Lula da Silva viaja de novo. Hoje estará em Havana.

No mesmo dia em que vídeos viralizam nas redes sociais, todos eles apanhando imagens com cenas deprimentes da viagem de Lula e Janja à Índia, o governo anunciou que o líder lulopetistya participará, nos 15 e 16 de setembro, hoje e amanhã, em Havana, capital de Cuba, da Cúpula do G77 + China. O grupo criado em 1964, com 77 países-membros, foi ampliado e, atualmente, é composto por 134 nações em desenvolvimento do sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. 

A união do bloco com a China ocorreu nos anos 1990. Depois de Havana, Lula da Silva irá a Nova Iorque, com compromisso na ONU. 

Juiz singular paulista manda Uber contratar motoristas e pagar multa de R$ 1 bi. Uber vai recorrer e ameaça sair do Brasil.

 A Justiça do Trabalho decidiu que a Uber deverá registrar em carteira todos os seus motoristas ativos, assim como aqueles que vierem a trabalhar na plataforma a partir de agora. A decisão, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, assinada pelo juiz Mauricio Pereira Simões, tem abrangência nacional.

Uber avisou que não cumprirá a decisão, que irá recorrer e que sairá do Brasil caso tudo seja confirmado. 

Na sentença, resultante de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), a plataforma digital foi condenada ainda a pagar R$ 1 bilhão por danos morais coletivos. 

Processos de Moscou à la brasileira concluíram pela condenação dos primeiros três presos políticos do 8/1

Debochados, Moraes e Barroso atacaram até os advogados de defesa.

Num julgamento parecido com os dos Processos de Moscou, já que as sentenças estavam determinadas antes mesmo das audiências e, portanto, das apresentações da defesa, o STF condenou, ontem, os três primeiros  presos políticos do 8 de Janeiro:

- Matheus Lima de Carvalho Lázaro e Aécio Lucas Pereira, cada um a 17 anos de prisão.
- Thiago Matar, 14 anos.

Com base no voto do relator, Alexandre de Moraes, a maioria dos ministros confirmou que os réus cometeram, os crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Conheça o balanço atualizado da tragédia das águas. 47 morreram e 9 continuam desaparecidos.

 As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 47 mortes no Rio Grande do Sul. As mortes ocorreram em 13 municípios.

9 pessoas continuam desaparecidas.

CLIQUE AQUI para examinar o balanço da Defesa Civil até as 18h desta quinta-feira (14/9).

Prefeito Melo decreta emergência, mas o dia abriu com tempo bom em Porto Alegre

A foto de Pedro Piegas é de ontem no Cais Mauá, centro histórico.

O mau tempo dos últimos dias mudou completamente nesta sexta-feira me o dia abriu com céu azul, sol claro e previsão de bom tempo para o dia todo.

O prefeito Sebastião Melo anunciou na tarde desta quinta-feira, 14, o decreto de situação de emergência na Capital, em função das consequências das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. 

Por meio da medida publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 15, fica autorizada a simplificação nas contratações e realização de despesas imediatas para o suporte às famílias atingidas, além do combate aos estragos causados pela situação climática.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/