Câmara aprova por ampla maioria a PEC do Teto dos Gastos Públicos

CLIQUE AQUI para saber como votou cada deputado do RS.

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno nesta terça-feira (25) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que congela os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos.
Por 359 votos favoráveis, 116 contrários e 2 abstenções, foi aprovado o texto principal do projeto, mas ainda falta a Câmara votar os destaques, que são trechos específicos do projeto que os partidos pedem para votar separadamente. É esperado que isso ocorra ainda na noite de hoje.

Durante a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou que policiais legislativos retirassem das galerias do plenário os manifestantes que gritavam palavras de ordem contra a aprovação da chamada PEC do teto.

Após a aprovação final do texto, o projeto será analisado pelo Senado, onde também passa por duas votações. O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou querer votar o texto até o final do ano.

Assembléia Nacional da Venezuela abre julgamento político de Maduro

O site do jornal El Nacional, Caracas, abriu seu espaço principal, esta tarde, para anunciar a decisão da Assembléia Nacional de iniciar o julgamento político do presidente Nicolás Maduro, que poderá resultar no seu impeachment.

Leia:

La Asamblea Nacional aprobó este martes el Acuerdo de inicio de la evaluación y determinación de la responsabilidad política del presidente de la República, Nicolás Maduro. 
El mandatario nacional fue emplazado a acudir al Hemiciclo del Palacio Federal Legislativo el 1° de noviembre y a que se mida en elecciones.
El proyecto de acuerdo fue aprobado entre las protestas del oficialismo y gritos en plena sesión. Minutos antes ocurrió un forcejeo entre los diputados Héctor Rodríguez, del PSUV, y José Manuel Olivares, de la MUD.
Cuando se realizó la votación, Maduro hablaba desde el aeropuerto internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a su llegada de la llamada “gira relámpago" para recuperar los precios del crudo.

Después de que se aprobó la sanción política al jefe de Estado, la bancada oficialista salió del hemiciclo de sesiones y los diputados opositores entonaron el Himno Nacional.

CLIQUE AQUI para saber mais.


Turra, amanhã na Federasul

Francisco Turra falará no Tá na Mesa da Federasul nesta qurtra-feira, 12h.

Governo Sartori dá calote nos salários pelo nono mês seguido

No dia 31, o governo Sartori não pagarão pagarão em dia os salários dos servidores do Executivo. Será o nono mês seguido - o tempo de gestação de uma criança.

O governo não é capaz de dizer como e quando resolverá o imbroglio.

Mas Sartori diz que está constrangido.

Por supuesto.

Índios, estudantes e vaqueiros tumultuam Brasília

Brasília, via WhatsApp

Brasília registra, hoje, protestos para todas as tribos: estudantes contra a PEC 241 ou qualquer outra coisa do gênero; índios exisgindo demarcação de mais terras: nordestinos em rebelião por causa da proibição de vaquejadas.

E gente pedindo empregos.

Muita gente.

Os 12 milhões que o governo Dilma Roussef desempregou a partir da sua política econômica tresloucada e desastrosa.

Lojas Renner registra lucro 11,5% menor no terceiro trimestre

Embora com queda de 11,5%, o lucro líquido de Lojas Renner ainda assim fechou em R$ 84,9 milhões no terceiro trimestre deste ano.

A queda, no entanto, não assustou o comando da rede varejista gaúcha, já que o índice foi bem superior à redução do faturamento, que diminuiu apenas 1,8, chegando a R$ 1,45 bilhão. A direção espera retomada do crescimento no último trimestre.

Foi bem diferente com o faturamento das outras duas redes da Renner: Cmicado, mais 15,6%%; Youcom, mais 90,7%.

Grupos estrangeiros confirmam interesse no Salgado Filho

Os grupos Faport e Vinci (França), Zurich (Suiça) e Aeroportuario Del Pacífico (México), confirmaram que querem participar da privatização do Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre.

O dsenho final dos editais de concessão devem ser lanjçados no mês que vem.

Banhado em sangue, Plínio Zalewski morreu no domingo, dia 16, 15h

As investigações sobre a morte de Plínio Zalewski estão a cargo da 5a. Delegacia de Homicídios e trambém da Delegacia de Crimes de Informática. A 5ª Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) concluiu a primeira parte de depoimentos .

Informações reunidas nos depoimentos indicam que quando o prédio do comitê da campanha foi fechado, às 18h do domingo, dia 16, Zalewski já estaria dentro do banheiro onde foi encontrado morto na tarde do dia seguinte. Cruzando essa informação com os resultados da perícia, a investigação estima que o coordenador tenha morrido por volta das 15h de domingo. Ninguém viu nada, porque o banheiro ficava nos fundos, era pouco usado e outros sanitários existem no prédio.

O corpo de Plínio estava bastante machucado pelas sucessivas tentativas feitas por ele para se suicidar com a faca. 

Conforme a delegada Luciana Peres Smith, o comitê tem alarme com sensor interno de movimento, que foi acionado naquele dia. Portanto, se alguém tivesse caminhado no interior do prédio depois das 18h, o alarme teria disparado, o que não ocorreu. Além disso, as chaves do imóvel e a senha do alarme eram de acesso restrito a algumas pessoas e isso não incluía Plínio. Plínio foi encontrado no dia seguinte, 14h, dentro do banheiro, banhado em sangue. A porta estava trancada por dentro, com a chave na fechadura. 

A Polícia ouviu todos que participaram do almoço de domingo com Zalewski.

Juliana Brizola é hostilizada por agressores que fugiram. Assembléia protesta e suspende sessão. A vice de Melo registra BO na Polícia.

A deputada Juliana Brizola, PDT, candidata a vice-prefeito na chapa de Sebastião Melo, está neste momento na 17a. Delegacia de Polícia, Porto Alegre, acompanhada de cinco deputados estaduais, tudo para fazer Boletim de Ocorrência contra ativistas do MBL que a confrontaram e hostilizaram durante ato eleitoral na chamada Esquina Democrática, 12h. Juliana Brizola foi confrontada no mesmo estilo do que fez o coordenador do MBL, Arthur do Val, no episódio registrado com Plínio Zalewski.

A deputada não conseguiu os nomes dos agressores, mas filmou e fotografou todos eles, material que será entregue à Polícia para investigações. A assessoria de Juliana conseguiu furar o cerco e a Brigada retirou os líderes da ofensiva.

O que disse a deputada ao editor:

- Eram agressores muito fortes e com pronúncia claramente paulistana. O que está acontecendo aqui é muito grave e não dá para fingir que estas agressões são naturais. Não são.

Junto com Juliana Brizola estão os deputados Ciro Simone, Adroaldo Loureiro, Regina Becker e Miriam Marroni.

O grupo de deputados saiu da Assembléia Legislativa depois que a deputada trabalhista denunciou da tribuna as agressões e recolheu imediata solidariedade. A sessão da tarde foi suspensa.

Polícia dirá tudo o que sabe sobre o suicídio de Plínio Zalewski na semana que vem

As investigações sobre a morte do coordenador do plano de governo do candidato Sebastião Melo só serão concluídas depois das eleições.

O anúncio da conclusão do inquérito sobre o caso, que confirmará a a hipótese de suicídio, sairá na semana que vem.

Não haverá responsabilização por "instigação ao suicídio", que é crime tipificado no Código Penal, mas as evidências são de que Zalewski cometeu o ato extremo depois de fustigado por sucessivos processos judiciais movidos por Marchezan Júnior, acompanhados de pedido de averiguação do local onde trabalhava o dirigente peemedebista, ameaças, campanas e denúncias gravadas e levadas às redes sociais por um aliado da campanha do tucano, o youtuber do MBL, Arthur do Val, também envolvido em incidente de violência na Escola Estadual do Paraná. A perseguidção movida por Arthr do Val, MBL, foi a gota d'água do caso.

Zalewski deixou bilhete acusando os adversários pela ocorrência de campanha  embora sem nominá-los:

Muito bem.
Vocês conseguiram.
Espero que deixem minha família em paz.
Espero que façam política,mas não com métodos de Estado Policial,grampos, hackeamentos ...
Quando refere-se à família, escreveu Plínio Zalewski:
Mas que possam retomar a paz depois de passadaa tempestade provocada por minha atitude.
Plínio.

A família e os amigos, inclusive a esposa, confirmaram que a letra e o estilo eram mesmo de Zalewski. Além disto, a perícia técnica (laudos grafológicos) também apontará na mesma direção.

Polícia Federal só falará sobre ataque ao comitê de Marchezan depois das eleições

CLIQUE AQUI para ver as cenas do ataque.

A Polícia Federal não concluirá antes das eleições as investigações sobre dois ataques a tiros contra o comitê de Nelson Marchezan Júnior, ocorridos na madrugada de segunda-feira, em Porto Alegre.

Inicialmente, o comitê do tucano chegou a insinuar que o ataque partiu do adversário, mas logo em seguida ficou claro que o tiroteio teve por objetivo atingir um dos seguranças de Marchezan Júnior, tudo como resultado de disputa com bandidos da região onde mora. A denúncia foi feita formalmente pelo prefeito José Fortunati e não foi desmentida pela PF. O vigilante seria parente de uma servidora municipal, que alegou precisar sair do Estado com a família por estar sob ameaça de criminosos. Segundo o prefeito, ela pediu licença do trabalho depois do atentado.

Os ataques ao comitê estão sendo investigados pela Delegacia de Defesa Institucional da PF. O inquérito foi instaurado com base na Lei de Segurança Nacional, que prevê que a PF investigue casos envolvendo "atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político".

Seis testemunhas já foram ouvidos e as gravações da cena foram entregues para a PF.

Artigo, Tito Guarniere - Ruins de matemática

O PT, as esquerdas em geral, são ruins de matemática. Falo de matemática simples, contas de somar e subtrair, cálculo de percentuais, coisas assim. Os mais, digamos, desatenciosos, têm dificuldade de ler uma quantidade, dependendo do número de zeros à direita – fazem costumeira confusão entre milhão e bilhão, que, às vezes, lhes parece a mesma coisa.

A dificuldade vem de duas vertentes. Os petistas têm mais pendor para as ciências sociais, a sociologia, a filosofia, a história. Podem acreditar: um petista ou esquerdista na escola,  em geral  detestava  matemática,  física,  química. Não é crítica: as ciências exatas também nunca foram a minha praia.

A outra vertente vem de Lula. Ele  contou em longa entrevista, em meio a risos, no tempo em que era da oposição, ele cansou de “viajar o mundo falando mal do Brasil. Era bonito falar: no Brasil tem 30 milhões de crianças de rua.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Você já conferiu se o seu home banking não rouba senhas do Banrisul ?

A página ao lado oferecia o download de um arquivo que, se executado, instalava um ladrão de senhas bancárias no computador e ainda tentava remover diversos programas antivírus, para que o código não fosse identificado.  De acordo com o analista da Kaspersky Lab e os frequentadores da lista GTER que acompanharam o caso, os invasores conseguiram acesso à conta usada para gerenciar o endereço "Banrisul.com.br" no serviço Registro.br.

O site do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) ficou instável no sábado e passou a oferecer sérios riscos para os correntistas, isto porque pelo menos no sábado, o endereço, "Banrisul.com.br" foi redirecionado sistematicamente para um site controlado por terceiros. 

O banco disse ontem que já resolveu o incidente, mas não disse como os invasores conseguiram acesso e nem se o sistema continua vulnerável..

 O caso foi relatado por volta do meio dia de sábado no Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER), frequentado por administradores de redes. Fabio Assolini, analista de vírus da fabricante de antivírus Kaspersky Lab, publicou uma imagem do golpe no Twitter também no sábado, mostrando a fraude.

"Clientes do @Banrisul não instalem o arquivo oferecido na home, esse .ZIP não é plugin, mas um trojan bancário, o site foi comprometido", tuitou Assolini. Para convencer os visitantes a baixarem e instalarem o arquivo malicioso, o site dizia que se tratava de um "mecanismo de segurança" oferecido pelo banco. Mas o arquivo oferecido não tinha ligação com o componente em questão. Em vez disso, era uma praga digital que rouba senhas.

 Esse acesso permitiu aos malfeitores alterar uma configuração de rede e levar visitantes para um site de sua escolha, fora da infraestrutura do banco.

Mario Jardel visita a avó e dribla de novo os deputados do RS

Brincando de rato e gato com os deputados estaduais, sempre com cobertura de decisões judiciais incompreensíveis, o deputado Mário Jardel, PSD, ignorou niovamente as intimações da Assembléia e não compareceu à reunião da comissão de Ética que irá cassá-lo.

O deputado alegou que iria visitar a avó.

Ele agora será intimado por edital. Senão comparecer,será julgado de qualquermodo.


A subcomissão processante é formada pelos deputados Sérgio Turra, Jeferson Fernandes (PT) e Tiago Simon (PMDB).

TRE repele embargos de declaração de Ary Vannazi

O TRE decidiu ontem pela rejeição total dos embargos de declaração protocolados pelo presidente estadual do PT, Ary Vannazi, cuja eleição não foi homologada pela Justiça Eleitoral do RS.

Vannazi venceu as eleições em São Leolpoldo, município da Grande Porto Alegre do qual já foi prefeito.

A Corte repeliu as alegações de que a decisão do TRE sobre a impugnação do seu nome rfevelou "omissões, obscuridades e contradições".

Brizolistas também apoiam Trump

O Comitê dos Antigos Brizolistas está preparando um manifesto de apoio ao candidato Donald Trump nas eleições americanas. Os que quiserem aderir por favor entrar em contato via e-mail ComitêdosAntigosBrizolistas@gmail.com ou comiteeditorialmm@terra.com.br ou ainda deixando nome, endereço e número do título de eleitor na sede da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini, na Praça Tiradentes, no Rio.

Tal como Brizola, Trump é atacado por uma conspiração da grande imprensa.

Escola de idiomas Westminster não existe mais em Porto Alegre

A escola de idiomas Westminster, Porto Alegre, não existe mais, ao contrário de informações que circulam nas redes sociais.

Por iniciativa de um dos sócios, o negócio foi extinto por decisão judicial.

Eleitor não poderá ser preso até domingo

A partir de hoje e até segunda-feira, eleitor algum poderá ser preso em cidades que registrem disputa eleitoral de segundo turno. No RS, são os casos de Porto Alegre, Santa Maria, Canoas e Caxias do Sul.

Deputado Bessa, PR, diz que vai bater em Paulo Pimenta

O PT anunciou que irá fazer uma representação contra o deputado Laerte Bessa (PR-DF) junto ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

O parlamentar ameaçou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) durante votação da proposta que reajusta salário da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal nesta segunda 24.

"Meu problema com você é pessoal, Pimenta, e eu vou resolver com você", disse Bessa. "Não pensa que vai passar batido que eu vou resolver", disse o deputado do PR.

Após ser ameaçado, Pimenta lembrou Bessa que as práticas de ameaças e torturas devem ser tratadas no rigor da lei. "Essa época de onde você vem, da ditadura, das práticas da Arena, já passou. Aqui ninguém vai se intimidar com delegado fanfarrão, acostumado a dar bordoada e a não respeitar a Constituição", rebateu.

No ano passado, Bessa se envolveu em outro episódio violento com parlamentares, chegando a agredir um colega no plenário.

CLIQUE AQUI para examinar o bate-boca. O material é do site Brasil247.

Ministro da Justiça vai cair

O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, está por um fio no governo. Ele será trocado a qualquer momento pelo presidente Michel Temer.

Odebrecht fecha delação coletiva na Lava Jato e leva pânico a Brasília

Após oito meses de negociação, Marcelo Odebrecht, seu pai, Emílio Odebrecht, e mais 50 executivos da empresa fecharam seu esperado acordo de delação premiada com a Lava Jato.

Será a maior delação já feita no Brasil.

Quem viu o documento diz que as acusações atingem 'de forma democrática’ líderes de todos os grandes partidos que estão no governo ou na oposição, entre eles Lula, o principal, identificado como "o amigo", personagem recorrente nas listas de propinas pagas pelo grupo. 

Ao que tudo indica, pouca coisa sobrará do atual sistema político brasileiro.

Uma reforma partidária será inevitável. 

Renan Calheiros ataca "juizeco" de Brasília

O presidente do Congresso Renan Calheiros, reagiu, irado, à ordem de um juiz federal que mandou vasculhar dependências do Senado e casas de Senadores, como também a prisão de policiais legislativos:

- Um juizeco de primeira instância não pode, a qualquer momento, atentar contra um Poder. Só por decisão do Supremo.

Leia mais sobre a crise política, logo abaixo.

Atividades da construção civil recuaram em setembro

O indicador que mensura o nível de atividade da construção civil em relação ao mês anterior atingiu 41,5 pontos em setembro, segundo a Sondagem da Construção divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

O resultado, que está abaixo do nível neutro de 50 pontos, representa uma queda de 0,4% na passagem de agosto para setembro, de acordo com os dados dessazonalizados pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, em aviso enviado esta manhã ao editor. 

Em contrapartida, o índice que mensura o nível de atividade em relação ao usual subiu 1,1% ante agosto. Na comparação inter-anual, os indicadores subiram 15,6% e 5,2%, respectivamente.

Dessa forma, esses resultados reforçam a expectativa de recuperação gradual da economia.

Moinhos Shopping abre super loja da Vivo

Com a nova loja, a Vivo encerrará as atividades da antiga loja que possui na rua 24 de Outubro, ao lado do Parcão. No local, funcionava o Banco Nacional.

O Moinhos Shopping conta agora com uma loja da Vivo em seu terceiro andar. A unidade passa a ser o ponto de atendimento dos clientes da Vivo no bairro Moinhos de Vento. Com mais de 100 m² de área, o design da loja estimula a experimentação de produtos e serviços móveis como smartphones, acessórios para aparelhos e aplicativos, e também apresenta os produtos fixos de voz, banda larga de ultravelocidade e a Vivo TV, à disposição dos visitantes em um lounge que simula uma sala de estar.

Com a abertura da nova unidade no Moinhos Shopping, a Vivo passa a contar com 27 lojas próprias no Estado, além de 160 revendas e 25 mil pontos de recarga.

Brigada dissolve manifestação depois de apedrejamento de bancos, vandalização de contêineres de lixo e ataques aos PMs

A Brigada Militar dissolveu com bombas de gás a manifestação de ontem a noite contra a PEC 241, tudo depois que ativistas enfurecidos viraram contêineres de lixo e quebraram vidraças de banco, apedrejando os policiais militares que faziam a segurança.

O confronto principal ocorreu na avenida Oswaldo Aranha.

Organizada pela Frente Povo Sem Medo, pelo Comitê das Escolas Independentes e pelo coletivo Ocupa Tudo Brasil, a manifestação  partiu da Esquina Democrática, percorreu a Júlio de Castilhos, o Túnel da Conceição, Sarmento Leite, João Pessoa, Venâncio Aires e início da Osvaldo Aranha.

Renan chama juiz de "juizeco", ataca ministro "que dá bom dia a cavalo" e abre crise com MPF, JF e PF

O presidente do Congresso, Renan Calheiros, não reduziu o tom de críticas ao juiz federal Vallisney de Souza Oliveira e ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, ao falar ontem à tardinha contra a prisão de agentes da Polícia Legislativa, denunciando a violação das imunidades parlamentares e do ataque a um dos Poderes da República, o Congresso. Durante o dia, Renan já tinha recebido uma espécie de apoio às reclamações, tudo em função de declarações do ministro Gilmar Mendes, STF.

Há crise e tensão no ar entre congressistas, membros da Justiça Federal, MPF e Polícia Federal.

Senadores e deputados querem represália.

A cabeça do ministro da Justiça está a prêmio e ele será o primeiro a cair.

Leia esta reportagem de Afonso Benites, jornal El País, que conta melhor o entrevero:

Acuado diante de investigações contra si e contra senadores, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), partiu para o ataque. Nesta segunda-feira, Calheiros disse que recorrerá da decisão que autorizou as prisões de quatro agentes da Polícia do Senado e a apreensão de documentos e equipamentos no local sob a suspeita de uma tentativa de atrapalhar a operação Lava Jato. Os policiais legislativos são suspeitos de agirem em benefício dos senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Fernando Collor (PTB-AL) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), assim como do ex-senador José Sarney (PMDB-MA). O grupo usava equipamentos de contra inteligência para identificar se imóveis funcionais e particulares desses parlamentares eram alvo de escutas ambientais e telefônicas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Morreu o ex-presidente do Uruguai, Jorge Batlle

O ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle (2000-2005), conhecidíssimo dos gaúchos, dos quais era amigo fraternal, visitando Porto Alegre várias vezes, morreu nesta segunda-feira, aos 88 anos. Ele ficou dez dias internado, após uma queda que provocou um dano cerebral severo, informou a clínica onde estava internado. 

O ex-presidente, que na terça-feira faria 89 anos, foi hospitalizado em estado crítico no dia 13 de outubro com "traumatismo no crânio por queda" que lhe provocou um coágulo intracraniano.


Durante seu mandato, Batlle enfrentou a pior crise financeira da história recente do Uruguai, com uma forte corrida bancária e a disparada do dólar, no rastro da crise econômica argentina de 2001. Herdeiro de uma dinastia política que marcou a história do Uruguai, Jorge Batlle era filho de Luis Batlle Berres, que exerceu a presidência entre 1947 e 1951.

Dia será abafado e nublado no RS

Porto Alegre, 8h30min, 22 graus

A Capital gaúcha está coberta por muitas nuvens nesta manhã de terça-feira. Há uma massa de ar quente e úmido sobre o Rio Grande do Sul. Choverá na maioria das regiões ao menos em parte do dia à medida que o ar tropical gera novas áreas de instabilidade. Apesar do clima, haverá períodos de tempo seco em que sol deve aparecer entre nuvens.

Existe também a possibilidade de chuva localmente forte e tempestades isoladas de granizo com nuvens carregadas na atmosfera abafada.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima ficará em 19°C.Durante o dia, irá a 26°C.

PEC do Teto dos Gastos irá a voto em segundo turno a partir das 9h

Começará as 9h, esta manhã, a votação em segundo e último turno da PEC 241,também chamada de PEC do Teto dos Gastos Públicos.

Depois desta votação, a proposta irá para o Senado, onde também terá votação rápida.

CLIQUE AQUI para ler "A PEC dos Gastos vai acabar com a demagogia", Cristovam Buarque, conforme entrevista a Brazil Journal de hoje, editada pelo publisher Geraldo Samor.

Paraná Pesquisas mostra que Melo avançou 4 pontos e Marchezan Júnior, ainda o líder, perdeu 4 pontos

Esta pesquisa de intenções de votos dos eleitores de Porto Alegre que o Instituto Paraná Pesquisas acaba de entregar em primeira mão para o editor, demonstra que em relação à mostra anterior, dia 7 de outubro, o candidato Marchezan Júnior perdeu quatro pontos e o candidato Sebastião Melo avançou os mesmos quatro pontos.

Compare os números da última verificação feita por Paraná Pesquisas, dia 7, e a pesquisa desta terça-feira, em termos percentuais. Os primeiros números são sempre os de hoje:

Não sabe - 5,7/4,4
Nenhum - 14/15,9
Marchezan Junior - 49,9/53,8
Melo - 30,4/26

Os números acima também demonstram que cresceram os indecisos a menos de uma semana das eleições.

Governo do Paraná responsabilizará "alunos, pais omissos e professores ativistas" por morte do estudante de Curitiba

MBL recuou em Porto Alegre, tudo depois que um dos seus coordenadores, Arthur do Val, moveu cerradas perseguições "jornalísticas" ao coordenador do plano de governo de Sebastião Melo, que se suicidou. 


O secretário da Segurança do Paraná, Wagner Mesquita, anunciou que mandou abrir inquérito para apurar o assassinato do estudante Lucas Lopes,16 anos, assassinado a facadas por um colega, tudo depois que os alunos da ocupação de um colégio do bairro Santa Felicidade, Curitiba, envolveram-se com drogas e lutaram com facas de cozinha.

O governo quer responsabilizar os alunos maiores de 18 anos, pais omissos e professores militantes.

O movimento "Ocupa Paraná", que organiza as 800 invasões de escolas do Paraná, culpou o governo pela violência. Ele tirou nota para dizer que o governo estimula alunos e pais contrários às ocupações, levando-os a agir com força. Na semana passada, agentes do MBL, inclusive um dos seus coordenadores, Arthur do Val, envolveu-se em briga de rua ao confrontar alunos do Colégio Estadual do Paraná. A partir daí os ânimos acirraram-se em Curitiba.

Arthur também esteve em Porto Alegre a serviço do MBL, fazendo provocações políticas em favor do candidato Nelson Marchezan.

"Tive que limpar sangue do aluno, entende", diz professora do Paraná

Nesta pungente reportagem da jornalista Janaína Garcia, o site UOL de hoje demonstra de que modo o estudante Lucas Eduardo de Araújo Lopes, 16 anos, foi assassinado a facadas por um colega de 17 anos, depois da invasão e durante a ocupação do colégio estadual Safel, Curitiba. O assassinato colocou em xeque as invasões e ocupações criminosas de escolas, tudo feito com a conivência da maioria dos próprios professores (o Cpers do Paraná estimula os crimes) e pais de alunos, mais a tolerância dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sem contar a inação do Ministério Público.

Leia:

"Não quero falar do horror que eu vi lá dentro. Tive que limpar sangue de aluno, entende?" O desabafo é de uma professora de ensino médio do colégio estadual Safel, em Santa Felicidade, bairro tradicional pelo turismo gastronômico na zona noroeste de Curitiba. A docente, que saiu visivelmente abalada da escola e amparada pelos colegas, já perto das 20h de segunda-feira, foi uma das últimas a deixar o prédio depois que a polícia fez a perícia que ajudará a elucidar as circunstâncias da morte do estudante Lucas Eduardo de Araújo Lopes, de 16 anos.

Estudante do 2º ano matutino do ensino médio no colégio, Lucas ajudava outros estudantes na ocupação da escola desde o último dia 14.

A ocupação faz parte do protesto contra as medidas que o governo federal tomou para conter gastos públicos, por meio da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, e da MP (Medida Provisória) 746, que estabelece a reforma do ensino médio.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/