Polícia dirá tudo o que sabe sobre o suicídio de Plínio Zalewski na semana que vem

As investigações sobre a morte do coordenador do plano de governo do candidato Sebastião Melo só serão concluídas depois das eleições.

O anúncio da conclusão do inquérito sobre o caso, que confirmará a a hipótese de suicídio, sairá na semana que vem.

Não haverá responsabilização por "instigação ao suicídio", que é crime tipificado no Código Penal, mas as evidências são de que Zalewski cometeu o ato extremo depois de fustigado por sucessivos processos judiciais movidos por Marchezan Júnior, acompanhados de pedido de averiguação do local onde trabalhava o dirigente peemedebista, ameaças, campanas e denúncias gravadas e levadas às redes sociais por um aliado da campanha do tucano, o youtuber do MBL, Arthur do Val, também envolvido em incidente de violência na Escola Estadual do Paraná. A perseguidção movida por Arthr do Val, MBL, foi a gota d'água do caso.

Zalewski deixou bilhete acusando os adversários pela ocorrência de campanha  embora sem nominá-los:

Muito bem.
Vocês conseguiram.
Espero que deixem minha família em paz.
Espero que façam política,mas não com métodos de Estado Policial,grampos, hackeamentos ...
Quando refere-se à família, escreveu Plínio Zalewski:
Mas que possam retomar a paz depois de passadaa tempestade provocada por minha atitude.
Plínio.

A família e os amigos, inclusive a esposa, confirmaram que a letra e o estilo eram mesmo de Zalewski. Além disto, a perícia técnica (laudos grafológicos) também apontará na mesma direção.

19 comentários:

Magno disse...

Bom, se é assim, por "fustigações" através de processos judiciais o lula já deveria ter suicidado. O josé dirceu também.
Agora, não se pode processar pessoas ou exercer pressão de qualquer espécie que pode motivar suicídio?
Pode parar...
Querem é livrar alguém das próprias hostes, isso sim!

Lima disse...

Bom, então acabou-se a profissão de repórter: não se pode ir atrás de uma fonte ou buscar uma informação de forma mais insistente que já pode ser considerado insuflamento de suicídio.

Cleber disse...

Políbio, triste ver um jornalista q eu admirava e inclusive já te enviei várias pautas fazer esse jogo sujo de criminalizar quem não tem nada a ver com a história, o Arthur do MBl foi agredido por mais de 30 marginais no Paraná, os videos estão na internet, e foi fazer seu papel de questionar aqui em Porto ALegre, não visitarei mais teu blog, não te enviarei mais nenhuma sugestão, acabou um jornalista do RS pra mim q se deixou levar pela leviandade muito comum na esquerda q diz combater!!!

Anônimo disse...

Bah, Políbio, estás te revelando hein...

Anônimo disse...

ENTÃO POLÍBIO, SÓ DE TER FUSTIGADO O DR JORGE GERDAU TU JÁ PODERIAS ESTAR NA MESMA SITUAÇÃO! NO CASO EM TELA, TEM QUE HAVER VONTADE PRÓPRIA (ANIMUS) E AS ACUSAÇÕES ERAM PROCEDENTES, QUANTO A DESVIO DE FUNÇÃO E A DIRETÓRIO NÃO INFORMADO! PORTANTO ASSUNTO ENCERRADO!.

Emmanuel disse...

Políbio ... conselho de amigo: esse treco de suicídio do cidadão não está te fazendo bem; você está partidarizando a conversa e isso vem em descrédito de sua carreira muito bem alicerçada no princípio da isenção.

Anônimo disse...

Se for isso mesmo fica claro que o falecido estava na profissão errada, pois até quem está fora sabe bem que na política o jogo é pesado. Por isso, não acredito na história que estão contando. É ingênua demais.

Mordaz disse...

Não parece razoável que pelo que se sabe dos " métodos de Estado Policial,grampos, hackeamentos ..." seja motivo para uma pessoa normal e mentalmente sadia se suicidar em uma campanha. Nem a existência de motivos para ele ser assassinado.

Anônimo disse...

Os vários machucados que o Plínio apresentava não teriam sido feitos enquanto ele escrevia de próprio punho um bilhete tão sem pé nem cabeça como este?
Qualquer detetive de filme de televisão pelo menos levantaria esta hipótese...

Anônimo disse...

Claro, claro....me engana que eu gosto...Será o nosso caso Celso Daniel...
Não, opa, já temos o nosso Celso Daniel, o Eliseu Santos, casualmente, também envolvido com essa....turma da prefeitura, e assassinado em misteriosas condições....sei, sei...naquela época, nem existia MBL.., mas a turma da prefeitura era a mesma...

Anônimo disse...

conta outra, desde quando alguem que nem candidato era iria se suicidar por uma simples campanha, kkkk, quanto desespero da midia

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:No diretório tinha alarmes mas não tinha câmeras?Em frente ao diretório não tem nenhum estabelecimento ou casa com câmeras?

Anônimo disse...

Só um covarde abandona a batalha, abandonou o Melo, a família, tudo depende do ponto de vista, quantos de nós sofrem pressão no decorrer da vida, e continuamos lutando. A vida é o bem mais precioso,sou espírita, é o maior crime que o ser humano pode fazer tirar a própria vida.

Luciano disse...

Políbio, se processar alguém pudesse ser tido como fustigar alguém, entào a atividade jurisdicional deve ser tratada como ilegalidade? Quando um juiz manda prender alguém, ou quando o MP denúncia alguèm, estão induzindo ao suicídio? Lamentavelmente, este senhor q se matou estava muito abalado emocionalmente, mas daí a culpar alguém por isso...como entrar dentro da cabeça de um morto para se. ter certeza dos motivos? Tens q ter responsabilidade com este assunto, pois ele não será esclarecido com achismos e suposições.

Anônimo disse...

Políbio, Políbio, você está se deixando levar pelas emoções. A razão Políbio, a razão, use a razão. Emoções, paixões costumam não ser um bom caminho, ainda mais para um analista político. Sempre a razão. Cuidado... Vide o caso de Reinaldo Azevedo, subiu tanto no tamanco que já está se achando uma estrela. Agora até analisa leis e processos, como se advogado fosse. Cuidado Políbio, retorne às análises equilibradas, sensatas que sempre fazias.

Anônimo disse...

Esta na hora de deixar de levar o Políbio a sério. Está entrando no rol dos blogueiros folclóricos. Jornalismo, já se viu por aqui!

Políbio esta destruindo sua credibilidade e nem esta se dando conta deste fato e nem dos motivos nada ocultos do seu comportamento. Larga esta defesa em tempo integral da IEDA, Políbio Braga! Ela nem precisa disto.

Anônimo disse...

Como disseram os leitores acima: não podemos mais ter repórteres no Brasil, nem Juízes, nem Polícia, pois as pessoas ficaram tão sensíveis, que uma simples entrevista perguntando sobre o que os políticos fazem e fizeram causa constrangimento a ponto de causar suicídio.

Então, os políticos são florzinhas sensíveis, que não podem ser responsabilizados por seus atos, e os leitores são tratados como idiotas a ponto de aceitarem esta versão sem pé nem cabeça de suicídio. Felizmente, todos ou a maioria dos comentários acima demonstram que os leitores rejeitam as versões que ofendem a nossa inteligência.

Quem procura uma análise séria e imparcial sobre o caso, fazendo ligações com outros crimes no RS, ouça a entrevista de Vitor Vieira, do Vide Versus, na Rádio Vox:

https://soundcloud.com/rvox_org/a-morte-de-plino-zalewski-e-o-crime-no-poder-do-estado-do-rs-18102016

Ventura disse...

Não adianta contestar o Polibio. Ele não se redime, infelizmente. Sempre foi um jornalista que depositava minha confiança e credibilidade, mas com este episódio todo da candidatura do Marchezan, está extrapolando. Quer dizer que a policia vai informar tudo após as eleições de domingo. Para continuar a dúvida naqueles que irão votar. E o Políbio dá força! Outra coisa esta Juliana Brizola é puxa saco do Lupi que fez o Melo aceitá-la como vice. Lupi que se Brizola estivesse vivo, jamais deixaria este corrupto permanecer na presidencia do PDT. Polibio estou confiando mais atualmente no Blog do Vitor Vieira, mais isento e sério. Sei que não vais publicar este meu comentário, como tens feito. Mas tudo bem, perdeste um leitor diário.

Anônimo disse...

Lamentável a forçação de barra de Políbio. Aceite que Plínio se matou pq não suportou o peso da culpa diante das irregularidades que cometeu e que foram reveladas (CC ausente), além de se autoculpar pela perda da campanha de Melo. Sem mencionar o que Políbio também não mencionou: Uma depressão severa e silenciosa do suicida, que só psiquiatras balizados podem ter uma parca ideia do que seja. A teoria da conspiração, nesse caso, só é defendida, compreensivelmente, por peemedebistas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/