PT manda petistas votarem em candidatos do PDT, Rede, PCdoB e Psol

O PT nacional emitiu comunicado, esta noite, recomendando os votos dos petistas em candidatos do PDT, Rede, PCdoB e Psol.

No RS, Rede e PDT participam da coligação liderada por Sebastião Melo. O PDT colocou sua deputada estadual, Juliana Brizola, na condição de vice.T

Greve dos bancários poderá acabar nesta quinta-feira

A greve dos bancários poderá termina amanhã, tudo porque os banqueiros decidiram elevar a proposta de reajuste de 7% para 8%, mais bônus de R$ 3.500,00, elevando para o ano que vem um aumento salarial equivalente à variação do INPC e mais 1%.

A greve já dura um mês.

STF decide que condenado em segunda instância pode ir para a cadeia

Por 6 votos a 5, voto de minerva da presidente Carmem Lúcia, o STF decidiu esta noite que condenados em segunda instância podem ir para a cadeia, sem a necessidade de aguardar o esgotamento dos recursos, o chamado transito em julgado.

Está mantido, assim, o entendimento da Suprema Corte de fevereiro deste ano, quando o placar foi de 7 a 4 -- hoje, Dias Toffoli migrou para o lado derrotado.


PSDB, PMDB, DEM e PSD já fecharam questão pela aprovação da PEC 241

As bancadas federais do PSDB, PMDB, DEM e PSD fecharam questão pela aprovação da PEC do Teto dos Gastos Públicos.

STJ manda Assembléia refazer processo de cassação de Mário Jardel

A presidente do STJ, Laurita Vaz, não aceitou o recurso da Assembléia do RS contra decisão do TJ que suspendeu processo de cassação contra o deputado Mário Jardel, PSD.

Quem achou demais o tempo usado por Eduardo Cunha na sua defesa, não tem mais o que reclamar, porque o mesmo acontece com Jardel.

A cassação do deputado voltará à estaca zero no RS.

Justiça do Trabalho começa a reverter 200 demissões intempestivas feitas pela CEEE

Apesar de todas as advertências, inclusive do juiz trabalhista que tentou mediar o conflito, a nova direção da CEEE demitiu 200 trabalhadores no primeiro semestre deste ano, inclusive 28 engenheiros.

As tentativas dos sindicatos dos trabalhadores e dos juízes do trabalho foram no sentido de que a diretoria da estatal adotasse um Plano de Demissão Incentivada, tal como fazem outras empresas controladas pelo governo estadual, como são os casos do Banrisul, Corsan e CRM. Isto não foi aceito e todo mundo foi demitido intempestivamente.

E aconteceu o que se previa.

O escritório Cecília Costa Advogados - só ele - ajuizou ações de reintegração em favor de 20 engenheiros e 10 deles já conseguiram liminares. Os outros 10 também serão contemplados quando o caso for distribuído na Seção de Direitos Individuais do TRT do RS.

Os outros 180 trabalhadores demitidos também ajuizam ações.

E muitas delas exigirão compensações milionárias, o que não é novidade na CEEE.

A má política de recursos humanos da estatal já compromete a segurança do sistema elétrico gaúcho e ameaça os serviços prestados aos consumidores, conforme denúncia feita hoje pelo Sindicato dos Engenheiros do RS, o Senge.


A tendência da esquerda que não baba é votar em Sebastião Melo.

Opinião do editor - Isto tudo é o que eu quero para Porto Alegre.

A partir de terça-feira da semana que vem os dois candidatos que foram para o segundo turno - Marchezan Júnior e Sebastião Melo - poderão avançar muito em relação a obstáculos que Porto Alegre enfrenta e que a impede de partir com vigor para se transformar numa metrópole moderna, menos provinciana e atrasada.

Nas áreas onde a administração pública e a própria sociedade mais pecam, estão a insegurança pública, o excesso de burocracia e a precária mobilidade urbana. Apenas em relação aos entraves da burocracia o próximo prefeito poderá interferir direta e decisivamente, mas nos demais casos precisará do apoio vital dos governos estadual e federal, o que significa que o substituto de José Fortunati terá que buscar a imediata colaboração do Piratini e do Planalto, até porque decisões como metrô, aeroporto e ponte do Guaíba dependem completamente de Brasília.

São questões iminentes, que já passaram do ponto, mas que exigem propostas claras e detalhadas de ataque.

E o futuro ?

Existem bases locais exitosas, capazes de servir de peão para amplificar complexas células de estudo, pesquisa e empreendimentos empresariais, tanto nas áreas da alta tecnologia e educação quanto nas áreas de finanças, saúde e até turismo, não só de negócios.

Mesmo que o debate eleitoral resvale para o dia a dia das diatribes próprias das disputas eleitorais, os eleitores só teriam a ganhar no caso de debate mais avançado sobre aquilo que não queremos e aquilo que queremos para Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para conhecer esta reportagem consistente sobre as propostas de Melo e Marchezan. O material é do jornal Zero Hora.

Peixoto licencia-se da presidência do TCE para fazer cirurgia no coração

Na tarde desta quarta-feira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, transmitiu a presidência ao vice, conselheiro Iradir Pietroski.

O ato se deu em virtude de licença de saúde do titular que será submetido à cirurgia cardíaca nesta sexta-feira, no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. O conselheiro Marco Peixoto ficará sob os cuidados da equipe dos drs. Renato Kalil e Renato Vaz. 

Venda de veículos cai 13% e tem pior resultado em 10 anos

Balanço divulgado nesta quarta-feira pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos, mostra que as vendas do setor caíram 13% na passagem de agosto para setembro, com um total de 160 mil unidades emplacadas no mês passado. A conta engloba carros de passeio, utilitários leves - como picapes e vans -, caminhões e ônibus.

Na comparação com setembro de 2015, a queda foi ainda maior, de 20,1%. Foi o pior setembro na comercialização de veículos novos no País em uma década.

O desempenho leva as vendas acumuladas desde janeiro para 1,51 milhão de veículos, uma queda de 22,8% na comparação anual e também o volume mais baixo, entre períodos equivalentes, desde 2006.

Temer propõe pacto com o STF para pautas federativas

O presidente Michel Temer propôs nesta quarta-feira aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que Judiciário e Executivo pensem em uma pauta conjunta para colocar em prática um pacto federativo. "Eu queria propor, se todos estivessem de acordo, de nós levantarmos alguns temas, já projetados no Legislativo, e outros que poderíamos propor, para fazer um pacto da federação, federativo", disse.

Segundo o presidente, a ideia é "formalizar alguns projetos que levassem a uma federação efetiva e real em nosso País, e ao mesmo tempo, tantos outros temas que pudessem nascer dessa conjugação de esforços do Executivo e do Judiciário e que fossem levados ao Poder Legislativo".

A proposta de Temer foi feita à presidente do STF, Cármen Lúcia, durante uma cerimônia de comemoração dos 28 anos da Constituição, aprovada em 1988. O presidente, no entanto, não deu detalhes sobre que projetos poderiam compor essa pauta.

Oi amplia presença no RS e conquista novos clientes

A operadora Oi conquistou com seu plano pré-pago Oi Livre mais de 800 mil clientes no Rio Grande do Sul desde o seu lançamento no final de 2015.

Os planos oferecem altas franquias de dados, válida para qualquer tipo de acesso e aplicativo, sem restrições de uso, dentro da franquia contratada. Suas ofertas têm tarifa única para ligações para qualquer operadora do país.

A Oi também informou ao editor nesta quarta-feira que esta ampliando seus pontos de atendimento no Estado. A companhia que já conta com sete Lojas Próprias e 68 franquias, inaugura nesta semana sua mais nova loja em Bagé (Rua General Osório, 1150). Em setembro, a Oi já tinha inaugurado loja própria em Pelotas.

No RS, a Oi já investiu R$ 145 milhões e conta com aproximadamente 5 milhões de clientes.

Cíntia Moscovich é a patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) anunciou nesta quarta-feira que Cíntia Moscovich foi a escolhida para representar o evento que acontece entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.

Cíntia é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária.

Análise, Guilherme Kolling, Jornal do Comércio - Votos da esquerda podem decidir a eleição na capital gaúcha

O tamanho da esquerda neocomunista de Porto Alegre nas eleições de 2016: Raul Pont, PT, 16,37%; Luciana Genro, Psol, 12,,06%; Júlio Flores, PSTU, 0,36%. Com quem ficarão esses 28,79% ? Só 20% dos neocomunitas que são os que babam em Porto Alegre, seguirão a ordem de Pont e Luciana para que não votem. 

A abstenção no primeiro turno foi brutal na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Ao todo, 34,82% dos eleitores optaram por não escolher seu futuro prefeito, entre votos brancos, nulos e os que não compareceram nas seções eleitorais.

Isso totaliza 382.535 cidadãos da Capital que não exerceram seu direito de voto, número bem superior aos sufrágios de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB), que ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, com 213 mil e 185 mil votos.

(...)

Marchezan larga como favorito pela vantagem e a primeira colocação nas urnas apuradas no domingo. Entretanto, a diferença para Melo é pequena, menos de 30 mil votos. Nesse cenário, os votos da esquerda podem decidir a eleição.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, João Satt Filho, Zero Hora - Segundo turno quem define é o centro

Depois de mais de 25 anos observando e trabalhando na condição de estrategista de marketing, aprendi que a primeira pesquisa do segundo turno muitas vezes é absolutamente desconcertante. Os votos migram em uma velocidade impressionante.

Quem define o segundo turno são os votos do centro. Explicando: o universo político brasileiro, de uma forma em geral, é distribuído em três pacotes: 30/40/30, ou seja, 30% da esquerda, 30% da direita e 40% do centro. A questão é que esse voto do centro não é monolítico, tem a centro-direita e a centro-esquerda.

No segundo turno, a estratégia, o posicionamento e a abordagem do discurso dos candidatos têm que ser revisitados.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Investigado pela Polícia Federal, prefeito de Canoas, Jairo Jorge, PT, diz que não sabia de nada

Jairo Jorge, PT, e sua vice, Beth Colombo, não conseguem explicar a origem do dinheiro confiscado pela Polícia Federal. Ambos disseram para a PF que não sabem de nada.


Fustigado pela oposição e por investigações da Polícia Federal e Justiça Eleitoral, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, PT, coordenador da candidata Beth Colombo, tirou nota para dizer que não tem envolvimento em um esquema de repasse ilegal de dinheiro de empresas que mantêm contratos com a administração municipal para custear a eleição da aliada. A PF apreendeu R$ 500 mil de dinheiro ilícito no comitê central da campanha do PT-PRB e na casa do tesoureiro e dirigente do PT, Guilherme Ortiz. 

O prefeito está sendo investigado, mas só reagiu depois que foi retirado o segredo de justiça do caso.

A investigação começou depois de uma denúncia anônima, recebida no fim de agosto. À PF, o delator disse que havia financiamento de caixa 2 na campanha de Beth por meio de empresas que prestam serviços ao município e acrescentou que Jairo, como coordenador-geral, seria o mentor da "empreitada criminosa". O inquérito foi instaurado com manifestação favorável da Procuradoria Regional Eleitoral e autorização do Tribunal Regional Eleitoral.

Leia a nota de Jairo Jorge na íntegra.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Luciana Genro vai ao Rio para ajudar o psólico Marcelo Freixo

A ex-deputada e líder psólica Luciana Genro, quinta colocada na disputa pela prefeitura de Porto Alegre, decidiu que não tem mais o que fazer no segundo turno e foi para o Rio fazer a campanha de Marcelo Freixo.

O Psol do Rio acha que, agora, com este apoio, Marcelo Freixo irá decolar de vez.

Tiroteio desta manhã assusta o elegante bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre

O tiroteio foi na rua Marques do Herval no elegante bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, quando dois criminosos tentaram roubar um Jetta e foram surpreendidos por uma guarnição discreta da BM, que reagiu e realizou os disparos.

Foi esta manhã.


Os dois ladrões, que segundo informações do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) usavam toucas, fugiram depois de não conseguir levar o carro.

Melo vai com Fortunati ao encontro do PTB

Maurício Dziedricki, PTB, e seus aliados do primeiro turno, reuniram-se esta manhã com o candidato do PMBD Sebastião Melo na manhã desta quarta-feira. Dziedricki ficou em quarto no primeiro turno, com 13,68% dos votos válidos. Sebastião Melo foi acompanhado pelo prefeito José Forunati no encontro. A presença de Fortunati não foi gratuita. O PTB faz parte da base de apoio ao atual prefeito.

No encontro, a coligação entregou seu plano de governo a Melo 

Na reunião, o presidente do PTB, Everton Braz, destacou que o objetivo é que os candidatos aceitem as propostas de cidade mais moderna, segura e colaborativa

O PTB anunciará sua decisão na sexta-feira. Amanhã, ouvirá Marchezan Júnior.

Polícia Federal indicia Lula e sobrinho Taiguara por corrupção e lavagem de dinheiro

A famiglia está se vendo mal com a Federal.


A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção, segundo informações divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo nesta quarta-feira. A PF também indiciou o empreiteiro Marcelo Odebrecht e Taiguara Rodrigues, sobrinho de Lula, por corrupção e lavagem de dinheiro. 

Lula teria beneficiado o sobrinho por meio da Odebrecht em contratos em Angola, na África. Os documentos seriam sobre a modernização da hidrelétrica de Cambambe, ocorrida em 2012. A empresa Exergia fechou acordo de prestação de serviços para empreiteira naquele ano no valor de R$ 3,5 milhões. 

De acordo com o Estadão de São Paulo, Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, amigo de Lula e irmão da primeira mulher do ex-presidente, já falecida. Taiguara é morador de Santos e atuava no ramo de fechamento de varandas e teria viajado para Angola com intenção de começar negócios em 2007.  

Taiguara foi alvo de mandado de condução coercitiva da Operação Janus, da PF, em maio deste ano.

Sartori e governadores terão reunião com Temer nesta quinta-feira

O governador Ivo Sartori informou esta manhã que amanhã, 10h, terá reunião com o presidente Michel Temer. Será um encontro de trabalho. Ele irá para a reunião com os demais governadores.

Sartori quer mais ajuda federal para o RS:

- Com o atual governo, conseguimos alívio no pagamento das parcelas da dívida, envio de homens da FNS e confirmação da inclusão de estradas gaúchas no plano de concessões, mas precisamos mais. 

PSDB foi o primeiro a fechar questão pela aprovação da PEC do Teto dos Gastos Públicos

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do relatório de Perondi. O relatório dege ser votado nesta quinta-feira pelos membros da Comissão Especial. O deputado gaúcho do PMDB mantém reuniões durante toda esta tarde com banadas do PRB, PPS, PSD, PTB e PP, em horários diferentes. 

A bancada de deputados do PSDB fechou questão a favor da PEC 241, que estabelece limites para gastos públicos federais de forma a equilibrasr as contas públicas.

A proposta será votada na semana que vem.

"Sem isto, não recupera a economia", disse esta manhã o líder Antonio Imbassahy, que lembrou a origem do descontrole atual:

- Foi o descalabro dos governos do PT. Eles elevaram os gastos a níveis insuportáveis.

O PSDB acusou o PT de ter enviado as contas do governo e a economia na bancarrota, disseminando agora a mentira de que a PEC do Teto dos Gastos Públicos reduzirá desembolsos para saúde e educação.

Os demais Partidos da base aliada devem acompanhar a posição do PSDB.

TCU rejeita contas de Dilma Roussef

O TCU já sugere que o Congresso rejeite as contas de Dilma Roussef. São contas de 2015.

E eis que Marcela finalmente fala como primeira-dama

Em meio a grande expectativa e com a presença maciça de jornalistas, a mulher do presidente, Marcela Temer, fez nesta manhã seu primeiro discurso como primeira-dama do Brasil. Ela disse que será voluntária do programa Criança Feliz, voltado para filhos e filhas de beneficiários do Bolsa Família.

O que disse Marcela:


- Cada vez que beijamos nossos filhos, os carregamos nos braços, lemos uma história ou cantamos uma canção de ninar, estamos ajudando em seu desenvolvimento. O que nós, mães, percebemos instintivamente está sendo comprovado pela ciência.

Elis Radmann falará ao meio dia no Tá na Mesa da Federasul, Porto Alegre

A edição de hoje do ‘Tá na mesa’, da Federasul, meio dia, receberá a cientista social e política e diretora do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), Elis Radmann. A profissional fará uma análise das eleições municipais deste ano com base nos dados apurados em 100 cidades do Estado.

No painel ‘As eleições municipais e a tendência da sociedade’, Elis falará, às 12h, sobre a motivação dos eleitores dos principais municípios do Rio Grande do Sul e as suas reações diante da situação política e econômica que o Brasil vive. O encontro acontecerá no Largo Visconde de Cairu, 17, em Porto Alegre.


Antes da explanação, a cientista política participará de coletiva de imprensa a partir das 11h30, no sexto andar do Palácio do Comércio.

Governo Temer começa campanha publicitária para defender a PECdo Teto dos Gastos Públicos

Começou hoje a campanha de TV e jornais para esclarecer os termos da PEC do Teto dos Gastos Públicos.

É dinheiro bem empregado.

O relatório da PEC foi lido ontem na Comissão Especial da Câmara, poderá ser votado, ali, nesta quinta, indo a plenário na segunda-feira.

O relator da matéria é o deputado gaúcho do PMDB, Darcísio Perondi, que é vice-líder do governo na Câmara.

Perondi notabilizou-se pela firme defesa do impeachment de Dilma Roussef e cacifou-se para ocupar uma das primeiras posições na linha de defesa do novo governo.

Ele também tem sido demandado com insistência pelos jornalistas. Seu WhatsApp, ontem, registrou dezenas de conversações com repórteres de todo o País.

A chamada dos anúncios de página inteira é a seguinte: "Vamos tirar o Brasil do vermelho para voltar a crescer".

Como se sabe, domingo, os eleitores tiraram o Brasil do vermelho.

Dilma e o PT armaram a confusão, a escola foi quebrada pelos militantes e ninguém aparece para pagar a conta

O vaso de flores que a vice de Raul Pont, a comunista Silvana Conti, usou como arma para ferir dois brigadianos, não era da escola. O vaso era dos militantes petistas e pouco antes tinha sido presenteado à presidente cassada por improbidade. 

Os repórteres do jornal Correio do Povo foi atrás da história da confusão ocorrida durante o voto da ex-presidente Dilma Rousseff no Colégio Santos  Dumont, no bairro Assunção, Porto Alegre, quando 30 militantes do PT, trazidos de ônibus para o local, neste domingo, quebraram vidros, bebedouros e portas. Além disto, a candidata a vice de Raul Pont, a comunista Silvana Conti, agrediu dois brigadianos com um vaso.  

De acordo com a supervisora, a professora Fernanda Pires Leite, a direção entrará em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até sexta-feira para buscar o ressarcimento dos prejuízos. Ela disse que ninguém apareceu para se desculpar e pagar pelos danos:

- Quatro vidros da nossa porta principal foram quebrados e temos um cadeado de uma outra porta que também ficou torto porque forçaram a entrada. Fizeram um estrago aqui e até agora ninguém veio aqui falar alguma coisa para reparar os danos.

Entrevista, Marcos Martinelli - No segundo turno, o eleitor será muito mais reflexivo

O jornalista Marcos Martinelli coordena a campanha à reeleição do prefeito Arthur Virgílio Manaus, que concluiu o primeiro turno em vantagem. Martinelli fez o marketing vitorioso de José Fortunati para prefeito e Sartori para governador. O editor conversou com ele, esta manhã, três vezes seguidas. Ele relutou em falar, mas acabou concedendo esta microentrevista. O que ele diz, vale para qualquer município que apresente nova disputa eleitoral, desde quenuma das pontas esteja um candidato da situação:

Como será este segundo turno ?
Será uma campanha diferente.

Em que sentido ?
O eleitor será mais reflexivo: "Quem vai me dar coisas novas para a cidade e que não me fará perder o que já conquistei ?".

Mas os candidatos já apresentaram suas propostas no primeiro turno.
Agora é vis-a-vis. Fica tudo muito mais consistente. Tudo contará. As propostas de garantir conquistas e mudar para melhor, precisam ter tangibilidade. Esperança ? Tem que mostrar que esperança é esta.

O que terá que fazer Marchezan Júnior ?
Apresentar soluções concretas e que sejam tangíveis, consistentes.

E Sebastião melo ?
Ele concluirá as obras que o prefeito José Fortunati começou e que são de grande envergadura urbana ? E dará um passo a mais ? Quais suas soluções concretas é o que importará.

Conheça a agenda principal da campanha do segundo turno no Brasil e em Porto Alegre

Eis as principais agendas para as eleições deste segundo turno no Brasil
Terça-feira que vem - Início da programação de dois blocos de 10 minutos para rádio e para TV(a Rede Globo pressiona para reduzir para 5 minutos).
Dia 30 - Eleição.

Em Porto Alegre, eis a agenda inicial de debates em rádio e TV
Quinta-feira, programa Atualidade, 8h30min, Rádio Gaúcha
Sexta-feira, Band TV
Dia 10, 14h30min - Rádio Guaíba, diretamente do Centro de Eventos do Sescon.

FipeZap diz que preços de imóveis residenciais aumentaram em setembro

Os preços de imóveis residenciais no País subiram 0,12% na passagem de agosto para setembro, marcando a maior elevação mensal desde julho do ano passado, conforme divulgado pela Fipe, em parceria com a empresa de busca eletrônica Zap, em pesquisa realizada em 20 municípios brasileiros. Com isso, o preço médio do metro quadrado atingiu o valor de R$ 7.644,00 no último mês. 

O destaque ficou para a queda nominal dos preços em setembro em São Paulo (-0,01%), Campinas (-0,06%) e Distrito Federal (-0,19%). Por outro lado, doze das vinte cidades monitoradas mostraram elevação dos preços, com destaque para o Rio de Janeiro (0,09%). Nos últimos doze meses, a variação dos preços em nível nacional ficou positiva em 0,22%, em termos nominais – o que implica uma queda forte se descontarmos a inflação do período. Esse comportamento tem refletido o enfraquecimento do mercado imobiliário em grande parte das cidades pesquisadas. Para o restante do ano, acreditamos que os preços de imóveis residenciais manterão tendência de queda em termos reais, como reflexo dos ajustes dos estoques.

Produção automotiva foi retomada. Produção industrial deve ter crescido em setembro.

A produção industrial brasileira recuou 3,8% na passagem de julho para agosto, excetuada a sazonalidade, conforme divulgado ontem pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. 

Com esse resultado, foi interrompida a trajetória positiva observada por cinco meses consecutivos da atividade industrial. Na comparação inter-anual, a produção recuou 5,2%, acumulando declínio de 9,3% nos últimos doze meses. Vinte e um dos vinte e quatro setores pesquisados mostraram retração em agosto, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias, com queda de 10,4%, desempenho puxado pelas greves que levaram à paralisação de algumas fábricas. Dentre as categorias de uso, a produção de bens de consumo duráveis teve sua tendência positiva interrompida, recuando 9,3% na margem. A produção de bens de capital avançou 0,4%, retomando o ritmo de expansão que vinha sendo registrado desde o início deste ano. A contínua e significativa melhora da confiança nos últimos meses (conforme apontado pela FGV e CNI) deve manter o desempenho modesto da atividade industrial no curto prazo, a despeito dessa retração observada em agosto. 

Esta manhã, na sua newsletter diária, os economistas do Bradesco informaram ao editor que apostam em alta da produção industrial em setembro, especialmente por conta da retomada da produção automotiva. De todo modo, a produção industrial deverá encerrar 2016 em queda, em parte refletindo a contração do início do ano e o carregamento estatístico dos fortes recuos do ano passado.

Temer insiste é nomeia o réu Max Beltrão para o ministério do Turismo

O presidente Michel Temer recrudesceu e acabou nomeando o deputado Max Beltrão para o ministério do Turismo.

Ele é réu em ação por falsidade ideológica no STF.

A nomeação foi uma imposição do senador Renan Calheiros.

Beltrão não foi citado pela Lava Jato. Mas ele é réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de falsidade ideológica. O que ele fez?


Beltrão foi acusado de ter elaborado, assinado e apresentado ao Ministério da Previdência seis Comprovantes de Repasse e Recolhimento contendo informações falsas em março de 2011 e março do ano seguinte. Na época, era prefeito de Coruripe, Alagoas.

É falsa a notícia da internação do prefeito de Canoas, Jairo Jorge

O clima político tenso da campanha eleitoral de Canoas, o maior e mais importante município da região metropolitana depois de Porto Alegre, tem provocado tudo quanto é tipo de boatos. O mais recente, de ontem, foi a informação de que o prefeito Jairo Jorge, PT, cuja candidata, sua vice Beth Colombo, participa de disputa renhida com o deputado Luiz Carlos Busatrto, PTB, teria sido internado em Porto Alegre, tudo por conta da tensão política local.

A informação é falsa.

A notícia que corre em link pelas rede sociais é desta página, mas de 2013:

sexta-feira, 12 de abril de 2013
Jairo Jorge é internado com divirticulite no Mãe de Deus
O prefeito de Canoas, Grande Porto Alegre, que é do PT, foi internado nesta quinta-feira no Hospital Mâe de Deus, Porto Alegre. Os médicos avisaram que se trata de uma divirticulite. A família passou a informação de que ele enfrenta bem o problema, mas os médicos acham que ele só poderá ter alta na segunda-feira.

Greve dos bancários entra no 31o dia

A greve dos bancários chega hoje ao seu 31o dia.

Governo gaúcho só pagará novas parcelas dos salários na semana que vem

O governo estadual avisou que só na semana que vem fará novos depósitos nas contas dos servidores estaduais do Executivo, que pela oitava vez seguida receberão seus salários em fatias.

Todos que constam da Folha só receberam R$ 980 a varrer.

PTB, PR, SD, PSC e PRP reúnem-se as 9h com Sebastião Melo para encaminhar decisão sobre segundo turno

Ele é líder do PTB na Assembléia, tem 37 anos, é de Curitiba, foi secretário de Fogaça na prefeitura e de Tarso no governo do Estado.

O deputado Nelson Marchezan, PSDB, disse hoje, com razão, ao Correio do Povo, que o apoio do PTB no segundo turno será decisivo.

Afinal, o candidato trabalhista Maurício Dziedricki consguiu surpreendentes  13,68%  dos votos totais, superando Luciana Genro, Psol, e encostando em Raul Pont, PT.

Acontece que o PTB não decidirá nada sozinho.

Esta manhã, os membros da coligação liderada por Maurício, PTB, PR, SD, PSC e PRP, 9h, ouvirão o candidato Sebastião Melo, PMDB, na sede do PTB. Amanhã será a vez de Marchezan Júnior. Na sexta-feira o bloco tomará decisão conjunta.

PTB PR, SD, PSC e PRP colocarão um menu das propostas de governo que fizeram e aquele que se comprometer melhor em abraçá-las, levará o apoio. É evidente que também contarão outras variáveis, como as próprias plataformas de governo dos candidatos e até seu histórico político e administrativo.

O dia começou bem, mas ficará instável no RS

O dia amanheceu com céu azul, poucas nuvens, temperatura amena e sol em Porto Alegre, mas o tempo será instável na Capital e no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. 

Ao longo do dia, a instabilidade se desloca em direção ao Leste cruzando todo o território gaúcho, com risco de chuva e vento localmente forte. 

Não se afasta o risco de granizo muito isolado.

A temperatura ficará amena em grande parte das regiões do Estado e não deve passar dos 25°C. Em Porto Alegre, a previsão é de marcas entre 12°C e 22°C. Na Capital, há chance de chuva nesta quarta-feira.

Análise, Geraldo Samor, Brazil Journal - O mapa da eleição americana

Na sua newsletter desta quarta-feira, o jornalista Geraldo Samor, publisher do Brazil Journal, conta que entre Hillary e Trump, o resultado é mais incerto do que pensam as pessoas.

Leia tudo

Essa história é para quem gosta de opcionalidades e resultados fora do desvio-padrão.

Um fato novo está começando a borbulhar na corrida presidencial americana, com repercussões bizarras para o resultado da eleição.

Gary Johnson, o candidato do Partido Libertário, já está com 24% de intenção de votos em seu Estado natal do Novo México, onde já foi governador. (Hillary tem 35%, Trump 31%).

Obviamente, Johnson tem chance zero de ser eleito no sistema americano, em que o Presidente é escolhido num Colégio Eleitoral dominado pelos dois principais partidos, e não pelo voto direto.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
Para falar com Geraldo Samor, conhecer e assinar:
geraldo.samor@braziljournal.com
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/