Injuriado pelo prefeito Bill de Blasio, Bolsonaro desiste de viagem a Nova Iorque

O presidente Bolsonaro desistiu de ir a Nova Iorque para participar da homenagem que lhe faria a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

O governo acusou o prefeito Bill de Blasio, que moveu campanha injuriosa contra ele.

A homenagem a Bolsonaro sairia em Nova Iorque.

Governo Trump conduz economia americana para situação de pleno emprego. Reportagem é do USA Today de hoje.

A reportagem a seguir é do USA Today, Nova Iorque, edição de hoje.

A foto é do jornal.

O editor usou a ferramenta Translator para traduzir, o que significa que podem ocorrer impressões.

WASHINGTON – o número de pessoas que procuram subsídio de desemprego dos EUA caiu para o seu nível mais baixo desde o final de 1969, um sinal de que os empregadores estão segurando seus trabalhadores, apesar de sinais de uma economia retardando.

Aplicações semanais para auxílio desempregado caiu 10.000 a um 202.000 sazonalmente ajustado, o departamento de trabalho disse quinta-feira. Isso é o mais baixo desde a semana de 6 de dezembro de 1969.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
CLIQUE AQUI para ler a matéria do jornal de Nova Iorque.

Lula quer cumprir condenação por corrupção em casa, usando benefício da progressão de pena

O advogado Ricardo Zamin disse hoje que Lula pedirá progressão de pena para cumprir prisão restante em casa.

Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro, mas o sTF reduziu tudo para 8 anos.

Em setembro, ele terá cumprido 1/6 da pena e como tem bom comportamento poderá cumprir o restante da condenação em casa.

Canalha lulopetista difama ministro da Educação, que reage mostrando cicatrizes nos ombros

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi ao seu Twitter e gravou vídeo para se defender das acusações lulopetistas de que tirou notas ruins na Faculdade. Os dados foram vazados criminosamente da USP.

Ele admite que teve um período  ruim de seis meses, devido a um acidente que o impediu de escrever. Ele conta tudo, tirando a camisa e mostrando até mesmo cicatrizes de ferimentos nos ombros (foto ao lado).

"Teve só um professor que me deixou fazer prova oral", disse o ministro.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Porto Alegre mergulha em temporal e escuridão neste momento (17h20min)

Porto Alegre acaba de se colocar sob severo temporal.

O dia virou noite.

Vai dar apagão daqui a pouco.

Estas são as festas que o reitor Rui Oppermann não vê nas universidades federais

Esta reportagem reforça a posição do novo ministro da Educação, que resolveu cortar 30% do dinheiro público para universidades federais.

Entre outras alegações para os cortes, o ministro alinhou a informação de que as escolas federais "fazem bandalheiras sob títulos de festas acadêmicas",.

Em Porto Alegre, o reitor da Ufrgs, Rui Oppermann, disse que o ministro está equivocado, porque as festas são necessárias e que ele nunca viu "alunos pelados fazendo bandalheiras" em nenhuma delas.

Veja a reportagem a seguir. É caso da Universidade de Brasília, mas écaso recorrente nas universidades federais, inclusive Ufrgs.

 

Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, abriu nova Emergência Pediátrica de R$ 12 milhões

Estrutura incrementa em 40% os atendimentos e fortalece o sistema de saúde de Porto Alegre. Foram investidos R$ 12 milhões no empreendimento.

Na foto, Mohamed Parrini, superintendente executivo do HMV.

A nova Emergência Pediátrica Elone Schneider Vontobel, do Hospital Moinhos de Vento, foi apresentada aos profissionais da imprensa na manhã desta sexta-feira. A estrutura possibilitará aumento de 40% nos atendimentos às crianças e fortalecerá o sistema de saúde na capital gaúcha – que há 15 anos não apresenta um novo serviço de emergência pediátrica. 

O evento oficial, com a presença de autoridades, ocorre às 18h30. 

O  funcionamento será a partir da próxima segunda-feira.

Ocupando uma área de 500 m², o prédio, acessado pela rua Ramiro Barcelos, 910, dispõe de 20 leitos, sendo 10 para observação e 10 para medicação. Outras duas salas recebem atendimentos de urgência. Cada turno terá uma equipe de quatro médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, além da equipe administrativa e de apoio, para realizar as atividades com mais agilidade. no total serão 80 profissionais dedicados às rotinas.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Afonso Motta diz que não tem nada a ver com propinas que a RBS teria pago para escapar no Carf


O esquema da propina que a RBS teria pago para escapar de multas fiscais milionárias seria o que está ao lado, segundo arte do site Sul21, alinhado com o lulopetismo.

O deputado Afonso Motta, PDT, além de estar sob escrutínio do STF no caso da Operação Zelotes, agora também será julgado em primeiro grau, já que seu nomes foi envolvido nas investigações que apuram possíveis propinas que teriam sido pagos pela RBS para se livrar de autuações milionárias por parte da Receita Federal.

Ele teria atuado junto ao Carf.

Afonso Motta foi diretor Jurídico da RBS até 2009. No governo Tarso Genro, foi secretário durante quatro anos.

Afonso Motta disse que é inocente e que seu nome aparece na lista por que assinou contratos com os escritórios de advocacia que defendiam o grupo de comunicação no Carf.

CLIQUE AQUI para entender mais sobre o caso da RBS.

MPF denuncia deputado Afonso Motta, PDT do RS, no âmbito da ação RBS x Zelotes


MPF pegou Afonso Motta.

Segundo a ação, Motta está envolvido no caso que resultou no “cancelamento” de uma dívida tributária superior a meio bilhão de reais em favor da empresa de comunicação.

O deputado federal Afonso Antunes da Motta foi incluído no rol de denunciados no âmbito da Operação Zelotes e responderá na primeira instância, por corrupção ativa, estelionato e ocultação de bens.

Sai tudo no âmbito da ação do MPF, feita em Brasília, que fez um adendo à denúncia que investiga manipulação de julgamentos em benefício do grupo RBS, no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf.

A inclusão do deputado no processo foi solicitada nessa terça-feira.

MBL com tudo pronto para virar Partido e disputar eleições de 2020

Kim Kataguiri, deputado federal do DEM, líder inconteste e perpétuo do MBL, terá, agora, seu próprio Partido.

A assessoria técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu sinal verde à consulta do Movimento Brasil Livre sobre a validade de assinaturas eletrônicas na criação de um partido (são necessárias 500 mil).

De acordo com as projeções, o Partido do MBL , poderá disputar as eleições de 2020.

Em Porto Alegre, políticos emergentes que atualmente encontram-se no Novo, no PSL e até no PP, poderão aderir ao MBL e disputar a vaga do prefeito Marchezan Júnior.

Presidente do BB explica veto à "diversidade": "Aqui, acabou o empoderamento das minorias de esquerda"

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, defendeu que o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma propaganda da estatal voltada ao público jovem tem que "ser visto em um contexto mais amplo em que se discute a questão da diversidade no país", tendo em vista que na eleição "um povo majoritariamente conservador" rejeitou a sociedade alternativa que "os meios de comunicação procuravam nos impor".

Em resposta à BBC News Brasil, Novaes afirmou o seguinte:

- A esquerda tentou empoderar minorias e caracterizar o cidadão "normal" como exceção.

E prosseguiu:

- Durante décadas, a esquerda brasileira deflagrou uma guerra cultural tentando confrontar pobres e ricos, negros e brancos, mulheres e homens, homo e heterossexuais etc, etc. O 'empoderamento' de minorias era o instrumento acionado em diversas manifestações culturais: novelas, filmes, exposições de arte etc., onde se procurava caracterizar o cidadão 'normal' como a exceção e a exceção como regra.

Índice de Confiança do Empresário do Comércio caiu 1,5% entre março e abril

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela CNC, recuou 1,5% na passagem de março para abril; a queda ocorreu por causa das expectativas dos empresários em relação ao futuro (-2,3%) e pelas intenções de investimentos (-1,9%).

A intenção de contratar funcionários caiu 4,6%.

Grupo de Lima reúne-se hoje para aprovar novas sanções contra Maduro

Os ministros das Relações Exteriores do Grupo Lima se reúnem nesta sexta-feira em Lima para avaliar a crise na Venezuela, após o levante fracassado de um grupo de soldados e oficiais de baixa patente em apoio a Juan Guaidó, que o bloco diplomático reconhece como presidente.

O Grupo de Lima adotará novas sanções.

Os EUA ameaçaram, ontem, invadir a Venezuela para depor o governo narco-comunista de Nicolás Maduro.

Lewandowski libera nova entrevista de Lula. E de novo para jornalista lulopetista.

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, autorizou entrevista de Lula para outro jornalista de corte lulopetista.

Após falar ao jornalista Florestan Fernandes e à colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, o ex-presidente Lula concedeu nova entrevista à imprensa, desta vez ao jornalista Kennedy Alencar, na manhã desta sexta-feira em Curitiba.

Bolsonaro diz no Itamaraty: "Minha maior preocupação, hoje, é com a Argentina"

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que a situação na Argentina é mais preocupante do que a Venezuela. “Ninguém quer uma outra Venezuela mais ao sul do nosso continente”, disse.

A fala foi durante cerimônia do Dia do Diplomata no Ministério das Relações Exteriores. Na ocasião, o presidente condecorou autoridades com a Ordem do Rio Branco.

Pesquisas eleitorais indicam que a senadora e ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, identificada com o campo da esquerda, venceria no 2º turno o presidente Mauricio Macri.

Disse Bolsonaro:

-  A minha maior preocupação é com a Argentina hoje em dia.

Bolsonaro condecora até os filhos Flávio e Eduardo com a Comenda de Rio Branco

O presidente Bolsonaro condecorou com as mais altas honrarias do Itamaraty, hoje, até mesmo seus filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro.

Nunca, antes, na história deste País, um presidente condecorou seus próprios filhos.

É uma lista enorme.

E inédita.

Os gaúchos Marcel Van Hatten e Eduardo Leite também foram agraciados, mas Leite não foi a Brasília.

CLIQUE AQUI para examinar os 215 nomes.

Dica do editor - Conheça o jogo de cartas Rango Cards

Conheça o Rango Cards, um jogo de cartas que aborda temas como a classificação dos alimentos e hábitos alimentares saudáveis.

CLIQUE AQUI para ver.

Polícia apreende passaportes e dinheiro dos construtores gaúchos Fischel, Jaime e Renato Báril

Os empresários gaúchos Fishel Báril, e os filhos Jaime e Renato Báril estão proibidos de se ausentar do país enquanto a Justiça examina o inquérito policial aberto para verificar porque a empresa não entregou 585 imóveis vendidos no Litoral gaúcho. Nas buscas e apreensões feitas nas casas do pai e dos filhos, foram apreendidos jóias, R$ 20 mil em dinheiro vivo e três carros de luxo.

O jornal Zero Hora, que recebeu informações privilegiadas e antecipadas do MPE e da Polícia, como costuma acontecer, discriminando os demais jornais, informou que os passaportes dos três foram apreendidos.

A Polícia. que mobilizou 26 agentes, visitou as 16 empresas do grupo Báril, que enfrentam 500 ações judiciais.

Dica do editor - Veja, aqui, 200 cursos de ensino a distância, grátis, só para trabalhadores

Examine estes 200 cursosde ensino a distância que acaba de ser lançado por Sest e Senat.

É tudo gratuito e só para trabalhadores.

CLIQUE AQUI para examinar e participar.

Arrecadação gaúcha do ICMS despencou 0,2% reais em abril

A arrecadação gaúcha do ICMS despencou 0,2% reais (IPCA) no mês de abril, conforme dados que o editor buscou nesta manhã de sexta-feira.

Foram R$ 2,9 bilhões. O crescimento nominal foi de 4,7%

O cálculo é sobre igual mês do ano passado.

No acumulado do ano, a arrecadação chegou a R$ 11,1 bilhões, com queda real de 1,2% e avanço nominal de 2,7%.

Quando deflacionados pelo IGP-DI, os números representam quedas respectivas de 2,9% e 4,5%

Balança comercial registrou superavit de US$ 6,1 bilhões em abril

Entre janeiro e abril deste ano, no entanto, as exportações brasileiras somaram US$ 72,3 bilhões, cerca de 2,7% a menos do que no mesmo período do ano passado.


Após ter registrado superávit de US$ 2,4 bilhões nos últimos 7 dias úteis de abril, o saldo comercial do mês ficou positivo em cerca de US$ 6,1 bilhões, de acordo com dados divulgados ontem pela secretaria do Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia.

A exportação do mês alcançou a cifra de quase US$ 19,7 bilhões, enquanto as importações totalizaram US$ 13,6 bilhões. Em relação a abril de 2018, as exportações registraram queda de 0,1%. 

Importações - Comparado com igual período do ano passado, as importações apresentaram retração de 1,2%, com destaque para a queda das compras de bens de capital e de bens de consumo

Produção industrial despencou 6,1% em abril, diz IBGE

A produção industrial brasileira teve queda de 1,3% em março, na comparação com fevereiro.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, que é a comparação mais correta, a queda foi ainda maior: 6,1%, a mais intensa desde maio de 2018.

O resultado de março veio pior que o esperado pelo mercado. As expectativas em pesquisa da Reuters eram de quedas de 0,7% na comparação mensal e de 4,6% na base anual

Ministra Damares Alves é ameaçada de morte

A ministra Damares Alves denunciou, hoje, que sofre ameaças de morte.

A PF foi acionada.

Mercados andam de lado nesta sexta-feira

Os mercados de câmbio e de ações andam de lado nesta sexta-feira:

Dólar comercial, -0,36%, R$ 3,9456 para a venda.
Bolsa, -0,01%, 95.521 pontos

Dica do editor - Conheça este aplicativo que ajuda a repassar dinheiro para filhos, netos e sobrinhos

Este aplicativo, Dindin Mesada, ajuda pais, avós e tios a repassarem dinheiro para uma conta digital de crianças e adolescentes ajudando na educação financeira.

CLIQUE AQUI para conhecer mais.

Leilão da Avianca sairá na terça-feira. Latam, Gol e Azul disputarão todos os ativos.

Latam, Gol e Azul estão habilitadas para participar leilão de ativos da Avianca na próxima semana, no dia 7.

A Azul chegou a fazer uma oferta de US$ 105 milhões para compra das sete UPIs (Unidades de Produção Isoladas Unificadas), mas o maior credor da Avianca, o fundo Elliot, recebeu uma proposta melhor da Latam e da Gol e o modelo pretendido pela Azul não foi aprovado pela assembleia de credores.

O leilão será no próximo dia 7 e o pano de fundo é a disputa para ver quem fica com os slots (horário de voos) da ponte aérea Rio-São Paulo, considerado o "filé mignon" da aviação comercial brasileira.

Moro teria cogitado pedir demissão, diz Crusoé

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, cogita pedir demissão.

A revista eletrônica Crusoé foi quem passou a informação, esta manhã, baseada em conversas que ouviu de conversas que assessores do ministro teriam levado a cabo.

O ministro estaria contrariado com a evidente má vontade da Câmara e do Senado em relação ao pacote anti-crime, que não sai do lugar por decisão do deputado Rodrigo Maia. Maia também tem vazado declarações segundo as quais o Congresso retiraria o Coaf da área do ministério da Justiça.

É clara a indisposição dos corruptos, investigados e denunciados parlamentares, contra Moro.

E não só.

Moro estaria contrariado com declarações de Bolsonaro sobre a escolha do novo chefe da PGR.

Indústria apresenta novos números desastrosos, desta vez os de março. São dados da CNI.

Em mais um sinal de que a atividade econômica tende a piorar, o faturamento da indústria caiu 6,3% em março em ralação a fevereiro e a capacidade instalada recuou 0,9% no mesmo período.

Os dados são do levantamento Indicadores Industriais da CNI.

Saiu tudo nesta quinta-feira.

CLIQUE AQUI para examinar com mais atenção.

Preços das commodities brasileirassobem e pressionam alta da inflação no País

O IC-Br (Índice de Commodities – Brasil), indicador que mensura o preço das commodities em reais, avançou 1,5% na passagem de março para abril, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Banco Central.

Trata-se da terceira alta consecutiva, cuja sequência acumulada mais do que devolveu o recuo de 3,5% observado em janeiro. O movimento na margem reflete alta nos
três segmentos que compõem o índice: agropecuárias, metálicas e energéticas. Essa última categoria se destacou, também registrando a terceira elevação seguida. 

As elevações evidenciadas nos últimos meses têm gerado pressões inflacionárias.

Marcel Van Hatten é o único gaúcho que receberá, hoje, a Ordem de Rio Branco

O deputado gaúcho Marcel Van Hatten, Novo, foi agraciada com a Ordem de Rio Branco, honraria concedida na quarta-feira pelo presidente Bolsonaro para personalidades como o general Mourão e o filósofo Olavo de Carvalho. A Ordem é iniciativa do Itamaraty.

A entrega da honraria acontecerá hoje.

Marcel tem se destacado como importante nome no Congresso em defesa da PEC Previdência. 

O deputado é o único nome gaúcho da lista.

Diretor teatral Antunes Filho morre em SP

O diretor teatral Antunes Filho, 89 anos, morreu hoje em SP.

Trata-se de um dos mais importantes nomes da área no Brasil.

Investigação de propina sobre Marco Maia, PT do RS, vai para a Lava Jato de Curitiba


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a Operação Lava Jato, Curitiba, a investigação sobre o ex-deputado gaúcho Marco Maia (PT) por supostas propinas da OAS de R$ 1 milhão para que que impedisse a convocação de dirigentes de empreiteiras investigadas na CPI da Petrobrás.

Marco Maia foi relator.

O caso envolve também Vital do Rego, do TCU.

Os delatores ainda afirmam ter feito pagamento de R$ 1 milhão para José Capela, que seria um interlocutor de Marco Maia. Para Raquel, "as provas apontam, em tese, para o cometimento dos crimes de corrupção passiva e ativa e de lavagem de dinheiro". 

Sol e chuva marcará a sexta-feira no RS

Porto Alegre, 8h30min, 20 graus

O tempo será instável no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, a expectativa de chuva ocorre na maioria das regiões, mas cidades como Porto Alegre abriram a manhã sem nuvens e com tempo muito bom.

A temperatura pela manhã será o tempo todo agradável, como agora, mas à tarde ocorrerá algum abafamento.

Em Porto Alegre, o dia terá sol no início da manhã e chuva mais tarde. Na Capital, as marcas dos termômetros oscilarão entre 16°C e 27°C

Tráfico mata outro cidadão gaúcho na zona Norte de Porto Alegre

O cidadão gaúcho Paulo Ricardo da Silva Fleck, 23 anos, foi assassinado a tiros, ontem, 23h, na Rua 21 de Abril, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre.

A Polícia acha que é resultado da guerra do tráfico na zona Norte.

Polícia Civil faz buscas e apreensões nas casas de diretores da construtora Báril, RS

Ainda não houve ordem de prisão.

Em nova e recorrente ação conjunta entre o MPE, Polícia e RBS, a Polícia Civil do RS desencadeou, esta manhã, operação contra suposto estelionato praticado pela direção da construtora Báril. São feitas buscas e apreensões de documentos em 10 imóveis pertencentes a sócios da construtora. A Justiça também determinou o bloqueio de bens – são 10 imóveis sequestrados – e contas bancárias dos investigados.

A Polícia não liberou nomes.

Ontem, o jornal Zero Hora, novamente privilegiado pelo MPE, que discriminou de novo todos os demais jornais, rádios e TVs na liberação de informações, denunciou que a empresa deixou de entregar quase 600 casas em quatro condomínios em praias do Litoral Norte.

CLIQUE AQUI para recuperar informações de ontem.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/