Recuo da atividade varejista foi de 6,6% em 2016
De acordo com o
Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos
consumidores nas lojas de todo o país caiu 6,6% no ano de 2016 em relação ao
ano de 2017. Este foi o pior resultado do varejo nacional dos últimos 16 anos,
ou seja, desde o início do levantamento da atividade comércio pela Serasa Experian.
O pior resultado até então havia sido o recuo de 4,9% em 2002 por causa da
crise do racionamento de energia elétrica (“Crise do Apagão”).
As
dificuldades enfrentadas pelos consumidores durante o ano passado (juros altos
nos crediários, desemprego em alta, confiança ainda em patamar deprimido)
impactaram negativamente a atividade varejista, ao longo de todo o ano de 2016.
A maior retração do consumidor no ano passado deu-se no
segmento de veículos, motos e peças, o qual registrou queda de 13,0% frente ao
mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,6%, observada no
movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e
acessórios. Houve recuo também significativo, de 11,1%, nas lojas de móveis,
eletroeletrônicos e equipamentos de informática. Retrações menores ocorreram
nas lojas de material de construção (-5,4%) e nos supermercados, hipermercados,
alimentos e bebidas (-7,0%). Somente o segmento de combustíveis e lubrificantes
se mantém no terreno positivo, com alta de 1,8% em relação período acumulado de
janeiro a dezembro do ano passado.
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