Elementos do PSOL e do PSTU são indiciados por vandalismo, furto e formação de quadrilha em Porto Alegre

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou nesta sexta-feira sete pessoas acusadas de promover e incitar atos de vandalismo, furto qualificado, porte de material explosivo e formação de milícia privada em protestos ocorridos em junho do ano passado. A informação é do site da revista Veja desta noite. Leia tudo:

Entre os indiciados, dois exercem cargos de liderança em grupos estudantis ligados a partidos de esquerda: Lucas Maróstica (PSOL) e Matheus Gomes (PSTU). Maróstica participou, quinta-feira, de um beijaço entre gays, transsexuais, bissexuais, travestis e assemelhados, diante do PP, negando-se a dialogar com seus alvos. Ambos já se candidataram a vereador pelas legendas e são figuras frequentes nos protestos realizados em Porto Alegre.

. Segundo o delegado Marco Antônio Duarte, responsável pela investigação, os indiciados formaram um grupo que planejou ataques e depredações ao patrimônio público e privado durante as manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus na capital gaúcha. “Eles se organizaram antecipadamente e aproveitaram os protestos para promover depredações na cidade”, afirmou. De acordo com o Código Penal, o crime de formação de milícia privada prevê pena de quatro a oito anos de prisão para quem "constituir, organizar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular ou esquadrão com a finalidade" de cometer crimes. A lei, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2012, tem punição mais severa do que a prevista para formação de quadrilha — com pena estimada de 1 a 3 anos de reclusão.

. Em oito meses de investigação, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências e locais de encontro dos acusados, além de reunir depoimentos de testemunhas, imagens e vídeos para comprovar a autoria do grupo nos delitos. O resultado foi um relatório de três volumes com 192 páginas, que deve ser entregue à Justiça gaúcha nos próximos dias. Segundo o delegado, o grupo tem ligação com o Black Bloc de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Paulo Pimenta vai às pressas para cirurgia no Mâe de Deus

O deputado federal Paulo Pimenta, PT, foi internado às pressas, esta manhã,  no Hospital Mãe de Deus. Ele senti fortes dores abdominais e foi operado esta noite. 

Vistos para EUA começarão a ser encaminhados em Porto Alegre a partir de quarta-feira

O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) dos EUA em Porto Alegre realizará a primeira etapa da documentação e a renovação completa do visto para quem tiver menos de 15 anos e mais de 6 ou necessitar apenas renovação. A abertura oficial do Casv ocorrrá quareta-feira, às 10h, com a presença do ministro conselheiro da embaixada do país, Todd Chapman. A entrevista, por enquanto, ainda deve ser feita em São Paulo, Recife, Brasília ou Rio de Janeiro. Já o processo de renovação do visto poderá ser feito todo em Porto Alegre.

. O Casv funciona na Avenida Carlos Gomes, 1.501, bairro Alto Petrópolis, Porto Alegre, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h

Professores estaduais gaúchos farão greve na segunda-feira

Os professores estaduais gaúchos aprovaram nesta sexta-feira uma paralisação de três dias na próxima semana. Cerca de mil docentes participaram da assembleia-geral do Cpers Sindicato, no Gigantinho, em Porto Alegre. A paralisação ocorrerá na segunda, terça e quarta-feira.

Oposição quer convocar mulher de Fortunati. Ela é acusada de viagem e serviço irregulares em Tramandaí.

Para agradar a mulher, Fortunati virou até protetor de galinhas. Na foto, o casal salva a ave ameaçada pelo trânsito pesado de Porto Alegre. 



Vereador Cláudio Janta, Solidariedade, ex-PDT protocolou hoje  na Mesa da Câmara de Porto Alegre,  pedido de convocação de Regina Becker, mulher do prefeito Fortunati e secretária municipal dos Direitos dos Animais.

. O requerimento irá a voto na segunda-feira.

. O vereador da oposição denunciou a secretária por ter viajado a Tramandaí com carro oficial, servidores municipais, equipamentos e remédios, tudo para promover serviços de vacinação no canil municipal. Claudio Janta explicou que a viagem não foi combinada com o prefeito Rapacky, PMDB, que teria interrompido a vacinação e mandado Regina de volta a Porto Alegre. 

. A mulher de José Fortunati é candidata a deputada estadual. 

Coeser amplia para São Paulo sua rede Na Brasa Steak House

Ari Coeser, ex-Fogo no Chão, decidiu ampliar para São Paulo a sua rede  de churrascarias NB (Na Brasa) Steak House.

. O editor recomenda as três casas da rede em Porto Alegre (Praia de Belas, Nilo Peçanha e Ramiro).

Walmart.com comprará a Netshoes

Walmart.com está comprando a Netshoes.

Artigo, Celso Ming - Gaúcho não tem salvação

Preocupada com as fortes quedas das vendas de veículos e autopeças para a Argentina, a indústria automobilística do Brasil está pressionando o governo Dilma para que aceite um novo arranjo que implique a liquidação de operações comerciais com a Argentina, feita não mais em dólares, mas com moeda local. Ou seja, os brasileiros aceitariam pagamento em pesos e os argentinos, em reais - assim como é indiferente a americanos e europeus pagar seus compromissos em dólares ou em euros. O projeto leva a rubrica de 

. Trata-se de um disparate de enormes proporções, alimentado com alto grau de ingenuidade por autoridades do Ministério do Desenvolvimento. A probabilidade de que seja firmado parece próxima de zero por cento.

. Essa conversa é velha de guerra. A escassez de moeda estrangeira nos dois países é recorrente. Lá pelas tantas sempre aparece alguém falando em moeda instituída exclusivamente para liquidar compromissos recíprocos. Em 1987, por exemplo, o presidente José Sarney chegou a assinar um protocolo de intenções com o então presidente da Argentina, Raúl Alfonsín, que previa a criação de uma moeda comum. Até um nome oficial tinha a criatura: gaúcho.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo. 

79% dos leitores acham que beijos públicos entre casais do mesmo sexo revelam exibicionismo e falta de pudor

Ao contrário da foto da modelo postada pelo DCE Livre, que escandalizou muita gente, o beijo na boca desses dois homens aí ao lado, na frente da sede do PP do RS, quinta, provocou poucas manifestações. 


O que você acha de beijos públicos entre casais do mesmo sexo?

É puro e simples exibicionismo e falta de pudor. 227 (79%)
É um direito que possui qualquer casal, mesmo de sexo igual. 49 (17%)
Outra resposta. 11 (3%)

Na capa do site, aí ao lado, já está outra enquete, esta sobre a convenção de sábado do PMDB do RS.



O governo e a RBS continuam delirando sobre o tamanho do PIB de 2013

O governo abriu a semana errando sobre o desempenho da economia gaúcha, do PIB, no ano passadno, quando projetou crescimento entre 6,3% e 6,8%, e terminou a semana errando quando publicou em todos os jornais o anúncio de que os 5,8% de 2013 foi o maior do País.

. Este governo não aprendeu nada de economia e não esqueceu nada.

. Como se percebeu depois dos dados divulgados pela FEE, o PIB avançou 5,8% em 2013, bem aquém dos 6,8% previstos por Tarso, que fez caça às bruxas dentro do Palácio Piratini para descobrir de onde é que saíram os números falsos.

. Mas é ainda pior este anúncio de sexta-feira, elaborado pela Escala, no qual o governo festeja os 5,8% como o de maior crescimento entre todos os Estados. Ora, isto também não é verdade. O governo e a Escala não citam a fonte, mas isto não é verdade, até porque muitos Estados nem concluíram os cálculos do ano passado.

CLIQUE na imagem a seguir para examinar todo o comentário do editor sobre o assunto, sob o título: O governo e a RBS continuam delirando sobre o tamanho do PIB de 2013


Tarso vem aí de "Concertação" novamente, desta vez no seleto auditório da Federasul

O Tá na Mesa, reunião-almoço semanal da Federasul, Porto Alegre, vai receber o governador do Estado Tarso Genro, que falará sobre “Concertação Política e Desenvolvimento”, na quarta-feira, quando abrirá o ciclo de eventos deste tipo, relativos ao ano. O evento inicia-se às 12h, no Palácio do Comércio, no Largo Visconde de Cairu.

. O tema escolhido por Tarso Genro é recorrente, podendo dizer tudo ou não dizer nada. 

DCE Livre da Ufrgs "homenageia" a mulher feminina do Brasil

Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) provocaram polêmica ao publicar no Facebook uma "homenagem" às mulheres. O caso tem repercussão Nacional. O jornal O Globo divulgou hoje que  no último sábado, a página do grupo chamado DCE Livre, que integra o Diretorio Central de Estudantes da Federal, publicou a foto de uma mulher seminua, em pose sensual, com uma mensagem de parabéns pelo Dia Internacional da Mulher. Leia a nota de O Globo:

Não demorou muito para o post repercutir. Uma pessoa comentou o post chamando o grupo de "bando de idiotas". Dezenas de pessoas compartilharam, criticando a publicação. "Mais uma do DCE mais machista do Brasil", disse um internauta. "Não foi a primeira ideia idiota que eles tiveram", disse uma estudante. "Vergonha", condenou outra. Um usuário escreveu: "parafraseando o Moska: se afundam tão raso que não dá nem pra tentar salvar. credo!".
Responsável pela publicação, o estudante de Matemática Gabriel Afonso Marchesi Lopes, de 28 anos, defende o que chamou de "homenagem". Segundo ele, o DCE Livre é um grupo de direita, que "defende a liberdade e é contra a visão quase Talibã do feminismo no Brasil":
- As feministas consideram que a mulher não deve expor a beleza de forma que seja atraente para os homens. Elas acham que, ao agradar o homem, a mulher é objetificada. Mas entendemos que a mulher tem liberdade para se expor como bem entender. É basicamente a visão que as feministas dizem empregar, mas na prática nao funciona. Elas falam de usar saia curta, expondo o corpo, mas quando postamos uma imagem assim, elas criticam.

Quem visitar a página DCE Livre no Facebook pode ler ainda mensagens como "Feministas, unidas, jamais serão comidas", junto com a foto do personagem peludo de Star Wars, referindo-se ao fato de que muitas ativistas não se depilam. Já no Natal, um post com outra mulher sensual vestida de Mamãe Noel também gerou polêmica, sendo visualizado por mais de 50 mil pessoas.


PSB do RS está mais próximo da senadora Ana Amélia

Pesquisa interna do PSB mostra que 80% do Partido no Estado prefere aliança com a senadora Ana Amélia Lemos. 

. É o que mais desejam a senadora e o PP.

Obras federais do trecho pedagiado da BR-290 começarão a ser recuperados na semana que vem

Frederico Antunes, deputado PP do RS

240 pessoas estiveram hoje em Pantano Grande para discutir a situação da estrada que liga Eldorado, na saída da Capital, até Pantano Grande. 220 kms faziam parte de pólos rodoviários estaduais pedagiados e foram devolvidos ao Dnit. Como ficou o caso?
O Dnit esteve na audiência pública e já trouxe até os nomes das empreiteiras que farão a restauração e manutenção do trecho da BR-290 que liga Eldorado a Pantano Grande. São 112 kms. Neste caso, o contrato é da Contran. São R$ 70 milhões. As obras começarão semana que vem. O trecho todo, 220 kms, será duplicado e as obras foram divididas em 4 lotes. Somando R$ 130 milhões. Além de prefeitos, vereadores, trabalhadores, empresários, estiveram presentes os deputados estaduais Edson Brum e Marcelo Moraes, além do deputado federal Sérgio Moraes.

Ao longo dos 220 kms, existem duas praças de pedágio, Charqueadas e Pantano Grande. Elas estão desativadas e causam problemas sérios, porque muitos motoristas param para pagar e acabam sujeitando todo mundo a acidentes.
Isto foi discutido. As praças terão que ser removidas.

Não haverá mais pedágio ?
Olha, quando a duplicação for discutida para toda a estrada, até Uruguaiana, 600 quilômetros, duvido que o governo federal não faça concessões, mas até lá nada será cobrado. Isto ficará para o próximo governo. 

Tuma Júnior reage ao atentado: "Eles não me intimidam"

O PT não sabe o que Tuma Júnior retirará do baú de recordações do seu pai, Tumão, para encorpar suas revelações sobre as deduragens que atribui a Lula no seu livro. 
CLIQUE AQUI para ler o resumo do capítulo escrito por Tuma Júnior sobre o caso.



Somente hoje, dois dias depois que o editor postou aqui a informação, a mídia de SP informou que na noite de quarta-feira, horas depois de ter sido chamado a falar aos deputados, Tuma Jr. recebeu uma visita indesejada em sua casa. Leia a nota de Veja:

Passava das 20h quando a filha do ex-secretário surpreendeu um homem forçando o portão da residência da família em São Paulo. Ela gritou pelo ex-secretário, que é delegado da Polícia Civil aposentado. Tuma Jr. correu e escutou então dois disparos. Mas ao chegar na frente da casa só teve tempo de ver o agressor fugindo com outro comparsa em um carro. Os disparos atingiram a parede pouco acima de uma das janelas da casa. Para o ex-secretário, no entanto, o fato não foi isolado e só pode ter relação com o chamado ao Congresso. “Foi muito estranho. Nunca ninguém tentou nada parecido na minha casa. Só pode ter sido por causa da convocação no Congresso, porque aconteceu horas depois da divulgação na imprensa”, diz Tuma Jr.

. Tuma Jr. já havia recebido ataques por causa do livro antes, mas nada parecido com a ação da última quarta-feira. O possível atentado, no entanto, não vai, segundo ele, diminuir o ímpeto de denunciar os desmandos petistas no poder. “Eles não vão me intimidar.”

Convenção da Band tem até Lula como palestrante

Durante três dias, desde esta quinta-feira, no World Trade Center, em São Paulo, o Grupo Bandeirantes realiza a sua convenção, com representantes das suas empresas em todo o Brasil, além de vários convidados.

. As duas maiores atrações serão as palestras do ex-presidente Lula e do treinador Tite.


Câmara de Vereadores de Porto Alegre concluiu CPI que investigou invasão dos black blocs

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a invasão ocorrida na Câmara Municipal de Porto Alegre no dia 10 de julho de 2013 será apresentado, apreciado e votado nesta segunda-feira. O relator da CPI é o vereador Márcio Bins Ely (PDT). A CPI que foi instalada no dia 19 de setembro do ano passado para apurar responsabilidades dos manifestantes que ocuparam durante sete dias o prédio da Câmara.

. A opinião pública mal ficou sabendo do andamento da CPI. 

. Não se esperam resultados consistentes e muito menos dramáticos, mas muito pano quente. Nem mesmo os vereadores do PSOL e PT que ajudaram a cassar o mandato dos colegas durante dez dias serão responsabilizados. 

. No total, foram 21 reuniões que colheram os depoimentos de 17 pessoas que testemunharam a invasão. A denúncia também foi encaminhada pela Câmara ao Ministério Público, que continua investigando a responsabilidade, inclusive de danos ao patrimônio público, já que as instalações do parlamento foram danificadas. A divulgação dos resultados ocorre a partir das 11h30min na sala 301, 3º andar do prédio da Câmara Municipal, na avenida Loureiro da Silva 255.

Dilma muda ministros e demonstra que é ela quem manda no PMDB

A nota a seguir é do site www.brasil247.com.br, geralmente alinhado com o PT e o governo Dilma Roussef quando se trata de informações nacionais. O material reflete a posição intramuros do Planalto e do PT.

. O teor da notícia demonstra quem manda no PMDB. Leia:

Presidente ignora chantagem comandada pelo líder Eduardo Cunha, na Câmara; ela define seis novos nomes do seu agrado pessoal para ministérios; técnicos como Clélio Campolina Diniz, reitor da UFMG que vai para Ciência e Tecnologia, são reconhecidos em seus ambientes de atuação, além de filiados ao PMDB, caso também de Neri Geller, da Agricultura; Dilma Rousseff reafirma autonomia e resgata viés anti-fisiológico de sua gestão; avalia-se no Palácio do Planalto que pauta de votações no Congresso é de importância apenas relativa para o governo; presidente prefere ser fiel a princípios do que ceder a circunstâncias; Dilma pode prescindir do PMDB que não é seu ?

Cpers anuncia nova jornada de pressões contra Tarso. "Ele mentiu", denunciou o sindicato no jornal Zero Hora.

Em artigo que intitulou "A hora da Verdade", a presidente do Cpers, o Sindicado dos Professores Públicos Estaduais do RS, escreveu no jornal Zero Hora que existem momentos da conjuntura que são determinantes para a classe trabalhadora, que exigem de nós a tomada de decisões que sejam capazes de mudar o rumo da história. Ela se refere ao entrevero criado pelo governador Tarso Genro, que prometeu de viva voz e com sua assinatura a implantação do piso nacional do magistério no RS, mas desrespeitou o compromisso. leia tudo:

 Temos dois caminhos a percorrer: fazermos uma grande luta e exigirmos o piso nacional para professores e funcionários no último ano do governo Tarso, um ano eleitoral, em que os trabalhadores têm maior poder de pressão; ou permitir que o governo Tarso recoloque sua candidatura sem responder às promessas que fez a nossa categoria. O primeiro caminho condiz com a história da nossa categoria, uma história de coragem, dignidade, autonomia e independência. Se existe alguma possibilidade de obtermos conquistas é agora, em ano eleitoral, quando os detentores de mandatos estão mais suscetíveis à pressão, tentando fugir do desgaste acumulado pela falta de diálogo e desrespeito aos direitos dos trabalhadores. O governador Tarso descumpriu promessas de campanha. Desrespeitou a lei e desprezou a educação. Por isso, deve explicações ao povo gaúcho.

. Antes de se eleger, em debate realizado no Cpers/Sindicato, o então candidato Tarso Genro assumiu publicamente o compromisso de implementar a Lei do Piso do Magistério e a criação da lei do piso para os funcionários de escola. A promessa de Tarso não teve meias palavras. Foi clara, assumindo o compromisso de pagar o piso nacional. Se, agora, em seu último ano de governo, não implantá-lo, que moral terá para assumir novos compromissos de campanha?

CLIQUE AQUI para ler tudo.



Trovoadas, chuvas e ventos fortes cairão hoje no RS. Tempo será de chuvas até quarta-feira.

Uma virada no tempo está prevista a partir do final da tarde em Porto Alegre. Um ciclone extratropical se aproxima do Estado neste momento O sistema vem acompanhado de trovoados e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h a partir da madrugada de sábado.

— O Rio Grande do Sul terá chuva forte, trovoada e rajadas de vento, que podem causar estragos — disse Wesley Ferreira, da Somar Meteorologia.

. O ciclone entra no Estado pelo Sudoeste e atinge primeiro a região de Alegrete, Santana do Livramento e Quaraí. Ao longo do sábado, se espalha pelo Interior. Em Porto Alegre, deve ter apenas pancadas de chuva.

. Os comentaristas do tempo da Band TV e Globo fazem previsões de chuvas no RS entre hoje e quarta-feira. 

É na semana que vem, dias 22 e 23 de março, Workshop de Marketing Político de Oposição


Prévia do PIB tem alta de 1,26% em janeiro, informa o Banco Central

Apesar da alta acima do esperado, o número ainda é insuficiente para compensar a retração vista em dezembro, de 1,40%
  
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou expansão de 1,26% em janeiro sobre o mês anterior, acima do esperado e indicando que a economia brasileira iniciou 2014 em recuperação, mas ainda insuficiente para compensar a retração vista em dezembro. O indicador, considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) e divulgado nesta sexta-feira mostrou aceleração da atividade, mas não com força suficiente para anular a queda de 1,40% de dezembro sobre novembro em dados dessazonalizados revisados pelo BC. Anteriormente havia sido divulgado um recuo de 1,35%. Ainda assim, o resultado mensal de janeiro foi o melhor desde dezembro de 2009, quando também avançou 1,26%, e ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters, cuja mediana de 26 projeções apontava alta de 0,70%.


Ruídos complicam relações entre prefeitos de Porto Alegre e Tramandaí

Os prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati, e de Tramandaí, Edegar Rapacki, não conseguem falar a mesma linguagem. 

Nagelstein demonstra crescente desconforto com a administração do prefeito José Fortunati

Há cada vez mais ruídos entre o presidente do PMDB de Porto Alegre, Valter Nagelstein, e o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello. Valter tem demonstrado crescente inquietação diante da sua perda de espaço na administração do prefeito José Fortunati.  

Dança das cadeiras no RS e no Brasil. Conheça a agenda.

Tarso Genro empossará seus novos secretários no dia 20, enquanto Dilma empossará seis novos ministros na segunda-feira.

Cade acha que contrato de R$ 243 milhões do Trensurb resultou de malfeitoria com o cartel dos trens

Dilma não viu nada de errado quando assinou com seus companheirinhos sindicalistas do PT a ordem de compra dos novos trens. Na foto, o governador Tarso Genro, outro que também não viu nada. 



As mesmas empresas acusadas de formar um cartel para fraudar licitações de trens em São Paulo e Brasilia, também praticaram irregularidades na última concorrência para fornecimento de trens ao Trensurb, Porto Alegre. O Trensubr faturou R$ 4,2 bilhões no ano passado, conforme balanço publicado hoje nos jornais da Capital.

. A informação é da Folha de hoje e tem como origem documentos em poder do Cade.

. O jornal diz falsamente que o Trensurb é controlado pelo PP, quando até as pedras das ruas sabem que o Trensurb é controlado por sindicalistas do PT. O PP possui apenas um dos três diretores da estatal e ele não mexe com dinheiro e nem com licitações.

. O Cade informou à Folha que falará sobre Porto Alegre na semana que vem.

. A licitação realizada em Porto Alegre pelo Trensurb resultou na vitória da Alstom e da CAP. Elas não tiveram concorrentes na disputa pelos contratos. A Siemens não participou. O que se estima é que o cartel combina quem participa e quem ganha em cada caso.

. Em Porto Alegre,foram 15 composições, a um custo de R$ 243 milhões. A Alstom ficou com 93% e a CAP com os outros 7%.

. A Trensurb conseguiu que a própria presidente Dilma Roussef participasse fisicamente dos anúncios das contratações. 



Tuma Júnior denuncia que Tarso Genro, em pessoa, comandou a elaboração do dossiê contra Ruth Cardoso, a mulher de FHC

É na página 179 do seu livro "Assassinato de Reputação" que o delegado Romeu Tuma Júnior trata do Dossiê Ruth Cardoso:

- O ministro Tarso Genro, da Justiça, tinha conversado com o ministro Jorge Hage, da CGU. Eles todos queriam trabalhar no laboratório anti-lavagem de dinheiro, os dados do escândalo de cartões corporativos do governo. Hage, Genro e Stopanovski desejavam minha autorização para fazer esse uso específico do laboratório. Eu disse que tudo bem, mas avisei que não toparia vazar nada para a imprensa, como queriam Genro e Hage para desmoralizar FHC e dona Ruth. O laboratório é cientificamente preciso. Se eu programar os computadores para verificar depósitos de R$ 1 feitos por mulheres, em São Paulo, às cinco da tarde, chega nos autores. Foi assim que descobrimos as mulheres que lavaram o dinheiro do PCC.

.Tuma Júnior, secretário nacional da Justiça do então ministro Tarso Gentro, disse que demorou para descobrir que Tarso Genro usava o seu laboratório para fazer um dossiê contra a finada Ruth Cardoso, mulher do presidente FHC. Queriam fazer e fizeram, usando para isto gente da Controladoria Geral da União.

. No livro, o delegado conta que ouviu do próprio Tarso Genro a assertiva de que fazer dossiê não era crime, e que a Polícia Federal não iria investigar a autoria daquele dossiê contra dona Ruth.

. Esta posição de Tarso Genro fica bem clara também no livro "Cabo de Guerra", do editor, porque nele são descritas cenas escabrosas do uso da Polícia Política do governo Lula contra o governo Yeda Crusius.
No capítulo da página 179, Tuma Júnior conta toda a história:
- Quero contar como o governo ia usar o meu sobrenome Tuma e a minha experiência de 35 anos para fazer dossiês contra Fernando Henrique e Ruth Cardoso. Tentaram me usar para lavar um vazamento.

. Ele conta que o dossiê contra dona Ruth foi pedido em 2008 por Erenice Guerra, sucessora de Dilma Roussef na Casa Civil. O arquivo foi montado para municiar congressistas aliados do governo na CPI dos Cartões Corporativos, destinada a investigar gastos perdulários do governo Lula.

. Em julho de 2012, a Justiça Federal inocentou Erenice por falta de provas, mas Tuma Júnior jura que foi ela a responsável pelo crime e assume a acusação.

- Na página 180 do livro, Tuma Júnior divulga extenso relatório, inédito, do que foi contrabandeado do laboratório Lab-LD.

* Para comprar o livro "Cabo de Guerra", do editor, que conta as escabrosas maquinações de Tarso Genro contra o governo Yeda Crusius, agora confirmadas no livero de Tuma Júnior, faça isto agora, adquirindo a versão em e-book e baixando download: www.abulka.com.br

Tuma Júnior conta reação de Tarso frente a Dias Toffoli, no caso Battisti: "Covarde, covarde filho da puta !"

Ao lado, na charge de SponHolz, Dias Toffoli queixa-se de Tarso para Lewandowski.



Tarso Genro, ao saber que Dias Toffoli julgou-se impedido e não votou a seu favor no julgamento do recurso contra o refúgio concedido pelo então ministro da Justiça:
- Covarde, covarde filho da puta!

O então ministro da Justiça, Tarso Genro, depois de ver repelida pelo mais novo ministro do STF, Dias Toffoli, a investida dos seus enviados especiais, José Eduardo Cardozo, na época deputado, mais Luiz Paulo Barroso e Sigmaringa Seixas, que queriam seu voto para coonestar o refúgio concedido ao assassino italiano Cezare Battisti:
- Covarde, covarde filho da puta! Um covarde!

. Esta reação intempestiva de Tarso Genro diante de um ministro que até há pouco era seu companheirinho de governo e de PT, deixou perplexo seu auxiliar, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. É o que ele conta na página 327 do seu livro "Assassinato de Reputação".

. O ex-secretário narra em 20 páginas como é que Lula e Tarso decidiram afrontar a lei, o governo italiano e até o STF, concedendo abrigo a um patife assassino, condenado à prisão perpétua em Roma.

. Por trás de todas as tramóias feitas pelo então ministro da Justiça, hoje governador do RS, e por Lula, esteve sempre o desejo pessoal de Lula, que queria porque queria atender um pedido pessoal do seu antigo advogado, pessoal e do PT, Luiz Eduardo Greenghald.

. Tuma Júnior não conta o caso como quem apenas ouviu falar. Leia o que ele explica (página 313):
- Quem conhece a questão sou eu, porque eu vivi todos esses caso.

. Ele deixa bem claro que o ministro Tarso Genro manobrou para que o Comitê Nacional para os Refugiados, Conare, 7 membros, rejeitasse o pedido de refúgio, para que num recurso posterior ele mesmo pudesse emplacar o apoio a Cezare Battisti, atendendo Lula. Tarso combinou tudo com Greenghald na véspera da reunião. O julgamento ocorreu no dia 28 de novembro de 2009. Em tudo, ajudou-o Vinicius Wu, seu assessor especial, e que agora o ajuda no Piratini.

. O caso foi tão escandaloso que a secretária-geral do Conare, Nara Conceição da Silva, há 20 anos na posição, demitiu-se.

. Depois da decisão do Conare e da revogação dela por Tarso Genro, o STF foi chamado a falar sobre o imbróglio e fulminou a decisão do ministro da Justiça.

. Curiosamente, quem defendeu Battisti no STF não foi Greenghald, um advogado medíocre, mas o atual ministro Joaquim Barroso, subestatelecido para o caso.

. O Supremo anulou o refúgio.

. No último dia do seu governo, Lula abrigou-o, concedendo-lhe residência permanente.

. Resta, ainda, o processo no qual Battisti é acusado de ter ingressado com passaporte falso no Brasil.

Governo estadual continua fazendo leitura errada sobre os números do PIB do RS em 2013

RBS e governo estadual parecem não entender de verdade o que acontece na economia gaúcha e por isto, esta semana, envolveram-se numa sucessão interminável de erros grosseiros e avaliações equivocadas sobre o desempenho do PIB do RS.

. A semana começou com o jornal Zero Hora anunciando em manchete escancarada que o PIB gaúcho seria o maior dos últimos 18 anos, mas dois dias depois foi obrigada a reconhecer que "o resultado anunciado na terça-feira pela FEE demonstra que foi um dos quatro maiores dos últimos 18 anos", mas não se redimiu da reportagem interna da própria segunda-feira, quando informou que "o PIB de 2013 salvou a economia do RS".

. A RBS deixou-se levar por insiders que recebeu do governador Tarso Genro, que na segunda-feira, na Expodireto, baseado em conversas com outro neófito em economia, seu auxiliar Vinicius Wu, errou feio ao tentar antecipar os números da FEE, que só saíriam no dia seguinte. Foi um erro de US$ 2,9 bilhões, que é a diferença entre PIB de 6,8%, que foi o que ele anunciou, e 5,8%, que foi o resultado revelado oficialmente.

. Apesar de tudo, nesta sexta-feira o governo insistiu com uma parte do erro, o da interpretação dos números. É o que aparece claramente no anúncio colorido de 2/3de página que a Escala Propaganda preparou para o Piratini.

. O título de anúncio é falso, porque avisa:

O Rio Grande do Sul é o Estado que mais cresce no Brasil.

. Até as pedras das ruas sabem que o Rio Grande do Sul é um dos Estados que menos crescem no Brasil.

. Na propaganda, nem uma só palavra sobre a salvação da lavoura, que levou o PIB de 2013 nas costas, no caso a agropecuária, e muitas palavras sobre a produção industrial, que claudica a olhos vistos, tudo em função de uma política industrial nacional caolha.



Tuma Júnior teme ser usado como "marisco" na Câmara dos Deputados

Na entrevista a seguir ao Portal Vox, o delegado Romeu Tuma Júnior fala sobre sua convocação para falar na Câmara dos Deputados sobre seu livro "Assassinato de Reputações". Tuma Júnior virá a Porto Alegre no dia 19, 19h, na Livraria Cultura.

Portal Vox – A Comissão de Segurança da Câmara aprovou sua convocação para uma audiência. A notícia te surpreendeu?
Romeu Tuma Junior - A priori sim, porque só foi possível face ao enfrentamento entre o Governo e sua base! O que de alguma forma não é bom, porque ficamos como “marisco”, ou seja, quando a maré mudar, espero que não mude, seremos atirados na rocha novamente.

O deputado Efraim Filho, autor do requerimento para a convocação, disse esperar sua ajuda para completar ”algumas páginas em branco que não foram escritas”. É possível que este encontro instrua o Poder Público a investigar os pontos expostos no livro?
Francamente, não acho que é esse encontro o fator preponderante. No livro há relatos, documentos e provas suficientes para que isso já pudesse ter ocorrido.

“Assassinato de Reputações” alcançou a marca de 100 mil cópias vendidas. Quais as próximas cidades que você vai visitar para lançar a obra?
Irei a Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, São Paulo, Joinville, Brasília e outras ainda estão em agendamento com a Editora, inclusive no interior de alguns Estados e no Norte do Brasil.

À medida que o livro vende mais cópias, as tentativas físicas e morais de ataque têm aumentado?
Está parecendo claro que sim. Na medida em que a verdade e a História real vão sendo disseminadas, proporcionalmente as tentativas de enfrentamento para abafamento dos fatos também tendem a aumentar.

Deputados do Brasil silenciam diante da tirania, mas no Paraguai os deputados protestam contra governo opressor da Venezuela

La Cámara de Diputados de Paraguay pidió al Gobierno venezolano el "respeto irrestricto" a los derechos humanos, en una resolución impulsada por la legisladora independiente Olga Ferreira, quien dijo hoy a Efe que Venezuela "es una dictadura".


No Brasil, Câmara dos Deputados, Senado, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores, nem sequer um só legislador foi capaz de extrair moção de apoio às jornadas de protesto que ocorrem na Venezuela contra o governo bolivariano opressor de Nicolás Maduro. Leia a notícia a seguir:

Los diputados paraguayos aprobaron en sesión ordinaria una declaración que pide al Gobierno venezolano el "respeto irrestricto de los derechos humanos para asegurar el diálogo con plena libertad y garantía para todos los ciudadanos". "Lo pensamos desde el momento en que empezó la violencia en Venezuela. Yo soy opositora a todo lo que sea una dictadura y soy defensora de los derechos humanos y no puedo defender una dictadura", declaró hoy a Efe Ferreira. Venezuela vive desde hace un mes una oleada de protestas contra el Gobierno de Maduro, que ha dejado más de una veintena de muertos y centenares de heridos. Los diputados aprobaron la iniciativa de Ferreira con el apoyo del oficialista Partido Colorado y el principal opositor, el Partido Liberal. El Frente Guasú, formación del expresidente Fernando Lugo, y el minoritario Avanza País, ambos de izquierda, votaron en contra de la declaración.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Desordem administrativa impede aulas nas Engenharias da Ufrgs, RS

Estão sem aula desde o início do ano letivo os estudantes das Engenharias Química, Eletricidade, Metalúrgica, Produção e Alimentos. Faltam professores na Ufrgs, RS.

. Há desordem administrativa na universidade federal, que está sucateada.  Equipamentos que custaram milhões de dólares estão em prédios que alagam a cada chuva forte que cai em Porto Alegre, os restaurantes universitários mantidos pela universidade são interditados pela vigilância sanitária e a maioria dos prédios da instituição não conta com plano de prevenção de incêndio.

. Ao que parece, a avaliação das universidade realizada pelo MEC, que apontam a Ufrgs como uma das melhores academias do gênero no País, é como o Enem: uma grande farsa.




Entrevista, Jorge Pozzobom - Não quero saber de dinheiro público nas obras da Copa em Porto Alegre

Pozzobom não quer mais dinheiro público na Copa, que sairá de qualquer modo. A charge ao lado é de Sinfrônio.



Jorge Pozzobom, deputado do PSDB do RS

O senhor deu acordo para votar a proposta de renúncia fiscal de R$ 30 milhões para financiar as estruturas provisórias do estádio do Internacional.
Dei acordo para publicar a inclusão da proposta na agenda de votação, mas votarei contra. Não quis ser intransigente.

O PMDB foi o único a não dar acordo.
É fato, mas de qualquer modo a partir do dia 25 a matéria entrará na pauta de votação automaticamente, porque o projeto foi enviado em regime de urgência e vencerá o prazo para inclusão.

A bancada de seis deputados do PSDB votará contra?
Espero que sim. Hoje, sexta, receberei o parecer prévio que pedi ao Tribunal de Contas do Estado, para que se manifeste sobre a legalidade da renúncia fiscal proposta por Tarso Genro. Isto é ilegal em ano eleitoral. É claramente ilegal. O Ministério Público Estadual tem esta posição. Caso o TCE diga o mesmo, hoje, não vejo como a Assembléia aprove um monstrengo jurídico e político dessas proporções.

Por que monstrengo jurídico e político?
Porque é ilegal e porque 85% do povo já disse em várias pesquisas de opinião pública, referendando o que aconteceu nas manifestações públicas, que não é aceitável botar dinheiro público nas obras da Copa. Tarso, depois das manifestações de junho, disse que ouviria a voz das ruas e até mandou uma proposta de pé quebrado sobre o passe livre, mas agora quer botar dinheiro público nas obras da Copa.

Ele disse que se estes R$ 30 milhões não saírem, a Copa não sai em Porto Alegre.
Ora, espero que o coelhinho da Páscoa não me traga uma cesta de mentiras iguais a essa. 

Festa de aniversário de Tarso terá dois mil convidados

O governador Tarso Genro terá dois mil convidados na festa de aniversário que agendou para este sábado, na Casa do Gaúcho. Tarso fez 67 anos no dia 6.

Adversários reúnem-se hoje para evitar tumulto na pré-convenção de amanhã do PMDB

Já está tudo pronto para a pré-convenção do PMDB, que acontecerá neste sábado no auditório Dante Barone, Assembléia do RS. Representantes dos dois candidatos, José Sartori e Paulo Ziukolski, terão reunião, hoje, com o presidente do Partido, Edson Brum, para alinhavar o modo como os trabalhos ocorrerão, já que se temem manifestações contundentes.

. A votação será feita em três urnas eletrônicas cedidas pelo TRE, o que quer dizer que até as 16h30min todos saberão quem disputará o governo estadual pelo PMDB.

. As questões da candidatura ao Senado e das coligações não serão levadas a decisão.

. O PMDB confirmará tudo na sua convenção estadual de junho.

. 2 mil delegados participarão do evento de amanhã.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/