Deputados da oposição vão ao STF contra aprovação da MP dos Ministérios. Ela já tinha caducado quando foi votada e aprovada.

"Posso ser preso por trabalhar", diz este preso político acorrentado com grilhões eletrônicos nos pés

1.250 presos políticos estão com grilhões eletrônicos como este do terapeuta ao lado, tudo por decisão de Alexandre de Moraes.
Não existe ditadura alguma no mundo que mantenha tantos prisioneiros políticos.

A destimida e competente jornalista gaúcha Ana Maria Cecim, acaba de publicar outra extensa entrevista com um dos presos políticos mandados de volta para casa com grilhões eletrônicos nas pernas. Está tudo no blog Sempre foi pelo Brasil.

O entrevistado desta vez é o Terapeuta Educacional que você pode chamar de Luís ou Valdevino, que segundo Ana Maria teve a sua vida profissional virada de pernas para o ar, tudo por ter sido preso em Brasília. O seu último trabalho encerrou em novembro de 2022 e todos os seus planos estavam organizados para assumir um novo em janeiro de 2023. 

Leia tudo:

O que aconteceu no meio do caminho foi uma prisão de 52 dias no Presídio Papuda, pelo simples fato de se manifestar. 

CLIQUE AQUI par ler tudo.

Dica do editor - Anvisa aprova primeiro medicamento injetável contra o HIV

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o primeiro medicamento injetável contra o HIV no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o assunto.

Eduardo Leite não se decide sobre a diretoria do Banrisul

Há 45 dias o governador Eduardo Leite indicou o novo presidente do Banrisul, no caso o advogado Fernando Lemos, que já chefiou o banco e atualmente é juiz do Tribunal de Justiça Militar.

Lemos sequer foi sabatinado pela Assembleia.

É demora inexplicável e inaceitável para o caso de um banco, seja ele público ou privado.

Eduardo Leite também não disse como ficam as demais diretorias.

E la nave va.

Opinião do editor - A Liberdade guiando o Povo

A tela ao lado é de Eugène Delacroix, 1830, e ela mostra a Liberdade empunhando a bandeira nacional e um fuzil com baioneta calada, tudo "em meio a canhões fumegantes", como escreve a jornalista Juliana Bublitz na edição deste final de semana do jornal Zero Hora, RBS. 

Ensina Bublitz:

- Ela (a Liberdade) representa a revolução de 1830, que tirou do poder o rei Carlos X,e simboliza a confiança no futuro da humanidade - um futuro de liberdade".

A  jornalista não explica a razão da lembrança, mas o editor lembra que o povo francês foi às ruas para acabar com o autoritarismo e a ditadura (o absolutismo).

Não parece estar longe o dia em que esta mulher do povo, a Liberdade, venha empunhar a bandeira nacional e o fuzil de baioneta calada, tudo para acabar com o autoritarismo e a ditadura, mas desta vez no Brasil.

Dica do editor - Hoje e amanhã, domingo, tem Suinofest em Encantado, RS

A Suinofest 2023 começou em Encantado, RS (144 kms de Porto Alegre, 2 horas de carro). O evento retorna, após dois anos suspenso (2021 e 2022) devido a pandemia de Covid-19, em três finais de semana de junho, nos dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18, no Parque João Batista Marchese de Encantado. Amanhã, domingo, dia 11, tem evento, portanto.Um dos principais eventos gastronômicos do Rio Grande do Sul chega a sua 20º edição trazendo novidades no cardápio. Serão mais de 50 tipos de comidas e mais de 40 rótulos de bebidas.

A expectativa é de que cerca de 14 mil pessoas passem pelo Salão Gastronômico, aos sábados (meio dia e noite) e domingos (meio dia), no Ginásio de Esportes. 

CLIQUE AQUI para examinar toda a programação.

Recomendado - Aproveite este sábado e alugue por temporada este belo apartamento de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.

Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Dica do editor - O mais belo pôr do sol do mundo

Fábio Wajngarten posta novo vídeo com imagens de Bolsonaro na praia de Ilhabela. Veja.

 Bolsonaro está hospedado na casa do seu ex-chefe da Secom e atualmente um dos seus advogados.

Dica do editor - "Depois daquela montanha", Netflix

 A tragédia ocorrida na Colômbia, na qual três adultos morreram com a queda de um monomotor, mas quatro crianças sobreviveram, inclusive uma de 1 anos, tudo depois de atravessarem a selva, lembra ao editor este filme, "Depois daquela montanha", que também trata da luta de um casal de sobreviventes de grave acidente aéreo. Veja o trailer:

General Silva e Luna,ex-presidente da Petrobrás, filia-se ao Republicanos

 O ex-presidente da Petrobras no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), general Joaquim Silva e Luna, se filiou neste sábado ao Republicanos. 

Silva e Luna quer disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) em 2024.

Mais votados do Republicanos preferem Sebastião Melo

Os dois deputados mais votadosdo RS,estadual e federal,são do Republicanos.

Se depender dos dois mais votados deputados do RS (estadual e federal) o Republicanos marchará com o prefeito Sebastião Melo para a reeleição.

São os casos do Tenente-Coronel Zucco e do jornalista Gustavo Victorino.

A aposta é do líder da bancada estadual, delegado Zucco.

Zucco, federal, e Zucco, estadual, não são aliados e nem rezam pela mesma cartilha. Gustavo Victorino é aliado de Zucco,federal, e reza pela mesma cartilha dele.

O deputado federal Zucco é candidato natural ao governo do RS. Victorino, no caso,iria a federal.

Três adultos morrem, mas quatro crianças sobrevivem 39 dias na selva, tudo depois que avião caiu na Colômbia

Três crianças e um adolescente  ( 1, 9, 4 e 13anos) indígenas foram resgatados com vida, ontem, sexta-feira, nas selvas do Sudeste da Colômbia, 39 dias depois que o avião monomotor no qual viajavam caiu. Os três adultos morreram, mas as crianças saíram do avião e começaram a caminhar em busca de ajuda no meio da mata fechada.

Os menores foram encontrados por tropas do Exército na fronteira dos departamentos de Caquetá e Guaviare, perto da área onde caiu o avião Cessna 206, que viajava de Araracuara a San José del Guaviare. 

A aeronave, com sete ocupantes, declarou emergência na manhã de 1º de maio devido a uma falha no motor.Os três adultos que estavam no avião, incluindo o piloto, morreram. Os seus corpos foram encontrados dentro da aeronave, enquanto os quatro menores sobreviveram ao impacto.

CLIQUE AQUI para saber muito mais na reportagem do Excelsior, Bogotá.

Recomendado - Hoje é noite de levar seu namorado ao Bier Markt, Porto Alegre

Você pode reservar para happy hour da empresa, dos colegas de escritório, mas também para festas de aniversário e de casamento.

Esta noite, leve sua namorada ou seu namorado.

Whats 993882401 / 993887265.

Você pode mandar 
sua mensagem de reserva a qualquer hora do dia.

Hoje o Bier Markt abre para o público.

1o lugar no gênero,
Veja Porto Alegre.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497/ Moinhos de Vento.

Dica do editor - Veja a série "Arnold" (Schwartznegger), inspiradora história de competência, superação e determinação

 CLIQUE AQUI para examinar a consistente narrativa e crítica de Veja ao documentário. O editor viu ontem a noite e recomenda sem restrições.

Roger Waters não será proibido de fazer shows, mas poderá ser preso se vestir uniforme nazista

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que Roger Waters será preso pela Polícia Federal se usar uniforme de estilo nazista em sua turnê de despedida no Brasil, no fim do ano.

É o que diz O Globo de hoje.

O ministro Luiz Fux, de família brasileira de origem judaica e a Confederação Israelita do Brasil, querem que o  artista seja proibido de entrar no Brasil, mas não serão atendidos.

O trecho do show no qual Waters aparece com o uniforme é encenado há anos nas faixas “In the Flesh?” e “Run Like Hell”, quando o cantor inglês se veste como um oficial nazista como forma de crítica social.

Recomendado - Aproveite o feriado e compre "Quem roubou nossa coragem". É oferta deste blog.

Mais do que o registro histórico sobre sua candidatura ao governo do Rio Grande do Sul, "Quem roubou nossa coragem?", de Mateus Bandeira, é um verdadeiro roteiro para a ação política por parte de quem almeja uma sociedade brasileira desenvolvida e justa, construída com os valores e práticas do liberalismo e do capitalismo democrático. Ele foi candidato pelo Novo, mas saiu do Partido, mais tarde, por divergências. Mateus Bandeira foi presidente do Banrisul, Secretário do Planejamento e CEO do Instituto de Desenvolvimento Gerencial. 

O livro tem 124 páginas e custa R$ 65,00. O preço inclui a entrega do livro em qualquer lugar do País, sem outra despesa. 

Edição da "Esquina do Lombas", de Vitor Bertini.

O editor assina o livro embaixo e promove pessoalmente a venda. Use o WhatsApp para encomendar o seu exemplar: 51.99945.9810. Ou use o e-mail polibio@polibiobraga.com.br

CLIQUE AQUI para ler um dos capítulos.

Dica do leitor Pedro Mariano, Dia dos Namorados - Estoy enamorado

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Concessão de TV e radiodifusão a Partido Político

- O autor é advogado, RS.

A presidente Glesi Hoffmann e o secretário de comunicação, Jilmar Tatto do Partido dos Trabalhadores enviaram ofício ao Ministério de Comunicações com pedido de concessão de TV aberta e de radiodifusão. 

Diz ser constitucional. No entanto ao cotejar-se com outras leis específicas: Código Eleitoral, Lei de Imprensa, Código de Ética da Imprensa fica visível o conflito existente a ser examinado pelo Ministério, antes do seu parecer ao presidente.

O próprio Estatuto e o Regimento Interno do PT 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica de humor - Deus existe, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

47 deputados de 4 Partidos pedem impeachment de Lula da Silva

 A Câmara dos Deputados recebeu um novo pedido de impeachment contra Lula da Silva. O texto foi apresentado na terça-feira pelo deputado Sanderson (PL-RS) e recebeu o apoio de outros 47 deputados. 

Na lista, estão 4 deputados filados ao MDB, PSD e União Brasil, que comandam ministérios na Esplanada do chefe do Executivo. São eles: deputados Thiago Flores (MDB-RO), Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), Delegado Palumbo (MDB-SP) e Sargento Fahur (PSD-PR).

CLIQUE AQUI para ler o pedido.

Tempo começou a mudar no RS. Vem aí uma temporada de frio.

RS, 9h - Porto Algre 19o/ Xangri-Lá e Uruguaiana,20o/ Anta Gordas, 19o/ Gramado, 17o.

Ao lado,sequência de fotos de Gramado, ontem, superlotada desde sexta-feira, com tempo bom e temperatura amena. A boa frequência faz a riqueza da cidade, bela, atraente e acolhedora como nunca.

Este sábado, a chegada de uma frente fria muda o tempo em parte do RS. 

.As temperaturas começam a cair, mas as máximas ainda estarão elevadas, chegando aos 28ºC em Torres e Santa Rosa. 

Em Porto Alegre, o sábado deve começar com sol, com previsão de chuva à tarde. A mínima será de 17ºC e a máxima, de 26ºC.

No domingo, a frente fria leva chuva para o Centro, Norte e Leste do Estado. 

No domingo, Porto Alegre terá sol e chuva. A mínima será de  9ºC e a máxima, de 15ºC.

Dica de saúde - Porto Alegre abre sete unidades de saúde neste sábado. Saiba o que atendem.

 A Prefeitura de Porto Alegre mantém, neste fim de semana, a ampliação do acesso a serviços de saúde para o período de inverno. Serão sete unidades funcionando no sábado, 10 (São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Santa Marta, Parque dos Maias e Jardim Leopoldina) e cinco no domingo, 11 (São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas e Santa Marta). Com foco em consultas médicas e de enfermagem, além da vacinação contra gripe (Influenza), as estruturas da Secretaria Municipal de Saúde servem de apoio aos prontos atendimentos, reduzindo o tempo de espera.

CLIQUE AQUI para verificar os endereços e horários. 

Senador Marcos do Val convoca senadores para aprovar CPI do STF

Este material é da Folha Política

Bolsa fecha a semana em forte alta e já passou dos 117 mil pontos. O dólar continua em queda.

A Bolsa computou fortes ganhos na sessão desta sexta-feira a sexta seguida, acumulando alta de 3,96%), igualando-se à sequência registrada em dezembro de 2020. Ao fim da sessão de ontem, o índice estava em 117.019,48 pontos (+1,33%), mais alta marca de fechamento desde 4 de novembro.

Dólar
O dólar à vista encerrou a sessão desta sexta-feira em queda de 0,97%, cotado a R$ 4,8763 - abaixo de R$ 4,90 pela primeira vez desde 15 de maio e no menor valor de fechamento desde 7 de junho de 2022. 

Acordo no TRT abre caminho para a assinatura do contrato de venda da Corsan

O governo Leite está cada vez mais próximo dos R$ 4 bi pela venda da Corsan.

Um inesperado acordo no âmbito do TRT abre caminho para que seja assinado o contrato de venda da estatal gaúcha de saneamento Corsan para o grupo Aegea, porque o Sindiágua, a Corsan e o consórcio Aegea, que venceu o leilão para aquisição da companhia, acertaram negociações queocorriam na Câmara de Mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RS), na noite desta sexta-feira.

Com isto, o TRT levantará restrições à assinatura do contrato de venda. Restará apenas uma última decisão impeditiva, no caso a do TCE, que poderá sair na semana que começará amanhã.

Com o acerto, ficou definido o período de 18 meses de estabilidade para os servidores e 36 meses do plano de saúde dos aposentados. No caso de desestatização, haverá uma regra de transição.

Morreu o dirigente lulopetista Vladimir Pomar, 87 anos

A Agência Brasil, órgão do governo federal, noticiou com destaque a informação.

Morreu o jornalista, escritor e militante lulopetista Vladimir Pomar, filho do velho comunista Pedro Pomar. Ele tinha 87 anos. A morte foi confirmada por seu filho, Valter Pomar, dirigente do Partido dos Trabalhadores e professor de Relações Internacionais.

Ele foi comunista do PCB, antes de ingressar no PT,mas nunca deixou de ser comunista.

Vladimir morreu na madrugada. Membro da direção do PT, Pomar foi coordenador da campanha Lula da Silva para a presidência da República em 1989. 

El Niño está chegando e será muito forte no inverno. Saiba do que se trata.

O El Niño já é uma realidade e as chances de se tornar um evento forte no seu pico são de 56%. Além disso, há uma probabilidade de 84% de ser pelo menos um evento moderado. Quando o El Niño é mais forte, gerando uma temperatura da superfície do mar muito mais quente que a média, ele tem uma maior influência na mudança da circulação global, tornando os padrões de impacto mais prováveis. O RS será muito impactado.

As estimativas são da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOOA), agência científica vinculada ao governo dos Estados Unidos.

O que é
O fenômeno El Niño é caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios..

CLIQUE AQUI para saber mais.

Por 6 x 3, STF decidiu que vaga de Dallagnol ficará com Hauly, Podemos, e não com o PL

O PL anunciou que vai recorrer.

Por 6 a 3 (até o momento não é conhecido o voto de Nunes Marques) o STF formou maioria para entregar a vaga de Deltan Dallagnol, Podemos, para Luiz Carlos Hauly, também do Podemos,embora pelo quociente eleitoral e pela decisão do TRE do Paraná, a vaga seja do PL.

O entendimento de Toffoli foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Roberto Barroso e Cármem Lúcia.  

Ficou vencida a divergência do ministro Edson Fachin, que defendeu a posse de Itamar Paim, PL. 

Na quarta-feira, Toffoli játinha decidido tudo de modo liminar.

Dica de agenda - Claudio Gastal assumirá presidência do Badesul na segunda-feira

 A solenidade de posse do novo presidente do Badesul Desenvolvimento S/A – Agência de Fomento/RS, Claudio Leite Gastal, ocorrerá na segunda-feira,16h. O ato, que será realizado no Instituto Caldeira, terá as presenças do governador Eduardo Leite e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, entre outras autoridades.

Claudio Gastal é analista de sistemas e mestre em Sistemas de Informação. Atua há mais de 20 anos nas áreas de gestão, gestão pública e competitividade. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/